Você está aqui: Página Inicial / Seções / Notícias / Brasileiros ocupam 100% das novas vagas do Mais Médicos

Brasileiros ocupam 100% das novas vagas do Mais Médicos

Brasileiros ocupam 100% das novas vagas do Mais Médicos

Karina Zambrana - ASCOM/MS

Médicos brasileiros preencheram todas as vagas oferecidas pelo Programa Mais Médicos na primeira chamada do atual edital. No total, 12.791 médicos disputaram as 1.173 vagas em 649 municípios.

Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, o resultado é mais um indicativo da consolidação do programa: “É mais uma mostra de que o programa, além de ser bem avaliado pela população e pelos médicos que participam dele, também é cada vez mais procurado pelos médicos brasileiros".

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que a nota média dada ao Mais Médicos pelos profissionais entrevistados foi de 9,1, sendo que 81% deles indicariam a experiência a um colega.

Para concorrer às vagas, cada profissional teve que selecionar quatro cidades, em ordem de preferência. Os médicos disputaram somente com aqueles que optaram pelas mesmas cidades. A classificação na concorrência das vagas seguiu, basicamente, as mesmas regras adotadas nos editais anteriores: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ter experiência comprovada na Estratégia de Saúde da Família; ou ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena) ou do VER-SUS. Como critérios de desempate foram considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Permanência no programa

Os profissionais que já atuam no Mais Médicos e encerram as atividades do programa neste mês manifestaram o interesse em estender o período de atuação nos municípios, que também dá direito a bonificação nas provas de residência médica. Dos 2.246 profissionais aptos a utilizar o bônus, 1.266 (56%) optaram por permanecer na mesma vaga por até mais três anos.

Na primeira chamada de 2015 do Programa, última ampliação realizada, os médicos com CRM Brasil ou brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 oportunidades ofertadas. Com a expansão, o programa conta com 18.240 vagas autorizadas em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país.