Você está aqui: Página Inicial / Seções / Notícias / Entrada de SP na Rede-Observatório permite compreender benefícios do Mais Médicos, diz Alexandre Padilha

Entrada de SP na Rede-Observatório permite compreender benefícios do Mais Médicos, diz Alexandre Padilha

"Estar próximo de centros formadores e centros de pesquisa é fundamental para fortalecer o nosso conceito de rede-escola na cidade de São Paulo", disse o secretário municipal de Saúde
Entrada de SP na Rede-Observatório permite compreender benefícios do Mais Médicos, diz Alexandre Padilha

Alexandre Padilha destacou melhorias em indicadores epidemiológicos trazidas pelo Mais Médicos. Crédito: Agência Brasil

O município de São Paulo agora integra a Rede-Observatório do Programa Mais Médicos. A parceria foi formalizada na terça-feira (2) pelo prefeito da maior cidade do país, Fernando Haddad, o secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha, e o coordenador da Rede-Observatório, prof. Alcindo Antônio Ferla.

 

De acordo com Padilha, a aproximação com universidades e centros de estudo vai permitir ao município de São Paulo compreender melhor os impactos do programa Mais Médicos na vida da população.

 

muito importante para compreender cada vez mais os impactos do programa na nossa cidade, impactos que são evidentes nos indicadores epidemiológicos (como a redução da mortalidade infantil), nos indicadores de acesso (com a ampliação das consultas e da cobertura da atenção básica no estado de São Paulo), mas sobretudo para poder, em contato com outras cidades e universidades, compreender outros impactos do programa", disse Padilha.

 

Segundo o ex-ministro, a aproximação de ensino e serviço de saúde também estende o processo de formação profissional, com a capacitação contínua de trabalhadores dedicados ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


"Associar-se com quem produz o conhecimento, mas com a compreensão de que a rede de saúde, o espaço de trabalho, o campo de práticas no dia a dia da produção de saúde também tem que ser permanentemente um espaço de produção de conhecimento, reflexão sobre a prática realizada e sobre o conhecimento acumulado. Por isso, estar próximo de centros formadores e centros de pesquisa é fundamental para fortalecer o nosso conceito de Rede Escola na cidade de São Paulo", completou o secretário municipal de saúde.

A Rede Escola é uma estratégia da Educação Permanente em Saúde (EPS) que articula o ensino, a pesquisa e extensão junto aos serviços de saúde da gestão, às instituições de ensino conveniadas e aos demais profissionais da rede, na perspectiva de firmar parcerias para contribuir na ordenação da formação dos profissionais para a área. O conceito entende que o mundo do trabalho é mais complexo que as ciências disciplinares, sendo necessário inventar maneiras de ensinar a partir do próprio cotidiano do trabalho.

Em nota em defesa do SUS e contra a PEC 241, que pretende congelar os gastos públicos por 20 anos, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) afirmou recentemente que "o direito à saúde não permite o seu descumprimento e medidas fiscais e econômicas que reduzam a capacidade do Estado de garanti-lo, causando mortes, sofrimento e doenças são formas indiretas de sua asfixia". De acordo com o CNS, "não se acalma o mercado com desassossego da população, uma vez que o motivo primeiro e último do Estado é a garantia de bem-estar de sua população. Ajuste fiscal que desajusta o direito e a vida das pessoas não pode ser sustentado por representantes do povo que tem o dever de garanti-lo."

A Rede Governo Colaborativo em Saúde foi uma das realizadoras do Seminário Nacional 3 anos do Programa Mais Médicos, que aconteceu no último dia 2, em São Paulo. No evento, foram divulgados dados de pesquisa sobre o Mais Médicos realizada em parceria com a Rede, lançamento de livros e debate sobre os impactos do programa nos municípios brasileiros.

registrado em: