Você está aqui: Página Inicial / Seções / Notícias / População poderá usar a internet para aprimorar o Mais Médicos

População poderá usar a internet para aprimorar o Mais Médicos

Novo canal de comunicação entre governo e sociedade servirá para que a população envie propostas que possam contribuir para a criação de políticas públicas

 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou na última sexta-feira, em Salvador (BA), que a nova plataforma de comunicação Dialoga Brasil terá sete programas estratégicos que foram definidos como prioridades nacionais na área de Saúde, entre eles o Mais Médicos.

 

“É o momento de o Brasil decidir como vamos planejar a saúde nos próximos quatro anos. Isso vai orientar o Plano Nacional de Saúde. E agora, com o Dialoga Brasil, temos uma nova ferramenta de participação. Através das redes sociais, da internet, cada cidadão e cidadã brasileira pode dar sua contribuição – e é isso que a gente espera receber”, afirmou.

 

“Tem muita gente que acha que o Mais Médicos foi somente a participação dos médicos cubanos. E é verdade que, no primeiro momento, graças a mais de 11 mil médicas e médicos cubanos conseguimos levar atendimento médico básico aonde nunca antes o Brasil conseguiu colocar. Só que agora abrimos mais de 4 mil vagas e 100% foram ocupadas por médicos brasileiros”, acrescentou.

Entre os brasileiros que participaram da primeira etapa do Mais Médicos, 91% disseram que foram muito bem recebidos pelas prefeituras e pela população e recomendaram fortemente aos seus colegas brasileiros que participassem do programa.

 

O mais importante, disse o ministro, é que o Brasil vai passar de 1,8 médicos por mil habitantes (em 2013) para  2,7 médicos / mil habitantes, padrão que o Reino Unido oferece hoje à sua população, graças também ao programa de ampliação das vagas nos cursos de medicina

 

“Formar médico vai deixar de ser privilégio de família de gente bem colocada na sociedade. Como vimos na solenidade dos dois anos do Mais Médicos, uma estudante de medicina, filha de lavradores, fazendo faculdade de Medicina na Universidade Federal de Caicó”, lembrou Chioro.

 

registrado em: ,