Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello
Endereço: Avenida Trinta e Um de março, s/n. - Catumbi.
A Clínica foi inaugurada em 20 de outubro de 2011 pelo Prefeito Eduardo Paes, acompanhado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann. Durante a cerimônia de inauguração foi apresentado o modelo de saúde desenvolvido pela Prefeitura do Rio para a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.
A Clínica tem seis equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, levando atendimento a aproximadamente 24.000 moradores do Morro da Coroa e seu entorno, uma região pacificada pelas forças de segurança do estado e que conta com a intervenção da prefeitura, através do projeto UPP Social. A Clínica também está equipada com uma Academia Carioca da Saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou o motivo de levar a diretora-geral da OMS, para conhecer uma Clínica da Família:
- O que eu queria mostrar para a Margaret era o que de melhor o Brasil está fazendo na saúde da atenção primária, com a Clínica da Família, que é o que está fazendo aqui na cidade do Rio de Janeiro. Nós acreditamos que ao levar a saúde mais perto de onde as pessoas vivem, a gente consegue, além de cuidar melhor das pessoas, reduzir a lotação dos hospitais. Ninguém faz saúde dentro dos hospitais.
Depois de conhecer as dependências da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, Margaret Chan elogiou a nova unidade de saúde do município:
- Estou extremamente honrada em visitar essa Clínica da Família. Tenho experiência nessa área e posso dizer se o serviço é bom ou não. E essa é uma das melhores clínicas que já vi. Meu sonho como diretora da OMS é ver clínicas assim em cada país.
O homenageado, Sérgio Vieira de Mello, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de março de 1948. Tornou-se funcionário da ONU em 1969, onde trabalhou por 34 anos no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, servindo em missões humanitárias e de manutenção da paz. Ficou conhecido no cenário internacional por sua dedicação no apoio à reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. Foi o primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU. Vieira de Mello morreu no Iraque em 2003, juntamente com outras 21 pessoas, durante um ataque suicida provocado por um caminhão-bomba.
Prefeito Eduardo Paes, Ministro da Saúde Alexandre Padilha, diretora-geral da OMS Margaret Chan e o Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde Daniel Soranz com funcionários da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello.