Decreto fortalece a educação profissional ao criar Sistema de Universidade Aberta do SUS
Criado graças a um decreto assinado, em dezembro de 2010, pelo então Presidente da República Luíz Inácio Lula da Silva, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) permitirá que profissionais de saúde de todo o País tenham mais oportunidades de aprendizagem. Cursos livres e de atualização, cursos de aperfeiçoamento e especialização, e até mesmo mestrados profissionais serão ofertados aos trabalhadores pelo novo Sistema, na modalidade Educação a Distância.
A UNA-SUS funciona a partir de uma rede de instituições acadêmicas que desenvolve ações para compartilhar recursos educacionais mediados por tecnologias interativas. A vantagem dessas tecnologias é a possibilidade de integrar ensino e serviços na área de Atenção à Saúde. Porém, o objetivo principal da iniciativa é reduzir as desigualdades regionais, a partir da equalização da oferta de cursos.
Além de atender as necessidades de capacitação e educação profissional em saúde, a Universidade Aberta do SUS também se configura como um espaço para a troca de experiências entre trabalhadores de diferentes regiões do Brasil. Paralelo a isso, por ser uma rede colaborativa, a iniciativa ajuda a fomentar a disseminação de tecnologias de informação e comunicação no Brasil.
Leia o Decreto na íntegra.