Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Todas Notícias

10º Congresso Internacional da Rede Unida

Confira as notícias e todas as informações sobre o maior evento de Educação na Saúde já realizado na América Latina
10º Congresso Internacional da Rede Unida

10º Congresso

Programa Saúde na Escola

Objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde
Programa Saúde na Escola

Programa Saúde na Escola

Em defesa da primeira infância dos carioquinhas

Segunda edição da Semana do Bebê Carioca acontecerá dentro do 10º Congresso. Confira a programação e participe!

 

Os direitos das crianças à sobrevivência, ao desenvolvimento, à proteção integral e à participação são os princípios orientadores da 2ª edição da Semana Bebê Carioca que tem como destaque a primeira infância. O evento acontecerá, entre 06 e 09/05, junto ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, no bairro da Cidade Nova, quando reunirá cerca de cinco mil profissionais de saúde, estudantes, gestores, acadêmicos e usuários do SUS para debater “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Organizada pela Unicef e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, a Semana apresentará atividades culturais, palestras, seminários e uma série de ações para promover a saúde dos carioquinhas.

 

Na segunda edição, a Semana do Bebê Carioca visa mobilizar toda a sociedade sobre a importância de ações que priorizem a Primeira Infância, visto que é nesse período que desenvolvemos as capacidades motoras, cognitivas, sócio afetivas e de linguagem, sendo fundamental cuidar da criança desde a gestação,  valorizando do vínculo entre mãe e filho.

Confira a programação preliminar:

Dia 06 de maio:

Show de abertura da 2ª Semana do Bebê Carioca
Apresentação do Grupo “Meu pé de Laranja Rima” com participação do Coral das Crianças do Alemão e show dos “Talentos que promovem Amamentação”.
Horário: 14 às 17h
Local: Tenda Paulo Freire, praça entre a Prefeitura e o Centro de Convenções Sul América.

 

Dia 07 de maio:


II Seminário do Bebê Carioca
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel (área externa do CCSA).
9h – Mesa de Abertura (SMSDC; MS; UNICEF; Rede Unida);
9h30 – Conferência: Rede Cegonha (Dr. Paulo Bonilha, MS);
10h15 – Mesa Redonda “Valorização da Primeira Infância”: Primeira Infância Completa; Desenvolvimento Infantil e Respira Rio: Cuidando da Criança com Asma.
12h – intervalo para almoço
14h – Mesa Redonda "Rio, a cidade que amamenta! Como conquistamos o
Prêmio Bíbi Vogel - 2011": Avaliação das Iniciativas Hospital Amigo da Criança e Unidade Básica Amiga da Amamentação; Integração Maternidade e Posto de Recebimento de Leite Humano na Atenção Primária; Alimentação Complementar Oportuna e Movimento de Mulheres em Prol da Amamentação.
16h - Encerramento: Escolinha de Samba Estrelinha de Padre Miguel

 

Dia 08 de maio:

Atividades de formação para valorização da Primeira Infância
1) Maternidade Adolescente
Coordenadora: Dilma Cupti
Horário: 13h30 às 15h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
2) Oficina Promovendo a Amamentação em Creches
Coordenadora: Joana Dantas
Horário: 13h30 às 15h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
3) Espaço Zen: Shantala
Coordenadora: Cristina Barros
Horário: 15 às 17h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel

 

Dia 09 de maio:

Atividades de formação para valorização da Primeira Infância

1) Caderneta da Criança: avaliando o desenvolvimento
Coordenadora: Rosane Rito
Horário: 8h30 às 10h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
2) Confecção da mama de pano
Coordenadora: Monica Xavier
Horário: 8h30 às 10h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
3) Paternidade
Coordenadora: Viviane Manso
Horário: 10 às 11h30
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
4) Direitos da Gestante e do Bebê
Coordenadora: Isabel Abelson
Horário: 10 às 11h30
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel

Oficina sobre eixo trabalho encerra ciclo de ativação

No Rio de Janeiro, usuários, gestores, acadêmicos e profissionais da saúde se reuniram para mais uma atividade preparatória para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida


No dia 29/03, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro junto à Associação Brasileira da Rede Unida convidaram a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS/MS), Regina Brizolara, para encerrar o ciclo de oficinas de ativação com profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e acadêmicos da cidade. Fortalecer a agenda do eixo Trabalho, na 10ª edição Congresso Internacional da Rede Unida, foi o objetivo da atividade que contou com outras três oficinas sobre Gestão, Educação e Participação Popular. O Congresso da Rede Unida será realizado no Centro de Convenções Sul América (Cidade Nova), de 06 a 09 de maio, junto a outros dez eventos simultâneos.

 

Ao abordar a Gestão do Trabalho e da Educação, Regina Brizolara ponderou sobre a adoção de princípios liberais, a terceirização, precariedade de vínculos e sobre os planos de carreira. A representante do ministério também comentou sobre as dificuldades de monitoramento, de lidar com análises subjetivas e de falta de indicadores para a gestão do trabalho e da educação na saúde. Regina aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes, os detalhes sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) tais como a institucionalização e implementação das ações de educação permanente, a adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações de trabalho dos trabalhadores do SUS.

 

O coordenador nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, Alcindo Ferla, esteve presente na última oficina de ativação organizada pela SMSDC e lembrou que a alma do trabalho em saúde é a capacidade de se relacionar com o outro, citando as tecnologias leves de Emerson Merhy. Para o coordenador, tal afirmativa vai ao encontro do temário do congresso da Rede Unida, uma vez que as relações no cotidiano do trabalho são capazes de produzir saberes e práticas em saúde.

 

 

 

Todos na gestão da Saúde!

Terceira oficina de ativação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida debate a gestão da educação e do trabalho no subúrbio carioca

 

A Universidade Gama Filho, em Piedade, abriu suas portas, no dia 22/03, para os membros da Rede Unida, profissionais e usuários do SUS, gestores e acadêmicos realizarem a terceira oficina de ativação ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A professora da Universidade Estadual de Londrina Rossana Baduy, coordenadora do eixo Gestão do Congresso, foi a convidada desta semana, quando apresentou sua pesquisa “A gestão e suas multiplicidades ou multiplicidades e sua gestão”. Em sua fala, Rossana destacou que as decisões tomadas em cada definição ‘do que fazer’, ‘do como fazer’ e ‘do para que fazer’ se constituem modos de gestão. A oficina é uma das estratégias de mobilização dos cariocas para o congresso.

 

Dedicada aos estudos sobre as micropolíticas do trabalho, a professora defendeu que a gestão em saúde não é somente uma atribuição do “gestor formal”, que faz uso de protocolos, normas e controles apoiado em um modelo centralizado e hierárquico. Pelo contrário, Rossana ponderou que a saúde deve ser pensada a partir de um coletivo de gestão descentralizado em que todos são gestores, inclusive os usuários do SUS. A convidada se lembrou de um episódio, em Londrina, em que uma usuária insatisfeita com a rede de assistência procurou órgãos reguladores e o poder judiciário para promover mudanças no modelo e que tal feito também poderia ser considerado como uma ação de gestão.

 

Outro ponto importante destacado pela professora foi a mediação de conflitos que, no cotidiano do trabalho, muitas vezes têm como solução o afastamento daquele que faz críticas ou apresenta ideias contrárias ao grupo. Para ela, por mais difícil que seja, não se deve entender o conflito como um erro e sim, como uma oportunidade de negociação, de conversa e troca entre profissionais, pois assim se torna possível potencializar o próprio trabalho. E tal perspectiva significa entender o trabalho como um “trabalho vivo” em que a aprendizagem é produzida em ato.

 

 

Veja o vídeo do professor Alcindo Ferla, apresentando a Rede Unida durante o evento.

 

Saúde: luta e conquista da sociedade!

Oficina preparatória ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida aborda os desafios da participação social em Saúde e lota Teatro Moacyr Bastos, em Campo Grande, no Rio de Janeiro

 

Para estimular a reflexão de profissionais de saúde e moradores da cidade do Rio de Janeiro sobre os eixos temáticos do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, a comissão local do evento tem promovido uma oficina por semana, durante todo o mês de março. No dia 15/03, a Participação Social em Saúde foi o foco da segunda oficina, realizada no Teatro Moacyr Bastos, no bairro de Campo Grande, que contou com a presença da professora gaúcha e coordenadora do eixo temático no congresso, Vanderléia Daron, e da médica cearense, Vera Dantas. Com ciranda e música na abertura, a oficina destacou o protagonismo da sociedade na luta e conquista da saúde como um direito.

Já no início da atividade, as convidadas para conduzirem o debate fizeram um exercício, pedindo que a plateia que lotava o teatro indicasse quais os principais desafios para ampliar a participação popular no SUS. Incentivar a promoção à saúde, fortalecer os conselhos de saúde, estimular a relação entre profissionais e comunidade, garantir acesso á informação, investir na formação profissional e na humanização, ampliar o conhecimento sobre o direito em saúde foram alguns pontos abordados pelos participantes.

Após a manifestação do público, Vanderleia reforçou a importância de ter espaços para debater e refletir sobre a participação social, uma vez que a garantia da saúde como um direito de todos é resultado da luta da sociedade. Porém, a convidada lembrou que apesar de a Constituição de 1988 legalizar o direito de todos à Saúde, a participação da sociedade é decisiva para que esta Lei seja aplicada. “A Saúde em nosso país é marcada pela luta, participação, conquista e cotidiano da nossa sociedade”, defendeu Vanderleia durante sua fala.

A coordenadora do eixo Participação do 10º Congresso ainda chamou atenção para o modelo de desenvolvimento escolhido pelo país que causa grande impacto na saúde e no estilo de vida dos brasileiros. Para ela, existe uma contradição entre a crescente oferta, por parte do sistema capitalista, de serviços e equipamentos de saúde, e o crescente número de doenças. E mais, afirmou que não adianta ampliar o financiamento do setor saúde se o modelo de desenvolvimento continuar “fabricando” indivíduos doentes. Sobre a questão, a professora esclareceu: “a saúde é resultado de um estilo de vida, de um modo de viver em grupo, em coletivo, em família, em sociedade. Esta é a importância de levar a discussão sobre a Participação para dentro do 10º Congresso”.

A médica Vera Dantas, que atualmente participa do projeto de construção de uma política nacional de educação popular, também defendeu o debate sobre a Participação para propiciar relações compartilhadas de poder na Saúde. Em suas palavras, Vera disse que o médico não tem um conhecimento superior ao de um agente comunitário de saúde e sim, que ambos têm conhecimentos complementares, que podem contribuir para a mudança do modelo praticado hoje, como também podem incentivar novas e outras formas de participação.

A médica ainda criticou a formação em saúde que atualmente é sustentada por uma lógica biologicista, hospitalocêntrica, medicalizada e vertical; e disse que devemos resgatar o conceito de “território vivo”, de Milton Santos, que significa pensar cada espaço de atuação, considerando os jeitos das pessoas de viver a vida. Vera destacou que, durante o congresso, acontecerão muitas atividades, na Tenda Paulo Freire, para compartilhar tais conceitos “vivos” entre atores sociais e instituições.

Assista ao trecho de Vanderléia Daron.

Assista ao trecho de Vera Dantas.

Confira a galeria de fotos do evento

Última chamada para submissão de trabalhos no 10º Congresso da Rede Unida até 11/03

Período para inscrição de resumos foi estendido pela Comissão Científica devido ao número significativo de solicitações, pedindo para ampliar o prazo

 

O período para submissão de trabalhos e relatos de experiência para os eventos que compõem a programação do 10º Congresso Internacional da Rede Unida foi estendido até o dia 11 de março. A decisão foi tomada pela Comissão Científica do 10º Congresso que recebeu um número significativo de solicitações, pedindo mais tempo para submeter trabalhos. Diante das proporções que o Congresso vem tomando, com dez eventos simultâneos e mais de 3 mil trabalhos submetidos, a Comissão entendeu que seria possível alongar o período de inscrições de trabalhos para não desestimular a mobilização dos interessados, e também ampliar as oportunidades de troca de ideias e diálogos, durante os quatro dias de atividades.

Se você não conseguiu submeter seu trabalho ainda, faça agora! E se você achou que não ia dar tempo para submeter, agora é a sua chance! Veja abaixo quais eventos do 10º Congresso Internacional da Rede Unida ainda aceitam trabalhos e relatos de experiência.

Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Atenção Básica/Saúde Da Família

Mostra Nacional Experiências VER-SUS BRASIL

I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro

Seminário Internacional Rotas Críticas IV

Trabalhadores da saúde do Rio estão mobilizados para a Rede Unida

SMSDC realizará quatro fóruns para aquecer o debate sobre gestão, trabalho, participação e educação em saúde antes da 10ª edição do Congresso Internacional. Programe-se!

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, organizadora da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, divulga que estão abertas as inscrições para os quatro fóruns preparatórios ao congresso. Os fóruns são voltados aos trabalhadores da rede de saúde do estado e do município, e abordarão questões relativas à gestão, ao trabalho, à participação e à educação em saúde. Com os quatro fóruns, previstos para o mês de março, a SMSDC visa divulgar o 10º congresso e estimular a participação dos profissionais e da sociedade, potencializando o debate sobre Saúde no Rio de Janeiro.

 

A Educação será o tema do primeiro fórum que acontece dia 08/03, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. O coordenador do eixo Educação do 10º Congresso, prof. João Campos, será o convidado a explorar as nuances e pluralidades de debates sobre este tema. Já no dia 15/03, a prof.ª. Vanderléia Daron, será a convidada para palestrar no fórum Participação e Mobilização Popular, que acontece no teatro do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Campo Grande. Vanderléia é a coordenadora do eixo participação no Congresso da Rede Unida.

 

O tema da Gestão será debatido, no dia 22/03, na Universidade Gama Filho, em Piedade. A professora Rossana Baduy é a coordenadora deste eixo no 10º Congresso e estará presente para debater com os inscritos. E por fim, no dia 29/03, o último fórum preparatório será dedicado ao eixo trabalho, coordenado pela prof. Paulo De Tarso, que estará presente na Universidade UNIGRANRIO, no Centro da Cidade.

 

Os interessados em participar dos fóruns devem preencher o Formulário de Inscrição.

 

SERVIÇO:

 

08/03 – Eixo Educação (Av. das Américas, 4.200 – Bloco 11 – Barra da Tijuca);
15/03 – Eixo Participação e Mobilização Popular (Rua Engenheiro Trindade, 229 – Campo Grande);
22/03 – Eixo Gestão (Rua Manuel Vitorino, 625 – Piedade);
29/03 – Eixo Trabalho (Rua da Lapa, 86 – Centro da Cidade).

A partir de 07/02, novo período para submissões na Rede Unida

Saúde da Família, Vigilância em Saúde, VER-SUS e Violências de Gênero são os temas dos novos eventos incorporados ao 10º Congresso que aceitará submissão de trabalhos e relatos de experiência
A partir de 07/02, novo período para submissões na Rede Unida

Arcos da Lapa, Centro do Rio

Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer

Edição fluminense do VER-SUS está a todo vapor em seis municípios. Estudantes selecionados para as vivência poderão submeter trabalhos ao 10º Congresso da Rede Unida a partir de 07/02

 

Cem estudantes de graduação de diferentes cursos da Saúde do estado do Rio de Janeiro estão reunidos em seis municípios, onde vivenciam a realidade dos serviços de saúde do estado. A iniciativa trata-se do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde e a Associação Científica da Rede Unida, que visa aproximar acadêmicos, estudantes, profissionais e gestores da Saúde, criando oportunidades para refletir, debater e compartilhar experiências sobre o sistema de saúde dos brasileiros. A edição fluminense do VER-SUS começou dia 29/01 e se estenderá até 07/02. Além do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Sul também estão realizando as primeiras vivências durante o mês de fevereiro.

 

Durante os dez dias que percorrerão a rede de saúde fluminense, os estudantes, acompanhados por facilitadores, entrarão em contato com o cotidiano de trabalho nas Clínicas de Família, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAP), hospitais, entre outros serviços relacionados à saúde. Após cada dia de vivência, os alunos e facilitadores se reúnem para relatar e debater as atividades do dia, quando problematizam temas sobre cuidado, assistência, integralidade e etc. A ideia é que o contato com diferentes realidades e com diferentes tipos de formação aliado ao momento de troca de experiências torna-se um dispositivo de mobilização dos estudantes que passam a pensar criticamente sobre o SUS.

 

Mas o VER-SUS não é um projeto focado apenas nos estudantes. Segundo a superintendente de promoção da saúde da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, Márcia Torres, o VER-SUS também propicia a reflexão dos próprios profissionais dos serviços de saúde sobre suas práticas no cotidiano do trabalho. Para ela, as imersões dos alunos na rede de saúde fluminense é um exercício de troca que tanto favorece que estudantes se apropriem do SUS quanto favorece a renovação do olhar de trabalhadores e gestores da Saúde.

 

A superintendente de promoção, que também é presidente da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, aproveitou a chegada dos estudantes para as vivências para anunciar uma nova mostra dentro do evento. Márcio explicou que a partir do dia 07/02, a Rede Unida abrirá novo período para a submissão de trabalhos para a Mostra de Experiências VER-SUS Brasil, que aceitará relatos de experiência e aproximações com o SUS dos participantes do projeto.

 

O VER-SUS estado do Rio de Janeiro está sendo realizado em Petrópolis, Três Rios, Rio Bonito, Piraí, Volta Redonda, além a capital carioca.

 

Site da Rede Unida: www.redeunida.org.br.

Batalhão da Saúde ganha mil novos militantes

Curso oferecido pelo MS, Fiocruz e Prefeitura do Rio, formou mil agentes de vigilância em saúde em cerimônia que contou com a presença do ministro Alexandre Padilha

 

No último sábado (28/01), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade do Rio de Janeiro, onde participou da cerimônia de formatura das turmas do Curso Profissional de Agente Locais de Vigilância em Saúde - Proformar-Rio. Ao todo, o curso formou mil novos agentes que já foram integrados aos serviços de saúde do município, reforçando o conjunto de mais de 12 milhões de indivíduos que atuam no setor da Saúde, e que Padilha chama carinhosamente de “Batalhão da Saúde”.

 

O curso é uma parceria da Escola Politécnica de Saúde (EPSJV) da Fiocruz com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro. O secretário municipal de saúde, Hans Dohmann, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, também participaram da cerimônia de formatura junto ao ministro.

 

Ao parabenizar os formandos, Padilha explicou o papel de centralidade dos agentes locais de vigilância em saúde que são o contato mais próximo com o usuário do SUS. E destacou que os novos agentes somam forças para que a saúde chegue mais perto de todos, e que os agentes irão atuar no cotidiano do usuário, nas residências, “onde ele mora, namora, reza, ora”, disse o ministro, valorizando a aproximação do profissional de saúde com os moradores em seus contextos locais.

 

Na cerimônia, Padilha reforçou o aumento da responsabilidade de um cada dos mil novos agentes formados que “estão definitivamente integrados ao Sistema Único de Saúde”. E o ministro ainda salientou a magnitude do SUS: “O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que mantém um sistema público de saúde”, afirmou Padilha, lembrando que, diferente do Brasil, países como Estados Unidos, China e Nigéria não tratam a saúde como um direito e que não garantem atendimento integral e gratuito a todos.

 

O secretario municipal de saúde e defesa civil do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, deu as boas vindas aos formando e familiares, bem como agradeceu ao ministro pelo financiamento do curso junto com a Fiocruz. Nas palavras de Dohmann, a formatura de mil novos agentes de vigilância faz parte de um processo de mudança em curso na capital carioca. O secretario foi enfático ao dizer que o Rio de Janeiro é o maior beneficiado com a formatura, e o apoio do prefeito Eduardo Paes, do ministério da Saúde e da Fiocruz foi fundamental para que os cariocas possam ter uma melhor qualidade.

 

Facilitadores do VER-SUS se preparam para receber 100 estudantes no Estado do Rio de Janeiro

Representantes de serviços de saúde, trabalhadores e estudantes da Saúde participaram de seminário para estruturar a série de vivências que começam a partir de 29/01, em seis municípios fluminenses

 

A comissão local, responsável pela realização do VER-SUS no estado do Rio de Janeiro, reuniu representantes de serviços de saúde e candidatos a facilitadores, nos dias 24 e 25/01, em Santa Teresa (tradicional bairro carioca), para um seminário preparatório às vivências que começam no próximo domingo (29/01). O VER-SUS é um projeto antigo do ministério da Saúde, retomado em 2012, em que estudantes de diferentes cursos de graduação da Saúde se aproximam do cotidiano de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) para compartilhar experiências com usuários, profissionais e gestores.

 

Durante o seminário, a comissão local junto aos facilitadores estruturaram fluxos de trabalho para receber 100 estudantes que passarão dez dias visitando a rede de serviços de saúde em sete municípios (Rio de Janeiro, Piraí, Volta Redonda, Rio Bonito, Três Rios e Petrópolis). Além de acompanhar os estudantes nas vivências, os facilitadores do projeto VER-SUS também estimularam o debate e a problematização de questões sobre saúde ao longo das visitas.

 

O diretor do Departamento de Atenção Básica do ministério da Saúde, Heider Pinto, participou de uma roda de conversa com os facilitadores e representantes dos serviços de saúde na manhã do dia 25/01. Na ocasião, Heider Pinto relembrou a trajetória do projeto VER-SUS, falou sobre sua forte ligação com o movimento estudantil, e destacou a capacidade das vivências de mobilizar pessoas afetivamente para a militância na Saúde como um dos principais ganhos do projeto VER-SUS.

 

O subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, também esteve no evento para dar boas vindas aos facilitadores e aproveitou para agradecer o empenho do ministério da Saúde, da Rede Unida e de diversos atores envolvidos na organização da experiência no Rio de Janeiro.

Agenda Estratégica para a Saúde

Documento resultado de um trabalho conjunto entre entidades para a proposição de ações e compromissos para melhorar o desempenho do Sistema Único de Saúde

O protagonismo da média gerência

Manual para facilitar o dia a dia de gerentes de saúde é lançado em Porto Alegre, durante evento da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Dinâmico e com programação visual cuidadosa, publicação inova ao dialogar coma gestão intermediária do SUS

 

O “Manual do Gerente – desafios da média gerência em saúde”, dedicado à prática de gestão no cotidiano da rede de sistemas e serviços de saúde, acaba de ser lançado, dia 14/12, durante a ‘1ª Mostra de Experiências da Gestão Estadual de Planejamento, Monitoramento e Análise do SUS’, na capital gaúcha. Dinâmico e com programação visual cuidadosa, o manual prima pela formulação de textos objetivos e bem ilustrados, sem comprometer a compreensão da complexidade SUS. Nele, os gerentes encontram orientações sobre como planejar, programar, criar estratégias de intervenção e sobre as formas de contratação, dentre outros assuntos. A arquiteta e sanitarista da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Luisa Regina Pessôa, que assina a organização do livro, esteve no evento, onde participou da tarde de autógrafos junto a gestores e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul.

 

O ‘Manual do Gerente’ foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). A ideia era criar um material para facilitar o dia a dia dos gerentes intermediários das unidades de saúde e das unidades hospitalares, gerentes de unidades de atenção primária e também daqueles de níveis centrais de secretariais municipais e estaduais – ou seja, profissionais responsáveis em transformar as metas de suas unidades de saúde em resultados.

 

Organizado em seis capítulos: Processo de Trabalho, Linha de Cuidado Integral, Planejamento e Avaliação em Saúde, Gestão do Conhecimento, Recursos Físicos e Tecnológicos, e Caixa de Ferramentas (distribuídos em 208 páginas), o ‘Manual do Gerente’ foi concebido a partir de entrevistas com gerentes da SMSDC-RJ e de pesquisa com aproximadamente 100 secretários municipais de saúde de diferentes localidades - ambas realizadas durante o Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

 

Escrito por sete autores e validados por mais de 30 especialistas da Saúde, o ‘Manual do Gerente’ tem prefácio assinado pelo coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, que logo na abertura do livro provoca à mobilização do leitor: “o gerente intermediário que utilizar esta publicação como ‘caixa de ferramentas’ terá que ‘falar de si próprio’, como nos alertou Deleuze. Se a intenção for adentrar num discurso que busca explicações para o imobilismo e grandes teorias de impossibilidade, ainda é tempo de buscar outras leituras...”.

 

Fruto da iniciativa Teias-Escola Manguinhos, o manual não será comercializado e está disponível nas versões impressa e na internet (www.ensp.fiocruz.br). Durante a descontraída tarde de autógrafos, em Porto Alegre, a organizadora explicou como surgiu a ideia de criar o material: “as infindáveis portarias, infindáveis manuais de procedimentos e infindáveis papeizinhos para preencher nos fizeram pensar no que o gerente, massacrado pelo seu cotidiano, realmente precisa ter? A partir disso, nos sentamos em equipe para trabalhar o olhar sobre essa vivência e estruturamos o Manual do Gerente”.

 

Sobre a iniciativa Teias-Escola Manguinhos
O Projeto Teias visa constituir, no bairro de Manguinhos, um território integrado de saúde, com um modelo participativo de gestão em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde. O conceito do Teias é uma estratégia de aperfeiçoamento político-institucional, gerencial e de organização da atenção do SUS.

 

Essa iniciativa é fruto da cooperação tripartite inédita entre Fiocruz - sob a coordenação da ENSP -, governo estadual e Prefeitura do Rio de Janeiro, cujo objetivo é a conformação do bairro Manguinhos como um território de atenção à saúde integrada, transformador das práticas da atenção, bem como um espaço de inovação das práticas de ensino e de geração de conhecimento científico e tecnológico, que se traduzam em melhorias da condição atual de saúde e vida da população.

 

Saiba mais sobre o Teias Manguinhos em www.ensp.fiocruz.br.

Ministério libera R$ 8,4 mi para Academias da Saúde

Recursos do Ministério da Saúde são destinados à construção de espaços públicos para a prática de atividades físicas e promoção de modos saudáveis de vida. Municípios com projetos aprovados recebem incentivos do governo federal que podem chegar a R$ 180 mil


O Ministério da Saúde liberou mais R$ 8,4 milhões para municípios que foram habilitados ao programa Academias da Saúde. Os recursos financiarão a construção de espaços públicos destinados à prática de atividades físicas e promoção de hábitos saudáveis, como a realização de oficinas, palestras e orientação nutricional à população.

Um total de 1.828 municípios habilitados que tiveram os projetos aprovados pelo Ministério vão receber incentivos que podem variar entre R$ 80 mil (para porte básico), R$ 100 mil (para porte intermediário) e R$ 180 mil (para porte ampliado). Recursos financeiros adicionais para a implementação dos polos do programa poderão ser complementados pelos estados e municípios.

Os valores garantidos pelo governo federal serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais de saúde. A partir das habilitações (por meio da Portaria 2.912), cada município contemplado passa a receber 20% do valor total previsto para a totalidade do projeto, cujas obras devem ser finalizadas em até 24 meses. Para receber as outras parcelas de recursos, o gestor municipal deverá apresentar os documentos solicitados pelo Ministério da Saúde, comprovando a conclusão das etapas da obra.

O governo federal destinou até agora R$ 42,4 milhões para a construção de polos do programa Academias da Saúde. A meta do Ministério da Saúde é financiar a implantação, até 2014, de mil polos do programa por ano. As propostas que não forem contempladas ainda este ano poderão ser reapresentadas para nova avaliação em 2012.

Saiba mais em www.saude.gov.br.

Últimos dias para submissão de trabalhos para o 10º Congresso da Rede Unida

Domingo, dia 15/01, prazo final para submissão de trabalhos. Primeiro prazo de inscrições para participar do evento também encerra dia 15/01. Confira a nova tabela!

ATENÇÃO! PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO ENCERRA DIA 15/01.

Por conta do volume de solicitações de prorrogação de prazo para submissões de trabalhos e inscrições, a Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida identificou a necessidade de fazer ajustes no sistema de gerenciamento de submissão de trabalhos e inscrições. Diante disso, o prazo para envio de trabalhos foi prorrogado até 15/01/2012 e o primeiro prazo de inscrições para participar do evento foi prorrogado até 15/01/2012 (confira a tabela abaixo).

Aviso importante: os interessados em participar do evento podem se inscrever normalmente, mesmo que não tenham o interesse de submeter trabalhos.

Tipos de inscrição:

Não Associado
(Para ser associado à Rede Unida, basta se cadastrar no site da Rede Unida sem nenhum custo de adesão ou mensalidade).

Até 15/01 - R$ 250,00

Até 15/03 - R$ 300,00

No evento - R$ 400,00

Associado

Até 15/01 - R$ 200,00

Até 15/03 - R$ 250,00

No evento - R$ 350,00

Estudante Associado
(Para ser estudante associado à Rede Unida, basta se cadastrar no site da Rede Unida sem nenhum custo de adesão ou mensalidade).

Até 15/01 - R$ 100,00

Até 15/03 - R$ 125,00

No evento - R$ 175,00

Estudante de Pós-graduação associado (lato sensu, stricto sensu e programas de residência)
(Para ser estudante de pós-graduação associado à Rede Unida, basta se cadastrar no site da Rede Unida sem nenhum custo de adesão ou mensalidade).

Até 15/01 - R$ 150,00

Até 15/03 - R$ 200,00

No evento - R$ 275,00

Representante de Movimentos Sociais

Até 15/01 - R$ 50,00

Até 15/03 - R$ 80,00

(Somente para representantes de instituições parceiras na organização do Congresso)

Não deixe de submeter trabalhos em http://www.redeunida.org.br/congresso2012/submissao

Inscreva-se em http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricoes

Rio de Janeiro inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem

Ministro da Saúde, governador e secretário de saúde do estado do Rio inauguraram o Rio Imagem, dia 08/12, que tem capacidade para realizar mais de 20 mil exames por mês


O aguardado Centro de Diagnóstico por Imagem do Estado do Rio Janeiro foi inaugurado, dia 08/12, no Centro do Rio, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do estado do Rio, Sérgio Cabral, e o secretário de saúde do estado do Rio, Sérgio Côrtes. O novo centro de imagem tem capacidade para realizar cerca de 20 mil exames por mês, uma conquista para um estado que, em 2007, fazia apenas 17 mil exames por ano. O Rio Imagem funciona em regime de gestão compartilhada, no âmbito do SUS, com uma central própria de marcação de exames, e as prefeituras de cada município do estado ficarão responsáveis por agendar os exames.

O Rio Imagem conta salas de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, ecocardiografia, ultrassonografia e raios-X. Funcionando em regime de gestão compartilhada, o Rio Imagem possui uma central própria de marcação de exames em que as prefeituras de cada município do estado poderão agendar os exames. O Governo do Estado do Rio de Janeiro investiu R$ 25,5 milhões para a construção do prédio, através da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop) e outros R$ 8 milhões na compra de equipamentos.

Saiba mais sobre o Rio Imagem em www.saude.rj.gov.br.

 

Um Natal cheio de Saúde

Unidades de saúde do município organizam festas para comemorar a chegada do Bom Velhinho. Confira a programação, que conta com show de mágica, recreação, pula-pula e muito mais... Confira a programação!


Se depender das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro, o Natal de 2011 será uma festa! Isso porque os profissionais de saúde do Rio estão organizando festas natalinas, em diferentes pontos da cidade, para comemorar a chegada do Bom Velhinho. Show de mágica, apresentação de grupos teatrais, pula-pula, lanche e recreadores são algumas das atividades que prometem animar a Saúde, neste fim de ano. E, é claro, que Papai e Mamãe Noel não poderiam ficar de fora! O casal visitará diferentes unidades, onde distribuirão brinquedos para os pequenos. Confira abaixo a programação.

 08/12 – Centro Municipal de Saúde (CMS) Maria Aparecida de Almeida, em Paciência

A partir das 9h, o Papai Noel estará no Centro Municipal de Saúde (CMS) Maria Aparecida de Almeida, em Paciência, onde distribuirá presentes para as crianças. Além do bom velhinho, haverá apresentação do grupo Canarinho e lanche para as crianças. Os interessados em podem acompanhar a programação através do site http://cmsmaa.blogspot.com/.

08/12 - Hospital Municipal Salles Netto, no Rio Comprido

Os pacientes internados no Hospital Municipal Salles Netto, no Rio Comprido, recebem a visita do Papai Noel e comemoram o Natal com festa, lanche e distribuição de presentes para os pequenos.

08/12 - Hospital Municipal Jesus

As mais de 120 crianças internadas no Hospital Municipal Jesus (HMJ) comemoram o Natal, no dia 08/12, com lanche, recreadores, pula-pula, show de mágica e visita do Papai Noel com um saco cheio de presentes para os pequenos.  Além disso, cada criança recebeu um sapato, roupa, livro, brinquedo, que foram doados por médicos e voluntários que apadrinharam os pacientes do HMJ. A Associação Repartir, núcleo beneficente que trabalha em apoio às crianças do Hospital Municipal Jesus (HMJ), localizado em Vila Isabel, foi quem promoveu a festa.

12/12 - Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Maria Clara Machado

A partir das 14h, no dia 12/12, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Maria Clara Machado, localizado na Piedade, realiza a festa de Natal da unidade. O evento será realizado no próprio centro infantil e será aberto aos funcionários, pacientes e seus familiares. Ao longo da tarde, serão realizadas brincadeiras, música, além da entrega dos presentes feita pelo Papai Noel.

19/12 - Hospital Municipal Souza Aguiar

O Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, promove no dia 19 de dezembro, às 14 horas, uma festa para 50 crianças que estão internadas na pediatria da unidade. Haverá distribuição de presentes, um lanche e a presença de uma Mamãe Noel. A unidade realiza a confraternização todos os anos e é organizada pela equipe de recreação do hospital com apoio de voluntários.

Secretarias de saúde do estado e do município do Rio aderem ao VER-SUS Brasil

Edição fluminense do projeto está prevista para começar no início de 2012. Estudantes universitários de diferentes cursos de saúde poderão vivenciar o cotidiano do trabalho no Sistema Único de Saúde

 

Os estudantes de graduação do estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de participar, em 2012, do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VERSUS Brasil. Isto porque, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) acabam de formalizar uma parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), a Associação Brasileira Rede Unida e a União Nacional dos Estudantes (UNE). A iniciativa visa aproximar graduandos de diferentes cursos de saúde e o cotidiano do sistema de saúde dos fluminenses. Ao levar o projeto VERSUS Brasil para o Rio, as secretarias têm o objetivo de qualificar a formação profissional em saúde ao forjando trabalhadores ética e politicamente comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

 

Algumas experiências anteriores do VERSUS apontam como a aproximação entre ensino e serviço pode favorecer à formação de trabalhadores do SUS e de como, o próprio SUS, deve ser entendido enquanto escola. Isso porque, o projeto tem como eixos estruturantes a aprendizagem significativa, as pedagogias problematizadoras, a multiprofissionalidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Em outras palavras, o VERSUS estimula o encontro com o novo, a sensação de incômodo e o desejo de ação ao transformar estudantes em atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações no cotidiano do trabalho.

 

Mas, de acordo com o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, o projeto não beneficia apenas os estudantes de graduação, uma vez que também sensibiliza os profissionais dos serviços que recebem a visita dos mesmos. “O estágio de vivências na realidade do SUS pode ser considerado uma imersão no mundo profissional, porém não necessariamente em estágio prático na área de formação do estudante, já que experiência não envolve somente os estudantes, mas também os gestores e os trabalhadores do SUS”, explica o coordenador nacional da Rede Unida.

 

De acordo com Ferla, o novo projeto VERSUS Brasil, lançado dia 09/11, em Porto Alegre, tem um diferencial que viabilizará uma avaliação da educação permanente, por meio de um ambiente virtual exclusivamente para o projeto. Trata-se da Estação VERSUS Brasil. Nela, será possível alcançar uma interface mais rápida entre os participantes que contarão com inúmeras ferramentas, como um portfólio virtual que registra textos, vídeos, fotos, entre outros.

 

Além da SES-RJ, SMSDC, Rede Unida, Une e DAB/MS, também participam da edição fluminense: a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras entidades. De acordo com os organizadores, o VERSUS Brasil no Estado do Rio de Janeiro, está previsto para o início de 2012.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

 

Todos os estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. As inscrições nacionais estão abertas no site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.

 

COMO REALIZAR?

 

As regiões e municípios demonstram interesse nessa parceria através da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde e seus parceiros. Portanto, se você estiver interessado em ajudar a organizar um VER-SUS na sua região, procure seus parceiros, gestores, trabalhadores, estudantes, docentes, IES, movimentos sociais, movimento estudantil, e comece já a organizar uma comissão local do VER-SUS.

 

Rap da Saúde lança novos vídeos no Rio de Janeiro

Material organizado pelos próprios jovens aborda a violência na intimidade, mobilidade urbana e o protagonismo juvenil

 

No dia 7/12, às 13h30, acontece o lançamento dos novos vídeos da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (Rap da Saúde), uma iniciativa da Superintendência de Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC-Rio). Os vídeos abordam a violência na intimidade, mobilidade urbana e o protagonismo juvenil, e todo esse material foi organizado pelos próprios jovens. O projeto, que atua em 53 comunidades do município e conta com 130 jovens, espera que os temas da saúde sejam pautados como demandas importantes das comunidades contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. O lançamento dos vídeos será no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, localizado na Rua Conde de Bonfim, nº 824, na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS

Ministro Padilha assinou hoje (1/12), portaria com novas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Uso de equipamentos de proteção individual, manutenção dos equipamentos nos serviços de saúde, e principais doenças que atingem os trabalhadores estão entre os itens a serem monitorados

 

A partir de agora a saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) será monitorada. Uma portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS foi assinada nesta quarta-feira (01/12) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que fiscalizará as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual e a manutenção dos equipamentos. As principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS também serão monitoradas e notificadas.

As diretrizes foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por representantes dos trabalhadores e representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde).

A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados, e também o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

 

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br

A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados, e também o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS

Ministro Padilha assinou hoje (1/12), portaria com novas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Uso de equipamentos de proteção individual, manutenção dos equipamentos nos serviços de saúde, e principais doenças que atingem os trabalhadores estão entre os itens a serem monitorados

 

A partir de agora a saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) será monitorada. Uma portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS foi assinada nesta quarta-feira (01/12) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que fiscalizará as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual e a manutenção dos equipamentos. As principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS também serão monitoradas e notificadas.

As diretrizes foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por representantes dos trabalhadores e representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde).

A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados, e também o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

 

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br

Panorama dos Encontros Regionais

Após percorrer as cinco regiões do Brasil, Rede Unida comemora o sucesso dos Encontros Regionais e a diversidade de contribuições para o 10º Congresso. Veja um pouco do que aconteceu no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Campo Grande e Belém do Pará!

 

Ao planejar a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, a coordenação junto à comissão organizadora do evento se desafiou a percorrer todo o país, unindo diferentes pontos da Rede a fim de colher contribuições para construir a programação do Congresso. Na ideia original, seriam cinco reuniões ampliadas, para aproximadamente 100 participantes, onde cada região debateria um dos cinco eixos do Congresso (Trabalho, Gestão, Educação, Participação e a História da Rede Unida). Porém, quando a proposta foi divulgada, a coordenação se deparou com algo que não esperava: a grande mobilização de diferentes partes do Brasil querendo participar das reuniões.

Sê deu certo? Os números falam por si. Em menos de seis meses, a Rede Unida passou pelo Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Campo Grande (MS) e Belém (PA). Foram mais de 3 mil inscritos, quase 50 oficinas temáticas, mais de 30 mesas de debate, cerca de 150 horas de registro audiovisual com a íntegra dos encontros, uma infinidade de propostas a serem incorporadas à programação, além de intervenções artísticas e culturais, articuladas por representantes de movimentos sociais, acadêmicos, profissionais da saúde e gestores. Ufa!

Mas como é possível transformar cinco reuniões para 500 participantes em um evento descentralizado para 3 mil pessoas? A resposta é simples: mobilizando a própria Rede! As 58 entidades (dentre universidades, institutos de pesquisa e ensino, órgãos de governo, escolas de formação em saúde, movimentos populares, Ong’s e conselhos regionais de diversas profissões) mobilizadas para a organização local dos Encontros Regionais foram a chave para esta equação.
 
E não para por aí! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio já anunciaram que, até maio de 2012, ainda acontecerão oficinas pré-congresso com os profissionais da rede de saúde do estado e do município.
 
Se ainda resta alguma dúvida de que a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 06 a 09 de maio de 2012, no Centro do Rio, será o maior evento sobre Educação e Saúde já organizado no país, é importante lembrar que na programação ainda acontecerão outros sete eventos paralelos, totalizando um público de 8 mil participantes.
 
Para não ficar de fora desta experiência, basta acessar http://conferencias.redeunida.org.brou www.redeunida.org.br e se inscrever. O prazo para submissão de relatos de prática, relatos de experiências, aproximações de vivências com o SUS e os tradicionais trabalhos científicos também está nestes endereços até 15/01/2012. 
 
Veja a Retrospectiva de todos os Encontros Regionais
 
SUDESTE:
 
Encontro Regional Sudeste já tem data marcada
 
Com o tema ‘Trabalho em Saúde’, atividade acontecerá nos dias 26 e 27/5, no Rio de Janeiro. Inscrições a partir de 25/4
 
 
Inscrições para Encontro Regional Sudeste
 
Evento acontece nos dias 26 e 27/5, no Rio de Janeiro, e faz parte das atividades preparatórias para o 10º Congresso da Rede Unida. Inscreva-se!
 
 
Fim das inscrições para Encontro Sudeste na internet
 
A partir de 25/5, somente serão aceitas inscrições no local do evento
 
 
Encontro Sudeste alcança número limite de inscritos, mas comissão ampliará as vagas
 
Dez dias antes do evento, organizadores terão que redimensionar as atividades devido ao número de interessados
 
 
Estado e Município do Rio de Janeiro juntos pela Rede Unida
 
Representantes dos dois governos compareceram à cerimônia de abertura do Encontro Regional Sudeste, dia 26/5, e garantiram apoio à realização do 10º Congresso 
internacional da Rede
 
 
Encontro Sudeste debate o trabalho no século XXI
 
Professora da Federal do Espirito Santo define o ‘trabalho’ como uma atividade humana capaz de produzir subjetividades, de mobilizar pessoas, mas que pode adoecê-las também
 
 
SUL:

Inscrições abertas para Encontro Regional Sul
 
Evento acontece de 21 a 23/7 em Porto Alegre e terá como tema central a educação na saúde bem como as inovações e desafios para o SUS
 
 
Inscrições abertas para oficinas temáticas do Encontro Regional Sul
 
Atividades serão realizadas no dia 21/7 na parte da tarde e no dia 22/7 pela manhã, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre
 
 
Rede Unida integra comissão do Abrascão 2012
 
Durante Encontro Regional Sul, Presidente da Abrasco se reuniu com a coordenação nacional da Rede para formalizar apoio ao congresso internacional, previsto para novembro de 2012, em Porto Alegre
 
 
Sul unido na Rede
 
Membros da Rede Unida se reuniram para planejar novas ações em educação profissional em saúde, durante Encontro Regional. Confira!
 
 
Música para a Educação
 
Residentes apresentam rap “Caiu na Rede” durante encerramento do Encontro Regional Sul
 
 
NORDESTE:

Próxima parada: Fortaleza
 
Após etapa sul, Rede Unida já se organiza para Encontro Nordeste, na segunda quinzena de agosto, no Ceará. Inscrições para participação devem começar nas próximas semanas
 
 
Fortaleza conta passos para Rio 2012
 
Organização do Encontro Nordeste testará, em Fortaleza, novas estratégias para a troca de experiência, tais como a Cenopoesia e os Círculos de Culturas, para serem incorporadas à programação do 10º Congresso da Rede Unida
 
  
Inscrições abertas para Encontro Regional Nordeste
 
Desta vez, o tema central será a Participação na Saúde. Evento acontece de 1 a 4/9, em Fortaleza. Faça sua inscrição!
 
  
Inscrições abertas para os 'Círculos de Cultura' do Encontro Regional Nordeste
 
Atividades acontecem nos dia 2 e 3/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza. Faça sua inscrição!
 
  
Inscrições encerradas para Encontro Nordeste
 
Organização explica que o número de inscritos superou as condições físicas para acolher a todos os interessados de forma adequada
 
  
Artes cênicas, poesia, música e mobilização!
 
Rede Unida inova e cerimônia de abertura do Encontro Nordeste virá celebração da cultura na saúde
 
  
Construindo um projeto de sociedade
 
Encontro Nordeste debate educação permanente, educação popular, movimentos sociais e participação no segundo dia de trabalho
 
  
"O veneno está na mesa"
 
Hoje (02/9), na Escola de saúde Pública do Ceará, será exibido documentário sobre consumo de agrotóxicos
 
  
Rede reforça mobilização para regulamentar EC 29 e apoia “Primavera da Saúde”
 
Em reunião ampliada durante o Encontro Regional Nordeste, membros da Coordenação Nacional da Rede Unida defendem aumento no financiamento do SUS para garantir o direito à saúde da população brasileira
 
  
CENTRO-OESTE:

Anote na agenda! 03 e 04/11, Rede Unida no Mato Grosso do Sul
 
Contagem regressiva para o Encontro Regional Centro Oeste, na UCDB, em Campo Grande

  
Últimos dias de inscrição para o Encontro Centro-Oeste
 
Com o tema “Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde”, evento acontece nos dias 03 e 04/11, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
 
  
Formação profissional nas universidades ainda é um grande desafio, afirma presidente do Conass]
 
Beatriz Dobashi participou do Encontro Regional Centro-Oeste, onde falou sobre os avanços do SUS nos últimos 20 anos e sobre seus principais desafios
 
  
Rede Escola e 25 anos da Rede Unida foram debatidos no Encontro Centro-Oeste

Palestrantes disponibilizaram suas apresentações e a íntegra do debate também está acessível no site da Rede Unida. Confira!
 
  
"Quem são os anormais da hora?"
 
Prestigiado pela plateia do Encontro Regional Centro-Oeste, professor Emerson Merhy participa da preparação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida e reflete sobre cuidado em saúde, saúde mental e sociedade de controle. Assista também à integra da conferência aqui.
 
  
Emoção e agradecimentos na Plenária Final do Encontro Centro-Oeste
 
Regional supera expectativas, com mais de 500 participantes reunidos na Universidade Católica Dom Bosco, e emociona coordenação e membros da Rede Unida que comemoram a marca de dois mil inscritos nas etapas regionais. Assista à gravação da plenária! Acesse o site do 10º Congresso e submeta seu trabalho!
 
 
NORTE:

Próxima parada: Belém!
 
Encontro Norte encerra ciclo de eventos, realizados em 2011, para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Encontro acontece nos dias 24, 25 e 26/11. Inscrições abertas na próxima semana. Inscreva-se!
 
 
Últimos dias de inscrição para Encontro Regional Norte
 
Realizado em Belém do Pará, encontro encerra ciclo de eventos, realizados em 2011, para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida com destaque para o eixo “Gestão”. Encontro acontece nos dias 24, 25 e 26/11. Vagas limitadas!
 
 
O “nós” na gestão
  
Mesa de abertura do Encontro Norte debate a gestão da saúde enquanto espaço de educação permanente, critica a visão naturalizada de que a gerência é uma atividade burocrática e centralizadora, e reflete sobre a necessidade de por diferentes pontos da rede de assistência em diálogo
  


Formação profissional nas universidades ainda é um grande desafio, afirma presidente do Conass

Beatriz Dobashi participou do Encontro Regional Centro-Oeste, onde falou sobre os avanços do SUS nos últimos 20 anos e sobre seus principais desafios

Durante o Encontro Regional Centro-Oeste, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Secretária de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, destacou os avanços na pós-graduação em saúde e nas residências multiprofissionais, mas ponderou sobre a formação profissional de estudantes de graduação como um dos principais desafios do SUS. Para a presidente do Conass, os graduandos devem ser estimulados a entrarem em contato com a multidisciplinariedade entres as diversas profissões da saúde. Os encontros regionais acontecem durante o ano de 2011, como atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para maio de 2012.

Assista a entrevista com Beatriz Dobashi para o site da Rede Unida.

7ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue no Rio

Iniciativa da SMSDC-Rio tem o objetivo de conscientizar a popular carioca sobre a doença. Participe dessa corrente no dia 2/12!

 

100 mil pessoas são esperadas na 7ª Caminhada de Mobilização contra a Dengue, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro (SMSDC-Rio), na tentativa de conscientizar a população carioca sobre a doença. A caminhada acontecerá no dia 2/12 e é de extrema importância que diversos atores ampliem seu poder de mobilização em escolas, prédios/condomínios, clubes, comércio, entre outros locais.

Para mais informações envie um e-mail para mobilizacaocontradenguesmsdcrj@gmail.com ou ligue para 21 7882 7061.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930