Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Estudantes universitários terão nova oportunidade de estágio na Saúde

Estudantes universitários terão nova oportunidade de estágio na Saúde

MS lança (dia 09/11), em Porto Alegre, novo VER-SUS Brasil. O projeto levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde em diversos municípios do Brasil

 

Os estudantes dos cursos de saúde das universidades brasileiras terão novas oportunidades de vivências e estágios, em serviços e redes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de janeiro. Isso porque o Ministério da Saúde (MS) acaba de retomar o projeto ‘Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil’ (VER-SUS Brasil). Ao longo de 2012, cerca de cinco mil estudantes, de carreiras como medicina, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras, farão parte do projeto que visa oferecer uma experiência maior nas diversas esferas de funcionamento do SUS. A ideia é reunir grupos multiprofissionais de estudantes que vivenciarão a realidade do Sistema Único de Saúde , em particular na atenção básica, em complementação aos estudos que fazem na sua formação.

Ao organizar os alunos em grupos multiprofissionais, o MS pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. O projeto VER-SUS Brasil será lançado oficialmente, pelo Ministério da Saúde, na próxima quarta-feira (dia 09/11), às 17h, na Tenda Paulo Freire do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontece na Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, Bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS). E um projeto piloto será realizado em janeiro e fevereiro de 2012, com 1000 estudantes da área da saúde de diversas instituições de ensino superior, em 10 municípios, para formar facilitadores para as etapas seguintes.

 

No VER-SUS Brasil, os estudantes aprenderão sobre: financiamento, estratégias de controle e auditoria, formulação de políticas técnicas, ordenamento do trabalho e da rede assistencial, interpretação demográfica e epidemiológica e a descentralização da gestão, além da compreensão das diferentes esferas de gestão e o exercício do controle social sobre o setor saúde. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Grupo Hospitalar Conceição (Escola GHC), e a Associação Brasileira da Rede Unida são parceiras do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) na retomada do projeto.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930