Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS

Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS

Ministro Padilha assinou hoje (1/12), portaria com novas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Uso de equipamentos de proteção individual, manutenção dos equipamentos nos serviços de saúde, e principais doenças que atingem os trabalhadores estão entre os itens a serem monitorados

 

A partir de agora a saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) será monitorada. Uma portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS foi assinada nesta quarta-feira (01/12) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que fiscalizará as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual e a manutenção dos equipamentos. As principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS também serão monitoradas e notificadas.

As diretrizes foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por representantes dos trabalhadores e representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde).

A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados, e também o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

 

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930