Você está aqui: Página Inicial / Educação / Círculos de debates sobre educação permanente / Todos na gestão da Saúde!

Todos na gestão da Saúde!

Terceira oficina de ativação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida debate a gestão da educação e do trabalho no subúrbio carioca
A Universidade Gama Filho, em Piedade, abriu suas portas, no dia 22/03, para os membros da Rede Unida, profissionais e usuários do SUS, gestores e acadêmicos realizarem a terceira oficina de ativação ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A professora da Universidade Estadual de Londrina Rossana Baduy, coordenadora do eixo Gestão do Congresso, foi a convidada desta semana, quando apresentou sua pesquisa “A gestão e suas multiplicidades ou multiplicidades e sua gestão”. Em sua fala, Rossana destacou que as decisões tomadas em cada definição ‘do que fazer’, ‘do como fazer’ e ‘do para que fazer’ se constituem modos de gestão. A oficina é uma das estratégias de mobilização dos cariocas para o congresso.

 

Dedicada aos estudos sobre as micropolíticas do trabalho, a professora defendeu que a gestão em saúde não é somente uma atribuição do “gestor formal”, que faz uso de protocolos, normas e controles apoiado em um modelo centralizado e hierárquico. Pelo contrário, Rossana ponderou que a saúde deve ser pensada a partir de um coletivo de gestão descentralizado em que todos são gestores, inclusive os usuários do SUS. A convidada se lembrou de um episódio, em Londrina, em que uma usuária insatisfeita com a rede de assistência procurou órgãos reguladores e o poder judiciário para promover mudanças no modelo e que tal feito também poderia ser considerado como uma ação de gestão.

 

Outro ponto importante destacado pela professora foi a mediação de conflitos que, no cotidiano do trabalho, muitas vezes têm como solução o afastamento daquele que faz críticas ou apresenta ideias contrárias ao grupo. Para ela, por mais difícil que seja, não se deve entender o conflito como um erro e sim, como uma oportunidade de negociação, de conversa e troca entre profissionais, pois assim se torna possível potencializar o próprio trabalho. E tal perspectiva significa entender o trabalho como um “trabalho vivo” em que a aprendizagem é produzida em ato.

 

 

Veja o vídeo do professor Alcindo Ferla, apresentando a Rede Unida durante o evento.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930