Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Batalhão da Saúde ganha mil novos militantes

Batalhão da Saúde ganha mil novos militantes

Curso oferecido pelo MS, Fiocruz e Prefeitura do Rio, formou mil agentes de vigilância em saúde em cerimônia que contou com a presença do ministro Alexandre Padilha

 

No último sábado (28/01), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade do Rio de Janeiro, onde participou da cerimônia de formatura das turmas do Curso Profissional de Agente Locais de Vigilância em Saúde - Proformar-Rio. Ao todo, o curso formou mil novos agentes que já foram integrados aos serviços de saúde do município, reforçando o conjunto de mais de 12 milhões de indivíduos que atuam no setor da Saúde, e que Padilha chama carinhosamente de “Batalhão da Saúde”.

 

O curso é uma parceria da Escola Politécnica de Saúde (EPSJV) da Fiocruz com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro. O secretário municipal de saúde, Hans Dohmann, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, também participaram da cerimônia de formatura junto ao ministro.

 

Ao parabenizar os formandos, Padilha explicou o papel de centralidade dos agentes locais de vigilância em saúde que são o contato mais próximo com o usuário do SUS. E destacou que os novos agentes somam forças para que a saúde chegue mais perto de todos, e que os agentes irão atuar no cotidiano do usuário, nas residências, “onde ele mora, namora, reza, ora”, disse o ministro, valorizando a aproximação do profissional de saúde com os moradores em seus contextos locais.

 

Na cerimônia, Padilha reforçou o aumento da responsabilidade de um cada dos mil novos agentes formados que “estão definitivamente integrados ao Sistema Único de Saúde”. E o ministro ainda salientou a magnitude do SUS: “O Brasil é o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes que mantém um sistema público de saúde”, afirmou Padilha, lembrando que, diferente do Brasil, países como Estados Unidos, China e Nigéria não tratam a saúde como um direito e que não garantem atendimento integral e gratuito a todos.

 

O secretario municipal de saúde e defesa civil do Rio de Janeiro, Hans Dohmann, deu as boas vindas aos formando e familiares, bem como agradeceu ao ministro pelo financiamento do curso junto com a Fiocruz. Nas palavras de Dohmann, a formatura de mil novos agentes de vigilância faz parte de um processo de mudança em curso na capital carioca. O secretario foi enfático ao dizer que o Rio de Janeiro é o maior beneficiado com a formatura, e o apoio do prefeito Eduardo Paes, do ministério da Saúde e da Fiocruz foi fundamental para que os cariocas possam ter uma melhor qualidade.

 

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031