Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer

Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer

Edição fluminense do VER-SUS está a todo vapor em seis municípios. Estudantes selecionados para as vivência poderão submeter trabalhos ao 10º Congresso da Rede Unida a partir de 07/02

 

Cem estudantes de graduação de diferentes cursos da Saúde do estado do Rio de Janeiro estão reunidos em seis municípios, onde vivenciam a realidade dos serviços de saúde do estado. A iniciativa trata-se do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde e a Associação Científica da Rede Unida, que visa aproximar acadêmicos, estudantes, profissionais e gestores da Saúde, criando oportunidades para refletir, debater e compartilhar experiências sobre o sistema de saúde dos brasileiros. A edição fluminense do VER-SUS começou dia 29/01 e se estenderá até 07/02. Além do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Sul também estão realizando as primeiras vivências durante o mês de fevereiro.

 

Durante os dez dias que percorrerão a rede de saúde fluminense, os estudantes, acompanhados por facilitadores, entrarão em contato com o cotidiano de trabalho nas Clínicas de Família, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAP), hospitais, entre outros serviços relacionados à saúde. Após cada dia de vivência, os alunos e facilitadores se reúnem para relatar e debater as atividades do dia, quando problematizam temas sobre cuidado, assistência, integralidade e etc. A ideia é que o contato com diferentes realidades e com diferentes tipos de formação aliado ao momento de troca de experiências torna-se um dispositivo de mobilização dos estudantes que passam a pensar criticamente sobre o SUS.

 

Mas o VER-SUS não é um projeto focado apenas nos estudantes. Segundo a superintendente de promoção da saúde da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, Márcia Torres, o VER-SUS também propicia a reflexão dos próprios profissionais dos serviços de saúde sobre suas práticas no cotidiano do trabalho. Para ela, as imersões dos alunos na rede de saúde fluminense é um exercício de troca que tanto favorece que estudantes se apropriem do SUS quanto favorece a renovação do olhar de trabalhadores e gestores da Saúde.

 

A superintendente de promoção, que também é presidente da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, aproveitou a chegada dos estudantes para as vivências para anunciar uma nova mostra dentro do evento. Márcio explicou que a partir do dia 07/02, a Rede Unida abrirá novo período para a submissão de trabalhos para a Mostra de Experiências VER-SUS Brasil, que aceitará relatos de experiência e aproximações com o SUS dos participantes do projeto.

 

O VER-SUS estado do Rio de Janeiro está sendo realizado em Petrópolis, Três Rios, Rio Bonito, Piraí, Volta Redonda, além a capital carioca.

 

Site da Rede Unida: www.redeunida.org.br.
registrado em: , , , ,
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031