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Estudo do Ipea revela percepção da população sobre o SUS

Falta de médico é a principal crítica, enquanto o acesso universal e gratuito e a estratégia Saúde da Família são os pontos mais elogiados


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou em 09/02 um estudo que investigou a percepção da população sobre serviços prestados pelos Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa gerou o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) que aponta a falta de médicos como um dos principais problemas identificados por aqueles que usam e os que não utilizam os serviços do SUS. O acesso universal e gratuito foi um dos aspectos elogiado por mais de 50% dos entrevistados. O estudo do Ipea também interrogou sobre os planos e seguros privados de saúde.

O atendimento em centros ou postos de saúde; o atendimento pela Saúde da Família; a distribuição gratuita de medicamentos; o atendimento por médicos especialistas; e a urgência e emergência foram os cinco serviços do SUS que nortearam a investigação do SIPS. De acordo com a pesquisa, 57,9% dos entrevistados, que usaram ou acompanharam parentes no sistema público de saúde, apontaram a falta de médicos como o problema mais grave do SUS. Dentre os que não utilizaram o sistema público, a falta de médicos foi apontada como principal problema por 58,8%.

Os aspectos positivos do sistema, destacados por usuários e não usuários, é o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.  Mais da metade dos entrevistados (53,2% dos que utilizam o sistema e 50,1% dos que não utilizam) apontou o item: "Todo e qualquer brasileiro possa ter acesso aos serviços de saúde gratuitamente" como o grande diferencial da rede pública de saúde em relação à rede privada. 

Os resultados mostram também que os serviços do SUS são mais bem avaliados por aqueles que costumam utilizá-los quando comparados com aqueles que não os utilizam. A pesquisa também considerou a percepção dos usuários do SUS em relação à Estratégia Saúde da Família. De acordo com o estudo, 80,7% dos entrevistados avaliaram o serviço como “muito bom ou bom”, sendo o programa melhor avaliado pela população que utiliza o sistema universal.  

A pesquisa revela também a percepção dos entrevistados sobre os principais motivos para contratarem plano ou seguro de saúde. Nesse quesito, de acordo com os dados, a rapidez no atendimento é o primeiro motivo que leva o usuário a optar pelos planos privados (40%), seguido pelo fornecimento gratuito do benefício pelo empregador (29, 2%). Os principais problemas relacionados aos planos de saúde são o preço das mensalidades (39,8% das respostas), não haver cobertura para algumas doenças ou procedimentos (35,2%) e o fato de às vezes o plano não pagar o tratamento necessário (21,9%).

Os dados para a realização do SIPS Saúde foram coletados no período de 3 a 19 de novembro de 2010, nos domicílios dos entrevistados. O questionário foi aplicado a uma amostra de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes, em todas as unidades da federação. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil e regiões e as variáveis de controle validadas posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.

 

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