Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Ministério da Saúde lança indicador Risco Dengue

Ministério da Saúde lança indicador Risco Dengue

Rio de Janeiro é um dos 10 estados que corre risco muito alto de epidemia, em 2011

O Ministério da Saúde lançou, dia 01/9, o indicador Risco Dengue que monitora a incidência da doença a partir de critérios como o abastecimento e limpeza da água, além da densidade populacional. Já nos primeiros estudos, a previsão para 2011 é que dez estados terão risco muito alto de epidemia de dengue, dentre eles o Rio de Janeiro. No lançamento do Risco Dengue, o ministro da saúde José Gomes Temporão anunciou que o novo indicador será aplicado em todos os municípios do país.

A ferramenta utiliza cinco indicadores (três de saúde, um ambiental e outro demográfico) e classifica o risco como muito alto, alto e moderado. Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernanbuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe são os estados com risco muito alto de surto da doença para 2011. Os nove estados que apresentam risco alto são: Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Os demais estados, mais o Distrito Federal, foram considerados como áreas de risco moderado.

O Risco Dengue visa identificar áreas com maior chance de uma epidemia a partir dos critérios de circulação do vírus, incidência da doença, números de infestações, somados a indicador de densidade demográfica e dados sobre abastecimento de água e coleta de lixo. A ferramenta permitirá antecipar medidas de combate ao vetor Aedes Aegypti, com foco nos sorotipos 1, 2 e 3. De acordo com o ministro, o sorotipo 4 não circula no país há 28 anos e os casos isolados não justificam a necessidade de monitoramento. O sorotipo 4 da dengue, veio da Venezuela e afetou três pessoas em Roraima, com outros 9 casos suspeitos analisados no Instituto Evandro Chagas, em Belém.

Fonte: Ministério da Saúde

registrado em:
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930