Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Otics e Observatório Baiano de Regionalização do SUS em parceria

Otics e Observatório Baiano de Regionalização do SUS em parceria

Intenção é que experiência da Bahia sirva de inspiração para iniciativa em âmbito nacional

 

Potencializar a troca de experiências e tecnologias para o fortalecimento da gestão regionalizada no Sistema único de Saúde. Esse é o objetivo da parceria entre o Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços e Sistemas de Saúde (Otics) e o Observatório Baiano de Regionalização do SUS. A intenção é que o conjunto de ferramentas e tecnologias adotadas na experiência baiana sirva de inspiração para uma iniciativa em âmbito nacional, por meio do Otics, e dê subsídios necessários para a tomada de decisões dos gestores dos sistemas de saúde municipais e estaduais.

Sob coordenação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o observatório baiano trabalha com um “conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem a produção, tratamento, análise, disseminação e uso de informações e conhecimentos sobre aspectos administrativos, técnicos e político-organizacionais dos sistemas de saúde municipais e estadual local”.

A experiência estadual tem objetivos semelhantes aos do Otics e esse foi um dos pontos que potencializaram a parceria. Hoje, além de apoiar no processo de gestão regionalizada, o Observatório baiano ajuda no processo de avaliação em saúde, o que possibilita a produção de soluções tecnológicas que auxiliam na organização das redes regionalizadas de saúde.

A experiência realizada na Bahia já foi apresentada em eventos na Suíça, México e Portugal, além de congressos da Abrasco e, recentemente, no 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Também foi premiada no Congresso da Associação Paulista em Saúde Pública em 2009. Além disso, um artigo sobre o assunto foi publicado na revista do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) e outro já está publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, da Fiocruz.

Leia o artigo na revista do nº 39 do Cosems/RJ emhttp://www.conasems.org.br/site/index.php/comunicacao/revistas

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930