Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Otics-Rio é apresentado em Mestrado Internacional

Otics-Rio é apresentado em Mestrado Internacional

Coordenador do projeto relata experiência carioca para alunos do mestrado de Políticas e Gestão em Saúde, promovido pela Universidade de Bolonha


A experiência da Estação de Atenção Primária da cidade do Rio de Janeiro foi apresentada aos alunos da 5ª Edição do Mestrado em Políticas e Gestão de Saúde – Europa/América Latina, pelo coordenador do Projeto Otics, Prof. Alcindo Ferla. O curso aconteceu, entre seis e oito de dezembro, na Representação de Buenos Aires da Universidade de Bolonha (Itália). Ao conhecerem a experiência do Otics-Rio, assim como outras iniciativas que compõem o projeto Otics, os mestrandos destacaram a cultura de avaliação demonstrada pelo uso de indicadores para o monitoramento, a ergonomia desses indicadores com o trabalho das equipes e a abrangência das informações e tecnologias utilizadas como pontos fortes do projeto.

Para o Prof. Ferla, o exemplo do Otics-Rio permite demonstrar, por meio do conceito de inteligência de gestão, a “íntima relação que o uso da informação tem com as modelagens tecnoassistenciais adotadas em serviços, redes e sistemas de saúde”. No caso do exemplo destacado, a rápida expansão da cobertura em Saúde da Família chamou a atenção dos participantes, bem como a evidente aproximação entre os serviços e as comunidades às quais pertencem, a qualidade física e tecnológica dos serviços e ainda, a diversificação de ofertas de atenção que as Clínicas da Família dispõem.

A articulação intersetorial nos links com a cultura local e a cidadania foi destacada pelos participantes do curso como parte da inovação tecnoassistencial que se verifica na experiência relatada. Mas o que chamou a atenção dos participantes foi a cultura de avaliação demonstrada pelo uso de indicadores para o monitoramento, a ergonomia desses indicadores com o trabalho das equipes e a abrangência das informações e tecnologias utilizadas.

De acordo com o Prof. Ferla, a experiência do Otics-Rio não apenas permite dar visibilidade a um uso da informação para a gestão não centrada no controle, mas também na educação permanente e no desenvolvimento de novos padrões de inteligência institucional. Além disso, o projeto revela que uma gestão setorial fortalecida pode inovar nas práticas de gestão, de atenção, de formação e de participação.

“Essa experiência demonstra uma mudança na visibilidade externa sobre a informação no SUS. Passamos a ser reconhecidos não apenas pela tradição dos sistemas de informação e pelo tratamento técnico de dados e dos indicadores, mas também pela inteligência de gestão com o uso criativo e inovador de informações em saúde”, explicou o Coordenador do Projeto Otics.

A Universidade de Bolonha tem participado ativamente na formação de trabalhadores e na pesquisa na Região da Emilia-Romana, que se situa ao norte da Itália e cuja capital é Bolonha. No caso da América Latina, a instituição italiana realiza edições anuais do mestrado com a participação de dirigentes dos sistemas de saúde de diferentes países. Nesta quinta edição, nove países da Região têm representantes no curso, que terá uma vivência no sistema de saúde italiano nos meses de janeiro e fevereiro.

Como resultado do relato do Projeto Otics no Mestrado Internacional, foram iniciadas tratativas de cooperação no âmbito do ensino, da pesquisa e da formação de trabalhadores dos sistemas de saúde com a Universidade de Bolonha, assim como com diversos países da América Latina e suas Escolas de Saúde Pública.

registrado em: , ,
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930