Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Prefeitura inaugura primeira Clínica da Família da Cidade

Prefeitura inaugura primeira Clínica da Família da Cidade

Inauguda a primeira Clínica da Família do programa Saúde Presente.


A Prefeitura do Rio inaugura, no dia 14 de novembro de 2009, a Clínica da Família Olímpia Esteves, em Realengo (Rua Olímpia Esteves, s/nº). Esta é a primeira unidade do novo modelo de saúde adotado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) que tem como objetivo focar as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia, o cidadão terá uma equipe de saúde que oferecerá atendimento personalizado. A clínica terá horário de atendimento ampliado, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h, e aos sábados, das 9 às 12 h, proposta que deverá ser aplicada gradativamente às demais unidades de atenção primária da cidade. A unidade será a primeira a utilizar prontuário eletrônico, através do modelo desenvolvido pelo Datasus. No total foram investidos cerca de R$ 2,35 milhões.

O secretário municipal da Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, ressalta o diferencial da nova estratégia: “o Saúde Presente tem como prioridade aumentar a cobertura de saúde da família na cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Esse programa vai garantir serviços de qualidade, com recursos e tecnologia de ponta também na atenção básica.”

A expectativa é que sejam realizadas mensalmente 5.760 visitas domiciliares, além de 570 atendimentos odontológicos e 300 exames preventivos. Para tanto, a unidade contará com seis equipes de Saúde da Família, cada uma formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. Também atuarão com as equipes três dentistas, três auxiliares e um técnico de saúde bucal, totalizando 67 profissionais que cuidarão de cerca de 24 mil pessoas que moram na região. A população assistida contará ainda com um telefone de plantão da sua equipe de saúde, que funcionará 24 horas, para orientações em casos de urgência e emergência.

Entre os serviços que serão oferecidos estão consultas médicas (adulto e pediatria), de enfermagem, de pré-natal e saúde bucal. Os moradores poderão ainda receber vacinas, realizar exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

A clínica Olímpia Esteves conta com consultórios de clínica médica, pediatria, hipertensão, aleitamento e ginecologia além de sala de curativos, imunização, procedimentos e de práticas integrativas complementares (massagens, fitoterapia, acupuntura, homeopatia). Haverá ainda sala de saúde bucal, uma central de esterilização completa, sala de reunião, farmácia e um auditório com capacidade para 50 pessoas. A unidade possui quatro equipamentos de saúde bucal com os periféricos (ultrassom e fotopolimizador), quatro equipamentos completos de ginecologia e mais um equipamento de práticas integrativas complementares.

Haverá ainda uma unidade da Academia Carioca da Saúde e Envelhecimento Saudável, equipada com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbica de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais, como hipertensos, diabéticos, entre outros.

Unidade será a primeira a ter segunda opinião médica por teleconferência

A inauguração da Clínica da Família Olímpia Esteves marca o início da atuação do serviço de Telemedicina no município do Rio. A unidade será interligada com uma central que contará com equipes treinadas para dar apoio diagnóstico com realização de segunda opinião, exames à distância e encaminhamento em quadros clínicos mais complexos. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que pretende dar suporte e resolubilidade ao sistema de saúde, trazendo eficiência e comodidade para a população. A primeira região a ser totalmente contemplada com os recursos de telemedicina será a de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. A meta da SMSDC é implantar o sistema em quarenta unidades de saúde, além dos quatro grandes hospitais municipais de emergência (Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge). O investimento estimado para a implantação da primeira fase do serviço é de R$ 2 milhões.

Com isso, a SMSDC pretende aperfeiçoar e otimizar o serviço prestado nas unidades de Saúde da Família, possibilitando que os casos sejam resolvidos de forma mais rápida e ágil, melhorando a qualidade de vida da população e, por consequência, diminuindo assim a procura da população pelos hospitais de emergência da cidade ou por agendamentos de consultas com especialistas.

Além disso, a Prefeitura do Rio e a Telecom Itália, por meio da TIM Brasil, assinarão termo de cooperação para funcionamento de parte do programa, com transmissão de exames por internet e telefonia móvel. O piloto está implantado nos postos da comunidade Santa Marta e na Ilha de Guaratiba, que estão conectados ao serviço de cardiologia do Hospital Municipal Miguel Couto. O hospital recebe os exames de eletrocardiograma, onde os cardiologistas avaliam e emitem o laudo.

Saúde Presente: o plano que vai mudar a saúde do Rio

O Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Com ele, a população passa a contar com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada cidadão terá uma equipe de saúde que o acompanhará. O programa divide a cidade em dez áreas e prevê a cobertura completa de saúde em cada região. As duas primeiras áreas a terem o projeto implantado serão as que englobam os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência e região do Méier e Grande Méier. Até o fim do primeiro semestre de 2010, esses bairros terão 100% da rede implantada.

Para garantir que toda a população dessas regiões tenha cobertura de Saúde da Família, a Prefeitura irá construir novas unidades e reformar as já existentes. O horário de funcionamento das unidades será ampliado.

Com o Saúde Presente será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumentará a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.

A meta da Prefeitura é construir 70 clínicas da Família até 2012. Ao todo, a cidade terá em torno de 50% de cobertura de Saúde da Família, com cerca de 1.500 equipes, saindo de uma cobertura de 210 mil para 3 milhões de habitantes.  A atual gestão assumiu a cidade com um quadro de apenas 3,5% de cobertura e já elevou este número para 8,5%.

Unidades que compõem o Saúde Presente: Clinicas da Família/Saúda da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, Policlínica, Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA), CAPSad e CAPSi – Centros de Atenção Psicossocial, Hospital de referência, Farmácia Presente.

Anônimo disse:
18/07/2010 11:07

essa notícia é interessante!

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930