Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Saúde Presente é o marco da expansão da atenção primária à luz da Estratégia de Saúde da Família

Saúde Presente é o marco da expansão da atenção primária à luz da Estratégia de Saúde da Família

Nossa Missão é prover as condições necessárias para promoção, prevenção e assistência em saúde compreendida de forma sistêmica, executando atividades de excelência na área de saúde pública que resultem em melhorias na qualidade de vida da população carioca.

O Programa Saúde Presente é uma experiência de modelagem de redes de saúde, segundo pressupostos das políticas específicas do Setor e um plano de trabalho alinhado com projetos políticos elaboradas pelas esferas, federal e estadual, conforme detalhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-MAIS SAÚDE), em sua versão municipal.

Visa promover a articulação entre os serviços de saúde e entre estes e a população, garantindo o comando único da gestão municipal e o estreitamento dos vínculos, a partir de um desenho de rede projetado regionalmente em que se busca superar a fragmentação dos cuidados em saúde.

A previsão é alcançar uma cobertura de 35% até 2012, no município. O referencial é a população estimada pelo Censo IBGE ajustado (SUBPAV/ SMSDC) - Plano Municipal de Saúde 2010 -2013 - e os recursos necessários virão dos mais de 2 bilhões de reais exclusivamente destinados pelo Plano Plurianual (PPA de 2010-2013) para Atenção Primária em Saúde; Ações e Programas de Saúde; Linhas de Cuidado e Vigilância em Saúde.

Desta forma, busca garantir uma distribuição mais equânime dos recursos financeiros desconcentrados, de acordo com nível de adensamento tecnológico a ser incorporado em cada uma das unidades de saúde constituintes de território integrado.

A revisão dos papéis gerenciais dos coordenadores de área orienta a busca por parcerias setoriais e intersetoriais para compor um plano de desenvolvimento local e ampliar o escopo das unidades produtoras de cuidados, com ênfase às ações de promoção e vigilância em saúde, estimulando abordagens diferenciadas e inovações em saúde a partir da lógica instituída pela Atenção Primária em Saúde.

Considera-se como parte dos investimentos, a construção de Clínicas de Família com projetos de ambiência e dimensões de cerca de 2 mil m², para as quais estão reservados 140 milhões de reais para investimento e custeio.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930