Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Workshop de desenvolvimento Otics

Workshop de desenvolvimento Otics

Profissionais de diferentes áreas se reuniram durante três dias, em Caxias do Sul, para avançar na implantação do Observatório


A equipe de desenvolvimento do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics) se reuniu durante três dias (06 a 08/12) em Caxias do Sul. O Workshop teve como objetivo refletir sobre as ações executadas ao longo de 2010 e avançar na implantação de tecnologias e metodologias disponíveis no espaço virtual. O Assistente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Assistente Pessoal e a Mineração de textos foram alguns dos destaques da reunião.

No observatório, o AVA será uma ferramenta essencial para as atividades de educação permanente. Ele reunirá na Internet objetos de aprendizagem tais como textos e vídeos, e ainda propiciará encontros virtuais entre professores e alunos por meio de fóruns de discussão. Ao utilizar um software livre aplicado a repositórios em todo o mundo, o AVA não só apoiará a educação permanente como também agirá para armazenar, tratar, preservar e recuperar os objetos de aprendizagem.

A mineração de texto foi outro destaque do workshop. Trata-se de um recurso que permite extrair informação relevante de uma grande base de textos, sem precisar lê-los previamente. Utilizando linguagem natural, a mineração de texto extrai informação de dados não estruturados ou semi-estruturados, podendo ser utilizada para inúmeras finalidades, como por exemplo, definir palavras-chave de um artigo a ser depositado no repositório.

Já o Assistente Pessoal é uma ferramente de suporte ao usuário do Otics. Nele, o internauta pode formular perguntas ao Otics, que responderá a partir de uma base de dados desenvolvida a partir da Inteligência Artificial (AI). O diferencial do assistente pessoal é que ele armazena perguntas feitas pelos usuários e aprende com ele, intencificando a relação homem-tecnologia. Além dessas ferramentas, o workshop também abordou questões de segurança da informação, placar da saúde, programação visual na web entre outros assuntos.

Ao longo dos três dias de workshop, cerca de 20 profissionais de áreas diversas estiveram na Serra Gaúcha divididos em grupos de trabalho bastante heterogêneos. O coordenador do encontro e pesquisador do projeto, Alexandre Ribeiro, destacou a multidisciplinariedade do grupo como ponto fundamental que legitima o caráter inovador do Otics. De médico a designer, incluindo profissionais de TI (tecnologia de informação) e gestores, a equipe pode se debruçar sobre o projeto e trocar experiências a partir de diferentes perspectivas.

registrado em: , ,
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930