Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Promoção da Saúde / Cidade Saudável / TODOS CONTRA A DENGUE

TODOS CONTRA A DENGUE

Participe da mobilização para prevenção da dengue e promoção da saúde na cidade do Rio de Janeiro

 

 

A cidade do Rio de Janeiro está em estado de alerta para a dengue. Prevenir a doença e controlar o mosquito transmissor, oAedes aegypti, é dever de todos. Para isso, é preciso conhecer as principais características do mosquito e estar atento para não deixar água parada e eliminar possíveis criadouros.

 

 

Importante saber:

  • Grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis são os principais criadouros do mosquito Aedes aegypti.
  • A população deve estar atenta também aos pequenos reservatórios (como vasos de plantas, garrafas, bandejas de ar-condicionado e calhas entupidas) e aos espaços coletivos, como depósitos de lixo a céu aberto e poços de elevador.
  • As fêmeas do Aedes aegypti depositam os ovos nas paredes dos criadouros, bem próximo à superfície da água, porém não diretamente sobre o líquido. Os ovos podem permanecer grudados às paredes dos criadouros de forma imperceptível. Por isso, é preciso esfregar os recipientes que não podem ser eliminados com escova ou palha de aço.
  • O ovo do Aedes aegypti mede aproximadamente 0,4 mm de comprimento e é difícil de ser observado. Os ovos adquirem resistência ao ressecamento muito rapidamente, em apenas 15h depois de depositados. Esta resistência é uma grande vantagem para o mosquito, pois permite que os ovos sobrevivam por muitos meses em ambientes secos e sejam transportados a grandes distâncias. Esse aspecto importante do ciclo de vida do mosquito demonstra a necessidade do combate continuado aos criadouros, em todas as estações do ano.

 

  • Em condições favoráveis, o desenvolvimento do Aedes aegypti de ovo até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, para garantir que o ciclo de vida do mosquito seja interrompido. Uma semana tem mais de 10 mil minutos. Que tal usar apenas 10 para combater a dengue? Conheça a campanha 10 Minutos Contra a Dengue

 

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Estado de alerta contra a dengue


 

Publicado em 31 de agosto de 2011 no Diário Oficial, o Decreto Nº 34.377 institui estado de alerta contra a dengue na cidade do Rio de Janeiro e define as atribuições da vigilância em saúde e das ações intersetoriais e de promoção da saúde. Entre outras recomendações, a publicação determina:

 

 

  • Os profissionais de saúde no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e ensino, deverão comunicar ao serviço de vigilância de sua referência a ocorrência de casos suspeitos de dengue.
  • Os conselhos de classe da área da saúde deverão disponibilizar, semestralmente, os contatos eletrônicos de todos os profissionais vinculados à entidade, residentes na cidade do Rio de Janeiro, para que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) possa enviar material educativo e informar a situação epidemiológica e situações de alerta epidemiológico.
  • Central de Teleatendimento 1746 receberá denúncias de possíveis focos da dengue e acompanhará, com prioridade, a resolução dos respectivos casos. O tempo de máximo para resposta das solicitações formuladas por intermédio da Central de Teleatendimento 1746 deverá ser regulamentado por cada pasta.
  • As ações de promoção devem estimular a absorção de conhecimentos e a mudança de atitudes e práticas pela população carioca e incentivar hábitos saudáveis, no campo do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

  • Para garantir o controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti, está instituído o ingresso compulsório em imóveis particulares e públicos, nos casos de recusa ou de ausência de pessoa que possa abrir a porta para o Agente de Vigilância em Saúde.

 

Promoção da saúde

 

Na cidade do Rio de Janeiro, diversas atividades chamam a atenção da população para a prevenção da dengue e a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Acesse o cronograma de atividades de mobização contra dengue para 2012, por área de planejamento do Rio de Janeiro.

Participe da mobilização para prevenção da dengue e promoção da saúde!
Compartilhe sua experiência através do email elosdasaude@gmail.com, no Facebookou no Twitter.


  • Movimento Carioca por um Rio Livre da Dengue Coordenada pela SMSDC-RJ, a iniciativa articula os sistemas de vigilância em saúde, de atenção primária e ações intersetoriais de promoção da saúde para a prevenção da dengue. Uma das atividades é a Caminhada contra a Dengue, que toda primeira sexta-feira do mês mobiliza agentes de vigilância em saúde, agentes comunitários de saúde, jovens promotores de saúde, profissionais de saúde, educação, assistência social e a população em geral em mutirões para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para participar, procure a Coordenação de Área Programática de seu bairro.

 

  • Feiras Livre da Dengue Em novembro, a CAP 2.2 promove a 2ª edição das Feiras Livres da Dengue, nos bairros da Tijuca, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Maracanã. Durante a mobilização, as feiras livres dos bairros ganham barracas informativas, equipadas com modelo lúdico doAedes aegypti, maquete sobre prevenção de criadouros do mosquito nas residências e outros materiais educativos, para adultos e crianças. As próximas Feiras Livres da Dengue acontecem dia 22, terça-feira, na Rua Mearim, na Tijuca; dia 24, quinta-feira, na Av. Júlio Furtado, no Grajaú; dia 26, sábado, na Rua Duquesa de Bragança, no Andaraí; e dia 29, terça, na Av. Gabriela Prado Terça, na Tijuca.

 

  • RAP da SaúdeA Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde atua em parceria com diversas comunidades, de forma a atender as demandas dos moradores sobre saúde – entre elas, a prevenção da dengue. De forma lúdica e informativa, o RAP da Saúde promove ações educativas para conscientização da população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. Algumas iniciativas são o Camelô Educativo da Dengue, montado no Complexo do Alemão, e a Oficina de Graffiti sobre Prevenção da Dengue, realizada no Adolescentro Paulo Freire, em São Conrado. Para participar, envie um email para elosdasaude@gmail.com


  • Dengue, tô fora!A música também ajuda a prevenir a dengue. É o que mostra a experiência da agente comunitária de saúde Letícia Pires “do megafone”, que integra a Equipe Maravilha, da Clínica da Família Olímpia Esteves, em Padre Miguel. Além da unidade, Letícia leva a músicaDengue, to fora! para escolas e outros espaços de promoção da saúde. As apresentações são precedidas por conversas sobre a dengue e formas de prevenção dos criadouros do Aedes aegypti.


Mais informações e materiais de apoio


  • Baixe o cartaz e o folder da campanha de prevenção da dengue da SMSDC-RJ
  • Combata a Dengue Portal do Ministério da Saúde com informações para profissionais de saúde, gestores públicos, educadores e crianças, profissionais de comunicação e parceiros da saúde.
  • Rio Contra a DengueBaixe cartazes, cartilhas e músicas sobre prevenção da dengue e saiba aonde ir em caso de suspeita de dengue
  • Rede Dengue – Rede de Ações Integradas de Atenção à Saúde Controle da Dengue da Fiocruz

 

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930