A primeira atividade ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), onde houveram palestras de profissionais das Vigilâncias de Uberlândia, como, profissionais do Centro de Zoonoses Municipal, profissionais da Vigilância Epidemiológica, o responsável pela Vigilância Ambiental em Saúde, funcionários do próprio CEREST além do responsável pelo centro de HIV de Uberlândia. Foi possível o entendimento de como funciona a Vigilância Ambiental em saúde, as medidas de promoção da saúde do trabalhador e a importância dessas medidas a longo prazo. Foi apresentado quais são as medidas tomadas por cada orgão, para promover a saúde e prevenir de possíveis desfechos. Também pudemos conversar com agentes de zoonoses sobre doenças causados por insetos e outros animais.
No segundo momento a visita foi aconteceu no Centro de Atenção Psico-social (CAPS), fomos até o CAPS Tibery AD, que é especializado em Álcool e outras drogas, lá fomos recebidos pela psicóloga coordenadora da unidade. Conhecemos os profissionais que trabalham no local, a equipe é composta por três médicos, psicólogas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos em enfermagem além de profissionais assistente administrativos. A unidade tem funcionamento todos os dias da semana em 24h, e pode acolher até 8 usuários por dia para tratamento integral (dormir no local). São realizados grupos de apoio e é adotada a política de redução de danos, respeitando a vontade dos atendidos pelo equipamento. A unidade está em uma casa alugada pelo município que é adaptada para o funcionamento, quando questionada a psicóloga explicou como a unidade funciona em rede com as outras unidades de saúde e como o auxílio é mútuo. Foi perceptível a qualidade do acolhimento da unidade, e o respeito com que tratam os acolhidos.
No período da noite, aconteceu uma roda de conversa com a diretora da União Nacional dos Estudantes, onde foram abordados temas como as organizações populares e os movimentos de mulheres, negros e negras, e movimento da população LGBT. O debate enriqueceu a discussão sobre o atendimento do SUS as minorias e aos demais grupos da população. Após a conversa houve a avaliação do dia.