Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Rede Unida anuncia novo VER-SUS BRASIL 2015

Em reunião de planejamento, secretaria executiva faz avaliação dos três anos de retomada do projeto pelo MS e anuncia que, a partir de 15/10, receberá novos projetos para 2015

 

A secretaria executiva do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS Brasil) realizou na última quarta-feira (09/10) uma reunião para planejar futuras ações, repactuar procedimentos e fluxos de trabalho para o ano de 2015. A reunião aconteceu em um momento oportuno, quando a secretaria e outros membros da Rede Unida puderam refletir sobre os três anos de retomada do projeto, pelo Ministério da Saúde, e lapidar a chamada pública para novas vivências, que deve ser divulgada na próxima quarta (15/10).

A reorganização do processo de trabalho da secretaria executiva para ampliar o apoio aos coletivos formadores do VER-SUS, a redefinição dos critérios para envio de projetos e para seleção de facilitadores e viventes, e as novas regras de prestação de contas são as principais mudanças previstas para 2015. De acordo com a secretaria, a revisão das regras e critérios é um procedimento normal, necessário e reflete o amadurecimento do projeto VER-SUS. Quanto à chamada pública, a equipe está fazendo os ajustes finais no documento que será divulgado na próxima quarta-feira, no site da Rede Unida e do VER-SUS BRASIL.

A realização de seminários e oficinas intercalados com as vivências é uma das novidades para 2015. A iniciativa visa criar mais oportunidades de diálogo entre trabalhadores, estudantes, professores e gestores sobre as vivências ocorridas, e assim qualificar o projeto político-pedagógico do VER-SUS. Além dos seminários e oficinas, a secretaria executiva também apontou que, em 2015, irá fomentar a aprendizagem e a troca de saberes na internet, por meio das Comunidades de Prática da plataforma OTICS, que estão em fase de aprimoramento.

Outra novidade divulgada pela secretaria executiva é o projeto piloto VER-SUS Trabalhador-Estudante, dedicado aos estudantes de cursos noturnos, que trabalham durante o dia e não têm disponibilidade de horário para participar das vivências. De acordo com os idealizadores do projeto, a expectativa é de realizar uma primeira edição já no inverno de 2015, mas antes é preciso estimular o debate entre os participantes no fim do verão.

Atualmente, o VER-SUS é um dos principais projetos coordenados pela Rede Unida.

Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31