ANGRA DOS REIS - EDIÇÃO 2016/2

Restrito

Comunidade VER-SUS Angra dos Reis

Dia 1

Eduardo das Neves Encarnação 09/09/2016 10:04
visita

15/08/2016, Angra dos Reis.

A vivência começou de maneira muito positiva na noite anterior, quando os viventes começaram a se encontrar e se conhecer na rodoviária da cidade, a experiência ficou ainda melhor quando houve a apresentação do panorama geral do SUS na cidade, e do roteiro do dia seguinte.

A primeira unidade a ser visitada foi a UBS "unidade básica da saúde", nesta unidade que está passando por um por um processo de reformulação e internamente nos foi dito que passou a se chamar ESF "estratégia saúde da família", o que por percepção e conversa não modifica o seu funcionamento, a pessoa que nos atendeu informou que tudo funciona dentro da normalidade com o quadro de funcionários completo, e fazendo em média 250 atendimentos mês, foi relatado alguns pequenos problemas que n chegam a comprometer o funcionamento do todo.

A segunda unidade a ser visitada foi a da Saúde Básica da Mulher no Camorim, um prédio novo, onde funciona em anexo com a ESF, o que diferencia esta da primeira, além do espaço físico por ser maior e novo, é o serviço de odontologia. Na SBM, há um atendimento e uma preocupação especifica com as gestantes em situação de risco, a questão interessante é que este serviço é feito por uma ong.

Já no SAMU, tivemos um panorama geral do que é o SUS na teoria e dos esforços que estão sendo feitos para tornar este ideal possível. Houve um detalhamento de seu funcionamento que é feito em convênio entre três municípios: Angra dos Reis, Mangaratiba e Parati.

A visita final foi no SPA do Centro, onde a realidade se mostrou bem diferente, pois a unidade estava bem cheia e havia relatos de demora no atendimento e falta de médico, o seu funcionamento é de 24h com atendimento com clínico geral e há um sala especifica para pacientes que chegam em estado muito grave.

O dia fechou com uma palestra com uma com uma coordenadora administrativa da área da saúde, onde foram mostradas as ações de política de integração do SUS com a comunidade.

 

 

 

 

registrado em: