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Perguntas Frequentes

O que são as Comunidades de Práticas?


As Comunidades de Práticas são um espaço para a criação de ambientes virtuais onde é possível compartilhar conhecimento, ideias e experiências. Comunidades de Prática são grupos de pessoas interessadas em aprimorar suas práticas, habilidades, competências e conhecimento em um domínio específico, aprendendo de forma colaborativa e social.


Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?


Ao clicar no link "Acessar", abre-se uma janela para fazer o login. Abaixo do espaço para inserir o email/login e senha está escrito: “Esqueceu sua senha? Se você esqueceu a sua senha, podemos enviar uma nova para você.”, sendo que a última parte da frase é um link para o formulário de redefinição de senha. Ao clicar neste link se abre uma nova janela onde você deve inserir o seu endereço de e-mail. Ao fazer isso, você receberá por e-mail um link para redefinir a sua senha.


Esqueci meu Login. Como faço para recuperá-lo?


Atualmente está sendo usado seu email como identificador/login. Caso tenha esquecido o seu login de acesso, entre em contato com o suporte através formulário contato ou fale diretamente com um de nossos atendentes online ("Precisa de Ajuda?", no canto inferior direito do site).


Como altero a senha?


Você precisa estar autenticado em sua conta para poder alterar a sua senha.No canto superior direito você poderá visualizar o seu nome. Clicando nele, aparecerá um submenu. Clique em “preferências”. Você será redirecionado para uma outra tela que apresenta um menu de opções (informação pessoal, preferências pessoais, senha). Clique em “senha”. Preencha as informações solicitadas e após clique em “alterar senha”.

 

Meu usuário e senha parecem estar errados. O que faço?


Certifique-se, primeiramente, se a tecla "CAPS LOCK" está ligada. Tanto o usuário, como a senha são sensíveis a letras maiúsculas e minúsculas. Dessa forma se, por exemplo, seu login foi cadastrado como "JoaoDaSilva", você não conseguirá acesso utilizando "joaodasilva", nem "JOAODASILVA". Caso não recorde o seu login, retorne à primeira pergunta.

 

Como personalizo o meu perfil?


Você precisa estar autenticado em sua conta para poder personalizar o seu perfil. No canto superior direito você poderá visualizar o seu nome. Clicando nele, aparecerá um submenu. Clique em “preferências”. Você será redirecionado para uma outra tela que apresenta um menu de opções (informação pessoal, preferências pessoais, senha). Clique em “informação pessoal”. Preencha as informações solicitadas e após clique em “salvar”.

 

Como compartilho um conteúdo?


Acho que o melhor seria "Todo o conteúdo criado é automaticamente disponibilizado dentro das comunidades através da "Linha do Tempo" acessível pela opção "Início" no menu lateral esquerdo." Também é possível compartilhar conteúdos via e-mail, Facebook e Twitter. Para isto, clique no menu “Compartilhar” e escolha a opção desejada.

 

O que é o calendário?


Calendário é o local para incluir eventos e atas relacionados à comunidade.


O que é o fórum?


O Fórum de Discussão é uma ferramenta para interação assíncrona, semelhante a um sistema de e-mail. Neste caso, porém, as mensagens postadas ficam visíveis para todos os membros da comunidade. Outra particularidade do Fórum é a forma de organização das mensagens. Elas são listadas por assunto (ou conversa), em ordem cronológica de postagem, e cada assunto pode ter várias conversas vinculadas.

 

Como inicio uma nova conversa no fórum?


Dentro da comunidade, acesse a opção “fórum” localizada a esquerda. Selecione o assunto desejado e após clique na caixa “iniciar uma nova conversa”. Preencha as informações e “publicar comentário”. A opção de criar um novo fórum é restrita aos moderadores da comunidade.

 

Como comento uma conversa de um fórum?


Para conseguir comentar alguma conversa em um fórum, você necessita inicialmente estar autenticado em sua conta. Na página da conversa de seu interesse, basta rolar até o fim da discussão onde haverá uma caixa de texto, ou clicar no botão "Responder". Em ambos os casos escreva o seu comentário e após clique em “comentar”. No primeiro caso seu comentário ficará junto à mensagem que você está respondendo, enquanto da segunda forma ela irá para o final da discussão.

 

Como receber as novidades por e-mail?


Dentro da comunidade, acesse a opção “configurações” localizada a esquerda (ícone da engrenagem). Selecione a opção “receber novidades da comunidade por e-mail” e em seguida clique no botão “confirmar”.

 

Não consigo visualizar/postar arquivos na comunidade da qual faço parte. O que pode ser?


Inicialmente, certifique-se de estar autenticado no portal. Caso não esteja, efetue seu login e tente acessar sua comunidade novamente. Na persistência do problema, faça contato com o suporte ("Precisa de Ajuda?", no canto inferior direito do site), informando o seu nome completo, login em uso, nome da comunidade da qual faz parte e o link do local que está tentando acessar.


Como e quando usar a ferramenta “Precisa de ajuda?”?


Se nenhuma das opções acima for suficiente, entre em contato com o suporte através do formulário “contato” ou fale diretamente com um de nossos atendentes online ("Precisa de Ajuda?", no canto inferior direito do site). Há atendimento online de segunda à sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 21:30 e nos sábados das 8:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30. Quando nenhum dos atendentes estiver disponível sua dúvida nos será enviada por e-mail.

 

O que é a visibilidade?


A visibilidade refere-se a como os outros usuários veem o que você publica. Ela pode ser pública (todos os usuários verão o conteúdo que você produziu), restrita (somente quem faz parte de sua comunidade verá o que você publica) ou privada (ninguém além de você e o moderador da comunidade terão acesso ao que você publica). É possível alterar a visibilidade clicando no modo que lhe parece mais conveniente. Para maiores detalhes e para entender a relação entre a visibilidade e o compartilhamento de informações na árvore (ou timeline da comunidade mãe) leia também “Se uma comunidade tem sub-comunidades, porque vejo conteúdo da sub-comunidade na timeline da comunidade mãe?”.

 

Quem determina qual é o tipo de visibilidade que devo escolher?


Essa é uma escolha de cada usuário, você pode decidir o que combina mais com cada tipo de publicação. Para saber mais leia também “O que é a visibilidade?”.

 

O que são as sub-comunidades?


As Comunidades de Práticas são um espaço para a criação de ambientes virtuais onde é possível compartilhar conhecimento, ideias e experiências. As sub-comunidades são o espaço específico para cada grupo. Por exemplo, se você pertence ao grupo “Rosângela Rosa - MG” será criada uma sub-comunidade com este nome e ali você terá o seu espaço para postagens, poderá participar de fóruns criados por pessoas que também pertencem a este grupo, enfim, poderá compartilhar e ter compartilhado com você novos conhecimentos.


O que posso ver na minha comunidade?


Em sua comunidade você poderá ter acesso a imagens, textos e vídeos criados por outros participantes bem como participar de fóruns. Da mesma forma, você pode produzir conteúdo e compartilhar (saiba como escolher com quem compartilhar seu conteúdo em “O que é a visibilidade?”).


O que os demais participantes enxergam do que eu compartilho na minha comunidade?


Isso depende da visibilidade de cada conteúdo. Para maiores informações leia “O que é visibilidade?” e também “Se uma comunidade tem sub-comunidades, porque vejo conteúdo da sub-comunidade na timeline da comunidade mãe?”.

Se uma comunidade tem sub-comunidades, porque vejo conteúdo da sub-comunidade na timeline da comunidade mãe?


Todas as alterações realizadas na comunidade aparecerão na timeline da comunidade mãe ou “árvore”, como também pode ser chamada. De acordo com a visibilidade de cada arquivo somente o dono da publicação e o moderador da comunidade verão (privado), todos os da mesma comunidade verão (restrito) ou todos poderão ver (público). Portanto, se você colocou um arquivo como privado não se surpreenda ao ver notificações na timeline, somente para você e o moderador essas informações “existem”. Para saber mais sobre a visibilidade leia “O que é a visibilidade?”.


Quero postar uma foto mas aparece que o arquivo é grande demais. O que faço?


Você pode compactar a imagem. Abra a imagem com o Microsoft Office (clique com o botão esquerdo do mouse sobre a imagem que está em seu computador e selecione “abrir com Microsoft Office”), clique em editar imagens, compactar imagens e depois em páginas da web. Salve as alterações e publique sua foto normalmente.

 

Como faço para excluir um comentário no fórum?


Os comentários podem ser editados mas não excluídos.


Meu comentário foi publicado duas vezes o que devo fazer?


Você pode editar e mudar o conteúdo de um deles ou solicitar a um moderador da comunidade que apague um deles.


Como eu faço para acessar as mensagens pessoais que mandei para uma pessoa?


As mensagens vão para o e-mail pessoal, tanto o seu quanto o de quem recebeu as mensagens.

 

O que são as comunidades? Como participo de uma comunidade?


As comunidades são espaços organizados em torno de temas específicos. Qualquer pessoa pode criar uma comunidade e iniciar uma nova conversa sobre como fazer e como realizar uma prática específica.

Você precisa estar autenticado em sua conta para poder participar de uma comunidade.

No menu superior você encontra a aba “comunidades”. Clicando nesta opção, aparecerá uma lista das comunidades já criadas. Para participar de uma comunidade específica, clique em “participar”.

 

Como eu crio uma comunidade?

 

No menu superior você encontra a aba “comunidades”. Clicando nela, aparecerá a opção “nova comunidade” na coluna esquerda. Personalize conforme a sua necessidade, indicando as ferramentas a serem utilizadas nesta comunidade e clique em “salvar”.

 

Como crio uma conta para participar da comunidade?

 

Para participar, é necessário realizar um cadastro no site. Acesse http://www.otics.org e preencha as informações referentes a “Registrar” (no canto superior direito do site). Você receberá um e-mail para confirmação do cadastro.

 

Como ativo a minha conta?

 

Você irá receber um e-mail contendo um link para ativação da sua conta. Clique no link para cadastrar a sua senha e liberar o acesso ao conteúdo da comunidade.

 

Não recebi o e-mail de confirmação do cadastro.

 

1) Verifique se o e-mail cadastrado está correto;

2) Verifique a sua caixa de SPAM;

Se nenhuma das opções acima for identificada, entre em contato com o suporte através do formulário de contato ou fale diretamente com um de nossos atendentes online (no link "Precisa de ajuda?", no canto inferior direito do site).

 

Como convido amigos para participarem das comunidades de prática ou de uma comunidade específica?

 

Dentro das comunidades, na coluna a direita há uma caixa chamada “participantes”. Clique em “convidar amigos”, escreva uma mensagem e insira os e-mails de seus amigos (separados por vírgula). Eles receberão um convite para participar das comunidades de prática e visitar as comunidades indicadas.

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