Você está aqui: Página Inicial / O Grupo GHC / Programas e Projetos / Programas e Projetos

Programas e Projetos

Conheça os Programas e Projetos desenvolvidos pelas unidades do Grupo Hospitalar Conceição

AcolhimentoO Grupo Hospitalar Conceição mantém diversos programas e projetos relativos a questões de saúde, tais como Linhas de Cuidado, Rodas de Conversa para a Mudança, Banco de Leite, entre outros.  

 

Conheça, aqui, os Programas e Projetos do GHC. 

 

1. Conversando para a mudança: Roda de Conversa no GHC 

A Roda são encontros de informação com o staft dirigente, estruturados para funcionar de forma dialógica, despidos do formalismo e calcado na troca de experiências profissionais e nas vivências dos participantes. 

2. Banco de Leite

O Banco de Leite Humano da instituição é referência para profissionais de saúde do Cone Sul em treinamento de pessoal e troca de informações técnico-científicas. 

 

3. Linhas de Cuidado 

As Linhas de Cuidado adotadas nos hospitais no GHC são um modelo de organização dos processos de trabalho baseado no atendimento integral e humanizado aos usuários do SUS.  

  • Linha de Cuidado Mãe-bebê do HNSC - Respeitando os princípios da humanização e da integralidade da atenção, a Linha de Cuidado Mãe-Bebê (LCMB) promove uma ação articulada e solidária com a rede de saúde do município de Porto Alegre. A maternidade é reconhecida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IAHC), favorece o contato pele a pele entre mãe e bebe e a amamentação na primeira hora após o nascimento. Também pratica alojamento conjunto para mães e bebês, estimulando e promovendo a amamentação exclusiva até os seis meses do lactente.
  • Linha de Cuidado de Queimados - Na Linha de Cuidado de Queimados do Hospital Cristo Redentor, as pessoas que sofrem algum tipo de queimadura, são acolhidas, tratadas e dispõem de assistência desde a sua entrada no hospital até a sua completa reintegração na sociedade.
  • Linha de Cuidado em Neurocirurgia - A Linha de Cuidado em Neurocirurgia do Hospital Cristo Redentor foi criada em abril de 2006 com o objetivo de atuar na recuperação e na reabilitação das pessoas sob cuidados neurocirúrgicos, propiciando, por meio da atuação interdisciplinar dos profissionais da equipe, impactando na melhoria da qualidade de vida dos usuários.
  • Linha de Cuidado da Dor Torácica - A Linha de Cuidado da Dor Torácica, do Hospital Conceição, foi implantada em outubro de 2006 para prestar um atendimento especializado e integral aos pacientes que chegam à Emergência do Hospital Conceição com dor no peito, um dos principais sintomas de enfarte ou ataque do miocárdio, a doença que mais mata no mundo. Para acelerar a assistência, foi implantado um protocolo de atendimento que busca diminuir as chances de um ataque cardíaco passar despercebido.
  • Linha de Cuidado do Trauma do Idoso - A Linha de Cuidado do Trauma do Idoso do Hospital Cristo Redentor começou a funcionar em novembro de 2006 e destina-se ao atendimento integral e humanizado de pessoas com mais de 60 anos com fratura proximal do fêmur (próxima à bacia). Os pacientes contam com tratamento ágil e acolhedor, possibilitando o rápido retorno às atividades habituais e a reintegração à família.
  • Linha de Cuidado DST/Aids - A Linha de Cuidado em Doenças Sexualmente Transmissíveis DST/Aids prevê a integralidade do atendimento a pessoas vivendo com DST/Aids no âmbito do GHC. Destaque para o Programa de Transmissão Vertical (a transmissão do vírus HIV da mãe para o filho), voltado para gestantes infectadas pelo HIV.
  • Linha de Cuidado Saúde do Trabalhador - A Linha de Cuidado Saúde do Trabalhador é a oitava do GHC e tem como objetivo assegurar a integralidade da atenção e adequação da gestão do cuidado aos mais de sete mil trabalhadores do Grupo.
  • Linha de Cuidado da Saúde Mental - A necessidade de integração e articulação dos profissionais da Saúde Mental fez com que, após o mapeamento e a dinâmica de funcionamento dos diversos serviços (CAPS II Adulto , CAPS Álcool e Drogas, Unidade de Internação Psiquiátrica, Serviço de Saúde Comunitária, Hospital Fêmina, Hospital Conceição e Hospital Cristo Redentor e Equipe de Interconsulta do Município), tivesse a proposta da constituição da Linha de Cuidado da Saúde Mental.  
  • Linha de Cuidado do Adolescente - Tem como objetivo a atenção integral à saúde de adolescentes e de jovens, de 10 a 19 anos, no âmbito de uma política nacional integrada, visando à promoção de saúde, à prevenção de agravos e à redução da morbimortalidade. Partindo de uma compreensão do conceito de saúde que leva em consideração a pluralidade de realidades que compõem a vida do adolescente, o GHC inclui também ações que preparam o adolescente para a vida de trabalho desde os programas de estágio e o Jovem Aprendiz.
  •  4. Democracia

    No GHC, trabalhadores e usuários participam dos rumos da gestão por meio de instrumentos de decisão como o Conselho de Administração, o Plano de Investimentos (PI) e o Conselho Gestor. 

     

     5. Igualdade e Inclusão

     O GHC constitui-se como uma instituição que tem, na responsabilidade social o compromisso com a promoção da inclusão, da igualdade e do desenvolvimento sustentável. Por isso, desenvolve políticas afirmativas de inclusão social por meio de comissões, programas e parcerias com outras instituições públicas ou com entidades da sociedade civil.

     

     6. Acolhimento 

     Baseado na política de humanização, do Ministério da Saúde o Acolhimento é uma forma de ação técnica e assistencial que muda a relação dos profissionais da saúde com os usuários a partir do compromisso com os processos de responsabilização e vínculo. 

     

     7. Doação de órgãos 

     O Grupo Hospitalar Conceição dispõe de Comissões Intra-hospitalares de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, formadas por equipes multidisciplinares que têm o papel de abordar os familiares de pacientes que foram ao óbito, para o conssentimento da doação de órgãos e tecidos. 

     

    8. Doação de Sangue  

    O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição está localizado no 2º andar do ambulatório no Hospital Conceição, Av. Francisco Trein, 596, Porto Alegre /RS. 

     

    9. Residência Integrada em Saúde (RIS) 

    Como instituição voltada para o ensino e a pesquisa, o GHC inova ao oferecer formação multidiciplinar por meio da Residência Integrada em Saúde, abrangendo as áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, farmácia, nutrição, odontologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. 

     

    10. Residência Médica 

    A Residência Médica é curso de pós-graduação “lato sensu” que visa a formação de especialistas, através de programa de treinamento, desenvolvido em ambiente médico-hospitalar e ambulatorial. 

     

    11. Brasil Sorridente 

    O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Hospital Conceição é unidade de referência em especialidades da área de saúde bucal. 

     

    12. Projeto Mamãe Pinta e Borda 

    Desenvolvido no Hospital da Criança Conceição. Oportuniza aos familiares das crianças internadas aprenderem e desenvolverem atividades artesanais, propiciando geração de renda e inclusão social.

    13. Saúde em Casa  

    O Programa Saúde em Casa, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, tem como objetivo garantir que os usuários possam receber atendimento e tratamento em seu próprio domicílio. A equipe de atendimento é multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, contando também com consultoria de outras áreas. 

     

    14. Parto Regionalizado 

    Com o sistema da regionalização do parto, os hospitais Fêmina e Conceição estão integrados à gestão municipal, sendo referência nas áreas ginecológica e obstétrica para as unidades básicas de saúde das regiões de sua abrangência.

      

    15. Programa de Atenção aos Cuidadores da Demência – PAC–D

    O programa é desenvolvido pela Equipe do Idoso no Ambulatório do Hospital Conceição por meio de reuniões mensais com grupo de familiares e cuidadores de idosos portadores da doença de Alzheimer e outras demências. As reuniões têm como objetivo oferecer apoio e orientação aos familiares, bem como a troca de informações entre os participantes. Os encontros têm temas definidos, de interesse do cuidador, e são coordenados por profissionais da equipe multidisciplinar. 

     

    registrado em: ,
    Erro
    Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
    « Abril 2024 »
    Abril
    DoSeTeQuQuSeSa
    123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930