Você está aqui: Página Inicial / Em execução / SEGURANÇA DO PACIENTE / Subprojetos / Eventos adversos / Sistema de notificação de eventos adversos

Sistema de notificação de eventos adversos

Diante da necessidade eminente de captar informação detalhada e qualificada relativa à ocorrência de eventos adversos que comprometem a qualidade assistencial e a segurança do paciente, fica clara a necessidade de propor estratégias de acompanhamento de eventos adversos.

Para que os eventos adversos sejam acompanhados de maneira sistemática, objetivando identificar erros e pontos críticos nos processos de trabalho, faz-se necessário o desenvolvimento de um sistema global de notificação destes incidentes.

Assim, este assunto tornou-se prioridade, visto que é necessário disponibilizar aos profissionais uma forma fácil e acessível de notificação dos eventos adversos ocorridos na instituição. Há alguns anos, havia sido disponibilizado um sistema de notificação, porém este era focado era nos produtos em saúde, porém este sistema era pouco usado no HNSC.

Com o avanço no gerenciamento de risco, que atualmente está focado no paciente e nos processos de trabalho, optou-se por complementar o sistema existente, oferecendo opções de notificação de eventos adversos relacionados ao cuidado, como: erros de medicação, flebite, quedas, perdas de sondas, cateteres e drenos, alergias prévias a medicamentos e alimentos, entre outros.

No ano de 2012 alguns pontos de melhoria serão discutidos como a ampliação dos tipos de eventos notificados. Além disso, está previsto o desenvolvimento de critérios de análise e classificação das notificações recebidas, bem como uma forma sistematizada de conduzir a investigação destes relatos, de forma a tornar o trabalho do  gerenciamento de risco mais resolutivo.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Junho 2025 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930