Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Todas Notícias

Rio investe em novo modelo de atenção à saúde

Em oito meses, Prefeitura inaugurou 12 Clínicas da Família e expandiu o programa Saúde Presente.

De novembro do ano passado a julho de 2010, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro inaugurou 12 Clínicas da Família para expandir as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças. Nesse novo modelo de saúde, chamado “Saúde Presente”, equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) oferecem atendimento personalizado ao cidadão no território em que reside. As equipes são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e agentes de vigilância em saúde. As clínicas dispõem de cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal.

As Clínicas da Família realizam consultas médicas em adultos e crianças, fazem pré-natal e cuidam da saúde bucal da população. Além disso, o cidadão pode ser vacinado, realizar exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. Com o novo modelo, a Secretaria consegue aperfeiçoar o serviço prestado nas clínicas, garantindo agilidade ao atendimento e melhorando a qualidade de vida da população. A nova estratégia pretende acabar com as filas e a procura pelos hospitais de emergência da cidade.

Outro diferencial da Clínica é o serviço de Telemedicina, que trabalha interligado a uma central com equipes treinadas para apoiar o diagnóstico, realizar exames à distância e encaminhar quadros clínicos mais complexos. O projeto, resultado da parceria da Prefeitura do Rio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), oferece suporte e apresenta soluções ao sistema de saúde. A meta é implantar este serviço em 40 clínicas, além dos quatro grandes hospitais municipais de emergência (Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto e Lorenço Jorge).

O Saúde Presente divide a cidade em 10 áreas de planejamento (AP) e prevê a cobertura completa de cada região. Para garantir a cobertura de toda a população, a Prefeitura trabalha para a inauguração de novas clínicas e reforma das que já existem, além de ampliar o horário de funcionamento das unidades (8 às 20h, de segunda a sexta-feira, e de 9 às 12h, aos sábados). O objetivo é construir 70 Clínicas da Família até 2012. A intenção é que a cidade tenha em torno de 50% de cobertura pelo PSF, com aproximadamente 1.500 equipes. Um investimento que irá atender quase três milhões de pessoas. Hoje a prefeitura dispõe de 12 Clínicas da Família: quatro na zona sul, quatro na zona oeste e quatro na zona norte.

 

Conheça as Clínicas da Família:

 

Clínica da Família Olímpia Esteves

Endereço: Rua Olímpia Esteves, s/nº - Realengo, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Pavão-pavãozinho e Cantagalo

Endereço: Rua Saint Roman, nº 172, na subida do MorroPavão-Pavãozinho, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Dona Zica

Endereço: Rua João Rodrigues, n° 43 Mangueira, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Mª Socorro Silva e Souza

Endereço: Estrada da Gávea, nº 520, curva do S - Rocinha, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Rinaldo Delamare

Endereço: Av. Niemeyer, nº 776 - São Conrado, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Victor Valla

Endereço: Dom Hélder Câmara , nº 1.390, em anexo à UPA Manguinhos – Manguinhos, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Zilda Arns

Endereço: Estrada do Itararé, nº 605 - Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Lenice Maria Monteiro Coelho

Endereço: Praça Miguel Pereira dos Santos, s/n – Santa Cruz, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Família Ilzo Motta de Mello

Endereço: Avenida Cesário de Melo, nº 11.485 – Paciência, Rio de Janeiro.

 

Unidade de Saúde da Família Santa Marta

Endereço: Rua São Clemente, 312 – Botafogo, Rio de Janeiro.

 

Unidade de Saúde da Família Rodrigo Roig

Endereço: Estrada do Itararé, nº 650 – Ramos, Rio de Janeiro.

 

Clínica da Famiília Valeria Gomes Esteves

Endereço: Rua Vitória Régia, nº 4 - Sepetiba, Rio de Janeiro.

Sepetiba ganha a primeira Clínica da Família

Unidade garantirá atendimento a 16 mil moradores da região.

J.P.  EngelbrechtA Prefeitura inaugurou no dia 4 de julho, a primeira Clínica da Família de Sepetiba, a Clínica de Saúde da Família Valeria Gomes Esteves, que beneficiará a 16 mil moradores do bairro. A clínica conta com consultórios, salas de ultrasonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos e curativos, imunização, saúde bucal, farmácia e almoxarifado. Além de consultas médicas e odontológicas e visita domiciliar, a unidade fará trabalho de prevenção, como pré-natal, exames de laboratório, tratamento e acompanhamento de diabetes, hipertensão e outras doenças.

O prefeito Eduardo Paes participou da inauguração ao lado dos secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann; de Obras, Alexandre Pinto; do secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e subsecretários municipais. Paes destacou que há 25 anos não se construía uma nova unidade de saúde da Prefeitura na Zona Oeste.

“O nosso problema não é hospital. É proteção básica para as pessoas não irem ao hospital. Nossa meta é construir 70 Clínicas da Saúde em toda a cidade. Toda a Zona Oeste vai ter em breve uma equipe de Saúde da Família. Também vamos construir uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Sepetiba. Isso é uma conquista”, disse Paes.

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, explicou o conceito da Clínica da Família, que é focado na prevenção e promoção da saúde. “Essa unidade é para cuidar de cada uma das famílias e evitar que vocês fiquem doentes. Aqui, vocês acham soluções para quase todos os problemas de saúde”, disse Dohmann aos moradores da região. Ainda de acordo com o secretário, a população receberá um cartão com o telefone celular do médico para os casos de urgência.

Atualmente, a cidade conta com Clínicas da Família em Realengo, Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, Mangueira, Manguinhos, Rocinha (2), Santa Marta, Santa Cruz, Alemão (2) e Paciência. Elas fazem parte do programa “Saúde Presente”, uma inovadora estratégia de atendimento público de saúde de forma territorializada. Cada área da cidade contará com uma teia formada por unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas, hospitais de referência e Caps, evitando que as emergências funcionem como porta de entrada do Sistema Único de Saúde. Outras Clínicas da Família estão em construção em Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.


A Clínica de Saúde da Família Valeria Gomes Esteves, em Sepetiba, fica na Rua Vitória Régia, 4. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.



Saúde Presente é o marco da expansão da atenção primária à luz da Estratégia de Saúde da Família

Nossa Missão é prover as condições necessárias para promoção, prevenção e assistência em saúde compreendida de forma sistêmica, executando atividades de excelência na área de saúde pública que resultem em melhorias na qualidade de vida da população carioca.

O Programa Saúde Presente é uma experiência de modelagem de redes de saúde, segundo pressupostos das políticas específicas do Setor e um plano de trabalho alinhado com projetos políticos elaboradas pelas esferas, federal e estadual, conforme detalhamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-MAIS SAÚDE), em sua versão municipal.

Visa promover a articulação entre os serviços de saúde e entre estes e a população, garantindo o comando único da gestão municipal e o estreitamento dos vínculos, a partir de um desenho de rede projetado regionalmente em que se busca superar a fragmentação dos cuidados em saúde.

A previsão é alcançar uma cobertura de 35% até 2012, no município. O referencial é a população estimada pelo Censo IBGE ajustado (SUBPAV/ SMSDC) - Plano Municipal de Saúde 2010 -2013 - e os recursos necessários virão dos mais de 2 bilhões de reais exclusivamente destinados pelo Plano Plurianual (PPA de 2010-2013) para Atenção Primária em Saúde; Ações e Programas de Saúde; Linhas de Cuidado e Vigilância em Saúde.

Desta forma, busca garantir uma distribuição mais equânime dos recursos financeiros desconcentrados, de acordo com nível de adensamento tecnológico a ser incorporado em cada uma das unidades de saúde constituintes de território integrado.

A revisão dos papéis gerenciais dos coordenadores de área orienta a busca por parcerias setoriais e intersetoriais para compor um plano de desenvolvimento local e ampliar o escopo das unidades produtoras de cuidados, com ênfase às ações de promoção e vigilância em saúde, estimulando abordagens diferenciadas e inovações em saúde a partir da lógica instituída pela Atenção Primária em Saúde.

Considera-se como parte dos investimentos, a construção de Clínicas de Família com projetos de ambiência e dimensões de cerca de 2 mil m², para as quais estão reservados 140 milhões de reais para investimento e custeio.

Prefeitura inaugura primeira Clínica da Família da Cidade

Inauguda a primeira Clínica da Família do programa Saúde Presente.


A Prefeitura do Rio inaugura, no dia 14 de novembro de 2009, a Clínica da Família Olímpia Esteves, em Realengo (Rua Olímpia Esteves, s/nº). Esta é a primeira unidade do novo modelo de saúde adotado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) que tem como objetivo focar as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia, o cidadão terá uma equipe de saúde que oferecerá atendimento personalizado. A clínica terá horário de atendimento ampliado, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h, e aos sábados, das 9 às 12 h, proposta que deverá ser aplicada gradativamente às demais unidades de atenção primária da cidade. A unidade será a primeira a utilizar prontuário eletrônico, através do modelo desenvolvido pelo Datasus. No total foram investidos cerca de R$ 2,35 milhões.

O secretário municipal da Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, ressalta o diferencial da nova estratégia: “o Saúde Presente tem como prioridade aumentar a cobertura de saúde da família na cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Esse programa vai garantir serviços de qualidade, com recursos e tecnologia de ponta também na atenção básica.”

A expectativa é que sejam realizadas mensalmente 5.760 visitas domiciliares, além de 570 atendimentos odontológicos e 300 exames preventivos. Para tanto, a unidade contará com seis equipes de Saúde da Família, cada uma formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. Também atuarão com as equipes três dentistas, três auxiliares e um técnico de saúde bucal, totalizando 67 profissionais que cuidarão de cerca de 24 mil pessoas que moram na região. A população assistida contará ainda com um telefone de plantão da sua equipe de saúde, que funcionará 24 horas, para orientações em casos de urgência e emergência.

Entre os serviços que serão oferecidos estão consultas médicas (adulto e pediatria), de enfermagem, de pré-natal e saúde bucal. Os moradores poderão ainda receber vacinas, realizar exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

A clínica Olímpia Esteves conta com consultórios de clínica médica, pediatria, hipertensão, aleitamento e ginecologia além de sala de curativos, imunização, procedimentos e de práticas integrativas complementares (massagens, fitoterapia, acupuntura, homeopatia). Haverá ainda sala de saúde bucal, uma central de esterilização completa, sala de reunião, farmácia e um auditório com capacidade para 50 pessoas. A unidade possui quatro equipamentos de saúde bucal com os periféricos (ultrassom e fotopolimizador), quatro equipamentos completos de ginecologia e mais um equipamento de práticas integrativas complementares.

Haverá ainda uma unidade da Academia Carioca da Saúde e Envelhecimento Saudável, equipada com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbica de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais, como hipertensos, diabéticos, entre outros.

Unidade será a primeira a ter segunda opinião médica por teleconferência

A inauguração da Clínica da Família Olímpia Esteves marca o início da atuação do serviço de Telemedicina no município do Rio. A unidade será interligada com uma central que contará com equipes treinadas para dar apoio diagnóstico com realização de segunda opinião, exames à distância e encaminhamento em quadros clínicos mais complexos. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que pretende dar suporte e resolubilidade ao sistema de saúde, trazendo eficiência e comodidade para a população. A primeira região a ser totalmente contemplada com os recursos de telemedicina será a de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. A meta da SMSDC é implantar o sistema em quarenta unidades de saúde, além dos quatro grandes hospitais municipais de emergência (Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge). O investimento estimado para a implantação da primeira fase do serviço é de R$ 2 milhões.

Com isso, a SMSDC pretende aperfeiçoar e otimizar o serviço prestado nas unidades de Saúde da Família, possibilitando que os casos sejam resolvidos de forma mais rápida e ágil, melhorando a qualidade de vida da população e, por consequência, diminuindo assim a procura da população pelos hospitais de emergência da cidade ou por agendamentos de consultas com especialistas.

Além disso, a Prefeitura do Rio e a Telecom Itália, por meio da TIM Brasil, assinarão termo de cooperação para funcionamento de parte do programa, com transmissão de exames por internet e telefonia móvel. O piloto está implantado nos postos da comunidade Santa Marta e na Ilha de Guaratiba, que estão conectados ao serviço de cardiologia do Hospital Municipal Miguel Couto. O hospital recebe os exames de eletrocardiograma, onde os cardiologistas avaliam e emitem o laudo.

Saúde Presente: o plano que vai mudar a saúde do Rio

O Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Com ele, a população passa a contar com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada cidadão terá uma equipe de saúde que o acompanhará. O programa divide a cidade em dez áreas e prevê a cobertura completa de saúde em cada região. As duas primeiras áreas a terem o projeto implantado serão as que englobam os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência e região do Méier e Grande Méier. Até o fim do primeiro semestre de 2010, esses bairros terão 100% da rede implantada.

Para garantir que toda a população dessas regiões tenha cobertura de Saúde da Família, a Prefeitura irá construir novas unidades e reformar as já existentes. O horário de funcionamento das unidades será ampliado.

Com o Saúde Presente será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumentará a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.

A meta da Prefeitura é construir 70 clínicas da Família até 2012. Ao todo, a cidade terá em torno de 50% de cobertura de Saúde da Família, com cerca de 1.500 equipes, saindo de uma cobertura de 210 mil para 3 milhões de habitantes.  A atual gestão assumiu a cidade com um quadro de apenas 3,5% de cobertura e já elevou este número para 8,5%.

Unidades que compõem o Saúde Presente: Clinicas da Família/Saúda da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, Policlínica, Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA), CAPSad e CAPSi – Centros de Atenção Psicossocial, Hospital de referência, Farmácia Presente.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Abril 2016 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930