Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Surtos e Emergências em Saúde Pública e a Rede Cievs

Surtos e Emergências em Saúde Pública e a Rede Cievs

Emergências de saúde pública são eventos que, independente da origem ou fonte, representam ou poderiam representar risco significativo à saúde dos seres humanos. Podem ser exemplificados por algumas doenças infecciosas, desastres naturais, acidentes químicos ou até mesmo bioterrorismo. No anexo II da portaria n.º 104/GM/MS, de 25 de janeiro de 2011 são listados os eventos que se constituem possíveis emergências de saúde pública.

Com o objetivo de aprimorar a resposta às situações de emergência em saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), inaugurou, em outubro de 2005, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Segundo a Portaria nº30, de 07 de julho de 2005, o CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Neste sentido, a CIEVS e toda a sua Rede atuam diretamente na detecção, avaliação/verificação, monitoramento e resposta coordenada aos riscos de saúde pública, incluindo as de relevância nacional e/ou internacional.

Nas investigações, a elucidação do agente responsável, fatores de risco e adoção de medidas de prevenção e controle em tempo hábil, só é possível a partir da notificação imediata durante a suspeita, não sendo necessário aguardar o resultado final das análises laboratoriais.

A experiência mostra que é a integração entre os profissionais de saúde do setor público e privado, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde que permite a adoção e implementação de medidas de controle e prevenção oportunas.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930