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Assistente Pessoal

Título: O USO DE UM ASSISTENTE PESSOAL COMO FACILITADOR DA INTERAÇÃO NO PORTAL DO OBSERVATÓRIO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA OS SISTEMAS E SERVIÇOS DA SAÚDE

Autores:

Alexandre Ribeiro (UCS),Elisa Boff (UCS), Carine Geltrudes Webber (UCS), Franciele Leite (UCS), Alcindo Antônio Ferla (UFRGS)

Tema:

2. Ensino e Pesquisa em Saúde

Resumo:

A crescente inserção das TICS em sistemas e serviços de saúde vem trazendo novos desafios às áreas de Informática e Saúde. Entre eles, está o projeto de ambientes que facilitem aos estudantes e profissionais da área da saúde o acesso ao grande volume de informações disponíveis, como por exemplo no DATASUS. Nesse contexto, este trabalho apresenta um Assistente Pessoal (AP) cujo objetivo é facilitar a utilização do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação para os Sistemas e Serviços da Saúde (OTICSSS).

O AP foi modelado em uma abordagem multiagente, sendo organizado em diferentes módulos, cada um destinado a uma função específica: comunicação em linguagem natural (entre usuário e AP), feedback (informa o usuário que foi dada alguma resposta com relação a alguma atividade em andamento), recomendação colaborativa (recomenda materiais de apoio para o usuário, como tarefas de reforço à aprendizagem, além de sugerir leituras e outras atividades), monitoramento (verifica se o usuário está realizando as tarefas propostas) e interação (monitora a interação do grupo e garante que todos os membros participam ativamente e identifica situações nas quais um usuário poderia se beneficiar da interação com outro usuário).

A interação com o AP se dá em língua natural, fazendo uso de uma base de conhecimento desenvolvida utilizando a linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language), que é derivada do XML e foi desenvolvida pela comunidade de software livre Alicebot. Devido às suas características, esta linguagem é muito utilizada para construção de bases de conhecimento para assistentes pessoais.

O AP foi desenvolvido para trabalhar com mais de uma base de conhecimento, permitindo que ele converse sobre generalidades, sobre o próprio portal (em desenvolvimento), e sobre os indicadores e dados básicos da saúde (IDB, 2008; RIPSA, 2008), item C sobre mortalidade. Este último subconjunto de conhecimentos é especialmente importante para a ferramenta de auxílio a consultas em bases de dados da saúde, também desenvolvida no escopo do mesmo projeto.

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