Você está aqui: Página Inicial / Estante / Textos / Produção Científica / 11º CPSP / Dimensionamento da Força de Trabalho

Dimensionamento da Força de Trabalho

Título: DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO: UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO PARA HOSPITAIS DO SUS

Autores: Mariana Bertol Leal (EESP/BA), Alcindo Antônio Ferla (UFRGS), Lisiane Boer Possa (GHC), Sara Martins Carvalho Rodrigues (MS), Heloísa Marcolino (MS), Elzira Maria do Espirito Santo (MS)

Tema:

5. Gestão do Trabalho e Educação Permanente

Resumo:

Os avanços na organização do sistema de saúde no Brasil com a criação e implantação do SUS vêm destacando a importância da qualificação da gestão de serviços, redes e sistemas de saúde. Assim, propunha-se a redefinição dos espaços e processos de cuidado, redefinindo o papel dos serviços nessa rede de cuidado, entre eles, o hospital. Dentre os aspectos considerados relevantes para o processo de reforma hospitalar, destaca-se a articulação em rede e a gestão do trabalho. Considerar os trabalhadores como determinantes do processo de gestão e atenção desenvolvido nas estruturas hospitalares, propiciou um debate acerca da urgente reorganização da gestão da força de trabalho. Assim, a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Recursos Humanos começou a desenvolver um trabalho com apoio de uma equipe de consultoria para o dimensionamento da força de trabalho dos hospitais federais. Este trabalho teve como objetivo realizar descrição e análise quantitativa do quadro de trabalhadores dos hospitais, através de indicadores construídos como informações necessárias e posterior definição de parâmetro para para dimensionar o quadro de pessoal ideal de um hospital. A metodologia utilizada consistiu em levantamento dos dados secundários de força de trabalho e da capacidade instalada existente nos hospitais, produção dos indicadores gerais e específicos referente aos recursos humanos existentes, análise destes indicadores dentro do contexto em que foram gerados, no sentido da expressão de uma realidade concreta e análise comparativa dos indicadores encontrados nos hospitais pesquisados com parâmetros disponíveis na literatura da área. Posterior a esse trabalho inicial foram definidos parâmetros de dimensionamento considerando a realidade complexa encontrada em cada um dos hospitais federais envolvidos neste trabalho. Os parâmetros definidos variam de 3 a 6 funcionários/leito, sendo que os funcionários são considerados por sua força de trabalho, com suas diferentes cargas horárias, e os leitos são ajustados por sua taxa de ocupação e diante proporcionalidade com a produção de outros serviços desenvolvidos nas organizações hospitalares. Este trabalho atualmente produziu ajustes na gestão dos hospitais envolvidos e já disparou processos seletivos e remanejamento de pessoal para melhor adaptar a força de trabalho a cada realidade dos hospitais federais.

Ralph dos Santos Teixeira
Ralph dos Santos Teixeira disse:
18/01/2012 08:01

Prezado Alexandre,

Muito me interessa o tema em questão, gostaria de ter acesso ao texto integral. Como posso fazê-lo?
Agradeço.

José Carlos Castelo Branco Filho
José Carlos Castelo Branco Filho disse:
01/04/2018 21:55

Também gostaria de ter acesso... se possível, entre em contato josecarlos@castelobrancobsb.com.br

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930