Você está aqui: Página Inicial / Estante / Textos / Produção Científica / 8º C. Rede Unida / AP no OTICSSS

AP no OTICSSS

Título: UTILIZAÇÃO DE UM ASSISTENTE PESSOAL NO PORTAL DO OBSERVATÓRIO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA OS SISTEMAS E SERVIÇOS DA SAÚDE

Autores:
Alexandre Ribeiro (aribeiro@ucs.br), Carine Webber (cgwebber@ucs.br), Elisa Boff (eboff@ucs.br), Franciele Leite (fleite@ucs.br), Alcindo Ferla (alcindoferla@uol.com.br)

Resumo:

A crescente inserção das TICS em sistemas e serviços de saúde vem trazendo novos desafios às áreas de Informática e Saúde. Entre eles, está o projeto de ambientes que facilitem aos estudantes e profissionais da área da saúde o acesso ao grande volume de informações disponíveis, como por exemplo no DATASUS. Nesse contexto, este trabalho apresenta um Assistente Pessoal (AP) cujo objetivo é facilitar a utilização do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação para os Sistemas e Serviços da Saúde (OTICSSS).
Lieberman e Armstrong mostraram a partir de seus inúmeros trabalhos de pesquisa que um assistente pessoal inteligente pode ser usado para melhorar a consulta na web e auxiliar na navegação. As aplicações que fazem uso de assistentes pessoais vão desde uma simples pesquisa na web até atividades colaborativas complexas.
Os principais objetivos do portal no qual o AP está inserido são: socializar conhecimentos produzidos no escopo do projeto (OTICSSS), promover a colaboração entre os pesquisadores, dar suporte ao trabalho à distância, disponibilizar produtos e serviços na área da saúde, dispor de um ambiente virtual de aprendizagem para dar suporte às atividades de ensino e pesquisa e apoiar a gestão na área da saúde.
O AP foi modelado em uma abordagem multiagente, sendo organizado em diferentes módulos, cada um destinado a uma função específica: comunicação em linguagem natural (entre usuário e AP), feedback (informa o usuário que foi dada alguma resposta com relação a alguma atividade em andamento), recomendação colaborativa (recomenda materiais de apoio para o usuário, como tarefas de reforço à aprendizagem, além de sugerir leituras e outras atividades), monitoramento (verifica se o usuário está realizando as tarefas propostas) e interação (monitora a interação do grupo e garante que todos os membros participam ativamente e identifica situações nas quais um usuário poderia se beneficiar da interação com outro usuário).
A interação com o AP se dá em língua natural, fazendo uso de uma base de conhecimento  desenvolvida utilizando a linguagem AIML (Artificial Intelligence Markup Language), que é derivada do XML e foi desenvolvida pela comunidade de software livre Alicebot. Devido às suas características, esta linguagem é muito utilizada para construção de bases de conhecimento para assistentes pessoais.
O AP foi desenvolvido para trabalhar com mais de uma base de conhecimento, permitindo que ele converse sobre generalidades, sobre o próprio portal (em desenvolvimento), e sobre os indicadores e dados básicos da saúde (IDB, 2008; RIPSA, 2008), item C sobre mortalidade. Este último subconjunto de conhecimentos é especialmente importante para a ferramenta de auxílio a consultas em bases de dados da saúde, também desenvolvida no escopo do mesmo projeto.

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031