Você está aqui: Página Inicial / Estante / Textos / Produção Científica / Sobek

Sobek

Artigos sobre o Sobek - Ferramenta de Mineração de Textos
File Mineração de padrões no gênero textual blog
SEVERO, Emilio ; BARBOSA, Maria Lúcia Kroeff ; REATEGUI, Eliseo . Mineração de Padrões no Gênero Textual Blog. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009. Este trabalho apresenta um estudo sobre aplicação de ferramentas para mineração de textos, selecionados do gênero textual emergente blog. Neste estudo, pretende-se descobrir padrões nos termos resultantes da mineração, bem como, verificar se os resultados obtidos podem auxiliar no entendimento do conteúdo dos textos com foco educacional. A mineração dos textos foi realizada através das ferramentas Sobek e Tag Clouds. Palavras-chave. Mineração de padrões, gêneros textuais, blog.
File O Emprego da Ferramenta de Mineração de Textos SOBEK como Apoio à Produção Textual
KLEMANN, Miriam ; LORENZATTI, Alexandre ; REATEGUI, Eliseo . O Emprego da Ferramenta de Mineração de Textos SOBEK como Apoio à Produção Textual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009, Florianópolis. Anais do SBIE, 2009. Este artigo descreve a proposta de utilização de uma ferramenta de mineração de textos como apoio à produção textual. A ferramenta permite a extração de conceitos e de relacionamentos a partir de textos analisados, auxiliando os alunos na avaliação destes conceitos e compreensão mais aprofundada dos textos. Um estudo de caso é apresentado no qual a utilização da ferramenta foi acompanhada no contexto da produção de um texto na área de contabilidade empresarial. O estudo mostrou a potencialidade da ferramenta no apoio à produção textual, bem como problemas que devem ser solucionados para que esta possa ser empregada por mais eficácia pelos estudantes. PALAVRAS-CHAVE: construção textual, mineração de textos
File QUALITATIVE ANALYSIS OF DISCUSSION FORUMS
AZEVEDO, Breno ; REATEGUI, Eliseo ; BEHAR, Patricia . Qualitative Analysis of Discussion Forums. In: IADIS International Conference on e-Learning, 2010, Freiburg, Alemanha. Anais do EL 2010, 2010. This paper proposes a qualitative analysis of discussion forums. The text contributions made by students in forums can be analyzed by applying text mining techniques. Results can be used by teachers to follow student discussions, contributions and how they build knowledge. KEYWORDS discussion forums, text mining
File Using Text-Mining to Support the Evaluation of Texts Produced Collaboratively
MACEDO, Alexandra ; REATEGUI, Eliseo ; LORENZATTI, Alexandre ; BEHAR, Patricia . Using Text-Mining to Support the Evaluation of Texts Produced Collaboratively. In: Tatnall, A., Jones, A.. (Org.). Education and Technology for a Better World: Selected papers of the 9th IFIP TC3 WorlAbstract: This paper presents a collaborative writing system which has been conceived to be used by teachers as a collaborative learning tool in distance learning courses. Besides enabling students to communicate with each other and elaborate a text in a collaborative way, the system has an embedded text mining tool to enable teachers to extract graphs from student’s writings. The graphs give teachers a concise view of the students’ works by showing important concepts that appear in the texts. An extension course was organized in order to provide an initial validation for the collaborative writing tool. The experiments carried out during the course demonstrated the potential of text mining for the analysis of students’ work. The experiments carried out as well as their results are presented here, followed by conclusions and suggestions for future work. Keywords: collaborative writing, text mining, distance learningd Conference on Computers in Education, WCCE. Berlin: Springer, 2009, v. , p. 368-377.
File Tutorial de instalação e utilização do Sobek
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930