Brasil contra a gripe
De 15 a 26/04 acontece, em todo o Brasil, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A iniciativa do Ministério da Saúde tem o objetivo de vacinar idosos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde e doentes crônicos, um total de 39 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 31 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do público-alvo.
O Ministério da Saúde faz um apelo para que pessoas com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e não deixem levar a prescrição médica. Também é muito importante que, além das gestantes, mulheres em puerpério (45 dias após o parto) tomem a vacina, já que, durante a amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê.
Ao todo, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses para que todos os interessados possam tomar a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circularam no inverno do ano passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A campanha é uma parceria entre as três esferas gestoras do SUS (Ministério da Saúde, secretarias estaduais e secretarias municipais) e contará com 65 mil postos de vacinação e envolvimento de 240 mil pessoas.
Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/9975/162/saude-lanca-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe.html