Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Estado do Rio de Janeiro pronto para o VER-SUS

Estado do Rio de Janeiro pronto para o VER-SUS

Vivências e estágios no sistema de saúde fluminense acontecerão em seis municípios, entre 29/01 e 15/02, envolvendo 100 estudantes, dez facilitadores e uma comissão organizadora composta por representantes de diferentes órgãos e instituições do Rio de Janeiro

 

A comissão estadual do Rio de Janeiro divulgou a data das Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS BRASIL), quando levará 100 estudantes para conhecer a rede de saúde de seis municípios fluminenses. O VER-SUS RJ começa dia 29/01 e vai até 15/02 nas cidades do Rio de Janeiro, Rio Bonito, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda e Piraí.

 

No VER-SUS RJ, os estudantes estarão focados na Rede de Atenção à Saúde, onde poderão refletir sobre a organização e o funcionamento do sistema de Saúde dos fluminenses. As unidades ou pontos de atenção como Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento, Hospitais, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros, incluindo os espaços de apoio logístico das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como Centrais de Regulação, Ouvidorias, Controle e Avaliação, estão no roteiro de visitas proposto pela comissão estadual.

 

O roteiro de visitas do VER-SUS RJ foi proposto pela Comissão estadual para estimular a aproximação da graduação em Saúde, com os serviços de Saúde e a gestão do sistema de Saúde. Além disso, as vivências também podem ser um momento de reflexão da gestão municipal a respeito da implementação de seu projeto e possíveis oportunidades de inovação.

 

Para potencializar a experiências dos estudantes, a Comissão Estadual do VER-SUS realizará treinamento com dez facilitadores que acompanharão às visitantes, estimularão o uso da comunidade de práticas no ambiente virtual, bem como as rodas de conversa para problematizar questões de saúde. As comunidades de práticas fazem parte da Estação VER-SUS BRASIL, integrada ao projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), e são uma plataforma que reúne soluções tecnológicas para registrar, armazenar, recuperar e disseminar a produção de conhecimento resultante das diversas experiências do VER-SUS.

 

Comissão organizadora aprovada pela CIB

 

A Comissão Estadual do Rio de Janeiro foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 08/12, no intuito de fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito estadual. Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, do COSEMS/RJ, da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade do Grande Rio, bem como a União Estadual do Estudantes, a Associação Brasileira Rede Unida e a Comissão Nacional VER-SUS compõem a comissão de organização do projeto VER-SUS no estado do Rio de Janeiro.
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930