MS lança projeto de Educação Permanente em Saúde
O Ministério da Saúde acaba de lançar o projeto de Educação Permanente em Saúde para capacitar 2,5 mil profissionais de saúde que atuam na Rede de Atenção às Urgências e Emergências de todo o País. A capacitação é dividida em etapas e a primeira fase, programada para 2013, será voltada para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas que atuam na área de Cardiologia, com ênfase nas emergências cardiovasculares. Este primeiro treinamento está sob a responsabilidade da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Nas outras etapas, a capacitação se estenderá às áreas de Neurologia e Paciente Crítico ou Grave.
Inicialmente, as turmas acontecerão em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, onde serão aplicados os Treinamentos de Emergências Cardiovasculares nas modalidades Avançado, para médicos e enfermeiros, e Básico, para fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. O curso desenvolvido pela SBC utilizará metodologia ativa de aprendizado por meio de simulação baseada em casos da realidade local dos alunos.
Ao capacitar esses profissionais, o Ministério da Saúde espera melhorar o atendimento da população e consequentemente reduzir as taxas de morbidade e mortalidade de pacientes atendidos nas portas de entrada hospitalares e de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de todo o país.