Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Estação GHC vai apoiar monitoramento de próteses no país

Estação GHC vai apoiar monitoramento de próteses no país

Sistema de registro informatizado criado na cooperação entre GHC e Anvisa em implantes de quadril e joelho vai servir de base para pesquisa em outros hospitais do Brasil

O Projeto de Avaliação e Acompanhamento de Dispositivos Médicos da Anvisa, desenvolvido junto com o Grupo Hospitalar Conceição, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia vai monitorar e avaliar próteses de quadril e de joelho no país. A iniciativa começará por hospitais de Curitiba que realizam cirurgias com a utilização desses produtos. Um dos objetivos é conhecer o perfil de qualidade, segurança e efetividade das próteses por meio de ensaios laboratoriais e cadastro de cirurgias. Com isso, será possível identificar problemas críticos relacionados à fabricação do material, à indicação do implante e ao procedimento cirúrgico.

O Grupo Hospitalar Conceição é referência no Brasil no monitoramento dessas próteses. A Gerência de Informática da instituição, juntamente com o Serviço de Traumatologia do Hospital Cristo Redentor, criaram um sistema de registro informatizado das artroplastias primárias e de revisão de joelho e quadril, que deve servir de base para os demais hospitais.

O projeto foi desenvolvido pela Estação "Escola GHC" do OTICS, em parceria com a Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC, do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

O que são os implantes
Os implantes ortopédicos são produtos considerados de alto risco, já que são invasivos e estranhos ao organismo. Depois de introduzido no organismo, o implante permanece por anos dentro do corpo, sendo de difícil monitoramento. Além disso, os fatores de sucesso para a colocação de uma prótese vão desde o processo de fabricação até a cirurgia e o
acompanhamento do paciente.

A participação da capital paranaense no projeto foi firmada nesta semana com a assinatura do projeto entre a Anvisa, a secretaria municipal de Curitiba e a vigilância sanitária local. Os hospitais da cidade que participam da Rede Sentinela foram os primeiros a firmar a participação no projeto.

A rede de novos parceiros

Confira a lista dos hospitais participantes em Curitiba:

1. Hospital XV
2. Artro Clínica de Cirurgia Ortopédica
3. Hospital Vita Curitiba
4. Hospital São Lucas
5. Hospital Nossa Senhora Das Graças – hospital da Rede Sentinela
6. Hospital Nossa Senhora do Pilar
7. Hospital São Vicente – hospital da Rede Sentinela
8. Hospital Vita Batel
9. Hospital Santa Cruz

Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031