Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias

Notícias

Rede Unida abre chamada para submissão de trabalhos
Em sua 10ª edição, Congresso Internacional terá como tema central “Educação, Saúde e Participação: Ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Não deixe de inscrever trabalhos científicos e/ou relatos de experiências foram PRORROGADAS até 15 de janeiro de 2011!
Gerenciamento de Risco promove Jornada no GHC
O objetivo foi sensibilizar e mobilizar os profissionais de saúde para a temática da segurança do paciente, criando uma cultura preventiva nas rotinas diárias de saúde no GHC, desenvolvendo ferramentas que possibilitem mudanças nas práticas assistenciais, minimizando riscos aos pacientes e aos profissionais que atuam no processo do cuidado.
Ministro prestigia ações apoiadas pela Escola GHC
VER-SUS e a qualificação de preceptores e professores promovidos em parceria com a unidade do GHC foram prestigiadas por Alexandre Padilha
Equipe discute sistema de controle de próteses ortopédicas
Projeto do GHC é pioneiro na implantação informatizada do Registro Nacional de Artroplastia
Canadenses e americanos conhecem projeto de monitoramento de implantes no SUS
Registro de próteses de joelho e quadril está inserido na Estação Escola GHC do OTICS O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) recebeu, no dia 21 de março, uma visita técnica internacional coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A missão contou com a participação de representantes do Health Canadá e do Food and Drug Administration (FDA), agências reguladoras do Canadá e dos Estados Unidos, respectivamente. As delegações vieram conhecer o trabalho de monitoramento e registros de implantes ortopédicos usados em procedimentos cirúrgicos no Hospital Cristo Redentor.
Equipe discute sistema de controle de próteses ortopédicas
Projeto do GHC é pioneiro na implantação informatizada do Registro Nacional de Artroplastia
PMAQ abre seleção para 128 vagas
Programa do Ministério da Saúde aceita inscrições até 10 de abril para vagas de supervisor de campo e coletor de campo. Saiba como se inscrever aqui.
Dossiê sobre impacto dos agrotóxicos na saúde dos brasileiros é lançado na Rio+20
Segunda parte da pesquisa foi lançada na Cúpula dos Povos pela ABRASCO
Conheça os projetos da Estação
A Estação Escola GHC visa potencializar boas iniciativas realizadas por profissionais do GHC por meio de projetos científicos. Conheça os projetos em execução!
Conhecimentos em Vigilância
O Diretório de Conhecimento em Vigilância Sanitária (DCVISA) é um portal de governo eletrônico que permite aos profissionais e às instituições do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) divulgar suas competências e práticas de trabalho.
Publicações da Escola GHC
Acesse às publicações produzidas pelos pesquisadores e alunos da Escola GHC.
O trabalho de farmacovigilância nos hospitais da Rede Sentinela
A Rede de Hospitais Sentinelas conta com mais de cem hospitais, distribuídos em todos os estados brasileiros. A maioria são hospitais de grande e médio porte, que realizam procedimentos médicos variados e desenvolvem programas de residência médica.
Acompanhe as atualizações no Notivisa
O NOTIVISA é um sistema informatizado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para receber as notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas aos seguintes produtos sob vigilância sanitária.
Leia o plano de ações contra doenças crônicas até 2022
Conheça o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde
Acesse o Manual de Tecnovigilância
O “Manual de Tecnovigilância: abordagens para a vigilância sanitária de produtos para a saúde comercializados no Brasil” foi editado pela Anvisa para auxiliar no funcionamento de sistemas e equipamentos e assegurar as ações de manutenção preventiva, corretiva e seus respectivos testes.
Promoção em Saúde é abordada em glossário
Elaborado conjuntamente pelas equipes da Coordenação-Geral de Vigilância de Agravos e Doenças não Transmissíveis (CGDANT) e do Projeto de Terminologia da Saúde do Ministério da Saúde (MS), o Glossário Temático Promoção da Saúde reúne os principais vocábulos utilizados na linguagem do campo de atuação da área técnica de Vigilância de Agravos e Doenças não Transmissíveis.
Relatório analisa Lavagem de mãos em hospitais brasileiros
Relatório sobre Autoavaliação para Higiene das Mãos (HM) apresenta os resultados brasileiros para o instrumento elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O trabalho é inédito e revela dados importantes sobre as rotinas de segurança sanitária realizadas por gestores e profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde de todo o Brasil.
Ministério lança alerta sobre cuidados contra gripe
Ação pretende sensibilizar os profissionais de saúde para a prevenção
Restrições sanitárias a alimentos típicos no centro de debate
A polêmica em torno do controle sobre produtos regionais e lanches produzidos na rua mobilizou especialistas em culinária e profissionais da Anvisa e Ministério da Agricultura.
Alerta sobre suplementos alimentares com substâncias proibidas
De acordo com a Anvisa, alguns produtos contêm ingredientes que não são seguros para ingestão ou têm substâncias com propriedades terapêuticas que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.
RS: farmácias vão receber remédios vencidos
Medicamentos fora do prazo terão destino apropriado em Porto Alegre. Foi aprovado na Câmara de Vereadores um projeto de lei que estabelece procedimentos para o descarte.
Conferência adverte sobre uso indiscriminado de estimulantes por crianças e adolescentes
O uso excessivo foi tema de moção de recomendação e repúdio divulgada em Brasília no dia 14 de julho no encerramento da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Gestão participativa é tema da Revista Saúde e Sociedade
Edição de maio traz conjunto de trabalhos finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela SGTES em 2008
Medicamentos de venda livre podem ficar ao alcance do consumidor
De acordo com a nova norma, os medicamentos de venda livre devem ficar em área segregada à área destinada aos produtos correlatos, como cosméticos e produtos dietéticos, por exemplo, e devem ser organizados por princípio ativo para permitir a fácil identificação pelos usuários.
Proqualis lança novo boletim informativo
Lançamento das páginas virtuais e participação em eventos e cursos são o tema central da edição de nº 11.
Conheça o PROQUALIS
O Proqualis trata essencialmente da identificação, organização e disseminação de informações em saúde, com o emprego de modernas tecnologias da informação, em consonância com a missão institucional do Icict e contando com o apoio proporcionado pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Atenção à Saúde.
Curso Online da OMS sobre Segurança do Paciente
As oito sessões são direcionadas a profissionais de saúde e investigadores interessados em aumentar seu conhecimento sobre os problemas relacionados à segurança do paciente/doente. O material foi promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Programa mostra riscos de intoxicação em casa
A equipe do "Bem Estar", da TV Globo, abordou a temática. A edição mostrou que medicamentos e produtos de limpeza guardados incorretamente ameaçam principalmente crianças.
Programa mostra riscos de intoxicação em casa
A edição mostrou que medicamentos e produtos de limpeza guardados incorretamente ameaçam principalmente crianças.
Mães recebem Kit Bebê Seguro para prevenir acidentes tóxicos
Iniciativa faz parte do projeto de Toxicovigilância realizado pela Estação Escola GHC do OTICS em parceria com a Anvisa
Mães recebem Kit Bebê Seguro para prevenir acidentes tóxicos
Iniciativa faz parte do projeto de Toxicovigilância realizado pela Estação Escola GHC do OTICS em parceria com a Anvisa
Casinha Segura e os perigos da intoxicação
Maquete conscientiza crianças e pais sobre os riscos provocados por medicamentos e produtos químicos
Anvisa adota medidas para acelerar análise de registro
A Anvisa adotou um conjunto de medidas para modernizar a análise do registro de novos produtos e dar mais rapidez ao processo. As ações devem melhorar a capacidade operacional da Agência, reduzir o tempo de aprovação de produtos, desburocratizar processos e eliminar custos para empresários, microempreendedores e agricultores familiares. As ações fazem parte da segunda fase do Contrato de Gestão pactuado com o Ministério da Saúde.
Manual de Registro de Materiais de Saúde
O objetivo do manual é melhorar o nível de informações prestadas para a regularização de materiais de uso em saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Ministério cria força-tarefa para apurar prótese e órtese em 20 hospitais
Departamento Nacional de Auditorias do SUS apurou, em análise preliminar, possíveis distorções em pagamento. Ação vai durar 60 dias.
Saúde e Anvisa lançam ações para segurança do paciente
O objetivo é promover melhorias relativas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação.
Hotsite Segurança do Paciente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza numa página especial destinada a pacientes e profissionais de saúde um conjunto de orientações organizadas sob a forma de cartaz e folder, produto do projeto intitulado: Pacientes pela Segurança dos Pacientes, além de outras publicações e informações relevantes ao tema!
Segurança do paciente aplicada em hospital gaúcho
Há dois anos, a Anvisa é parceira em uma ação inovadora implementada no Hospital Conceição, em Porto Alegre (RS), unidade que integra o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). No hospital, são realizadas ações que têm como objetivo reduzir eventos adversos em pacientes.
GHC lança campanha de higienização de mãos
Conscientização foi reforçada com música e teatro. A ação fez parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde.
Higienização das mãos mobiliza UPA Moacyr Scliar
Uma equipe do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Conceição (CIH/HNSC) distribuiu materiais informativos da campanha de higienização das mãos para diversos trabalhadores e usuários da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte de Porto Alegre.
Como se tornar membro da Rede Sentinela
Rede Sentinela funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Cada serviço que compõe a Rede possui uma Gerência de Risco, que representa a referência interna da Vigipós na sua instituição.
Teor de iodo no sal deve ser reduzido
A medida foi tomada a partir de pesquisas que revelam que a população brasileira consome a substância em quantidade acima da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os novos valores também seguem a orientação do Ministério da Saúde, que tem acompanhado o perfil de consumo de sal no Brasil.
Ação tenta zerar fila de cirurgia de quadril no Acre
Profissionais especializados do Into vão realizar cirurgias em locais com baixa oferta de serviços em traumatologia e ortopedia.
Rede Unida lança espaço virtual para Encontros Regionais
Os encontros são uma estratégia consagrada pela Rede Unida para colher contribuições para a programação do 11º Congresso Internacional, previsto para abril de 2014.
Governo avalia distribuição de remédio contra câncer
Integrantes da comunidade médica afirmam que o medicamento é indispensável no tratamento de um determinado tipo da doença.
Artigo da RECIIS sobre a Estação
Neste artigo fez-se uma análise descritiva da experiência realizada na parceria entre o OTICS e a Escola GHC, utilizando-se inicialmente uma abordagem conceitual relativa aos desafios da atuação em cenários especializados e de grande complexidade e das potencialidades à inovação do uso da informação e suas tecnologias no cotidiano do trabalho e da gestão em saúde.
Consultas discutem protocolos para segurança do paciente
A Coordenação de Vigilância em Serviços Sentinelas da Anvisa liberou o acesso aos programas Sentinelas em Ação realizados em abril. Nestas edições os participantes da Rede Sentinela discutiram estratégias para a implantação da segurança do paciente em todo o Brasil.
Anvisa lança Consulta Pública sobre Boas Práticas Regulatórias
Esse conjunto de regras busca o aperfeiçoamento da qualidade regulatória, a institucionalização de estratégias de transparência e previsibilidade, e a busca por uma regulação eficiente.
Prêmio incentiva uso racional de medicamentos
O Ministério da Saúde – em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SCTIE) – realizará a IV edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do uso Racional de Medicamentos Lenita Wannmacher.
Mutirões de cirurgias de quadril pelo SUS
Mutirão do Into atenderá pessoas em duas cidades.
Mostra premia experiências em Atenção Básica
Ministério da Saúde abre inscrições para concurso que valoriza iniciativas no SUS
Brasil inaugura fábrica de medicamentos de alta tecnologia
Além de inaugurar sua primeira planta para a produção de medicamentos biotecnológicos, o laboratório vai expandir a sua unidade farmoquímica (produção de insumos) e dar início à construção de uma fábrica de medicamentos oncológicos.
Estação GHC vai apoiar monitoramento de próteses no país
Sistema de registro informatizado criado na cooperação entre GHC e Anvisa em implantes de quadril e joelho vai servir de base para pesquisa em outros hospitais do Brasil
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930