Mães recebem Kit Bebê Seguro para prevenir acidentes tóxicos
As mulheres que derem à luz nos Hospitais Fêmina e Conceição, integrantes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), estão recebendo uma bolsa produzida especialmente para o Kit Bebê Seguro com orientações espeiais sobre os riscos de intoxicações com produtos tóxicos entre medicamentos, pesticidas e artigos de limpeza e higiene. O lançamento foi realizado no dia 03 de agosto, no Hospital Fêmina, dentro das atividades da Semana da Amamentação.
A iniciativa faz parte das ações que marcam o mês dedicado ao tema, que culmina com o Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Tóxico, em 20 de agosto. A campanha deve ser realizada ao longo de dois meses nos seis hospitais. Durante a apresentação, o diretor-superintendente do GHC, Carlos Nery Paes, destacou a importância da iniciativa que surge a partir da pesquisa:
- "Todos temos a responsabilidade com a a segurança das crianças para o desenvolvimento mais saudável dos nossos jovens. Os pais devem estar atentos para guardar os materiais perigosos em local seguro. Isso é uma forma de carinho e proteção aos pequenos", falou o superintendente.
O kit contém materiais informativos como um trocador com dicas especiais e um material que simula uma casa, mostrando os locais de maior perigo. Além disso, também há um calendário de três anos para acompanhar o desenvolvimento e as medidas de segurança para proteger a criança dos acidentes tóxicos. Para a auxiliar administrativa Lucilene Vaz disse que o kit vai ajudar no cuidado do pequeno Luciano, de sete meses: - "Ele está entrando na fase de mexer em tudo e já percebi que vou precisar tirar os produtos do chão. Com um bebê novo muda muito a rotina e tu se preocupa com tantas coisas qe se esquece se cuidados até acontecer um acidente. Achei excelente a campanha". Foco na prevenção O Kit Bebê Seguro foi produzido pelo projeto de Toxicovigilância desenvolvido na Estação Escola GHC do OTICS – Observatório de Tecnologia em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde, numa parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A coordenadora da Estação Escola GHC do OTICS, Jamaira Giora, lembrou que sendo os casos de intoxicação como acidentes preveníveis merecem ações para reduzir os riscos, por isso a importância da iniciativa. A ação faz parte de um programa multifocal criado para identificação de risco relacionado a produtos e prevenção de agravos tóxicos. O kit Bebê Seguro se soma a outra iniciativas anteriores realizadas junto ao Serviço de Saúde Comunitária do GHC. O grupo realizou capacitação de médicos, agentes comunitários de saúde e outros profissionais de saúde. Uma pesquisa sobre o grau de conhecimento dos usuários sobre os riscos no uso e descarte de produtos de limpeza e higiene (saneantes), pesticidas e medicamentos também faz parte da estratégia de prevenção de acidentes com esses produtos, especialmente entre as crianças.