Você está aqui: Página Inicial / Inscrições Seminários / Seminário Belo Horizonte/MG

Seminário Belo Horizonte/MG

No dia 17 de dezembro acontecerá o Seminário VER-SUS Belo Horizonte!

Com o tema “O SUS que queremos”, o evento será voltado para estudantes de graduação, pós-graduação e ensino técnico de diversas áreas, além de todos os envolvidos no processo de promoção, gestão e assistência à saúde. Buscamos o desenvolvimento e conscientização de pessoas comprometidas a multiplicar experiências e saberes, de modo a potencializar o Movimento de Reforma Sanitária Brasileira e a superação das iniquidades em saúde.

 

Programação:

 

17/12//2016

08 às 09:00

Credenciamento

09 às 11:00

Mística inicial

Palestra: A Política que não vê o SUS

11 às 13:00

Espaço APS + Rodas sobre determinação social do Processo Saúde-Doença

13 às 14:00

Almoço

14:00 às 16:00

Espaço da Luta Antimanicomial

16:00 às 18:00

Mística final

Plenária de encerramento

 

 

17/12/16

09:00

Palestra “A política que não vê o SUS”.

Esse espaço discutirá a lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e os principais problemas que tem enfrentado dentro da atual conjuntura sociopolítica do Brasil. Serão abordados a reforma sanitária, como funciona a sociedade e os diversos fatores políticos e sociais que influenciam e justificam o desmonte que está ocorrendo no sistema único de saúde. Fazendo essa correlação pretendemos reforçar que além da reforma setorial, para defender o sistema único de saúde, é preciso promover uma reforma social geral, sob o aspecto do protagonismo dos diversos sujeitos nessa construção.

 

11:00

Mesa Redonda: “APS: a porta de entrada para a vida político-social dos indivíduos”.

A mesa fará uma análise da Estratégia de Saúde da Família, com foco nos profissionais de linha de frente, os Agentes Comunitários de Saúde, em busca de uma compreensão das possibilidades e dos limites do Programa como porta de entrada para compreender a vida político-social dos indivíduos, possibilitando uma análise dos determinantes sociais envolvidos no processo saúde-doença. A mesa contará com profissionais da Atenção Primária de Minas Gerais e uma convidada de Pernambuco.

11:30

Espaços transdisciplinares sobre a Determinação Social do Processo Saúde-Doença

Os espaços, divididos em cinco salas com temáticas diferentes, permitirão percepções múltiplas sobre os condicionantes que determinam o processo de adoecimento das pessoas, observando-se que suas origens são marcadas pelas desigualdades sociais e da iniquidade do acesso à saúde. As temáticas discutidas nas salas foram escolhidas a partir de observância dos grupos historicamente destituídos de participação ativa nas esferas políticas, econômicas e sociais. São elas: Marginalização da população negra e racismo institucional na saúde, Saúde da Mulher, LGBT: saúde mental e sexualidade, Saúde do campo e Saberes tradicionais, Redução de danos: álcool e drogas como questão de saúde pública e não de segurança.

14:00

Roda de conversa: “Qual a cor da sua aura? Perspectivas da Reforma Antimanicomial”.

As novas estratégias de cuidado em saúde mental, no contexto da Política Pública de Saúde brasileira, adotam uma nova forma de compreender e tratar os transtornos mentais que depende da estruturação de modelos assistenciais orientados pela perspectiva da integralidade, entendida aqui não apenas em referência à apreensão integral dos sujeitos, mas também aos novos valores e dispositivos técnicos. Este espaço propõe fazer um recorte histórico da luta antimanicomial, trabalhar as diferentes formas de cuidar do paciente portador de doença mental e desconstruir os conceitos de loucura vigentes.

 

16:00

Avaliação do Seminário e Apresentação das demais modalidades do VER-SUS.

Este espaço será um momento para os participantes do seminário e a comissão organizadora avaliarem o seminário e conversarem sobre projetos do VER-SUS para o ano de 2017. Além de ser um momento dos participantes colocarem suas experiências profissionais e/ou acadêmicas sobre o SUS e como o seminário os ajudou na resolução de problemas.

 

As inscrições tem início no dia 05/12, através do link

http://even.tc/seminario-ver-sus-belo-horizon

Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930