Seminário Teresina/PI
I SEMINÁRIO MOVIMENTA VER-SUS TERESINA
“Potencialidades e Desafios atuais no Sistema Único de Saúde”
I SEMINÁRIO PRO-SAÚDE
Tendo em vista a importância de consolidar o projeto VER-SUS/Brasil enquanto ferramenta provocadora de mudanças na formação e no desenvolvimento de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), a comissão organizadora tem a honra e o prazer de convidá-los a participar do I Seminário Movimenta VER-SUS Teresina e I Seminário PRO-SAÚDE, a ser realizado nos dias 17 e 18 de setembro de 2016.
O evento é a possibilidade de potencialização de uma construção iniciada em 2004 e caracteriza-se como mais um momento dinâmico e inovador para que estudantes, profissionais de saúde, gestores e representantes de movimentos sociais possam trocar e ampliar saberes a partir da socialização de experiências, vivências e conhecimentos.
Nesta perspectiva, busca-se, através da participação crítica dos atores sociais mencionados, trilhar pelo caminho da sensibilização e do empoderamento para luta pela melhoria e transformação do SUS.
Os interessados em participar do I Seminário Movimenta VER-SUS Teresina / I SEMINÁRIO PRO-SAÚDE podem se inscrever pelo site http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus.... As inscrições serão realizadas de 15/08/16 a 12/09/16 (ou até as vagas serem preenchidas).
PARTICIPE E AJUDE-NOS A CONSTRUIR A SAÚDE E O SUS QUE QUEREMOS!
PROGRAMAÇÃO
17/09/16
· 07:30h - 09h – Credenciamento
· 09h - 09:30h – Mesa de Abertura
· 09:30h - 10:20h – Palestra Magna A Saúde como Direito Social em Tempos de Crise
· 10:30h - 12h – Roda de Conversa Gestão e Controle Social: Diálogo necessário nos dilemas atuais
· 12h-14h – Intervalo para almoço
· 14h-14:30h – Apresentação Artística-cultural
· 14:30h – 16:30h – Roda de Conversa Problematizando as Políticas de Saúde - Realidade, possibilidades e desafios no cotidiano do cuidado
o Política Nacional para a População em Situação de Rua
o Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional
o Atenção à Saúde de Profissionais do Sexo
o Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais
· 16:30h – 18h – Roda de Conversa Precisamos falar sobre saúde mental
o Potencialidade e desafios na produção de saúde às pessoas que utilizam drogas e aos seus familiares
o o Universalidade, Integralidade e Equidade na Rede de Atenção Psicossocial
o Movimentos Sociais de apoio à Saúde Mental
· 18:30h –- Atividade Cultural e de Integração
18/09/16
· 08h – 11h – Oficinas de Formação
o Arco de Maguerez
o Acolhimento nas Práticas de Produção de Saúde
o Cuidados Integrativos e Complementares
o Abordagem à Família nas Práticas de Saúde
· 11h - 12:30h – Apresentação de Trabalhos
· 12:30h -14h – Intervalo para almoço
· 14h – 15h - Apresentação A Formação em Saúde na Contemporaneidade: Vivências e Educação Interprofissional no Cotidiano dos Serviços
· 15h – 45h – Apresentação O VER-SUS no Piauí
· 15:45h - 17:h – Roda de Conversa Vivências e Estágios na Realidade do SUS: movimentos e perspectivas
o Movimenta VER-SUS (Teresina)
o VER-SUS Centro – Sul (Picos)
o Princesa do Sul (Floriano)
o VER-SUS Litoral Piauiense (Parnaíba)
· 17h - Premiação do trabalhos apresentados – Menção honrosa
17:20h – Encerramento
CRONOGRAMA
ETAPAS |
PERÍODO |
Período de inscrição site OTICS/VER-SUS – participantes |
15/08/16 a 12/09/16 |
Inscrição de Trabalhos |
15/08/16 e 25/08/16 |
Resultado da Seleção de Trabalhos |
04/09/16 |
Realização do Evento |
17 e 18 de setembro de 2016 |
CONVIDADOS CONFIRMADOS
Leonardo Sales Lima
Eduardo Carvalho de Souza
Ana Caroline Barbosa da Silva
Joelson dos Santos Almeida
Jéssica Cristina Moraes de Araújo
Matheus Soares Santos
Otacílio Batista de Sousa Netto
Vinicius Alexandre da Silva Oliveira
Júlio Araújo Silva
Leopoldina Cipriano Feitosa
Edilarne Soares do Nascimento
Patrícia Carvalho Moreira
Pedro Wilson Ramos da Conceição
Antonio Tiago da Silva Souza
Emanoel José Batista de Lima
EDITAL DE SUBMISSÃO DE RESUMOS
Os trabalhos pertencerão a três categorias conforme descrito abaixo:
Relato de Pesquisa:
São trabalhos originais realizados por pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação de instituições públicas e privadas. O Resumo expandido deve ser estruturado nos tópicos obrigatórios. Entre parêntesis, consta o número máximo de caracteres (incluindo os espaços) de cada campo:
- Título (em caixa alta, 170)
- Apresentação/Introdução (1.200)
- Objetivos (600)
- Metodologia (1.000)
- Discussão e Resultados (1.200)
- Conclusões/Considerações Finais (1000)
- Palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco)
As Palavras-chave deverão ser selecionadas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na página http://decs.bvs.br/.
Relato de Experiência:
Refere-se ao desenvolvimento de atividades e ações relacionadas à capacitação de profissionais, organização e gerenciamento de políticas, programas e serviços, mobilizações e ações vivenciadas junto à (e/ou pela) comunidade, iniciativas desenvolvidas pelos serviços de saúde, de educação e outros em temáticas relacionadas à programação. Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas/concluídas ou estão em curso. Essa categoria, portanto, não se destina à apresentação de resultados de pesquisas científicas. O Resumo expandido deve ser estruturado nos tópicos obrigatórios. Entre parêntesis, consta o número máximo de caracteres (incluindo os espaços) de cada campo:
- Título (em caixa alta, 170)
- Apresentação/Introdução (1.200)
- Objetivos (600)
- Metodologia (1.000)
- Discussão e Resultados (1.200)
- Conclusões/Considerações Finais (1000)
- Palavras-chave (mínimo de três e máximo de cinco)
As Palavras-chave deverão ser selecionadas segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) na página http://decs.bvs.br/.
Expressões artísticas:
Este espaço valoriza as diferentes formas de produção, expressão, comunicação do conhecimento, bem como a pluralidade e modos de produzir saúde e cuidado. Destina-se à apresentação de múltiplas práticas e reflexões que formulem e empreguem linguagens mais artísticas e culturais, menos convencionais no campo científico, acadêmico e dos serviços de saúde. O Resumo expandido deve ser estruturado nos tópicos a seguir, que são obrigatórios. Entre parêntesis, consta o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.
- Título (em caixa alta, 170)
- Resumo/sinopse (4300)
- Biografia do autor(es) (200)
Serão aceitos 1 (um) autor e até 5 (cinco) co-autores, com limite de até 3 Instituições. Deverá ser indicado o apresentador do trabalho.
Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados nas seguintes modalidades:
Exposição de painel eletrônico nas sessões dos grupos temáticos:
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas. Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado pela coordenação da sessão. Serão obedecidos os critérios abaixo:
Ø O arquivo correspondente ao painel eletrônico deverá ser entregue em formato PDF, em dispositivo de armazenamento com saída USB (pen drive). Em slide único, formato pôster, orientamos que configure a página com o tamanho de 90x142 cm (vertical), assim, quando salvar e escolher o formato PDF, o resultado ficará na proporção correta;
Ø O corpo do trabalho deverá conter os mesmos tópicos utilizados no processo de submissão. Estas marcas devem estar legíveis e destacadas. Exemplo: "INTRODUÇÃO:" e "OBJETIVO:";
Ø Todas as apresentações de painel eletrônico deverão vir prontas, pois não estarão disponíveis computadores para ajustes.
Ø O painel deverá apresentar clareza e poderá ser ilustrado com: figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis.
Ø O apresentador deverá estar presente no local de apresentação com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o início previsto da sessão em que ocorrerá sua apresentação. Deverá assinar a frequência, e estar usando o crachá de identificação.
Expressões artísticas:
Serão expostos os trabalhos aprovados nas categorias referidas abaixo:
Artes visuais (fotografia e vídeo)
Ø Vídeo (no máximo 5 minutos), compartilhado em anexo por e-mail, através de link do YouTube ou pelo Google Drive. Não aceitaremos vídeos em outras plataformas;
Ø Fotografias (coloridas ou preto e branco), em formato JPEG digital de até 25 MB, sendo no máximo 3 (três) fotografias por autor.
O apresentador deverá estar presente no local de apresentação com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o início previsto da sessão em que ocorrerá sua apresentação. Deverá assinar a frequência, e estar usando o crachá de identificação.
A modalidade de apresentação do trabalho poderá ser indicada pelos autores no ato da submissão.
Da inscrição no evento / submissão de resumos / apresentação de trabalhos:
· Pelo menos 1(um) dos autores deverá estar inscrito como participante/ouvinte no evento;
· Serão aceitos no máximo DOIS resumos por candidato, na qualidade de APRESENTADOR;
· As inscrições como participante/ouvinte no evento serão realizadas EXCLUSIVAMENTE através do site http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/;
· As submissões de trabalhos serão realizadas EXCLUSIVAMENTE pelo e-mail: comissaocientificaversusthe@gmail.com, entre os dias 15/08/16 e 25/08/16;
· Para a submissão, o autor deverá anexar o arquivo em formato texto (.doc, .docx);
· Não serão aceitos trabalhos que não atendam às especificações mencionadas ou enviados fora do prazo de submissão;
· A comunicação da aprovação do trabalho será efetivada por meio de e-mail. O autor receberá informações quanto à data, horário e local da apresentação, entre outros informes que sejam pertinentes;
· Para os trabalhos selecionados para apresentação de painel eletrônico, o relator deverá, na data prevista, levar seu próprio notebook e pen-drive;
· A Comissão Científica enviará a confirmação até o dia 04/09/16.
Da avaliação dos trabalhos:
· Os trabalhos devem ser oriundos, preferencialmente, da participação dos autores em edições anteriores do VER-SUS Brasil ou de pesquisas e experiências no Sistema Único de Saúde;
· A avaliação do material irá considerar aspectos como a relevância e a originalidade das produções, a repercussão da vivência na vida acadêmica e profissional, mudanças de práticas acadêmicas/profissionais a partir da vivência, construções críticas e reflexivas acerca da experiência vivida e mobilização/integração de coletivos pós VER-SUS;
· Julgamento:
O julgamento dos painéis eletrônicos e das expressões artísticas é de inteira responsabilidade dos avaliadores escolhidos pela Comissão Científica. Serão analisados os critérios abaixo:
Painel Eletrônico:
Ø Postura/Comportamento durante a apresentação;
Ø Objetividade e domínio na apresentação dos resultados;
Ø Uso adequado do tempo;
Ø Capacidade de expressão oral;
Ø Organização do conteúdo;
Ø Relação do resumo escrito com a apresentação;
Ø Formatação;
Ø Qualidade estética;
Ø Aspectos gráficos gerais;
Ø Linguagem adequada;
Ø Conhecimento teórico e prático.
Expressões Artísticas:
Ø Relação do resumo escrito com a apresentação;
Ø Formatação;
Ø Qualidade estética;
Ø Aspectos gráficos gerais;
Ø Linguagem adequada;
Ø Conhecimento teórico e prático.
O julgamento será realizado em fichas padronizadas, com pontuação para cada um dos itens de avaliação.
Premiação:
Os melhores trabalhos em cada modalidade (Painel Eletrônico e Expressões Artísticas) serão divulgados na cerimônia de encerramento do evento e receberão premiação e certificados de menção honrosa comprovando a respectiva colocação (1º, 2º e 3º lugares).
Membros da Comissão Científica:
Brunna Verna Castro Gondinho
DéborahÉllen de Matos Ribeiro
Jeferson Fernando Barbosa dos Reis
Jessica Alves Vasconcelos
Janelson dos Reis Pires
Leonardo Sales Lima
Antônio Tiago da Silva Sousa
Para maiores informações:
· Comissão Científica: comissaocientificaversusthe@gmail.com
Inscrições no link: