Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / VER-SUS Brasil inicia vivências da edição inverno-2016

VER-SUS Brasil inicia vivências da edição inverno-2016

Os estados de São Paulo e Tocantins já iniciaram as atividades de vivência do VER-SUS Brasil 2016, projeto realizado pela Rede Unida, que tem proporcionado encontros frutíferos de estudantes com as diversas realidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Em São Paulo e Palmas, participam das imersões 64 viventes e 16 facilitadores. Fique ligado nas inscrições para vivências no seu estado e inscreva-se!

INSCRIÇÕES ABERTAS

Sobral/CE – Inscrição de viventes: 25/07 a 02/08; Inscrição de facilitadores: 25/07 a 02/08.

São Luís/MA – Inscrição de viventes: 27/07 a 05/08; Inscrição de facilitadores: 27/07 a 05/08.

Paço do Lumiar/MA – Inscrição de viventes: 26/07 a 05/08; Inscrição de facilitadores: 26/07 a 05/08.

Picos/PI – Inscrição de viventes: 27/07 a 05/08; Inscrição de facilitadores: 27/07 a 05/08.

Caxias do Sul/RS – Inscrição de viventes: 01 a 03/08; Inscrição de facilitadores: 01 a 03/08.

Alto Uruguai/RS – Inscrição de viventes: 28/07 a 08/08; Inscrição de facilitadores: 28/07 a 08/08.

 

PRÓXIMAS INSCRIÇÕES

Vale do Jequitinhonha/MG – Inscrição de viventes: 10 a 24/08; Inscrição de facilitadores: 10 a 24/08.

Vale do São Francisco- BA/PE – Inscrição de viventes: 13 a 20/08; Inscrição de facilitadores: 13 a 20/08

Uberlândia/MG – Inscrição de viventes: 15 a 19/08; Inscrição de facilitadores: 15 a 19/08.

 

ATENÇÃO: Para se inscrever nas vivências, o estudante precisa acessar http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus, registrar login e senha, e depois seguir os passos indicados na plataforma.

 

SAIBA MAIS SOBRE AS VIVÊNCIAS EM PROCESSO

São Paulo/SP

Período da vivência: 31 de julho a 08 de agosto (09 dias)

50 vagas – 40 viventes e 10 facilitadores.

A proposta do VER-SUS/SP articulado com SMS/SP e movimentos sociais é realizar vivências com os movimentos de moradia e direito à cidade, discutindo aspectos centrais para a consolidação da saúde como direito constitucional e essencial para a manutenção da vida. Os territórios escolhidos para a realização das vivências são duas regiões de saúde de São Paulo, a saber: região sul e centro. No centro de São Paulo, as vivências terão como mote a micropolítica da diferença dando espaço para discussão sobre população em situação de rua, LGBT, imigrantes e refugiados, pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas. Na região sul, terá como foco as questões do movimento de moradia popular. Os estágios de vivência, além de oferecer que os estudantes possam viver a realidade dos serviços de saúde, outro aspecto desta vivência são os movimentos de moradia e reforma urbana. Assim, espera-se que o VER-SUS/SP, SMS/SP e movimentos sociais por meio de suas diferentes ações e inserções ampliem e fortaleçam a luta pela saúde, moradia e cidade em um processo permanente de construção de políticas no cotidiano para fora dos estágios de vivência.

Os eixos que orientam o VER-SUS/SP baseiam-se na micropolítica e gestão do trabalho em saúde, educação permanente, formação na saúde pública/coletiva e conhecimento vivo do território. Pretendem-se com as vivências deste ano (2016.2) ampliar e fortalecer o debate político sobre reforma sanitária e direito à saúde com os movimentos de moradia relacionado com os serviços de saúde.

 

Palmas/TO

Período da vivência: 01 a 07 de agosto (07 dias)

30 vagas – 24 viventes e 06 facilitadores.

O projeto VER-SUS Tocantins surgiu de uma necessidade de fortalecimento dos movimentos sociais em saúde a partir da iniciativa do movimento estudantil em parceria com instituições que mantém um compromisso social e político com a causa, entre elas a Universidade Federal do Tocantins, a Secretária Municipal de Saúde de Palmas, a Fundação Escola Pública de Palmas, a Secretária Estadual de Saúde e movimentos sociais. O local escolhido para sediar a vivência foi a capital do estado, Palmas, tendo em vista que a cidade possui uma ampla gama de instituições, serviços e espaços que podem potencializar a experiência da vivência. A localização geográfica estratégica da capital, no ponto central do estado, também se constitui um fator importante para a viabilização da vivência.

Palmas é a capital do estado do Tocantins e conta com uma população de pouco mais de duzentos e cinquenta mil habitantes. As Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela cidade possuem realidades de espaço físico, processos organizacionais, e demandas socioculturais muito diversas, constituindo-se um rico espaço de aprendizagem para a vivência. Palmas possui dois centros de atenção intermediária, as Unidades de Pronto Atendimento Sul e Norte. Além disto, no entorno da cidade, existem assentamentos, ocupações urbanas, aldeias indígenas e comunidades quilombolas que serão vivenciadas pelos participantes.

Imersão teórica, prática e vivencial no SUS e nos seus territórios de abrangência. A partir da pedagogia problematizadora, debates, oficinas e rodas de conversa entre graduandos de diversas áreas, profissionais do SUS, comunidades tradicionais e movimentos sociais, contemplando o quadrilátero da formação, que associa o ensino e suas repercussões sobre o trabalho, o sistema de saúde e a participação social e a transdisciplinaridade para a construção do conhecimento intersetorial.

Com informações da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional do Projeto VER-SUS Brasil

registrado em: ,
Dayanne Catherine Martins Souza
Dayanne Catherine Martins Souza disse:
03/08/2016 12:49

Olá, boa tarde!
Gostaria de saber se tem previsão para inscrições na cidade do Rio de Janeiro/RJ!
Obrigada!

Rafael Bruno da Silveira Alves
Rafael Bruno da Silveira Alves disse:
08/08/2016 07:04

Boa bom. Quando ficaram as inscrições para a Paraíba?

Wellington Carlos Marques Botelho
Wellington Carlos Marques Botelho disse:
13/08/2016 16:39

Quando vai sair o resultado das vivências para o Alto do Uruguai, RS?

Diogo Pereira Franca da Silva
Diogo Pereira Franca da Silva disse:
17/08/2016 19:40

Boa Noite, pessoal! Alguma previsão de quando será o período da vivência na Vale do Sao Francisco?! Grato

Any Caroliny Alves de Souza
Any Caroliny Alves de Souza disse:
19/08/2016 10:56

Bom dia,
Acabei de fazer minha inscrição como Vivente. Ta rolando até amanha, 20/08. A vivencia vai ocorrer do dia 10 ao 17 de Setembro na UNIVASF de Juazeiro

Ana Cristina Santos Carvalho
Ana Cristina Santos Carvalho disse:
23/08/2016 10:20

Prezados, gostaria de saber como será feita a seleção dos Viventes.

Paula Aparecida Souza Nobre
Paula Aparecida Souza Nobre disse:
19/09/2016 15:16

Olá,
Gostaria de saber se vocês tem previsão de inscrições para Cuiabá- MT?
Obrigada!