Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

07/12/2011 – Rickettsiose na Índia: Alerta para o Tifo das Moitas (Scrub Typhus)
Resumo: De acordo com as autoridades públicas de saúde indianas, nas últimas 3 semanas, mais de 40 casos foram confirmados e pelo menos 5 pessoas morreram em decorrência de Tifo das Moitas (Scrub Typhus) – um tipo de Rickettsiose – no estado de Meghalaya, no nordeste da Índia, região próxima a fronteira com Bangladesh. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia tsutsugamushi, sendo transmitida por ácaros. Após um período de incubação de 6 a 20 dias, os sintomas incluem febre, cefaléia, gastroenterite, dor muscular, tosse e inflamação da membrana mucosa do estômago e intestino. Lesões cutâneas também podem estar presentes.
07/12/2011 – Escherichia coli O157:H7 nos Estados Unidos
Resumo: Nos Estados Unidos, autoridades públicas de saúde divulgaram que, a partir de 04 de Dezembro de 2011, foram registrados 60 casos de Escherichia coli O157:H7 em 10 estados Norte-americanos. O Centro de Prevenção e Controle de Doenças, em parceria com a Food and Drug Administration (FDA), agência que regulamenta a produção e comercialização de medicamentos e alimentos, está colaborando com pesquisas envolvendo engenharia genética, voltadas para a identificação de surtos associados à infecção por Escherichia coli O157:H7 em verduras.
08/12/2011 – Poliomielite no Paquistão
Resumo: Um relatório divulgado pelas autoridades públicas de saúde paquistanesas revelou que, até 6 de Dezembro deste ano, foram registrados 163 casos de Poliomielite no país. A baixa cobertura vacinal, sobretudo determinada por fatores religiosos, contribui decisivamente para o aumento na incidência da doença na região.
08/12/2011 – Relatório atualizado: Encefalite Japonesa na Índia
Resumo: O governo do Estado de Uttar Pradesh, na Índia, enviou à Comissão Nacional de Proteção dos Direitos da Criança um relatório acerca dos óbitos infantis por Encefalite Japonesa na região. Segundo o relatório, foram contabilizados 462 óbitos infantis em decorrência da Síndrome de Encefalite Aguda, além de 27 mortes de crianças pelo Vírus da Encefalite Japonesa. Embora campanhas de vacinação voltadas para crianças tenham sido realizadas em 2006 e 2010, o controle da doença na região ainda está longe de ser alcançado.
09/12/2011 – Antraz Bovina na Índia
Resumo: Mais de 50 bovinos morreram com suspeita de Antraz em oito aldeias indianas no distrito de Odisha Malkangiri. Uma equipe de veterinários está na região vacinando animais aparentemente sadios, com o intuito de conter a propagação da doença. A população local está sendo orientada a não consumir a carne destes animais mortos.
09/12/2011 – Surto de Gastroenterite em Wyoming (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde do Estado de Wyomng, nos Estados Unidos, divulgou um surto de gastroenterite entre funcionários de uma fazenda de ovelhas. Ao todo, 12 pessoas estiveram envolvidas no evento, no qual 02 casos foram confirmados com infecção por Compylobacter. Os indivíduos afetados tiveram sinais e sintomas de febre, náuseas, vômitos, diarréia e dores abdominais (cólicas).
12/12/2011 – Surto de Escherichia coli O157:H7 no Reino Unido
Resumo: A Agência de Proteção à Saúde britânica divulgou a investigação de um surto provocado pela cepa O157:H7 da Escherichia coli envolvendo 9 casos. A principal hipótese é que o surto está associado ao consumo de carne de caranguejo fornecida por uma das mais importantes empresas alimentícias do país.
12/12/2011 – Hepatite A na Índia
Resumo: O Departamento de Saúde do Estado de Kerala, na Índia, divulgou um aumento expressivo na taxa de incidência de Hepatite A este ano, sobretudo durante a estação das Monções. O número de casos confirmados da doença, que era de 36 no ano passado, saltou para 237 este ano, com 736 casos suspeitos. Também foram registrados aumento no número de casos de Hepatites B, C e E no estado.
12/12/2011 – Hand, foot and mouth disease (HFMD): Alerta no Vietnã
Resumo: O Ministério da Saúde vietnamita emitiu um alerta à população frente ao aumento do número de casos de HFMD, sobretudo por enterovírus 71 (EV-71), nas províncias ao sul do país. Até meados de Outubro, foram registrados 80.000 casos da doença, com 137 óbitos. Trata-se de uma virose comum na infância, onde os sintomas incluem: febre, cefaléia, mialgia, prostração, lesões ao redor da boca e erupções cutâneas. Em geral, a principal complicação é a Encefalite. A transmissão pode ser direta ou indireta, mediante o contato com saliva e secreções nasais, bem como água e alimentos contaminados por fezes contendo o vírus.
13/12/2011 – Hepatie A no Canadá
Resumo: Autoridades públicas de saúde canadenses registraram 91 casos de Hepatite A na Ilha de Vancouver, região litorânea de Port Albertoni, neste ano. De acordo com os Serviços de Vigilância em Saúde locais, cerca de 15% dos indivíduos infectados poderão ter seus sintomas prolongados por um período de 6 a 9 meses. Segundo as autoridades, casos de Hepatite A no Canadá são raros. Portanto, a persistência de casos da doença na região sugere forte contaminação da água e/ou frutos do mar.
13/12/2011 – Malária na América Latina: tendências regionais
Resumo: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu Relatório Anual sobre Malária, foram registrados mais de 673.000 casos da doença em 16 países da América Latina, no ano passado. Segundo o relatório, o número de casos no continente reduziu 43% entre os anos 2000 e 2009. Porém, alguns países registraram aumento na incidência da doença, tais como Haiti, República Dominicana e Venezuela.
14/12/2011 – Coqueluche na Argentina
Resumo: De acordo com o relatório elaborado pela VIII Distrito Sanitário argentino, foram notificados 111 casos de Coqueluche entre o período de Janeiro a Outubro deste ano, onde 90% pertenciam a região de Mar del Plata. Ao todo, 12 crianças morreram com diagnóstico confirmado, em decorrência de complicações da doença. Segundo o relatório, a maioria das crianças tinha menos de 2 meses de idade, pais jovens com idade entre 16 e 21 anos e situação vacinal incompleta. As principais causas apontadas pelos especialistas para o aumento da incidência da doença na região foram: a queda nos índices de cobertura vacinal; a presença de cepas modificadas circulantes de Bordetella pertussis (bactéria causadora) não inclusas na vacina padrão; o subdiagnóstico de adolescentes e adultos favorecendo a circulação da doença e; a redução na imunidade a partir dos 5 anos, já comprovada cientificamente.
14/12/2011 – Malária: relatório mundial
Resumo: A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (13/12) um relatório acerca do panorama da Malária no mundo. Em 2010, a doença causou a morte de aproximadamente 655.000 pessoas, onde 86% eram crianças menores de 5 anos. No continente africano a doença foi mais devastadora, respondendo por 91% dos óbitos e 81% dos 216 milhões de casos registrados no mundo. Seis países respondem por 60% dos casos no mundo: Nigéria, Congo, Burkina Faso, Moçambique, Costa do Marfim e Mali. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o principal objetivo pactuado é erradicar as mortes por Malária e reduzir o número de casos em 75% em relação ao ano 2000, até o final de 2015.
15/12/2011 – Mundo Árabe oculta epidemia de Aids, afirmam especialistas
Resumo: Especialistas fazem alerta epidemia de AIDS em ascenção no Mundo Árabe (Oriente Médio e norte da África), a qual tem permanecido oculta nos últimos anos, sobretudo, por se tratar de uma região dominada pelo estigma social, pela inércia dos governos e por um acesso frequentemente limitado à educação por parte da população. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), o número de pessoas que precisam de tratamento na região saltou de 45 mil em 2001 para quase 160 mil em 2010.
15/12/2011 – Cólera no Congo
Resumo: Uma epidemia de Cólera está atingindo quatro províncias ao longo do Rio Congo. Até o momento, foram notificados 7.722 casos e 426 óbitos. A província de Equateur é a mais atingida pela doença com 3.040 casos e 140 óbitos. A província de Bandundu registrou 2.301 casos e 138 óbitos. A província do Sudeste registrou 1.631 casos e 84 óbitos. Já na província de Kinshasa foram notificados 750 casos e 39 mortes. Autoridades públicas de saúde local estão desenvolvendo ações em parceria com a população no sentido de interromper a cadeia de transmissão da doença.
15/12/2011 – Sarampo na Angola
Resumo: Autoridades sanitárias do município de M’banzaKongo, província do Zaire (Angola) afirmaram que o surto de sarampo que tem aflingido a região, desde Agosto, está sob controle. No período de Agosto a Dezembro, o Hospital Municipal Manuel Salvador internou 379 pacientes com Sarampo, sendo 263 crianças menores de 05 anos. Até o momento, foram registrados 08 óbitos pela doença no município.
15/12/2011 – Surto de Gripe Aviária no Tibete
Resumo: Um surto de Gripe Aviária foi detectado na região de Lhasa, no Tibete (Sudoeste da China). Laboratórios chineses confirmaram a presença do vírus H5N1 em 290 aves que morreram em uma fazenda local, neste mês. Até o momento, não foram registrados casos em humanos. A região do surto, na localidade de Sangda, foi isolada e “esterilizada”, e 1.575 aves foram sacrificadas para evitar a propagação da doença.
15/12/2011 – Cólera em Uganda
Resumo: Há 02 meses, um surto de Cólera está atingindo o Distrito de Kasese em Uganda. Apesar dos inúmeros esforços do governo para evitar a disseminação da doença, até o dia 11 de Dezembro já haviam sido notificados 100 casos. De acordo com as autoridades de saúde locais, o surto de Cólera na área tem sido atribuido à carência de redes de tratamento de água e esgoto, além das precárias condições de saneamento básico na região.
15/12/2011 – Raiva Canina na Bolívia
Resumo: Autoridades sanitárias da região de Oruro, na Bolívia, emitiram um alerta acerca da presença do vírus da raiva na região. Ao analisar 46 amostras de cães vadios, foram detectadas 20 amostras positivas para a doença. Uma campanha de vacinação voltada para os animais de estimação está programada para o próximo Domingo (18/12), sobretudo na região sul, local onde se encontra a maior população de cães vadios. Aproximadamente 3.500 doses da vacina já foram disponibilizadas.
15/12/2011 – Influenza Aviária no Egito
Resumo: O Ministério da Saúde egípcio notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca de dois casos de infecção humana pelo vírus da influenza aviária A (H5N1). Os casos envolveram uma mulher com 24 semanas de gestação, falecida no dia 03/12 por complicações da doença, e sua filha. As investigações revelaram exposição prévia a aves (frangos e perus) no domicílio, as quais estavam doentes e posteriormente morreram. Dos 155 casos confirmados até o momento no Egito, 53 foram fatais.
15/12/2011 – Surto de Antrax na Zâmbia
Resumo: Autoridades sanitárias divulgaram um surto de Antrax envolvendo diversos animais, especialmente hipopótamos, pertencentes a um parque nacional no distrito de Luangwa na Zâmbia. A população local está sendo orientada a não consumir a carne de hipopópamos na região.
16/12/2011 – Cólera na República Dominicana
Resumo: O Ministério de Saúde Pública dominicano informou que pelo menos 200 pessoas foram afetadas pela Cólera em diversas comunidades rurais na província de Bonao, região central do país. As principais comunidades afetadas são àquelas situadas à margem do Rio Branco, o qual é considerado o principal reservatório da infecção.
16/12/2011 – Surto de Gastroenterite em presídio japonês
Resumo: Um Surto de Intoxicação Alimentar acometeu 1.074 detentos em um presídio de Osaka, no Japão. A maioria dos detentos iniciaram os sintomas na noite do dia 13/12. A penitenciária abriga cerca de 2.500 prisioneiros e as refeições são preparadas na própria cozinha da instituição, onde 40 detentos ficam responsáveis por esta atividade, os quais são submetidos a inspeções sanitárias a cada mês.
17/12/2011 – Surto de Gastroenterite em Bangladesh
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo 2.000 pessoas foi registrado em uma Congregação Religiosa localizada na região de Saidpur Upzila, no Distrito de Nilphamari, em Bangladesh. Até o momento, 03 pessoas morreram e 23 estão internadas em estado grave. Os participantes da cerimonia religiosa iniciaram quadro de diarréia intensa e vômitos algumas horas após ser servida uma refeição a base de arroz, grãos, sementes, legumes e cane bovina.
17/12/2011 – Sarampo no Equador
Resumo: Autoridades de Saúde equatorianas emitiram um alerta frente à possibilidade de uma epidemia de Sarampo na província de Cotopaxi. Até o momento, foram confirmados 06 casos da doença na região. Cerca de 200 profissionais de saúde estão visitando domicílios em busca de crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados. Apenas em dois dias, mais de 600 crianças foram vacinadas na área urbana de Latacunga.
18/12/2011 – Surto de Hepatite A no México
Resumo: Um Surto de Hepatite A está atingindo as comunidades de Veracruz no México, onde quase 100 crianças foram infectadas, sobretudo, devido às precárias condições de higiene e saneamento básico, a excassez de vacina e deficiência dos serviços públicos de saúde na região. A maioria das crianças infectadas são alunos de três escolas nas comunidades de Lázaro Cardenas e Santa Ana. Ações voltadas para o tratamento de água e residuos nas comunidades, bem como a busca ativa de pessoas sintomáticas, estão sendo realizadas por parte das autoridades sanitárias locais.
19/12/2011 – Poliomielite na China
Resumo: Na China, o Centro para Prevenção e Controle de Doenças informou que, no período de Agosto a Dezembro deste ano, já foram confirmados 20 casos de Poliomielite na região de Xinjiang, noroeste do país. Além disso, o órgão informou que a cepa do vírus isolada nos pacientes é geneticamente semelhante ao vírus circulante no Paquistão, país vizinho à China. O governo local está promovendo uma vacinação em larga escala na região em resposta ao aumento do número de casos que vem se verificando desde Agosto.
19/12/2011 – Epidemia de Cólera em Camarões
Resumo: Desde o início de Maio deste ano o povo camaronês vem sofrendo com uma epidemia de Cólera. Apesar dos múltiplos esforços desempenhados por parte das autoridades de saúde, o controle da doença ainda está longe de ser alcançado. De acordo com o Ministério de Saúde Pública, ao todo 10.759 casos da doença foram registrados neste ano, com 657 mortes. Ações voltadas para a sensibilização da população frente a necessidade de higiene adequada e manejo da água e esgoto já estão sendo desenvolvidas.
19/12/2011 – Óbitos por Rickettsiose no México
Resumo: Até o momento, foram registrados 07 óbitos por Rickettsiose no Estado de Sonora no México, neste ano. No ano passado, foram registrados 15 óbitos pela doença no Estado, conforme aponta o Ministério da Saúde mexicano. Ainda segundo o órgão, os óbitos registrados neste ano ocorreram principalmente entre adultos jovens, com progressão rápida da doença, em média 5 a 7 dias.
19/12/2011 – Óbitos por Febre Tifoide em Nakonde (Zâmbia)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais divulgaram o registro de 29 casos de Febre Tifóide no Distrito de Nakonde na Zâmbia, desde o início do mês passado, quando a doença se disseminou na região. Até o momento 02 pessoas morreram e 02 permanecem internadas.
19/12/2011 – Febre de Lassa em Gana
Resumo: O Diretório de Saúde Pública de Gana criou uma comissão para investigar um Surto de Febre de Lassa no leste do país. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores. Até o momento, dois óbitos foram registrados na região de Ashanti.
19/12/2011 – Sarampo na Europa
Resumo: De acordo com o Centro Europeu de Controle de Doença (ECDC), a Europa ainda enfrenta uma importante epidemia de Sarampo. Entre Janeiro e Outubro deste ano, foram registrados 27.970 casos no continente, com 08 óbitos, 974 casos de pneumonia, 210 casos de otite média, 62 casos de diarréia e 24 casos de encefalite, decorrentes da doença. Quase 40% dos casos foram registrados entre menores de 1 ano, 20% na faixa etária de 1 a 4 anos e, mais de 30% na faixa etária de 5 a 29 anos. Os dois países que apresentam as maiores taxas de incidência são França e Bulgária com mais de 10 casos por 100.000 habitantes. A Espanha ocupa a terceira posição em número de casos (entre 1 e 10 casos por 100.000 habitantes).
19/12/2011 – Óbito por Raiva em Bali na Indonésia
Resumo: Após 04 meses sem casos, foi registrado mais um óbito por Raiva na Ilha de Bali na Indonésia. Trata-se de um rapaz de 18 anos morador da aldeia de Badung, no subdistrito de Payagan, o qual não procurou o serviço de saúde após ter sido mordido no braço por um cão vadio. Até o momento, foram registrados 23 óbitos pela doença na ilha, neste ano.
20/12/2011 – Meningite em Londrina-PR: aumenta taxa de incidência
Resumo: De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Londrina-PR, houve um aumento significativo no número de casos de Meningite transmitida por bactérias e vírus, em relação ao ano passado. Neste ano, até novembro foram registrados 29 casos de Meningite Bacteriana, o que representa um aumento de 61%, em comparação ao mesmo período no ano passado. Em relação à Meningite Viral, foram registrados 123 casos até novembro deste ano, comparado aos 50 casos registrados no mesmo período no ano passado.
20/12/2011 – Óbito por Raiva na Carolina do Sul (EUA)
Resumo: Uma mulher de 46 anos, moradora de Sumter County, na Carolina do Sul (Estados Unidos), tornou-se o primeiro caso e óbito por raiva humana autóctone no estado em mais de 50 anos. As investigações apontam que ela teria sido mordida por um morcego. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Controle do Meio Ambiente, são registrados de 1 a 3 casos de raiva por ano no país.
21/12/2011 – Influenza Aviária (H5N1) em Hong Kong
Resumo: O Governo de Hong Kong divulgou que mais de 17.000 frangos foram sacrificados após diagnóstico positivo para Influenza Aviária (H5N1) em carcaças de alguns animais abatidos para comercialização. Os produtores locais estão proibidos de comercializar a carne de frango por 21 dias. No momento, o principal objetivo do governo é identificar a procedência das aves infectadas, para então esclarecer se as aves foram importadas ou oriundas de alguma fazenda local.
21/12/2011 – Rickettsiose na Tailândia: Alerta para o Tifo das Moitas (Scrub Typhus)
Resumo: De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde Pública tailandês, baseado nos atendimentos médicos em hospitais públicos de todo o país, foram registrados 5.721 casos de Tifo das Moitas neste ano, além de 02 óbitos. A maioria dos casos foram procedentes da Região Norte do país (cerca de 63%), sobretudo nas províncias de Nan, Chiang Rai e Tak. Um alerta para o risco da doença foi emitido à população, principalmente para àqueles que costumam acampar nas florestas ao norte do país, atividade comum nesta época do ano.
21/12/2011 – Infecção humana pelo vírus H5N1 no Egito: mais um óbito registrado
Resumo: No dia 21 de Dezembro, o Ministério da Saúde e População do Egito notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca de um caso de infecção humana pelo vírus H5N1, responsável pela Influenza A em aves (Gripe Aviária). Trata-se de um homem de 29 anos procedente da região de Dakahlia, o qual tem história exposição a aves em seu domicílio. Os primeiros sintomas iniciaram-se no dia 08/12 e a internação hospitalar ocorreu no dia 15/12, sendo realizado tratamento com oseltamivir sem sucesso, uma vez que o óbito foi atestado no dia 19/12. O caso foi confirmado em 18/12 pelo Laboratório Público Central, o qual representa um dos laboratórios que compõem a Rede Sentinela Global para Vigilância de Influenza gerenciada pela OMS. Dos 156 casos confirmados até o momento no Egito, 54 foram fatais.
22/12/2011 – Poliomielite na Nigéria: mais dois casos de infecção pelo vírus selvagem
Resumo: O Estado de Jigawa na Nigéria registrou mais dois casos de infecção pelo vírus selvagem da Poliomielite. Neste ano, foram registrados 46 casos de infecção pelo vírus selvagem em todo país – somados os dois casos de Jigawa, contra 15 no ano passado.
23/12/2011 – Surto de Hepatite A na Espanha
Resumo: Um Surto de Hepatite A envolvendo 7 crianças com idades entre 4 – 10 anos foi registrado no bairro de Almanjáyar em Granada. Segundo as autoridades sanitárias locais, a provável fonte de infecção é uma lagoa situada na área de Rei Badis, espaço utilizado para diversão e entretenimento das crianças. No entanto, foi constatada contaminação da lagoa mediante o contato com lixo e esgoto. O Ministério da Saúde espanhol está realizando uma vacinação de bloqueio no bairro. Até o momento, cerca de 800 moradores já foram vacinados.
23/12/2011 – Infecção por vírus influenza H1N2 e H3N2 em humanos
Resumo: O segundo caso de infecção pelo vírus H1N2 em humanos foi registrado essa semana no Estado de Minnesota, localizado no norte dos Estados Unidos. Trata-se de uma criança que adoeceu em Outubro e desde então vem se recuperando. O vírus H1N2 é uma cepa do vírus influenza (gripe) tipicamente encontrada em suínos. Além disso, dez casos de infecção pela cepa H3N2, do vírus influenza, já haviam sido registradas em humanos este ano. De acordo com o Departamento de Saúde, 7 destes casos haviam tido contato prévio com porcos, enquanto que 3 deles, todos de Iowa, não haviam tido contato com suínos.
23/12/2011 – Hepatite E na Índia
Resumo: Autoridades públicas de saúde indianas estão preocupadas com o aumento significativo no número de casos de Hepatite E na cidade de Mehsana, localizada no Estado de Gujarat, no noroeste do país. Segundo o Departamento de Saúde local, foram registrados mais de 400 casos da doença este ano. De acordo com a população local, a realização de uma obra para manutenção dos cabos de telefone provocou danos na rede de abastecimento de água na cidade, favorecendo a contaminação hídrica.
23/12/2011 – Surto de Varicela em hospital porto-riquenho
Resumo: Autoridades Públicas de Saúde locais confirmaram um Surto de Varicela no Hospital dos Veteranos em Porto Rico. O surto envolveu 11 funcionários e 2 pacientes. Medidas de bloqueio então sendo tomadas na instituição, sobretudo, voltadas para a transferência dos pacientes infectados para unidades de isolamento, a liberação dos funcionários acometidos, a busca ativa por sintomáticos e a vacinação dos grupos mais vulneráveis.
23/12/2011 – Surto de Cólera na Angola
Resumo: O Ministério da Saúde angolano emitiu um alerta a população frente a um Surto de Cólera que está afetando as províncias de Melange e Lunda-Norte. Tais províncias sofrem com a falta de água, sobretudo potável, além de serem regiões onde se observa um intenso fluxo de pessoas, um vez que o garimpo representa a principal atividade econômica. Até o momento, foram registrados 28 óbitos em decorrência de Cólera na região.
23/12/2011 – Leptospirose na Tailândia: 30 casos após inundações
Resumo: O Departamento de Saúde da província de Phatthalung, no sul da Tailândia, emitiu um alerta à população frente aos riscos de contrair Leptospirose, tendo em vista as fortes chuvas e inundações que vem atingindo a região. Os distritos de Muang e Cwnknun são os mais castigados, locais onde o nível da água já ultrapassa 30 centímetro e mais de 800 famílias estão desabrigadas. Até o momento, 30 casos de Leptospirose já foram confirmados na região após as inundações.
24/12/2011 – Cresce o número de óbitos por Meningite no Ceará
Resumo: A Secretária de Saúde do Ceará divulgou, por intermedio de um Boletim Epidemiológico, o aumento no número de óbitos por Meningite em 2011. O estado registrou 19 óbitos pela doença em 2011, o que representa um aumento de 375% em relação ao ano passado, quando foram registrados 04 óbitos. Em relação ao número de casos confirmados, o aumento também foi significativo quando comparado ao ano passado (132%). Foram registrados 72 casos este ano, 51 em Fortaleza e 21 no interior, contra 31 casos em 2010.
25/12/2011 – Sarampo na Irlanda
Resumo: Assim como tem se verificado em diversos países da Europa, um importante aumento nas taxas de incidência de Sarampo tem preocupado as autoridades de saúde irlandesas. O número de casos da doença aumentou em 149% em relação a 2009. Neste ano foram registrados 403 casos de Sarampo contra 162 em 2009. Além disso, 108 pessoas necessitaram ser hospitalizadas neste ano. O Centro de Proteção, Vigilância e Saúde informou que uma mobilização nacional está sendo promovida o objetivo de atualizar as carteiras de vacinação, bem como para realizar a identificação e o tratamento dos indivíduos sintomáticos.
26/12/2011 – Surto de Brucelose na Argentina
Resumo: Em Junho deste ano, uma menina de 2 anos e sua mãe foram diagnosticadas com Brucelose (Febre de Malta) no Município de Rio Grande na Argentina. Na época, a investigação com os possíveis contatos foi realizada pelas autoridades de saúde, a qual envolveu ainda um estudo complementar com 97 cães no bairro onde os casos residiam. Nesta semana, foi divulgado que dentre os cães investigados, 29 apresentaram sorologia positiva para Brucella canis. O Ministério da Saúde argentino está realizando algumas medidas que envolvem: controle da população canina, recolhimento de cães vadios, conscientização dos proprietários quanto ao acompanhamento do cão pelo veterinário, além da busca ativa por indivíduos sintomáticos contactantes dos proprietários dos cães infectados. Em geral, os casos de Brucelose em humanos são causados por uma espécie de Brucella cujo reservatório é o gado, a qual é transmitida por via oral, ao comer laticínios não pasteurizados ou carnes mal cozidas.
26/12/2011 – Surto de Antraz na Angola
Resumo: Um Surto de Antraz (Carbúnculo) já atingiu mais de cem pessoas na província de Huíla, no sul da Angola. Embora seja uma doença comum em animais herbívoros, o Antraz pode afetar também seres humanos que estejam expostos a estes animais infectados. Segundo as autoridades de saúde locais, o consumo de carne bovina contaminada constitui a principal fonte de infecção. Nos últimos meses, foi registrada a morte de vários animais na província, sobretudo bovinos. Uma campanha de vacinação para o gado está sendo lançada pelo Serviço de Veterinária da província.
27/12/2011 – Sarampo na Ucrânia
Resumo: Autoridades sanitárias ucranianas informaram o registro de 770 casos de Sarampo no país este ano. Os dados epidemiológicos apontam que 503 casos foram registrados na região de L’viv, 208 na região de Ivano-Frankivsk, 25 na região de Volyn, 17 na região de Rivne e 13 na região próxima aos Montes Cárpatos. A população está sob alerta, sobretudo mediante a epidemia da doença que ocorre nesta época do ano na Europa.
27/12/2011 – Epidemia de Cólera no Haiti
Resumo: O Ministério da Saúde do Haiti divulgou um comunicado revelando que, neste ano, foram registrados 515 mil casos de Cólera no país, sendo que 7.000 foram fatais. Em outubro do ano passado, a Cólera apareceu nas regiões costeiras da província de Artibonite, no norte do país, e logo se espalhou para as regiões próximas, inclusive para o país vizinho, a República Dominicana. Atualmente, Haiti e República Dominicana contam com assistência internacional, por intermédio da ONU, para subsidiar ações de controle da doença.
27/12/2011 – Febre Aftosa no Cazaquistão
Resumo: Três distritos rurais no território de Urjar, no Cazaquistão, estão sob alerta para Febre Aftosa. Cerca de 500 cabeças de gado foram diagnosticadas com a doença, sobretudo pelo sorotipo viral “O”, conforme informou o Laboratório Republicano de Veterinária. Até o momento, quatro focos de infecção foram colocados em quarentena, as quais estão nas aldeias de Sarterek, Algadas, Karagute e Bakhty. Restrições ao deslocamento de animais também foram impostas no país.
27/12/2011 – Coqueluche no Chile
Resumo: Um Surto de Coqueluche tem afligido a população na região de Bío-bío, localizada na porção central do Chile. Até o dia 27 deste mês, foram registrados 700 casos e 7 óbitos pela doença, sobretudo em crianças menores de 5 ano. A instabilidade no clima e as falhas na cobertura vacinal tem sido apontados como os principais fatores favoráveis à disseminação da doença na região.
28/12/2011 – Surto de Cólera em Zâmbia
Resumo: Um Surto de Cólera foi registrado no distrito de Mufulira Mupambe, em Zâmbia. Mais de 300 casos da doença foram notificados desde semana passada (semana que antecedeu o Natal), sobretudo após a contaminação da água. O Ministério da Saúde de Zâmbia enviou equipes de saúde ao local para conter a disseminação da doença, e espera a elaboração de um relatório detalhado acerca da situação na região.
29/12/2011 – Surto de Coqueluche em aldeia cubana
Resumo: Um Surto de Coqueluche envolvendo 83 pessoas foi confirmado em uma aldeia na cidade de Antilha, na província de Holguín, situada no leste de Cuba. As autoridades sanitárias informaram que a maioria dos indivíduos acometidos são crianças menores de 5 anos. Além disso, a disponibilidade de medicamentos para tratar os indivíduos infectados tem sido um grande desafio para as autoridades de saúde locais.
29/12/2011 – Epidemia de Sarampo na França
Resumo: Mais de 22.000 casos de Sarampo foram registrados na França desde o início de 2008. Somente nos primeiros 11 meses de 2011, foram registrados mais de 15.000 casos, dos quais 16 evoluiram com complicações neurológicas, 649 com pneumonia grave e 06 para o óbito. A França é o país que concentra o maior número de casos da doença, diante da epidemia que assola o “Velho Continente”.
30/12/2011 – Surto de Rickettsiose no México: população em alerta
Resumo: Autoridades de Saúde local emitiram um alerta para a população frente a um Surto de Ricktssiose no Estado de Michoacán, localizado no sudoeste do México. Nas últimas três semanas, foram registrados 99 casos suspeitos e 25 confirmados no Estado. Ações de controle da doença, bem como a busca ativa de indivíduos sintomáticos estão sendo realizadas no local.
30/12/2011 – Febre Tifoide em Zâmbia
Resumo: Segundo Autoridades Sanitárias locais, mais de 800 casos de Febre Tifoide foram notificados no Distrito de Mupambe, em Zâmbia. Cerca de 700 casos de diarréia foram registrados desde a última quarta-feira, dos quais 450 foram confirmados como Febre Tifóide. A água contaminada foi identificada como a principal fonte de infeção.
31/12/2011 – Hantavirose na China
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde local, foram registrados 938 casos e 24 óbitos por Hantavirose, em 2011, na província de Shandong, localizada no leste da China. De acordo com o órgão, a maioria dos casos foram registrados nos últimos três meses do ano. Além disso, no ano passado foram registrados 11 óbitos a mais que em 2010.
31/12/2011 – China registra primeiro caso de Influenza Aviária em 18 meses
Resumo: A China registrou seu primeiro caso humano de Influenza Aviária (vírus H5N1) em 18 meses. O caso foi registrado na cidade de Shenzhen - localizada ao sul do país - próxima a Hong Kong, região onde milhares de aves foram abatidas e as exportações de frango suspensas após a confirmação do vírus H5N1 em 03 aves, em meados de Dezembro do ano passado. A vítima, um homem de 39 anos, cursou com febre no dia 21/12, foi internado no dia 25/12 com quadro de Pneumonia grave e faleceu em 31/12. Estima-se que a infecção pelo vírus H5N1 em humanos seja fatal em 60% dos casos. Desde 2003, foram registrados 41 casos e 27 óbitos pela doença na China.
01/01/2012 – Leishmaniose Cutânea na Argélia
Resumo: De acordo com relatório divulgado pela Central de Serviços Hospitalares do Distrito de Daira, na província de Naamã, na Argélia, foi observado um aumento significatico no número de casos de Leismaniose Cutânea nos últimos anos. Em 2011, foram registrados 330 casos da doença, a maioria em crianças moradoras dos grandes centros urbanos. Segundo o relatório, a ausência ou inadequação de tratamento químico apropriado, a degradação do meio ambiente e a presença de grandes aglomerados urbanos são os principais fatores que favorecem a proliferação da doença no local.
01/01/2012 – Bartonelose no Peru
Resumo: O Serviço Geral de Epidemiologia peruano registrou um Surto de Bartonelose na cidade de Payaca, na província de Huancabamba, situado a noroeste do país. O Surto envolveu cinco casos, sendo 03 casos importados e 02 entre indígenas. A Bartonelose é uma doença infectocontagiosa emergente causada por uma bacteria gram negativa denominada Bartonella bacilliformis, a qual pode se manifestar de duas formas distintas: a Febre Oroya, uma forma de anemia hemolítica febril grave, e Verruga Peruana, através de erupções cutâneas.
02/01/2012 – Meningite na Paraíba: incidência aumentou em 2011
Resumo: Até o final de Novembro do ano passado, foram registrados 116 casos de Meningite – 47 casos a mais em relação a 2010 - na Paraíba, o que representa um aumento de 68,1%, segundo dados da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde do Estado. De acordo com o órgão, em 2011 foram registrados 8 óbitos pela doença, contra 10 no ano retrasado.
02/01/2012 – Surto de Leptospirose nas Filipinas
Resumo: Autoridades Sanitárias locais emitiram um alerta a população frente à ocorrência de um Surto de Leptospirose na região de Cagayan de Oro, nas Filipinas. Ao todo, 200 pessoas foram diagnosticadas com a doença. No entanto, segundo as autoridades, o número de casos ainda pode aumentar nos próximos dias, sobretudo, em virtude das fortes chuvas e inundações que têm ocorrido na região nesta época do ano.
03/01/2012 – Hantavirose no Chile
Resumo: Autoridades de Saúde chilenas confirmaram um caso grave de Hantavirose na região de Araucania (IXª Região Administrativa), localizada na porção central do país. Um homem de 27 anos foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Victoria com graves complicações respiratórias, hepáticas e renais. Os exames laboratorias confirmaram o diagnostico de Hantavirose. Foi divulgado que o rapaz atualmente reside próximo ao Lago Conguillio. Ações no sentido de promover o controle de roedores nos arredores da residência estão sendo desencadeadas pelos órgãos competentes locais.
03/01/2012 – Malária na Índia
Resumo: De acordo com as autoridades de saúde indianas, em relação aos últimos dois anos, foi registrado um aumento tanto na incidência, quanto na gravidade dos casos de Malária no país. Para os especialistas, a elevação destes indicadores ocorreu, principalmente, em função dos períodos prolongados de chuva no ano passado. Em Rajasthan, maior estado indiano, foram registrados 53 mil casos da doença no passado, 2 mil casos a mais do que em 2010. Quanto à gravidade da doença, no ano retrasado , foram registrados 2 mil casos de infecção pelo Plasmodium falciparum, agente causador da forma mais grave da doença, enquanto que em 2011, esse número saltou para 2.900 casos. Segundo o Departamento de Saúde local, as áreas mais alagadas são os principais reservatórios dos mosquitos transmissores, nos quais são encontradas condições propícias para reprodução.
04/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai
Resumo: Autoridades de Saúde paraguaias notificaram à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) acerca de um surto de Febre Aftosa no Departamento de San Pedro, aproximadamente 400 km ao norte da capital Assumpção. Porém, medidas de segurança já estão sendo tomadas. Na última terça-feira (03/01), o governo determinou o abate de mais de 150 cabeças de gado, suspeitos de terem sido contaminados. O Paraguai é um dos 10 maiores exportadores de carne bovina do mundo. Os prejuízos à indústria de carne já chegam a mais de 300 milhões de dólares.
04/01/2012 – Toxoplasmose na Austrália: incidência elevada em felinos
Resumo: A Associação de Agricultores e Pecuaristas da Tasmânia, na Austrália, emitiu um alerta ao Governo quanto à importância do monitoramento de animais nativos, sobretudo felinos, infectados pelo Toxoplasma gondii. De acordo com o órgão, as investigações demonstraram que as áreas que apresentam maior prevalência de animais infectados são justamente àquelas onde a concentração de gatos é mais elevada. Frente a isto, o risco de um animal apresentar teste positivo para o parasita é quase 5 vezes maior nas regiões com alta concentração de felinos.
05/01/2012 – Antraz na Sérvia
Resumo: Autoridades Sanitárias divulgaram a ocorrência de dois casos de Antraz em animais de uma fazenda localizada na província de Vojvodina, na Sérvia. A bactéria foi isolada em um cavalo e uma vaca doentes. O rastreamento dos animais da fazenda foi conduzido após a morte de uma novilha (vaca jovem que ainda não concebeu) em Junho do ano passado. As investigações evidenciaram que, dos 8 trabalhadores da fazenda que haviam tido contato com a novilha doente, três deles desenvolveram lesões cutâneas em forma de pápulas pruriginosas, acompanhadas de febre, sendo mais tarde confirmada infecção pelo Bacillus anthracis, o agente causador da doença.
06/01/2012 – Óbito por Hantavirose na Argentina
Resumo: Autoridades Sanitárias argentinas confirmaram a ocorrência de um óbito por Hantavirose na província de Ensenada, em Buenos Aires, Argentina. Trata-se de uma mulher de 33 anos que faleceu no dia 03/01 no Hospital Rodolfo Rossi. Embora a mulher residisse na província de Ensenada, o contagio teria sido no distrito de Punta Indio, localizado a 86 km de La Plata.
07/01/2012 – Secretaria de Saúde do RJ atua para evitar agravamento de doenças após enchentes
Resumo: Técnicos da Secretaria de Saúde do RJ participaram de uma videoconferência com representantes do Ministério da Saúde, além das Secretarias de Saúde de Minas Gerais e do Espirito Santo, com intuito de discutir ações integradas e efetivas para socorrer a população vítima de enchentes na Região Sudeste. O foco principal da discussão recaiu sobre a prevenção de agravos associados à inundações. Tais ações incluem a capacitação de profissionais de saúde para a detecção de indivíduos sintomáticos e tratamento de doenças comuns após enchentes.
10/01/2012 – Governo do RJ cria Força Tarefa de Saúde para atuar em situações de Desastres Naturais
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde do RJ decretou, nesta terça-feira (10/01), a criação de uma Força Tarefa de Saúde para atuar nas demandas emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos. A determinaçao quanto ao início dos trabalhos acontecerá mediante a elaboração de relatórios técnicos que comprovem a necessidade de intervenção num dado município. Uma vez acionada, a Força de Saúde ficará incumbida de monitorar e orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas.
10/01/2012 – Indonésia tem novo caso letal de Gripe Aviária
Resumo: Autoridades de Saúde local divulgaram um novo óbito por Influenza Aviária na Indonésia. Este é o primeiro caso fatal na Indonésia em três meses. No dia 10 de outubro do ano passado, a morte de duas crianças de 10 e de 5 anos foram confirmadas pela doença. O país mais afetado pelo vírus H5N1 já registrou cerca de 150 óbitos pela doença entre 2003 e 2011, conforme dados da Organização Mundial de Saúde.
05/01/2012 – Caso de Raiva em Massachusetts nos Estado Unidos
Resumo: Um homem de 60 anos, diagnosticado com Raiva, permanece internado em estado crítico em um hospital de Boston, após ter sido agredido por morcego. O caso, diagnósticado na semana passada, foi o primeiro registrado no Estado de Massachusetts em 75 anos. Um diagnóstico de Raiva é, normalmente, considerado fatal. No entanto, um modelo de tratamento desenvolvido na última década, intitulado “Protocolo de Milwaukee”, cujo objetivo é induzir uma sedação profunda semelhante ao coma para dar tempo do organismo desenvolver anticorpos contra o vírus, tem aumentado consideravelmente a sobrevida dos pacientes. Utilizado pela primeira vez com sucesso em 2004, o tratamento já ajudou a salvar 06 pessoas acometidas pela doença. De acordo com especialistas, este modelo de tratamento é capaz de elevar a taxa e sobrevivência de quase zero para 20 a 25%.
10/01/2012 – Caso de Raiva em Massachusetts nos Estado Unidos
Resumo: Um homem de 60 anos, diagnosticado com Raiva, permanece internado em estado crítico em um hospital de Boston, após ter sido agredido por morcego. O caso, diagnósticado na semana passada, foi o primeiro registrado no Estado de Massachusetts em 75 anos. Um diagnóstico de Raiva é, normalmente, considerado fatal. No entanto, um modelo de tratamento desenvolvido na última década, intitulado “Protocolo de Milwaukee”, cujo objetivo é induzir uma sedação profunda semelhante ao coma para dar tempo do organismo desenvolver anticorpos contra o vírus, tem aumentado consideravelmente a sobrevida dos pacientes. Utilizado pela primeira vez com sucesso em 2004, o tratamento já ajudou a salvar 06 pessoas acometidas pela doença. De acordo com especialistas, este modelo de tratamento é capaz de elevar a taxa e sobrevivência de quase zero para 20 a 25%.
10/01/2012 – Surto de Influenza A (H1N1) em Oaxaca - México
Resumo: Um Surto de Influenza A (H1N1) foi detectado na região de Valles Central, em Oaxaca, localizado no Sul do México. Até o momento, 15 indivíduos foram diagnosticados, sendo 03 em estado grave. Além destes casos, outro surto envolvendo 14 indivíduos com suspeita da doença foi identificado no Porto de Salina Cruz, localizado na região do istmo de Tehuantepec.
10/01/2012 – Aumenta a incidência de Gastroenterite na França
Resumo: Autoridades Sanitárias francesas registraram um aumento no número de casos de Gastroenterite no país, em relação aos últimos dois anos. De acordo com relatório elaborado pela rede sentinela francesa para monitoramento de doenças diarréicas, a taxa de incidência (em torno de 300 para cada 100.000 habitantes) ficou acima do esperado para o ano passado (282 casos para cada 100.000 habitantes). Em seis regiões a taxa de incidência ficou acima do limiar esperado, são elas: Aquitaine (308), Alsácia (319), Provence-Alpes-Côte-d’Azur (327), Baixa Normandia (339), Languedoc-Roussillon (571) e Nord-Pas-de-Calais (884). Desde 1990, é realizado o monitoramento dos casos de Diarréia Aguda no país.
10/01/2012 – Chikungunya na Indonésia
Resumo: De acordo autoridades sanitárias locais, aproximadamente 200 casos de Chikungunya foram registrados em Dezembro do ano passado, na cidade de Depok, na Indonésia. Casos da doença também foram registrados em distritos vizinhos, sobretudo em Tanah, Baru e Pancoran. A ocorrência de muitos casos da doença nestas regiões está associada às precárias condições sanitárias, as quais favorecem a proliferação do mosquito vetor da doença.
10/01/2012 – Cólera no Haiti: mais de 7.000 óbitos registrados
Resumo: De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais de 7000 pessoas morreram vítimas de Cólera no Haiti e cerca de 520.000 casos foram registrados, desde Outubro de 2010. A epidemia de Cólera começou no final de 2010, após o pior terremoto da história recente haitiana (12/01/2010), e se agravou no passado em decorrência dos períodos e chuva. A epidemia se estendeu para a República Dominicana, país vizinho, onde foram registrados 21.000 casos e 363 óbitos. Segundo a OPAS, são registrados, em média, 200 casos novos da doença por dia no Haiti.
10/01/2012 – Surto de Leishmaniose Canina na Argentina
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Canina foi registrado na cidade de Corrientes na Argentina. Autoridades Sanitárias estão desempenhando ações no sentido de bloquear a propagação da doença, sobretudo para as cidades vizinhas. Embora não tenham sido registrados casos humanos até o momento, a cidade não está livre da presença de mosquitos flebotomíneos, vetores da doença. Portanto, ações de combate ao vetor também estão sendo discutidas e desenvolvidas em conjunto com a comunidade.
10/01/2012 – Surto de Leishmaniose Cutânea entre tropas britânicas egressas do Afeganistão
Resumo: Um Surto de Leishmaniose Cutânea tem sido observado em tropas britânicas egressas do Afeganistão. Nos últimos dois anos, lesões em pele e mucosa tem sido descritas entre militares britânicos, os quais prontamente são afastados de suas obrigações, regressando aos seus países de origem para receber o tratamento específico. A Leishmaniose é prevante em algumas regiões do Afeganistão. Em 2008, 50 militares britânicos de uma mesma tropa foram diagnosticados com a doença. Em dezembro de 2010, a ocorrência da doença entre militares holandeses em serviço no norte do Afeganistão foi descrita no American Journal of Tropical Medicine and Hygiene.
10/01/2012 – Hantavirose no Oeste do Pará
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas, anunciaram a realização de um trabalho de Vigilância Ecoepidemiológico no município de Oriximiná - oeste do Estado - onde foram notificados dois casos de Hantavirose no ano passado. Além dos casos de Oriximiná, foram registrados mais 06 casos em Novo Progresso e 01 caso em Itaituba, municípios do sudoeste paraense, totalizando os 09 casos da doença registrados no ano passado, do quais 08 foram fatais.
10/01/2012 – Hantavirose no Oeste do Pará
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Instituto Evandro Chagas, anunciaram a realização de um trabalho de Vigilância Ecoepidemiológico no município de Oriximiná - oeste do Estado - onde foram notificados dois casos de Hantavirose no ano passado. Além dos casos de Oriximiná, foram registrados mais 06 casos em Novo Progresso e 01 caso em Itaituba, municípios do sudoeste paraense, totalizando os 09 casos da doença registrados no ano passado, do quais 08 foram fatais.
10/01/2012 – Mais de 80 hipopótamos morrem por Antraz no Zimbábue
Resumo: Um surto de Antraz matou pelo menos 88 hipopótamos no Parque Nacional de Mana Pools, no norte do Zimbábue. As mortes aconteceram depois de um surto de Antraz nos Distritos nortistas de Mbire e Darwin, em dezembro, onde 40 moradores receberam tratamento para a doença. Além dos hipopótamos mortos, 45 búfalos, 30 elefantes e 02 antílopes apresentaram sintomas da doença, os quais estão sendo submetidos à exames laboratorias. Em 2008, a doença, que causa lesão cutânea acompanha da de febre e mal-estar, foi responsável pela morte de três zimbabuanos.
10/01/2012 – Autoridades Sanitárias mineiras alertam para doenças transmitidas pela água após enchentes
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais emitiu um alerta à população acerca dos cuidados para prevenção de doenças transmitidas pela água contaminada após enchentes. A enxurrada e a lama dos locais afetados podem ter sido contaminados pela urina de roedores, como ratos e camundongos, favorecendo a ocorrência de Leptospirose. Quando ocorrem inundações, também se verifica um aumento no risco de contaminação da água e de alimentos por vários tipos de patógenos causadores de doenças, sobretudo diarreicas, além da proliferação de vetores, como baratas, moscas e formigas. Cuidados de higiene pessoal e do ambiente, a limpeza de reservatórios de água (caixas d’água, poços e cisternas), bem como a desinfecção da água e dos alimentos consumidos, são fundamentais para evitar a propagação destas doenças.
11/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai: Brasil enviará equipe técnica
Resumo: O Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (MAPA) anunciou que enviará, na próxima semana, uma missão técnica até o município de San Pedro, no Paraguai. O objetivo da missão é averiguar a situação após a detecção de um Foco de Febre Aftosa em uma fazenda na região. Frigoríficos credenciados para exportação também serão vistoriados pela equipe técnica brasileira.
11/01/2012 – Aumenta incidência de Coqueluche na Austrália
Resumo: O Departamento de Saúde australiano ocidental está lançando uma campanha para incentivar os pais a vacinar seus filhos contra Coqueluche, tendo em vista o aumento de casos da doença registrados nos últimos 02 anos. Em 2011, foram noticados 3.597 casos, contra 1.458 no ano anterior. Nos últimos 04 anos foram registrados 04 óbitos em menores de 1 ano, em decorrência de complicações da doença.
11/01/2012 – Febre Tifoide em Fiji
Resumo: Autoridades Sanitárias confirmaram 42 casos de Febre Tifoide na localidade de Nanoko na Ilha de Fiji, após uma triagem obrigatória envolvendo 922 moradores. De acordo com o governo local, as principais causas do surto são: a presença de portadores crônicos da doença, a má qualidade da água na comunidade, a fragilidade das medidas de segurança dos alimentos e as condições precárias de saneamento básico. Cerca de 90% das famílias não possuem banheiro em casa e têm higiene pessoal inadequada.
11/01/2012 – Antraz no Zimbabwe: Atualizações
Resumo: Até o momento, mais de 165 animais morreram em decorrência de um Surto de Antraz no Parque Nacional de Mana Pools, no Zimbabwe. Diversos animais adoeceram nas últimas semanas, dentre os quais: hipopótamos (88), búfalos (45), elefantes (30) e antílopes (2). O Departamento de Serviços Veterinários local informou que as carcaças dos animais estão sendo queimadas para evitar a propagação da doença.
12/01/2012 – Raiva Canina em Puno (Perú): número de casos aumenta em 1 ano
Resumo: O Escritório de Saúde Ambiental da cidade de Puno (Peru) registrou um aumento no número de casos de Raiva Canina nos últimos 02 anos. Segundo o órgão, nos últimos meses foram registrados 05 casos, dos quais 04 ocorreram em Puno e 01 no distrito de Manãzo. Em 2011, foram registrados 523 casos de mordidas de cães na província. Também foi informado que 129 pessoas foram imunizadas contra a Raiva na cidade, após acidentes com cães, o que provocou a antecipação da campanha de vacinação canina para o mês de Agosto.
12/01/2012 – Febre Aftosa no Paraguai: mais de 160 animais sacrificados
Resumo: O Serviço Veterinário do Departamento de San Pedro, no norte do Paraguai, informou que 168 animais foram abatidos, a maioria, pertencentes à fazenda onde foi registrado o Surto de Febre Aftosa. Medidas de proteção e vacinação do gado estão sendo implementadas na região, tendo em vista a prevenção e controle da doença, bem como a redução dos impactos econômicos. O Paraguai é o maior exportador mundial de carne, com um estoque de 12.500.000 cabeças de gado.
12/01/2012 – Informe técnico sobre a Coqueluche no Brasil em 2011
Resumo: O Ministério da Saúde divulgou, mediante Informe Técnico, o consolidado dos casos de Coqueluche até a 32ª Semana Epidemiológica do ano passado. Ao todo, foram notificados 1.975 casos suspeitos, dos quais 583 foram confirmados, sendo 73,6% em menores de 1 ano. Os estados com maior número de casos são: São Paulo (815), Rio Grande do Sul (201), Bahia (147) e Pernambuco (108). Também foram registrados 03 surtos no ano passado: Santana do Mundaú (AL) em Março (53 casos suspeitos e 20 confirmados), Jaramataia (AL) em Julho (41 casos suspeitos e 20 confirmados) e Feira de Santana (BA) em Agosto (82 casos suspeitos e 47 confirmados).
13/01/2012 – Aumenta incidência de Gastroenterites em Buenos Aires (Argentina)
Resumo: Nos últimos 10 dias, houve um aumento de 15% no número de atendimentos médicos pediátricos em decorrência de Gastroenterites na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, segundo dados da Direção Provincial de Atenção Primária do Ministério da Saúde. O órgão informou que este aumento tem sido comum no verão, visto que o aumento da temperatura favorece a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, reduzindo consideravelmente seu tempo de armazenamento.
13/01/2012 – Síndrome Respiratória Aguda no México
Resumo: De acordo com o Instituto Mexicano de Segurança Social (IMSS), ocorreu um aumento de 30% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda, neste inverno. Todavia, este aumento está associado à intensificação das atividades de monitoramento, a partir da detecção precoce, dos casos de Influenza H1N1. Nos últimos dois meses, o IMSS registrou 08 casos de pneumonia, sendo um fatal.
13/01/2012 – Comércio ilegal de carne selvagem aumenta risco de doenças infecciosas
Resumo: Nos Estados Unidos, um estudo baseado na análise laboratorial de carnes importadas ilegalmente, confiscadas em aeroportos, revelou a presença de inúmeros patógenos que constituem verdadeiro risco à saúde humana. Tais patógenos são potencialmente capazes de provocar surtos em seres humanos. Diversas variantes de Retrovírus e Herpesvírus foram isolados a partir de restos mortais de algumas espécies de macacos em extinção. Cientistas estimam que 75% das doenças infecciosas emergentes se disseminaram em seres humanos a partir do contato com animais selvagens, sobretudo oriundos da África.
13/01/2012 – Sarampo na República Democrática do Congo
Resumo: O Ministério de Saúde da República Democrática do Congo registrou um aumento no número de casos de Sarampo em seis províncias, no ano passado. De acordo com o órgão, mais de 16.000 casos suspeitos foram identificados no ano passado. Somente no último trimestre de 2011, foram identificados 210 casos suspeitos e 03 óbitos na região de Faradje.
13/01/2012 – Surto de Gastroenterite na Tailândia
Resumo: Um Surto de Gastroenterite envolvendo 46 pessoas foi registrado na cidade de Ban Lin na Tailândia. Os indivíduos foram admitidos no Hospital Township Hlaing Thar Yar com sintomas de náuseas, vômitos e diarréia, após comer sopa, frango e molho curry servido durante um funeral. Amostras dos alimentos foram enviadas ao Laboratório Nacional de Saúde.
13/01/2012 – Influenza Aviária (H5N1) no Vietnã
Resumo: Autoridades Sanitárias informaram a ocorrência de um surto de Gripe Aviária (H5N1) envolvendo 450 frangos em uma casa no sul da província de Hau Giang, no Vietnã. Um relatório divulgado pelo Serviço de Veterinária provincial informou que todos os frangos infectados foram abatidos, sendo instalada quarentena no local.
14/01/2012 – Surto de Leptospirose nas Filipinas: Atualizações
Resumo: Autoridades de Saúde locais emitiram um alerta à população acerca de um Surto de Leptospirose na Ilha de Mindanao, nas Filipinas. De acordo com relatório divulgado pelo órgão, foram registrados mais de 314 casos e 08 óbitos na cidade de Cagayan de Oro. O aumento no número de casos da doença é resultante das tempestades e inundações que estão atingindo a região, onde 38.000 pessoas ficaram desabrigadas, 1.250 morreram e 100 permanecem desaparecidas. Em 2009, após a passagem do Tufão Ketsana, foram registrados 2.000 casos da doença na ilha, com 167 óbitos.
16/01/2012 – Malária em Angola
Resumo: Autoridades Sanitárias angolanas divulgaram o registro de 56.839 casos de Malária em 2011, em diferentes unidades sanitárias da província de Cunene. No ano passado, foram registrados 81.561 casos, dos quais 226 foram fatais, a maioria gestantes e menores de 5 anos. De acordo com os gestores de saúde local, a redução no número de casos é fruto da intensificação das ações de combate ao mosquito vetor desesnvolvidas ao longo do ano passado.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Junho 2025 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930