Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

20/12/2012 – Casos de Coqueluche aumentam cinco vezes no Espírito Santo
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA-ES), o número de casos de Coqueluche aumentou cinco vezes, no Estado, em relação ao ano passado. Enquanto que em 2011 haviam sido registrados 101 casos, neste ano, o total de notificações já chega a 495. Já em relação ao número de mortes, o total de vítimas fatais saltou de um para nove, considerando os dois últimos anos. Dos 78 municípios do Estado, 61 já notificaram a doença, a qual se apresenta na forma mais graves na população infantil. De fato, todas as mortes decorrentes da Coqueluche em 2012, no Estado, atingiram bebês menores de seis meses.
21/12/2012 – Raiva mata 90 pessoas na capital da Angola
Resumo: Em Kilamba Kiaxe, um dos sete municípios que compõe a área urbana de Luanda – capital da Angola, pelo menos 90 pessoas morreram vítimas do vírus da Raiva, neste ano. Um recente relatório da Direção Provincial de Saúde contabilizou um total de 20.236 acidentes envolvendo “cães de rua” na capital, sendo 4.067 em Kilamba Kiaxe, 3.428 em Viana, 2.877 em Cazenga, 2.178 em Cacuaco e 2.492 em Sambizanga. O relatório destaca ainda que 86% das vítimas são do sexo masculino e que a faixa etária mais atingida é a de 5 a 9 anos.
21/12/2012 – Ano de 2012 registra menor número de casos de H5N1 em nove anos
Resumo: Neste ano de 2012, registrou-se o menor número de casos de infecção humana pelo Vírus Influenza A H5N1, o mesmo que causa a Gripe em aves, desde que a doença foi detectada pela primeira vez, em 2003. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registrados 610 casos de H5N1 em humanos, dos quais 360 resultaram em morte, desde que a doença foi descrita em humanos. Este é, sem dúvida, um número bem menos representativo que o da infecção causada pelo vírus H1N1, detectada em 2009 no México, a qual em poucos meses atingiu mais de 100 mil pessoas em todo mundo. Todavia, a situação envolvendo o vírus H5N1 tem sido bastante preocupante, pois enquanto o vírus H1N1 causou a morte de menos de meio por cento dos infectados, o H5N1 já provocou a morte de 60% de suas vítimas.
21/12/2012 – Vigilância investiga morte de animais com suspeita de Raiva em São Carlos
Resumo: Nesta sexta-feira (21/12), a Vigilância Epidemiológica de São Carlos-SP iniciou um tratamento preventivo em 13 pessoas que mantiveram contato direto com vacas que morreram com suspeita de Raiva na área rural da cidade, nos últimos 15 dias. Embora ainda não tenha sido possível confirmar quantos animais morreram com suspeita da doença, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu amostras de cinco bovinos mortos, as quais foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, na capital. Segundo o coordenador do CCZ de São Carlos, Guilherme Marrara, “estamos em vigilância e pedimos a todos os proprietários de rebanhos que fiquem atentos ao aparecimento de morcegos hematófagos ou a algum comportamento anormal dos rebanhos”.
21/12/2012 – Acidentes com animais peçonhentos crescem 30% durante período de chuvas
Resumo: Nesta semana, o Instituto Butantan, unidade da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, fez um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos. O alerta coincide com a chegada do verão – período entre dezembro e março -, quando o tempo se torna mais quente e chuvoso e os acidentes deste tipo crescem em torno de 30%. Segundo o biólogo e diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto, é fundamental que as pessoas procurem o quanto antes o atendimento médico em caso de acidente envolvendo estes animais. O Hospital Vital Brazil disponibiliza um telefone para orientações de emergência nos casos de acidentes desta natureza. O serviço funciona 24 horas por dia e orienta a população sobre o local mais próximo para atendimento. O número é (11) 2627-9529. Dicas de prevenção também estão disponíveis no site do instituto (segundo link abaixo).
21/12/2012 – Brasil ameaça entrar com ação na OMC diante das restrições de importação à carne bovina
Resumo: Nesta sexta-feira (21/12), o governo brasileiro anunciou que vai estipular até março do ano que vem o prazo para que os sete países que suspenderam temporariamente as importações da carne bovina voltem a comprar os produtos, do contrário, o país vai recorrer com uma ação junto à Organização Mundial do Comércio (OMS). O comunicado foi feito pelo secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura (MA), Enio Marques Pereira. Na última quinta-feira (20/12), Taiwan se tornou o sétimo país a impor restrições à carne brasileira – Arábia Saudita, Egito, Japão, China, África do Sul e Coréia do Sul já haviam adotado a restrição. No último dia 07, o MA confirmou a presença do agente causador da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecida como Doença da Vaca Louca, em uma fêmea que morreu em 2010 em uma fazenda de Sertanópolis, no Paraná. No entanto, atualmente o país mantém o status de “risco insignificante”, ou seja, a melhor classificação da lista de risco, segundo informou o MA.
21/12/2012 – Defesa Civil do RJ lança “Plano de Ação” em desastres durante período de chuvas
Resumo: Nesta quinta-feira (20/12), a Secretaria de Defesa Civil do Rio de Janeiro lançou a “Matriz Interinstitucional de Articulação para Respostas às Chuvas de Verão”. Para tal, o projeto se baseia em dois grandes pilares: a organização sistemática das redes de cooperação e a criação do “Plano Estratégico de Redução de Desastres”. A primeira frente consiste em uma parceria entre órgãos da Defesa Civil, das secretarias estaduais e federais, instituições não governamentais e universidades. O objetivo é envolver várias esferas da sociedade na política integrada de proteção civil. Já o “Plano Estratégico de Redução de Desastres” também é uma construção coletiva, que reúne os mesmos órgãos, sob a coordenação da Secretaria de Defesa Civil, para o desenvolvimento de programas de prevenção e minimização de riscos.
21/12/2012 – Ministério da Saúde reforça papel do CIEVS no monitoramento de surtos em todo o país
Resumo: Com o objetivo de acompanhar suspeitas de casos de doenças epidemiológicas e dar resposta oportuna às Emergências de Saúde Pública em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) conta com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Desde sua criação, em 2006, o CIEVS nacional já atuou em mais de mil eventos de importância em Saúde Pública. O resultado positivo é fruto da política do MS que, desde 2000, investe na organização da resposta imediata aos surtos e emergências epidemiológicas que representam risco a saúde da população, em qualquer parte do país. Para Wanderson Kleber, coordenador de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública do MS (CGVR), “houve um importante fortalecimento da capacidade de resposta às emergências, principalmente com a operacionalização da Força Nacional do SUS, frente às emergências em Saúde Pública. Isto reflete o empenho do MS, em parceria com os gestores estaduais e municipais, no aprimoramento da infraestrutura do SUS para a detecção e manejo dessas emergências, principalmente frente aos grandes eventos de massa”, explicou.
21/12/2012 – OMS suspende testes da vacina Pentavalente após a morte de três crianças no Vietnã
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Vietnã solicitou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a suspensão dos testes com a Vacina Pentavalente (Quinvaxem) após a morte de três crianças previamente sensibilizadas pelo imunobiológico na província de Nghe An – norte do país. As mortes estão sendo investigadas por uma equipe técnica composta por representantes da Agência Nacional de Medicina Preventiva, do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia do Hospital Nacional da Criança, e do Departamento de Saúde de Nghe An. Amostras da vacina foram enviadas para análise no Instituto Nacional de Vacinas e Inspeção de Produtos Médicos. A vacina protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e infecção por Haemophilus influenzae tipo b (Hib).
21/12/2012 – Cólera mata três e acomete mais de 150 pessoas no norte de Angola
Resumo: Em Uíge, província localizada no norte de Angola, houve pelo menos três mortes por Cólera somente neste ano. Além disso, outras 150 pessoas foram acometidas pela doença. De acordo com o diretor provincial de saúde, Benji Mouco Henrique, a maioria dos casos estão concentrados nas periferias das cidades, onde a água para consumo é extraída de poços artesianos espalhados por áreas em que as condições de saneamento básico são precárias.
21/12/2012 – Cresce o número de casos de Sarampo no noroeste da Inglaterra
Resumo: Em Bolton, cidade localizada no noroeste da Inglaterra, autoridades de saúde emitiram um alerta sanitário diante do aumento do número de casos de Sarampo nos últimos dois anos. Neste ano, foram registrados 40 casos da doença, enquanto que no ano passado apenas um caso havia sido detectado. Pelo menos duas instituições de ensino infantil notificaram surtos da doença – a escola Harper Green School, em Farnworth, e uma creche privada em Bromley Cross. Pelo menos 23 crianças, de 7 e 8 anos de idade, foram afetadas nas duas instituições. No condado da Grande Manchester, no qual Bolton faz parte, 98 casos foram documentados ao longo deste ano – a maioria em Bolton e Wigan; contra 21 no ano passado.
21/12/2012 – Autoridades sanitárias norueguesas confirmam ETEC como causadora do surto de gastroenterite no sul do país
Resumo: Nesta semana, o Instituto Norueguês de Segurança Alimentar confirmou a bactéria Escherichia coli sorotipo enterotoxigênica (ETEC) como causadora do surto de gastroenterite detectado no início do mês, no norte do país. A partir de 04 de dezembro, pelo menos 319 pessoas foram diagnosticadas com a doença após participarem de um almoço em um hotel no condado de Buskerud. O diagnóstico foi realizado com base nas amostras dos indivíduos sintomáticos. Embora as análises bromatológicas (dos alimentos) ainda não tenham sido concluídas, o instituto divulgou que os resultados, até então obtidos, permitem afastar qualquer suspeita de contaminação da água.
21/12/2012 – Governo amplia monitoramento em áreas de risco a partir de março
Resumo: Na manhã desta sexta-feira (21/12), o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, esteve nas instalações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Cachoeira Paulista (SP), para assinar a compra de 1.100 aparelhos pluviômetros. A partir de março do próximo ano, o equipamento deve auxiliar no monitoramento das áreas de risco, em todo país, para catástrofes naturais associadas ao período de chuvas. Desde 2011, o Cemaden já trabalha na prevenção de eventos desta natureza utilizando radares meteorológicos e dados de estações de outros órgãos, já em funcionamento pelo país. “Com a ampliação de nossa rede será possível, por exemplo, monitorar o nível de água no solo e dizer se estes níveis estão próximos do limite. Esses pluviômetros são fundamentais para um sistema de informação mais realista possível”, afirmou o ministro.
21/12/2012 – República Tcheca detecta primeiros casos de infecção por SBV em seus rebanhos ovinos
Resumo: Na semana passada, autoridades de saúdes tchecas confirmaram a presença do Vírus Schmallenberg (SBV) em rebanhos de ovinos no norte do país – próximo à fronteira com a Alemanha. Embora somente agora a doença tenha sido notificada, criadores locais afirmaram que, há pelo menos 14 dias, vêm observando um taxa elevada de animais deformados um elevado nível de deformidades entre estes animais, o que tem gerado forte impacto econômico na região, em virtude da redução dos níveis de produtividade. O vírus afeta bovinos, ovinos e caprinos, provocando febre, diarreia e redução na produção de leite de animais adultos, além de mal-formações congênitas e morte nos animais recém-nascidos. Identificada pela primeira vez em fazendas alemãs e holandesas, a doença ainda não representou risco para a saúde humana, desde que foi descrita.
21/12/2012 – Difteria mata duas pessoas e acomete outras 87 no nordeste da Tailândia
Resumo: Neste ano, um surto de Difteria matou duas pessoas e atingiu outras 87 em 15 províncias no nordeste da Tailândia. Desde meados do ano, o crescente número de notificações tem deixado em alerta as autoridades de saúde locais, as quais afirmaram que a doença pode ter se propagado na região através do Laos. Nesta perspectivas, as autoridades salientaram ainda a necessidade de reforçar as estratégias de controle e avaliação direcionadas para a saúde do viajante que adentra no país.
21/12/2012 – Peste Negra acomete 250 pessoas na Ilha de Madagascar
Resumo: Desde o início do ano, pelo menos 250 pessoas foram acometidas pela Peste Negra, também conhecida como Peste Bubônica, na Ilha de Madagascar. Deste total, 90 casos foram documentados somente desde o início de outubro. De acordo com as autoridades sanitárias locais, um em cada cinco pessoas diagnosticadas morre em decorrência da doença. Para a Drª Céline Seignon-Kandissounon, a situação de vulnerabilidade da população tem aumentado consideravelmente com a piora da situação socioeconômica da população local. “Comparado ao ano passado, há menos casos em relação ao ano passado, no entanto, estes têm sido mais graves. Além disso, observou-se uma aumento no número de mortes neste ano”.
21/12/2012 – Criadores de gado venezuelanos reivindicam “estudo de análise de risco” para EEB após aparição de caso “não clássico” no Brasil
Resumo: Na Venezuela, a Federação Nacional de Criadores de Gado (Fedenaga) cobrou, junto ao Governo de seu país, a adoção de medidas preventivas para a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como “Mal da Vaca Louca”, em resposta à aparição de um caso “não clássico” que morreu em 2010 no Brasil. O presidente da Fedenaga, Manuel Cipriano Heredia, explicou que a agremiação está propondo ao Governo a realização de “um estudo de análise de risco” que seja completo “do ponto de vista epidemiológico” e “de diagnóstico”. O dirigente afirmou ainda que a Venezuela importa do Brasil animais vivos para matadouro que saem do estado do Pará, cujo risco sanitário é considerado baixo. Um relatório do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) da Venezuela revelou que as importações de animais vivos e produtos do reino animal do Brasil alcançaram US$ 744 milhões em 2011, enquanto neste ano já somam US$ 930 milhões. Mesmo assim, Heredia se declarou a favor da suspensão temporária da entrada ao país de animais para criação enquanto esse estudo estiver sendo desenvolvido.
21/12/2012 – Número de casos de Sarampo e Rubéola voltam a crescer na Europa
Resumo: No último fim de semana, autoridades de saúde europeias divulgaram um relatório acerca do monitoramento dos casos de Sarampo e Rubéola no “Velho Continente”. Segundo o texto, foram registrados 7.016 casos de Sarampo no continente, de janeiro a dezembro deste ano, número abaixo dos mais de 30 mil casos documentados na epidemia do ano passado. Individualmente, 12 dos 29 países que compõem a União Européia (UE) possuíam menos de um caso de Sarampo para cada um milhão de habitantes ao longo deste ano, ou seja, suficiente para alcançar a meta para a eliminação da doença, a qual foi estipulada até 2015 e pactuada com a OMS. Já em relação à Rubéola, 16 dos 26 países atingiram a meta de eliminação da doença, com destaque para 10 nações onde não houve registro de casos nos últimos doze meses. Quanto ao grande surto da doença registrado na Romênia, a situação parece já estar controlada. Apesar de terem sido notificados mais 24 mil casos no país, neste ano – quando o pico de incidência ocorreu no mês de março, apenas 24 ocorrências foram captadas entre agosto e outubro deste ano. Países em que houve registro de casos: Romênia (4.154), Reino Unido (1.577), França (1.041), Espanha (735), Itália (724), Alemanha (183), Irlanda (131), Bélgica (56), Polônia (49), Áustria (35), Suíça (32), República Tcheca (23), Holanda (10), Portugal (08), Hungria (07), Finlândia (05), Noruega (04), Estônia (03), Grécia (03), Letônia (03), Dinamarca (02), Eslovênia (02), Lituânia (02), Luxemburgo (02), Bulgária (01), Chipre (01) e Eslováquia (01), num total de 8.795 casos.
21/12/2012 – Aracaju-SE registra queda de 88,44% no número de casos de Dengue
Resumo: Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SE) divulgou um balanço mensal da Dengue ao longo de 2012, onde foi possível verificar uma queda de 88,44% no número de notificações comparando os meses de dezembro deste ano com o do ano passado – redução de 199 para 23 casos. Já em relação a todos os meses do ano, a cidade ficou classificada no grupo das que apresentam “baixa incidência”, o que significa dizer que esta registrou menos de 100 casos por 100 mil habitantes, mensalmente. Com o somatório dos 12 meses de 2012, o município ficou classificado no grupo dos que possuí alta incidência, com 364,13 casos por 100 mil habitantes. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Dengue em Aracaju, Taíse Cavalcante, mesmo com o número de 2.140 casos confirmados em 2012, no município, apenas 15 casos foram classificados como Dengue Grave, o que equivale a menos de 1% dos casos. Também não houve nenhum óbito por Dengue documentado este ano em Aracaju.
21/12/2012 – Encefalite Japonesa no norte da Índia
Resumo: No leste de Uttah Pradesh, estado localizado no norte da Índia, uma criança moradora da aldeia de Siddharthanagar morreu vítima de Encefalite Japonesa. Segundo as autoridades de saúde locais, foram documentados 3.494 casos da doença em todo o país, desde o início do ano. Neste ano, pelo menos 588 pessoas morreram por complicações da doença. Até o início da semana, ao menos 43 pessoas infectadas permaneciam internadas em estado grave no BRD Medical College Hospital, em Gorakhpur.
23/12/2012 – Surto de gastroenterite por Norovírus mata seis idosos no sul do Japão
Resumo: Na semana passada, seis homens com idade entre 78 e 88 anos morreram no hospital de Miyazaki, no sul do Japão, diagnosticados com gastroenterite por Norovírus. Embora as investigações já tenham sido iniciadas, autoridades de saúde locais ainda não confirmaram a existência de um vínculo epidemiológico entre as vítimas. De acordo com a Agência Nacional de Notícias Kyodo, o Ministério da Saúde japonês emitiu um alerta em todo o país diante de uma possível propagação da doença.
24/12/2012 – Sarampo mata 20 pessoas em um mês no sul da Angola
Resumo: Em Cunene, província localizada no sul da Angola, pelo menos 20 pessoas morreram em consequência do Sarampo apenas no mês de novembro. Além disso, foram registrados 77 casos somente no Hospital Geral de Ondjiva. De acordo com Hilário Ndeudalela, funcionário do Núcleo de Estatística do hospital, a maioria dos casos foi registrada em crianças menores de 15 anos. Embora não tenham sido divulgados números oficiais, desde agosto a província vem sofrendo com o aumento expressivo do número de casos da doença.
24/12/2012 – Governo chileno confirma 15ª morte por Meningite sorotipo W-135
Resumo: Nesta segunda-feira (24/12), o governo chileno confirmou a 15ª morte causada por Meningite sorotipo W-135. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país já totaliza 57 casos confirmados desde o início do ano, dos quais 47 foram registrados na região metropolitana. Em resposta, o ministério anunciou o alcance de uma taxa de cobertura vacinal de 84% na população infantil, o que equivale a cerca de 807 milhões de crianças imunizadas, neste ano. Logo, este já pode ser considerado o maior nível de inoculação vacinal já registrado na região metropolitana do país, com 97% de cobertura em Santiago e 83% em Valparaíso.
24/12/2012 – Surto de Leptospirose mata sete pessoas em Dominica (Caribe)
Resumo: Neste ano, um surto de Leptospirose tem preocupado as autoridades de saúde de Dominica, uma ilha localizada no mar do Caribe. Pelo menos 50 pessoas foram infectadas e sete vítimas sucumbiram a doença, dentre elas Ricky Allport, um dos coordenadores do Ministério da Agricultura. Segundo as autoridades sanitárias, a ilha vem sofrendo desde o início do ano com a elevada infestação de roedores, o que induz a propagação da doença. Uma campanha do governo de conscientização frente ao manejo ambiental está sendo desenvolvida junto aos moradores da ilha.
24/12/2012 – Meningite Meningocócica mata menina de 2 anos no sudeste da Rússia
Resumo: Em Arsenyev, cidade localizada no sudeste da Rússia – próximo à fronteira com a China, uma menina de 2 anos morreu vítima de Meningite Meningocócica. De acordo com a chefe do Departamento de Higiene e Epidemiologia, Vyazovik Marina, a quarentena no jardim de infância onde a menina frequentava já foi determinada. Além disso, crianças e adultos que mantiveram contato direto com a menina já estão sendo vacinados. O último caso fatal da doença em Arsenyev havia sido registrado em 2000, quando documentou-se a morte de um bebê de um ano de idade.
24/12/2012 – Gripe A H1N1 acomete 35 pessoas em uma clínica no sudeste da França
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde do Alto Saboya – região francesa, ao menos 35 pessoas, entre asilados e funcionários, foram diagnosticadas com Gripe A H1N1 em uma clínica de atenção a idosos em Villaz, província localizada no sudeste da França. Apesar de a maioria dos casos terem sido registrados entre internos, a doença também atingiu funcionários da instituição. Conforme divulgado pelas autoridades de saúde locais, a situação permanece sob controle, uma vez que a instituição segue em quarentena e todas as medidas de bloqueio sanitário estão sendo implementadas para evitar a propagação da doença.
24/12/2012 – Casos de Dengue chegam a 6,3 mil em Campo Grande - MS
Resumo: De acordo com o último Boletim Epidemiológico (Nº 39) divulgado pela Secretaria Municipal de Campo Grande (MS), o número de casos de Dengue saltou de 5.249 para 6.361 notificações em apenas um mês – um acréscimo de 1.112 casos, isto é, cerca de 300 notificações semanais. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul (SES-MS), neste ano, foram registradas 14.572 ocorrências em todo o Estado. Uma simples comparação revela a gravidade da situação: no ano passado, o Mato Grosso do Sul chegou a 3.743 casos de Dengue até 19 de fevereiro, índice muito inferior aos atuais. Além disso, dos registros de 2011, 1.772 ocorreram na capital Campo Grande, que hoje já soma quase 7 mil casos.
25/12/2012 – Incremento no número de casos de SARS ameaça seis regiões da Rússia
Resumo: Na Rússia, seis regiões estão sob alerta sanitário devido à possibilidade de epidemia em virtude do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS, sigla em inglês – Severe Acute Respiratory Syndrome). A alerta foi divulgado pelo Diretor do Serviço Federal de Saúde, Gennady Onishchenko, durante entrevista coletiva na capital Moscou, uma das seis regiões sob risco – Pskov, Saratov, Perm, Nenets e Yamalo-Nenets completam a lista. Até o momento, mais de 37 milhões de pessoas foram vacinadas no país, o que representa 25,9% da população russa. O Ministério da Saúde advertiu ainda que após a virada do ano, o número de casos de Influenza tende a aumentar sistematicamente no país, em consequência da chegada do verão no Hemisfério Norte.
26/12/2012 – Surto de Diarreia Aguda no leste de Uganda
Resumo: Em Kibuku, distrito localizado no leste de Uganda, um surto de Diarreia Aguda tem colocado em alerta as autoridades de saúde locais. De acordo com Steven Wilson Namungha, coordenador da Direção Distrital de Saúde, cerca de 300 moradores têm, diariamente, procurado atendimento médico no IV Centro de Saúde de Kibuku. Diante da atual situação, o dirigente revelou as dificuldades nas estratégias de controle da doença, tendo em vista que se trata de uma região onde prevalece a escassez de água potável, higiene e saneamento básico. Ainda segundo Namungha, em algumas aldeias, como por exemplo Kabusule, os moradores se vêem obrigados a compartilhar as poucas fontes de água disponíveis com animais – a oferta de água no distrito contempla menos de 42% da população.
27/12/2012 – Autoridades de saúde argentinas confirmam 22 casos e 06 mortes por Hantavirose no país
Resumo: Neste ano, foram registrados 260 casos suspeitos na Argentina, dos quais 22 receberam confirmação laboratorial, segundo dados do Ministério da Saúde argentino. Além disso, foram documentados 06 óbitos associados a doença. Algumas províncias concentraram a maioria dos casos, tais como: Yuto, Calilegua, Fraile Pintado, Caimancito, Lobatón, La Mendieta, Libertador General San Martin, San Pedro e Palma Sola. Na capital Buenos Aires apenas um caso foi registrado. Nesta semana, o chefe da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Ariel Solis, anunciou um pacote de medidas de prevenção e controle da doença em resposta ao aumento expressivo do número de casos nas últimas oito semanas.
28/12/2012 – Sarampo afeta mais de 500 crianças no sul do Paquistão
Resumo: Em Karachi, cidade localizada no sul do Paquistão, mais de 500 crianças foram infectadas pelo vírus do Sarampo nas últimas semanas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (28/12) pelas autoridades de saúde locais. Em resposta, o governo local irá lançar um Programa Ampliado de Vacinação (PAV), o qual tem dada prevista para começar nos próximos 10 dias. O objetivo inicial é imunizar cerca de 3 milhões de crianças em sete distritos de Sindh – uma das quatro províncias em que se divide o Paquistão e onde está localizada Karachi.
28/12/2012 – Casos de Norovírus no Reino Unido crescem 83% em relação ao ano passado
Resumo: No Reino Unido, o número de casos de gastroenterite por Norovírus cresceu 83% em relação ao ano passado, segundo dados da Agência de Proteção à Saúde (HPA) britânica. Apenas na semana passada, foram confirmados 492 casos, elevando o total para 4.030 notificações – mais do que o dobro do registrado em 2011, quando foram documentados 1.924 casos confirmados. Estima-se que neste ano mais de 1,1 milhões de pessoas tenham sido infectadas pelo vírus no Reino Unido, segundo comunicado da HPA.
28/12/2012 – Malária matou mais de 170 indianos no sudeste do país nos últimos 3 anos
Resumo: Nos últimos três anos, a Malária matou 173 indianos em Chhattisgarh, estado localizado no sudeste da Índia. Os dados foram divulgados neste fim de semana pelo Ministério da Saúde e População. Em Chhattisgarh, a situação foi mais crítica no distrito de Dantewada, onde foram documentadas 22 mortes, sendo 16 neste ano. Este panorama tem preocupado cada vez mais as autoridades públicas de saúde indianas, uma vez que o número de óbitos tem se mantido elevado a cada ano. Em 2010, foram registrados 47 óbitos e, em 2011, este número chegou a 42. Neste ano, as estatísticas oficiais já somam 84 mortes, o que gerou um alerta sanitário em todo o Estado.
28/12/2012 – Número de mortes por Dengue sofre queda de 70% no RJ
Resumo: No Estado do Rio de Janeiro, dados divulgados nesta sexta-feira (28/12) revelaram uma redução de 70% no número de mortes registradas em 2012, em decorrência da Dengue. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (SESDEC-RJ), de 1º de janeiro a 22 de dezembro, foram confirmadas 41 mortes em consequência da doença, ou seja, 100 a menos do que no mesmo período do ano passado. Embora a mortalidade tenha diminuído, o total de casos da doença aumentou 9% no estado. Enquanto no ano passado foram notificados 167.488 casos, neste ano o número chegou a 184.105, sendo 976 casos considerados de maior gravidade. Para articular ações entre os municípios do RJ, a SESDEC-RJ implantou, neste mês, dez “Salas de Situação Regional, que funcionarão integradas com as secretarias de saúde dos 92 municípios do RJ e a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES. “As salas servirão para entendermos como está a dinâmica de transmissão em cada região, a questão assistencial, se será preciso intervenção do Estado ou mesmo uma participação solidária dos municípios do entorno”, afirmou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.
28/12/2012 – SES de Sergipe confirma o 67º caso de Meningite neste ano
Resumo: No último dia 20/12, a Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES-SE) confirmou a ocorrência de mais um caso de Meningite no Estado. Trata-se de um homem de 70 anos que estava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Com este, foram registrados 67 casos ao longo do ano, sendo 09 deles fatais. Em 2011, foram documentados 55 casos no Estado, incluindo 09 mortes. Ao perceber os sintomas da doença (febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal, vômitos, manchas no corpo), a SES orienta procurar imediatamente o atendimento médico e informar ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) – 0800 -282-2822 ou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – 3226-8300.
28/12/2012 – Ano de 2012 termina com 32 casos de Gripe por H5N1 em humanos
Resumo: Segundo relatório divulgado no último dia 17/12, pela Organização Mundial de Saúde, o ano de 2012 terminou com o registro de 32 casos de infecção humana pelo Vírus Influenza A H5N1, o mesmo que causa a Gripe Aviária. Ao todo, foram registrados 20 óbitos em decorrência da doença. Ainda conforme as estatísticas oficiais, os países onde os casos foram detectados são: Egito (11 casos com 05 mortes), Indonésia (09 casos), Vietnã (04 casos), Bangladesh (03 casos), Camboja (03 casos) e China (02 casos). No ano passado, foram documentados 62 casos, sendo 34 fatais. Desde que a doença passou a ser notificada, em 2003, foram relatados no total 610 casos, sendo 360 fatais.
28/12/2012 – Angola detecta 69 casos suspeitos de Cólera no sul do país
Resumo: Em Cahama, município angolano situado na província de Cunene – sul do país, pelo menos 69 casos suspeitos de Cólera foram detectados no período de 20 a 27 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada no final do mês pelo diretor regional de saúde, Eleutério Hivilikwa. O constatação do surto foi anunciada no mesmo instante em que as autoridades de saúde locais apresentavam seu plano de contingência para combater a atual epidemia da doença que assola a cidade de Ondjiva, capital da província de Cunene. Segundo Hivilikwa, o surgimento de novos casos em municípios vizinhos a Ondjiva sinaliza para a disseminação da doença pela província. Trata-se de uma região de extrema pobreza, a qual carece de condições sanitárias adequadas, incluindo a oferta de água potável para a população. Como agravante, soma-se ainda a chegada do período de chuvas, o que facilita sobremaneira a disseminação da doença.
29/12/2012 – Registrados mais de 3.800 casos de Dengue em Uberaba-MG
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), neste ano, foram notificados 3.827 casos de Dengue em Uberaba, município localizado no Triângulo Mineiro. No entanto, Valdemar Hial, secretario municipal de saúde, lembra que, deste montante, pelo menos 1.479 casos já estão descartados e 2.383 foram confirmados. “Estamos aguardando o resultado de outros 223 casos”, afirmou. Já em relação ao número de óbitos, Hial garantiu que foram registrados um ou dois casos fatais, o que significa que as ações desenvolvidas no município têm sido eficazes, pois evitam o agravamento do quadro clínico, concluiu.
29/12/2012 – Especialistas afirmam que surto de Febre Amarela no Sudão é o pior dos últimos 20 anos
Resumo: Nesta semana, especialistas na área de Epidemiologia afirmaram que o surto de Febre Amarela, que tem sido registrado desde outubro do ano passado, no Sudão é o pior já registrado nos últimos 20 anos. De acordo com o último boletim divulgado pelas autoridades de saúde locais, a doença já causou a morte de 168 pessoas em Darfur – região localizada no sudoeste do Sudão. Mais de 800 pessoas já foram diagnosticadas com a doença em Darfur. Para os especialistas, dois fatores podem ter potencializado a propagação da doença na região: as fortes chuvas e inundações verificados nos últimos quatro meses do ano e a não inclusão da vacina nos programas de imunização que vem sendo implementados na região, ao longo dos últimos anos.
29/12/2012 – Surto de Brucelose em rebanhos no sudoeste da Rússia
Resumo: Em Volgograd, cidade localizada no sudoeste da Rússia, um surto de Brucelose foi detectado em rebanhos da região. Também conhecida como “Febre de Malta”, a doença foi detectada em vacas de uma fazenda particular nos arredores da aldeia de Krasnopartizanskaya, segundo as autoridades sanitárias locais. Comprado na região de Rostov – noroeste do país, o gado havia sido comercializado sem os certificados e documentos veterinários necessários que atestar a procedência adequada dos animais. Em um rebanho de 70 cabeças, pelo menos oito animais testaram positivo para a doença. Trata-se de uma patologia crônica causada por bactérias do gênero Brucella, transmitida ao homem principalmente por laticínios não pasteurizados.
29/12/2012 – Portugal segue em alerta diante da possível entrada da Dengue em seu território continental
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde lusitanas manifestaram preocupação diante da possibilidade de introdução do mosquito da Dengue em seu território continental. De acordo com a coordenadora do Centro de Vigilância de Vetores do Instituto Ricardo Jorge, Maria João Alves, a principal inquietação diz respeito ao ingresso de turistas oriundos da Ilha da Madeira – possessão portuguesa localizada na costa oeste do continente africano -, onde desde outubro vem sendo registrado uma epidemia da doença – 2.103 casos, segundo o último boletim divulgado pela Direção-Geral de Saúde da ilha. Em contrapartida, Alves afirma que o risco de introdução do vetor no continente ainda pode considerado baixo, uma vez que neste novo habitat ocorre a prevalência de temperaturas mais rigorosas, dificultando a sobrevivência e adaptação do mosquito.
29/12/2012 – Nigéria registra oito casos novos de Poliomielite em um mês
Resumo: No mês passado, foram registrados oito casos novos de Poliomielite em Kebbi, província localizada no noroeste da Nigéria. Com estes, saltou para 10 o total de casos novos da doença na província, em 2012, segundo declarou Hajiya Saudatu Abdullahi, gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Kebbi. Em outubro, outros dois casos da doença já haviam sido documentados na província, conforme mencionou a consultora de informações da UNICEF, Anna Jones. “Kebbi tem uma população-alvo de 754.552 para a vacinação e é considerada a segunda maior área de risco para a Poliomielite, com casos confirmados do tipo um e três”, afirmou Jones. Recentemente, um relatório dando conta das atividades do PNI e assinado por Abdullahi, revelou que o estado havia alcançado a marca de 89% de conformidade necessária à erradicação da doença. Apesar dos esforços globais para debelar a Pólio, a Nigéria – assim como Paquistão e Afeganistão - ainda faz parte do grupo de países em que a doença é endêmica. Além disso, alguns fatores sinalizam para um atual retrocesso na luta contra a Pólio, como o restabelecimento da cadeia de transmissão em países até então considerados livres da doença, tais como, Angola, Chade e República Democrática do Congo. A presença da Pólio no país fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinar a vacinação obrigatória dos nigerianos que pretendem viajar para o exterior, a partir de Maio de 2013.
29/12/2012 – Casos de Cólera aumentam em Cuba após a passagem do furacão Sandy
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde cubanas emitiram um alerta sanitário geral devido ao aumento do número de casos de Cólera no país após a passagem do furacão Sandy. Em comunidades turísticas como Maria Jesus e Belen de Habana Vieja a situação é considerada crítica – apenas nesta última foram confirmados 47 casos. Embora o Ministério da Saúde tenham demonstrado resistência em admitir a gravidade da situação, profissionais de saúde cubanos acreditam que portadores tenham contraído a doença no leste do país, região castigada pelas inundações após a passagem do furacão no final de outubro, e disseminado o vibrião nas mais diversas partes do país. Fontes locais garantiram que muitos casos tem sido relatados todos os dias nas unidades de saúde das províncias de Holguin, Santiago de Cuba, Las Tunas e Guantanamo.
29/12/2012 – Surto de Coqueluche mata 12 crianças no nordeste do Afeganistão
Resumo: Em Badakhshan, região localizada no nordeste do Afeganistão, 12 crianças com idade entre 01 e 05 anos morreram vítimas da Coqueluche na semana passada. As mortes ocorreram no vilarejo de Soorian, situada na província de Nasi Darwaz - fronteira com o Tadjiquistão. De acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde, Abdulmaroof Rasekh, a região vem sofrendo desde o início do ano com a rápida ascensão da doença. Estima-se que cerca de 350 crianças tenham sido diagnosticadas com a doença nas últimas duas semanas na região. Equipes de saúde locais informaram que estão encontrando dificuldades para prestar socorro em Badakhshan, uma vez que a neve bloqueou o acesso a pelo menos 12 bairros da região. “A aldeia permanece inacessível pelo Afeganistão, portanto, alimentos e remédios tem sido enviados através do Tadjiquistão”, acrescentou Rasekh.
31/12/2012 – Dengue faz quarta vítima fatal na Nicarágua
Resumo: No último dia (19/12), o Ministério da Saúde da Nicarágua confirmou a ocorrência do quarto óbito por Dengue no país, em 2012. Em comunicado, o diretor de Vigilância em Saúde do MS, Carlos Saenz, afirmou que todas as vítimas fatais são crianças, sendo duas da cidade de Manágua e duas da cidade colonial de Granada. Até a presente data, haviam sido confirmados 5.082 casos de Dengue em todo o país, dos quais 115, até então, permaneciam hospitalizados. Além disso, as províncias mais atingidas foram Manágua, Masaya, Granada, Estelí e Chinandega, nas regiões do pacífico e central, acrescentou.
31/12/2012 – Surto de gastroenterite por Norovírus afeta mais de 100 pessoas em um hospital do Japão (Yokohama)
Resumo: Em Yokohama, cidade localizada na região metropolitana de Tóquio – no Japão, um surto de gastroenterite por Norovírus atingiu 112 pessoas em um hospital municipal. No último fim de semana, pelo menos 82 pacientes e 30 funcionários foram atendidos com sintomas de dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, segundo divulgou a agência de notícias local, Kyodo News. Ao menos, quatro idosos que estavam internados faleceram por complicações respiratórias – causa da internação, tendo o quadro de intoxicação alimentar associado. Diante do ocorrido, o Ministério da Saúde japonês cobrou providências junto às autoridades de saúde locais. O evento ocorreu menos de uma semana após a confirmação da morte de uma idosa por Norovírus em uma casa de repouso de Maebashi, cidade localizada na província de Gunma. Na instituição, outros 17 idosos também foram diagnosticados com a doença.
31/12/2012 – El Salvador confirma sexta morte por Dengue em 2012
Resumo: No final de novembro, uma jovem de 26 anos, moradora de Tonacatepeque, se tornou a sexta vítima fatal da Dengue em El Salvador, neste ano de 2012. No entanto, a confirmação da virose ocorreu apenas no último dia 19/12, segundo anunciou a ministra da saúde, María Isabel Rodriguez. Ao todo, foram registrados 13.360 casos da doença em todo o país, sendo 770 considerados graves. Apesar do índice de mortalidade relativamente baixa, em comparação aos demais países da América Latina, o país viveu uma grave epidemia da doença em 2012, ao passo que em determinadas períodos, a taxa de notificação semanal ultrapassou a marca dos 1.000 casos novos.
31/12/2012 – Casos suspeitos de Cólera são detectados no sudoeste da República Dominicana
Resumo: Em Bahoruco, província localizada no sudoeste da República Dominicana, médicos do Hospital San Bartolomeu sinalizaram para a existência de um possível surto de Cólera na região. Embora nenhum caso tenha sido confirmado laboratorialmente, mais de 50 pessoas foram internadas na Unidade de Reidratação do referido hospital apresentando quadro clínico característico da doença – diarreia aquosa associada a desidratação moderada a grave. Apenas entre os dias 24 e 25 de dezembro, mais de 25 casos novos foram atendidos na unidade hospitalar. Diante destas circunstâncias, profissionais de saúde da região cobraram mais atenção por parte das autoridades públicas de saúde dominicanas.
31/12/2012 – Surto de gastroenterite acomete mais de 400 pessoas em dois navios de cruzeiro no Caribe
Resumo: Durante o feriado do Natal, um surto de gastroenterite afetou mais de 400 pessoas, entre passageiros e tripulantes, em dois navios de cruzeiro que navegavam pelo Caribe. Enquanto o “Queen Mary 2” havia zarpado em 22 de dezembro de Nova York (EUA), levando mais de 3.800 pessoas a bordo para um cruzeiro de 10 dias, o “Emerald Princess”, saiu da Flórida (EUA) em 27 de dezembro com pouco mais de 4.400 pessoas – ambos com destino às ilhas caribenhas. Durante a viagem, 194 passageiros e 11 tripulantes do “Queen Mary 2” foram acometidos por sintomas de vômitos, náuseas e diarreia, os mesmos que acometeram 189 passageiros e 31 tripulantes do “Emerald Princess”. Autoridades de saúde norte-americanas afirmaram que testes laboratoriais estão em andamento para apurar as causas dos dois surtos. Até agora, a principal suspeita é a de que as intoxicações coletivas tenham sido causadas pelo Norovírus.
31/12/2012 – Dengue matou 220 pessoas no Sri Lanka em 2012
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde do Sri Lanka, a Dengue foi responsável pela morte de 220 pessoas no país em 2012. Ao todo, foram registrados mais de 50 mil casos em todo o país. Ainda conforme o comunicado, cerca de 25% das mortes provocadas pela doença ocorreram na faixa etária de 05 a 15 anos, o que chamou a atenção das autoridades públicas de saúde. Para a Associação Nacional de Assistência em Entomologia, a densidade da população vetorial aumentou drasticamente nos últimos meses, sobretudo, em virtude das chuvas e inundações em diversas províncias do país, o que facilita a propagação da doença.
31/12/2012 – Surto de Diarreia Aguda mata 15 crianças indígenas no noroeste da Colômbia
Resumo: Em Risaralda, província situada no noroeste da Colômbia, um surto de Diarreia Aguda resultou na morte de 15 crianças em uma tribo indígena da etnia Embera Chami. Segundo Delfim Arce, representante do grupo étnico no Conselho Regional Indígena de Risaralda, a aldeia tem sofrido com o elevado número de casos da doença nas últimas semanas. Embora as crianças representem o segmento mais atingido, a doença também tem sido registrada em adultos, tanto que dentre os quais já resultou em 08 mortes. Em resposta, equipes de saúde foram enviadas até a reserva de Purembara – onde a aldeia se localiza, para dar apoio as investigações e estratégias de controle do surto.
31/12/2012 – CDC divulga atualização do surto de Meningite Fúngica associado ao uso medicamento contaminado nos Estados Unidos
Resumo: Na última sexta-feira (28/12), o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano divulgou um balanço do surto de Meningite Fúngica associado ao uso de medicamento contaminado – injeções de Acetato de Metilprednisolona produzido pelo laboratório New England Compounding Center (NECC) -, que ocorreu ao longo do segundo semestre do ano passado nos Estados Unidos. Ao todo, foram relatados 656 casos em 19 estados, com um saldo de 39 vítimas fatais. Além disso, Michigan e Tennessee foram os estados mais atingidos, com 232 e 139 casos, respectivamente. As espécies de fungo presentes nas amostras analisadas foram a Exserohilum rostratum e a Aspergillus fumigatus. O CDC promete divulgar ainda uma nova atualização do surto no próximo dia 07 de janeiro.
01/01/2013 – Casos de morte por Hantavirose preocupam Escritório Regional em Tangará da Serra-MT
Resumo: Em Mato Grosso, as recentes mortes ocorridas por Hantavirose nas regiões de Campo Novo e Santo Afonso têm preocupado o Escritório Regional de Saúde em Tangará da Serra. Frente a isto, o diretor do órgão, Rinaldo Cardos, lembrou que este é um problema que precisa ter uma atenção constante para que, de certa forma, o mesmo seja minimizado. Neste contexto, o gestor ressaltou a limpeza de armazéns; o não acúmulo de alimentos, como rações; o uso de luvas e máscaras e; a prática de manter objetos guardados adequadamente; no intuito de prevenir a ocorrência de novos casos da doença. “De agosto até agora tivemos um aumento considerável de casos de Hantavirose, alguns diagnosticados clinicamente e outros laboratorialmente. Alguns tiveram alta, outros vieram a óbito”, declarou.
02/01/2013 – Autoridades reforçam campanhas contra LVA no interior de SP
Resumo: No noroeste paulista, autoridades de saúde reforçaram a necessidade de campanhas contra a Leishmaniose Visceral Americana (LVA), doença que atinge seres humanos e animais, principalmente cães, e causou a morte de 06 pessoas na região em 2012. Neste contexto, diversos municípios do interior permanecem em estado de alerta. Em Votuporanga, pelo menos 19 pessoas foram infectadas, das quais três morreram. Já em Birigui – Região de Araçatuba, os registros oficiais totalizaram 14 casos. Alguns municípios como Araçatuba (06 casos e 01 morte), Andradina (05 casos e 01 morte) e São José do Rio Preto (01 caso e nenhuma morte) também estão sob alerta sanitário.
02/01/2013 – Cólera atinge 30 pessoas no norte de Zâmbia
Resumo: Segundo a agência de notícias africana AFP, pelo menos 30 casos de Cólera foram registrados na semana passada no norte de Zâmbia. A informação foi divulgada durante entrevista à emissora, do diretor-médico responsável pelo Departamento Regional de Saúde, Lackson Ndhlovu. O diretor acrescentou ainda que os casos foram detectados no distrito de Mwense, a cerca de 700 km da capital Lusaka. A chegada do período de chuvas e a detecção dos primeiros focos da doença deixaram as autoridades públicas de saúde em alerta no país.
02/01/2013 – Gripe A H1N1 atinge mais 225 pessoas na Palestina
Resumo: Em 2012, ao menos 225 pessoas foram infectadas pelo vírus Influenza A H1N1 na Palestina. A informação foi divulgada na última segunda-feira (31/12), durante o pronunciamento do vice-ministro da saúde, Asad Ramlawi, na Cisjordânia. Além disso, o vice-ministro acrescentou que nove pessoas morreram em consequência da doença. Em resposta, mais de 25 mil doses de vacina foram fornecidas neste ano à Palestina. Durante a Pandemia Global de 2009, cerca de 200 pessoas morreram nos territórios palestinos, por causa da doença.
03/01/2013 – Estudo revela que Desastres Naturais causaram prejuízo de US$ 160 bilhões em 2012
Resumo: Um levantamento divulgado na última quinta-feira (03/01), pela companhia de seguros alemã Munich Re, revelou que as catástrofes naturais que atingiram o planeta em 2012 deixaram um prejuízo da ordem de US$ 160 bilhões. No entanto, estes números são menores em comparação com os registrados em 2011, ano considerado recorde em virtude do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão. Estimativas da ONU e do Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia de Desastres Naturais afirmam que as perdas econômicas provocadas por eventos desta natureza alcançaram até US$ 366 bilhões em 2011. Já em 2012, 67% das perdas totais e 90% das perdas que tinham seguro ocorreram nos Estados Unidos, segundo a companhia. Um dos motivos foi a passagem do furacão Sandy em outubro, cujo rastro de destruíção determinou uma cobertura de até US$ 25 bilhões por parte do setor de seguros.
03/01/2013 – Anvisa publica esclarecimentos para voluntários de pesquisas clínicas
Resumo: Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma nota de esclarecimento sobre os direitos das pessoas que participam de pesquisas clínicas no Brasil. A principal discussão diz respeito ao “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)”, formulário no qual o voluntário afirma que irá participar da pesquisa clínica de modo consentido, cuja apresentação ao participante constitui um procedimento obrigatório. Neste documento, devem estar descritos os possíveis riscos e benefícios relativos à participação no estudo. É reservado ao participante o direito de sair da pesquisa a qualquer momento, mesmo após este ter assinado o TCLE. De acordo com a legislação brasileira, é proibido o pagamento para pessoas participantes de pesquisas, sendo aceitável apenas o ressarcimento de transporte e alimentação, definidos antes do início do estudo e descritos no TCLE. (Confira na íntegra a nota publicada pela Anvisa, com orientações sobre pesquisa clínica, acessando o segundo link abaixo).
03/01/2013 – Temporais obrigam mais de 3 mil pessoas a deixar suas casas no RJ
Resumo: O temporal que teve início na madrugada da última quinta-feira (03/01) obrigou mais de 3 mil pessoas a abandonarem suas casa no estado do RJ, segundo estimativa divulgada pela Defesa Civil do Estado. Os municípios mais afetados foram Duque de Caxias e Angra dos Reis. Em Caxias, mais de mil pessoas ficaram desalojadas após as enchentes. Além disso, um homem morreu e oito pessoas estão desaparecidas, sendo cinco de uma mesma família. Já em Angra, mais de duas mil pessoas abandonaram suas casas e 320 ainda estão desabrigadas. Ao menos, três pessoas ficaram feridas no município. Em Caxias, o prefeito recém empossado, Alexandre Cardoso, decretou “estado de emergência” no distrito de Xerém, onde, em um dia, houve registro de 58% da chuva prevista para todo o mês de janeiro. Por sua vez, o governador do Estado do RJ, Sérgio Cabral, determinou a criação de um “gabinete de crise” no Centro Estadual de Gestão de Desastres (Cestad), para monitorar melhor a situação.
04/01/2013 – Vídeo: Forças de segurança garantem a retomada da vacinação contra a Pólio no Paquistão
Resumo: Nesta sexta-feira (04/01), forças de segurança deram apoio à retomada, ainda que de maneira discreta, da campanha de vacinação contra a Poliomielite no noroeste do Paquistão. O trabalho havia sido suspenso em dezembro após o assassinato de nove profissionais de saúde em uma série de ataques na região e em Karachi – sul do país. O Paquistão é um dos três países do mundo onde a Pólio ainda é endêmica – Nigéria e Afeganistão completam a lista -, onde os esforços para erradicar a doença tem sido dificultados pelos Talibãs, um movimento fundamentalista islâmico nacionalista reconhecido por muitos países como uma organização terrorista. (Assista o vídeo com a matéria assessando a página do UOL no link abaixo).
04/01/2013 – Morte de crianças por Sarampo no Paquistão atinge recorde
Resumo: Segundo agentes de saúde da ONU, o número de mortes infantis no Paquistão, por causas relacionadas ao Sarampo, atingiu recorde em 2012. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelaram que, no ano passado, 306 crianças morreram no país em decorrência da doença. Apenas em Sindh, província localizada na região sul, 210 crianças morreram ao longo do período. Em 2011, foram documentados 64 óbitos em crianças no Paquistão. Em resposta, uma campanha nacional de vacinação está sendo planejada para proteger a população infantil nas áreas mais afetadas.
04/01/2013 – Surto de diarreia aguda atinge mais de 300 pessoas no leste de Uganda
Resumo: Na semana passada, autoridades de saúde locais detectaram um surto de diarreia aguda entre os moradores de Kibuku, distrito localizado no leste de Uganda. De acordo com o diretor distrital de saúde local, Steven Wilson Namungha, mais de 300 pessoas procuraram atendimento médico no IV Centro Distrital de Saúde. Além disso, menos de 42% dos distritos da região dispõem de rede de abastecimento de água. Trata-se de uma região de extrema pobreza, na qual prevalece a carência de condições de higiene e saneamento básico.
04/01/2013 – Casos de Sarampo se espalham pela RD Congo
Resumo: Nos últimos meses, o aumento do número de casos de Sarampo na República Democrática do Congo deixou em alerta as autoridades de saúde locais. Em Bikenge – província de Maniema, município mineiro localizado no leste do país , mais de 50 casos de Sarampo, incluindo dois óbitos, foram registrados na semana passada. Em Yawuma, município localizado na Província Orientale, onde recentemente foi detectado um surto de Ébola, mais de 100 crianças morreram por causas relacionadas ao Sarampo nos últimos 2 anos. Já em Buta, território também localizado na Província Orientale, outras 40 pessoas morreram vítimas da doença.
04/01/2013 – Surto de Meningite determina fechamento de unidade de saúde privada na Argélia
Resumo: Na semana passada, um estabelecimento de saúde privado foi interditado na Argélia após a detecção de 13 casos de Meningite entre seus usuários. O surto ocorreu em Blida, cidade localizada no extremo norte do país. Desde a detecção dos primeiros casos no início de dezembro, dois pacientes morreram em decorrência da doença. Diante destas circunstâncias, o Ministério da Saúde, População e Reforma Hospitalar cobrou maior empenho nas investigações por parte das autoridades de saúde locais. Em 2008, outro estabelecimento privado de saúde já havia sido fechado após a ocorrência de um surto da doença.
04/01/2013 – Surto de Antraz acomete mais de 20 pessoas no leste do Zimbábue
Resumo: Segundo as autoridades sanitárias locais, vários moradores de Masvosva, distrito localizado no leste do Zimbábue, contraíram Antraz após ingerir as carcaças de animais infectados (gado). Ao menos, foram registrados 20 casos, conforme informou o diretor-médico-distrital, Dr. Mohammed Khaled. Até o momento, nenhum óbito foi relacionado à doença. Apesar das campanhas governamentais alertando para os riscos associados ao consumo das carcaças infectadas, esta tem sido um prática cada vez mais difundida entre os moradores da região.
04/01/2013 – Ministério da Saúde peruano anuncia o registro de 7.521 casos de Dengue em Ucayali em 2012
Resumo: Em 2012, o Ministério da Saúde peruano registrou 7.521 casos de Dengue em Ucayali, região localizada no leste do país. Durante o período de emergência, compreendido entre outubro e dezembro, foram documentados 11 óbitos associados a doença. Ao todo, foram notificados 49 casos graves, dos quais 23 ainda permanecem hospitalizados. Embora o alerta de emergência tenha sido suspenso pelo ministério, autoridades de saúde locais informaram que a situação ainda preocupa, uma vez que focos de mosquito continuam sendo identificados em diversas residências da região.
04/01/2013 – Kit calamidade é enviado para atender população de Duque de Caxias
Resumo: Nesta semana, o governo do estado do RJ anunciou que vai enviar um kit calamidade, incluindo cinco mil frascos de hipoclorito de sódio, ao município de Duque de Caxias, para atender à população afetada pelas chuvas que caíram na madrugada da última quinta-feira (03/01). Cada kit tem capacidade para atender 500 pessoas e contém medicamentos para atender as necessidades básicas, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool, entre outros itens. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, estão sendo enviados a cidade mais de 50 mil folhetos contendo orientações sobre proteção à saúde em caso de enchentes e alagamentos, 10 mil com procedimentos em casos de chuvas fortes, cinco mil cartilhas de dicas de prevenção a Leptospirose.
05/01/2013 – Coqueluche mata cinco crianças no sul do México
Resumo: Na semana passada, cinco crianças menores de um ano morreram em consequências da Coqueluche no estado mexicano de Chiapas, localizado no extremo sul do país. Os óbitos ocorreram em Emiliano Zapata, aldeia de 500 mil habitantes de etnia indígena, localizada em uma região montanhosa – mais de 1.600 metros acima do nível do mar, na cidade de Yajalón. Equipes de saúde foram enviadas ao local para proceder nas investigações necessárias, as quais detectaram cerca de 47 crianças. Segundo o prefeito de Yajalón, Alfredo Aguilar Pinto, as fortes chuvas seguidas de uma frente fria severa facilitaram o aparecimento de graves infecções respiratórias, sobretudo, em crianças.
05/01/2013 – Bielorrúsia impõe restrições à importação de rebanhos húngaros após a confirmação de casos de SBV
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde bielorrussas restringiram temporariamente as importações de gado oriundas da Hungria após a confirmação de casos de Vírus Schmallenberg (SBV). A decisão atende a uma disposição do Departamento Nacional de Supervisão Veterinária e Alimentar, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Alimentação. O vírus afeta bovinos, ovinos e caprinos, provocando febre, diarreia e redução na produção de leite de animais adultos, além de mal-formações congênitas e morte nos animais recém-nascidos. Identificada pela primeira vez em fazendas alemãs e holandesas, a doença ainda não representou risco para a saúde humana, desde que foi descrita.
06/01/2013 – Surto de intoxicação alimentar afeta mais e 400 funcionários de uma empresa mexicana
Resumo: Em Yucatán, península localizada no sul do México, um surto de intoxicação alimentar afetou 408 funcionários de uma empresa de embalagens de vegetais no município de Tekax. De acordo com o governador de Yucatán, Rolando Zapata Bello, nenhum óbito foi registrado associado ao evento. Após o início das investigações, o Ministério da Saúde afirmou que a principal suspeita recaí sobre o consumo de alimentos deteriorados servidos pela própria empresa aos seus funcionários. Amostras dos alimentos foram coletadas e enviadas ao laboratório de referência local.
07/01/2013 – Casos de Pólio caem 66% em 2012
Resumo: Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde revelou que os casos de Poliomielite caíram 66% em 2012, comparado ao ano anterior. Apesar da conquista, a entidade lamentou as dificuldades enfrentadas para a erradicação da doença, a qual atingiu 218 crianças no ano passado. De acordo com a “Iniciativa Global para a Eliminação da Pólio”, em três países a doença ainda pode ser considerada endêmica – Paquistão, Nigéria e Afeganistão – e duas nações apresentam casos esporádicos – Níger e Chade. A situação da luta contra a doença, no entanto, ganhou uma nova dimensão no final do ano passado. Conforme publicado no editorial da revista científica The Lancet, o problema, que era considerado de caráter médico-científico, agora assume um contorno militar após os ataques de grupos terroristas contra profissionais de saúde no Paquistão – 16 mortos em dois ataques em meados de dezembro. Ao contrário da maioria das campanhas de cunho sanitário, como a que houve na Nigéria em 2004 e que foi incentivada por líderes islâmicos, os ataques no Paquistão têm um segundo componente prevalente: a relutância de grupos armados fundamentalistas que se vêem potencialmente espionados durante a circulação de profissionais de saúde em suas áreas de abrangência.
08/01/2013 – Estudo revela que alta de 1°C na temperatura elevaria em até 45% o número de casos de Dengue no Rio
Resumo: Uma pesquisa publicada no periódico “Cadernos de Saúde Pública” revelou que uma alta de 1°C na temperatura elevaria em até 45% o número de casos de Dengue no Rio. O estudo brasileiro foi conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e analisou casos de Dengue registrados entre 2001 e 2009 – um total de 383.356 casos, segundo a prefeitura do Rio. Segundo Adriana Fagundes Gomes, pesquisadora e colaboradora do Instituto de Microbiologia da UFRJ, a temperatura mínima registrada entre os no anos foi de 21°C. Outro dado citado é que a elevação da precipitação em 10 milímetros teria resultado no aumento de 6% no número de casos.
08/01/2013 – Ministério da Saúde repassa R$ 173,2 milhões para combate à Dengue no país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 173,2 milhões a todos os municípios brasileiros para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da Dengue. Do total, R$ 143,6 milhões irão para as secretarias municipais e R$ 29,7 milhões para as secretarias estaduais de Saúde. De acordo com o ministério, os recursos serão aplicados na qualificação das ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o que inclui o aprimoramento dos planos de contingência. No verão passado, o governo repassou R$ 92 milhões para 1.180 municípios. Segundo dados do ministério, o Brasil reduziu em 77% os casos graves de Dengue no período comparativo entre 2010 e 2012. O Estado que apresentou maior redução de casos graves, neste período de dois anos, foi Roraima, com queda de 99%, seguido de São Paulo (97%), Rondônia (96%), Acre e Minas Gerais (95%) e Mato Grosso do Sul e Amazonas (94%).
09/01/2013 – Nova Cepa de Norovírus se dissemina pelo mundo
Resumo: Uma nova cepa de Norovírus - conhecida como Sydney 2012 - foi identificada e descrita em um artigo científico publicado na semana passada, por membros da Agência de Proteção à Saúde britânica (HPA, sigla em inglês). A nova cepa, capaz de provocar quadros graves de diarreia aguda, se espalhou pela França, Nova Zelândia e Japão, vindo da Austrália, e competindo de maneira “desleal” com todas as outras para se tornar a variedade dominante na Grã-Bretanha. Recentemente, testes genéticos demonstraram que, com a chegada do inverno, a nova cepa tem apresentado maior prevalência em surtos na Inglaterra e em País de Gales, quando comparada às variedades até então conhecidas. Apenas no período do Natal, foram documentados pelo menos 4.140 casos na Inglaterra e em País de Gales, o que representa um aumento de 63% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado.
09/01/2013 – Surto de gastroenterite por E. coli O157:H7 em três províncias do Canadá
Resumo: Um surto de gastroenterite potencialmente mortal provocado pela cepa bacteriana E. coli O157:H7 tem sido documentado em três províncias canadenses. Até o momento, 05 pessoas em Nova Escócia, 06 em Nova Brunswick e 04 em Ontário foram acometidas pelo patógeno. Em Nova Escócia – sudeste do país, pelo menos outros cinco casos suspeitos seguem aguardando laudo dos exames encaminhados ao Laboratório Nacional de Winnipeg. Para o Dr. Frank Atherton, diretor-médico do Departamento de Saúde de Nova Escócia, o resultado das investigações comprovam que as autoridades de saúde estão no caminho certo. “Sabemos que há uma fonte comum entre as infecções nestas três províncias. Isto é importante porque significa, realmente, que se trata de um surto nacional”, afirmou o gestor.
09/01/2013 – Surto de Colera acomete mais de 50 pessoas no sul de Gana
Resumo: Na última segunda-feira (07/01), autoridades médicas e ambientais iniciaram uma luta contra a Cólera no município de Obuasi, em Ashant – região sul de Gana. Ao menos uma pessoa morreu e outras 50 foram hospitalizadas em virtude da doença. No meio de semana, o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Philip Aboagye, afirmou que uma equipe técnica de agentes de saúde foi enviada a Obuasi para avaliar a situação e propor uma estratégia de intervenção eficaz para conter o surto.
10/01/2013 – Mais de 100 crianças mortas após surto de Caxumba no Paquistão
Resumo: Mais de 100 crianças morreram devido a um surto de Caxumba que começou há um mês em Sindh, província localizada no sul do Paquistão. Nesta quinta-feira (10/01), diversos especialistas atribuíram o surto à má política de vacinação na região. Segundo Suresh Kumar, médico responsável do Ministério Provincial de Saúde, “o surto foi declarado no começo do mês passado e só em dezembro morreram cerca de 90 crianças, enquanto em janeiro já tivemos 14 mortos”. Kumar acrescentou ainda que há meses foi iniciada uma campanha de vacinação que pretende chegar a mais de três milhões de crianças entre seis meses a 12 anos, e que espera que o surto seja combatido graças à imunização e a uma maior conscientização das famílias. O médico lembrou que a região afetada, próxima ao leito do rio Indo, foi muito atingida pelas inundações nos últimos três anos, o que piorou as condições de vida de muitas famílias. Os especialistas concordam que agora é importante se concentrar no tratamento dos afetados (em dezembro houve pelo menos 2.500 casos, segundo estatísticas oficiais) com antibióticos e vitaminas para melhorar o sistema imunológico das crianças doentes.
10/01/2013 – Estudo revela que metade da comida produzida no mundo anualmente vai para o lixo
Resumo: Nesta semana, a divulgação de um relatório elaborado por uma organização britânica chocou a opinião pública ao atentar para o desperdício “assombroso” dos alimentos nos últimos anos. Intitulado “Global Food; Waste not, Want not” - Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira, em tradução livre -, o documento revela que até metade da comida produzida a cada ano no mundo, ou seja, cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo. Trata-se de uma grave problema, o qual tem implicação direta com questões como a expansão da fome e o aumento da população mundial – a ONU prevê que até 2075 a população do mundo chegue a 9,5 bilhões de pessoas, isto é, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual. De acordo com a organização britânica, o desperdício está ocorrendo devido a uma série de fatores, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.
10/01/2013 – Governo de Minas Gerais distribuí equipamentos eletrônicos a população para premiar ações de combate à Dengue
Resumo: Nesta quinta-feira (10/01), o governo de Minas Gerais anunciou o lançamento da campanha “Dengue tem que acabar. É hora de todo mundo agir”, a qual distribuirá equipamentos eletrônicos (tablets, smartphones e MP3 Players) às pessoas envolvidas com ações de combate a Dengue. A principal ferramenta da campanha é a plataforma DengueMob, um espaço reservado para a mobilização das pessoas nas redes sociais para atuar na redução de focos do mosquito. Por meio de um mapa interativo, os usuários vão poder postar suas ações de combate a doença utilizando sua conta no Facebook, com imagens ou vídeos. Uma comissão vai avaliar mensalmente as ações cadastradas, premiando os responsáveis por elas, nas categorias ouro, prata ou bronze. Os prêmios serão distribuídos de acordo com a colocação dos responsáveis por essas ações.
10/01/2013 – Movimento de “Saúde Digital” ganha foco na feira internacional de tecnologia
Resumo: Nesta quinta-feira (10/01), o movimento em prol da “Saúde Digital” ganhou destaque na feira internacional de tecnologia “Consumer Electronics Show (CES)”, em Las Vegas, nos Estados Unidos. De fato, empresas “startups” de tecnologia e também outras grandes de vários segmentos têm apostado ultimamente em aplicativos, games e dispositivos eletrônicos para ajudar no combate a doenças e contribuir para o avanço da Medicina. Na maior feira de eletrônicos do mundo, a empresa americana United Healthcare apresentou um esforço conjunto com a japonesa Konami Digital Entertainment para reduzir a obesidade infantil através de um game de dança que desafia os adolescentes enquanto são medidos o índice de massa corporal e a taxa de consumo calórico.
10/01/2013 – Pará registra 80% dos casos de Doença de Chagas no país
Resumo: Atualmente, o Estado do Pará responde por 80% dos casos de Doença de Chagas diagnosticados no país. Somente no ano passado, foram registrados 146 casos novos, número que ainda pode aumentar, uma vez que existem pelo menos mais 10 casos suspeitos que ainda não foram confirmados. Em destaque sempre por ser a primeira no ranking dos municípios paraenses que notificam mais casos da doença, com 21 notificações no ano passado, Belém perdeu o posto para a cidade de Abaetetuba, onde os casos da doença já chegam a 62 no mesmo período. Apesar de a taxa de infestação do inseto transmissor nestes municípios ser elevada, a principal preocupação recai sobre a constatação de que grande parte das infecções não ocorreu devido à picada do inseto, mas sim através da transmissão oral associada ao consumo de açaí, fruto típico da região.
10/01/2013 – Tragédia completa três anos e meio milhão de pessoas ainda precisam de ajuda no Haiti
Resumo: Passados três anos após os terremotos que devastaram o Haiti e a população local ainda continua a mercê da própria sorte. Nesta semana, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do país - cuja sigla em inglês é “Minustah”, da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que mais de 500 mil pessoas no país necessitam de “ajuda humanitária”. Segundo estimativas oficiais, pelo menos 81,6 mil pessoas sofrem de desnutrição imediata, inclusive crianças. Após os terremotos de janeiro de 2010, a situação no país se agravou com as tempestades Isaac e Sandy. Atualmente, 358 mil pessoas vivem em abrigos e 20 mil estão em situação considerada aguda com risco de morte.
10/01/2013 – Tragédia completa três anos e meio milhão de pessoas ainda precisam de ajuda no Haiti
Resumo: Passados três anos após os terremotos que devastaram o Haiti e a população local ainda continua a mercê da própria sorte. Nesta semana, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do país - cuja sigla em inglês é “Minustah”, da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que mais de 500 mil pessoas no país necessitam de “ajuda humanitária”. Segundo estimativas oficiais, pelo menos 81,6 mil pessoas sofrem de desnutrição imediata, inclusive crianças. Após os terremotos de janeiro de 2010, a situação no país se agravou com as tempestades Isaac e Sandy. Atualmente, 358 mil pessoas vivem em abrigos e 20 mil estão em situação considerada aguda com risco de morte.
10/01/2013 – Portugal registrou 190 casos de Coqueluche em 2012
Resumo: Em 2012, foram registrados ao menos 190 casos de Coqueluche em Portugal. Para o diretor-geral de saúde, Francisco George, o aumento do número de casos verificado nos últimos anos não é apenas um problema português, mas um “fenômeno mundial”. “Surgiram casos na Europa, nos EUA e na Austrália. Estamos todos atentos e preocupados porque sabemos exatamente qual o motivo do aumento”, acrescentou o responsável.
10/01/2013 – Rebanhos são vacinados em MT após caso de Raiva Bovina
Resumo: Em Mato Grosso, rebanhos que estão concentrados no limite entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Tuparah começaram a ser vacinados após a detecção de um caso de Raiva Bovina. A informação foi confirmada nesta terça-feira (08/01), pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). Segundo o veterinário do órgão, Diemerson Bourschid, o bovino no qual a doença fora identificada estava em uma propriedade de Tuparah, por isso a necessidade de vacinar o rebanho das propriedades vizinhas.
10/01/2013 – Dinamarca enfrenta surto de gastroenterite por E. coli O157:H7 produtora de verocitotoxina
Resumo: Nesta semana, um artigo publicado na revista científica Eurosurveillance colocou em foco um surto de gastroenterite por E. coli O157:H7, produtora de verocitotoxina (VTEC), que se espalhou pela Dinamarca nos meses de setembro e outubro do ano passado. De acordo com os especialistas do Departamento de Pediatria do Hospital Central de Copenhague, onde as vítimas foram atendidas, dos 13 casos documentados, 08 evoluíram com Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU), uma grave complicação da doença. Posteriormente, investigações epidemiológicas sugeriram ser uma marca de carne moída contaminada a principal fonte da intoxicação coletiva.
11/01/2013 – México faz campanha de castração para reduzir a população de cães abandonados
Resumo: Em Cidade do México, autoridades de sanitárias decidiram intensificar uma campanha de castração em massa de cães para tentar reduzir o número de animais que vagam abandonados pelas ruas. A ação foi incentivada principalmente após o registro de mortes por ataques no país. Além disso, o governo multiplicou os apelos para que a população providencie a castração de seus animais de estimação. Para o governo, uma vez abandonados à própria sorte, estes animais acabam regredindo a uma condição mais selvagem e se tornam agressivos em busca de alimento. Estima-se que a população canina na Cidade do México fique em torno de 1,2 milhões de animais, sendo que 127 mil estão abandonados pelas ruas. Por outro lado, a solução para o problema ainda está longe de ser uma unanimidade. Organizações protetoras dos animais do país, que está submerso na violência criminal, questionam o posicionamento das autoridades, que responsabilizam diretamente os cães pelos recentes ataques. Outro agravante é que estes animais são capazes de transmitir diversas patologias aos seres humanos, dentre as quais, a Raiva.
11/01/2013 – Antraz afeta 40 pessoas no nordeste do Zimbábue
Resumo: Até o momento, pelo menos 40 casos de Antraz foram registrados em Rusape, no nordeste do Zimbábue. Ao todo, 20 casos já foram confirmados e outros 16 estão aguardam resultado dos exames laboratoriais, segundo informou o superintendente distrital de saúde, Mohammed Khaled. Paralelamente, a doença já matou centenas de animais na região, sobretudo em Masvosva (Rusape). Além disso, a situação tem sido agravada devido a desinformação de agricultores locais, que escondem a morte de seus animais das autoridades veterinárias, por medo de terem seus rebanhos abatidos. Por outro lado, o incremento da fome na região tende a ampliar o consumo de carcaças infectadas de animais mortos, por parte da população carente, em detrimento às inúmeras advertências emitidas pelas autoridades de saúde locais.
11/01/2013 – Casos de Doença Invasiva Pneumocócica caem mais de 40% em Portugal
Resumo: O número de casos novos de Doença Invasiva Pneumocócica, que pode evoluir para Meningite, caiu mais de 40% em Portugal, nos últimos anos. Entre 2010 e 2012, foram registrados 165 casos, enquanto que entre 2008 e 2010, haviam sido 289 notificações. No entanto, a crise financeira e econômica na Europa está fazendo com que cada vez menos os pais tenham poder aquisitivo para comprar a vacina no setor privado. Além disso, há algum tempo especialistas defendem a inclusão desta vacina no calendário básico do Plano Nacional de Vacinação. Os dados fazem parte do último relatório do Grupo de Estudo da Doença Pneumocócica, da Sociedade de Infectologia Pediátrica, da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
11/01/2013 – Surto de Chikungunya aflige moradores da ilha de Samar (Filipinas)
Resumo: Em Samar, arquipélago localizado no leste das Filipinas, um surto de Febre do Chikungunya tem afligido os moradores da aldeia de Villareal. Segundo fontes oficiais, foram registrados mais de 250 casos, desde o mês de novembro do ano passado. Diante destas circunstâncias, o Departamento de Saúde local lançou um Programa de Prevenção e Controle da Doença, no qual equipes de saúde irão investigar caso a caso para traçar um perfil epidemiológico da doença, com o intuito de fortalecer as estratégias de erradicação da mesma. Apenas na ilha de Guintarcan, 12 dos 28 casos já foram confirmados pelo Instituto Regional de Medicina Tropical, laboratório de referência da área.
12/01/2013 – Surto de gastroenterite em aldeia no noroeste da Angola
Resumo: Em Massangano, aldeia situada no noroeste da Angola – província de Kwanza Norte, um surto de gastroenterite tem assustado os moradores da região. De acordo com o administrador geral da aldeia, Xavier Augusto Domingos, foram notificados seis casos, incluindo uma morte, em apenas uma semana. Para a autoridade, o surto na aldeia está relacionado diretamente ao consumo de água não tratada extraída do rio Lucala. Com a chegada do período chuvoso, autoridades de saúde locais tem demonstrado grande inquietação diante do provável aumento do número de casos da doença, acrescentou.
13/01/2013 – Infestação de caramujos põe em risco a saúde de moradores em São Carlos-SP
Resumo: Moradores dos bairros Jardim Cardinalli e Vila Irene, em São Carlos-SP, têm reclamado da elevada infestação de caramujos nas últimas semanas. Segundo os moradores, estes moluscos tomaram conta dos terrenos baldios e têm invadidos as residências, o que coloca em risco à saúde da população, uma vez que são transmissores de doenças. Os caramujos são considerados uma praga em 14 estados brasileiros e são prejudiciais à saúde. “Eles podem abrigar dois tipos de parasitas diferentes. Um deles pode causar um tipo de Meningite e o outro problemas abdominais”, explicou Dalva Maria Matos, professora de ecologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ainda segundo a especialista, “a combinação de chuva e calor é propícia para a reprodução dos caramujos, então para prevenir, deve-se manter os terrenos limpos, mato cortado, sem acúmulo de lixo e restos de obras”.
13/01/2013 – Ano começa com o registro de mais de 04 mil casos de Dengue no Sri Lanka
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde do Sri Lanka, foram registrados mais de 04 mil casos de Dengue em toda a ilha apenas na primeira semana do ano. Ainda segundo o ministério, nove pessoas morreram vítimas da doença desde o início do ano e o número de casos e mortes pode aumentar nas próximas semanas. No ano passado, haviam sido documentados mais de 44 mil casos, incluindo 227 óbitos. A maioria dos casos em 2011 foi detectada no distrito de Kurunegala, no centro-oeste do país.
14/01/2013 – Surto de Gripe faz prefeito de Nova Iorque decretar estado de emergência de saúde pública
Resumo: A proporção do surto de Gripe que atinge 47 Estados norte-americanos fez com que o prefeito de Nova Iorque, Adrew Cuomo, decretasse estado de emergência de saúde pública no Estado, segundo informou o site de notícias da rede BBC. Aproximadamente 20 mil casos de Gripe foram registrados em Nova Iorque neste inverno, o que representa um aumento de mais de quatro vezes no número de casos notificados no mesmo período do ano passado. Estima-se que 7,3% das mortes registradas na semana passada tenham sido provocadas pela doença e por pneumonia, uma das complicações da Gripe. De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os únicos Estados que ainda não há epidemia em curso são Califórnia, Havaí e Mississippi.
14/01/2013 – Surto de gastroenterite acomete centenas de pessoas na Cidade do Cabo (África do Sul)
Resumo: Em Cidade do Cabo – extremo sudoeste da África do Sul, centenas de pessoas deram entrada nas unidades de saúde locais com quadro de diarreia aguda nos últimos dois meses, segundo informaram as autoridades de saúde locais. Nas últimas duas semanas, duas crianças morreram vítimas da doença. Nos meses de novembro e dezembro, quase 300 crianças foram diagnosticadas com a doença no Hospital Infantil da Cruz Vermelha, enquanto que mais de 2.500 crianças foram tratadas em clínicas locais com quadro de desidratação moderada a grave associado à diarreia aguda. De fato, a falta de saneamento básico e a precariedade nas condições de moradia pode ser facilmente observada em diversas comunidades espalhadas pela cidade.
15/01/2013 – Casos de Cólera já chegam a 240 no sul da Angola
Resumo: Em Cunene, província localizada no sul da Angola, mais de 240 pessoas já foram diagnosticadas com Cólera, desde o último dia 20 de dezembro. Somente em 2013, foram confirmadas cinco mortes em virtude da doença. No Hospital Municipal Cahama, principal polo de atendimento da província, foram criados dois pavilhões móveis para atender os enfermos diagnosticados com a doença. Atualmente, o país vem enfrentando diversos focos espalhados da doença. Na região norte, províncias como Malange e Lunda Norte seguem na lutai para tentar conter a doença e, em Kwanza Norte, um surto de gastroenterite de etiologia ainda não esclarecida tem preocupado as autoridades de saúde locais.
15/01/2013 – Autoridades peruanas ameaçam fechar maior mercado de Trujillo devido a surto de Peste Bubônica
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde peruano emitiu um parecer solicitando o fechamento do “La Hermelinda”, o maior e mais tradicional mercado da cidade de Trujillo. O pedido foi encaminhado ao governo geral após a divulgação de um relatório atualizado sobre o surto de Peste Bubônica que vem atingindo a região. Uma recente inspeção no local constatou a presença de pulgas e roedores infectados pela bactéria Yersinia pestis – causadora da doença, vagando por entre as áreas de abastecimento do mercado. Além disso, o acúmulo de lixo nas dependências da instalação vem sendo alvo de grande preocupação por parte das autoridades sanitárias locais. Em entrevista ao jornal “El Comercio”, o presidente do mercado, Pablo Fores Huaman, afirmou desconhecer os problemas identificados no relatório e cobrou maior critério antes de decidir pelo fechamento do local. Localizado a 10 minutos do centro da cidade, o “La Hermelinda” reúne cerca de 2.300 vendedores distribuídos em mais de 100 barracas.
15/01/2013 – Governo da Somalilândia trabalha para conter surto de Sarampo (Somália)
Resumo: Em Somalilândia, região autônoma localizada no nordeste da Somália, autoridades de saúde têm trabalhado arduamente para conter o surto de Sarampo que aflige a população local. De acordo com o diretor de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Somalilândia, Ali Sheikh Omer, foram registrados 52 casos apenas na semana passada. Para Nim’o Hussein Ghawdan, vice-ministro da saúde, as autoridades temem que a epidemia se espalhe para outras regiões adjacentes, por ocasião da chegada do período de chuvas, nas próximas semanas. Em resposta, o ministério enviou 12 equipes médicas móveis à área rural de Marodi Jeh e 11 à Hargeisa, com o intuito de imunizar a população na faixa etária de 06 meses a 15 anos. Uma nova campanha geral de vacinação contra o Sarampo está sendo planejada para meados de 2013, segundo divulgou o próprio ministério.
15/01/2013 – Projeto prevê monitoramento em tempo real de focos do mosquito transmissor da Dengue no RJ
Resumo: O monitoramento em tempo real dos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, é a mais nova ação adotada pelo governo fluminense com o objetivo de facilitar o combate à doença no Estado. O projeto “Monitora Dengue”, anunciado nesta terça-feira (15/01), prevê a distribuição de 10 mil smartphones (celulares inteligentes com função de computador) para os agentes municipais de saúde. Eles irão usar os aparelhos para transferir informações, em tempo real, sobre a ocorrência de focos do mosquito nos locais vistoriados. O primeiro local a receber a nova tecnologia será o município de Magé, que deverá usá-la a partir de fevereiro. Os aparelhos serão distribuídos aos municípios que aderiram ao projeto e que disponibilizaram agentes para a capacitação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual irá ceder os aparelhos, os mesmos utilizados no último censo.
15/01/2013 – Cuba registra mais de 50 casos de Cólera
Resumo: Em Cuba, ao menos 51 casos de Cólera foram detectados na capital Havana, decorridos mais de quatro meses após um foco da doença ter sido erradicado no leste do país – na ocasião, três pessoas morreram e 417 foram infectadas, segundo informou o Ministério da Saúde. Ainda segundo o ministério, a análise microbiológica revelou que o agente causador do surto é o Vibrio Cholerae O1 Tor enterotoxigênico serotipo Ogawa. Para o órgão, o atual foco da doença em Havana, cidade com 2,2 milhões de habitantes, se encontra em fase de extinção.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Junho 2025 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930