Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

18/02/2012 – Surto de Sarampo em Alicante (Espanha)
Resumo: Autoridades Sanitárias da província de Alicante, na Espanha, informaram a persistencia do Surto de Sarampo na região, onde foram registrados 50 casos novos somente na semana passada. Até o momento, foram notificados 178 casos neste ano. Dentre as principais medidas adotadas para tentar limitar a propagação da doença, destaca-se a antecipação da primeira dose da vacina tríplice viral dos 15 para os 12 meses, além da captação e imunização dos indivíduos na faixa etária entre 25 e 40 anos sem cobertura vacinal e sem história prévia de Sarampo.
18/02/2012 – Hantavirose no Chile: número de casos aumenta em 50%
Resumo: O Instituto de Saúde Pública chileno alerta para o aumento do número de casos de Hantaviros no país, que já se mostra 50% maior em relação ao mesmo período no ano passado. Em 2012, foram notificados 15 casos da doença, ou seja, 10 a mais do que registrado neste mesmo período em 2011. De acordo com o Ministério da Saúde, são registrados, em média, 60 casos por ano no país, com uma taxa de mortalidade em torno de 37%, ou seja, um em cada três pessoas infectadas morre em consequência da doença, o que representa um número bastante elevado para uma doença infecciosa.
19/02/2012 – Coqueluche na Argentina: mortalidade em recém-nascidos aumenta nos últimos dois anos
Resumo: Em 2011, foram registrados 08 óbitos de recém-nascidos por Coqueluche em Córdoba, na Argentina. Além disso, foram contabilizados 1.318 casos suspeitos, representando um aumento de 54,8% em 2010. Até 2004, a doença estava esquecida, porém, com o aparecimento de diversos focos em todo o país, inclusive com ocorrência de óbitos, sobretudo em menores de 06 anos, a doença passou a representar um dos grandes desafios para o Ministério da Saúde argentino. Atualmente, constitui uma das principais causas de morbidade e mortalidade na infância.
19/02/2012 – Surto de Diarreia Aguda na República da União de Myanmar (Birmânia)
Resumo: Autoridades sanitárias da República da União de Myanmar (ex-Birmânia) identificou um Surto de Doença Diarreica Aguda em pelo menos 40 aldeias nas províncias de Pel Khong, Pin Laung See Saing, ao Sul do Estado de Shan. Os grupamentos etários mais acometidos são crianças menores de 05 anos e adultos acima de 50 anos. Em Fevereiro deste ano, foram registrados 05 óbitos, sendo 02 adultos e 03 crianças. As investigações apontam para a análise da água que abastece a região.
19/02/2012 – Surto de Meningite no Sul do Sudão
Resumo: O Diretório Geral de Saúde Pública do Sudão emitiu um alerta para a população acerca de um possível Surto de Meningite no Sul do país. Nas últimas seis semanas, foram notificados 24 casos. O último surto de meningite no país havia sido identificado em 2008, o qual demandou uma ação conjunta entre Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e população para controlar a doença. O Sudão faz parte da região considerada “Cinturão da Meningite na África”, que se estende do Senegal no oeste até a Epitópia a leste.
19/02/2012 – Aumenta a letalidade por Influenza H1N1 no México
Resumo: O Ministério da Saúde mexicano registrou 135 óbitos por Influenza H1N1 no país este ano. A taxa de letalidade já alcançou 67% em apenas uma semana. Atualmente, circulam três tipos de vírus influenza no México: vírus A H1N1, vírus A H3N2 e vírus B, sendo o primeiro, de longe, o mais prevalente. O vírus H1 N1 eclodiu em uma epidemia no México entre Março e Abril de 2009, gerando um alerta que permaneceu até Julho de 2010, momento em que já haviam sido registrados mais de 70.000 casos e 1.300 óbitos.
20/02/2012 – Surto de Síndrome Respiratória Aguda em navio de cruzeiro em Santos-SP
Resumo: Autoridades Sanitárias registraram um Surto de Síndrome Respiratória Aguda, envolvendo 11 tripulantes de um navio que realizava um cruzeiro em Santos-SP. As vítimas foram internadas no Hospital Ana Costa, em Santos, onde uma delas faleceu, 07 receberam alta no dia 19/02 e 03 permanecem internadas. Amostras clínicas das vítimas foram colhidas e encaminhadas para análise no Instituto Adolf Lutz.
21/02/2012 – Antraz na República do Togo
Resumo: O Serviço de Saúde da República do Togo identificou a ocorrência de casos de Antraz na aldeia de Koku-Tamberma, localizada no município de Keran. Pelo menos 02 pessoas e 15 bovinos morreram em consequências da doença. As autoridades sanitárias locais estão orientando a população a não consumir a carne de animais mortos suspeitos. A doença afeta principalmente animais herbívoros, podendo ser transmitida aos seres humanos acidentalmente.
21/02/2012 – Infecção humana por Vírus Influenza A H5N1: 153° óbito na Indonésia
Resumo: O Ministério da Saúde da Indonésia anunciou mais um caso fatal de infecção humana pelo Vírus Influenza A H5N1, causador da Gripe Aviária. Trata-se de uma mulher de 19 anos moradora da província de Banten, a qual iniciou sintomas em 08/02, foi hospitalizada no dia 12/02 e faleceu no dia 13/02. Dos 185 casos confirmados até o momento na Indonésia, 153 foram fatais.
22/02/2012 – Surto de Síndrome Respiratória Aguda em navio de cruzeiro em Santos-SP: confirmada infecção por Influenza B
Resumo: Um navio de cruzeiro que partiu do Porto de Santos, no litoral Sul de São Paulo, no sábado dia 18/02, com destino à Buenos Aires (Argentina), passando por Montevidéu (Uruguai), desembarcou na última quarta-feira (22/02) na capital portenha após ter sido registrado um Surto de Influenza B. Na ocasião, 18 casos entre tripulantes e passageiros foram registrados. No dia 17/02, uma tripulante brasileira faleceu após ser internada no Hospital Ana Costa, em Santos.
22/02/2012 – Infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1 no Egito
Resumo: O Ministério da Saúde e População do Egito confirmou mais um caso de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, também causador da Gripe Aviária. Trata-se de uma mulher de 45 anos, a qual teve o diagnóstico confirmado Laboratório Central de Saúde Pública, que faz parte da Rede Sentinela Mundial de Vigilância para Influenza da OMS. Dos 160 casos confirmados no Egito até o momento, 55 foram fatais.
22/02/2012 – Surto de Malária entre militares norte-americanos no Afeganistão
Resumo: De acordo com relatório publicado pelo Centro de Vigilância de Saúde das Forças Armadas, foram registrados 124 casos de Malária entre militares norte-americanos no ano passado, dos quais 91 ocorreram em soldados a serviço no Afeganistão. Decorridos 10 anos após a ocupação militar, no ano passado registrou-se as maiores taxas da doença entre tropas norte-americanas no Afeganistão.
23/02/2012 – Surto de Raiva Bovina no Paraná-BR
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde e Abastecimento do Paraná emitiu um alerta perante um Surto de Raiva Bovina em algumas propriedades rurais do interior do estado neste ano. Até o momento, foram registrados 41 focos da doença e 47 óbitos. Somente na região norte do estado, 21 casos foram registrados nas propriedades de Florestópolis, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso e Sertanópolis. Em 2011, mais de 120 casos foram registrados em todo o estado.
23/02/2012 – Febre de Lassa na Nigéria
Resumo: Nas últimas seis semanas, pelo menos 40 pessoas morreram em decorrência da Febre de Lassa na Nigéria. Até o momento, 397 casos foram registrados em todo o país, dos quais 87 foram confirmados laboratorialmente. Os casos estão distribuido em 12 estados: Edo, Nasarawa, Plateau, Ebonyi, Taraba, Yobe, Ondo, Rivers, Gombe, Anambra, Delta e Lagos. O Ministério da Saúde está disponibilizando quantidades adequadas de Ribavirina, mediacamento antiviral específico para tratamento da Febre de Lassa.
23/02/2012 – Criança de 6 anos morre na Alemanha devido infecção por E. coli
Resumo: Autoridades Sanitárias alemãs divulgaram a morte de uma criança de 6 anos, moradora de Hamburgo, em decorrência de infecção por Escherichia coli. Investigações criteriosas estão sendo realizadas com o intuito de identificar a principal fonte de contaminação. No verão de 2011, esta mesma bactéria foi responsável por um grave surto no país, o qual envolveu cerca de 1.000 casos e resultou na morte de 53 pessoas. Mais tarde, investigações comprovaram a contaminação de sementes de soja egípicias comercializadas em todo o país.
23/02/2012 – Hantavirose no Chile: sobe para 18 o número de casos em 2012
Resumo: O Instituto de Saúde Pública (ISP) do Chile emitiu um comunicado informando que subiu para 18 o número de casos de Hantavirose no país. De acordo com o informe, as regiões mais atingidas são Bío-Bío e Los Lagos. No momento, a prioridade do Ministério da Saúde chileno é promover a descentralização dos diagnósticos da doença a partir da inauguração de laboratórios de referência vínculados ao ISP, sobretudo nas regiões mais atingidas.
23/02/2012 – Alerta para Coqueluche em Nariño (Colômbia)
Resumo: O Depatamento de Saúde de Nariño, na Colômbia, emitiu uma alerta à população após a confirmação de oito casos de Coqueluche na região. A proposta das autoridades sanitárias nos próximos dias é reforçar a Vigilância Epidemiológica local e ampliar a cobertura vacinal contra a doença. Os Municípios de El Pasto, El Rosário, El Tambo e La Cruz são os que registram o maior número de casos da doença.
23/02/2012 – Antraz Bovino em Coahoma County no Mississipi (EUA)
Resumo: O Departamento de Veterinária do Mississipi, nos Estados Unidos, confirmou dois casos de Antraz Bovino em Coahoma County. Amostras dos animais afetados foram submetidas à análise no Laboratório de Veterinária da região, o qual confirmou a doença. Medidas de prevenção e controle foram estabelecidas, dentre as quais, incineração das carcaças dos animais mortos, instituição de quarentena na fazenda e vacinação dos demais animais, conforme determinação legal.
26/02/2012 – Coqueluche em Colúmbia Britânica (Canadá)
Resumo: Autoridades Sanitárias canadenses registraram um aumento no número de casos de Coqueluche, nos últimos três meses, em Fraser Valley (Colúmbia Britânica). Mais de 140 casos da doença foram registrados nas regiões de Hope, Chilliwack e Agassiz. O Departamente de Saúde de Fraser Valley está convocando a população a atualizar a carteira de vacinação contra a doença, incluindo adultos jovens.
26/02/2012 – Sarampo no Reino Unido
Resumo: Autoridades Sanitárias Britânicas confirmaram 37 casos de Sarampo na Inglaterra e em País de Gales em Janeiro de 2012. Nos últimos dois meses do ano passado, foram confirmados 66 e 57 casos respectivamente em Novembro e Dezembro nos dois países. A maioria dos casos notificados em Janeiro deste ano pertencem a região sudeste. Em Fevereiro, a expectativa é de possível aumento no número de casos da doença, tendo em vista a ocorrência de dois surtos da doença que ainda estão em investigação, em Liverpol e no norte de País de Gales.
26/02/2012 – Meningite Meningocócica em Gana: 16 óbitos nos últimos 2 meses
Resumo: Nos últimos dois meses, foram registrados 16 óbitos por Meningite Meningocócica no extremo leste de Gana, conforme dados das autoridades sanitárias locais. Até o momento, pelo menos 100 casos da doença foram notificados na região. O Serviço de Saúde local estuda a possibilidade de uma vacinação em massa nas aldeias mais atingidas. Campanhas educativas também estão sendo desenvolvidas junto à população mais vulnerável.
27/02/2012 – Surto de Varicela em Mumbai (Índia)
Resumo: Autoridades Sanitárias indianas registraram um aumento expressivo no número de casos de Varicela em Mumbai, nas últimas semanas, sobretudo em adultos. Somente na última semana, um hospital privado registrou mais de 90 casos da doenças, sendo apenas 08 em crianças. Embora seja considerada uma “doença da infância”, a varicela tem sido amplamente registrada em adultos, onde 10 a 12% dos casos desenvolvem complicações, tais como pneumonia e encefalite.
27/02/2012 – Alerta para Sarampo no Equador
Resumo: O Ministério da Saúde do Equador emitiu um alerta frente à possibilidade de um Surto de Sarampo na capital, Quito. O alerta foi emitido após a confirmação de dois casos, ambos crianças, nas regiões de Cotocollao e Guamaní. Nesta semana, cerca de 800 profissionais de saúde foram convocados para uma Campanha de Vacinação emergencial nos bairros mais vulneráveis da região. A última Campanha de Vacinação no país havia sido realizada entre Outubro e Janeiro do ano passado, a qual alcançou uma cobertura de 108% em menores de 5 anos e 85% na faixa etária de 5-14 anos
27/02/2012 – Confirmado 4° óbito por Influenza H5N1 na Indonésia
Resumo: O Ministério da Saúde da Indonésia confirmou o quarto óbito por Influenza H5N1 no país este ano. Trata-se de um menino de 12 anos, o qual residia em Bali, uma ilha turistica ao sul do arquipélago. A Indonésia é o país mais afetado pela doença com 154 óbitos. De acordo com a OMS, foram registrados 185 casos de Influenza H5N1 no país, entre 2003 e 2012.
27/02/2012 – Surto de Cólera na Ilha de Inhaca (Moçambique)
Resumo: O Diretório de Saúde da Ilha de Inhaca, localizada a 32 km da capital Maputo, em Moçambique, registrou um Surto de Cólera neste mês. Pelo menos 20 casos da doença foram registrados. A falta de água potável e a deficiência na rede de saneamento básico tem sido apontada como a principal causa do surto. Embora a ilha tenha apenas 5.000 habitantes, a população ainda sofre com a extrema pobreza e a falta de recurso para melhoria na infra-estrutura e saneamento básico.
28/02/2012 – Cólera na República Democrática do Congo
Resumo: De acordo com comunicado da ONU, uma preocupante Epidemia de Cólera se espalhou por 9 das 11 províncias dad República Democrática do Congo. Desde Janeiro de 2011, foram notificados mais de 26 mil casos, com 644 óbitos. A falta de acesso à agua potável continua a ser o principal desafio para combater a epidemia no país. Na cidade de Ocha, por exemplo, mais de 100.000 pessoas (um terço da população) teve o abastecimento de água em casa interrompido desde o início do ano. No norte do país, a situação se agrava ainda mais devido aos conflitos armados.
28/02/2012 – Febre Amarela em Puno (Peru)
Resumo: O Diretório Regional de Saúde Pública de Puno, no Peru, confirmou o terceiro óbito por Febre Amarela este ano. Até o momento, foram registrados 6 casos na região, sendo 3 deles fatais. No entanto, não há registro de casos desde o dia 20 de Janeiro.
29/02/2012 – Surto de Botulismo em Alto Piquiri-PR
Resumo: A Secretaria de Estado de Saúde (SESA) do Paraná promoveu o recolhimento de todos os lotes de um fabricante de salsichas localizado em Alto Piquiri, no noroeste do estado. O alimento é suspeito de ter provocado a morte de duas pessoas por Botulismo. No estado, duas pessoas com Botulismo estão internadas em estado grave e outras 10 estão com suspeita da doença. Até o momento, mais de 400 kg do produto já foram retirados de circulação em Alto Piquiri e regiões adjacentes.
01/03/2012 – Surto de Raiva Bovina em Guarayos (Bolívia)
Resumo: Um Surto de Raiva Bovina foi detectado nos últimos dias na província de Guarayos, em Santa Cruz. A Federação Pecuária de Santa Cruz divulgou que até o momento 33 animais morreram em consequência da doença. Uma campanha de vacinação está sendo programada para as fazendas mais atingidas. A população local está sendo orientada a não consumir a carne dos animais mortos, mediante o risco de contrair a doença. De acordo com o Ministério da Saúde Boliviano, as carcaças dos animais mortos devem ser queimadas.
04/03/2012 – Confirmados três casos de Raiva Canina em Yucatan (México)
Resumo: Autoridades Sanitárias mexicanas detectaram três casos de Raiva Canina em Mérida, na província de Yucatan. A Secretaria Estadual de Saúde está desenvolvendo medidas para estabelecer um verdadeiro “cordão sanitário” para impedir a disseminação da doença na região. Animais das redondezas já estão sendo vacinados. De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, não houve registro de caso de Raiva Humana nos últimos 13 anos na província.
05/03/2012 – OPAS laça guia de “Preparação e resposta ante a eventual introdução do Vírus Chikungunya nas Américas”.
Resumo: A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) lançou, nesta semana, o guia de “Preparação e resposta ante a eventual introdução do Vírus Chikungunya na América”. Elaborado em parceria com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americanos, o guia destaca a necessidade de desenvolver programas de monitoramento e prevenção em países onde ainda não há registro de circulação da doença. Em geral, a proposta do documento é atuar como elemento facilitador para detecção e controle da doença. De acordo com especialistas da OPAS, existe um potencial risco de introdução e disseminação do vírus nas Américas, tendo em vista a ampla distribuição de vetores competentes, a grande circulação de turistas potencialmente infectados, bem como a falta de exposição prévia ao patógeno por parte da população americana.
05/03/2012 – Surto de Cólera em Serra Leoa
Resumo: O Ministério da Saúde e Saneamento de Serra Leoa está sob alerta perante um Surto de Cólera no norte do país. Pelo menos 1.000 casos e 27 óbitos foram registrados em três distritos: Port Loko, Kambia e Pujenhun. De acordo com o órgão, a falta de acesso à água potável e saneamento básico representam as principais causas favoráveis à disseminação da doença no país.
06/03/2012 – Coqueluche em Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo)
Resumo: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim, localizado na região sul do Espírito Santo, foram registrados 21 casos de Coqueluche apenas nos dois primeiros meses do ano. A situação deixou as autoridades públicas de saúde em alerta, uma vez que no ano passado foram notificados apenas dois casos no município. Equipes de saúde estão visitam escolas municipais para avaliar a caderneta de vacinação dos estudantes. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal da população infantil até o fim do ano.
06/03/2012 – Infecção humana por Vírus Influenza H5N1 em Bangladesh: Comerciantes de aves em alerta
Resumo: O Instituto de Epidemiologia, Controle de Doenças e Pesquisa de Bangladesh identificou um Surto de Influenza pela cepa H5N1, causadora da Gripe Aviária, na província de Dhaka. A notícia põe em alerta trabalhadores dos mercados de aves, uma vez que três comerciantes tiveram diagnóstico confirmado para a doença. De acordo com especialistas do instituto, o vírus tem potencial comprovado cientificamente de causar formas graves em humanos, com elevada letalidade.
07/03/2012 – Doença da Floresta de Kyasanur em Shimoga (Índia)
Resumo: O Departamento de Saúde e da Família de Karnataka, na Índia, emitiu um alerta à população frente ao aumento do número de casos da Doença da Floresta de Kyasanur, também conhecida como Febre do Macaco, um tipo de Febre Hemorrágica Viral endemica no Sul da Ásia. Uma triagem sorológica envolvendo 176 amostras de sangue de indivíduos suspeitos evidenciou 38 amostras positivas para a doença. Descrita pela primeira vez em 1957, na Floresta de Kyasanur de Karnataka na Índia, a doença cursa com febre elevada, dores de cabeça, vômitos epistaxe e gengivorragia. Em algumas regiões, a taxa de mortalidade pode alcançar 10% dos casos. Ratos, porcos-espinho e macacos são os principais reservatórios da doença, que tem como vetor ninfas de carrapatos da espécie Haemaphysalis spinigera.
07/03/2012 – Malária na Venezuela: Bolívar concentra 94,7% dos casos do país
Resumo: O Ministério do Poder Popular para a Saúde emitiu um alerta à população venezuelana frente ao aumento do número de casos de Malária no país. Somente na Semana Epidemiológica n° 7, que compreende o período de 12-18 de Fevereiro, foram registrados 946 casos em todo o país, dos quais 878 (94,7%) foram notificados em Bolívar. Somente nos dois primeiros meses do ano, foram registrados 6.946 casos em todo o país, o que reflete um aumento de 30,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Dos 946 casos registrados na Semana Epidemiológica n° 7, 927 eram autóctones, enquanto 19 casos eram importados do exterior, sendo 1 da Guiana e 18 da Colômbia.
07/03/2012 – Meningite em São Paulo: confirmado 9º óbito este ano
Resumo: Em 2012, foram registrados nove óbitos por Meningite na cidade de São Paulo, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em apenas dois meses, o número já representa quase metade do total de óbitos registrados ao longo do ano passado. Somente em Fevereiro, três alunos de uma escola da rede pública morreram vítimas da doença. A Secretaria Estadual de Saúde afirma que equipes de Vigilância em Saúde visitam frequentemente as escolas instruindo funcionários, alunos e familiares.
08/03/2012 – Surtos de Varicela na Libéria
Resumo: Autoridades Sanitárias da Libéria registraram, nas últimas semanas, alguns Surtos de Varicela em diversas cidades do distrito de Zorzor. Focos da doença foram identificados nas cidades de Kpawu, Walemai, Balogisia, Koyanma, Lofa e Yealla. Associações de moradores da região estão solicitando junto ao governo a compra de medicamentos e vacinas para tentar reforçar os serviços de saúde locais e conter a propagação da doença.
08/03/2012 – Surto de Escarlatina em uma creche em Castellón (Espanha)
Resumo: Na última semana, o Departamento de Saúde de Castellón, na Espanha, registrou um Surto de Escarlatina entre crianças de uma creche. Pelo menos cinco crianças, a maioria menores de seis anos, foram diagnosticadas com a doença em um serviço de saúde local. As crianças deram entrada na unidade com quadro de febre, amigdalite, erupções e vermelhidao na pele e na língua.
09/03/2012 – Surto de Infecção por E. coli O26 nos Estados Unidos
Resumo: Um Surto de infecção por Escherichia coli cepa O26 tem sido detectado nos Estados Unidos. Até o momento, 25 indivíduos foram infectados em 08 estados americanos. A maioria dos casos se concentram nos estados do Alabama, Michigan e Ohio. De acordo com as investigações, das 24 pessoas doentes nas últimas semanas, 87% referiram ter consumido brotos (sprouts) procedentes de uma famosa cadeia de restaurantes americana, no período de 7 dias antes do início dos sintomas.
09/03/2012 – Surto de Coqueluche na Carolina do Norte (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde do condado de Alamance County, localizado no estado norte-americano da Carolina do Norte, está sob alerta em virtude do aumento do número de casos de coqueluche nos últimos três meses. Desde meados de Dezembro do ano passado, foram registrados 82 casos da doença, dentre casos confirmados laboratorialmente (15), suspeitos (36) e confirmados por critério clínico-epidemiológico (31). A maioria dos casos ocorre em crianças em idade escolar, inseridas em cinco escolas primárias, quatro escolas secundárias e duas creches.
09/03/2012 – Raiva Bovina em Guillemburg (África do Sul)
Resumo: O Departamento de Agricultura, em conjunto com o Departamento de Saúde e Desenvolvimento Social da província de Guillemburg, na África do Sul, confirmou a ocorrência de dois casos de Raiva em bovinos nesta semana. Os animais pertenciam a fazendas diferentes e as amostras foram testadas e confirmadas pelo Instituto de Veterinária Onderstepoort. Funcionários das fazendas que mantiveram contato direto com as carcaças dos animais receberam a vacina anti-rábica profilaticamente. Proprietários de gado da região de Guillemburg estão sendo orientados a vacinar imediatamente seus animais, sejam eles bovinos, cães ou gatos.
10/03/2012 – Febre Q na Holanda: Relatório aponta pelo menos 24 mortes desde 2007
Resumo: De acordo com relatório divulgado pelo Instituto de Saúde Pública da Holanda, a Febre Q foi responsável por, pelo menos, 24 mortes no país nos últimos 5 anos. Embora a doença afete principalmente caprinos e ovinos, mais de 4.000 foram diagnosticadas com a doença desde que foi implementada sua vigilância. Surtos da doença começaram a ser registrados em 2007, o que levou ao abate de mais de 40.000 caprinos nos últimos anos. A Febre Q é causada pela bactéria Coxiella bumetii, sendo considerada uma das doenças mais infecciosas do mundo, visto que um indivíduo pode ser acometido por uma única bactéria.
10/03/2012 – Infecção por Escherichia coli Enterohemorrágica em Hamburgo (Alemanha)
Resumo: Autoridades Sanitárias locais registraram mais quatro casos novos de infecção por Escherichia coli Enterohemorrágica (EHEC) em Hamburgo, na Alemanha. Os indivíduos acometidos foram dois adultos e duas crianças. A EHEC sorotipo O157, capaz de provocar a Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU), foi responsável no ano passado pela maior epidemia da doença já registrada na Alemanha, na qual mais de 4.000 pessoas foram acometidas e mais de 800 desenvolveram a SHU, além de 53 óbitos.
10/03/2012 – Raiva em camelídios nas planícies de La Paz (Bolívia)
Resumo: O Departamento Nacional de Saúde juntamente com o Departamento Nacional de Agropecuária da província de Murillo, na Bolívia, identificou 14 casos de Raiva em camelídios, sobretudo em áreas ruais na comunidade de Palcoma. O consumo de carne destes animais, bastante comum entre os moradores da região, está sendo desaconselhado pelas autoridades sanitárias locais. A comercialização da carne e de derivados destes animais foi proibida pelo governo nas regiões localizadas na grande planície La Paz.
11/03/2012 – Febre Tifóide no Zimbábue
Resumo: O Ministério da Saúde do Zimbábue registrou um expressivo aumento no número de casos de Febre Tifóide na província de Harare, nesta semana. A taxa de incidência semanal, que variava em torno de 20 a 30 casos novos nas últimas semanas, registrou 203 casos nesta semana. Até agora, mais de 2.000 pessoas foram acometidas pela doença, sendo registrados dois óbitos. De acordo com as autoridades sanitárias, 30 cidades e distritos ainda correm o risco de epidemia. As dificuldades de acesso à água potável, juntamente com a excassez de sanemento básico, são as principais causas para a manutenção da doença em circulação no país. O UNICEF já disponibilizou mais de U$ 64 milhões para financiar programas prevenção e controle da doença em todo o país.
11/03/2012 – Hand, Foot and Mouth Disease (HFMD) em Cingapura: número de casos triplica em dois meses
Resumo: O Ministério da Saúde de Cingapura divulgou o aumento no número de casos de Hand, Foot and Mouth Disease (HFMD) em crianças, o qual triplicou nos últimos dois meses. Foram identificados focos da doença em três creches, onde o Ministério da Saúde estabeleceu vigilância estrita. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhadas por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo Vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
11/03/2012 – Surto de Hepatite A na Nova Zelândia
Resumo: O Serviço Regional de Saúde Pública de Auckland, na Nova Zelândia, confirmou a ocorrência de um Surto de Hepatite A em escolas da região. Até o momento, foram confirmados 19 casos da doença, sendo a maioria estudantes. Ainda não foi divulgado qual foi a principal fonte de infecção, o que ocorrerá após o término das investigações. Embora apresente rara ocorrência no país, autoridades públicas de saúde temem o aumento propagação da doença.
11/03/2012 – Epidemia de Cólera na RD Congo gera tensão em Ruanda
Resumo: Uma Epidemia de Cólera na República Democrática do Congo (RDC) gera tensão na fronteira com Ruanda. Desde Janeiro deste ano, pelo menos 1.228 casos da doença foram registrados no norte de Kivu, na RDC, sendo 11 óbitos apenas na semana passada. A situação deixa em alerta o Ministério da Saúde de Ruanda, uma vez que Kivu faz fronteira com Gisenyi, no distrito de Rubavu, em Ruanda. O primeiro caso da doença em Ruanda foi diagnosticado no dia 13/02, sendo um indivíduo procedente do norte de Kivu. A partir dai, mais 12 casos da doença ja foram registrados no distrito.
11/03/2012 – Surto de Infecção por Ross River Vírus (RRV) em Cockburn (Austrália)
Resumo: Autoridades sanitárias australianas identificaram um Surto de Infecção pelo Ross River Vírus (RRV), na cidade de Cockburn. Nos últimos dois meses, foi registrado o dobro (511) do número de casos em relação ao ano passado todo (245). Trata-se de uma arbovírose comum nas regiões rurais da Austrália, Papua-Nova Guiné e algumas outras ilhas do Pacífico. Os sintomas caracterizam-se por febre, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.
12/03/2012 – Balanço dos óbitos por Doenças Infecto-Parasitárias em Bayelsa (Nigéria): registradas 102 mortes por Malária em 2011
Resumo: Em relatório, o Ministério da Saúde da Nigéria divulgou hoje um balanço dos óbitos por Doenças Infecto-Parasitárias em Bayelsa (Nigéria), em 2011. De acordo com o órgão, das 210 mortes registradas no estado, 102 foram em decorrência de Malária. No entanto, autoridades públicas de saúde locais afirmam que os números estão subnotificados. No ano passado, foram registrados apenas seis óbitos por Cólera, por exemplo.
12/03/2012 – Surto de Febre Aftosa em bovinos e caprinos na Rússia
Resumo: Autoridades sanitárias russas identificaram um Surto de Febre Aftosa em uma fazenda no extremo-sul oriental do país, mais precisamente na aldeia de Usachevka, localizada na região de Primorye, a 45 km da fronteira com a China. Dos 297 animais presentes na fazenda (240 bovinos, 35 ovelhas, 12 cabras e 10 porcos), o surto afetou seis vacas e um carneiro. De acordo com o Departamento de Veterinária local, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para reprimir o surto e evitar a propagação da doença.
13/03/2012 – Hantavirose em Montana (EUA): confirmado primeiro caso de Síndrome Pulmonar
Resumo: O Departamento de Saúde Pública e Serviços Humanos do estado americano de Montana confirmou o primeiro caso, este ano, de Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS), uma das principais complicações da doença. Este representa o 33° caso da doença registrado em Montana desde 1993, quando a Hantavirose foi documentada pela primeira vez no estado. Autoridades estão alertando a população quanto das medidas de controle da doença, sobretudo para evitar o acúmulo de lixo e resíduos orgânicos, o que pode favorecer a propagação de roedores, portanto, vetores da doença.
13/03/2012 – Treze pessoas infectadas por Antraz em Otuzco (Peru)
Resumo: A direção regional da província andina de Otuzco, no Peru, confirmou 13 casos de infecção humana por Antraz na região. Os casos foram confirmados no último fim de semana e estão sendo acompanhados em ambulatórios locais. Campanhas de vacinação estão sendo realizadas para imunizar bovinos nas fazendas da região, os quais são considerados o principal reservatório da doença na província.
13/03/2012 – Óbito por Febre Maculosa no município de Assis-SP
Resumo: Autoridades sanitárias locais confirmaram um óbito por Febre Maculosa no município de Assis, interior de São Paulo. Trata-se de uma menina de 13 anos, cujo exame laboratorial foi confirmado pelo Instituto Adolf Lutz. De acordo com as investigações, a menina teria frequentado um córrego na cidade em uma região de mata fechada, onde há presença de capivaras e outros animais hospedeiros do carrapato-estrela, principal transmissor da doença. Há oito anos a cidade não registrava um caso da doença.
13/03/2012 – Óbito por Febre Amarela no Vale do Apurimac e Ene (Peru)
Resumo: A Direção Geral de Emergência, Epidemiologia e Gestão de Desastres Regional (DIRESA) de Ayacucho, confirmou o primeiro óbito por Febre Amarela na região. Trata-se de um rapaz de 28 anos, sem história de viagem recente. A DIRESA anunciou a realização tanto de medidas preventivas, quanto voltadas para o fortalecimento da capacidade de diagnóstico e tratamento frente a doença.
14/03/2012 – Óbito por Raiva na Romênia
Resumo: Autoridades sanitárias locais confirmaram a ocorrência de um óbito por Raiva na Romênia. Trata-se de uma menina de cinco anos que residia em um vilarejo no leste do país, a qual teria sido mordida por um cão vadio em dezembro do ano passado. O óbito ocorreu no dia 27/02 em um hospital especializado em tratamento de doenças infecto-parasitárias na cidade de Lasi.
14/03/2012 – Febre Aftosa no Egito: 2.175 casos confirmados em Fevereiro
Resumo: De acordo com relatório oficial, o número de casos de Febre Aftosa no Egito atingiu 2.175 casos desde o final de Fevereiro. Em resposta ao recente aumento do número de animais infectados pela doença, o governo mobilizou cerca de 3.000 equipes para acompanhar a situação nas regiões mais afetadas e combater a disseminação da doença. A Febre Aftosa é uma doença infecciosa viral e, às vezes fatal, que afeta gado, búfalos, caprinos, ovinos, cervídeos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos.
15/03/2012 – Leishmaniose Visceral na Argentina: confirmado primeiro caso urbano
Resumo: Na Argentina, o Ministério da Saúde e Nação confirmou o primeiro caso de Leishmaniose Visceral urbano este ano. Trata-se de um rapaz de 23 anos, estudante de Agronomia. Embora a doença tenha sido detectada em Rosário, o rapaz foi infectado em Corrientes, cidade conhecida pela alta incidência de Leishmaniose em cães.
16/03/2012 – Macacos são encontrados mortos com suspeita de Febre Amarela em Goiás
Resumo: Na última semana, dois macacos foram encontrados mortos com suspeita de Febre Amarela próximo ao município de São Luís dos Montes Belos, em Goiás. Como este animal é o principal hospedeiro do vírus da Febre Amarela, as autoridades públicas de saúde estão mobilizando a população local para procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina contra a doença. Os animais foram encontrados mortos em uma fazenda a 70 km do município de São Luís dos Montes Belos e os corpos foram encaminhados para análise laboratorial. O laudo que determina a causa da morte será divulgado nos próximos dias.
16/03/2012 – População do Vietnã sofre com Dengue, Influenza H5N1 e HFMD
Resumo: Neste ano, a população do Vietnã tem sofrido com três agravos de extrema relevância no país: Dengue, Influenza pelo vírus H5N1 (causador da Gripe Aviária) e Doença da Mão, Pé e Boca (Hand-Foot-Mouth Disease - HFMD). Desde o início do ano, foram registrados 1.700 casos de Dengue, sendo 123 somente na semana passada. Em dois meses, o número de casos de HFMD aumentou 3,6 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, pelo menos 900 crianças foram infectadas, sendo 140 na semana passada. Além, o Instituto Pasteur, localizado na cidade de Ho Chi Minh, confirmou mais um caso de infecção humana pelo Vírus Influenza H5N1, elevando para quatro o número de casos da doença este ano, sendo dois deles fatais.
16/03/2012 – Laboratório no Ceará confirma caso de Raiva em menino de 9 anos
Resumo: O Laboratório Central do Ceará confirmou um caso de Raiva no estado. Trata-se de um menino de 9 anos, residente no município de Jati, o qual havia sido mordido por um Sagui no dia 03/02 em um sítio onde a família mora. O menino foi internado no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo no dia 07/02 com sintomas de febre, vômitos e inquietação. No ano passado, foram registrados dois casos de Raiva, sendo um menino de 10 anos morador do município de Ipu, além de um agricultor de 26 anos residente no município de Chaval.
16/03/2012 – Influenza Aviária na Turquia: mais de 11 mil aves abatidas
Resumo: O Ministério da Agricultura de Israel, por intermédio do Serviço Nacional de Veterinária, confirmou o abate de pelo menos 11.000 aves (perus) na aldeia Moshav Shalva, localizada ao sul de Kiryat Gat. Além disso, o órgão anunciou medidas que envolvem quarentena na aldeia afetada e restrições a circulação de animais num raio de 10 km.
17/03/2012 – Hantavirose no Chile: sobe para 22 o número de casos este ano.
Resumo: O Instituto de Saúde Pública (ISP) chileno confirmou mais um caso de Hantavirose. Trata-se de uma mulher de 19 anos, moradora da cidade de Santa Cruz, na região de O’Higgins. De acordo com o ISP, este é o 22º caso da doença no ano.
17/03/2012 – Chikungunya em Thiruvananthapuram na Índia
Resumo: De acordo com o Instituto Nacional de Virologia de Pune, na Índia, confirmou a ocorrência de 10 casos de infecção pelo vírus Chikungunya em Thiruvananthapuram, especialmente na faixa costeira, nas últimas duas semanas. Além disso, mais de 500 casos de doença febril aguda estão sendo investigados na região.
18/03/2012 – Febre Tifoide nas Filipinas
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde das Filipinas, pelo menos 1.000 casos suspeitos de Febre Tifóide foram detectados na cidade de Tuburan, localizado no noroeste da província de Cebu. Medidas de controle voltadas para contenção do surto estão sendo tomadas, especialmente frente ao tratamento e distribuição da água para a população.
18/03/2012 – Surto de Gastroenterite por Escherichia coli em Escola Primária Britânica
Resumo: Treze casos de Gastroenterite por Escherichia coli, sendo 03 confirmados e 10 suspeitos, foram registrados em uma escola primária no Reino Unido. Todos os funcionários, assim como os 153 alunos estão tendo amostras de fezes testadas para a doença. De acordo com as autoridades sanitárias locais, a escola permanecerá interditada até que seja concluída a limpeza e desinfecção do local.
18/03/2012 – Coqueluche em Southview (EUA): cinco casos este ano
Resumo: O Diretório de Saúde Pública do condado de Southview (estado de Illinois), nos Estados Unidos, confirmou o 5º caso de Coqueluche neste ano. Trata-se de uma criança em idade escolar, cujos sintomas iniciaram na última quarta-feira. Embora recomendada pela OMS, a vacina contra a Coqueluche não é fornecida de modo gratuito à população local.
19/03/2012 – Leptospirose na República Dominicana
Resumo: Pelo menos 16 pessoas morreram e 171 estão em investigação para Leptospirose na República Dominicana. De acordo com o relatório epidemiológico divulgado pelo governo, as províncias mais atingidas são Santo Domingo, Santiago, Duarte, Barahona, Espaillat, Puerto Plata, Hermanas Mirabal e Distrito Nacional. Comparado ao mesmo período do ano passado, foram registrados 116 casos de Leptospirose, sendo dois deles fatais. Na ocasião, as províncias mais acometidas foram Santo Domingo, Santiago, La Vega e Espaillat.
19/03/2012 – Cresce o número de casos de Malária em Honduras
Resumo: Autoridades de saúde do Departamento de Columbus, juntamente com representantes do Serviço de Epidemiologia do Ministério da Saúde, anunciaram um preocupante aumento no número de casos de Malária em Honduras. De acordo com o governo, as regiões mais afetadas são: Sonaguera, Sheba, Tocoa, Trujillo e Santa Fé. Somente até o final de Fevereiro, haviam sido registrados 95 casos em Sonaguera, 93 em Tocoa, 91 em Trujillo, 62 em Sheba e 19 em Santa Fé.
19/03/2012 – Sarampo na Rússia
Resumo: Autoridades de saúde russas anunciaram o registro de casos de Sarampo em 47 regiões espalhadas pelo país, este ano. Para a Federação Russa, o aumento da cobertura vacinal contra a doença, sobretudo dos grupos de risco (trabalhadores de saúde, professores, estudantes, trabalhadores do setor de comércio e serviços, além de imigrantes), passa a ser a grande prioridade das ações de promoção e prevenção à saúde nos próximos meses. O objetivo é estender a vacinação aos adolescentes e adultos com idade até 35 anos.
19/03/2012 – Poliomielite na Nigéria: 04 casos nas últimas 10 semanas
Resumo: Autoridades sanitárias do Serviço Nacional de Epidemiologia da Nigéria confirmaram a ocorrência de 04 casos de Poliomielite, cada um em um estado diferente, nas últimas 10 semanas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o órgão também havia registrado 04 casos da doença, embora com ocorrência em três diferentes estados. No ano passado, foram registrados 62 casos de infecção por vírus selvagem na Nigéria, distribuidos em oito estados.
20/03/2012 – Surto de Febre Tifoide em Zâmbia afeta 2.500 pessoas
Resumo: Iniciado em Dezembro do ano passado, um Surto de Cólera atingiu 2.500 pessoas na cidade de Mupambe (Zâmbia), deixando 05 motros. Além disso, 22 indivíduos que estavam hospitalizados receberam alta nas últimas duas semanas. A ocorrência do surto está associada à fragilidade e carência dos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico.
20/03/2012 – Surto de Cólera em Uganda
Resumo: O Ministério da Saúde de Uganda reconheceu algumas dificuldades para o enfrentamento do Surto de Cólera que atinge determinadas regiões do país. Cerca de 280 casos da doença foram registrados nos Distritos de Kasese, Mbale, Sironko, Bududa e Buliisa. O Ministério da Saúde anunciou que investirá em campanhas educativas junto à população na tentativa de controlar a disseminação da doença.
20/03/2012 – Cólera deixa 34 óbitos em Serra Leoa
Resumo: O Ministério da Saúde e Saneamento Básico de Serra Leoa registrou pelo menos 34 óbitos nos últimos dois meses. Ao todo, foram registrados 2.137 casos da doença, sobretudo em três distritos no norte do país. Nos últimos 30 dias, foi registrado um importante aumento no número de hospitalizações por diarréia aguda e desidratação grave, o que pode ampliar ainda mais a incidência da doença.
21/03/2012 – Antraz em Lesoto: 24 bovinos mortos nas últimas semanas. Sete pessoas morrem com suspeita da doença
Resumo: Nas últimas semanas, foram registrados 24 óbitos de bovinos em decorência de Antraz, segundo dados da Direção Nacional do Serviço de Veterinária do Lesoto. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou a morte de 7 pessoas moradoras de duas aldeias (Masaleng e Ha Popa) no distrito de Berea, as quais estão sendo investigadas quanta a causa da doença. A principal suspeita é de infecção por Antraz, uma vez que em todos os casos houve consumo de carne bovina supostamente contaminada e padrão de adoecimento compatível com Antraz.
21/03/2012 – Alerta na Venezuela para a Febre Hemorrágica Venezuelana
Resumo: O Ministério da Saúde da Venezuela emitiu um alerta à população frente ao aumento do número de casos de Febre Hemorrágica Venezuelana (FHV), nos últimos dois anos. No período 2011-2012, foram registrados 86 casos da doença, dos quais 10 foram detectados em 2012. Os principais municípios atingidos são: Guanarito, San Nicolás, San Genaro de Boconoito e Papelón, no estado Portuguesa. A doença atinge principalmente áreas rurais, sendo causada por uma espécie de Arena vírus, o qual é transmitidas por roedores que habitam canaviais.
21/03/2012 – Alerta sanitário no Paraguai: morcego que atacou mulher de 86 anos apresenta teste positivo para a doença
Resumo: Autoridades sanitárias paraguaias emitiram um alerta após confirmar a presença do vírus da Raiva em um morcego que teria atacado uma mulher de 86 anos em Lambaré, nos arredores da capital Assunção, nesta semana. Erradicada no país desde 2004, o governo teme a disseminação da doença, sobretudo, mediante à ocorrência de casos humanos. Segundo especialistas, a ocorrência de mais de 800 focos de incêndios florestais no ano passado pode ter contribuído para a migração de um grande contingente de morcegos silvestres para as áreas urbanas.
22/03/2012 – Antraz Bovina em Butão
Resumo: O Centro Nacional para Saúde Animal do Butão registrou três casos fatais de Antraz Bovino na região de Younphula. Exames laboratoriais das carcaças dos animais, analisados no Centro Regional de Agropecuária revelou a presença de Bacillus anthracis, bactéria causadora do Antraz. Os animais pertencentes as áreas de risco estão sendo tratados com antibióticos. Até o momento, não foram reportados casos humanos na região.
22/03/2012 – Níveis de Salmonela em carnes continuam elevados nos Estados Unidos
Resumo: De acordo com autoridades sanitárias norte-americanas, os níveis de contaminação por bactéria Salmonela resistentes a vários antibióticos continuam elevados em carnes de frango, peru e suíno consumidos no país. Os resultados revelaram inclusive a presença de uma cepa resistente às oito classes de antibióticos testadas. Este mesmo tipo de Salmonela foi encontrada na carne moída que provocou a morte de uma pessoa e acometeu mais de cem pessoas em um grave surto no ano passado. Na ocasião, foram recolhidas 16,3 toneladas do produto contaminado.
23/03/2012 – Surto de Gastroenterite durante evento esportivo na Califórnia (EUA)
Resumo: Um Surto de Gastroenterite foi registrado durante um torneio de tênis conhecido por Master 1000 e Premier Mandatório de Indian Wells, esta semana na Califórnia (EUA). Ao todo, oito atletas, dentre homens e mulheres, abandonaram a competição devido a sintomas de febre, vômitos e diarréia. O torneio está sendo disputado na região do Vale do Coachella. Autoridades sanitárias investigam as origens do surto.
23/03/2012 – Dengue em Cajamarca (Peru)
Resumo: O Diretório Regional de Saúde (DIRESA) do Peru emitiu um alerta a população frente ao aumento do número de casos de Dengue na região de Cajamarca. Até o momento, foram registrados 1.196 casos da doença, sendo dois deles fatais. Este valor ultrapassa os 587 casos registrados em relação ao mesmo período do ano passado. O DIRESA informou ainda que Jaen é a província mais afetada, onde há circulação comprovada dos sorotipos virais I, III e IV.
24/03/2012 – Surto de Sarampo preocupa governo da Ucrânia para a Eurocopa
Resumo: O Ministério da Saúde da Ucrânia está preocupado com o Surto de Sarampo que assola o país, sobretudo, frente à possibilidade de novos casos da doença em virtude da ampliação do turismo durante a Eurocopa, tradicional torneio de futebol no “Velho Continente”. No ano passado, foram registrados 1.300 casos de Sarampo no país, contra 40 casos em 2010. O governo ucraniano está orientando viajantes a se vacinarem antes de ingressar no país.
24/03/2012 – Portugal registra aumento na mortalidade por Influenza
Resumo: Desde o início de Fevereiro, o governo de Portugal tem registrado um aumento na mortalidade por Influenza. Ao todo, foram registrados 14.583 óbitos, sendo 1.947 casos fatais a mais em relação ao ano passado. Inicialmente verificado no norte do país, o aumento na letalidade tem se deslocado para as áreas mais ao sul, sobretudo, no Vale do Tejo. De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDE), com sede em Estocolmo, na Suécia, mais seis países europeus também registraram aumento na mortalidade pela doença: Bélgica, Holanda, Suécia, Suíça, França e Finlândia. Conforme indicadores da ECDE, o vírus Influenza H3N2 é o principal sorotipo circulante tanto em Portugal, quanto no restante da Europa, acomentendo principalmente a população idosa.
24/03/2012 – Surto de Salmonelose em Ontário (Canadá)
Resumo: O Departamento de Saúde Pública de Ontário, no Canadá, registrou um Surto de Salmonelose na cidade, o qual resultou na confirmação de 16 casos e na internação de três crianças. A maioria dos casos são crianças, em sua maioria na faixa etária de 15 anos, inseridas em três escolas e uma creche.
25/03/2012 – Panorama da Meningite na Paraíba, Goiás e Bahia (Brasil)
Resumo: O número de casos de Meningite na Paraíba aumentou 104,69% entre 2010 e 2011, passando de 64 para 131, sendo um deles fatal, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB). Em Goiás, uma criança de quatro meses foi a terceira vítima fatal por meningite no estado, este ano. Até o momento, foram registrados 50 casos da doença este ano, no estado, com 22 casos confirmados. Por outro lado, a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) confirmou o segundo óbito por Meningite tipo C este ano, no estado. No ano passado, foram registrados 1.670 casos, com 108 óbitos.
25/03/2012 – Felino que mordeu 7 pessoas nos EUA tem teste positivo para Raiva
Resumo: Autoridades de Saúde da Geórgia (EUA) confirmaram teste positivo para Raiva em um gato que mordeu 7 pessoas na região de Canton. O teste foi divulgado após a morte do animal. Outros felinos da região estão sendo submetidos a testagem. Os indivíduos acidentados receberam assistencia conforme protocolo anti-rábico e estão sendo acompanhados pelo Serviços de Vigilância local. Até o momento não existem sintomáticos.
26/03/2012 – Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP – Turma 2012: prazo para inscrições termina dia 02/04
Resumo: Estão abertas, até o dia 02/04, as incrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ – Turma 2012. As inscrições on line podem ser feitas no site da Plataforma SIGA da ENSP. O edital para o processo seletivo (prova escrita e entrevista) encontra-se disponível na própria página da ENSP. O curso consiste em uma parceria entre a Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV/SMSDC-RJ) e a ENSP.
26/03/2012 – Coqueluche em Medellín (Colômbia)
Resumo: A Secretaria de Saúde de Medellín emitiu um alerta à população frente ao aumento do número de casos de Coqueluche na cidade, o que segundo o órgão, tem sido agravado pelo início da estação chuvosa. Além disso, a redução da cobertura vacinal, sobretudo, da população inserida na faixa etária de 11 a 20 anos, tem sido associada ao aumento da incidencia da doença. Neste ano, dos 500 casos suspeitos, 120 foram confirmados.
26/03/2012 – Alerta para Raiva no Paraguai: Cresce a incidência de ataques de morcegos contra humanos
Resumo: O Ministério da Saúde do Paraguai fez um alerta à população frente ao aumento da incidência de ataques de morcegos contra humanos, sobretudo, na capital Assunção, o que se configura em elevado risco para transmissão de Raiva. No ano passado, foram registrados 28 ataques, contra 09 ataques, registrados nos dois primeiros meses deste ano. Para o governo, a intensa migração dos morcegos para as áreas urbanas é resultante do desmatamento indiscriminado nas regiões adjacentes à capital.
26/03/2012 – Febre Hemorrágica Venezuelana em Caracas (Venezuela)
Resumo: A Rede de Medicina e Sociedades Científica estão sob alerta diante de um Surto de Febre Hemorrágica Venezuelana em Guanarito, na cidade de Caracas (Venezuela). De acordo com o órgão, este é o terceiro maior surto nos últimos 20 anos. Até o dia 18 de Fevereiro, foram registrados 86 casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Sendo uma infecção viral transmitida pelas fezes de roedores, a mortalidade da doença pode alcançar até 30% dos casos.
26/03/2012 – Febre Tifóide na Oceania (Tonga)
Resumo: Autoridades sanitárias locais confirmaram os dois primeiros casos de Febre Tifoide, sendo um adolescente e uma criança de cinco anos, na região de Tongatapu, no Reino de Tonga, na Oceania. O Ministério da Saúde de Tonga iniciou medidas de investigação no local. Alguns festejos tradicionais da comunidade foram suspensos pelo órgão.
27/03/2012 – Aumenta o número de casos de Malária no Nepal
Resumo: Com a chegada do verão, autoridades sanitárias do Nepal registraram um aumento no número de casos de Malária no país, sobretudo no distrito de Banke. Após o início do período de monções, foram notificados 15 casos de infecção por Plasmódio na região. De acordo com o governo, um aumento similar ocorreu no verão de 2006, quando foram registrados 33 óbitos pela doença.
28/03/2012 – Surto de Coqueluche em escola de Buenos Aires (Argentina)
Resumo: O Ministério da Saúde da Argentina confirmou a ocorrência de um Surto de Coqueluche em uma escola de Buenos Aires, capital da Argentina. Até o momento, três casos foram confirmados laboratorialmente. Além da suspensão temporárias das aulas, estão sendo realizadas buscas por indivíduos sintomáticos.
28/03/2012 – Registrados 30 casos de Raiva Canina em Santa Cruz (Bolívia)
Resumo: O Departamento de Saúde de Santa Cruz (Bolívia) anunciou a ocorrência de 30 casos positivos de Raiva em cães na região, este ano. Foram registrados 19 casos em áreas rurais e 11 em áreas urbanas. Autoridades de saúde locais programaram um campanha de vacinação contra a Raiva para os dias 09 e 10 de Junho. Estima-se que a população canina de Santa Cruz esteja em torno de 714 mil, e que a incidência de Raiva canina gire em torno de 0,42 a 0,62 por 10.000 cães.
29/03/2012 – Resistência a drogas antimaláricas cresce no Oeste da Tailândia
Resumo: Segundo estudo encomendado pela OMS, a recorrência e disseminação de formas de Plasmódio resistentes a drogas antimaláricas de primeira escolha (Sulfadoxina-Pirimetamina e Cloroquina) têm sido descritas no Oeste da Tailândia. Formas resistentes aos medicamentos foram previamente descritas no Vietnã, Camboja e Mianmar (antiga Birmânia). A questão da tolerância aos antimaláricos na África e no Sudeste Asiático tem sido alvo de preocupação pela comunidade científica há algumas décadas, uma vez que estas áreas concentram quase 90% dos casos de Malária no mundo. Estima-se que mais de 250 milhões de doses de medicamentos antimaláricos tenham sido administradas na Tailândia, em 2011.
28/03/2012 – Meningite no Município de Praia Grande - SP
Resumo: A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande-SP anunciou a ocorrência de 08 casos confirmados de Meningite no município. No entanto, a Sesap negou que esteja havendo um surto da doença, uma vez que o número de casos registrados até o momento é menor que no ano passado, em relação ao mesmo período.
28/03/2012 – Aumenta incidência Leishmaniose Visceral e Cutânea em Madrid (Espanha)
Resumo: Autoridades sanitárias espanholas emitiram um alerta frente ao aumento do número de casos de Leishmaniose Visceral e Cutânea em Madrid, este ano. Somente até o final de Fevereiro, já haviam sido registrados 228 casos este ano em Fuenlabrada, cidade localizada no sul da capital. De acordo com o Ministério da Saúde, a incidência da doença vem crescendo nos últimos anos. Foram notificados 15 casos em 2009, 108 em 2010 e 118 em 2011. A eclosão do número de casos de Leishmaniose acontece exatamente durante o período de reestruturação da atenção primária na capital, o que proporciona ao governo repensar a organização dos serviços de modo a fortalecer as estratégias de monitoramento da doença em Madrid.
29/03/2012 – Meningite em Joaçaba (SC): confirmado o 7º caso este ano
Resumo: A Secretaria Municipal de Joaçaba, cidade localizada no Meio-Oeste catarinense, confirmou mais três casos de Meningite no município. Todavia, as investigações apontaram não haver relação entre os casos. Ao todo, foram registrados 7 casos de Meningite na região de Joaçaba este ano. O último surto da doença no município ocorreu no final de 2011, quando 23 casos foram confirmados entre os meses de Outubro e Dezembro.
29/03/2012 – Incidência de Coqueluche tem aumento de 254% no Paraná
Resumo: Segundo a Secretaria Estadual do Paraná, o número de casos de Coqueluche no estado aumentou 254% em relação ao ano passado. Até o momento, foram registrados 118 casos apenas nos três primeiros meses deste ano, contra os 138 casos notificados durante todo o ano passado. Apenas em Londrina, 28 casos foram notificados em 2012, sendo 04 confirmados.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031