Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

12/07/2012 – Brasil já registra 110 mortes por Gripe A H1N1 neste ano
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou um balanço da mortalidade por Gripe A H1N1 no primeiro semestre deste ano. De acordo com o relatório, foram registradas 110 mortes em todo o país até o último dia 03. Este valor representa 5,3% do número de mortes pela doença registrada durante a Pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em todo o país. Em 2010 e 2011, foram registrados 113 e 27 óbitos, respectivamente. Ainda conforme o relatório, os três estados da Região Sul são os que concentram a maioria dos casos fatais com 84 mortes, sendo 47 em Santa Catarina, 23 no Rio Grande do Sul e 14 no Paraná. Neste ano, a região já registrou mais de 1,3 mil casos confirmados da doença.
12/07/2012 – Incremento na incidência de HFMD e Caxumba em Quang Nam preocupa as autoridades de saúde vietnamitas
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias vietnamitas emitiram um alerta à população frente ao aumento no número de casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) e Caxumba na província central de Quang Nam. No primeiro semestre deste ano, foram registrados 780 casos de HFMD, enquanto que no mesmo período do ano passado, apenas 12 haviam sido registrados. Estima-se que 51 em cada 100 mil pessoas tenham contraído a doença na província, principalmente crianças menores de 03 anos. Já em relação a Caxumba, 310 crianças foram infectadas no primeiro semestre deste ano, o que representa quase que o dobro em comparação com o mesmo período do ano passado.
12/07/2012 – Governo cubano afirma que surto de Cólera não se propagou pelo país
Resumo: Na última quarta-feira (11/07), o governo cubano afirmou, através de seu blog oficial, que o surto de Cólera que atinge a região leste do país não se propagou pela ilha, como se havia temido. Oficialmente, o surto está restrito à província de Granma, onde três pessoas morreram e mais de 50 foram infectadas. Até o momento, nenhum caso foi registrado na capital Havana. A única notícia oficial sobre o surto havia sido divulgada no dia 03 de julho pelo Ministério da Saúde, quando informou a morte de três pessoas em um total de 53 casos no município de Manzanillo (província de Granma), localizado 770 km ao sudoeste de Havana. Nesta semana, o governo cubano notificou o surto à Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a qual lançou, há dois dias, um “alerta epidemiológico” solicitando aos países da região que reforcem as ações de vigilância, monitoramento e prevenção da doença em seus territórios.
12/07/2012 – Índia já registra mais de 100 mortes por Influenza A H1N1
Resumo: De acordo com relatório do Ministério da Saúde indiano, divulgado na última segunda-feira, foram registrados 102 mortes por Influenza A H1N1 em 13 dos 28 estados do país, no primeiro semestre deste ano. A situação preocupa ainda mais quando comparada ao ano passado, quando foram registrados 75 óbitos durante todo ano. Até o momento, foram contabilizados 1.568 casos, onde a maior parte deles (544) foi notificado no estado de Maharashtra, incluindo 25 mortes. Em 2009 e 2010, a Índia registrou 981 e 1.763 óbitos, respectivamente.
12/07/2012 – Surto de HFMD no Camboja leva MS tailandês a instituir núcleos de monitoramento e vigilância da doença em todo o país
Resumo: Preocupado com o surto de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) que já matou 62 crianças no Camboja, o Ministério da Saúde da Tailândia instituiu e reforçou, nesta semana, núcleos de monitoramento e vigilância da doença em todo o país. Embora a incidência da doença no primeiro semestre deste ano tenha se mantido praticamente a mesma em relação aos anos anteriores, o governo tailandês prefere se precaver para que não haja uma propagação da doença no país. Até o momento, 10.813 crianças foram infectadas na Tailândia, porém, nenhum óbito associado à doença foi registrado.
12/07/2012 – Vaporizador contaminado em um restaurante de Madrid (Espanha) provoca mais de 50 casos de Legionelose
Resumo: Ontem, autoridades sanitárias madrilenãs anunciaram as causas do surto de Legionelose que atingiu mais de 50 pessoas no final do mês passado, na Espanha. De acordo com as investigações, um vaporizador situado na entrada de um restaurante foi o foco de contaminação. O dispositivo é responsável por umidificar o ambiente emitindo vapores. Na ocasião, 57 frequentadores foram acometidos por sintomas de injúria respiratória, dos quais 17 ainda permanecem hospitalizados. Até o momento, nenhum óbito foi registrado.
14/07/2012 – Surto de Doença Meningocócica em Honduras
Resumo: Na última sexta-feira (13/07), o Ministério da Saúde de hondurenho confirmou um surto de Doença Meningocócica em Tegucigalpa, capital do país. Até o momento, dois casos foram confirmados após procurarem atendimento no Hospital Escola da capital, enquanto que outros dois caso estão sendo investigados. Um dos indivíduos que teve o diagnóstico confirmado para a doença morreu na última quinta-feira (12/07), o qual seria procedente de La Paz, província localizada na Região Sudoeste do país.
14/07/2012 – Confirmado primeiro óbito do ano por Hantavirose em Taiwan
Resumo: No final da semana passada, o Centro de Controle de Doenças de Taiwan anunciou o primeiro óbito por Hantavirose no país ocorrido neste ano. Trata-se de um homem de 63 anos, criador de porcos, morador da cidade de Taipei, província situada no extremo norte da ilha. O homem iniciou sintomas de febre, vômitos, falta de ar, dores musculares e abdominais no dia 18 de junho, um mês após ter sido mordido por um roedor, conforme as investigações. Resultados laboratoriais confirmando a doença foram divulgados no último dia 11/07. Anualmente, a ilha de Taiwan tem registrado uma das mais altas taxas de mortalidade para a doença, neste caso, em torno de 10 por cento.
14/07/2012 – MS mexicano confirma circulação de mosquito Aedes albopictus em alguns municípios de Chiapas
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde mexicano anunciou ter detectado a circulação de mosquitos da espécie Aedes albopictus em alguns municípios de Chiapas, estado localizado na Região Sul do país. Originário da África e da Ásia, o mosquito é capaz de transmitir 22 tipos de doenças, dentre as quais Dengue e Febre Amarela. Em Chiapas, foram registrados 646 casos de Dengue este ano, dos quais 40% evoluíram para a Febre Hemorrágica do Dengue.
15/07/2012 – Estudo revela que Vírus do Nilo Ocidental pode causar Doença Renal Crônica
Resumo: Nesta semana, pesquisadores da Universidade do Texas publicaram na revista científica PLoS ONE um estudo que revela que a infecção pelo Vírus do Nilo Ocidental (WNV) pode causar Doença Renal Crônica (DRC). Ao estudar 139 indivíduos que haviam sido infectados pelo WNV, cientistas identificaram que 40% do grupo havia desenvolvido algum tipo de injúria renal inveterada. Portanto, a pesquisa sinaliza para o rastreamento de DRC em indivíduos com história de infecção pelo vírus.
15/07/2012 – Autoridades de Saúde investigam caso suspeito de Sarampo em Illinois (Estados Unidos)
Resumo: Em Winnebago, condado localizado no norte do estado americano de Illinois, autoridades de saúde estão investigando um caso provável de Sarampo. Trata-se de uma criança de quatro anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de junho, os quais foram: febre, exantema, conjuntivite e manchas de Koplik. Caso seja confirmado, este será o primeiro caso autóctone de Sarampo detectado no estado desde 1994. De acordo com o Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias, 200 dos 222 casos de Sarampo notificados em 2011 nos Estados Unidos eram importados de outros países.
15/07/2012 – Surto de gastroenterite por E. coli O157 em Germantown (Ohio/EUA)
Resumo: Nesta semana, uma menina de 04 anos se tornou a 13ª pessoas internada após um surto gastroenterite, associada à infecção por E. coli O157, ocorrido no condado de Germantown, no estado norte-americano de Ohio. Na ocasião, 62 pessoas que participavam de um piquenique foram acometidas por sintomas de náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia. A criança foi internada com quadro de Síndrome Hemolítica-Urêmica (SHU), uma grave complicação da doença, a qual pode causar anemia grave e danos renais permanentes. Até o momento, amostras de 11 participantes foram positivas para a bactéria E. coli O157, principal causadora da SHU. Em 2011, o estado de Ohio registrou 98 casos de E. coli O157, onde cinco deles ocorreram no condado de Montgomery. Estima-se que 48 milhões de americanos sejam acometidos anualmente pela doença, dos quais 128 mil necessitam de hospitalização e 03 mil morrem.
16/07/2012 – Cresce a incidência de Febre do Chikungunya e Malária em Rajasthan (Índia)
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde de Rajasthan, estado localizado no norte da Índia, foi registrado um aumento significativo no número de casos de Febre do Chikungunya em relação ao ano passado. Desde janeiro deste ano, foram registrados 29 casos da doença. Quanto à Malária, o aumento na incidência tem sido alvo de grande preocupação por as autoridades públicas de saúde. No primeiro semestre do ano passado, haviam sido registrados 44 casos da doença no estado, número que já ultrapassou mais de 200 casos neste ano.
16/07/2012 – Surto de Parvovirose em uma creche de Hong Kong (China)
Resumo: Na semana passada, pelo menos 25 crianças de um jardim de infância foram diagnosticadas com Parvovirose em Hong Kong, na China. De acordo com o Centro de Proteção à Saúde local, 11 meninos e 10 meninas, com idade entre 3 e 6 anos, foram infectados pelo vírus, juntamente com mais quatro funcionários da creche. O vírus é transmitido principalmente pelo contato direto com secreções respiratórias de um indivíduo infectado.
15/07/2012 – China registra 17 mortes por HFMD em junho na província de Hunan
Resumo: No início da semana, o Departamento de Saúde da província de Hunan divulgou o registro de 17 mortes por HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”), em junho deste ano. Até o momento, foram notificados 34.768 casos da doença, sobretudo em crianças menores de 05 anos. Em abril, foram registrados 19 óbitos, sendo a maior taxa mensal do ano.
16/07/2012 – Projeto “Biblioteca Fazendo História” discute nesta terça-feira os principais males que apavoram o Brasil
Resumo: Acontece hoje (17/07) às 16h, na Biblioteca Nacional, uma roda de debates acerca das doenças epidêmicas que marcam o passado e o presente das sociedades urbanas brasileiras. Participam das discussões o historiador Flavio Coelho Edler, da Fiocruz, especialista em história das doenças; e a médica Diana Maul de Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que recentemente organizou o livro “Uma história brasileira das doenças”. O evento faz parte do circuito mensal de discussões organizadas pela “Revista de História da Biblioteca Nacional”, o qual sempre leva ao debate público algum tema em discussão na edição impressa. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A presença no evento dá direito a um certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares. O debate também pode ser acompanhado em tempo real pelo site www.institutoembratel.org.br e pelo twitter da revista (@rhbn). Local do evento: Auditório Machado de Assis, localizado na sede da Fundação Biblioteca Nacional – Rua do México, s/nº, Centro, Rio de Janeiro. Informações: (21) 2220-4300.
16/07/2012 – Cólera no leste das Filipinas
Resumo: Em Bicol, arquipélago localizado na região leste das Filipinas, um surto de Cólera resultou em 3.158 casos, incluindo 30 mortes, no primeiro semestre deste ano. Comparado ao primeiro semestre do ano passado, quando foram registrados 445 casos, a incidência da doença aumentou sete vezes. Em 2011, haviam sido registrados 04 óbitos em decorrência da doença. Neste ano, a maioria dos casos tem sido registrada na província de Catanduanes, onde foram detectados 1.831 casos, sendo 14 mortes.
16/07/2012 – Cólera na África: UNICEF alerta para a progressão da doença no Sahel
Resumo: Nesta semana, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fizeram um alerta diante da progressão da Cólera na região conhecida como Sahel da África. A região forma uma espécie de “corredor africano”, compreendendo os territórios entre o Deserto do Saara e as terras mais férteis ao sul, incluindo países como Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger, Chade, Sudão, Etiópia e a porção norte da Nigéria. Até o momento, mais de 2.800 casos da doença foram registrados este ano, incluindo mais de 60 mortes. Trata-se de uma região de extrema pobreza, onde as crianças, em situação de vulnerabilidade em virtude da desnutrição, são as principais vítimas da doença. Em 2012, a Cólera já matou quase 700 pessoas na África Ocidental e Central, além de outros 29 mil casos.
16/07/2012 – Dengue no Camboja
Resumo: Autoridades de Saúde do Camboja demonstraram enorme preocupação em relação ao possível aumento no número de casos de Dengue no país, em virtude da chegada do período chuvoso. Decorridas 26 semanas epidemiológicas desde o início do ano, foram notificados 11.666 casos da doença, incluindo 48 mortes. Até a 24ª semanas, haviam sido registrados 4.465 casos, incluindo 18 mortes.
16/07/2012 – OMS alerta para a ascensão da Cólera no sul da Somália
Resumo: Nesta semana, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiram um alerta frente à ascensão da Cólera no sul da Somália. De acordo a OMS, um teste rápido aplicado na região tem revelado que 06 em cada 10 pessoas, que procuram atendimento nos serviços de saúde, apresentam resultado positivo para Cólera. Apenas no Hospital Geral de Kismayo (Província de Jubbada Hoose), pelo menos 650 casos foram registrados desde o início do ano, com uma média de 40 casos notificados por semana, desde maio. Para a OMS, a extrema pobreza e os intensos conflitos armados na região são os principais entraves para o enfrentamento da doença.
16/07/2012 – Surto de Cólera no sul da Guiné
Resumo: Nesta semana, um relatório divulgado pelo Departamento de Saúde e Higiene da Guiné apresentou um balanço do surto de Cólera que atinge a Região Sul do país. Pelo menos 615 casos, incluindo 41 mortes, foram registrados desde o início de fevereiro. A maior parte dos casos foi registrada na província de Conakry, sobretudo em Forécariah, cidade localizada a 110 km da divisa com Serra Leoa, onde o primeiro caso foi registrado. Somente em Conakry, foram registrados 303 casos, incluindo 24 óbitos.
16/07/2012 – Surto de Salmonelose sorotipo Montevideo em Minnesota (Estados Unidos)
Resumo: Autoridades de saúde norte-americanas estão investigando um surto de Salmonelose por sorotipo Montevideo em Olmsted, condado localizado no estado de Minnesota. Até o momento, três casos foram confirmados e um caso suspeito está sendo investigado, de acordo com o Departamento de Saúde de Minnesota. Além disso, as investigações revelaram que os quatro indivíduos haviam frequentado um restaurante na região de Rochester, na última sexta-feira (13/07).
16/07/2012 – Pesquisa utiliza bactéria transgênica para interromper cadeia de transmissão da Malária
Resumo: Pesquisadores americanos do Instituto de Pesquisa de Malária da Universidade Johns Hopkins, no estado de Maryland, desenvolveram um estudo utilizando uma bactéria transgênica para interromper a cadeia de transmissão da Malária. No estudo, a modificação genética da bactéria Pantoea agglomerans, encontrada no intestino de mosquitos do gênero Anopheles (transmissor da Malária), fez com que esta passasse a secretar uma substância tóxica ao parasita Plasmodium falciparum e Plasmodium berghei, um dos principais causadores da doença em homens e em roedores, respectivamente. Segundo os autores, o índice de redução de parasitas no mosquito pode chegar a 98%, diminuindo a prevalência de mosquitos portadores desses protozoários em até 84%. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
17/07/2012 – Encefalite Japonesa em Taiwan
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias de taiwanesas detectaram mais dois casos novos de Encefalite Japonesa. Duas mulheres com idades de 30 e 42 anos, moradoras de Taichung, desenvolveram sintomas de febre e dor de cabeça no final de junho. Com estes, foram registrados 23 casos de Encefalite Japonesa em Taiwan, segundo dados dos Centros para Controle de Doenças nacionais.
17/07/2012 – Surto de Leptospirose no nordeste da Tailândia
Resumo: Na Tailândia, o Escritório de Prevenção e Controle de Doenças revelou que, nas últimas semanas, ocorreu um aumento significativo no número de casos de Leptospirose no nordeste do país. Pelo menos 567 casos foram registrados nas províncias nordestinas, dentre elas: Nakhon Ratchasima, Chaiyaphum, Ram Buri, Surin e Si Sa Ket. Até o momento, foram confirmadas 09 mortes pela doença. Trata-se de uma região rural voltada para a agricultura e o cultivo do arroz, cujo plantio tradicionalmente feito em áreas alagadas facilita sobremaneira a transmissão da doença. Apenas na província de Chaiyaphum, o número de casos saltou de 13 em junho para 326 este mês, somente na primeira quinzena de julho. Ademais, a chegada da estação de chuvas agravou ainda mais a situação.
18/07/2012 – Registrados cinco casos de Febre do Nilo Ocidental em Atenas (Grécia)
Resumo: De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças grego, foram registrados cinco casos de Febre do Nilo Ocidental em Atenas, neste ano. Além disso, a maioria dos casos foram registrados em bairros localizados na região sul de Atenas, onde as ações de combate ao mosquito transmissor estão sendo intensificadas. O vírus da Febre do Nilo Ocidental foi descoberto em 1937 em Uganda. Casos esporádicos da doença em humanos ocorrem na Europa desde 1960. Na Grécia, a doença foi detectada pela primeira vez em 2010, quando 262 pessoas contraíram a doença, dos quais 35 morreram.
18/07/2012 – Cresce o número de casos de Gripe A em New South Wales (Austrália)
Resumo: Segundo o Departamento de Saúde de New South Wales (NSW), estado localizado no leste da Austrália, tem sido registrado um aumento significativo no número de casos de Influenza A, nas últimas semanas. Até o momento, 2.391 pessoas foram diagnosticadas com a doença, a maioria infectada pelo sorotipo viral H3N2. Este valor já representa duas vezes e meia o número de casos esperados para esta época do ano, em NSW.
18/07/2012 – Americano contrai versão da Peste Negra que dizimou 1/3 da população européia no fim da Idade Média
Resumo: Um americano de 59 anos contraiu uma versão da Peste Negra, também chamada de Peste Bubônica, a mesma responsável pela morte de 1/3 da população da Europa no fim da Idade Média. O americano é morador do estado do Oregon e contraiu a doença ao tentar tirar um rato da boca de seu gato de estimação, o qual adoeceu e morreu alguns dias depois. Atualmente, o americano está impossibilitado de trabalhar por ter perdido parte dos dedos da mão e dos pés, em virtude da doença. Causada pela bactéria Yersinia pestis, presente nas pulgas e roedores, a Peste provocou a maior e mais trágica pandemia da história da humanidade, sobretudo, na Europa Medieval.
19/07/2012 – Cólera em Serra Leoa mata 62 pessoas em menos de um mês
Resumo: De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Cólera matou 62 pessoas em menos de um mês em Serra Leoa. As províncias localizadas no oeste do país, incluindo a capital Freetown, representam as regiões mais atingidas. Do total de óbitos, pelo menos 21 envolveram crianças menores de cinco anos. Até o momento, foram verificados 3.721 casos. Na semana passada, o UNICEF emitiu um alerta frente à doença que tem assolado grande parte da população de três países: Mali, Nigéria e Guiné.
19/07/2012 – Coqueluche na Colômbia
Resumo: Na Colômbia, 22 crianças morreram em decorrência de Coqueluche, desde o início do ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde (NIH), a taxa de letalidade anual da doença, no país, chega a 1,89%. Neste ano, a maioria dos casos fatais foram registrados nas cidades de Putumayo, Boyaca, Cauca, Bogotá, Cundinamarca, Caldas e Antioquia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de Coqueluche no mundo ocorrem em países em desenvolvimento, onde são registradas anualmente 200 mil a 400 mil mortes em crianças.
19/07/2012 – Sobe para 123 o número de mortes por Gripe A (H1N1) na Região Sul
Resumo: Nesta quinta-feira, subiu para 123 o número de mortes por Gripe A H1N1 notificadas na Região Sul do país, após o registro de cinco mortes no Rio Grande do Sul, e outras dez em Santa Catarina. Desde janeiro, foram contabilizadas 62 mortes em Santa Catarina, 38 no Rio Grande do Sul e 23 no Paraná, em decorrência da doença. Até o momento, o total registrado em 2012 já equivale à 15,6% dos óbitos verificados em 2009, no auge da pandemia, quando 789 pessoas morreram nos três estados, segundo dados do Ministério da Saúde.
20/07/2012 – Febre Maculosa em Illinois nos Estados Unidos
Resumo: Nesta sexta-feira (20/07), o Departamento de Saúde do estado norte-americano de Illinois anunciou a confirmação de um caso de Febre Maculosa no condado de McHenry. Trata-se de uma mulher de 53 anos, a qual permanece internada em estado grave em um hospital local. Além disso, a população tem protestado diante da elevada infestação de carrapatos verificada na região. Frente a isto, autoridades de saúde disponibilizaram um telefone gratuito para que os moradores possam tirar dúvidas e/ou proceder as notificações.
21/07/2012 – Ministério da Saúde da Tailândia alerta para HFMD em adultos e idosos
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde tailandês emitiu um alerta a população frente ao risco de disseminação de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em adultos e idosos. Embora seja uma doença amplamente prevalente em crianças, sobretudo, em menores de cinco anos, a doença tem sido registrada nas faixas etárias mais elevadas, ainda que nenhum dado oficial referente à incidência em adultos tenha sido divulgado até o momento. No ano passado, mais de 18 mil crianças foram infectadas pela doença, incluindo 06 óbitos. Desde janeiro, 211 crianças em idade pré-escolar de 35 jardins-de-infância foram confirmadas com a doença.
21/07/2012 – Departamento de Saúde de Taipei (Taiwan) divulga resultado das investigações de surto de gastroenterite
Resumo: No último fim de semana, o Departamento de Saúde de Taipei, em Taiwan, divulgou o resultado das investigações epidemiológicas referente a um surto de gastroenterite registrado em maio deste ano na cidade. Na ocasião, 62 pessoas foram acometidas por sintomas de dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia após consumir sashimi (peixe cru) e ostras contaminadas por Norovírus em unidades de uma famosa cadeia de restaurantes da cidade. Autoridades sanitárias locais determinaram o recolhimento dos lotes contaminados, os quais eram oriundos da Coréia do Sul, além de multar os estabelecimentos envolvidos.
21/07/2012 – Cólera mata duas pessoas no noroeste da Nigéria
Resumo: No noroeste da Nigéria, duas pessoas morreram em decorrência de um surto de Cólera em Ekiti, estado localizado no noroeste do país. Autoridades de saúde locais informaram que lotes de vacinas foram disponibilizados de maneira emergencial para combater a doença na região. Há décadas, o combate à doença na região norte do país tem sido um dos principais desafios para as políticas públicas de saúde nigerianas.
21/07/2012 – Registradas seis mortes por Febre do Nilo Ocidental no Texas (EUA)
Resumo: Neste ano, seis pessoas morreram vítimas de Febre do Nilo Ocidental no estado norte-americano do Texas. Destes, três mortes foram registradas no condado de Denton, duas em Dallas e uma em Ellis. Em Dallas, pelo menos 10 casos foram notificados na semana passada, além de 50 mosquitos capturados e com testagem positiva para o vírus. Nos Estados Unidos, o vírus foi detectado pela primeira vez em 1999 na cidade de Nova Iorque
21/07/2012 – Registradas seis mortes por Febre do Nilo Ocidental no Texas (EUA)
Resumo: Neste ano, seis pessoas morreram vítimas de Febre do Nilo Ocidental no estado norte-americano do Texas. Destes, três mortes foram registradas no condado de Denton, duas em Dallas e uma em Ellis. Em Dallas, pelo menos 10 casos foram notificados na semana passada, além de 50 mosquitos capturados e com testagem positiva para o vírus. Nos Estados Unidos, o vírus foi detectado pela primeira vez em 1999 na cidade de Nova Iorque
21/07/2012 – Surto de Rotavírus mata cinco criança no leste de Botswana
Resumo: Um surto de Rotavírus resultou na morte de cinco crianças em Selebi-Phikwe, em Botswana. Pelo menos 151 pessoas foram acometidas pela doença desde o dia 04 de julho, data em que foi registrado o primeiro caso. Autoridades de saúde afirmaram que 99 por cento das amostras de fezes testaram positivo para Rotavírus. No Hospital Mmegi, das 71 crianças atendidas na primeira semana, apenas 15 apresentavam quadro de Diarreia Aguda, saltando para 80 na segunda semana.
21/07/2012 – Surto de diarreia aguda em Barbacena-MG
Resumo: No mês passado, foram registrados 129 casos de diarreia aguda nas unidades básicas de saúde em Barbacena, de acordo com representantes do Serviço de Vigilância Epidemiológica local. A principal suspeita é que a doença tenha sido trazida de municípios vizinhos, como Congonhas e Conselheiro Lafaiete, onde foram registrados 2.253 casos nos meses de maio a junho. De acordo com as autoridades de saúde, investigações estão sendo realizadas para identificar o agente causador e a fonte de contaminação da doença.
21/07/2012 – Escritório Federal de Veterinária da Suíça confirma primeiro foco de infecção por Vírus Schmallenberg no país
Resumo: No último dia 20, o Escritório Federal de Veterinária da Suíça anunciou o primeiro foco confirmado de infecção por Vírus Schmallenberg no país. A detecção ocorreu nos rebanhos de duas fazendas vizinhas em Berna. Após a ocorrência de abortos e mal-formações congênitas nas propriedades, uma triagem sorológica evidenciou que 65 animais estavam infectados, dentre eles, 28 bovinos, 23 ovinos e 14 caprinos. As propriedades foram colocadas em quarentena à fim de reduzir os prejuízos econômicos.
22/07/2012 – Surto de Salmonelose acomete duas crianças em Roma (Itália)
Resumo: No último fim de semana, duas crianças foram acometidas por sintomas de gastroenterite por Salmonela em Roma, na Itália. As crianças, de 11 e 14 anos, haviam participado de um jantar onde foram servidos pratos típicos do Japão. A principal suspeita é de contaminação do camarão servido no jantar. As crianças foram atendidas no Hospital Menino Jesus e liberadas em seguida.
22/07/2012 – Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo mata sete pessoas em Gujarat na Índia
Resumo: Neste ano, um surto de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo foi responsável pela morte de sete pessoas no estado de Gujarat, na Índia. Ao todo, 18 pessoas foram infectadas pelo vírus. A doença é transmitida por carrapatos presentes em gado, e humanos se tornam vulneráveis ao viverem muito próximos a rebanhos de ovelhas ou cabras. A transmissão ocorre via urina, fezes, sangue ou saliva dos animais. O primeiro registro da doença foi entre soldados soviéticos na Criméia, em 1944, e depois em um vilarejo perto de Kisangani, no Congo, em 1956.
24/07/2012 – Gripe Aviária por Vírus H7N3 no México: 3,8 milhões de aves abatidas
Resumo: Cerca de 3,8 milhões de frangos foram abatidos no oeste do estado de Jalisco, no México, após a detecção de um surto de Influenza pela cepa viral H7N3, segundo a SENASICA, a agência de segurança alimentar. Outras 9,3 milhões de aves permanecem em observação, ou seja, em quarentena. Inicialmente o vírus foi detectado em 33 das 253 granjas inspecionadas pela agência. Representantes da SENASICA afirmaram que cerca de 80 milhões de doses de vacina estarão disponíveis até o final do mês. Os prejuízos econômicos já chegam a US$ 50 milhões.
24/07/2012 – Surto de diarreia aguda em Tamaulipas no México
Resumo: No último fim de semana, autoridades sanitárias mexicanas detectaram um surto de diarreia aguda em Tamaulipas, estado localizado na costa leste do país. Na ocasião, 12 pessoas foram acometidas por sintomas de dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, após comer frutos do mar em um restaurante local. No total, oito pessoas foram encaminhadas a duas unidades de saúde da região. Amostras dos alimentos e de fezes dos indivíduos doentes foram enviadas para análise.
24/07/2012 – Surto de gastroenterite por Norovírus em nadadores escoceses
Resumo: Neste fim de semana, um surto de gastroenterite provavelmente por Norovírus foi registrado após uma prova de natação em um lago de em Strathclyde Loch, na Escócia. Na ocasião, 57 nadadores foram acometidos por dores abdominais e diarreia, após uma prova que reuniu 70 competidores procedentes diversas regiões do país. Autoridades sanitárias locais informaram que algumas pessoas que adoeceram testaram positivo para Norovírus. Especialistas acreditam que fortes chuvas ocorridas antes do evento possam ter facilitado a contaminação da água. O lago permanece fechado para esportes náuticos e passeios de barco.
24/07/2012 – Brucelose em Jalisco no México
Resumo: Pelo menos 142 casos de Brucelose foram registrados no estado mexicano de Jalisco, este ano. Houve um aumento significativo comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 87 casos. No total, foram contabilizados 187 casos em 2011. A Brucelose, também conhecida como Febre de Malta, é uma doença crônica causada por bactérias do gênero Brucella, transmitida ao homem principalmente por laticínios não pasteurizados.
24/07/2012 – Dengue na Guatemala
Resumo: Na última segunda-feira, autoridades de saúde manifestaram preocupação em relação à situação da Dengue no país. Desde janeiro, foram registrados 1.186 casos em todo o país, dos quais 256 foram confirmados. Dentre os casos confirmados, 26 evoluíram para Febre Hemorrágica do Dengue, dos quais, quatro não sobreviveram, segundo dados da agência de notícias estatal. Com a chegada do período de chuvas fortes, brigadas estão sendo formadas para promover limpeza dos ambientes e eliminação de focos de proliferação do mosquito.
24/07/2012 – Surto de Cólera na RD Congo: conflito armado aumenta o risco de propagação da doença
Resumo: Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta diante do aumento do número de casos de Cólera em Kivu Norte, uma das cinco províncias localizada no leste da República Democrática do Congo. Somente entre a 24ª Semana Epidemiológica (11-17 de junho) e a 26ª Semana Epidemiológica (25 junho a 1º julho) foram registrados 368 casos novos. As áreas mais afetadas incluem Birambizo, Goma, Karisimbi, Kiroshe, Mutwanga, Mweso e Rwanguba. Trata-se de uma extrema pobreza, onde imperam conflitos armados, o que representa elevado risco para disseminação da doença, inclusive para os países vizinhos, tais como, Burundi, Ruanda, Sudão do Sul e Uganda.
24/07/2012 – Alerta para Febre Amarela, Febre de Lassa e Cólera em Serra Leoa
Resumo: Nesta semana, o Diretório de Prevenção e Controle de Doenças do Ministério da Saúde e Saneamento de Serra Leoa anunciou a ocorrência surtos de Febre Amarela no distrito de Pujehun, de Febre de Lassa no distrito de Kenema, e de Cólera nos distritos de Port Loko, Kambia, Pujehun e Kailahun. Embora dados oficiais não tenham sido divulgados, casos de Febre Amarela foram detectados recentemente em Pujehun. Por outro lado, foram registrados 367 casos de Febre de Lassa em Kenema apenas no primeiro semestre deste ano. Em relação à Cólera, foram registradas, desde janeiro, 62 mortes, sendo 26 em Kambia, 22 em Port Loko, 09 em Pujehun e 09 em Kailahun.
24/07/2012 – Surto de Sarampo no sul da Rússia
Resumo: Embora nos últimos três anos a região de Astrakhan, no sul da Rússia, tenha sido considerada área livre de Sarampo, casos autóctones foram detectados este ano, espalhando medo nos moradores da cidade. Desde janeiro, 17 casos foram confirmados, sendo nove crianças e oito adultos. A última vítima foi uma crianças de 1 ano e 2 meses previamente não-vacinada. Até o momento, nenhum óbito foi associado a doença.
24/07/2012 – Surto de Sarampo em Merseysyside (Reino Unido)
Resumo: De 1º de janeiro a 30 de junho, foram registrados 1.339 casos de Sarampo no condado de Merseyside, na Inglaterra (Reino unido), conforme publicado neste mês na revista Eurosurveillance. No total, 359 casos foram confirmados, 522 descartados e 157 permanecem em investigação. As principais grupos atingidos são crianças menores de cinco anos e adultos jovens. Apenas 3% dos casos confirmados foram referidos em indivíduos previamente imunizados.
24/07/2012 – Sarampo na Nigéria
Resumo: No primeiro semestre deste ano, foram relatados 7.371 casos de Sarampo na Nigéria, dos quais 466 foram confirmados laboratorialmente. Além disso, foram registradas 12 mortes pela doença. Apenas na última semana epidemiológica, foram contabilizados 64 casos novos em 14 estados.
24/07/2012 – Cresce o número de casos de Influenza no Paraguai
Resumo: No início da semana, o Ministério da Saúde do Paraguai divulgou um relatório comprovando o aumento no número de casos de Influenza no país. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 12.232 casos da doença, incluindo 97 óbitos pelo sorotipo viral H1N1. Apenas nos últimos 15 dias, foram registrados 23 óbitos. Estima-se que o sorotipo viral H1N1 represente 41% dos vírus circulantes, seguido pelo vírus sincicial com 34%.
25/07/2012 – Surto de Cólera na capital de Serra Leoa (Freetown)
Resumo: Desde o dia 18 de junho, quando o primeiro caso de Cólera do ano foi registrado em Freetown, capital de Serra Leoa, foram notificados 410 casos da doença, incluindo 09 mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, as áreas de periferia próximas ao centro da cidade são as mais atingidas, principalmente devido à pobreza extrema e à falta de saneamento básico. Atualmente, a taxa de letalidade chega a 2% na capital. Desde janeiro, foram contabilizados 4.249 casos da doença em todo o país, incluindo 76 óbitos.
25/07/2012 – MSF relembra cinco anos de luta contra a Leishmaniose Visceral em Bihar (Índia)
Resumo: Nesta semana, representantes da iniciativa “Médicos Sem Fronteira (MSF)” relembraram, através de um comunicado, os cinco anos de luta contra a Leishmaniose Visceral em Bihar, estado localizado no leste da Índia. Somente no distrito de Vaishali, a iniciativa MSF tratou mais de 10 mil indivíduos infectados com uma taxa de cura inicial de mais de 98%, desde que o projeto começou em 2007. Pelo menos 2.000 mil pessoas foram curadas a cada ano, desde a chegada do grupo de ajuda humanitária. Todavia, a doença ainda continua sendo um dos principais problemas de saúde pública da região.
26/07/2012 – Óbito por Hantavirose na Argentina
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias Argentinas anunciaram um óbito por Hantavirose na região de Bariloche. Uma mulher de 27 anos, moradora da região, faleceu no último dia 16 no Hospital San Carlos por Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS). A doença, causada pelo Vírus Hanta, é transmitida aos seres humanos a partir do contato com fezes, urina e saliva de roedores.
26/07/2012 – Desastres Naturais: sobe para 77 o número de mortes devido às fortes chuvas na China
Resumo: Subiu para 77 o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas que atingem a capital Pequim, na China, segundo a agência de notícias oficial do país, Xinhua. No sábado, a chuva torrencial fez com que rios enchessem e inundassem muitos bairros da cidade. Considerado o pior período chuvoso desde o início da década de 60, a situação tem deixado em alerta as autoridades públicas de saúde, tendo em vista, a consequente proliferação de vetores e o aumento do risco de transmissão de doenças infeto-parasitárias após as tempestades.
27/07/2012 – Número de mortes por Dengue em Alagoas dobra em relação ao ano passado
Resumo: Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (SESAL), neste ano, o número de mortes provocadas pela Dengue teve um aumento de 108% em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas em relação ao primeiro semestre, foram registrados 25 óbitos este ano, sendo 04 confirmados, contra 12 em no ano passado. Ao todo, foram notificados 20.524 casos nos 102 municípios do estado, dos quais 443 foram classificados como casos graves.
27/07/2012 – Dados sobre a Dengue no Piauí
Resumo: De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI), foram notificados 12.739 casos de Dengue no primeiro semestre deste ano. O número representa um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 11.865 casos. Os municípios mais atingidos são: Teresina (7.083 casos), Piripiri (536 casos) e Parnaíba (551 casos). Além disso, a doença provocou 05 mortes, sendo 03 em Teresina, 01 em União e 01 em Floriano.
27/07/2012 – Sete pessoas morrem de Febre Hemorrágica Bolíviana em Beni (Bolívia)
Resumo: Até o momento, sete pessoas morreram de Febre Hemorrágica Boliviana (FHB) no estado de Beni, segundo dados do Ministério da Saúde da Bolívia. Ao todo, foram registrados 13 casos da doença. Cinco municípios registraram aumento na população de roedores da espécie Clomys callosus, transmissor da doença. Somente em Huacaraje, estima-se que oito em cada dez roedores estejam contaminados. A primeira morte da doença ocorreu no dia 29 de janeiro.
27/07/2012 – Surto de Legionelose na Inglaterra (Reino Unido)
Resumo: Um surto de Doença dos Legionários foi detectado em Stoken-on-Trent, cidade localizada na região de Staffordshire. Até o momento, foram notificados 07 casos, sendo seis homens e uma mulher com idade entre 40 e 75 anos, os quais permanecem internados no Hospital Universitário de North Staffordshire, segundo dados da Agência Britânica de Proteção à Saúde.
27/07/2012 – Primeira vacina contra Dengue combate três tipos virais da doença
Resumo: Desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi SA, a primeira vacina do mundo contra a Dengue demonstrou a capacidade de proteger contra três dos quatro sorotipos virais causadoras da doença, segundo resultados de um teste realizado na Tailândia. Embora a vacina tenha induzido resposta imunológica contra às quatro cepas virais, sua eficácia só foi comprovada contra três delas. O estudo da Fase 2B envolveu 4.002 crianças tailandesas com idade entre 04 e 11 anos, sendo realizado durante um surto da doença no primeiro semestre. O estudo, atualmente na Fase 3 do teste clínico, será realizado com 31 mil participantes em 10 países da Ásia e América Latina, além de poder indicar se os resultados da Fase 2B tiveram alguma relação com características específicas de população tailandesa.
27/07/2012 – Pesquisadores da USP de Piracicaba empregam radiação para infertilizar mosquito da Dengue
Resumo: Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba desenvolveram uma técnica que torna infértil o mosquito Aedes aegypti, o que pode ajudar a reduzir a infestação do inseto transmissor da Dengue nos grandes centros urbanos. Desenvolvida pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, a técnica utiliza radioatividade para interferir no ciclo reprodutivo do mosquito. Embora a técnica não interfira na copulação e na ovoposição das fêmeas, os machos não conseguem fertilizar as fêmeas, isto é, os ovos não geram larvas. Testes de campo envolvendo a soltura dos insetos estéreis no meio ambiente devem acontecer em até três anos.
28/07/2012 – Confirmado óbito por Raiva Humana em São Luís-MA
Resumo: No último dia 19/07, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão confirmou um óbito por Raiva Humana em São Luís. A confirmação foi atestada por laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo. Uma segunda morte está sob suspeita na capital maranhense, aguardando a análise do material já encaminhado ao instituto.
28/07/2012 – Raiva nas províncias montanhosas do norte do Vietnã
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde vietnamitas relataram 16 mortes por Raiva nas províncias montanhosas situadas no norte do país, sobretudo, depois que mais de 200 pessoas foram mordidas por cães com suspeita da doença. Algumas províncias como Son La, Chau Lai, Dien Bien, Lao Cai e Yen Bai relataram surto do dença. Apenas na província de Yen Bai, mais de 100 cães foram recolhidos com suspeita da doença. Até o momento, três pessoas morreram por Raiva em Yen Bai.
28/07/2012 – Menina cambojana morre por HFMD em Rayong (Tailândia)
Resumo: Autoridades de saúde tailandesas registraram a morte de uma menina cambojana por HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em Rayong, uma província localizada no sul do país. A menina tinha apenas 02 anos e os sintomas iniciaram-se no dia 21/07. Até o momento, foram registrados pelo menos 16.860 casos no país.
28/07/2012 – Confirmada primeira morte este ano por Gripe A H1N1 em Brasília-DF
Resumo: Na última sexta-feira (27/07), a Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal confirmou um o primeiro óbito por Gripe A H1N1 neste ano. Trata-se de um homem de 54 anos, morador da Asa Norte e portador de doença pulmonar crônica, cuja morte ocorreu no dia 28 de junho. De acordo com nota da secretaria, o resultado do exame confirmando a doença foram liberados nesta semana. Neste ano, foram registrados 66 casos suspeitos da doença no Distrito Federal, dos quais 06 foram confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o país foram registradas 53 mortes em decorrência da doença no ano passado, contra 148 em 2010. Em 2011, foram notificados mais de cinco mil casos graves no Brasil.
28/07/2012 – Hantavirose no Chile
Resumo: O Departamento de Saúde de Araucania, na região central do Chile, confirmou mais um caso de Hantavirose este ano. Trata-se de um homem de 37 anos, morador de uma comuna rural, o qual teve os sintomas iniciados no dia 16 de julho. Testes rápidos confirmaram a presença do vírus Hanta nas amostras analisadas no laboratório central do Instituto de Saúde Pública de Santiago. O indivíduo segue internado no Hospital Angol e sua evolução tem sido favorável, segundo autoridades de saúde locais. Este foi o quarto caso de Hantavirose confirmado na região de Araucania, neste ano.
30/07/2012 – Surto de Ebola na capital de Uganda
Resumo: Nesta segunda-feira, autoridades de saúde ugandesas confirmaram um surto de Ebola em Kampala, capital do país. Até o momento, 14 pessoas morreram no oeste do país, desde que o surto foi declarado há três semanas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
30/07/2012 – Cólera em Luanda (Angola)
Resumo: Entre os dias 23 e 29 deste mês, a Direção Nacional de Saúde da Angola registrou mais 02 casos suspeitos de Cólera na capital Luanda. De acordo com as estatísticas oficiais, foram registrados 37 casos de Cólera no país, este ano, incluindo 03 óbitos. Equipes de saúde estão trabalhando na região, em parceria com a comunidade, no sentido de garantir o manejo da água até um patamar livre de contaminação, portanto, ideal para o consumo.
30/07/2012 – Óbito por Encefalite Japonesa na Índia
Resumo: Autoridades sanitárias indianas anunciaram a ocorrência de um óbito por Encefalite Japonesa envolvendo um menino de 14 anos no leste de Uttar Pradesh, estado localizado norte do país. Com este, foram contabilizados 146 óbitos em decorrência da doença este ano. Até o momento, 756 casos de Encefalite foram notificados na Índia, dos quais 69 permanecem internados em investigação.
31/07/2012 – Cientistas identificam bactéria causadora da Febre Q em roedores silvestres do Parque Algonquin (Ontário – Canadá)
Resumo: Na semana passada, cientistas da Universidade de Laurentian relataram ter isolado a bactéria Coxiella burnetii, causadora da Febre Q, em esquilos no Parque Algonquin, em Ontário, no Canadá. De acordo com os pesquisadores, a bactéria foi isolada em seis das sete espécies de roedores que habitam o parque. A doença pode ser transmitida aos seres humanos. A Febre Q é conhecida como uma das principais causas de natimortos na pecuária, na maioria das vezes em caprinos, ovinos e bovinos. A doença pode ser transmitida aos seres humanos pela inalação de partículas de ar contaminadas e/ou pelo contato com o muco vaginal, leite, fezes, urina ou sêmen de animais infectados. Em 2007, um surto de Febre Q resultou em mais de 2.000 pessoas infectadas na Holanda.
31/07/2012 – Casos de Varicela aumentam 312% em relação ao último ano em Itajubá-MG
Resumo: Os casos de Catapora em Itajubá (MG) tiveram um aumento de 312% nos primeiros sete meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 239 casos da doença, contra 58 em 2011, em relação aos períodos analisados. Além de Itajubá, outros municípios mineiros estão em alerta diante do número elevado de casos registrados neste ano, dentre eles, Pouso Alegre (distrito que abrange Itajubá – 563 casos), Varginha (377 casos), Passos (224 casos) e Alfenas (186).
31/07/2012 – Casos de Varicela aumentam 312% em relação ao último ano em Itajubá-MG
Resumo: Os casos de Catapora em Itajubá (MG) tiveram um aumento de 312% nos primeiros sete meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 239 casos da doença, contra 58 em 2011, em relação aos períodos analisados. Além de Itajubá, outros municípios mineiros estão em alerta diante do número elevado de casos registrados neste ano, dentre eles, Pouso Alegre (distrito que abrange Itajubá – 563 casos), Varginha (377 casos), Passos (224 casos) e Alfenas (186).
01/08/2012 – Novo vírus de Gripe Aviária mata filhotes de foca nos EUA
Resumo: Um novo tipo de gripe aviária está dizimando grande parte da população de filhotes de focas em frente à costa nordeste dos Estados Unidos. O novo sorotipo viral, capaz de provocar uma pneumonia grave, recebeu o nome de avian H8N3, o qual foi responsável pela morte de pelo menos 162 focas somente no ano passado. Nesta semana, estes dados foram publicados em um artigo no periódico mBio, uma publicação da Sociedade Americana de Microbiologia. Embora não tenha havido registro de casos humanos, cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York, pediram cautela, tendo em vista o recente histórico dos vírus causadores da gripe aviária e sua habilidade em evoluir para formas capazes de infectar humanos, como o sorotipo viral H5N1.
01/08/2012 – Surto de Sarampo avança no leste da Austrália
Resumo: Nas últimas semanas, um surto de Sarampo está se espalhando pelo leste da Austrália, de acordo com as autoridades de saúde australianas. Apenas na região de Campbelltown, localizada no estado de New South Wales, 22 casos foram registrados desde o início de junho. A doença parece ter se espalhado à partir dos subúrbios da região de Eagle Vale, onde alguns casos haviam sido registrados no mês passado. Além disso, a maioria dos indivíduos infectados caracteriza-se por crianças e adolescentes não-imunizados com a vacina MMR.
01/08/2012 – Surto de Sarampo aflige população no sul da Inglaterra (Reino Unido)
Resumo: Atualmente, um surto de Sarampo está afligindo cada vez mais a população de Sussex, um condado histórico localizado no sul da Inglaterra. Até agora, foram registrados 180 casos, entre adultos e crianças, somente na cidade de Brighton. Algumas cidades do condado também lançaram alerta à população diante do elevado número de notificações da doença, dentre elas: East Sussex (86 casos), West Sussex (38 casos), Kent (21 casos), Surrey (09 casos), Essex (06 casos) Berkshire (05 casos) e Oxfordshire (01 caso). Para as autoridades britânicas, a cobertura vacinal na região ainda é baixa, o que contribui para a propagação da doença.
01/08/2012 – Surto de Salmonelose por sorotipo Stanley na Europa
Resumo: No início da semana, o Centro Europeu par Prevenção e Controle de Doenças anunciou a ocorrência de surtos de Salmonelose por sorotipo Stanley em alguns países europeus. Até o último dia 26 de julho, haviam sido registrados 60 casos, sendo 32 na Hungria, 20 na Bélgica e 08 na Alemanha. De acordo com as investigações, os casos tem em comum o histórico de viagem recente para diversas regiões do sul da Ásia, o que sinaliza para uma fonte comum de infecção, a qual ainda não foi identificada.
01/08/2012 – Alerta Global: Surto de Febre Hemorrágica por Vírus Ebola em Uganda
Resumo: No último fim de semana, o Ministério da Saúde de Uganda notificou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a ocorrência de um surto de Febre Hemorrágica por Vírus Ébola em Kibaale, distrito localizado na região ocidental do país, na fronteira com a República Democrática do Congo, onde o vírus foi detectado pela primeira vez em 1976. Até agora, foram relatados 20 casos desde o início de julho, dos quais 14 foram fatais. Segundo as autoridades de saúde ugandesas, o caso índice foi identificado na aldeia de Nyanswiga, onde foram detectadas nove mortes. O diagnóstico laboratorial dos casos foram realizados pelo Instituto Nacional de Virologia, em Entebbe.
01/08/2012 – Malária no Camboja: incidência e mortalidade reduziram em relação ao primeiro semestre do ano passado
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias cambojanas anunciaram uma redução nas taxas de incidência e mortalidade da Malária no país, em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho deste ano, foram notificados 35.713 casos, incluindo 28 óbitos em decorrência da doença, contra os 46.363 casos, inclusas 31 mortes, em relação ao mesmo período do ano passado. O Ministério da Saúde divulgou que vai distribuir 1,3 milhões de mosquiteiros para as regiões mais vulneráveis, no terceiro trimestre deste ano.
02/08/2012 – Febre Amarela mata adolescente gestante no Peru
Resumo: Nesta semana, o Diretório Nacional de Saúde peruano (DIRESA) anunciou um óbito por Febre Amarela envolvendo uma gestante de 16 anos moradora de Huanta, província localizada na região sudoeste do país. De acordo com o DIRESA, o Vale dos Rios Apurímac, Ene e Mantaro (VRAEM), onde se localiza Huanta, é considerada uma área de grande incidência para Febre Amarela. No entanto, ampliar a cobertura vacinal na região ainda é um dos principais desafios para as políticas publicas de saúde peruanas. Neste ano, foram registrados dois casos de reação adversa da vacina contra a Febre Amarela no VRAEM, sendo uma na comunidade de Nueva Jerusalén e outra em Palmapampa.
02/08/2012 – Alerta para Febre Chikungunya no Butão
Resumo: Na semana passada, 17 amostras de sangue de indivíduos com suspeita de Febre Chikungunya, moradores das cidades de Phuentsholing (09 amostras) e Samtse (08 amostras), no sul do Butão, foram encaminhadas para análise no Laboratório Nacional de Doenças Tropicais. Na última segunda-feira (30/07), uma das três primeiras amostras apresentou teste positivo para Vírus Chikungunya, configurando-se no primeiro caso da doença registrado no país este ano. De acordo com as autoridades sanitárias butanesas, as regiões de maior risco para a doença estão, justamente, próximas ao estado de Bengala Ocidental, na Índia, onde a doença é endêmica.
02/08/2012 – Estudo identifica indivíduos com imunidade natural à Raiva no Peru
Resumo: Na última quarta-feira (01/08), um artigo publicado na revista científica The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene anunciou a detecção de indivíduos com imunidade natural à Raiva em comunidades expostas aos morcegos-vampiros na região amazônica do Peru. Ao estudar povoações remotas da Amazônia peruana sob risco de contrair Raiva de morcegos-vampiros, pesquisadores ligados ao Ministério da Saúde, em parceria com os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, sigla em inglês), detectaram que 11% das pessoas examinadas demonstraram evidências de anticorpos contra a doença. Dentre elas, apenas uma pessoa informou que tinha sido vacinada previamente.
02/08/2012 – Pará regitra 9.111 casos confirmados de Dengue em 2012
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SES-PA) divulgou, através de um Boletim Epidemiológico, o registro de 9.111 casos confirmados de Dengue de janeiro a julho deste ano. Do total de casos confirmados, 9.039 foram classificados como Dengue Clássico, 54 como Dengue com Complicação, 16 como Febre Hemorrágica do Dengue e 02 como Síndrome do Choque da Dengue. Apesar do valor elevado, o número de casos confirmados ficou abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 12.589 casos, incluindo 16 óbitos. Até agora, a capital Belém continua sendo o município com maior número de casos confirmados (1.577), seguido por Parauapebas (721), Santarém (366), Ananindeua (298), Marabá (298) e Marituba (245). Neste ano, foram confirmados três óbitos, sendo 01 em Paraupebas, 01 em Altamira e 01 em Ananindeua.
02/08/2012 – Estudo desafia a ideia de que vírus influenza é mais mortal nos trópicos
Resumo: Um estudo desenvolvido por cientistas brasileiros e estrangeiros revelou que a região equatorial do país foi a menos atingida pela pandemia de gripe A (H1N1) em 2009. Publicado nesta semana na revista científica PLoS One, o estudo desafia a idéia convencional de que este sorotipo viral era mais mortal nos trópicos. Ao analisar dados de mortalidade por causas respiratórias em todos os estados brasileiros, entre 1996 e 2010, cientistas concluíram que as regiões norte e nordeste sofreram menos durante a pandemia de 2009, em detrimento às demais regiões do país.
03/08/2012 – RS registra mais quatro mortes por Gripe A H1N1: situação também preocupa em SC
Resumo: Ontem (02/08), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) registrou mais quatro mortes por Gripe A H1N1. Com estas, a doença foi responsável pela morte de 52 pessoas somente neste ano. Dentre as quatro mortes registradas nesta semana, duas pessoas tinham doenças associadas e três não tinham sido vacinadas. Ao todo, foram registrados 409 casos da doença no estado apenas este ano. Em Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SC) também divulgou um boletim epidemiológico acerca da doença. Embora nenhum óbito tenha sido registrado nos últimos 10 dias, a situação ainda é preocupante, uma vez que foram contabilizados 746 casos, incluindo 72 mortes, desde o início do ano.
03/08/2012 – Ministério da Saúde faz acordo para incluir vacina contra Catapora no calendário de 2013
Resumo: No último sábado (04/08), o Ministério da Saúde assinou uma acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para iniciar a produção de vacina tetraviral, a qual inclui a imunização contra a Catapora no calendário vacinal da criança. A vacina Tetraviral substituirá a Tríplice Viral, protegendo contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela, e estará disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de agosto de 2013. O acordo envolve a transferência de tecnologia de produção da vacina do laboratório privado GlaxoSmithKline (GSK) para o laboratório público Bio-Manguinhos, da Fiocruz.
05/08/2012 – Panorama da HFMD nas Filipinas
Resumo: Autoridades de saúde das Filipinas confirmaram hoje o segundo caso de infecção por Enterovírus 71 (EV-71) no país. O vírus é um dos causadores da HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”). De acordo com o Departamento Nacional de Saúde, 43 casos suspeitos da doença foram registrados a partir do dia 21 do mês passado, dos quais 21 foram testados positivo para algum tipo de enterovírus. Nesta ano, a doença passou a ser de notificação obrigatória em até 24 horas, segundo o Departamento Nacional de Saúde.
05/08/2012 – Estudo com doadores de sangue demonstra prevalência do Vírus do Nilo Ocidental no nordeste da Itália
Resumo: Nesta semana, um grupo de cientistas italianos, das Universidades de Padova e de Veneza, publicou um estudo demonstrando a prevalência do Vírus do Nilo Ocidental no país. A constatação foi feita à partir da análise de amostras de doadores de sangue, tecidos e órgãos no nordeste do país, coletadas no mês passado. Além disso, a amplificação e posterior sequenciamento do material genético demonstrou tratar-se de um sorotipo viral diferente do que foi responsável pelo surto da doença em 2008-09, no norte do país. O estudo foi publicado na revista científica Eurosurveillance, o qual pode ser conferido acessado o link abaixo.
05/08/2012 – Turista alemão recebe teste positivo para Hantavírus na Irlanda
Resumo: Nesta semana, um turista alemão de 30 anos recebeu teste positivo para Hantavírus na Irlanda. No início do ano, o turista havia sido internado no Hospital Regional do Centro-Oeste, em Porton Down, com sintomas de insuficiência renal e respiratória. Somente nesta semana, os resultados laboratoriais foram divulgados pelas autoridades de saúde irlandesas, embora o laudo já estivesse pronto desde o início de junho, e o turista regressado recuperado para a Alemanha. Apesar de a doença ainda não ter sido previamente registrada na irlanda, o país não está livre de circulação do vírus, dado o elevado número de turistas oriundos das mais diversas partes da Europa. Na Alemanha, 852 casos de Hantavirose foram registrados entre outubro de 2011 e abril de 2012, sobretudo, na região de Baden-Württemberg, onde foram notificados 68% dos casos.
05/08/2012 – Cinco estados brasileiros concentram 88% das mortes por Gripe A
Resumo: De acordo com relatório divulgado pelo Ministério da Saúde, das 254 mortes por Gripe A (H1N1) registradas este ano, 233 (equivalente a 88%) ocorreram em cinco estados do centro-sul do país – os três da Região Sul, além de São Paulo e Minas Gerais. O estado com maior número de mortes continua sendo Santa Catarina (72 mortes), seguindo por São Paulo (53 mortes), Rio Grande do Sul (49 mortes), Paraná (33 mortes) e Minas Gerais (16 mortes). O total de mortes contabilizadas neste ano já corresponde a 12,3% do total verificado durante a Pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram no país. Naquele ano, os mesmos cinco estados concentraram 84% dos óbitos.
05/08/2012 – Influenza A H3N2 nos Estados Unidos: CDC recomenda precaução durante o contato com suínos
Resumo: Nesta semana, o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano reportou mais 12 infecções humanas causadas pelo vírus Influenza A variante H3N2 em três estados americanos: Ohio (10 casos), Havaí (01 caso) e Indiana (01 caso). Com estes, foram registrados 29 casos da doença no país, somados aos 17 casos detectados anteriormente, desde julho de 2011. Em nota, o CDC emitiu um alerta reforçando a adoção de precauções provisórias durante o contato com suínos, uma vez que todos os casos detectados nesta semana tiveram contato prévio direto ou indireto com estes animais. Cientistas já comprovaram a existência de um importante “padrão de semelhança genética” entre os sorotipos virais H3N2, circulante no país, e H1N1, responsável pela Pandemia de 2009.
05/08/2012 – Roedor semi-aquático que mordeu frequentador de um parque no leste da Pensilvânia testa positivo para Raiva
Resumo: No último fim de semana, o Departamento de Saúde do estado norte-americano da Pensilvânia emitiu um alerta para a precaução contra a Raiva, destinado aos frequentadores de um parque nacional situado no leste do estado. O alerta foi divulgado após a confirmação do vírus em um castor que havia mordido um frequentador, o qual, por sua vez, nadava em um rio que atravessa o parque. Os visitantes estão sendo orientados a não se aproximar de animais mortos ou supostamente doentes no parque, realizando apenas a notificação da ocorrência junto às autoridades sanitárias locais.
06/08/2012 – Paraná registra novas mortes por Gripe A (H1N1)
Resumo: De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SES-PR), foram contabilizadas 35 mortes por Gripe A (H1N1) neste ano, em todo o estado. Nesta segunda-feira (06/08), mais duas mortes foram registradas, ambas no município de Ponta Grossa. As vítimas tinham 58 e 44 anos. Ainda segundo o informe, aproximadamente 61% das mortes registradas em 2012, no estado, envolveram pessoas com doenças pré-existentes, como cardiopatia crônica, doença mental, pneumopatia e câncer. Além disso, houve uma queda de 37% no número de casos confirmados em relação ao informe semanal anterior. Até o momento, foram confirmados 1.043 casos de Gripe A no Paraná. No início da semana, a SES-PR anunciou o recebimento de mais 160 mil vacinas contra a doença, os quais foram distribuídos proporcionalmente entre os 399 municípios do estado.
07/08/2012 – Alerta para a Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental nos Estados Unidos: CDC confirma aumento do número de casos
Resumo: Nesta terça-feira (07/08), o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano fez um alerta diante do aumento do número de casos de Febre Hemorrágica pelo Vírus do Nilo Ocidental, no país. Neste ano, a doença já foi registrada em 42 dos 50 estados, incluindo infecções em humanos, aves e artrópodes. Até o momento, foram registrados 241 casos em todo o país, incluindo quatro mortes. Quase 80% dos casos ocorreram em três estados: Mississippi, Texas e Oklahoma. À partir de 2004, a maior taxa de incidência mensal da doença foi registrada no mês de julho deste ano.
07/08/2012 – Greve leva ANVISA a adotar medidas para conter a fragilização sanitária
Resumo: Nesta semana, a greve deflagrada por fiscais de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados fez com que a ANVISA adotasse algumas medidas para reduzir a fragilidade sanitária em relação à importação de produtos e mercadorias. A principal medida foi priorizar a aplicação de regras que garantam a continuidade da importação de produtos sujeitos à fiscalização da Vigilância Sanitária, em portos e aeroportos dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Paraná e Espírito Santo. Na prática, a medida visa minimizar os impactos oriundos da paralisação, coibindo a entrada, no país, de produtos de baixa qualidade, de procedência duvidosa ou mesmo sem autorização legal para a comercialização, os quais podem representar risco para a saúde da população.
07/07/2012 – Porto Velho-RO registra mais de 7 mil casos de Malária no primeiro semestre deste ano
Resumo: Em Porto Velho (RO), cerca 7,4 mil casos de Malária foram registrados no primeiro semestre deste ano, a maioria em bairros das zonas Norte, Sul e Leste. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), este valor já representa um aumento de 8,2% no total de casos em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, quatro pessoas morreram vítimas da doença em Porto Velho. Neste ano, houve cinco óbitos apenas no primeiro semestre do ano. As vítimas fatais representam 0,002% do total de casos registrados na capital, em 2012.
07/08/2012 – Piauí registra mais de 13 mil casos de Dengue este ano
Resumo: No primeiro semestre deste ano, foram notificados 13.280 casos de Dengue no Piauí, conforme boletim divulgado, no início do mês, pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, este número representa um aumento de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 12.014 notificações. Dentre os municípios mais afetados pela doença, estão: Teresina (7.325 casos), Parnaíba (645 casos) e Piripiri (539 casos).
07/08/2012 – Bauru-SP registra novo caso de Leishmaniose Visceral
Resumo: No início do mês, a Secretaria de Saúde de Bauru (SP), por intermédio do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou um novo caso de Leishmaniose Visceral Americana (LVA). Um menino de 09 anos, morador da Vila Pacífico, torno-se a décima vítima da doença. Além disso, foram registradas duas mortes no município este ano, ambas envolvendo indivíduos cujos sintomas se iniciaram em 2011. No ano passado, foram notificados 43 casos de LVA, incluindo três óbitos.
07/08/2012 – Menina de 10 anos morre de Meningite em Jaboatão dos Guararapes (Refice-PE)
Resumo: No último fim de semana, uma menina de 10 anos morreu vítima de Meningite em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife-PE. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 59 casos da doença neste ano, incluindo quatro mortes. Medidas de prevenção e controle da doença foram realizadas junto às pessoas que tiveram contato prévio com o caso.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2025 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031