Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

13/02/2013 – Investigação de morte por Botulismo é encerrada e caso permanece inconclusivo
Resumo: Foi encerrada nesta quarta-feira (13/02), a investigação de um caso fatal suspeito de Botulismo que culminou na morte de uma mulher de 38 anos no último dia 11/02 em Araraquara (SP). Segundo o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa), a pesquisa não chegou a nenhum resultado, uma vez que o alimento consumido acabou sendo descartado antes da vítima ter sido diagnosticada. A família da mesma suspeita que o suposto alimento contaminado tenha sido uma torta de frango que somente a vítima comeu. Em 15 anos, foram registrados 22 casos da doença em todo o Estado de São Paulo, incluindo cinco mortes.
13/02/2013 – Rússia tem 56 mil prisioneiros portadores de HIV
Resumo: Na Rússia, aproximadamente 56 mil presidiários são portadores do vírus HIV, segundo informaram as autoridades de seguranças russas, na última quarta-feira (13/02). Estima-se que a população carcerária do país gire em torno de 702 mil pessoas, conforme declarou Oleg Korchounov, chefe do Departamento Financeiro do Serviço Federal russo para Execução de Penas (FSIN). Além disso, Korchounov reconheceu que a maioria dos equipamentos médicos das prisões do país estão sucateados. Em 2010, a Procuradoria Geral russa indicou que mais de 90% das pessoas detidas estavam doentes, muitas vezes com Tuberculose, Aids e Hepatites, e que as prisões não tem recursos para tratar os detentos. Segundo um relatório de 2011 da Onusida, cerca de 1,2 milhão de pessoas estavam contaminadas pelo vírus HIV na Rússia.
13/02/2013 – Ministério da Saúde do Camboja confirma sétimo caso humano de infecção por vírus H5N1 (Gripe Aviária)
Resumo: Nesta quarta-feira (13/02), o Ministério da Saúde do Camboja confirmou o sétimo caso do ano de infecção humana pelo vírus Influenza A H5N1, causador da Gripe Aviária. A vítima é uma criança de 04 anos moradora de Kampot, província litorânea localizada no extremo sul do país. Até agora, cinco pessoas morreram vítimas da doença. Todas as amostras foram testadas pelos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Pública e pelo Instituto Pasteur de Camboja. Desde que a doença foi detectada pela primeira vez no país, em 2004, foram documentados 28 casos, sendo 24 fatais.
13/02/2013 – Leishmaniose Visceral segue se espalhando por municípios de Madrid (Espanha)
Resumo: Na Espanha, a publicação de um relatório intitulado “Informe de Saúde da População de Madrid – 2012” fez um alerta para o aumento do número de casos de Leishmaniose Visceral entre os municípios da capital nos últimos quatro anos. Apenas no ano passado, foram notificados 150 casos na região. Com uma média anual de 15 a 25 casos até 2009, a incidência da doença apresentou um salto expressivo nestes últimos quatro anos – desde então, 471 casos registrados. Municípios como Fuenlabrada (322 casos), Léganes (37 casos), Getafe (20 casos) e Humanes (05 casos) têm sido os mais atingidos. Segundo as autoridade de saúde locais, foram registradas 03 ocorrências na região, desde o início do ano.
13/02/2013 – Moçambique tem surto de Cólera após inundações
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde moçambiquenhas revelaram que estão intensificando seus esforços para tentar conter o surto de Cólera que vem atingindo três distritos do norte do país, desde outubro do ano passado. Até o momento, foram registrados 282 casos, segundo destacaram representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Apesar de a doença ser endêmica no norte do país, o número de notificações tende a aumentar substancialmente, a cada ano, com a chegada do período de chuvas e inundações – a partir de outubro. Com o início da última estação chuvosa e dos desastres naturais, pelo menos 109 pessoas morreram e mais de 240 mil ficaram desabrigadas na região norte.
14/02/2013 – Bolívia registra primeira morte do ano por Febre Amarela
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Bolívia confirmou a primeira morte do ano por Febre Amarela. O óbito ocorreu em Oruro, município localizado na região de Cochabamba – Centro-Oeste do país. Com isso, o ministério lançou um alerta para que tanto a população, quanto viajantes com destino à região, procurem se vacinar contra a doença. A vacina é gratuita em todas as unidades de saúde do país. Segundo o Departamento de Saúde local, neste ano, também foram registrados 09 casos confirmados de Dengue e 126 suspeitos.
14/02/2013 – Surto de Febre Amarela no Chade
Resumo: O Ministério da Saúde do Chade está lançando uma campanha de vacinação em massa contra a Febre Amarela, com início previsto para 22 de fevereiro, após a confirmação laboratorial de dois casos no país em dezembro do ano passado. Os dois casos foram detectados no distrito de Guéréda – leste do país – e, posteriormente, confirmados pelo laboratório regional de referência da OMS, o Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal. Os casos foram identificados por meio do Programa Nacional de Vigilância da Febre Amarela, intensificado após o surto da doença que atingiu a vizinha cidade de Darfur - no leste do Sudão – no final do ano passado. Os resultados da intensa vigilância apontaram para 139 casos suspeitos, incluindo nove mortes.
14/02/2013 – MS anuncia que gestantes brasileiras serão vacinadas contra a Coqueluche
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que as gestantes brasileiras passarão a ser vacinadas contra a Coqueluche a partir deste ano. A recomendação acontece em resposta ao avanço do número de casos da doença, que dobrou no País em 2012. De janeiro a dezembro, um total de 4.453 casos foram confirmados, em comparação às 2.258 ocorrências positivas em 2011. A mortalidade também aumentou, saltando de 56 em 2011 para 74 no ano passado. Na semana passada, o MS divulgou um alerta sobre a situação da doença no País, pedindo para que profissionais de saúde fiquem atentos à detecção dos casos suspeitos. A vacinação de gestantes pretende aumentar a proteção dos recém-nascidos, que começaria a ser feita inda durante a gestação.
15/02/2013 – Sarampo mata quatro crianças no nordeste de Angola
Resumo: Em Saurimo, município localizado no nordeste de Angola, um surto de Sarampo provocou a morte de quatro crianças neste ano. Somente no mês de janeiro 296 casos foram registrados, dos quais 40 ainda permanecem internados no Hospital Provincial de Lunda Sul. De acordo com o chefe de pediatria do hospital, David Samuel, a unidade tem enfrentado dificuldades em relação à grande demanda de atendimentos por conta do agravo, em face ao número reduzido de profissionais de saúde. Além disso, Samuel afirmou que a maioria dos casos envolvem crianças na faixa etária de 5 a 9 anos, cuja procura pelo serviço de saúde têm ocorrido de maneira tardia e após a instalação de um quadro clínico mais grave. Frente a isto, o pediatra criticou a atitude de pais e responsáveis ao priorizarem o atendimento da criança infectada em Quimbandas (centros religiosos) em detrimento da unidade de saúde, o que retarda início do tratamento.
15/02/2013 – Surto de Hepatite E já matou 111 refugiados no Sudão do Sul
Resumo: Segundo o porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Adrian Edwards, ao menos 11 refugiados morreram no Sudão do Sul devido a um surto de Hepatite E. Detectada nos campos de refugiados ainda em julho do ano passado, a doença já atingiu mais de 6 mil pessoas – 6.017 segundo o último levantamento divulgado no dia 15/02. Apenas no acampamento Batil Maban, um dos maiores da região, mais de 110 mil pessoas tentam sobreviver em meio às condições precárias de saúde e saneamento básico, egressas das zonas de conflito. “ Suspeitamos que este surto está longe de acabar e muitas pessoas ainda podem morrer”, declarou o médico José Luis Dvorzak, coordenador do grupo de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteira em Batil Maban. O vírus causador da doença é transmitido através de água e alimentos contaminados.
15/02/2013 – Alasca tem surto de gastroenterite por Campylobacter associado ao consumo de leite não pasteurizado
Resumo: Em Kenai, península localizada no estado norte-americano do Alasca, autoridades de saúde confirmaram a ocorrência de um surto de gastroenterite por Campylobater associado ao consumo de leite não pasteurizado. Desde o final de janeiro, quatro casos foram detectados em pontos diferentes da região. Técnicas de biologia molecular evidenciaram tratar-se de uma cepa bacteriana inédita, sem circulação prévia no Alasca. Em resposta, o Departamento de Saúde e Serviço Social de Epidemiologia elaborou e divulgou um informe epidemiológico alertando a população acerca da circulação do patógeno e suas formas de prevenção, bem como da importância da notificação dos casos suspeitos. Em 2011, um surto de diarreia aguda causado pelo patógeno e, associado ao consumo de leite não pasteurizado, resultou na hospitalização de 18 pessoas em uma fazenda no Vale Mat-Su, também no Alasca.
16/02/2013 – Portugal registra 2.164 casos de Dengue na Ilha da Madeira
Resumo: Nos últimos quatro meses, foram registrados 2.164 casos de Dengue na Ilha da Madeira, segundo informaram as autoridades de saúde portuguesas. Além das notificações registradas no arquipélago, foram também reportados 11 casos no território português continental e outros 67 em 12 países europeus. No entanto, nenhuma morte associada a doença foi registrada. De acordo com a Direção Geral de Saúde da Ilha, o monitoramento semanal da doença tem demonstrado redução no número de casos novos, desde o início de janeiro. Neste ano, até o último dia 03/02, haviam sido registrados apenas 28 casos. O ponto mais crítico na incidência ocorreu na última semana de outubro do ano passado, quando foram notificados 395 casos novos. Análises moleculares revelaram forte semelhança entre o sorotipo viral DEN-1, isolado na maioria dos casos no arquipélago português, com a cepa similar circulante na América Latina.
16/02/2013 – Governo sueco determina recolhimento de mais de 06 toneladas de carne de hamburger contaminada por E. coli
Resumo: Nesta semana, o governo sueco determinou o recolhimento de mais de 06 toneladas de carne de hamburger contaminada pela bactéria E. coli. A decisão ocorreu após a detecção de lotes do produto contaminado, o qual vem sendo distribuído em todo o país nos últimos quatro meses. Em janeiro, duas crianças foram diagnosticadas com intoxicação alimentar pelo produto na cidade de Västerås, situada no leste do país. Segundo Helena Storbjörk, chefe do Departamento de Segurança Alimentar de Estocolmo, a carne é procedente de um matadouro na Holanda, cuja autoridade sanitária local já foi notificada. Ainda conforme a gestora, das 12 toneladas de carne importadas pelo país, seis conseguiram ser interceptadas antes mesmo de chegar à mesa do consumidor, comemorou.
17/02/2013 – Povoado angolano registra 32 casos de Malária
Resumo: Em Yuvu, povoado situado no estado angolano de Huambo – Centro-Oeste do país, pelo menos 32 casos de Malária já foram confirmados neste ano. As notificações surgiram a partir de uma campanha de saúde realizada no município de Ukama, no qual está inserido o povoado. Na ocasião, também foram realizadas consultas de pediatria e pré-natal, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes de HIV e outras atividades educativas, além de exames para a identificação do Plasmódio, causador da Malária.
17/02/2013 – Febre de Lassa mata 11 pessoas em um mês na Nigéria
Resumo: Pelo menos 11 pessoas morreram vítimas da Febre de Lassa entre o início de janeiro e o dia 04 de fevereiro, na Nigéria. A informação foi divulgada na última quarta-feira (13/02) pelo vice-diretor da Universidade de Ambrose Allil – Ekpoma, o professor Dennis Agbonlahor, durante uma conferência sobre a doença na cidade de Benin. Intitulada “Febre de Lassa: 44 anos de um mortal problema de saúde pública na Nigéria”, a conferência descreveu de que maneira a pandemia se espalhou por 22 regiões e 09 estados da federação. Em sua palestra, Agbonlahor revelou que a doença esteve presente em 23 estados nigerianos em 2012, gerando em um total de 87 óbitos.
17/02/2013 – Chile detecta surto de Brucelose na fronteira com a Argentina
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde chilenas anunciaram a detecção de surtos de Brucelose em rebanhos bovinos de três fazendas situadas na província de Ultima Esperanza, na fronteira com a Argentina. Em resposta, o Serviço Nacional de Pecuária (SAG) determinou a vacinação e testagem de 100% dos rebanhos atingidos, bem como a imposição de restrições à circulação de animais na região. Além disso, propriedades vizinhas também estão sendo estritamente monitoradas. Para o diretor regional do SAG, Gerardo Otzen, todos os esforços estão sendo realizados para amenizar a situação, dada a importância da doença e seus impactos econômicos. “Isto levou a adoção de medidas emergenciais através da formação de comissões de trabalho essenciais para coordenar as investigações e determinar de que maneira a doença foi introduzida em rebanhos da região”, explicou. Para o representante, a introdução da bactéria em rebanhos chilenos deve ter ocorrido a partir da vizinha Argentina, uma vez que não houve entrada de animais através das fronteiras no norte no país nos últimos 10 anos.
17/02/2013 – Argentina reporta 115 casos de acidentes com lagartas venenosas
Resumo: Durante a semana, o Ministério de Saúde Pública Argentino anunciou o registro de 115 casos de acidentes envolvendo lagartas venenosas no mês de janeiro, na cidade missionária de Jardín América, situada na província de Missiones – Região Oeste do país. Ainda segundo o ministério, a maioria dos casos ocorreram em crianças entre 1 e 7 anos, as quais desenvolveram sintomas de dor, erupções cutâneas, irritação e coceira. Alguns casos, mais graves, necessitaram de hospitalização. Devido grande número de acidentes com estes insetos, o ministério decidiu pulverizar as áreas infestadas para evitar a ocorrência de mais casos.
17/02/2013 – CDC investiga surto de salmonelose associado ao consumo de frango em 12 estados norte-americanos
Resumo: Na última quinta-feira (14/02), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) divulgou o balanço de uma investigação acerca do surto de Salmonelose - sorotipo Heidelberg – associado ao consumo de frango contaminado, que há oito meses vem atingindo os Estados Unidos. A partir do dia 04 de junho do ano passado, um total de 124 pessoas em 12 estados foram diagnosticadas com a doença. Ademais, 32% das pessoas infectadas foram hospitalizadas e nenhuma morte foi relatada. Dois estados concentraram a maioria das notificações: Washington (56 casos) e Oregon (38 casos). Embora as investigações ainda não tenham sido concluídas, acredita-se que a provável fonte de infecção tenha sido a carne de frango da marca Foster Farms®, a qual é distribuída em todo o país. Lotes do produto já estão sendo recolhidos das prateleiras dos supermercados preventivamente.
17/02/2013 – Casos de Dengue na Tailândia é cinco vezes maior que no ano passado
Resumo: No último fim de semana, o Ministério de Saúde Pública da Tailândia informou que o número de casos de Dengue registrados no país, desde o início do ano, é cinco vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o órgão, do dia 1° de janeiro até o último dia 10 de fevereiro, haviam sido registrados 7.033 casos, incluindo cinco óbitos. Estima-se que o número de notificações possa alcançar até 120 mil casos ao longo do ano, sobretudo, após a chegada do período de chuvas, que ocorre de maio a outubro. Em resposta, o ministério instituiu uma “Sala de Situação” – conhecida como “war room” ou “sala de guerra” - para monitorar mais de perto a situação, elaborar uma estratégia para reduzir o número de mortes e conter o escalada da doença.
17/02/2013 – Ministério da Saúde espanhol faz alerta diante de surto de Caxumba em Madrid
Resumo: Na última quinta-feira (14/02), o Ministério da Saúde espanhol emitiu um alerta sanitário diante da ocorrência de um surto de Caxumba na capital, Madrid. Segundo o Diretor de Atenção Básica de Madrid, Antonio Alemany, pelo menos 20 jovens já foram diagnosticados com a doença neste mês. Paralelamente, Alemany ressaltou a relativa vulnerabilidade a que estão sujeitos os indivíduos imunizados contra a doença antes de 1999, cuja vacina utilizada até então remetia a uma eficácia de apenas 50,5 por cento. Em vigor desde 1999, a atual vacina apresenta uma eficácia de 88 a 90 por cento, explicou.
18/02/2013 – Sarampo mata mais uma criança na Região Oeste de Uganda
Resumo: Em Hoima, distrito localizado na Região Oeste de Uganda, uma criança de dois anos se tornou a mais nova vítima fatal do Sarampo, no último fim de semana. Com esta, as autoridades de saúde locais já contabilizam seis óbitos apenas neste ano. A última morte provocada pela doença havia ocorrido no último dia 08 e envolveu uma criança de três anos moradora do vilarejo de Nyanseke. Segundo Fredrick Byenume, Inspetor Distrital de Saúde em Hoima, até o sábado passado (16/02) haviam sido notificados 159 casos da doença. Em resposta, equipes de saúde iniciaram uma campanha de vacinação em massa no sábado. Apenas em Kabwooya, ao menos 10 mil crianças foram imunizadas neste fim de semana. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a Associação da Cruz Vermelha no país e a Iniciativa “World Vision of Uganda” também participam dos trabalhos.
18/02/2013 – México detecta vírus H7N3 da Gripe Aviária em 12 granjas do país
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias mexicanas anunciaram a detecção do vírus H7N3, causador da Gripe Aviária, em 12 granjas do país. Considerado “altamente patogênico”, o vírus é o mesmo que no ano passado obrigou produtores a sacrificarem 22 milhões de galinhas no país. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Gado, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa), dessas 12 granjas, dez trabalham com o abate de frangos para o consumo de carne e outras duas comercializam apenas ovos. Em nota, a Sagarpa informou ainda que já notificou à Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca da ocorrência. Na sexta-feira (15/02), a empresa avícola Bachoco, em cujas granjas foi encontrado o vírus, anunciou ter sacrificado 486 mil aves, procedentes do estado de Guanajuato. O número de aves potencialmente atingidas chega a 1 milhão.
19/02/2013 – Coqueluche afeta duas crianças na costa oeste do Peru
Resumo: Em Huarmey, cidade situada na costa oeste do Peru, dois crianças com idades entre 1 e 2 anos foram diagnosticadas com Coqueluche nesta semana. Os casos foram notificados ao Ministério da Saúde peruano, segundo informou a diretora do Hospital Huarmey, Rosa Leyva Chacpi. Por conseguinte, as notificações geraram um alerta sanitário em toda região de Ancash, na qual Huarmey está inserida. Além destes casos confirmados, mais oito crianças foram identificadas como casos prováveis nos últimos dois dias, as quais tiveram amostras para exame encaminhadas ao laboratório do Instituto Nacional de Saúde.
19/02/2013 – Epidemia de Hepatite A afeta centenas de pessoas no norte do Paquistão
Resumo: Em Swat, distrito localizado no norte do Paquistão, autoridades de saúde lutam para tentar controlar uma epidemia de Hepatite A que já atingiu centenas de pessoas neste ano. Segundo relatório publicado no jornal Tribune Express, pelo diretor médico da região de Mingora, Zahir Khan, a fonte do problema se concentra na escassez de água potável e saneamento básico no distrito. Situado às margens do Rio Swat, o distrito apresenta elevado índice de poluição em seus córregos, os quais ao mesmo tempo que recebem os dejetos produzidos na região, servem como fonte de água para a população, favorecendo a propagação da doença. A médico atentou ainda para a grande sobrecarga das unidades de saúde locais, em face a crescente demanda de casos da doença.
20/02/2013 – Detento com Meningite continua internado em Araçatuba-SP
Resumo: Um detento de 29 anos, que foi diagnosticado com Meningite Bacteriana, continua internado em Araçatuba-SP desde a última sexta-feira (15/02). O homem cumpria pena em uma penitenciária no município de Valparaíso-SP e, logo que os sintomas se iniciaram, foi transferido para um hospital na cidade vizinha. Nesta semana, uma nota divulgada pela Secretaria de Administração Pública informou que, em virtude da confirmação do caso, a Vigilância Sanitária do Município e o Centro de Vigilância Epidemiológica foram imediatamente contactados, bem como a Diretoria de Saúde da Coordenadoria de Unidades Prisionais, para realização de todas as ações de combate e proliferação da doença como higienização do ambiente e busca ativa de possíveis sintomáticos entre sentenciados e funcionários.
20/02/2013 – Sesau investiga surto de Coqueluche em Alagoas
Resumo: A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) anunciou que está investigando um surto de Coqueluche no estado. Somente em janeiro, cinco casos foram confirmados, contra apenas duas notificações ao longo de todo o ano passado. De acordo com o técnico responsável pela imunização da Coqueluche em Alagoas, Weslley Clemente, com a vacinação, muitos profissionais acham que a doença está erradicada, mas não é bem assim. “A vacina cria uma imunidade duradoura, mas não permanente”. O aumento do número de casos de Coqueluche no país, verificado nos últimos dois anos, levou o Ministério da Saúde a recomendar a vacina contra a doença para gestantes. Divulgada nesta semana, a medida visa a imunização “indireta” e precoce do bebê, uma vez que, até então, este somente recebia a primeira dose da vacina no segundo mês de vida. Na capital Maceió, os quatro casos confirmados em 2013 ocorreram em crianças menores de seis meses, o que sinaliza para a provável infecção durante o período gestacional.
20/02/2013 – Ministério da Saúde da Nicarágua alerta para surto de Conjuntivite no país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Nicarágua emitiu um alerta sanitário diante do surto de Conjuntivite que atinge diversas regiões do país. Segundo o órgão, nas primeiras sete semanas do ano, o número de casos da doença aumentou 9% em relação ao mesmo período do ano passado. O alerta foi transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão mediante pronunciamentos da Ministra da Saúde, Sonia Castro, e da Coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo. Neste ano, os municípios mais atingidos são: Matagalpa, Jinotega, Léon, Managua e Chinandega. Segundo Murillo, as faixas etárias mais acometidas estão representadas por crianças menores de 04 anos e jovens entre 20 e 34 anos. Pelo menos dois terços das infecções são de etiologia viral e 10% dos casos desenvolveram a Conjuntivite Hemorrágica, explicou Murillo.
20/02/2013 – Atraso na campanha de prevenção a Gripe determina aumento dos casos da doença em Manaus-AM
Resumo: Recentemente, o diretor da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Bernardino Albuquerque, defendeu a necessidade de realização da campanha de prevenção da Gripe nos Estados a Região Norte a partir do mês de outubro, e não em abril como acontece nacionalmente. Nesta mesma perspectiva, o Secretario Municipal de Saúde de Manaus, Evandro Melo, afirmou que a imunização promovida pelo Ministério da Saúde chega atrasada na Região Norte por conta da localização e das estações trocadas (inverno/verão). O secretário atribui o aumento de 40% no número de atendimentos a problemas relacionados com Gripe a intensificação do período de chuvas. Na prática, a campanha nacional de vacinação acontece em abril, no auge do período de chuvas, quando deveria ocorrer no início do período de chuvas, que no norte do país, ocorre a partir de outubro.
21/02/2013 – Governo mexicano determina abate de 480 mil aves após surto de Gripe (H7N3)
Resumo: No México, o Serviço Nacional de Saúde, Segurança Alimentar e Qualidade (Senasica) determinou o abate de 480 mil aves após a detecção de surtos de Gripe Aviária (vírus H7N3) em 12 granjas no estado de Guanajuato – região central do país. Segundo a própria Senasica, este número representa apenas 0,31% do rebanho avícola do país. Além disso, ao menos 789.500 aves já foram vacinadas contra a doença nas regiões consideradas de maior risco – em quatro municípios de Guanajuato. Paralelamente, um grupo de técnicos designado para Senasica realizou a coleta de 2.543 amostras das aves em 22 unidades de produção espalhadas pelo estado, à fim de detectar novos focos da doença. De acordo com a Secretaria de Agricultura, Gado, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa), dessas 12 granjas, dez trabalham com o abate de frangos para o consumo de carne e outras duas comercializam apenas ovos.
21/02/2013 – Porto Velho-RO registra cinco casos de Coqueluche este ano
Resumo: Em Porto Velho-RO, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Samusa) confirmou o primeiro caso de Coqueluche no ano. Segundo o enfermeiro responsável pelo programa de controle da doença no município, Cezar Augusto Bezerra, o caso foi confirmado em uma crianças menor de 1 ano, o que representa a faixa etária comumente mais atingida. Além disso, outros quatro casos estão sendo investigados. Em 2012, apenas três casos foram registrados. Recentemente, o Ministério da Saúde afirmou que o número de casos da doença tem aumentado substancialmente, porém medidas de controle já estão sendo tomadas. Uma delas é a recomendação de inclusão da vacina no calendário da gestante, a qual já foi divulgada, em nota, nesta semana.
21/02/2013 – Acidentes com animais peçonhentos: Formulação criada pelo Instituto Butantã acelera tratamento contra picada de abelhas
Resumo: Utilizando como base a imunoterapia, experimentos realizados no Instituto Butantã, em parceria com um grupo internacional de cientistas, possibilitou o desenvolvimento de uma formulação inédita capaz de eliminar mais rapidamente os efeitos causados por picadas de abelhas em pessoas alérgicas ao veneno. A partir de lipídeos naturais, pesquisadores desenvolveram lipossomas capazes de concentrar a substância alergênica (veneno) em seu interior, reduzindo a exposição do organismo a estas substâncias. Para desenvolver as doses experimentais, os pesquisadores utilizaram o veneno total da abelha. Sabe-se que os principais componentes do veneno das abelhas são a fosfolipase, presente em 12%, e a melitina, que representa 50% da composição. Produzidas em laboratório, tais membranas artificiais (lipossomas) mostraram desempenho satisfatório ao encapsular estes alérgenos. De acordo com Maria Helena Bueno, pesquisadora do projeto, os testes realizados com animais mostraram bons resultados e o próximo passo seria realizar o experimento envolvendo humanos. Ainda segundo a pesquisadora, o processo já foi devidamente patenteado.
21/02/2013 – Município de Bauru registra primeiro caso de Sarampo do ano em São Paulo
Resumo: Na última quinta-feira (20/02), o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou o primeiro caso de Sarampo neste ano, no Estado. Trata-se de um jovem de 20 anos morador de Bauru - município localizado no interior paulista -, o qual teria contraído a doença durante uma viagem aos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida. Por conta do caso, a secretaria convocou os paulistas para a vacinação contra o Sarampo. A diretora da CVE, Ana Freitas, demonstrou preocupação em relação a possibilidade de circulação da doença no estado. Além do intenso fluxo internacional, interestadual e intra-estadual de pessoas, a diretora ressaltou que São Paulo deve receber em julho 40 mil jovens, vindos de todas as partes do mundo, incluindo as áreas endêmicas para a doença, que participarão da “Jornada da Juventude Católica”.
21/02/2013 – Meningite é suspeita de causar a morte de duas crianças em Mogi Mirim (SP)
Resumo: Em Mogi Mirim - município localizado no interior paulista - duas crianças morreram com suspeita de Meningite neste ano. Na última terça-feira (19/02), um bebê de nove meses faleceu em menos de 12 horas após o surgimento dos sintomas. A primeira vítima fatal havia sido um menino de quatro anos que faleceu no dia 20 de janeiro. Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal (VE), são duas mortes em dois meses, contra as três registradas ao longo de todo o ano passado. Nestas circunstâncias, a orientação da VE é para que a população redobre os cuidados, adote medidas preventivas e procure o atendimento médico diante da apresentação de qualquer suspeita de Meningite.
21/02/2013 – OMS alerta para surto de Febre Tifoide em região dominada por rebeldes na Síria
Resumo: No início da última semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um alerta diante do surto de Febre Tifoide em uma região dominada por rebeldes na Síria. Estima-se que 2,5 mil pessoas tenham sido infectadas na província de Deir al Zor – nordeste do país. Conforme divulgado pela entidade, a infecção tem sido associada ao consumo de água contaminada proveniente do rio Eufrates, o qual tangencia a província. “Não há combustível ou eletricidade suficientes para manter as bombas (de extração de água), então as pessoas tomam água do Eufrates que está contaminada, provavelmente com esgoto”, disse por telefone à Reuters (agência de notícias) o representante da OMS na Síria, Elisabeth Hoff. A Hepatite A, outra doença transmitida pela água contaminada, também está se espalhando em regiões como as de Aleppo e Idlib, e nos superlotados campos de refugiados de Damasco. “Isso é típico de quando vê sistemas de água e saneamento totalmente em colapso. Entre 50 e 70 pessoas partilham banheiros em muitos abrigos de Damasco”, afirmou Hoff.
21/02/2013 – Gripe matou 12 pessoas este ano na Grécia
Resumo: Na última semana, autoridades de saúde gregas afirmaram que, neste ano, 12 pessoas morreram vítimas de Gripe em todo o país, sendo a maioria por H1N1. Além disso, outras 15 pessoas permanecem hospitalizadas com quadros graves da doença. Do início de outubro do ano passado até o último dia 20, foram notificados 42 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associados ao Vírus Influenza. Em relação ao mesmo período anterior, haviam sido registrados 33 casos graves da doença, incluindo 08 mortes. Em entrevista à agência de notícias EFE, Azanásios Tsakrís, professor de microbiologia da Universidade de Atenas e colaborador do Centro de Controle de Doenças Transmissíveis (KEELPNO, sigla em grego), afirmou que “é muito cedo para falar de um aumento no número de mortes, mas já podemos falar de um aumento dos casos que necessitaram de tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
21/02/2013 – Ministério da Saúde da Bolívia desenvolve ações para controle do Hantavírus em San Buenaventura
Resumo: Neste mês, o Ministério da Saúde da Bolívia, através da Unidade de Epidemiologia e do Programa Nacional de Doenças Transmitidas por Roedores, iniciou as ações de controle do Hantavírus em San Buonaventura, uma pequena cidade situada no noroeste do país. Equipes de técnicos e especialistas estiveram no local até o último dia 22, desenvolvendo ações de avaliação, trabalho de campo, pesquisa e saneamento básico, visando a prevenção e controle da doença. Paralelamente, o ministério afirmou que um dos objetivos do programa nacional é assegurar a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde às Doenças Transmitidas por Roedores, garantindo pronto atendimento à população acometida. No país, o primeiro caso confirmado de Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS) foi registrado em 1997 na cidade de Vallegrande, em Santa Cruz. Já em 1998, um segundo caso foi confirmado, desta vez na cidade de Puerto Garcia, em Villamontes. Desde então, diversos casos foram sendo detectados em localidades como Cochabamba, Beni e La Paz. Comparando as taxas de letalidade entre os anos de 2007 e 2012, verifica-se que a mesma variou de 37% para 26%, respectivamente.
21/02/2013 – Gloucestershire-UK registrou 62 casos de Sarampo no último trimestre do ano passado
Resumo: Em Gloucestershire, condado localizado na Região Sul do Reino Unido, autoridades de saúde registraram 62 casos confirmados de Sarampo no último trimestre do ano passado. Este valor representa um aumento significativo no número de casos da doença em relação aos anos anteriores. Em 2011, por exemplo, apenas cinco casos haviam sido confirmados no condado. Nesta semana, a Agência de Proteção à Saúde (HPA) britânica lançou um alerta à população atentando para a importância de manter a vacinação em dia para a prevenção da doença.
21/02/2013 – Surto de gastroenterite afeta dezenas de moradores de Nova Candelária-RS
Resumo: Em Nova Candelária, município localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, um surto de gastroenterite afetou dezenas de moradores na última semana. A partir do dia 17/02, quando os primeiros casos foram detectados, mais de 70 pessoas procuraram atendimento médico em postos de saúde do município com sintomas de náuseas, vômitos e diarreia. Em alguns casos, famílias inteiras foram afetadas. Funcionários da rede municipal de saúde também contraíram a doença e os que estavam de férias foram chamados para ajudar nos atendimentos. Para evitar que o surto se alastre, o município suspendeu o início das aulas, marcado para a última quinta-feira (21/02).
21/02/2013 – Bío-Bío concentra 60% dos casos de Hantavirose no Chile neste ano
Resumo: Na semana passada, o Instituto de Saúde Pública do Chile (ISP) afirmou que a Região de Bío-Bío concentra 60% dos casos de Hantavirose registrados no país neste ano. Até o momento, foram registrados 10 casos de Síndrome Cardiopulmonar por Hantavirose em todo o território chileno, incluindo 03 mortes – todas em Bío-Bío. Paralelamente, o coordenador da Secretaria Regional Ministerial (SEREMI) de Bío-Bío, Boris Oportus, reiterou a importância de medidas preventivas contra a doença, cuja participação da população é fundamental. Para maiores esclarecimentos à população, a SEREMI disponibilizou em sua página na internet um canal de orientações quanto às características gerais da doença, a qual pode ser acessada através do segundo e terceiro links abaixo.
21/02/2013 – Defesa Civil do Pará antecipa ações de segurança em casos de desastres
Resumo: No Pará, a Defesa Civil já iniciou seu programa de capacitação destinado aos agentes que atuam no interior do Estado com o objetivo de prepará-los para qualquer emergência em caso de Desastres Naturais. No Estado, as principais ocorrências tem sido desencadeadas por enchentes ou alagamentos durante o período de chuvas. As atividades de treinamento já foram iniciadas nas regiões do arquipélago do Marajó e do Baixo Amazonas e, após um breve intervalo, serão retomadas no próximo dia 27. Já nas regiões Sul e Sudeste do Estado, os trabalhos começaram a partir de 04 de março. Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil do Pará, coronel José Almeida, a capacitação visa preparar os técnicos e deixar em alerta os órgãos públicos e a Defesa Civil dos municípios para que antecipem as ações emergenciais antes que os desastres se instalem.
22/02/2013 – Vacinação contra a Febre Amarela é iniciada em campo de refugiados sudaneses no sudeste do Chade
Resumo: Em Goz Beida, município localizado no sudeste do Chade, uma campanha de vacinação intensa foi iniciada em campos de refugiados sudaneses. O município está localizado à 70 km da cidade sudanesa de Darfur, onde desde o final do ano passado, um surto de Febre Amarela vem afligindo a população. A iniciativa conta com a participação do grupo de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras” e, tem como proposta inicial vacinar os cerca de 17.300 refugiados evadidos das regiões sudanesas de confrontos tribais e instalados na faixa leste do Chade.
22/02/2013 – China registra segunda morte por H5N1
Resumo: Neste sábado (23/02), autoridades de saúde chinesas confirmaram a segunda morte do ano causada pelo vírus Influenza H5N1, o mesmo que causa a Gripe Aviária. Trata-se de um homem de 31 anos, previamente hígido, que morreu em um hospital em Guiyang, cidade localizada na província de Guizhou – Região Sul do país. No mês passado, uma mulher de 21 anos, também moradora da cidade, já havia se tornado a primeira vítima fatal da doença. Conforme divulgado na Agência de notícias Xinhua, ambas as vítimas haviam entrado em contato com aves supostamente infectadas, porém ainda não se sabe se os casos tem algum vínculo. Desde 2003, um total de 365 pessoas morreram por conta da doença no mundo, segundo dados da OMS.
22/02/2013 – Autoridades de saúde irlandesas investigam possível surto de gastroenterite por E. coli em uma creche de Midleton
Resumo: Autoridades de saúde irlandesas anunciaram que estão investigando um possível surto de gastroenterite por E. coli em uma creche localizada em Midleton, no sul do país. Um bebê foi diagnosticado com a doença na última quarta-feira (20/02). Além disso, alguns pais e responsáveis relataram a existência de outros casos envolvendo crianças matriculadas na instituição. Diante desta ocorrência, todas as 85 crianças e 15 funcionários da instituição serão submetidos a testagem para a identificar possíveis portadores do patógeno, mesmo que assintomáticos. As amostras serão encaminhadas ao Laboratório de Referência Nacional, em Dublin.
23/02/2013 – Dengue matou sete pessoas neste ano na Venezuela
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Venezuela divulgou um Boletim Epidemiológico Parcial acerca do surto de Dengue que atinge o país. Ao todo, foram registrados 6.185 casos, dos quais 328 apresentaram algum tipo de evento hemorrágico. Além disso, a doença foi responsável pela morte de sete pessoas neste ano. Os dados são referentes ao período de 1° de janeiro a 9 de fevereiro deste ano. Na última sexta-feira, sete estados venezuelanos decretaram estado de emergência frente à doença: Lara, Portuguesa, Barinas e Trujillo. Por sua vez, o ministério anunciou que aposta na intensificação das campanhas de educação direcionadas à população, para assim garantir o controle e prevenção da doença.
23/02/2013 – Brasil terá nova composição da vacina contra a Gripe
Resumo: Nesta semana, representantes do Laboratório Delboni Medicina Diagnóstica anunciaram que uma nova composição da vacina da Gripe deve chegar ao país até março deste ano. Em relação ao imunobiológico atualmente em uso, a principal mudança é a inclusão de novos tipos do H3N2 e do tipo B. A Organização Mundial de Saúde (OMS) se baseia em estudos mundiais sobre a circulação dos tipos virais para definir a composição da vacina, identificando quais são as cepas que terão maior possibilidade de circular durante a próxima temporada. Para a temporada de vacinação 2013 no Hemisfério Sul, a OMS definiu os seguintes tipo virais: A/Califórnia/7/2009 (H1N1); A/Victoria/361/2011 (H3N2) e B/Wisconsin/1/2010. Segundo o sanitarista Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas da Delboni, a vacina contra a Gripe é chamada de trivalente por ter em sua composição três cepas virais, sendo duas do tipo A e uma do tipo B.
23/02/2013 – Região Norte de Angola notificou mais de 20 mil casos de Malária nos últimos seis meses
Resumo: Em Bengo, província situada no norte de Angola, mais de 20 mil casos de Malária foram notificados nos últimos seis meses. Ao todo, foram registradas 22 mortes neste período. Os dados foram divulgados pela agência de notícias angolana Angop, durante comunicado do coordenador do Programa de Luta contra a Malária na província, Ngenda Nziuki Filipe. Segundo o representante, embora os número continuem elevados, houve uma redução considerável tanto na morbimortalidade da doença na província, comparada ao mesmo período do ano anterior. Além disso, Ngenda argumentou que tal redução se deve ainda aos esforços das equipes de saúde que vêm desenvolvendo um trabalho educativo, voltado para a prevenção e controle da doença, junto à população.
23/02/2013 – CDC investiga surto de Legionelose em um hospital na Pensilvânia - EUA: bactéria pode ter sobrevivido desde 1982
Resumo: Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) anunciou que está investigando um surto de Legionelose em um hospital de Oakland, bairro localizado na cidade de Pittsburgh – Estado Norte-americano da Pensilvânia. Até o momento, cinco pessoas morreram em consequência da doença e, uma sexta morte ainda está sendo investigada. De acordo com microbiologistas do próprio CDC, a cepa bacteriana isolada na rede de abastecimento de água da instituição pode ser a mesma que causou um surto da doença no local em 1982. Recentemente, um outro surto da doença já havia sido detectado na instituição. De janeiro de 2011 a outubro de 2012, 21 pacientes foram diagnosticados com a doença, incluindo cinco óbitos.
23/02/2013 – Surto de Hepatite A atinge município no norte da Colômbia
Resumo: Em Monteria, município localizado no norte da Colômbia, um surto de Hepatite A deixou em alerta as autoridades públicas de saúde. Pelo menos, seis casos já foram confirmados neste ano. Neste fim de semana, a Secretária Municipal de Saúde, Marta Ruiz Solera, anunciou o início de uma intensa campanha de prevenção e controle da doença, começando pelo bairro Minuto de Dios, considerado o epicentro do surto. Para tal, equipes de saúde estão percorrendo a localidade coletando amostras de água das residências para serem avaliadas, além de promover a busca ativa de indivíduos sintomáticos.
23/02/2013 – Confirmado caso de Meningite em Vianópolis-GO
Resumo: Em Vianópolis-GO, município localizado à 96 km de Goiânia, autoridades de saúde confirmaram um novo caso de Meningite. Trata-se de um menino, morador da região de Santana – na zona rural do município, o qual foi atendido no Hospital Maternidade São Sebastião, no último fim de semana. Após os primeiros cuidados, o menino foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais de Goiânia (HDT), onde a doença foi confirmada.
24/02/2013 – Surto de Rubéola se espalha rapidamente e ameaça gestantes no Japão
Resumo: Desde o final de janeiro, o Ministério da Saúde do Japão vem alertando acerca do aumento vertiginoso dos casos de Rubéola no país, representando grande risco à saúde da população, sobretudo, às gestantes e seus conceptos. Segundo divulgado na agência de notícias Japan Times, os casos em janeiro já haviam ultrapassado a média anual – os 254 casos registrados no mês representam um aumento de 13 vezes na incidência em relação ao mesmo período do ano passado, superando a média anual de 224 casos registrados entre 2008 e 2011. Em 2012, um total de 2.353 casos foram notificados em todo o país, porém o mês de janeiro respondeu apenas por 19 casos. Até o momento, o atual surto está concentrado na capital Tóquio e nas regiões do entorno.
25/02/2013 – Alemanha detecta caso de Gripe Aviária H5N1 em uma granja no nordeste do país
Resumo: Nesta segunda-feira (25/02), autoridades de saúde alemãs anunciaram a descoberta de um caso de Gripe Aviária H5N1 em uma granja de Brandenburg, estado localizado no nordeste do país. Segundo o Ministério da Agricultura, o caso foi detectado em um rebanho de patos e confirmado pelo laboratório estadual de Brandenburg. Como medida de segurança, a fazenda foi isolada e as aves serão abatidas ao longo da semana. Atualmente, a doença está presente em países asiáticos, como China, Camboja e Indonésia. Além disso, apresenta alta letalidade em humanos, o que tem sido alvo de preocupação por parte das autoridades de saúde ao redor do mundo.
25/02/2013 – Semmas inicia combate ao caramujo africano em Manaus-AM
Resumo: Em Manaus-AM, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) iniciou uma campanha de combate ao caramujo africano em bairros da capital. A campanha para eliminar o molusco que pode transmitir meningite foi iniciada no sábado passado (23/02), e deve durar até junho. Morador do bairro Santa Etevilna, um dos mais infestados, o fiscal executivo da Semmas, Adilson Pereira, de 30 anos, revelou que todas as manhãs enche várias sacolas de supermercado com o molusco. Segundo o fiscal, com a chegada do período de chuvas, o índice de infestação no bairro tem aumentado substancialmente. Todavia, o sub-secretário da Semmas, Francimar Mamed, salientou que a função do órgão não é recolher o animal, e sim realizar a orientação, isto é, ensinar os passos para que a comunidade seja “parte da solução”, fazendo a coleta e eliminação do molusco.
26/02/2013 – Porto Alegre-RS tem 24 casos de Dengue confirmados
Resumo: Nesta semana, o número de casos confirmados de Dengue chegou a 24 em Porto Alegre (RS), segundo dados da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (26/02), desse total, 14 vítimas contraíram a doença em viagem a outros estados e 10 foram infectados na Capital. Desses, oito residem no bairro Partenon, um no bairro Navegantes e um no bairro Bom Jesus. Entre os dias 17 e 23 de fevereiro, foram investigados 128 casos suspeitos, dos quais 114 são moradores de Porto Alegre. Pelo menos 54 casos suspeitos ainda aguardam resultado de exames feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS).
26/02/2013 – Angola registra mais de cem casos de Cólera na última semana
Resumo: Na semana passada, autoridades de saúde angolanas anunciaram o registro de 101 casos de Cólera em todo o país. Além disso, uma pessoa morreu em decorrência da doença, na capital Luanda. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (25/02) na reunião semanal da Comissão de Controle da Cólera, pelo Ministro da Saúde, José Van-Dúnem. Durante o período de 18 a 24 de fevereiro, foram notificados 53 casos em Luanda, 30 em Cunene, 21 em Benguela, 04 em Uíge e 01 em Lunda Norte. As autoridades sanitárias registraram de 1° de janeiro a 24 de fevereiro, um total de 610 notificações da doença, incluindo 08 óbitos. Apenas a província de Malanje, com 27 casos, notificou três óbitos.
26/02/2013 – Governo do DF tenta ampliar acesso de agentes de saúde às residências com prováveis focos do mosquito da Dengue
Resumo: Nesta terça-feira (26/02), o Secretário de Saúde do Distrito Federal-DF, Rafael Barbosa, afirmou que o governo local pode editar um decreto que visa ampliar o acesso de agentes de saúde às residências com prováveis focos do mosquito da Dengue. “Nós vamos adotar, como adotamos no ano passado, se for necessário, um decreto do governador ou do secretário, qualquer estratégia que seja, que dê poder às nossas equipes de estar entrando em qualquer domicílio que apresente risco à nossa população”, afirmou o secretário. Segundo a assessoria da secretaria, a previsão é de que um decreto ou portaria seja lançado ainda nesta quarta-feira (27/02), o qual vai prever a entrada dos agentes de saúde em locais infestados pelo mosquito e de difícil acesso. De acordo com Ministério da Saúde, o número de notificações no DF aumentou 231% entre 1° de janeiro e 16 de fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano passado – passou de 248 casos para 820.
26/02/2013 – Governo mexicano sacrifica milhares de aves para controlar surto de Gripe Aviária H7N3
Resumo: Nas últimas duas semanas, o governo mexicano sacrificou milhares de aves para tentar controlar o surto de Gripe Aviária causado pelo vírus H7N3, que atingiu 18 granjas no estado de Guanajuato – Região Central do país. Segundo estimativas das secretarias de Economia e de Agricultura, foram eliminadas 519 mil aves produtoras de ovos e 900 mil frangos. Antes do abate, a população de aves produtoras de ovos nas granjas do país era estimada em 140 milhões, e a de frangos em 300 milhões. Ainda segundo comunicado das duas secretarias, o surto já está controlado.
26/02/2013 – Ministério da Saúde do Camboja confirma oitava morte do ano por vírus influenza H5N1 (Gripe Aviária)
Resumo: Nesta terça-feira (26/02), o Ministério da Saúde do Camboja confirmou a oitava morte do ano em decorrência do Vírus Influenza A H5N1, o mesmo que causa a Gripe Aviária. Ao todo, foram registrados nove casos em 2013, o que sugere uma letalidade extremamente elevada – característica mais marcante na ocorrência da doença em humanos. A vítima mais recente foi um homem de 35 anos, morador da província de Kampong Cham, no sudeste do país. Segundo familiares da vítima, o homem havia comido a carne de um pato morto, supostamente infectado. Segundo Sonny Krishnan, oficial de comunicações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Camboja, o caso já foi notificado à entidade. Aproveitando a oportunidade, Sonny fez um apelo à população para evitar o consumo de aves aparentemente doentes, assim como dàs carcaças dos animais mortos. O Camboja enfrenta o pior surto da doença desde 2004, quando o vírus foi detectado pela primeira vez no país. Desde então, foram registrados 30 casos da doença no Camboja, dos quais 27 foram fatais.
27/02/2013 – Casos de HFMD se espalham pelo arquipélago das Maldivas (Oceano Índico)
Resumo: Nesta semana, a Agência de Proteção à Saúde (HPA) britânica fez um alerta diante do aumento do número de casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) no arquipélago das Maldivas. Localizado no Oceano Índico – ao sul do Sri Lanka, o arquipélago é formado por 1.190 ilhas divididas em 26 atóis. Segundo a própria agência, o número de casos da doença já vinha aumentando em algumas regiões do arquipélago desde janeiro de 2013. A doença normalmente afeta crianças com idade entre um e quatro anos, sendo transmitida através do contato direto com a saliva, muco ou fezes de um indivíduo infectado.
28/02/2013 – China detecta dois surtos de Febre Aftosa no sul do país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Agricultura chinês anunciou a detecção de dois surtos de Febre Aftosa no Sul do país. O primeiro envolveu 88 suínos em uma fazenda em Guangdong, no qual foi isolado o sorotipo O. O segundo ocorreu na Região Autônoma do Tibete, acometendo 13 bovinos, onde foi identificado o sorotipo A. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Nacional de Referência para a doença, localizado em Guangdong. No total, foram abatidos 985 animais nas duas regiões, sendo 948 porcos e 37 bovinos.
28/02/2013 – Começa na terça-feira a terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela em Darfur (Sudão)
Resumo: Começa na próxima terça-feira (05/03), a terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela em Darfur, região localizada no oeste do Sudão. Recentemente, uma grave epidemia da doença foi responsável pela morte de 171 pessoas na região. Segundo o coordenador da campanha na região, Ishaq Ahmed, o objetivo nesta etapa é imunizar cerca de 200 mil pessoas em três localidades – Jebel Moon, Kulbus e Sirba. Atualmente, a epidemia está controlada na região, conforme ressaltou o ministro da saúde, Bahr Idriss Abu Garda. “Nenhum caso de Febre Amarela foi registrado em Darfur nos últimos dois meses”, declarou o ministro.
01/03/2013 – Sarampo matou 73 camaroneses no ano passado
Resumo: No ano passado, ao menos 73 camaroneses morreram vítimas do Sarampo, conforme afirmou o atual Ministro da Saúde de Camarões, André Mama Fouda. Segundo o representante, a doença continua apresentando elevada prevalência no país. Em 2012, foram registradas 1.184 notificações suspeitas, incluindo 609 mortes – 73 confirmadas. Até o momento, foram registrados 111 casos, sendo 26 confirmados, neste ano de 2013. Segundo o ministro, anualmente a doença é responsável pela morte de mais de 28 mil em todo o mundo. Atualmente, o Sarampo afeta 28 países africanos, tendo provocado 223.015 casos confirmados, incluindo 1.193 mortes, em todo continente, no ano passado.
01/03/2013 – Ministério da Saúde da Venezuela confirma dois casos de Raiva Animal no noroeste do país
Resumo: Nesta sexta-feira (01/03), o Ministério da Saúde da Venezuela confirmou a ocorrência de dois casos de Raiva Animal no estado de Zulia – noroeste do país. Em comunicado, a Coordenação Regional de Zoonoses anunciou a morte de dois cães em decorrência da doença no município de Maracaibo, em Zulia. Ao longo do ano passado, foram registrados 9.412 casos de mordedura envolvendo cães no país, dos quais 1.750 ocorreram em Zulia, encabeçando a lista. Segundo o coordenador regional da entidade, José Gregorio Sánchez, mais de 33 mil cães já foram vacinados nos municípios de maior risco para a doença, dentre eles: Maracaibo, Cabimas, Santa Rita, São Francisco, La Cañada de Urdaneta, Lagunillas, Jesus Enrique Lossada e Mara.
01/03/2013 – Panamá registra novo caso de Hantavirose em Veraguas
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Panamá confirmou um novo caso de Hantavirose em Veraguas, província localizada no Centro-Oeste do país. Segundo o diretor regional do ministério, Jenny Guerra, o caso foi detectado no distrito de Sona, onde em janeiro, outro morador já havia sido diagnosticado com a doença. No início do mês passado, uma mulher de 41 anos, moradora da comunidade rural La Trinchera – em Veraguas -, morreu vítima da doença. Até o momento, a província totaliza quatro ocorrências da doença, sendo um delas fatal. Desde 2003, foram reportados 35 casos em todo o país, incluindo 04 mortes.
01/03/2013 – Registrados 40 casos de Bartonelose na Região Amazônica Peruana
Resumo: Desde o dia 12 de janeiro, o registro de 40 casos de Bartonelose deixou assustados os moradores da província de Mendonza Rodriguez, localizada na Região Amazônica Peruana. Trata-se de uma doença infectocontagiosa emergente causada por uma bactéria gram negativa denominada Bartonella bacilliformis, a qual pode se manifestar de duas formas distintas: a Febre Oroya, uma forma de anemia hemolítica febril grave, e Verruga Peruana, através de erupções cutâneas. Consiste em uma importante zoonose encontrada nos vales de montanhas Andinas no Peru, Equador, Colômbia, Chile e Bolívia, ou seja, em locais de habitat do vetor - mosquitos da espécie Lutzomyia verrucarum.
01/03/2013 – Dengue causa 27 mortes em dois meses no Paraguai
Resumo: No Paraguai, pelo menos 27 pessoas morreram vítimas da Dengue nos primeiros dois meses do ano. Até o momento, quase 50 mil casos suspeitos da doença já foram notificados em todo o país, conforme divulgado nesta sexta-feira (01/03), pelo Ministério da Saúde. Segundo o órgão, dos 48.730 casos notificados neste ano, 22.741 foram confirmados, sendo 82% deles na capital Assunção e nas cidades vizinhas. Além dos 27 óbitos já confirmados, outras 20 mortes ainda seguem em investigação. Em 2012, foram confirmados 30.823 casos em todo o país, incluindo 70 óbitos. Ainda segundo o comunicado, atualmente há 1.016 pacientes internados com a doença no país, dos quais 45 se encontram em Unidades de Terapia Intensivo (UTIs), portanto, em estado grave.
02/03/2013 – Surto de Meningite gera protestos em presídio no norte da Colômbia
Resumo: O agravamento de um surto de Meningite resultou em protestos em uma unidade prisional de Cúcuta, cidade mais populosa e capital do estado de Santander – localizado no norte da Colômbia. Até o momento, três detentos já foram diagnosticados com a doença, conforme informaram as autoridades de saúde locais. Segundo Hernando Otero, chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Erasmo Meoz, os prisioneiros infectados foram transferidos para a Unidade de Tratamento de Doenças Infecto-Parasitárias do hospital e permanecem em isolamento, Além disso, foi determinada a suspensão de visitas em seis alas da unidade prisional, o que gerou protestos por parte dos visitantes. Cerca de 400 presos que cumprem pena nas alas de número 9 a 14 do presídio estão sendo devidamente acompanhados, tendo em vista a possível ocorrência de novos casos.
02/03/2013 – Surto de Sarampo mata crianças no norte da RDC
Resumo: Desde 2010, um surto de Sarampo tem provocado à morte de crianças no norte da República Democrática do Congo (RDC), segundo informou a direção geral da iniciativa de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras, que atua na região. De acordo com a chefe adjunta da entidade no país, Amaury Grégoire, a mortalidade chega a 25% dos casos na região, atingindo principalmente crianças menores de 5 anos, desnutridas e não-vacinadas. Ainda segundo Grégoire, durante 1 ano de trabalho, a entidade vacinou 440 mil crianças e cuidou de 18.500 infectados. Em janeiro, durante uma conferência realizada em Genébra – na Suíça, representantes da OMS afirmaram que existem aproximadamente 800 mil crianças na RDC que sequer receberam a primeira dose da doença.
02/03/2013 – Número de casos de Doença Meningocócica aumenta no noroeste do México (Baixa Califórnia)
Resumo: Na Baixa Califórnia, estado localizado na porção mais setentrional do México, autoridades de saúde lançaram um alerta diante do aumento do número de casos de Doença Meningocócica neste ano. Segundo Samuel Navarro Alvarez, chefe da Coordenação de Epidemiologia do Hospital Geral de Tijuana, foram notificados 14 casos apenas neste início de ano. Anualmente, são registrados 55 casos de Doença Meningocócica no estado, sendo de 05 a 08 casos do tipo bacteriana, conforme declarou o gestor. Ainda segundo Navarro, a maioria das notificações ocorreu em adolescentes, sobretudo, àqueles inseridos na faixa etária próxima aos 11 anos.
03/03/2013 – Região Norte do Paquistão notifica mais de 1,3 mil casos de LVA neste ano
Resumo: Em Khyber Pakhtunkhwa, província montanhosa localizada no norte do Paquistão – na divisa com o Afeganistão -, mais de 1,3 mil casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) foram registrados desde o início do ano. Desde janeiro, foram registrados 1.085 casos no distrito de Landi Kotal, 155 em Bara e 60 em Jamrud, conforme divulgação da agência de notícias Khyber. Pelo menos 700 pessoas já haviam sido tratadas contra a doença no ano passado, segundo informaram as autoridades de saúde locais, as quais temem um aumento ainda maior do número de casos de LVA na região caso medidas de controle não sejam implementadas.
03/03/2013 – Leishmaniose Tegumentar provoca morte no sul da Índia
Resumo: Em Kerala, estado localizado no sul da Índia, um surto de Leishmaniose Tegumentar resultou na morte de um morador do distrito de Kozhikode. De acordo com as autoridades de saúde locais, a doença foi introduzida na região, nas últimas décadas, a partir da chegada maciça de trabalhadores oriundos de áreas endêmicas, tais como: Bihar, Jharkhand e Bangal Oeste. Além disso, recentemente foram capturados flebótomos – insetos transmissores da doença – nos distritos de Eranakulam, Thiruvananathapuram e Kozhikode. Na última década, foram detectados 38 casos de Leishmaniose Tegumentar e 12 de Leishmaniose Visceral em Kerala, o que resultou em uma grande reformulação do programa de combate à doença na região.
04/03/2013 – Especialistas testam novo medicamento contra a Doença de Chagas
Resumo: Em Barcelona (Espanha), um grupo de pesquisadores espanhóis e bolivianos anunciou que está testando um novo medicamente, menos tóxico, contra a Doença de Chagas, a qual mata anualmente 10 milhões de pessoas no mundo. O diretor do Departamento de Doenças Tropicais Negligenciadas do Instituto de Saúde Global, Joaquim Gascón, explicou que o teste do novo medicamento, denominado “E1224”, se encontra em fase experimental em humanos, na Bolívia. O diretor afirmou ainda que o novo fármaco permitirá a realização do tratamento em um tempo menor – atualmente o tratamento medicamentoso dura, em média, dois meses -, além de ser eficiente tanto na fase inicial como na avançada da doença, e com menos efeitos adversos.
04/03/2013 – Índia tem aumento na incidência e mortalidade por Dengue nos últimos dois anos
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Índia fez um alerta frente o aumento na incidência e mortalidade por Dengue, verificado nos últimos dois anos. Em 2011, haviam sido notificados 18.860 casos, incluindo 169 mortes, em comparação com os 49.606 casos, com 247 óbitos. Apenas na capital Nova Deli, foram contabilizados 1.700 casos, incluindo 04 mortes. Em 2009 e 2010, o número de mortes foi de 96 e 110, respectivamente. Em resposta, o número de hospitais-sentinela de vigilância aumentou de 110 para 347 nos últimos dois anos, os quais contam ainda com uma rede de referência composta por 14 laboratórios.
05/03/2013 – Cólera em Angola: notificados novos casos nos municípios de Viana e Quissama
Resumo: Ao longo da semana passada, mais de 50 casos de Cólera foram notificados nos municípios angolanos de Viana e Quissama – província de Luanda. Além disso, mais três mortes foram atribuídas à doença. Nesta terça-feira (05/03), a Diretora Provincial de Saúde Pública, Isilda Neves, manifestou preocupação com a possibilidade da epidemia se alastrar por outras regiões da província. “Na semana passada tivemos 56 casos novos e 03 óbitos. É uma situação preocupante, uma vez que já ultrapassamos os números registrados no mesmo período do ano passado. Isto significa que as condições de abastecimento de água estão deficitárias, o que poderá agravar ainda mais a situação e alastrar a epidemia por toda a província”, comentou a diretora.
05/03/2013 – Cólera mata 10 pessoas na República do Congo (Brazzaville)
Resumo: Em Pointe-Noire (Ponta-Negra, traduzido do francês), segunda maior cidade da República do Congo (Brazzaville), 10 pessoas morreram vítimas de Cólera neste ano. Até o momento, 289 casos foram registrados, segundo informou o chefe da Divisão Regional de Saúde, Jean-Pierre Michel Ndzondault. De acordo com o governo congolês, o aumento do número de casos da doença coincide com o início do período de chuvas na região. Além disso, a cidade de Ponta-Negra é constituída por uma extensa zona pantanosa, onde há sérios problemas de saneamento básico que se complicam em vários bairros pobres. Em resposta, uma comissão técnica será criada pelo Ministério da Saúde e População para atuar no monitoramento e controle da doença. A comissão terá ainda participação de entidades internacionais como a Cruz Vermelha, a iniciativa de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
05/03/2013 – Estudo descreve surto de gastroenterite por Clostridium perfringens na Noruega
Resumo: Nesta semana, um estudo publicado na revista científica Eurosurveillance descreveu um surto de gastroenterite causado pela bactéria Clostridium perfringens na Noruega. Em 21 de janeiro de 2012, o Serviço de Segurança Alimentar norueguês havia sido notificado acerca de 43 casos envolvendo membros de uma equipe de natação que estavam hospedados em um hotel de Trondheim, cidade localizada na porção Central do país. Amostras de alimentos confirmaram a presença do patógeno na carne cozida servidas no jantar do dia 20 de janeiro. Além disso, as investigações apontaram para falhas nas condições de armazenamento dos alimentos na cozinha do hotel, sobretudo, em relação à temperatura.
05/03/2013 – Sudoeste da Colômbia tem surto de Hepatite A (Huila)
Resumo: No início da semana, autoridades de saúde colombianas fizeram um alerta diante do surto de Hepatite A que vem se espalhando pela província de Huila, no sudoeste do país. Segundo Emma Constance Sastoque, coordenadora do Departamento de Saúde de Huila, foram registrados 31 casos da doença na última semana, dos quais 07 foram confirmados. Ainda segundo a coordenadora, o epicentro do surto tem sido as aldeias camponesas localizadas nas regiões de Majo, Jagualito e Lagoa Garzon. Em resposta, o Ministério da Saúde colombiano enviou uma equipe de saúde à Huila para coordenar as ações de controle da doença no local.
05/03/2013 – Doenças diarreicas representam 23% das causas de morte infantil em Angola
Resumo: Segundo uma nota divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as doenças diarreicas representam 23% das causas de morte infantil em Angola. Complementando, o texto revela que, anualmente, entre 1,4 a 2,0 milhões de casos são notificados no país, dos quais um terço ocorrem em crianças menores de cinco anos. O documento salienta que milhares de crianças angolanas continuam morrendo em virtude das doenças diarreicas, apesar dos inúmeros esforços do governo e seus parceiros para tentar garantir a oferta de água potável e condições adequadas de saneamento básico à população. A divulgação aconteceu logo após o início do seminário intitulado “Monitoria e Avaliação do Saneamento Total Liderado pela Comunidade e Escolas”, nesta terça-feira (05/03), o qual foi organizado pelo próprio Ministério da Saúde angolano.
05/03/2013 – Estudo revela que 80% das águas residuais na Índia terminam sem tratamento nos rios
Resumo: Na Índia, um estudo publicado nesta terça-feira (05/03), por uma ONG local, revelou que 80% das águas residuais no país terminam sem tratamento nos rios e lençóis freáticos. Desse modo, a contaminação das fontes de água potável tem impactado diretamente na saúde de milhões de pessoas no país. Estima-se que as cidades indianas, em constante crescimento, produzam diariamente cerca de 40 bilhões e litros de águas residuais, domésticas ou industriais. Dessa quantidade, apenas 20% são tratadas, conforme recente relatório do Centro de Ciência e Meio-Ambiente (CSE, sigla em inglês). O relatório alerta ainda que a falta de leis e de sensibilização no país tendem a agravar a situação nos próximos anos.
06/03/2013 – Kunming registra 151 casos de Sarampo neste ano (China)
Resumo: Em Kunming, capital da província montanhosa de Yunnan – sudoeste da China, pelo menos 151 casos de Sarampo foram registrados neste ano. Além disso, duas pessoas morreram vítimas da doença. Os dados foram divulgados na última terça-feira (05/03), mediante publicação de um Boletim Epidemiológico no portal oficial de notícias do governo provincial. Na tentativa de conter a propagação da doença, o Departamento de Saúde de Kunming começará a oferecer, a partir da próxima quarta-feira (13/03), e de maneira gratuita, a vacina contra o Sarampo para todas as crianças da cidade.
06/03/2013 – Prefeitura de Cuiabá dá início à Campanha contra a Hanseníase e Verminoses
Resumo: A Prefeitura de Cuiabá anunciou que irá aderir à Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses), que faz parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. Durante a campanha, as atividades serão desenvolvidas nas escolas públicas municipais e estaduais da cidade, com crianças entre 05 e 14 anos. As principais metas da campanha são: investigar os sinais e sintomas de Hanseníase em 100% dos estudantes; tratar 90% das crianças e jovens para Geohelmintíases; e realizar 100% do tratamento dos casos positivos para Hanseníase, segundo as normas do ministério.
06/03/2013 – Ministério da Saúde estuda ampliação da cobertura da vacinação contra Pneumococo
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que estuda estender, nos próximos anos, a vacinação contra o Pneumococo para maiores de dois anos. O anúncio foi feito durante o lançamento de um estudo sobre o impacto do Pneumococo na América Latina e no Caribe, coordenado pelo Instituto de Vacinas Sabin e patrocinado pelos laboratórios Pfizer e GlaxoSmithKline, fabricantes das vacinas contra o patógeno. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do MS, a implantação de uma nova estratégia de vacinação no calendário depende de estudos epidemiológicos e da relação de custo-efetividade da vacina. A previsão é de que os resultados sobre a cobertura da vacina sejam divulgados nos próximos dois anos, explicou a coordenadora.
06/03/2013 – Autoridades de saúde relatam 41 casos suspeitos de Sarampo no extremo sul da Angola
Resumo: Em Namacunde, município localizado no extremo sul da Angola – fronteira com a Namíbia, autoridades de saúde relataram o registro de 41 casos suspeitos de Sarampo apenas no mês de março, conforme informado na agência de notícias Angop. De acordo com a coordenadora do Departamento Municipal de Saúde, Dominica Ndesipupata, ao menos 10 moradores ainda permanecem hospitalizados. Além disso, uma crianças morreu em decorrência da enfermidade, que tem atingido principalmente indivíduos na faixa etária de 9 meses a 15 anos.
06/03/2013 – China registrou mais de 06 mil casos de intoxicação alimentar em 2012
Resumo: Nesta terça-feira (05/03), o Ministério da Saúde chinês afirmou que foram registrados 6.685 casos de intoxicação alimentar em todo o país, no ano passado. Deste total, 146 pessoas morreram. Apesar de o número de casos notificados ter apresentado uma redução de 7,9%, o total de mortes teve um aumento de 6,6%. Assim, o ministério aproveitou a oportunidade para pedir aos Departamentos Provinciais de Saúde que redobrem a atenção frente à ocorrência de casos da doença, além de ampliar a capacidade de resposta nas situações em que há surtos.
07/03/2013 – Estudante de 14 anos é internada com Meningite Bacteriana no Guarujá-SP
Resumo: Nesta quarta-feira (06/03), uma estudante de 14 anos foi internada com Meningite Bacteriana no Guarujá, município paulista localizado na Baixada Santista. Moradora do bairro Vila Edna, a estudante foi encaminhada ao hospital após sofrer uma crise convulsiva durante as atividades letivas na Escola Municipal Milton Borges. A suspeita do caso de Meningite chegou ao conhecimento da Direção de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, mediante comunicado de mães de estudantes da unidade. A menina segue internada e seu estado é estável, sem risco de morte, informou a secretaria.
08/03/2013 – Bauru-SP já registra três mortes por Meningite este ano
Resumo: Em apenas dois meses, o município de Bauru, no interior paulista, já registrou três óbitos por Meningite. Frente a isto, autoridades de saúde demonstraram preocupação diante do aumento da mortalidade da doença na cidade, verificado nos últimos meses. Em 2012, foram confirmados 99 casos na cidade, incluindo uma morte, o que resulta em uma letalidade de apenas 1%. Em 2013, a letalidade já chega a 37,5%, com o registro de 08 casos (03 virais e 05 bacterianos), sendo três deles fatais. As vítimas fatais este ano são dois homens adultos e uma crianças recém-nascida. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, os homens tinha 51 e 24 anos e contraíram a Meningite por Pneumococo. Já o recém-nascido faleceu com apenas 5 dias de vida, e teve o quadro infeccioso causado por bactérias do tipo Pseudomonas sp.
08/03/2013 – Surto de Meningite atinge o noroeste da Nigéria
Resumo: Neste ano, mais de 100 pessoas morreram vítimas de Meningite e outras centenas foram infectadas no noroeste da Nigéria, conforme alertou o Ministério da Saúde nigeriano. Apenas nas últimas duas semanas, mais de 60 mortes foram associadas à doença na cidade de Jabo. Em resposta, o ministério anunciou que equipes médicas foram mobilizadas para implementar um programa estendido de imunização e educação em saúde destinados à população.
08/03/2013 – Austrália notifica surto de Influenza Aviária de baixa patogenicidade
Resumo: Nesta semana, autoridades veterinárias australianas notificaram à Organização Internacional de Epizootias (OIE) a ocorrência de um surto de Influenza Aviária de baixa patogenicidade na região de Henley Brook, no oeste do país. O surto foi inicialmente observado no dia 14 de fevereiro e confirmado nesta sexta-feira (08/03), conforme publicou a agência oficial de notícias Thepoultrysite. O vírus foi identificado em um pato de uma criação familiar, o que determinou o abate de 95 aves na propriedade. Ainda segundo as autoridade, a fonte deste surto é desconhecida. As propriedades localizadas dentro do raio de um quilômetro de onde o surto foi detectado já estão isoladas e sendo monitoradas.
08/03/2013 – Raiva mata vigilante no Centro-Oeste das Filipinas
Resumo: Em Cebu, arquipélago localizado no Centro-Oeste das Filipinas, um guarda de segurança se tornou a primeira vítima fatal da Raiva neste ano. O vigilante morava na localidade de Barangay Mabolo, onde foi mordido por seu cão de estimação no final do ano passado. Ignorando os apelos de familiares e vizinhos, o segurança se recusou a receber o tratamento e acabou sendo internado poucas semanas após a agressão. No ano passado, foram registrados 12 casos de Raiva Canina em Cebu, segundo informou Pilar Romero, chefe adjunto do Departamento Provincial de Medicina Veterinária e Pesca (DVMF). Em 2012, haviam 2.405 cães registrados – e presumivelmente vacinados - no DVMF, em comparação com os 1.841 animais cadastrados no ano anterior. Já em relação aos casos de Raiva Humana na província, apenas três notificações haviam sido contabilizadas desde 2009.
08/03/2013 – Jovem de 17 anos morre vítima de Hantavirose no sul do Uruguai
Resumo: Em Colonia do Sacramento, província situada na Região Sul do Uruguai, um jovem de 17 anos morreu vítima de Hantavirose na última semana. Segundo comunicado do Ministério da Saúde, trata-se de um caso isolado, uma vez que investigações locais não constataram a existência de novos casos. No ano passado, 13 pessoas foram diagnosticadas com a doença no país, isto é, mais do que o dobro de notificações registradas em 2011, quando foram relatadas 06 ocorrências.
08/03/2013 – Surto de intoxicação alimentar acomete 63 pessoas em um renomado restaurante dinamarquês
Resumo: Na última sexta-feira (08/03), autoridades sanitárias dinamarquesas divulgaram informações acerca de um surto de intoxicação alimentar detectado em um renomado restaurante de København, no leste do país Na ocasião, pelo menos 63 pessoas foram atendidas com quadro de náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreia, após terem frequentado o local. O estabelecimento foi considerado o melhor restaurante do mundo nos últimos três anos, segundo votação promovida pela revista britânica “Restaurant Magazine”, entre os dias 12 e 16 de fevereiro. Diante do ocorrido, o gerente do restaurante, Peter Kreiner, disse à imprensa dinamarquesa que as causas da intoxicação ainda não foram identificadas, mas que possivelmente um dos funcionários deve ter contaminado os alimentos acidentalmente durante a manipulação. A fama do restaurante, que fica no porto de Copenhague, faz com que a lista de espera seja longa. Para saborear um prato assinado pelo chef albanês René Redzepi é preciso fazer uma reserva com meses de antecedência.
08/03/2013 – Casos de Sarampo e Meningite deixam autoridades de saúde em alerta no norte da Nigéria
Resumo: Em Kano, cidade localizada no norte da Nigéria, o aumento do número de casos de Sarampo e Meningite deixou em alerta as autoridades de saúde. Segundo dados não oficiais, contabilizados por lideranças locais, mais de 8 mil crianças foram infectadas pelo vírus do Sarampo no norte do país, desde o início do ano. Além disso, mais de 40 crianças morreram vítimas da doença nos últimos dois meses. Ainda segundo o comunicado, 27 casos de Meningite foram registrados no Hospital de Doenças Infecciosas de Weatherhead, em Kano. Já em Jigawa, estado localizado no extremo norte do país, seis pessoas de uma mesma família foram diagnosticadas com Meningite, incluindo um bebê que foi a óbito, no mês passado.
08/03/2013 – Governo admite fechar creches e escolas no sul do Vietnã após surto de HFMD
Resumo: Em Soc Trang, província localizada no sul do Vietnã, autoridades sanitárias admitiram a possibilidade de interromper as atividades em creches e escolas após o aumento do número de casos de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) na região. Apenas na primeira semana de março, 42 crianças foram diagnosticadas com a doença no sul da província. Na cidade de Ho Chi Minh (popularmente conhecida como Saigon e localizada no sudeste da província), mais de 880 casos foram registrados a partir do dia 05 de março. No ano passado, mais de 110 mil pessoas – a maioria crianças - contraíram a doença em todo o país, incluindo 41 óbitos. Em 2011, a doença deixou em alerta as autoridades de saúde de norte a sul do país, quando foram contabilizados 169 óbitos.
08/03/2013 – Casos de Cólera crescem no nordeste de Moçambique
Resumo: Em Cabo Delgado, província localizada no nordeste de Moçambique, autoridades de saúde fizeram um alerta sanitário diante do aumento do número de casos de Cólera. Até o último dia 03/03, a maioria dos casos haviam sido detectados nos distritos de Mecufi e Metuge. Segundo as lideranças locais, a doença tem se espalhado cada vez mais para as regiões adjacentes, tendo em vista o registro de 33 casos em Cuamba, distrito que faz parte da província vizinha de Niassa. Apenas nos três primeiros dias do mês, foram registrados 16 casos novos, o que elevou o total de ocorrências para 704, segundo informou uma agência de notícias local.
08/03/2013 – Homem de 69 anos morre vítima de Botulismo no Centro-Oeste da Argentina
Resumo: Um homem de 69 anos, morador da cidade de Canalejas – província de Mendoza – Centro-Oeste da Argentina, morreu vítima de Botulismo no último fim de semana. Segundo as investigações, a vítima havia consumido alimentos caseiros em conserva há pelo menos uma semana. O último caso de Botulismo em Canalejas havia sido registrado no final de 2011, o qual vitimou um homem de 47 anos após ingerir pepinos caseiros em conserva. Três semanas após a o início dos sintomas, o idoso faleceu depois de desenvolver um quadro grave de insuficiência respiratória.
08/03/2013 – Inglaterra tem surto de gastroenterite por Salmonella após festival gastronômico
Resumo: Mais de 250 pessoas desenvolveram quadro de intoxicação alimentar após um festival gastronômico no nordeste da Inglaterra. Neste ano, o tradicional evento, conhecido como Street Spice, reuniu mais de 12 mil pessoas nas ruas de Newcastle. Segundo as autoridades de saúde locais, amostras de 08 participantes testaram positivo para Salmonella sp.. Em pronunciamento, o diretor da Agência Reguladora de Serviços e Proteção Pública, Stephen Savage, informou que os organizadores do evento estão cooperando com as investigações para determinar qual foi a fonte de contaminação. A Agência Britânica de Proteção à Saúde (HPA, sigla em inglês), autoridade máxima em saúde no Reino Unido, também participa das investigações.
08/03/2013 – Estudo sinaliza para o aumento dos casos de Malária resistentes à artesimina na fronteira entre Tailândia e Myanmar
Resumo: Um estudo observacional publicado nesta semana, na revista PLoS Medicine, mostrou um aumento no número casos de Malária resistentes à Artesimina, detectados na fronteira entre a Tailândia e a República de Myanmar. Embora o número de casos da doença em crianças e gestantes tenha sofrido uma redução significativa ao longo da última década, atualmente tem sido cada vez mais prevalente a ocorrência de formas graves condicionadas por patógenos resistentes. No estudo, uma equipe de pesquisadores liderada por François Nosten, da Universidade de Oxford – no Reino Unido, analisou dados observacionais sobre a doença na região entre outubro de 1999 e setembro de 2011, período em que o número de estabelecimentos de saúde na fronteira aumentou de 02 para 11, e um instituto de referencia no diagnóstico e tratamento precoce contra a Malária foi inaugurado.
08/03/2013 – São José do Rio Preto (SP) intensifica campanha de vacinação contra a Febre Amarela
Resumo: A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, município localizado no interior paulista, iniciou uma campanha de intensificação da vacinação contra a Febre Amarela, no último dia 04/03. De acordo com a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da secretaria, a vacina foi recomendada porque a região de Rio Preto é considerada área de risco para a doença. Em 2008, foram registrados casos da doença em macacos nos municípios da região noroeste paulista. Atualmente, a cobertura vacina contra a Febre Amarela corresponde a 65%. Em crianças menores de um ano, este valor alcança até 98%. A vacina é indicada para crianças a partir de nove meses de idade. O reforço é realizado a cada 10 anos, segundo preconizado pelo Ministério da Saúde.
09/03/2013 – Diarreia Aguda afeta 65 atletas que participam do X Games Centro-Americanos na Costa Rica
Resumo: Na Costa Rica, um surto de diarreia aguda foi identificado entre atletas que estão no país para participar das competições do X Games Centro-Americanos. Na ocasião, 65 competidores, entre panamenhos, nicaraguenses e costarriquenhos, foram diagnosticados com a doença. Deste total, 42 casos foram notificados em um hotel em San José e 27 em um hotel em Heredia. Segundo Priscilla Herrera, Coordenadora do Departamento de Saúde de San José, a situação está sob controle e nenhum atleta desenvolveu quadro grave que necessitasse de internação.
09/03/2013 – México estende vacinação contra Gripe Aviária (H7N3) a 12 estados
Resumo: No México, o Serviço Nacional de Saúde, Qualidade e Segurança anunciou que irá estender a 12 estados a vacinação de aves para evitar a propagação do surto de Gripe Aviária (H7N3), que causou o abate de 3,26 milhões de aves nos estados de Guanajuato e Jalisco. Nesta sexta-feira (15/03), o Ministério da Agricultura (SAGARPA) autorizou a compra e distribuição de 210 milhões de doses de vacina destinadas à prevenção da doença nas áreas de produção mais vulneráveis do país. Em junho do ano passado, um surto da doença no estado de Jalisco resultou no abate de 22 milhões de aves afetadas, o que provocou a escassez de ovos e carne de frango no mercado, além do consequente aumento dos preços.
10/03/2013 – Casos de Meningite e Pólio preocupam autoridades de saúde na Nigéria
Resumo: Neste fim de semana, autoridades de saúde nigeriana demonstraram forte preocupação diante de dois problemas de saúde pública que há anos assolam o país: a Meningite e a Pólio. Em relação ao primeiro, mais de 100 pessoas morreram em municípios da Região Nordeste e dezenas em diversas áreas do restante do país. Apenas no último domingo (10/03), 32 casos foram diagnosticados e quatro pessoas morreram vítimas do agravo, segundo informou a Agência Nacional de Desenvolvimento e Atenção Primária em Saúde (NPHCDA, sigla em inglês). Já em relação ao segundo agravo, o país lidera o ranking de notificações de infecção por vírus selvagem em 2013, tendo registrado três casos até agora – Paquistão e Afeganistão tem dois cada. Em 2012, o país registrou um total de 122 casos, número bem acima das 58 ocorrências registradas no Paquistão e das 37 no Afeganistão.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031