Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

11/03/2013 – Intoxicação após ingestão de bebida alcoólica caseira mata 51 pessoas na Líbia
Resumo: Pelo menos 51 pessoas morreram após ingerir bebida alcoólica caseira contaminada em Trípoli, no norte da Líbia. Autoridades de saúde locais afirmaram que 378 pessoas procuraram atendimento nas unidades de saúde da cidade com sintomas de intoxicação depois de ter consumido o produto, o que pode elevar ainda mais o número de vítimas fatais. Informações não oficiais, fornecidas por médicos de algumas unidades de saúde locais, relataram envenenamento por metanol com causa do surto. O consumo e venda de álcool é ilegal na Líbia, mas está disponível no mercado negro.
12/03/2013 – Três adolescentes morrem em provável surto de Leptospirose na Região Metropolitana de Curitiba (PR)
Resumo: Em Campo Largo, município localizado na Região Metropolitana de Curitiba (PR), a Secretaria Municipal de Saúde está investigando um provável surto de Leptospirose que provocou a morte três adolescentes. As vítimas eram um jovem de 16 anos que faleceu no último dia 02 e morava no bairro Jardim Tropical; uma menina de 12 anos que morreu no último dia 26 de fevereiro e residia no bairro Rivabem II e; seu primo – cuja idade não foi divulgada – que morreu em dezembro do ano passado e também morava em Rivabem II. Em 2012, foram notificados 17 casos suspeitos de Leptospirose no município, sendo 06 confirmados.
12/03/2013 – Município de Carauari (AM) decreta situação de emergência e calamidade em função da cheia do Rio Juruá
Resumo: A Prefeitura de Carauari (AM) – a 786 km de Manaus – decretou, no último dia 11/03, situação de emergência e calamidade pública no município em virtude da cheia do Rio Juruá, que já atinge pelo menos 200 famílias na cidade. Segundo o prefeito da localidade, Francisco Costa dos Santos, a atual cheia deve superar a de 2009, enchente histórica que atingiu mais de 850 famílias. A cidade localiza-se à margem esquerda do rio Juruá, a Sudoeste do Amazonas, e possui 25,7 mil habitantes, segundo estimativa 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carauari, agentes comunitários de saúde da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), estão desenvolvendo um trabalho educativo junto a população, a partir da distribuição de folhetos e a realização de exames para detecção de Malária. Também foram realizadas palestras sobre o risco de doenças ocasionadas pela contaminação da água e entrega de medicamentos e cloro à população ribeirinha.
12/03/2013 – Menino de oito anos morre de Meningite em Maceió-AL
Resumo: No início do mês, a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) anunciou que irá monitorar a Escola Municipal Brandão Lima, localizada no bairro do Pinheiro, em Maceió, após a morte de um menino de 08 anos, vítima de Meningite, que era aluno da instituição. Além disso, o domicílio onde a vítima morava com a mãe, o padrasto e mais dois irmãos mais velhos (um de 11 anos e outro de 13 anos), também está sendo monitorado. De acordo com a gerente do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis da Sesau, Claudiane Nascimento, foram identificados cinco contatos íntimos e 28 no âmbito escolar, mas já foram tomadas as providências preconizadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção de novos casos. O óbito ocorreu no último dia 04/03. No ano passado, o Estado registrou 137 casos da doença, sendo 07 por Meningite Meningocócica e, tendo seis deles evoluído para o óbito.
12/03/2013 – Influenza A na Nicaragua: governo intensifica triagem após 25 mortes
Resumo: Nesta semana, o governo nicaraguense anunciou que irá intensificar as ações de detecção de casos de Influenza A em todo o país. A decisão foi tomada em resposta ao recente aumento do número de casos da doença, que foi responsável pela morte de 25 pessoas desde o início do ano. Segundo o Diretor Nacional de Vigilância Epidemiológica, Carlos Saez, foram coletadas 589 amostras de casos suspeitos neste ano. Além disso, o número de casos confirmados de Influenza A (H3N2) é de 16, ou seja, três a mais do que em relação ao mesmo período do ano passado. Quanto à infecção por parte do sorotipo viral H1N1, foram notificados 09 casos em 2013.
12/03/2013 – Surto de gastroenterite por Clostridium difficile atinge 80 pessoas em um hospital na Guatemala
Resumo: Desde o dia 08 de fevereiro, um surto de gastroenterite por Clostridium difficile vem atingindo o ambulatório de um hospital no sul da Guatemala – Hospital Roosvelt. Desde então, 80 pessoas foram diagnosticadas com a doença, dentre pacientes e funcionários da unidade. Dentre os acometidos, também estão quatro estudantes de medicina. Autoridades de saúde informaram que o ambulatório permanecerá fechado até que a situação esteja sob controle. Segundo o comunicado, a principal preocupação é que a doença se dissemine para os demais setores do hospital e, até mesmo, para além além de seus limites territoriais. Estima-se que, a cada dia, 150 a 200 pessoas sejam atendidas no ambulatório da instituição.
12/03/2013 – Metalúrgico de 55 anos morre de Meningite em São José do Rio Preto (SP)
Resumo: No último sábado (09/03), um metalúrgico de 55 anos morreu de Meningite em São José do Rio Preto, município localizado no interior paulista. A confirmação da causa da morte foi divulgada nesta segunda-feira (11/03). A vítima estava internada desde o dia 04/03 na Santa Casa de São José do Rio Preto. Neste ano, foram registrados quatro casos de Meningite Meningocócica no município – um em janeiro, um em fevereiro e dois neste mês.
13/03/2013 – OMS confirma nona morte por novo Coronavírus
Resumo: Um homem de 39 anos, saudita, se tornou a nona vítima fatal do novo Coronavírus (nCoV), segundo confirmou, nesta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade informou ainda que a vítima iniciou os sintomas no dia 24 de fevereiro e veio a falecer em 02 de março. Análises preliminares revelaram que o homem não teve contato com qualquer dos casos anteriormente registrados do nCoV. Até hoje, a OMS registrou 15 casos confirmados de infecção humana com o nCoV, incluindo as nove mortes. O oitavo carro fatal também havia sido registrado na Arábia Saudita, no dia 19 de fevereiro, o qual vitimou um homem de 69 anos. Em seu comunicado, a OMS apelou ainda para que os Estados Membros mantenham a vigilância sobre infecções respiratórias agudas graves e que revejam cuidadosamente qualquer padrão pouco habitual de adoecimento.
14/03/2013 – Hospital Geral dos Cajueiros registra aumento do número de casos de Malária (Angola)
Resumo: Em Angola, a Chefe Geral de Enfermagem do Hospital Geral dos Cajueiros, Anita da Costa, confirmou o aumento do número de casos de Malária registrados pela instituição, desde o início do ano. O hospital está localizado no município de Cazenga, província de Luanda. De acordo com a responsável, ao menos 470 casos foram detectados nos dias 11 e 12 de março. Complementando, Anita da Costa afirmou que, em algumas semanas, foram notificados mais de 60 casos por dia. “Temos um índice elevado de casos de Malária nos últimos dias, seguido de Doenças Diarreicas e Hipertensão Arterial, tanto de moradores do municípios (Cazenga), quanto de municípios da redondezas, como Cacuaco e Viana.
14/03/2013 – Morcego infectado pelo vírus da Raiva é encontrado em escola de São José dos Campos (SP)
Resumo: Um morcego infectado com o vírus da Raiva foi encontrado morto dentro de uma escola no bairro Jardim Castanheira, zona leste do município de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O caso ocorreu no dia 22 de fevereiro, porém a divulgação aconteceu somente nesta quinta-feira (14/03). De acordo com a prefeitura, o mamífero foi encontrado dentro do depósito de gás da Escola Estadual Amintas Rocha Brito – que atende cerca de 500 alunos. Após ser recolhido, o animal foi encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP), que identificou a doença. O laudo ficou pronto no dia 28 de fevereiro. “É uma coisa inédita para nós. Falando de área urbana, nós não temos nenhum caso positivo de Raiva, não só de morcego como de nenhuma outra espécie, pelo menos nos últimos 20 anos”, informou Marjorie de Oliveira Franco, técnica do CCZ e responsável pelas ações de combate à Raiva em São José dos Campos.
15/03/2013 – Dourados-MS registra quase 60 casos de Leishmaniose em animais nos últimos dois anos
Resumo: Em pouco mais de dois anos, foram registrados 59 casos de Leishmaniose em animais domésticos em Dourados, município localizado na região sul do Mato Grosso do Sul. De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância e médico veterinário, Eduardo Arteiro Marcondes, o Centro de Controle de Zoonoses de Dourados está agindo preventivamente conforme as leis sanitárias e realizando o procedimento de sacrifício dos animais infectados, no intuito de conter a propagação da doença. “ Em 2012, foram registrados dois casos da doença em humanos no município, e ambos já foram tratados”, afirmou o diretor.
15/03/2013 – Europa registra novas mortes de usuários de drogas que injetaram heroína contaminada por Antraz
Resumo: Um usuário de drogas morreu em Glasgow, na Escócia, após injetar heroína contaminada por Antraz. A morte foi confirmada por uma unidade pública do Conselho de Proteção à Saúde do país, segundo o site da agência de notícias Daily Mail. Segundo o Drº Syed Ahmed, da Consultor Britânica de Saúde Pública, houve outros casos fatais no Reino Unido e no restante da Europa, nos últimos meses. No início deste mês, a Agência de Proteção à Saúde Britânica (HPA) confirmou a morte, em Suffolk – na Inglaterra, de um usuário de heroína que também foi contaminado pelo Antraz. Já em dezembro do ano passado, uma mulher de 42 anos, também usuária de heroína, morreu em Kent vítima da doença.
15/03/2013 – Autoridades de saúde angolanas diagnosticam mais de 1,3 mil casos de Malária em Chitembo
Resumo: Entre 1° de janeiro e 12 de março, autoridades de saúde angolanas detectaram 1.376 casos de Malária em Chitembo, município localizado a 150 km da cidade de Kuito, capital da província de Bié. Segundo o responsável pelo Departamento de Saúde na localidade, Antônio Paulino Casange, pelo menos sete óbitos foram associados à doença durante este período. Embora não tenha revelado números oficiais, Casange informou que houve um aumento significativo do número de casos de Malária no município, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o gestor, a situação foi agravada devido às fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas. Além disso, as condições de saneamento básico são precárias no município e muitos habitantes não fazem uso dos mosquiteiros distribuídos gratuitamente pela prefeitura ou, quando fazem, utilizam o mesmo de maneira incorreta.
15/03/2013 – Epidemia de Cólera acomete 389 pessoas e deixa 10 mortos no sudoeste do Congo
Resumo: Em Pointe-Noire (Ponta-Negra, tradução em português), cidade localizada na Região Sudoeste do Congo, uma epidemia de Cólera deixou em alerta máximo as autoridades de saúde. Desde novembro de 2012, quando os primeiros casos foram detectados, pelo menos 389 pessoas foram acometidas pela doença, incluindo 10 mortes. Além disso, outras 32 pessoas permanecem hospitalizadas. De acordo com o prefeito, Roland Bouiti, o crescimento populacional verificado na cidade ao longo dos últimos anos, sobretudo, devido a entrada de migrantes oriundos das zonas rurais, tem contribuído para a maior propagação da doença. Além disso, a população local sofre com a falta de condições adequadas de higiene e saneamento básico nesta cidade portuária de mais de 800 mil habitantes.
15/03/2013 – Mar do Caribe tem terceiro navio de cruzeiro com surto de Norovírus neste mês
Resumo: Nesta semana, o Queen Elizabeth se tornou o terceiro navio de cruzeiro neste mês a registrar surto de gastroenterite por Norovírus no Mar do Caribe. Antes, as embarcações Vision of the Seas e Ruby Princess já haviam notificado ocorrência de surto da doença. Conforme noticiado na imprensa internacional, o evento a bordo do Queen Elizabeth, da empresa Cunard, atingiu 4% dos 1.900 passageiros, durante um cruzeiro de cinco semanas no Pacífico Sul. Este número foi quase igual a mesma proporção de casos registrados pelo Vision of the Seas, da empresa Royal Caribbean. Na ocasião, pelo menos 121 das 2.756 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, foram infectadas no dia 08/03, durante um cruzeiro de 11 dias em Caraíbas. Já no Ruby Princess, mais de 6% das pessoas a bordo foram acometidas pela doença, totalizando 276 dos 4.300 indivíduos embarcados, durante um cruzeiro de 07 noites também em Caraíbas.
15/03/2013 – Surto de Caxumba acomete estudantes de uma universidade em Baltimore (EUA)
Resumo: Em Baltimore, condado localizado no estado norte-americano de Maryland, autoridades de saúde estão investigando um surto de Caxumba entre estudantes da Universidade Loyola. De acordo com equipes de saúde do Centro de Controle e Prevenção e Doenças (CDC, sigla em inglês), pelo menos 12 estudantes foram diagnosticados com a doença desde o último dia 04/03. Além disso, outros casos suspeitos ainda estão em investigação, segundo informou o porta-voz da universidade, Courtney Jolley. Como muitas escolas norte-americanas, a Universidade Loyola exige a vacinação MMR (contra Caxumba, Sarampo e Rubéola) para todos os alunos matriculados.
15/03/2013 – Estimativa da ONU revela que Desastres Naturais causaram prejuízo de 138 bilhões de dólares
Resumo: Na última quinta-feira (14/03), o Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres Naturais (UNISDR, sigla em inglês) afirmou que, pela primeira vez na história, as perdas econômicas anuais ultrapassaram a casa dos 100 bilhões de dólares, por três anos consecutivos – em 2010 (138 bilhões), 2011 (371 bilhões) e 2012 (138 bilhões). Segundo levantamento da agência, a elevação das perdas ocorreu devido a maior exposição de bens industriais e de propriedade privada em eventos envolvendo Catástrofes Naturais. No ano passado, cerca de 310 desastres resultaram na morte de 9.300 pessoas, afetando outras 106 milhões ao redor do mundo. Os danos atingiram principalmente Estados Unidos, Itália e China.
16/03/2013 – Especialistas discutem proposta de criação de hospital veterinário público em Manaus-AM
Resumo: Atualmente, está em discussão na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas uma proposta que visa à criação de um hospital veterinário público em Manaus-AM. O objetivo é atender, de maneira gratuita, proprietários de animais inscritos em programas sociais, além de abrigos e Organizações Não Governamentais (ONGs) registradas. Caso seja aprovado, o hospital terá atendimento 24 horas e farmácia popular, que vai fornecer medicamentos a preços acessíveis para tratamento dos animais de pessoas de baixa renda e instituições públicas cadastradas. Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CMRV-AM), Paulo Carneiro, é necessário cuidar dos animais para proteger a Saúde Pública, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das novas doenças que afetaram as pessoas nos últimos dez anos são de origem animal. Em Manaus, mais de 80 mil animais estão soltos pelas ruas. Paralelamente, nos últimos anos houve um aumento de 17,6% no número de cães e gatos no Brasil, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
16/03/2013 – Tijuana registra cinco mortes por Meningite (México)
Resumo: Em Tijuana, município localizado na Região da Baixa Califórnia - porção mais setentrional do México, autoridades de saúde lançaram um alerta sanitário diante do um surto de Meningite que vem atingindo a região. Até o momento, cinco pessoas morreram vítimas da doença, segundo informou José Guadalupe Moreno Bustamente, Secretário Estadual de Saúde. De acordo com Samuel Navarro Alvarez, chefe da Coordenação de Epidemiologia do Hospital Geral de Tijuana, ao menos 14 casos foram confirmados desde o início do ano. Ainda segundo Navarro, a maioria das notificações ocorreu em crianças e adolescentes na faixa etária próxima aos 11 anos.
16/03/2013 – “Stop Whooping Cough” – Utah lança campanha de vacinação contra a Coqueluche (EUA)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde do estado norte-americano de Utah lançaram uma campanha de vacinação contra a Coqueluche intitulada “Stop Whooping Cough” – “Pare Coqueluche!”, tradução em português. A campanha foi idealizada em resposta ao aumento do número de casos da doença registrados no estado, nos últimos dois anos. Segundo as estatísticas oficiais, a incidência aumentou 142% entre os anos de 2011 e 2012, variando de 618 para 1.497 notificações. Atualmente, a taxa de incidência em Utah é quase 4 vezes superior à média nacional. Em relação ao referido período, mais de 90% das mortes registradas no estado, associadas à doença, ocorreram em crianças.
17/03/2013 – Tailândia registra mais de 13,2 mil casos de Dengue com 16 mortes
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Tailândia lançou um alerta diante do aumento número de casos de Dengue no país. Até o momento, foram registrados mais de 13,2 mil casos em todo o país, incluindo 16 mortes. Segundo o próprio ministério, todas as províncias, de norte a sul do país, tiveram registro de casos neste ano e, até agora, o número de notificações é quatro vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado. Em resposta, uma “Sala de Situação” foi criada para acompanhar de perto a situação da doença no país e, otimizar a formulação de medidas efetivas para conter o agravo. Em nota, o Ministério da Saúde manifestou preocupação em relação ao provável incremento da doença no país com a chegada do período de chuvas, que ocorre anualmente entre maio e outubro.
17/03/2013 – Febre Hemorrágica Boliviana mata duas pessoas em Beni (Bolívia)
Resumo: Neste domingo, autoridades de saúde bolivianas confirmaram a segunda morte provocada pela Febre Hemorrágica Boliviana em Beni, província localizada no norte do país. A ocorrência foi registrada em Trindad, capital da província, e resultou na morte de um rapaz de 35 anos. O primeiro caso fatal havia sido registrado na última quarta-feira (13/03) na cidade de Mamoré – norte da província. Já no município de Magdalena, o prefeito Jaime Alvarez informou a existência de um caso confirmado e outro suspeito da doença. A doença é causada pelo vírus de Machupo, pertencente à família Arenaviridae, o qual tem os ratos da espécie Calomys como seu principal hospedeiro, podendo ser transmitido ao homem pela urina destes roedores. A notificação de 20 casos confirmados da doença e 60 suspeitos levou às autoridades de saúde locais a decretarem “estado de emergência em saúde pública”.
17/03/2013 – Niterói-RJ cria comitê para notificar proprietários de residências fechadas e combater o mosquito da Dengue
Resumo: Neste fim de semana, a prefeitura de Niterói-RJ anunciou a criação de um Comitê Intersetorial de Governo para viabilizar a notificação de proprietários de residências fechadas para que a Secretaria de Saúde, com apoio da Vigilância Sanitária, possa entrar nestes locais para desenvolver as ações de combate ao mosquito da Dengue (Aedes aegypti). O comitê terá a participação de representantes das secretarias de Saúde, do Meio Ambiente, de Obras, da Educação e até da Fazenda. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Chico D’ângelo, somente no sábado (16/03), foram vistoriadas cerca de mil residências em Itaipu, na região oceânica, bairro de maior incidência de casos no município. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram notificados 1.633 casos em todo o município.
18/03/2013 – Desastres Naturais: Defesa Civil do RJ confirma três mortes na Região Serrana após temporal
Resumo: Na manhã desta segunda-feira (08/03), o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, confirmou a morte de três pessoas em Petrópolis – Região Serrana do RJ – em decorrência do temporal que atingiu o município nesta madrugada de domingo para segunda-feira. Além disso, três pessoas estão desaparecidas. “O governo do estado mobilizou toda a sua estrutura, especificamente a do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com máquinas e caminhões para que a gente possa desobstruir vias obstruídas por carregamento de terra”, afirmou o secretário. Os rios Quintandinha e Piabanha transbordaram durante o temporal. O secretário informou que em Petrópolis choveu mais de 300 mm em 24 horas, ou seja, bem acima dos 270 mm esperados o município em um mês. O prefeito, Rubens Bontempo, já fez um apelo para que as pessoas permaneçam em suas casas, além de decretar feriado escolar nesta segunda-feira.
18/03/2013 – Surto de Escabiose atinge creche no município de Serra Azul (SP)
Resumo: Em Serra Azul, município localizado no interior paulista, autoridades de saúde detectaram um surto de Escabiose na Creche Municipal Jardim Bom Retiro. Pelo menos 18 crianças foram atingidas e a prefeitura abriu um processo administrativo para apurar possíveis falhas que propiciaram o alastramento dos casos da doença na instituição. A diretora da creche, Cláudia Aparecida de Moura, afirmou que percebeu lesões avermelhadas nas regiões de articulação de duas crianças e logo comunicou aos responsáveis, há 15 dias. “Os pais levaram as criança ao médico e foram apresentados dois laudos dizendo que elas estavam aptas para continuar frequentando a escola. Na semana passada percebemos que a alergia tinha se alastrado em outras crianças e comunicamos à Vigilância Sanitária e a Epidemiológica”, informou a diretora. Ainda segundo a diretora, a creche atende a 120 crianças com idades entre 04 meses e 03 anos
18/03/2013 – ANVISA determina suspensão da fabricação e venda de suco contaminado
Resumo: Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (18/03), determina a suspensão da fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca AdeS®, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma linha de produção da fábrica Unilever, em Pouso Alegre (MG). Segundo a resolução, a medida foi tomada a partir da suspeita de que os produtos não atendam às exigências legais e regulamentares da agência. Pelo menos 14 pessoas informaram ter consumido alguma unidade do lote contaminado com produto de limpeza do suco sabor maçã. Segundo representantes da Unilever, doze pessoas referiram ter procurado atendimento médico após a ingestão do produto. Na última quinta-feira (14/03), a Unilever já havia anunciado um recall envolvendo lotes contaminados do suco de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo o fabricante, a contaminação havia sido detectada no lote com as iniciais AGB25, fabricado em 25 de fevereiro, com distribuição de cerca de 96 unidades.
18/03/2013 – Surto de Hepatite A no sudoeste da Colômbia
Resumo: Em La Plata, município localizado no sudoeste da Colômbia – província de Huila, autoridades de saúde detectaram um surto de Hepatite A nas últimas duas semanas. Até o momento, foram detectados 42 casos, tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais, conforme informou Zulkerine Ramirez, coordenadora do Departamento de Saúde Pública do município. Além disso, a gestora atentou que a maioria dos casos ocorreu em crianças. Pelo menos 10 casos já teriam sido confirmados por exames laboratoriais, segundo Ramirez.
18/03/2013 – Menino de sete anos morre vítima de Meningite em Bragança Paulista (SP)
Resumo: Um menino de sete anos morreu vítima de Meningite em Bragança Paulista (SP), município localizado no interior do estado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde na última sexta-feira (15/03), uma semana após a morte da criança. Os pais da vítima informaram que a mesma apresentava sintomas leves, como febre baixa e dor abdominal, o que dificultou a constatação imediata da doença, cujo quadro piorou durante a madrugada de sexta-feira (08/03). De acordo com o diretor da escola onde o menino estudava, Roberto Bueno, os estudantes estão sendo acompanhados pelas Equipes de Vigilância em Saúde do município. Para Décio Rogério, médico sanitarista que integra a Equipe de Vigilância Epidemiológica local, o óbito registrado pode ser considerado um caso isolado. “Bragança Paulista registra por ano, em média, sete casos de Meningite, porém as mortes são raras”, afirmou o sanitarista.
18/03/2013 – Danone® recolhe laticínios na Romênia por suspeita de contaminação com substância cancerígena
Resumo: Nesta segunda-feira (18/03), a empresa de alimentos francesa Danone® determinou o recolhimento de alguns de seus laticínios que seriam comercializados na Romênia, após ter encontrado uma substância cancerígena no leite produzido por um de seus fornecedores. Como medida de precaução, a direção da empresa informou que bloqueou cerca de 75 toneladas de itens destinados ao mercado romeno, possivelmente contaminados pela substância aflatoxina. Investigações preliminares apontaram que a contaminação dos laticínios produzidos pela Danone® ocorreu a partir do fornecimento de lotes de ração contaminada aos rebanhos de um dos fornecedores de leite da empresa.
18/03/2013 – Ministério da Saúde chileno registra dois casos suspeitos de Meningite W-135
Resumo: No início da semana, o ministro da saúde chileno, Jaime Mañalich, confirmou a detecção de dois casos suspeitos de Meningite por sorotipo W-135 no país. Ambas as vítimas são crianças e estão internadas em estado grave no Hospital Sotero del Rio. Na semana passada, o ministro da saúde havia confirmado a nona morte no país ocasionada pela doença. Durante o lançamento da campanha de imunização contra a gripe, realizada nesta semana, Mañalich enfatizou a importância da vacinação contra a Meningite, sobretudo, para a população infantil.
18/03/2013 – OPAS lança curso sobre diagnóstico e tratamento de Leishmaniose nas Américas
Resumo: Estão abertas as inscrições para o curso on-line Leishmaniasis en las Américas: Diagnóstico y Tratamiento, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O objetivo do curso é apoiar o controle, vigilância e eliminação de uma das principais “Doenças Negligenciadas” nas Américas, a Leishmaniose, além de oferecer suporte à formação e treinamento de médicos e outros profissionais de saúde, à fim de aprimorar a capacidade técnica e de atendimento à população afetada. O acesso aos módulos é totalmente gratuito e o ingresso a cada nova fase do curso depende de aprovação com rendimento igual ou superior a 80% nas avaliações do módulo vigente. As inscrições podem ser realizadas através do link abaixo:
19/03/2013 – Ministério da Saúde diz que apenas 67% das cidades brasileiras controlam a qualidade da água
Resumo: Apenas 67% das cidades brasileiras dispõem de mecanismos para fiscalizar e avaliar a qualidade da água, conforme informou Guilherme Franco Netto, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, órgão ligado ao Ministério da Saúde. Segundo o diretor, a meta é levar o serviço a 70% dos municípios até o final do ano. Até 2015, a proporção de municípios dotados do serviço deve chegar a 75%, conforme estimativas do próprio ministério. Estes dados foram apresentados durante o Painel sobre Saneamento Ambiental e Promoção da Saúde no 4° Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, promovido esta semana pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
19/03/2013 – Surto de Caxumba atinge universidade na Virgínia (EUA)
Resumo: Pelo menos 20 estudantes da Universidade de Richmond, na Virgínia – Estados Unidos, foram diagnosticados com Caxumba, segundo informaram as autoridades de saúde locais. Do total, 10 casos foram confirmados pelo laboratório de referência do Departamento Estadual de Saúde. Conforme informado pelo chefe do departamento, Drº Partham Jaberi, um comunicado foi divulgado por e-mail entre alunos e funcionários da instituição alertam acerca das características e medidas de prevenção e controle da doença. Em Richmond, assim como na maioria das universidades norte-americanas, a apresentação da caderneta vacinal atualizada é pré-requisito para efetivar a matrícula na instituição.
19/03/2013 – Cresce a incidência de Rubéola no Japão
Resumo: Neste ano, a incidência da Rubéola continua a crescer no Japão. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, foram registrados 1.656 casos em todo o país, desde o dia 13 de março – 10ª Semana Epidemiológica. Até o momento, foram contabilizadas 2.012 ocorrências neste ano. Apenas Tóquio, mais de 100 casos foram detectados pelos serviços de saúde da capital. Ainda no decorrer da 10ª Semana Epidemiológica, um segundo caso de Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) foi detectado no país, desta vez na cidade de Aichi. No total, foram identificados sete casos de SRC, desde o início do surto, no final do ano passado.
20/03/2013 – Detectado surto de Varicela em escola colombiana
Resumo: Em Cartago, município localizado no Noroeste da Colômbia, a Secretaria Municipal de Saúde determinou a suspensão das atividades na Escola Municipal Maria Imaculada Gabo, após a detecção de um surto de Varicela há duas semanas. Até o momento, 19 alunos das turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental foram diagnosticados com a doença. De acordo com o diretor da instituição, Octavio Garcia, à princípio, as atividades escolares estarão suspensas até o próximo dia 30. Para Alejandra Orozco, sanitarista da Coordenação de Saúde Pública do município, a resolução foi tomada de maneira oportuna e em conjunto com a instituição, tendo em vista a possível ocorrência de novos casos. Ao todo, 647 alunos estão matriculados na escola
20/03/2013 – Surto de Caxumba atinge província no norte do Vietnã
Resumo: Em Lao Cai, província montanhosa localizada no extremo norte do Vietnã – na fronteira com a China, autoridades de saúde detectaram um surto de Caxumba nesta semana. O evento ocorreu no vilarejo de Bao Ha, localizado distrito de Yen – norte da província, onde 50 pessoas foram diagnosticas com a doença, até agora. Deste total, ao menos 37 crianças infectados são alunas de uma escola primária. Como medidas preventivas, as atividades foram suspensas na instituição e, mais de 300 crianças já foram vacinadas no bairro.
21/03/2013 – Sobe para 30 o número de mortos após as chuvas em Petrópolis-RJ
Resumo: Na manhã desta quinta-feira (21/03), equipes do Corpo de Bombeiros de Petrópolis-RJ encontraram o corpo de mais um desaparecido após as chuvas que vêm castigando a Região Serrana, desde o último domingo (17/03). Com esta, subiu para 30 o número de vítimas fatais no município. Familiares de desaparecidos acompanham de perto o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército. Em uma entrevista coletiva concedida no início da noite desta quarta-feira (20/03), o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, afirmou que os prejuízos ocasionados pela chuva podem chegar a R$ 120 milhões. De fato, o valor é 26 vezes maior do que o prejuízo registrado pela cidade na tragédia de 2011, que atingiu a localidade do Vale do Cuiabá, em Itaipava, onde mais de 70 pessoas morreram. Na época, a perda foi estimada em R$ 4,6 milhões, segundo cálculo do governo municipal.
21/03/2013 – Kuando Kubango registra 88 casos de Sarampo (Angola)
Resumo: Em Kuando Kubango, província localizada no sudeste de Angola, autoridades de saúde registraram 88 casos de Sarampo do início de janeiro à primeira quinzena de março deste ano. A notícia foi divulgada durante entrevista do porta-voz da Organização Mundial de Saúde no país, Lusamba Kabamba, à agência de notícias Angop. Segundo o diplomata, dentre os casos mencionados, dois resultaram em morte. Além disso, Kabamba afirmou que as vítimas fatais eram crianças, uma moradora do município de Menongue – capital da província - e outra de Cuangar. Ainda segundo o representante, a província conta com equipes móveis de vacinadores, assim como postos fixos para atender à população.
21/03/2013 – Zimbábue registra aumento na incidência e mortalidade por Malária
Resumo: Na última terça-feira (19/03), autoridades de saúde do Zimbábue demonstraram preocupação diante do aumento nas taxas de incidência e mortalidade no país. Somente neste ano, foram registrados 123.969 casos, incluindo 55 mortes em todo o país, segundo informou o Ministro da Saúde e Bem-Estar Infantil, Staneford Mashaire. Estes valores refletem um aumento considerado em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido registrados 67 mil casos, sendo 49 deles fatais. Em resposta, o ministério está disponibilizando redes de mosquiteiros à população, à fim de prevenir a ocorrência de novos casos. Ao menos 23 dos 30 distritos sanitários de Manicaland – província localizada no leste do país - já estão fornecendo o artefato aos moradores. Apenas em Mutasa, um dos sete distritos de Manicaland, cerca de 90 mil mosquiteiros foram distribuídos à 37.433 famílias. No país, mais de 50 por cento da população reside em áreas de alto risco de transmissão de Malária.
21/03/2013 – Mortes por fenômenos climáticos sobem 141% em SP neste verão
Resumo: Segundo informação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, as mortes em decorrência de fenômenos climáticos como enchentes, raios e deslizamentos, aumentaram 141,66% no verão 2012/2013 em todo o estado. No verão 2011/2012 foram registrados 12 óbitos. Desde dezembro do ano passado, o estado já soma 29 mortes associadas à fenômenos climáticos. Dentre as mortes registradas neste verão, 15 foram causadas por enchentes, 07 por raios, 02 por desabamentos, 01 por deslizamentos e 04 por outras causas, segundo dados da Defesa Civil. Os dados apontam ainda um crescimento de 97% no número de feridos em eventos desta natureza.
21/03/2013 – Bauru (SP) confirma mais dois casos de LVA
Resumo: Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP), através do Departamento de Saúde Coletiva, confirmou mais dois casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município. Trata-se de duas meninas, uma de um ano, moradora da Pousada da Esperança, e outra de três anos, moradora de Jardim Petrópolis - ambas tratadas no Hospital Estadual de Bauru. Com estes, subiu para quatro o número de casos de LVA detectados neste ano, sendo um deles fatal. Em 2012, foram registrados 35 casos no município, incluindo 03 óbitos – dois com sintomas iniciados em 2011 e um com início de sintomas em 2012.
21/03/2013 – “Plano de Emergência Epidemiológica”: Venezuela reforça vigilância contra a Cólera em portos e aeroportos
Resumo: Na Venezuela, o Ministério das Redes de Saúde Coletiva anunciou o lançamento do “Plano de Emergência Epidemiológica”, cujo objetivo é reforçar a vigilância contra a Cólera em portos, aeroportos e demais recintos alfandegados de todo o país. A medida foi tomada em resposta aos atuais surtos enfrentados por países vizinhos, tais como Haiti, República Dominicana e Cuba. De acordo com a vice-ministra, Miriam Morales, há duas semanas um caso suspeito envolvendo um passageiro foi detectado no Aeroporto Internacional de Maiquetia, em Vargas – estado localizado no extremo norte do país. Ainda segundo a gestora, um alerta para a situação já havia sido lançado desde 2010, quando mais de 250 pessoas, de um total de 452, que voltavam de um casamento na República Dominicana, foram diagnosticadas com a doença. Na ocasião, o consumo de lagostas contaminadas pelo Vibrio cholerae teria sido a fonte do surto.
21/03/2013 – Leishmaniose na Argentina: Puerto Iguazú realiza inquérito sorológico para determinar população canina afetada
Resumo: Nesta semana, a médica veterinária Marina Ramos, chefe do Departamento de Zoonoses do município de Puerto Iguazú – nordeste da Argentina - anunciou a realização de um inquérito sorológico para tentar determinar a população de cães atingida pela Leishmaniose no município. Segundo a coordenadora, também está sendo aguardado o resultado de um monitoramento realizado com 350 cães, durante o período de um ano, fruto de uma parceria com outras entidades, dentre as quais, a Fundação Mundo Sano, a Fundação Mundial de Saúde e a Universidade de Misiones. O primeiro caso de Leishmaniose no município foi identificado em 2008.
21/03/2013 – Taiwan registra três casos importados de Febre Tifoide
Resumo: Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Taiwan (Formosa) confirmou a detecção de três casos de Febre Tifoide, notificados no mês passado, entre viajantes oriundos da República de Myanmar (antiga Birmânia). Dois estudantes e um empresário formosinos testaram positivo para a doença após ter viajado para Myanmar em dezembro do ano passado. Pelo menos 73 pessoas que supostamente teriam tido contato com as vítimas foram avaliadas, porém nenhum casos novo foi detectado. Com estes, subiu para cinco o total de casos de Febre Tifoide notificados este ano no país – os outros dois foram registrados em viajantes egressos da Indonésia. Nos últimos três anos, foram identificados 29 casos importados da doença, onde os principais países de origem foram: Indonésia, Myanmar, Índia e Filipinas. Nos anos anteriores, o número de casos importados relatados no país, por ano, fora: 11 em 2010, 07 em 2011 e 11 em 2012.
21/03/2013 – Pesquisadores da Unicamp defendem ampliação das pesquisas com Plasmodium vivax
Resumo: Recentemente, pesquisadores da Unicamp ressaltaram a importância de maiores investimentos em pesquisas sobre Malária envolvendo Plasmodium vivax. Embora os estudos com Plasmodium falciparum tenham avançado muito nos últimos anos, ainda se conhece muito pouco sobre a espécie Plasmodium vivax, responsável por 85% dos casos de Malária no Brasil e 50% dos casos na Ásia. Diferentemente do P. falciparum, o P. vivax apresenta menor letalidade, supostamente tem menor resistência às drogas e é impossível cultivá-lo em laboratório, o que dificulta a pesquisa de sua biologia. Nos últimos dez anos, no entanto, começaram a surgir no mundo inteiro – inclusive no Brasil – casos de pacientes diagnosticados com Malária causada por P. vivax que desenvolveram quadros graves, em alguns casos, evoluindo para o óbito.
21/03/2013 – Presidente Prudente (SP) registra primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC)
Resumo: Na última semana, a Prefeitura de Presidente Prudente – município do interior paulista, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou o primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) na cidade. O animal pertence a um morador do bairro Jardim Paulista, o qual já teria sido notificado pela Prefeitura para entregar o cachorro ao órgão responsável para que seja realizada a eutanásia. Todavia, ele pode procurar uma clínica particular para submetê-lo ao procedimento, segundo informou o médico veterinário Célio Nereu Soares, funcionário do CCZ. No momento, a entidade aguarda o parecer do dono para tomar as devidas providências. O prazo é até sexta-feira (29/03) e ele pode até ser multado caso não cumpra o que foi estabelecido. O exame que atestou a doença foi realizado pelo Instituto Adolpho Lutz, na capital, após um mutirão realizado na cidade visando a identificação de animais doentes.
22/03/2013 – Autoridades de saúde norte-americanas confirmam primeiro caso de Hantavirose em Montana
Resumo: Na última sexta-feira (22/03), autoridades de saúde norte-americanas confirmaram o primeiro caso de Hantavirose em Montana, estado localizado na Região Norte do país. A confirmação do caso foi divulgada durante comunicado do diretor do Departamento de Saúde Ambiental de Montana, Tim Roark. Durante a entrevista, o diretor aproveitou para alertar fazendeiros e criadores em relação à importância da higiene ambiental, dentro e fora das propriedades, no intuito de eliminar condições propícias a infestação por roedores – transmissores da doença. Desde 1993, ano em que o vírus foi detectado em Montana, foram registrados 36 casos da doença.
22/03/2013 – “Dia Mundial da Água”: duas mil crianças morrem diariamente de diarreia no mundo
Resumo: Na última sexta-feira (22/03), “Dia Mundial da Água”, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirmou que duas mil crianças menores de cinco anos morrem diariamente vítimas da diarreia no mundo, por conta de doenças relacionadas à água contaminada, falta de saneamento e de hábitos de higiene. A situação tem preocupado as autoridades de saúde, a medida que, em média, uma morte é registrada a cada 15 segundos – cerca de 3,5 milhões de mortes ao ano. No Brasil, das 396.048 pessoas internadas por diarreia aguda no ano de 2011, 138.447 eram crianças menores de cinco anos, o equivalente a 35% do total.
24/03/2013 – Coahuila de Zaragoza relata 19 casos de Rickettsiose (México)
Resumo: Em Coahuila de Zaragoza, estado localizado no norte do México, autoridades de saúde registraram 19 casos de Rickettsiose neste ano. De acordo com o Subsecretário de Serviços de Saúde, Jaime Pineda, foram notificados 11 casos em Saltillo, 05 em Parras de la Fuente, 01 em Acuña, 01 em Muzquiz e 01 em Arizpe. Ao todo, três pessoas morreram vítimas da doença, sendo todas moradoras de Saltillo, município que receberá a visita de Equipes do Ministério da Saúde durante a semana para intensificar as medidas de prevenção da doença.
24/03/2013 – Hospital argentino detecta bactéria (Legionella) que matou enfermeiro em seu sistema de ar condicionado
Resumo: Na última sexta-feira (22/03), autoridades de saúde argentinas confirmaram a detecção da bactéria Legionella no sistema de ar condicionado do Hospital Carmen de Areco – localizado ao sul de Buenos Aires - , onde em janeiro um enfermeiro morreu vítima da doença. A investigação detalhada foi descrita em um relatório elaborado pelo Instituto de Estudos Malbrán, o qual inclui ainda um levantamento do histórico de pacientes internados na instituição com quadro de Pneumonia Atípica Grave.
24/03/2013 – Febre Tifoide mata sete pessoas na capital do Zimbábue
Resumo: Em Harare, capital do Zimbábue, ao menos sete pessoas morreram vítimas da Febre Tifoide nos últimos cinco meses. De acordo relatório do grupo de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras”, que atua no país, desde outubro de 2011 foram registrados 6.843 casos suspeitos, 142 confirmados e sete mortes – todas a partir de novembro do ano passado. Segundo a entidade, o principal entrave enfrentado pelas estratégias de controle da doença tem sido a escassez de água potável na cidade. Para tentar amenizar a situação, pontos de tratamento e distribuição de água própria para o consumo estão sendo improvisados em pontos estratégicos da cidade, em clínicas, escolas e igrejas, dentre outros.
25/03/2013 – Hepatite A na América Central: surto acomete a costa leste de Belize
Resumo: Nas últimas três semanas, ao menos 14 pessoas foram diagnosticadas com Hepatite A em Stann Creek, distrito localizado na costa leste de Belize. O surto foi registrado em uma localidade denominada Vila Trio, onde pelo menos um caso foi confirmado laboratorialmente. Em resposta, o Ministério da Saúde elaborou uma verdadeira propaganda de prevenção, incluindo a visitação casa-a-casa por parte dos agentes de saúde, com o intuito de reforçar a importância das medidas de saneamento ambiental e adoção de boas práticas de higiene.
25/03/2013 – Raiva matou 20 pessoas em cinco anos no extremo norte da Índia
Resumo: Em “Jammu e Caxemira”, estado localizado no extremo norte da Índia, ao menos 20 pessoas morreram vítimas da Raiva nos últimos cinco anos. Segundo as autoridades de saúde locais, durante o período, mais de 80 mil agressões de animais potencialmente transmissores da doença foram notificadas aos órgãos públicos de saúde. Apenas neste primeiro trimestre de 2013, mais de 1,8 mil agressões foram contabilizadas pelo Departamento de Saúde de Jammu e Caxemira, ou seja, quase um terço do total de acidentes notificados ao longo de todo o ano passado – 5.406 agressões.
26/03/2013 – Surto de Caxumba atinge a costa oeste da Austrália
Resumo: Em Perth, capital e maior cidade do estado australiano “Austrália Ocidental”, autoridades de saúde emitiram um alerta devido a um surto de Caxumba que vem atingindo a região litorânea. De acordo com comunicado do Departamento de Saúde de Perth, pelo menos 30 casos foram confirmados desde o final de dezembro do ano passado. Ainda segundo o departamento, a maioria dos indivíduos infectados tem idade entre 20 e 30 anos, além de apresentar histórico de imunização parcial contra a doença. O comunicado aponta ainda que alguns casos evoluíram para complicações como orquite (inflamação dos testículos) e meningite (viral), necessitando de hospitalização.
26/03/2013 – Ministério da Saúde argentino confirma H1N1 um dos causadores da morte de duas enfermeiras em Carmem de Areco
Resumo: Nesta semana, o Ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, confirmou o vírus H1N1 como uma das causas da morte de duas enfermeiras em um hospital em Carmem de Areco, município localizado na província de Buenos Aires. Na semana passada, um relatório elaborado pelo Instituto de Estudos Malbrán, baseado em análises laboratoriais, já havia confirmado a bactéria Legionella pneumophila como causadora do surto. Pelo menos 12 pessoas, dentre funcionários e pacientes, desenvolveram quadros de Pneumonia Atípica Grave na unidade. A principal hipótese é de que estes patógenos tenham se disseminado pelos sistemas de ar condicionado da instituição, após terem sido introduzidos no local a partir de uma enfermeira infectada, com história de viagem para Orlando (EUA), entre os dias 20 e 30 de dezembro do ano passado.
26/03/2013 – Hantavirose na Argentina: homem de 41 anos é internado em estado grave em San Pedro
Resumo: Em San Pedro, município localizado no nordeste da Argentina – província de Buenos Aires, um homem de 41 anos foi internado em estado grave após ter sido diagnosticado com Hantavirose. “Ainda não podemos estabelecer se a infecção ocorreu na residência da vítima ou em seu local de trabalho (uma fábrica de papel)”, segundo informou o Subsecretário de Saúde de San Pedro, Mario Bernasconi. A vítima segue internada na UTI do Hospital Fiorito Avellaneda, em Buenos Aires.
26/03/2013 – Leptospirose na Argentina: jovem é internado em estado grave em Santa Fé
Resumo: Em Santa Fé, município localizado no nordeste da Argentina, um jovem foi internado em estado grave na UTI de um hospital privado em Rosário, após ter sido diagnosticado com Leptospirose. Em entrevista, o diretor do Departamento Provincial de Promoção e Prevenção à Saúde, Andrea Uboldi, afirmou que é necessário intensificar as estratégias de prevenção da doença em todo o município, incluindo as pequenas ilhas situadas ao longo do rio Paraná, as quais, segundo as investigações, eram frequentadas pelas vítimas.
26/03/2013 – A cada 21 minutos uma pessoa é diagnosticada com Malária em Antioquia (Colômbia)
Resumo: Em 2012, a cada 21 minutos uma pessoa foi diagnosticada com Malária em Antioquia, estado localizado no noroeste da Colômbia. Por outro lado, foram registrados quase 495 mil casos no período de 2000 a 2012 – média de uma notificação a cada 14 minutos, segundo relatório do Departamento de Saúde local, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP). De acordo com o porta-voz do INSP, Pablo Enrique Chaparro, são registrados anualmente, 120 mil a 140 mil casos de Malária em todo o país. Em El Bagre, município que responde pelo maior número de notificações no estado, foram registrados 14.258 casos em 2010 e 7.635 casos em 2011. Embora a mortalidade da doença tenha sofrido uma redução significativa ao longo da última década, atualmente existem mais de 18 milhões de pessoas expostas a doença em todo o país.
27/03/2013 – Síria registrou mais de 100 mil casos de Leishmaniose nos últimos dois anos
Resumo: Mais de 100 mil pessoas foram diagnosticadas com Leishmaniose na Síria desde o início da Guerra Civil, há dois anos. A notícia foi divulgada nesta semana pelo grupo de ajuda humanitária Association of Earth Doctors, que atua no país. Segundo a entidade, a situação também tem sido alvo de preocupação por parte do governo turco, uma vez que as cidades localizadas na fronteira com a Síria têm relatado um incremento considerável no número de notificações da doença nos últimos anos. Antes do conflito, o número de casos de Leishmaniose detectados na fronteira sofreu uma importante redução em virtude dos esforços em conjuntos entre as autoridades de saúde turcas e sírias. Segundo Kerem Kinik, coordenador da “Earth Doctors”, após o inícios dos conflitos, o número de médicos no país caiu drasticamente de 30 mil para 5 mil e, agravando a situação, pelo menos 57% das unidades de saúde foram danificadas durante os ataques.
27/03/2013 – Autoridades de saúde peruanas confirmam mais um óbito por Febre Amarela
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde peruanas confirmaram mais uma morte por Febre Amarela no país. O incidente ocorreu na província de Sandia, entre as cidades de Phara e Limbani, e envolveu um jovem de 27 anos que trabalhava em operações de mineração, em uma área de floresta na localidade. O óbito foi confirmado pelo chefe do Escritório de Desenvolvimento Institucional do Hospital Carlos Monge Medrano (ODI, sigla em espanhol), Percy Casaperalta Calcina. Esta foi a segunda morte por Febre Amarela registrada no Peru em 2013. No final de janeiro, um adolescente de 16 anos, morador da cidade de Coronel Portillo - província de Huanta de Ayacucho, se tornou a primeira vítima fatal da doença no ano.
27/03/2013 – Sobe para 11 o número de vítimas fatais do novo Coronavírus
Resumo: Em comunicado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a 11ª morte provocada pelo novo Coronavírus (nCoV). A vítima foi um homem de 73 anos, nacional do Emirados Árabes, que morreu na Alemanha nesta terça-feira (26/03), após ter sido transferido por ambulância aérea, desde Abu Dhabi, no último dia 19/03. Até agora, a OMS tem registro de um total de 17 casos confirmados de infecção humana pelo nCoV. Em seu comunicado, a entidade fez um apelo aos Estados Membros para estes mantenham sob forte vigilância as infecções respiratórias severas agudas e que revejam pronta e cuidadosamente qualquer padrão de adoecimento pouco habitual na população. Os Coronavírus são uma vasta família de vírus que inclui desde os que causam Gripe comum até infecções graves, como a que matou cerca de 800 pessoas na Ásia, em 2003.
28/03/2013 – Cientistas britânicos desenvolvem vacina sintética contra Febre Aftosa
Resumo: Nesta semana, cientistas britânicos anunciaram o desenvolvimento de uma vacina sintética contra a Febre Aftosa mais segura e resistente que as tradicionais. Os resultados foram descritos em um artigo e publicados na última quarta-feira (27/03) na revista científica PloS Pathogens. Segundo os pesquisadores, a nova vacina poderia ser usada como alternativa ao abate de gado, sem risco de liberação do vírus na natureza. Além de bovinos, a doença atinge ovelhas, cabras e porcos. Desenvolvida por pesquisadores das Universidades de Oxford e Reading, em parceria com dois órgãos governamentais – Institutos Pirbright e Diamond Light Source, a nova vacina deve chegar ao mercado de seis a oito anos.
28/03/2013 – Casos de Coccidioidomicose cresceram mais de 10 vezes nos Estados Unidos nos últimos anos
Resumo: Nos Estados Unidos, autoridades de saúde manifestaram preocupação com o aumento do número de casos de Coccidioidomicose no país, nos últimos anos. Segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), entre os anos de 1998 e 2011, a incidência do agravo aumentou até 10 vezes em algumas regiões do país. Em comunicado, a entidade revelou que, apenas em cinco estados (Arizona, Califórnia, Nevada, Novo México e Utah), o número de notificações passou de 2.265 em 1998 para mais de 22 mil em 2011. “Os profissionais de saúde devem estar atentos a esta infecção cada vez mais comum no país, sobretudo, em indivíduos com sintomas semelhantes à Gripe ou à Pneumonia, que vivem ou estiveram em áreas endêmicas”, salientou o órgão. Complementando, o CDC lembrou que, em média, 40% dos infectados pelo Coccidioides immitis, fungo causador da doença, acabam necessitando de hospitalização, o que gera um custo de 50 mil dólares por estadia.
28/03/2013 – Mulher de 50 anos morre por Hantavirose em Ulysses (Estados Unidos)
Resumo: Em Ulysses, condado localizado no estado norte-americano de Nova Iorque, uma mulher morreu vítima de Hantavirose na semana passada. A vítima tinha 50 anos, trabalhava como prostituta e morava em Oklahoma - sul do país. Segundo as investigações, ela teria sido infectada em Ulysses, durante uma viagem de visita a seus pais. Uma vez instalada a Síndrome Pulmonar por Hantavirose (SPH), a piora do quadro culminou com o óbito quatro dias após o início dos sintomas, segundo informou o Drº Hubert C. Peterson, médico legista do Departamento Estadual de Saúde. Este foi o primeiro caso de Hantavirose notificado neste ano em Ulysses.
28/03/2013 – Surto de Meningite Fúngica associado ao uso de medicamento completa seis meses nos EUA
Resumo: Recentemente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) divulgou um balanço do surto de Meningite Fúngica associado ao uso de medicamento nos Estados Unidos. Seis meses após a detecção dos primeiros casos, foram registradas 720 notificações, incluindo 48 mortes. Estima-se que 14 mil pessoas tenham sido expostas ao patógeno em 23 estados, após fazer uso do medicamento Acetato de Metilprednisolona (MPA), fabricado pelo laboratório New England Compounding Center® (NECC), com sede em Massachussetts. Na ocasião, inspeções sanitárias identificaram condições inapropriadas de produção do medicamento, cujos lotes estavam contaminados por fungos do gênero Aspergillus spp.. Nesta semana, o CDC emitiu um alerta destinado à profissionais de saúde de todo o país para que estes se mantenham vigilantes quanto à ocorrência de novos casos. “Estamos vendo alguns pacientes com período de incubação muito longo”, afirmou o Drº Tom Chiller, chefe do Departamento de Epidemiologia do CDC.
28/03/2013 – Cresce o número de casos de Sarampo na Geórgia
Resumo: Na Geórgia, país localizado no leste europeu, autoridades de saúde lançaram um alerta diante do aumento do número de casos de Sarampo nas últimas semanas. Além o crescimento vertiginoso, o aumento da gravidade dos casos também tem preocupado as autoridades sanitárias locais. Apenas neste ano, pelo menos 142 dos 403 casos notificados necessitaram de hospitalização, segundo informou o Centro Nacional de Controle de Doenças e Saúde Pública. Neste ano, o principal grupo atingido corresponde ao dos indivíduos inseridos na faixa etária de 20 a 29 anos, totalizando 162 casos. Todavia, a doença também foi diagnosticada em 22 lactentes.
28/03/2013 – Surto de Caxumba se espalha pela Universidade de Richmond (Virgínia – EUA)
Resumo: Pelo menos 15 estudantes da Universidade de Richmond – localizada na Virgínia, nos Estados Unidos - tiveram diagnóstico confirmado de Caxumba, segundo informaram as autoridades de saúde locais. Além disso, outros 38 casos suspeitos estão sendo investigados. Conforme informado pelo chefe do Departamento Estadual de Saúde, Drº Partham Jaberi, um comunicado foi divulgado por e-mail entre alunos e funcionários da instituição alertam acerca das características e medidas de prevenção e controle da doença. Em Richmond, assim como na maioria das universidades norte-americanas, a apresentação da caderneta vacinal atualizada é pré-requisito para efetivar a matrícula na instituição.
28/03/2013 – Autoridades de saúde caribenhas investigam surto de diarreia aguda nas ilhas Turcas e Caicos
Resumo: Na última quarta-feira (27/03), o Ministério da Saúde das Ilhas Turcas e Caicos confirmou a investigação de um surto de diarreia aguda que tem se espalhado pelo arquipélago nas últimas semanas. Até o momento, 74 casos foram detectados, a maioria – mais de dois terços – registrados entre frequentadores de um famoso restaurante na localidade de Grand Turk. Em entrevista, o Ministro da Saúde, Rufus Ewing, afirmou que, até agora, nenhuma fonte de contaminação foi identificada. Amostras de fezes das vítimas foram coletadas e enviadas ao laboratório da Agência de Saúde Pública do Caribe (CARPHA), referência na região.
28/03/2013 – Sul da Rússia tem 19 casos confirmados de Sarampo
Resumo: Na República de Daguestão, divisão da Federação Russa localizada no sul do país, autoridades de saúde confirmaram 19 casos de Sarampo neste ano. Segundo fontes oficiais, a maioria dos casos foram registrados nas regiões de Tabasaransky e Derbent, que juntas respondem por 68% das notificações registradas na república. Além disso, a faixa etária mais atingida corresponde a de jovens entre 20 e 29 anos, totalizando 70,5% das notificações. Em resposta, autoridades de saúde locais anunciaram a criação de um “Plano Operacional de Prevenção e Controle da Doença”.
28/03/2013 – Governo mexicano confirma morte por H1N1 em Aguascalientes
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde mexicanas confirmaram a primeira morte do ano provocada pelo vírus H1N1 em Aguascalientes, estado localizado na região central do país. A vítima era um rapaz de 37 anos que havia falecido em fevereiro deste ano no Hospital Geral de Aguascalientes. Todavia, o resultado dos exames laboratoriais dos da vítima foram divulgados somente nesta semana, o que motivou protestos contra as autoridades públicas de saúde mexicanas. Através de uma comunicado geral, o Instituto Nacional de Segurança Social pediu a população que redobre as medidas de prevenção e controle da doença.
28/03/2013 – Costa Rica tem maior incidência de Dengue em uma década
Resumo: Segundo informações da Caixa Costarriquense de Seguro Social (CCSS), foram registrados 5.615 casos de Dengue neste ano, o que representa a maior incidência da doença no país em uma década. Através de uma nota divulgada à imprensa, a Vigilância Epidemiológica da CCSS informou que a situação da doença no país é preocupante, uma vez que a quantidade de casos quadruplicou este ano em relação ao mesmo período de 2012, quando foram notificadas 1.437 ocorrências. Em 2011, foram 1.158 casos. A Costa Rica tem uma população de 4,74 milhões de habitantes, distribuídos em uma área correspondente à 51.100 Km2.
28/03/2013 – Inspetores de Saúde investigam 09 casos de gastroenterite por E. coli O157 no Havaí (EUA)
Resumo: No Havaí, inspetores de saúde norte-americanos estão investigando um surto de gastroenterite por E. coli O157 que, desde fevereiro, vem atingindo a ilha de Oahu, segundo informou a porta-voz do Departamento de Saúde local, Janice Okubo. Ao todo, foram notificados nove casos. Na investigação, bares, restaurantes e mercearias frequentados pelas vítimas estão sendo inspecionados, no intuito de averiguar uma possível fonte comum de contaminação. Dentre as vítimas, estão seis crianças menores de 10 anos, das quais quatro foram hospitalizadas. O atual surto foi provocado por uma cepa bacteriana inédita na ilha, conforme ressaltou Okubo.
29/03/2013 – Mato Grosso registrou quatro mortes por Meningite nos três primeiros meses deste ano
Resumo: Em Mato Grosso, quatro pessoas morreram vítimas de Meningite nos três primeiros meses do ano, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado. Os óbitos foram registrados nos municípios de Cuiabá, Sorriso e Nova Mutum. A última vítima fatal foi um adolescente de 15 anos morador de Cuiabá. Até o final do mês passado, já haviam sido confirmados 12 casos em todo o Estado.
30/03/2013 – Homem de 33 anos morre com Febre de Lassa no sul da Nigéria
Resumo: Em Port Harcourt, cidade localizada no sul da Nigéria, um homem de 33 anos morreu vítima de Febre de Lassa. De acordo com o Comissário Estadual de Saúde, Sampson Parker, a vítima estava internada em estado grave no Hospital Universitário de Port Harcourt, onde havia recebido a confirmação laboratorial da doença há alguns dias. Em resposta, o governo do Estado de Rivers, onde se localiza Port Harcourt, intensificou as estratégias de monitoramento e controle dos casos nas regiões mais vulneráveis, acrescentou o comissário. A Febre de Lassa é uma doença viral aguda hemorrágica, descrita pela primeira vez em 1969 na cidade de Lassa (também na Nigéria) cujo agente etiológico é o vírus Lassa, uma espécie de Arena vírus. É transmitida aos seres humanos a partir do contato com alimentos e utensílios domésticos contaminados com excrementos de roedores.
31/03/2013 – Costa Leste da China registra duas mortes por vírus H7N9 (Influenza Aviária)
Resumo: Em Xangai, metrópole localizada na costa leste da China, autoridades de saúde confirmaram a ocorrência de duas mortes ocasionadas pelo vírus H7N9, o mesmo que causa a Influenza em Aves. Segundo nota divulgada pela Comissão de Planejamento Familiar e Saúde Nacional da China, as vítimas foram identificadas como um homem de 87 anos, falecido em 04 de março, e outro de 27 anos, que morreu no dia 10/03. Uma terceira vítima, uma mulher de 53 anos, também teve a doença confirmada e está internada em estado grave na cidade de Chuzhou. Previamente, todas as vítimas tinham entrado em contato umas com as outras. Na investigação, estão sendo monitorados 88 contactantes das vítimas, dos quais, até agora, nenhum desenvolveu a doença.
31/03/2013 – Crianças podem ter sido contaminadas por HIV e Hepatite em consultório de dentista em Oklahoma (EUA)
Resumo: Diversas crianças estão entre as mais de 7 mil pessoas que podem ter sido infectadas pelos vírus HIV e das Hepatites em um consultório de dentista de Oklahoma – estado localizado no sul dos Estados Unidos. No local, foram identificados procedimentos de esterilização realizados de maneira imprópria e instrumentos enferrujados. No consultório, ampolas e agulhas eram utilizados diversas vezes em pacientes diferentes, oferecendo sérios riscos à saúde, conforme declarou Susan Rogers, diretora-executiva do Conselho de Odontologia. Segundo informou a agência de notícias EUA ABC News, o governo está oferecendo testes gratuitos de HIV e Hepatites para as crianças expostas, assim como para os demais pacientes. Centenas de pessoas passaram por centros médicos de Oklahoma neste sábado (30/03) para realizar os exames.
31/03/2013 – Bolívia registra quatro casos de Raiva Canina em Cochabamba
Resumo: Em Cochabamba, município localizado no Centro-Oeste da Bolívia, autoridades de saúde registraram quatro casos de Raiva Canina neste ano De acordo com o epidemiologista-chefe do Serviço Departamental de Saúde (SEDE, sigla em espanhol), Arturo Quiñones, também foram registrados 23 casos de agressão por cães e gatos no município. O gestor acrescentou que, desde o início do ano, houve um reforço nas estratégias de monitoramento dos casos suspeitos. Por outro lado, o Ministério da Saúde está enviando treinadas para realizar o recolhimento de animais “soltos na rua”. Além disso, uma Campanha Nacional de Vacinação contra à Raiva Animal está sendo programada para junho, segundo informações do próprio ministério.
01/04/2013 – Governo russo afirma que cheias no país serão mais severas neste ano
Resumo: No decorrer da semana, o Ministério das Situações de Emergência da Rússia comunicou que as cheias no país deverão ser mais severas neste ano. De acordo com a nota, 16 regiões do país podem ficar em zona de risco devido a um degelo intenso. Em Rostov – oeste do país, mais de duas mil casas foram parcialmente inundadas e, segundo estimativas preliminares, os danos ultrapassam 400 milhões de rublos - moeda local. Já na Região de Orenburgo – sudoeste do país, as inundações isolaram seis povoados, cujo acesso tem sido realizado apenas por barco. Para piorar a situação, há ainda o risco iminente de inundação de 22 cemitérios de animais mortos por Antraz, assim como polígonos de armazenamento de resíduos industriais e sólidos.
01/04/2013 – Ministério da Saúde do Zimbábue confirma duas mortes por suspeita de Raiva
Resumo: No início da semana, o Ministério da Saúde do Zimbábue divulgou um relatório confirmando a ocorrência de duas mortes suspeitas de Raiva. Além disso, foram registrados, em todo o país, pelo menos 397 casos de agressões por cães em apenas uma semana – entre os dias 11 e 17 de março. Segundo o levantamento, a maioria dos animais agressores (374) apresentavam situação vacinal desconhecida. Complementando, o texto aponta que a maioria das agressões ocorreram na província de Manicaland (84 casos), seguido de Midlands (60 casos). Desde o início do ano, quatro pessoas morreram vítimas da doença. Além disso, foram registrados 4.890 casos de agressões por cães. Em 2012, 11 pessoas morreram em decorrência da Raiva e mais de 17.450 foram agredidas por cães no Zimbábue.
01/04/2013 – Casos de Leptospirose caem 23,6% na Região do ABC Paulista nos últimos dois anos
Resumo: De acordo com informações do Centro de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CVE-SP), o número de casos de Leptospirose teve uma redução de 23,6% na Região do ABC Paulista, entre 2011 e 2012. Em 2011, 55 moradores das sete cidades foram diagnosticados com a doença, ao passo no ano passado, este número chegou a 42. Durante o período, o número de mortes caiu de 07 para 04. Na região, a cidade que mais teve pessoas contaminadas no ano passado foi São Bernardo. Dos 16 casos confirmados, houve apenas uma vítima fatal. Neste ano, foram registrados quatro casos de Leptospirose na cidade, incluindo uma morte.
02/04/2013 – MS colombiana institui quarentena em presídio após provável surto de Meningite
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde colombiano determinou o estabelecimento de quarentena em uma penitenciária de Barrancabermeja – província de Santander, norte do país – após a detecção de um provável surto de Meningite. A informação foi divulgada pela Coordenadora de Vigilância em Saúde do ministério, Leída Moreno Mármol, a qual afirmou que medidas preventivas já estão sendo adotadas no estabelecimento prisional. Para evitar uma possível propagação da doença para além dos limites da prisão, várias audiências de presos que aconteceriam nesta semana foram remarcadas. Pelo menos seis detentos estão “hospitalizados” em enfermarias isoladas da carceragem com suspeita da doença. Laudos das amostras encaminhadas para análise laboratorial ainda estão sendo aguardados.
02/04/2013 – China confirma mais quatro casos de infecção humana por vírus causador da Gripe Aviária (H7N9)
Resumo: Nesta terça-feira (02/04), o governo da China confirmou a ocorrência de mais quatro casos de infecção humana pelo vírus Influenza H7N9, causador da Gripe Aviária. No último fim de semana, as autoridades de saúde chinesas já haviam confirmado três casos da doença, incluindo duas mortes e um paciente em estado grave. Segundo noticiou a agência France Presse, citando autoridades sanitárias do país, desta vez as vítimas foram três mulheres e um homem em quatro cidades da província de Jiangsu – leste do país, próximas a Xangai, onde foram registrados os dois óbitos associados à cepa viral.
02/04/2013 – Surto de HFMD atinge escola primária no sul do Vietnã
Resumo: No início da semana, o Departamento de Medicina Preventiva do Vietnã confirmou a detecção de um surto de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) na escola primária Hoa Binh Lan, localizada na cidade de Ho Chi Minh (Saigon). Segundo a nota divulgada, ao menos 10 crianças foram infectadas, das quais uma encontra-se internada em estado grave. Desde o início da semana passada, foram notificados 156 casos da doença na cidade. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhadas por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo Vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
02/04/2013 – Nordeste da Nigéria registrou 176 casos de Sarampo nos últimos três meses
Resumo: De acordo com uma nota divulgada pelo Ministério da Saúde da Nigéria, foram registrados 176 casos de Sarampo no estado de Gombe – nordeste do país -, nos últimos três meses. Conforme relatou o Drº Josué Abubakar, chefe do Serviço Estadual de Epidemiologia, pelo menos 10 casos já foram confirmados por exames laboratoriais. Além disso, foram detectados casos da doença nos quatro distritos do estado – Gombe, Balanga, Dukku e Nafada. Para o gestor, a elevada incidência da doença no estado está diretamente relacionada a baixa cobertura vacinal. Por outro lado, Abubakar elogiou o trabalho desenvolvido por entidades de ajuda humanitária que atuam na região, dentre as quais o UNICEF, desenvolvendo ações de prevenção e controle do agravo.
02/04/2013 – OMS lança novo “Plano Operacional” para tentar erradicar a Poliomielite até 2018
Resumo: Nesta semana, o conselho deliberativo da Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou um novo “Plano Operacional” para tentar erradicar a Poliomielite no mundo até 2018. A estratégia foi anunciada em Washington (EUA), na sede da Fundação Bill e Melinda Gates, e leva em consideração o reforço na segurança dos vacinadores, que precisam enfrentar a violência em alguns países, como Nigéria e Paquistão, para implementar as estratégias de prevenção. A nova proposta prevê ainda um investimento de cinco bilhões de dólares, estimado pelo Gpeis (Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio), necessários para os próximos seis anos para subsidiar as ações destinadas à erradicação da doença no mundo. No ano passado, foram registrados 223 casos de Pólio no mundo, ou seja, bem abaixo dos 650 casos detectados no ano anterior.
03/04/2013 – Ministério da Saúde do Camboja confirma décimo caso de infecção humana por vírus H5N1 (Influenza Aviária)
Resumo: Nesta quarta-feira (03/04), o Ministério da Saúde do Camboja confirmou a décima vítima infectada pelo Vírus Influenza H5N1, causador da Gripe Aviária. A vítima é um menino de seis anos, morador da província de Kampot – extremo sul do país. Segundo o comunicado, a crianças segue internada no Hospital Kantha Bopha, localizado na cidade de Phnom Penh, com quadro de Pneumonia Grave. A confirmação do vírus foi atestada mediante laudo do Instituto Pasteur de Virologia, laboratório de referência no país, conforme apontou o vice-diretor do Hospital Kantha Bopha, Drº Denis Laurent. A doença tem sido alvo de grande preocupação por parte das autoridades de saúde no mundo, sobretudo, em virtude de sua alta letalidade. No país, das dez pessoas detectadas com o vírus neste ano, oito morreram. Este tem sido considerado o ano mais crítico em relação ao agravo, desde que o vírus foi detectado pela primeira vez no país, em 2004. Desde então, foram identificados 31 casos humanos no país, dos quais 27 resultaram em mortes.
03/04/2013 – Tasmânia tem surto de gastroenterite associado ao consumo de ostras contaminadas (Austrália)
Resumo: Na Tasmânia, ilha localizada no sul da Austrália, o feriado de Páscoa foi marcado por um surto de gastroenterite associado ao consumo de ostras contaminadas. Na ocasião, mais de 60 casos foram relatados em diversos distritos da ilha, segundo informou o diretor do Departamento de Saúde Pública da Tasmânia, Drº Roscoe Taylor. Todavia, outros estados australianos, onde era comercializado o produto, também detectaram casos da doença. Somente em Melbourne, ao menos 20 pessoas procuraram atendimento médico com sinais e sintomas de intoxicação alimentar após ingerir o produto. Paralelamente, o Departamento Nacional de Saúde determinou a suspensão da venda e recolhimento das ostras contaminadas produzidas pela empresa alimentícia Barilla Bay Seafoods. Amostras do alimento foram encaminhadas para análise laboratorial à fim de determinar qual patógeno foi responsável pelo surto.
04/04/2013 – Surto de Malária no noroeste de Honduras
Resumo: Recentemente, um surto de Malária foi notificado em Cortés, município localizado no noroeste de Honduras. Segundo a diretora do Departamento Municipal de Epidemiologia, Delia Terceiro, foram registrados oito casos da doença, sendo seis na comunidade de Cieneguita e outros dois em La Roca. As vítimas foram prontamente tratadas em unidades de saúde da região e equipes de saúde locais percorreram as comunidades atingidas realizando ações de controle vetorial, busca ativa de casos suspeitos e orientação aos moradores. Ainda segundo a gestora, o surto está aparentemente controlado e nenhum óbito foi registrado.
04/04/2013 – Menino de 13 anos morre em Reserva Extrativista do Pará após ser picado por um escorpião
Resumo: Nesta quinta-feira (04/04), um menino de 13 anos morreu na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, em Altamira – município localizado no oeste do Estado do Pará, após ter sido picado por um escorpião. Segundo autoridades de saúde locais, a criança morreu após ter ficado pelo menos sete horas sem receber atendimento. Minutos antes do acidente, um irmão da vítima havia sido picado por uma cobra, mas foi resgatado de helicóptero 22 horas depois e sobreviveu. Nos últimos dois anos, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram construídas na região, sendo uma delas dentro da reserva. De acordo com a procuradora do Ministério Público Federal (MPF) em Altamira, Thais Santi, a morte do menino e a demora no resgate ilustram “a ausência de prestação de serviços públicos” às cerca de 2 mil pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas na Terra do Meio, região cercada por Terras Indígenas e com área equivalente a um terço do Estado de São Paulo.
04/04/2013 – Casos de Sarampo aumentam na costa leste da Inglaterra
Resumo: Em Durham, condado localizado na costa leste da Inglaterra, autoridades de saúde lançaram um alerta frente ao aumento do número de casos de Sarampo, verificado desde o final do terceiro trimestre do ano passado. Segundo dados divulgados pelo Instituto de Saúde Pública da Inglaterra (PHE, sigla em inglês), órgão ligado ao governo, foram registrados 200 casos confirmados e 176 suspeitos, a partir de setembro do ano passado. Segundo o comunicado, a maioria dos casos foi detectada nas localidades de Teesside, em Darlington. Além disso, pessoas com idade entre 10 e 19 anos continuam a ser os mais afetados, respondendo por 39% dos casos.
04/04/2013 – Melgar realiza campanha de vacinação contra Febre Amarela após registro de mortes em Puno (Peru)
Resumo: Em Melgar, província localizada no sudeste do Peru, autoridades de saúde anunciaram uma Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela após o registro de duas mortes provocadas pela doença na Região de Puno. Neste ano, as vítimas foram um minerador de 27 anos, que trabalhava em uma área florestal na província de Sandia, e um adolescente de 16 anos morador da cidade de Coronel Portillo - província de Huanta de Ayacucho. Pelo menos 05 mil doses de vacina foram disponibilizadas para a campanha, as quais serão distribuídas nos vários centros de saúde nos municípios de Phara, Cruzeiro e Limbari, dentre outros.
04/04/2013 – Surto de Influenza H7N1 deixa criadores de avestruz em alerta na Cidade do Cabo (África do Sul)
Resumo: Em Cidade do Cabo, município metropolitano localizado no sul da África do Sul, um surto de Gripe Aviária por vírus H7N1 tem deixado em alerta criadores e autoridades sanitárias locais. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Gerrit Van Rensburg, o surto foi detectado na última terça-feira (09/04), em uma fazenda de criação de avestruz nas proximidades de Oudtshoorn. Conforme destacou Rensburg, amostras colhidas de aves infectadas testaram positivo para a cepa viral, cuja patogenicidade ainda é desconhecida. Como medida de precaução, o governo local determinou a suspensão do comércio de aves num raio de 03 km do local onde o surto foi detectado. Além disso, todas as propriedades onde há criação de aves foram colocadas temporariamente em quarentena. Até o momento, “nenhum caso de infecção humana foi relatado”, complementou Rensburg.
05/04/2013 – Menino de oito anos morre com suspeita de Meningite em Viana (ES)
Resumo: Em Viana, município localizado na Região Metropolitana do Espírito Santo, um menino de oito anos morreu na última quarta-feira (03/04) com suspeita de Meningite. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o padrasto e uma tia da criança foram internados na sexta-feira (05/04) também com suspeita da doença. Para tentar prevenir a ocorrência de novos casos, a prefeitura suspendeu as aulas na escola onde o menino estudava e fechou o Pronto Atendimento (PA) de Viana, onde a família foi atendida. Segundo a mãe da vítima, os sintomas começaram na última terça-feira (02/04) com dores de cabeça, na nuca e febre. Ele foi levado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Infantil de Vitória, onde veio a falecer. O padrasto do menino segue internado em estado grave em um hospital particular de Vila Velha (ES).
06/04/2013 – Paraguai já registra mais de 55,8 mil casos de Dengue neste ano
Resumo: Segundo informações do Ministério da Saúde do Paraguai, foram registrados 55.831 casos de Dengue em todo o país, desde o início do ano. De fato, este número já representa quase o dobro do total de notificações registradas durante todo o ano passado. Além disso, 41 pessoas morreram em virtude da doença, neste ano. Todavia, este número ainda pode aumentar consideravelmente nas próximas semanas, uma vez que, atualmente, existem 886 pessoas internadas em estado grave, com a doença, nas UTIs espalhadas pelo país. Em 2012, foram notificados 30.823 casos (confirmados) em todo o país, incluindo 70 mortes.
06/04/2013 – Hospital Municipal no noroeste de Angola notifica casos de Malária, Diarreia Aguda e SRA em crianças
Resumo: Em Bengo, província localizada no noroeste de Angola, pelo menos 3.789 crianças foram atendidas no Hospital Municipal, no primeiro trimestre deste ano. Em entrevista concedida no último sábado à agência de notícias Angop, o diretor geral da instituição, Antônio da Costa afirmou que 1.561 crianças foram diagnosticadas com Malária, 473 com Diarreia Aguda e 105 com Doenças Respiratórias Agudas. O Hospital Municipal de Bengo é o principal centro de atendimento infantil na região, a qual ainda conta 26 Unidades de Atenção à Saúde.
06/04/2013 – Surto de Gripe A (H7N9) faz china interditar mercados de aves
Resumo: O atual surto de Gripe A causado pela cepa viral H7N9 levou as autoridades de saúde chinesas a suspender o comércio em mercados de carne de aves no sudeste do país. Após a interdição do mercado de Huhuai, em Xangai, o governo determinou, no último sábado, a proibição do comércio nos mercados de Hangzhou. Além disso, as autoridades chinesas determinaram o abate de mais de 20 mil aves de uma zona de comércio em Xangai. Até o momento, foram detectados 16 casos da doença, incluindo seis mortes, nas províncias de Jiangsu e Zhejiang.
06/04/2013 – Criança de dois meses morre vítima de Coqueluche na Bolívia
Resumo: Em Cochabamba, município localizado no Centro-Oeste da Bolívia, autoridades de saúde anunciaram a morte de uma menina de 02 meses vítima de Coqueluche. Segundo informações fornecidas pelo chefe do Departamento de Epidemiologia de Serviços de Saúde (Sede), Arturo Quiñones, outra criança de dois meses foi diagnosticada com a doença e segue internada em uma UTI Pediátrica na região. No mês passado, quatro casos suspeitos já haviam sido notificados no município. De acordo com as investigações, a vítima morava no bairro Cercado e ainda não havia sido vacinada. Em resposta, equipes da Sede realizaram ações de bloqueio vacinal nos arredores do local onde as vítimas moravam, sobretudo, oferecendo reforço às crianças na faixa etária de 18 meses a quatro anos.
07/04/2013 – Noroeste do Peru confirma 66 casos de Leptospirose
Resumo: Em Mariscal Cáceres, província localizada no noroeste do Peru, pelo menos 66 casos de Leptospirose foram confirmados neste ano. Além disso, as autoridades de saúde locais estão investigando outros 380 moradores com suspeita da doença. Até o momento, duas mortes foram registradas na cidade de Juanjui, em Marisca Cáceres. Após declarar estado de emergência, o prefeito da cidade, Renan Saavedra, chegou a capital Lima para solicitar ajuda junto ao Ministério da Saúde, tendo em vista o aumento do número de casos da doença nos últimos 15 dias. Segundo o prefeito, a situação foi agravada neste período devido à chegada do período de chuvas na Região de San Martín, onde a província se localizada.
08/04/2013 – DNDI afirma que “Doenças Negligenciadas” também são graves problemas de saúde pública em países ricos
Resumo: Atualmente, “Doenças Negligenciadas” como Mal de Chagas, Malária e Leishmaniose não estão restritas apenas aos países pobres. Nos últimos anos, vários países desenvolvidos têm travado uma verdadeira batalha contra estes agravos, segundo alertou o economista Eric Stobbaerts, diretor executivo para a América Latina da “Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDI, sigla em inglês)”. A entidade foi criada em 2003 com o objetivo de dar resposta a um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais que atuam na organização do grupo de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras”: os tratamentos pouco eficientes ou inexistentes para doença que não atraem investimentos da indústria farmacêutica, isto é, as chamadas “Doenças Negligenciadas”. Em relação ao Mal de Chagas, por exemplo, há registros de casos no México, Canadá, Europa, Japão e Estados Unidos, este último o sétimo país do mundo mais atingido em número de casos.
08/04/2013 – EUA detecta primeiro caso do ano de infecção por Vírus do Nilo Ocidental no Mississippi
Resumo: Nos Estados Unidos, o Departamento Estadual de Saúde do Mississippi confirmou o primeiro caso do ano de infecção humana por Vírus do Oeste do Nilo (WNV, sigla em inglês). A notificação ocorreu no condado de Madison, localizado no estado do Mississippi, onde no ano passado foram registrados 247 casos, incluindo cinco mortes. Embora o aumento do número de casos ocorra anualmente entre os meses de julho e setembro, uma parcela importante destas notificações tem sido relatada no início do ano, segundo destacou o chefe do Departamento Estadual de Epidemiologia, Paul Byers.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930