Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

29/04/2012 – Consumo de água contaminada provoca 231 casos de Cólera em Santiago (República Dominicana)
Resumo: O Ministério de Saúde Pública da República Dominicana confirmou a ocorrência de 231 casos de Cólera na província de Santiago. De acordo com as autoridades sanitárias locais, a disseminação da doença está associada ao consumo de água contaminada. O rompimento nas redes de abastecimento devido às fortes chuvas que afetaram a região favoreceram sobremaneira a contaminação da água.
30/04/2012 – Surto de Gastroenterite em Kampong Speu (Camboja)
Resumo: Um surto de gastroenterite envolvendo 140 pessoas foi registrado na província de Kampong Speu, no Camboja. Os indivíduos doentes desenvolveram sintomas de cólicas, náuseas, vômitos e diarreia horas depois de participarem de uma cerimônia de casamento. A principal suspeita é de contaminação dos vegetais utilizados para o preparo da salada servida no evento, no entanto, as investigações ainda estão sendo realizadas.
30/04/2012 – Surto de Gastroenterite em Son La (Vietnã)
Resumo: Quase 300 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de gastroenterite horas depois de participar de uma festa de casamento na aldeia de Hun, localizada na província de Son La, no Vietnã. Cerca de 100 pessoas permanecem internadas em estado grave, muitas delas com história de convulsão durante a fase aguda da doença. O Departamento de Saúde provincial está investigando a origem da contaminação.
30/04/2012 – Rio Grande do Sul enfrenta segundo maior surto de Raiva bovina ao longo de sua história
Resumo: O Rio Grande do Sul (RS) enfrenta o segundo pior surto de Raiva bovina ao longo de sua história. No primeiro trimestre deste ano, 23 focos foram detectados em 12 municípios da região sul, segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura. Estima-se que aproximadamente 1.400 animais tenham morrido em consequência da doença, transmitida por morcegos hematófagos. No ano passado, foram registrados 48 focos da doença. Em virtude da situação, a Secretaria intensificou a revisão dos refúgios, a captura e o combate aos morcegos transmissores. Somente em março deste ano, foram capturados 1.072 morcegos. O raio de atuação onde há registros de focos também foi ampliado de 12 para 20 km. Desde a década de 80, quando a doença se espalhou pelo estado, não se registrava um aumento de casos tão significativo no RS.
30/04/2012 – Hantavirose nas Américas: Chile e Estados Unidos em alerta
Resumo: Este ano, a Hantavirose continua sendo um dos principais desafios para as autoridades públicas de saúde nas Américas. Em Los Ríos, uma das 15 regiões administrativas do Chile, foram confirmados quatro casos da doença. Nos Estados Unidos, o Departamento de Saúde Pública e Serviços Humanos do estado de Montana confirmou a detecção de três casos da doença este ano, elevando para 35 o número de casos registrados desde 1993, quando a doença surgiu na região. Além disso, um dos indivíduos acometidos, morador do condado de Cascade, desenvolveu a Síndrome Pulmonar por Hantavirose, uma complicação rara da doença, porém com uma taxa de letalidade elevada – em torno de 36%. No Colorado, estado situado na região norte do país, autoridades sanitárias locais relataram a ocorrência de três casos da doença, o que preocupa devido a elevação da taxa de infestação de roedores observada nos últimos anos.
30/04/2012 – Raiva Humana no Canadá: caso importado da República Dominicana
Resumo: Um homem de 41 anos está sendo tratado como o primeiro caso de Raiva em Toronto nos últimos 80 anos, desde que a doença foi registrada pela última vez na cidade. No entanto, o homem tem história de viagem recente para a República Dominicana, onde passou quatro meses trabalhando como garçom. Amostras laboratoriais confirmaram a presença do vírus. O último caso de Raiva em Toronto havia sido registrado em 1931, quando uma menina de três anos morreu após contrair o vírus. Nos últimos 12 anos, foram detectados três casos de Raiva no Canadá, cujas vítimas foram mordidas por morcegos infectados.
30/04/2012 – Surto de Influenza Aviária no noroeste da China: mais de 95.000 frangos abatidos
Resumo: O Ministério da Agricultura chinês relatou o abate de pelo menos 95.000 frangos na região de Nigxia Hui, após a ocorrência de um surto de Influenza Aviária no município de Touying. A ação foi desencadeada depois que mais de 23.000 galinhas desenvolveram os sintomas da doença. A China é considerada um dos países de maior risco para epidemias de Gripe Aviária, a medida em que contempla a maior população mundial de frangos e galinhas em uma extensa área rural e, sobretudo, em contato direto com seres humanos. Em janeiro deste ano, um homem morreu após contrair o vírus causador da influenza em aves (H5N1), na província de Guizhou, localizada no sudoeste do país.
30/04/2012 – Surto de Gastroenterite por Salmonela entre trabalhadores de uma plataforma marítima na Austrália
Resumo: Na Austrália, um surto de gastroenterite por Salmonela foi registrado entre trabalhadores de uma plataforma marítima no estreito de Bass, localizado entre o sul do país e a ilha da Tasmânia. Na ocasião, 36 dos 200 trabalhadores que participam de um projeto de produção de gás foram acometidos por sintomas de cólicas, náuseas, vômitos e diarreia. A fonte de contaminação está sendo investigada pelas autoridades sanitárias locais.
30/04/2012 – Aumenta a incidência de Coqueluche no oeste da Austrália
Resumo: O Departamento de Saúde australiano registrou um aumento significativo na incidência de Coqueluche no estado de Western Australia (WA). Até o momento, foram registrados mais de 1.500 casos, o que é três vezes maior que o número de casos registrados no mesmo período do ano passado. Foram notificados 1.505 casos no primeiro trimestre deste ano, o que representa 1.000 casos a mais em relação ao primeiro trimestre do ano passado e, quase 1.400 casos a mais em relação à 2010. Além disso, foram registrados 4.019 casos ao longo do ano passado, ou seja, o dobro do valor registrado em 2004, ano em que foi registrada a última epidemia de Coqueluche em WA.
30/04/2012 – Coqueluche nos Estados Unidos: quatro estados em alerta (Wisconsin, Montana, Carolina do Norte e Flórida)
Resumo: A Coqueluche continua a ser um dos principais problemas de saúde nos Estados Unidos. Autoridades sanitárias de quatro estados norte-americanos emitiram um alerta frente o aumento na incidência da doença. Em Wisconsin, uma verdadeira batalha está sendo travada para conter a propagação da doença, sobretudo, entre crianças em creches e escolas primárias. No estado, o que se observa é um aumento considerável em relação ao número de casos esperado nesta época do ano. No condado de Ravally, no estado de Montana, foram detectados 15 casos da doença somente na última semana, sendo apenas um adulto. Já no estado da Carolina do Norte, diversos condados registraram aumento significativo na incidência da doença, neste ano. No condado de Randolph, foram registrados 15 casos de Coqueluche, dos quais muitos mantém vínculo epidemiológico com os 129 casos registrados no condado de Alamance. No condado de Guilford, foram detectados cinco casos. No estado da Flórida, quatro casos da doença foram registrados no condado de Broward, sendo três crianças e um adulto. Desde o início do ano, vários condados da Flórida relataram aumento inesperado no número de casos da doença nesta época do ano.
30/04/2012 – Febre Q em caprinos na Holanda
Resumo: Na Holanda, o Ministério da Agricultura detectou o primeiro caso do ano de Febre Q em caprinos. A bactéria causadora foi isolada em amostras de leite de uma fazenda no município de Hoogeveen. Exames de rotina em leite de cabras são realizados a cada quatro semanas na região. A fazenda possui cerca de 100 cabras e ovelhas, as quais estão sendo colocadas em quarentena. Desde que um grave surto da doença foi identificado em abril do ano passado, tem sido obrigatória a vacinação de ovinos e caprinos contra a bactéria Coxiella burnetti no país. Segundo dados oficiais, 35 pessoas morreram em consequência da Febre Q até hoje na Holanda.
30/04/2012 – Confirmado segundo óbito por Febre Maculosa no município de Assis-SP
Resumo: O laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou a segunda morte por Febre Maculosa no município de Assis, em São Paulo. Um jovem de 22 anos morreu 15 dias após iniciar os sintomas da doença. De acordo com parentes da vítima, o jovem frequentava um sítio da família na zona rural de Paraguaçu Paulista, onde comumente são vistas capivaras, animais hospedeiros do carrapato estrela, transmissor da doença. Em março deste ano, uma menina de 13 anos também morreu vítima da doença alguns dias depois de ter nadado em um córrego.
30/04/2012 – Terceiro óbito por Febre Hemorrágica Boliviana em Beni (Bolívia)
Resumo: O Departamento de Saúde de Beni, na Bolívia, confirmou a terceira morte por Febre Hemorrágica Boliviana, além de 50 casos suspeitos, neste ano. Trata-se de um morador de San Roman, município localizado na região amazônica do país. Além disso, autoridades sanitárias locais afirmaram que o plano de contingência, que havia sido montado para combater a doença, ainda não foi implementado devido à falta de recursos financeiros.
01/05/2012 – Programa de controle da Febre Hemorrágica pelo Vírus Ross River na Austrália
Resumo: De acordo com o Departamento de Saúde local, ocorreram quatro casos de Febre Hemorrágica por Vírus Ross River na região de Barwon South Western, este ano, na Austrália. Em 2011, haviam sido registrados 82 casos no primeiro trimestre, o que comprova o sucesso do Programa de Controle para a doença, que começou a ser implementado na região desde o segundo semestre do ano passado. O programa tem como principal objetivo o combate ao mosquito transmissor da doença. Trata-se de uma arbovirose comum nas regiões rurais da Austrália, Papua-Nova Guiné e algumas outras ilhas do Pacífico. Os sintomas caracterizam-se por febre, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações e erupções cutâneas.
01/05/2012 – Cólera preocupa autoridades de saúde indianas
Resumo: Segundo o Departamento Estadual de Saúde, Doenças Transmissíveis e Bem-Estar da Família de Karnataka (estado indiano), foram registrados cinco casos de Cólera em um hospital privado na região de Chikkalalbahh, localizada na cidade de Bangalore. Além disso, existem mais dois casos suspeitos que estão sendo investigados em Bangalore. No entanto, a preocupação das autoridades sanitárias locais está relacionada com a possibilidade de surgirem novos casos na região.
01/05/2012 – Alerta para Botulismo no Canadá: marca de peixe salgado contaminada por Clostridium botulinum está sendo vendida no país
Resumo: A Agência Canadense de Inspeção Alimentar emitiu um alerta à população para não consumir peixe salgado e curado (tainha) da marca Fesikh®, uma vez que a análise do produto revelou a presença de contaminação por Clostridium botulinum, bactéria causadora do Botulismo. A confirmação da contaminação ocorreu após a investigação de três casos de Botulismo em Ontário em indivíduos que haviam consumido o produto. A agência canadense disponibilizou um telefone gratuito para que a população obter maiores esclarecimentos sobre a situação.
01/05/2012 – Doença Meningocócica mata três pessoas em Lisboa (Portugal)
Resumo: Duas pessoas que trabalhavam na mesma pastelaria morreram vítimas de Meningite Meningocócica em Lisboa, Portugal. Ambos os casos foram tratados no Hospital São José. Perto dali, no Hospital de Santa Maria, foi registrado mais um óbito pela doença, segundo dados da Direção Geral de Saúde da capital.
01/05/2012 – Surto de Criptosporidiose em parque aquático de Minnesota (EUA)
Resumo: O Departamento de Saúde de Minnesota confirmou um surto de Criptosporidiose envolvendo 97 frequentadores do parque aquático Edgewater Resort, em Duluth. Até o momento, 22 casos foram confirmados laboratorialmente. Trata-se de um tipo de infecção intestinal, causada pelos parasitas unicelulares Criptosporidium parvum e Criptosporidium hominis, a qual é uma das causas mais comuns de diarreia aguda em crianças. A doença é transmitida por água ou alimentos contaminados.
01/05/2012 – Surto de Caxumba acomete 11 pessoas em uma escola de Winnipeg (Canadá)
Resumo: Um Surto de Caxumba envolvendo oito estudantes e 03 adultos foi detectado em uma escola de Winnipeg, no Canadá. Autoridades sanitárias locais consideraram o surto incomum para esta época do ano. Medidas de bloqueio foram adotadas na área, o que resultou na paralisação das aulas e vacinação de mais de 200 pessoas, entre funcionários e alunos.
01/05/2012 – Surto de Leishmaniose Visceral no Sudão do Sul
Resumo: No recém-independente Sudão do Sul, a Leishmaniose Visceral ainda é um dos principais problemas de saúde pública, sobretudo, nas regiões mais remotas as quais carecem de serviços básicos de saúde. No ano passado, foram registrados 11 mil casos da doença na região. De acordo com as autoridades sanitárias locais, cerca de 95% dos indivíduos infectados morrem pouco tempo depois de apresentar uma nova doença infecciosa associada. Neste ano, diversas aldeias tem registrado ocorrência de casos. Estima-se que mais da metade da população da região tenha sido dizimada pela doença.
01/05/2012 – Febre Tifoide em Chandigarh (Índia)
Resumo: De acordo com pediatras do Hospital Federal de Multiespecialidades, na cidade de Chandigarh (Índia), a Febre Tifoide tem sido a principal causa de atendimento na unidade por parte da população infantil, nas últimas semanas. Diariamente, cerca de 40 a 45 casos tem sido notificados na instituição, a maioria crianças na faixa etária de 10 a 12 anos. Além disso, cerca de 50 a 55 casos de gastroenterite por agente causador ainda não determinado tem sido relatados diariamente na unidade.
01/05/2012 – Surto de HFMD no Vietnã: 28 mil casos e 18 óbitos este ano
Resumo: Embora seja uma doença tipicamente não letal, a HFMD (Hand, Foot and Mouth Disease – Doença de Mão, Pé e Boca) tem se mostrado um dos principais problemas de saúde pública no Vietnã. De acordo com a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV), foram registrados pelo menos 28 mil casos de HFMD em 2012, sendo as crianças as principais vítimas. Dos 18 óbitos registrados este ano, 17 ocorreram em crianças moradoras da região sul do país. Segundo a FICV, 80% dos óbitos registrados no país ocorrem em crianças menores de 3 anos de idade. No ano passado, mais de 100 mil pessoas ficaram doentes e 200 crianças morreram em decorrência da doença.
01/05/2012 – Surto de Gastroenterite em unidade de polícia peruana
Resumo: Em comunicado, o Departamento de Polícia Nacional do Peru confirmou um Surto de Gastroenterite envolvendo 83 oficiais em uma unidade de polícia de Las Palmeiras. Os militares foram levados para o Hospital Santa Rosa de Puerto Maldonado, onde todos foram medicados e liberados, exceto um sargento que apresentou um quadro mais grave, mas permanece estável. A principal suspeita é de contaminação da sopa de frango servida no jantar. Investigações foram instaladas na unidade para averiguar a origem do surto.
01/05/2012 – Poliomielite na Nigéria: registrados mais seis casos nesta semana
Resumo: Apesar dos esforços do governo nigeriano e da ajuda internacional para erradicar a Poliomielite no país, seis casos novos da doença foram detectados somente nesta semana, sendo cinco casos por poliovírus selvagem 1 (WPV 1) e um por poliovírus selvagem 3 (WPV 3). Os casos detectados tiveram quadro inicial de paralisia flácida em 2012, sendo três indivíduos na região de Kano, dois em Sokoto e um em Zamfara. Para conter a situação, campanhas de vacinação foram estendidas para 10 estados considerados de alto risco. Até o momento, foram registrados 23 casos da doença. Em 2011, haviam sido registrados 62 casos da doença no mundo, sendo 51 somente na África Ocidental – 36 casos na Costa do Marfim, 07 no Mali, 05 no Níger e 03 na Guiné.
01/05/2012 – Sarampo na França
Resumo: Depois de um pico epidêmico em março de 2011, a epidemia de Sarampo parece entrar em declínio na França. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 350 casos da doença em todo o país, contra os mais de 3.500 casos notificados apenas no mês de março do ano passado, segundo dados do Instituto de Vigilância Sanitária (InVS) francês. Desde 2008, o país vive uma verdadeira epidemia da doença, onde foram notificados mais de 22 mil casos. Em 2011, foram registrados aproximadamente 15 mil casos da doença, no qual 714 desenvolveram quadro de pneumonia grave e seis morreram.
01/05/2012 – Ministério da Saúde de Uganda cobra mais participação dos pais para combater Surto de Sarampo que já atinge 18 distritos
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde de Uganda cobrou maior participação dos pais para combater o surto de Sarampo que atinge 18 distritos do país. Apenas no recém-inaugurado Hospital Naguru, foram registrados mais de 100 casos depois do dia 24 de fevereiro. Até o momento, foram registrados 3.270 casos e 18 distritos apresentam situação mais crítica. São eles: Kampala, Namayingo, Jinja, Busia, Bugiri, Nebbi, Sheema, Wakiso, Iganga, Luuka, Lwengo, Masaka, Mayunge, Buikwe, Mityana, Koboko, Mitooma e Mabale.
02/05/2012 – Sarampo em Sydney (Austrália)
Resumo: Autoridades sanitárias australianas estão prevenindo a população local após a confirmação de dois casos de Sarampo no oeste de Sydney. Dois moradores da região foram internados nesta semana no Hospital Blacktown com sintomas da doença, sendo que um deles havia voltado recentemente de viagem do exterior, porém, não foi divulgado de qual país. As autoridades trabalham agora com a possibilidade de existirem novos casos da doença na região.
02/05/2012 – Situação da Dengue no Equador
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde do Equador, foram registrados pelo menos 5.140 casos de Dengue no país, incluindo sete óbitos, neste ano. As mortes ocorreram nas províncias costeira de Guayas (03) e Manabí (04). Estima-se que 70% do território equatoriano reúna condições ambientais propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti, fazendo com que a Dengue seja um dos principais problemas de saúde pública do país. Além disso, o volume de chuvas esperado, acima da média anual, associado ao elevado risco de enchentes em 18 cidades do litoral, pode piorar ainda mais a situação da Dengue nas próximas semanas.
02/05/2012 – Meningite já causou mais de 740 mortes em 11 países africanos desde o início do ano
Resumo: No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 8.667 casos de Meningite, incluindo 749 óbitos, em 11 países da África Ocidental e Central, segundo dados do boletim informativo da Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) da ONU. Estes números representam uma taxa de letalidade de 8,64%, o que ainda preocupa as autoridades de saúde. Este ano, os países mais afetados são Burkina Faso e Chade, com 3.630 e 2.136 casos, respectivamente.
03/05/2012 – Doença de Lyme nos Estados Unidos: CDC anuncia aumento na incidência nos últimos 10 anos
Resumo: De acordo com o Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano, houve um aumento significativo na incidência da Doença de Lyme em todo o país, na última década. Estima-se que mais de 250 mil casos foram relatados em todo o País desde o ano 2000. Em 2009, o último ano com estatísticas completas e disponíveis, foram confirmados 4.598 casos em Nova Jersey e 4.950 na Pensilvânia. A doença é causada por bactérias espiroquetas da espécie Borrelia burgdorferi, cujo vetor é o carrapato da espécie Ixodes scapularis, comum nas áreas rurais. Os sintomas variam desde erupções cutâneas à sintomas gripais, incluindo complicações de natureza cardíaca, neurológica, psiquiátrica e músculo-esquelética.
03/05/2012 – Situação da Dengue na província de Salta (Argentina)
Resumo: De acordo com autoridades sanitárias locais, foram registrados mais de 1.100 casos suspeitos e 75 confirmados de Dengue na província de Salta (Argentina), localizada na fronteira com a cidade boliviana de Yacuiba. Na cidade de Salvador Mazza, próxima à Salta, foram confirmados mais 50 casos. Diante desta situação, o Ministério da Saúde está reforçando a vigilância nos serviços de saúde e estimulando a participação social para o enfrentamento do problema.
03/05/2012 – Coqueluche nos Estados Unidos: seis estados em alerta (Flórida, Wisconsin, Texas, Iowa, Califórnia e Utah)
Resumo: Seis estado norte-americanos estão sob alerta diante da Coqueluche. Na Flórida, autoridades de saúde do condado de Hillsborough registraram 35 casos da doença. De acordo com o Departamento de Saúde da Flórida, os 112 casos registrados este ano sinalizam para um aumento na incidência que há muitos anos não é observado. Em Wisconsin, 55 casos foram relatados no condado de Milwaukee, no primeiro trimestre, quatro a menos do que o número de casos registrados em 2011. No Texas, foram registrados 59 casos no condado de Bell. Em Iowa, o Departamento de Saúde local confirmou 34 casos no condado de Polk. Na Califórnia, mais dois casos foram registrados no condado de San Luis Obispo, o mesmo que no ano passado apresentou a maior incidência em todo o estado. Em Utah, mais precisamente no condado de Cache Valley Bear River, o Departamento de Saúde regional detectou mais 09 casos da doença, sendo 07 confirmados .
04/05/2012 – Ministério da Saúde do Haiti inicia capacitação de profissionais de saúde para Campanha de Vacinação contra a Cólera
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Haiti iniciará a capacitação de mais de 200 profissionais de saúde para a Campanha de Vacinação contra a Cólera, que está sendo programada no país. A primeira etapa da campanha será realizada na cidade portuária de Saint Marc, cujo objetivo é imunizar mais de 50.000 pessoas com a vacina oral contra a Cólera. A Epidemia de Cólera começou em outubro de 2010, quando tropas da ONU e do Nepal supostamente introduziram a doença inadvertidamente no país, conforme apontaram diversos estudos científicos. Desde então, 530 mil pessoas foram infectadas e 7.000 morreram vítimas da doença. O projeto de imunizar a população custará 1,3 milhões de dólares e será financiado, em grande parte, pela Federação Internacional da Cruz Vermelha.
04/05/2012 – Cientistas descobrem vírus da família do Sarampo em morcegos
Resumo: Cientistas da Universidade de Bonn (na Alemanha) identificaram, em morcegos, 66 novos sorotipos virais membros da família Paramixoviridae, a qual também faz parte os vírus do Sarampo e da Caxumba. Logo, a descoberta de sorotipos virais com forte parentesco com as espécies relacionadas à doenças que afetam os seres humanos deixou em alerta os especialistas em virologia. Além disso, o risco de exposição da população aos morcegos tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, a medida que cada vez mais estes mamíferos perdem espaço nas florestas, sendo empurrados para as áreas urbanizadas. No entanto, ainda não se sabe se os sorotipos virais recém descobertos representam uma ameaça ou podem ser transmitidos aos humanos.
04/05/2012 – Surto de Leptospirose em Loreto (Peru): inundações castigam a capital Iquitos
Resumo: Em Loreto (Peru), o Diretório Regional de Saúde Pública emitiu um relatório que sinaliza para aumento do número de casos de Leptospirose na região, neste ano. Em Iquitos, capital do Departamento de Loreto, a situação é de calamidade devido às fortes chuvas nas últimas semanas. Além dos estragos oriundos da maior cheia dos rios registrada nos últimos 25 anos, a doença está em franca ascensão na capital, onde foram notificados cinco casos, sendo um deles fatal, apenas no Hospital Regional de Loreto. Estatísticas do governo mostram que foram notificados 306 casos de Leptospirose no país, nos quatro primeiros meses deste ano, contra os 404 registrados durante todo o ano passado. Nos últimos nove anos, a maior incidência ocorreu em 2007, quando foram detectados 650 casos.
04/05/2012 – Sobe para 15 o número de casos de Doença dos Legionários em Auckland (Nova Zelândia)
Resumo: Nesta semana, autoridades sanitárias neozelandesas detectaram mais três casos de Legionelose em Auckland. Com estes, sobe para 15 o número de casos detectados este ano, incluindo um óbito. A principal suspeita recai sobre os sistemas de refrigeração dos edifícios, os quais podem estar contaminados pela bactéria Legionella pneumophila, causadora de uma forma grave de pneumonia.
04/05/2012 – Pela primeira vez na África, MSF responde a epidemia de Cólera com Campanha de Vacinação na Guiné
Resumo: Pela primeira vez na África, a organização humanitária internacional “Médicos Sem Fronteira (MSF)” iniciou uma Campanha de Vacinação em resposta à Epidemia de Cólera que assola a Guiné. Atualmente, as equipes estão imunizando mais de 150 mil pessoas na região de Boffa, perto da capital Conakry, a partir da vacina oral contra a Cólera. A epidemia havia sido declarada pela Prefeitura de Boffa em fevereiro deste ano. Desde então, foram registrados 152 casos e seis mortes no município.
05/05/2012 – Cólera mata seis pessoas em Tamboril (República Dominicana)
Resumo: As autoridades de saúde dominicanas confirmaram, nesta semana, mais seis mortes por Cólera na região de Tamboril, localizada na província de Santiago de los Caballeros. O Ministério da Saúde Pública informou que, até o momento, 523 pessoas foram acometidas por Doença Diarreica Aguda na província, dos quais 36 apresentaram teste laboratorial positivo para Cólera. Pelo menos 19 pessoas continuam internadas em um hospital público de Tamboril. Brigadas de Saúde Pública foram organizadas para atuar nas áreas mais críticas auxiliando na prevenção de novos casos da doença.
05/05/2012 – Sarampo na Angola
Resumo: Na província de Uíge (Angola), a supervisão províncial do Programa de Vigilância Epidemiológica confirmou a ocorrência de 379 casos de Sarampo no primeiro trimestre deste ano. Além disso, 19 crianças morreram em Quimbele, município localizado a 261 km da cidade de Uíge. Casos foram confirmados em 11 municípios da província, sendo 250 em Quimbele, 86 em Uíge, 10 em Bembe e 07 em Negage.
05/05/2012 – Mortalidade por Sarampo caí 74% desde 2000, mas fica abaixo do esperado pela OMS
Resumo: Um estudo publicado na revista The Lancet mostrou que os esforços internacionais para reduzir o número de mortes por Sarampo, nos últimos dez anos, não atingiram a meta esperada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora a taxa de mortalidade tenha sofrido uma queda de 74%, esta ficou muito à quem da redução de 90% prevista pela OMS para o período de 2000 a 2010. Em 2000, foram registradas 535 mil mortes por Sarampo, número que caiu para 139 mil em 2010. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mesmo após todos os esforços para combater o Sarampo, 382 pessoas ainda morrem por dia vítimas da doença.
05/05/2012 – Surto de Antraz mata 2 pessoas e 20 vacas em Bawku (República de Gana)
Resumo: Um surto de Antraz resultou na morte de 2 pessoas e 20 vacas em Gogo, uma comunidade agrícola no distrito de Bawku, na República de Gana. De acordo com as investigações, as duas vítimas haviam manipulado as carcaças dos animais afetados antes de desenvolver os sintomas da doença. Uma campanha de vacinação do gado está sendo realizada na região, além da instituição da quarentena na área afetada. Patrulhas sanitárias estão restringindo o fluxo de animais nas imediações do distrito, o qual se localiza na fronteira com Burkina Faso.
05/05/2012 – Surto de Gastroenterite por E. coli O157:H7 em creche no Tennessee (Estados Unidos)
Resumo: Um Surto de Gastroenterite por E. Coli O157:H7 envolvendo três crianças foi relatado em uma creche no condado de Cocke, localizado no estado norte-americano do Tennessee. O Departamento Estadual de Saúde afirmou que as investigações ainda estão em curso e que, até o momento, não foi determinada a causa do surto. Apesar da ocorrência, a instituição continua em funcionamento.
06/05/2012 – Malária na Angola: mais de 90 mil casos registrados este ano
Resumo: De acordo com as autoridades de saúde angolanas, foram registrados 90.545 casos de Malária no primeiro trimestre deste ano, nos distritos urbanos de Luanda. Dentre os distritos mais afetados, destacam-se: Rangel (27.640 casos), Sambizanga (21.969 casos), Maianga (15.067 casos), Kilamba Kiaxi (9.638 casos), Samba (6.487 casos) e Ingombota (6.114 casos). Para as autoridades, o aumento do número de casos da doença na região está associado ao período de fortes chuvas que atingiram recentemente a capital.
06/05/2012 – Sétimo óbito por Vírus Influenza H5N1 em Bali (Indonésia)
Resumo: Um menino de 08 anos se tornou a sétima vítima fatal pelo Vírus Influenza H5N1, o mesmo que causa a Influenza Aviária, desde que o vírus foi introduzido na ilha, em 2007. Exames laboratoriais confirmaram a causa da morte. A Agência de Saúde de Bali confirmou, durante as investigações, que o menino esteve em contato com aves mortas há dois meses. Em 2011, 46 pessoas foram internadas com suspeita da doença.
06/05/2012 – México registra aumento na incidência de Varicela no primeiro trimestre
Resumo: O Ministério da Saúde mexicano registrou um aumento na incidência de Varicela no primeiro trimestre deste ano, sobretudo em Tamaulipas, estado localizado no nordeste do país. Até o momento, foram registrados 4.188 casos, principalmente em creches e escolas, o que representa em média 300 casos novos por semana. As cidades mais atingidas são Matamoros (835 casos), Reynosa (680 casos) e Tampico (650 casos).
06/05/2012 – Alerta para Febre de Lassa na Nigéria
Resumo: O Ministério da Saúde Nigeriano registrou um aumento considerável no número de casos de Febre de Lassa este ano. Dezenove dos 36 estados do país têm relatado casos desde o início de 2012. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 818 casos, incluindo 84 mortes. Até o momento, 131 casos foram confirmados por testes laboratoriais. Em resposta ao surto, o governo está reforçando o sistema de vigilância da doença, o tratamento oportuno dos indivíduos acometidos, bem como campanhas de sensibilização da população quanto as formas de prevenção. Estima-se que 100 a 300 mil pessoas sejam infectadas por ano pelo Vírus Lassa na África Ocidental, com cerca de 5 mil mortes.
06/05/2012 – Surto de Gastroenterite por Clostridium perfingens em penitenciária norte-americana (Michigan)
Resumo: No estado norte-americano de Michigan, um Surto de Gastroenterite por Clostridium perfingens foi detectado em um presídio no condado de Kent. Na ocasião, centenas de detentos foram acometidos por dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia, menos de seis horas após o jantar. Amostras de arroz e queijo servidos na refeição revelaram a presença da bactéria.
06/05/2012 – Surto de Rickettsiose no Vietnã (Tifo das Moitas)
Resumo: Autoridades sanitárias vietnamitas confirmaram a ocorrência de um surto de Rickettsiose conhecida como Tifo das Moitas na província de Kuangngai. Até o momento, foram registrados 190 casos, a maioria crianças, incluindo 19 óbitos. Dez pessoas continuam internadas em estado grave. A doença é causada por bactérias do gênero Rickettsia tsutsugamushi, sendo transmitida por ácaros. Após um período de incubação de 6 a 20 dias, os sintomas incluem febre, cefaléia, gastroenterite, dor muscular, tosse e inflamação da membrana mucosa do estômago e intestino. Lesões cutâneas também podem estar presentes.
06/05/2012 – Surto de Salmonelose no oeste da Carolina do Norte (Estados Unidos)
Resumo: O Departamento de Saúde do estado da Carolina do Norte está investigando um surto de infecção por Salmonella paratyphi B envolvendo 29 pessoas no condado de Buncombe. Os principais sintomas referidos foram: febre alta, fadiga, dor de cabeça, perda de apetite, diarreia e dores abdominais. Casos da doença também foram relatados em outras partes da Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee e Nova York, todos associados com viagens ao condado de Buncombe.
07/05/2012 – Sarampo nos Estados Unidos: CDC afirma que em 2011 registrou a maior incidência em 15 anos
Resumo: De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) norte-americano, em 2011 foi registrada a maior incidência de Sarampo nos últimos 15 anos. Durante todo o ano, foram registrados 222 casos e 17 surtos da doença, o que representou um aumento de quatro vezes na taxa anual, o que gira em torno de 60 casos e 04 surtos. Até o momento, foram referidos ao CDC um total de 27 casos em 2012, valor o qual pode estar sendo subestimado. O que mais chamou a atenção no relatório foi que 200 dos 222 casos referiram história recente de viagem ao exterior, sobretudo, para a Europa, onde foram registrados diversos surtos da doença no ano passado.
07/05/2012 – Leishmaniose Cutânea no Paquistão
Resumo: O Departamento de Saúde de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, solicitou a ajuda da Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfrentar um surto de Leishmaniose Cutânea que está acometendo a população. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados aproximadamente 889 casos em 14 distritos, sobretudo em Nowshera, onde foram detectados 214 casos. O governo local declarou que não está conseguindo arcar com os custos para o tratamento e prevenção da doença. Atualmente, o tratamento de cada indivíduo com Leishmaniose Cutânea gera um custo em torno de 39 dólares para o governo do Paquistão.
07/05/2012 – Secretaria Municipal de Saúde confirma dois casos de Hantavirose em Uberaba-MG
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, no Triângulo Mineiro, confirmou a ocorrência de dois casos de Hantavirose no município. Ambos os indivíduos morreram, um em março e outro em abril deste ano. O Centro de Controle de Zoonoses iniciou as ações de controle nos locais onde há maior risco de contaminação, sobretudo, em área rurais que apresentam alta densidade de roedores silvestres, principais vetores da doença.
07/05/2012 – Cientistas britânicos alertam: mudanças climáticas no noroeste da Europa favorecem introdução arboviroses endêmicas na Ásia
Resumo: De acordo com cientistas da Universidade de Liverpool, no noroeste da Inglaterra, as mudanças climáticas observadas no noroeste da Europa e nos Bálcãs favoreceram a introdução do mosquito-tigre asiático (Aedes albopictus), o qual é vetor de diversas doenças, tais como: Dengue, Chikungunya e Febre Hemorrágica do Nilo. Nas últimas décadas, observou-se que as duas regiões tem apresentado invernos mais amenos e verões mais quentes. Estas condições de temperatura favoreceram a introdução do mosquito na região, que chegou à Albânia em 1979 e hoje está presente em mais de 15 países do sul da Europa.
07/05/2012 – Sarampo em Camarões
Resumo: De acordo com as autoridades sanitárias locais, foram registrados 2.257 casos e sete mortes por Sarampo no norte de Camarões, neste ano. Em 2011, haviam sido registrados 1.627 casos, incluindo 17 óbitos. Dos 28 distritos sanitários da região, sete relataram ocorrência de casos. Campanhas de vacinação estão sendo programadas em todo o país para prevenir a doença.
08/05/2012 – Sarampo na Índia: nove crianças morrem nos últimos 15 dias
Resumo: Nos últimos 15 dias, nove crianças morreram em consequência do Sarampo em Kasipur Rayagada, região distrital do estado de Orissa, localizado no leste da Índia. Trata-se de uma região de extrema pobreza, onde comumente são noticiados casos de desnutrição, diarreia e mortes por Cólera, a qual carece de serviços de saúde. Casos de Sarampo também foram relatados em aldeias próximas, como Salapash, Katraguda e Railighati.
08/05/2012 – Dengue no Sul da Tailândia
Resumo: O Gabinete de Controle e Prevenção de Doenças de Nakorn Si Thammarat, província localizada no sul da Tailândia, informou a ocorrência de 1.130 casos de Dengue, incluindo um óbito, nos quatro primeiros meses deste ano. Medidas de controle ambiental estão sendo desenvolvidas na região para eliminar os criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti. Segundo as autoridades provinciais, as regiões mais atingidas são: Krabi, Ranong, Phuket, Phangnga, Chumphon, Surat Thani e Nakorn Si Thammarat.
09/05/2012 – Surto de Leishmaniose Tegumentar em Umuarama (Paraná)
Resumo: Neste ano, um Surto de Leishmaniose Tegumentar está sendo registrado no município de Umuarama, localizado no noroeste do Paraná. Até o momento, foram detectados 22 casos da doença, a maioria em moradores que vivem próximos a regiões de mata, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Os primeiros casos foram registrados no Bairro Dom Bosco.
09/05/2012 – Surto de Gastroenterite no Canadá: 27 casos de Diarréia Sanguinolenta Aguda
Resumo: Autoridades de Saúde de New Brunswick, no Canadá, confirmaram um surto de gastroenterite envolvendo 27 pessoas nesta semana, as quais desenvolveram quadro de Diarreia Aguda Sanguinolenta. Até o momento, 11 amostras apresentaram teste positivo para E. Coli O157:H7, uma cepa associada a casos graves que evoluem para Síndrome Hemolítica-Urêmica (SHU), podendo levar à insuficiência renal. No total, 14 pessoas foram hospitalizadas. O Departamento de Saúde local está investigando as possíveis causas do surto.
09/05/2012 – Surto de Gastroenterite no Canadá: 27 casos de Diarréia Sanguinolenta Aguda
Resumo: Autoridades de Saúde de New Brunswick, no Canadá, confirmaram um surto de gastroenterite envolvendo 27 pessoas nesta semana, as quais desenvolveram quadro de Diarreia Aguda Sanguinolenta. Até o momento, 11 amostras apresentaram teste positivo para E. Coli O157:H7, uma cepa associada a casos graves que evoluem para Síndrome Hemolítica-Urêmica (SHU), podendo levar à insuficiência renal. No total, 14 pessoas foram hospitalizadas. O Departamento de Saúde local está investigando as possíveis causas do surto.
09/05/2012 – Cresce o número de casos urbanos de Leishmaniose em Fuenlabrada (Espanha)
Resumo: De acordo com o Serviço de Epidemiologia do Ministério da Saúde da Espanha, cresceu nos últimos dois anos o número de casos urbanos de Leishmaniose (Visceral e Cutânea) em Fuenlabrada, município localizado na província de Madrid. No primeiro trimestre deste ano, 35 casos foram registrados no município, contra os 54 casos registrados no mesmo período do ano passado. Do total, 41% dos casos são de Leishmaniose Visceral, a forma mais grave da doença.
09/05/2012 – Aumenta a incidência de HFMD em Singapura
Resumo: Na semana passada, pelo menos 1.394 casos de HFMD (Hand, Foot and Mouth Disease – Doença de Mão, Pés e Boca) foram registrados em Singapura, o que representa um aumento recorde de 19% em relação à semana anterior. De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 13.289 casos da doença este ano, sobretudo em crianças inseridas em creches e pré-escolas. A doença consiste em uma síndrome causada por vírus intestinais da família Picornaviridae, sendo os mais comuns o Vírus Coxsackie A e o Enterovírus 71 (EV-71), os quais podem ser transmitidos pelo contato com muco, saliva e fezes de um indivíduo contaminado. A doença é bastante comum em crianças em idade escolar e pré-escolar.
09/05/2012 – Antraz na Argentina: 80 bovinos morrem em uma fazenda na cidade de Dolores (Província de Buenos Aires)
Resumo: Em uma fazenda localizada na cidade de Dolores (Província de Buenos Aires), na Argentina, 80 bovinos morreram na última semana vítima de infecção pelo Bacillus anthracis, bactéria causadora do Antraz. Inicialmente, especialistas haviam pensado em uma possível enterotoxemia por Clostridium spp. como causa dos óbitos. Como muitos animais continuaram morrendo, foram coletados fragmentos de ossos metacarpeanos para análise laboratorial para pesquisa de bacilos causadores do Antraz, conforme protocolo no país. O diagnóstico foi confirmado nesta semana. O último surto da doença na província de Buenos Aires havia sido registrado em 2005.
09/05/2012 – Surto de Leptospirose na Ilha de Réunion (Oceano Índico)
Resumo: Em seu último boletim quadrimestral, o Centro Inter-regional de Epidemiologia do Oceano Índico registrou 38 casos de Leptospirose na Ilha de Réunion, uma possessão francesa localizada a leste da Ilha de Madagascar. Comparado ao ano passado, verifica-se um aumento considerável na incidência da doença em relação aos quatro primeiros meses do ano, quando foram detectados 20 casos, porém, sendo ainda mais baixo que em 2010, ano em que foram registrados 52 casos. Por outro lado, não foram registradas mortes associadas a doença neste ano. O aumento na incidência coincide com o período de chuvas e inundações observado na ilha.
09/05/2012 – Aumenta incidência de Doenças Diarreicas em Chiriqui (Panamá): mais de 600 casos este ano
Resumo: Neste ano, pelo menos 650 casos de Diarreia Aguda foram registrados nas emergências dos hospitais de Chiriqui, uma província localizada no noroeste do Panamá. De acordo com as autoridades sanitárias locais, a principal suspeita é de contaminação dos reservatórios de água.
09/05/2012 – Estudo revela que nova cepa resistente à vacina pode estar associada à elevada incidência de Coqueluche na Austrália
Resumo: O recente aumento no número de casos de Coqueluche na Austrália pode ter sido causado por uma nova cepa da bactéria Bordetella pertussis resistente a vacinas existentes, conforme sugerem alguns estudos. No ano passado, foram registrados aproximadamente 38.000 casos da doença, representando a maior taxa incidência anual desde que a doença começou a ser notificada em 1991. Uma equipe de cientistas australianos estudou amostras colhidas em de pacientes em quatro estados e descobriu que a nova cepa bacteriana já responde por 84% das infecções registradas no ano passado.
09/05/2012 – Surto de Leptospirose pós-enchentes na República de Fiji
Resumo: Desde que as enchentes associadas ao período de fortes chuvas começaram em janeiro, o Ministério da Saúde da República de Fiji, uma ilha localizada no oceano pacífico, registrou 279 casos de Leptospirose. Além disso, foram confirmados 07 óbitos e 13 estão sob investigação, relacionados à doença. De acordo com o relatório divulgado pelas autoridades de saúde locais, a Divisão Ocidental da ilha responde por 85% das infecções notificadas.
10/05/2012 – Ministério da Saúde nigeriano afirma que país responde por 23% dos casos de Malária no mundo
Resumo: Nesta semana, membros do Ministério da Saúde da Nigéria afirmaram que o país responde por 23% dos casos registrados no mundo. Embora inúmeros esforços tenham sido perpetrados para controlar a Malária nos últimos anos, o país ainda contribui com 11% das mortes maternas e 30% das mortes infantis no mundo, associadas a doença. Além disso, as autoridades de saúde acrescentaram que 47% do ônus global associado à doença é oriundo de apenas cinco países, dentre os quais a Nigéria. Neste ano, 46,8 milhões de mosquiteiros foram distribuídos gratuitamente nos 30 estados, porém, a medida ainda se mostra insipiente.
10/05/2012 – Surto de Diarreia Aguda na República de Myanmar (ex-Birmânia)
Resumo: Nesta semana, um surto de Diarreia Aguda foi registrado em 08 bairros de Thongwa, na República de Myanmar (ex-Birmânia). Pelo menos 12 pessoas foram internadas com quadro de náuseas, vômitos e diarreia. A principal suspeita recai sobre a contaminação dos reservatórios de água. Até o momento, nenhuma morte relacionada ao surto foi registrada.
10/05/2012 – Raiva no Vietnã: 13 casos registrados neste ano
Resumo: De acordo com o último relatório do Ministério da Saúde do Vietnã, desde o início do ano mais de 13 pessoas morreram de Raiva nas províncias do norte – Dien Bien, Yen Bai, Ha Giang, Tuyen Quang, Phu Tho, Son La e Nghe An. Diante destas circunstâncias, o Ministério da Saúde cobrou maior vigor por parte do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural no sentido de fortalecer o monitoramento e controle da doença em animais domésticos, sobretudo cães, visando reduzir o número de casos em humanos.
11/05/2012 – Malária no Camboja
Resumo: Nos primeiro trimestre deste ano, foram registrados 19.049 casos de Malária no Camboja, dos quais 25 foram fatais, segundo dados do Ministério da Saúde. No ano passado, haviam sido contabilizados 23.730 casos, incluindo 23 óbitos, em relação ao mesmo período. Nos dois últimos, o país conseguiu reduzir a taxa de mortalidade de 6,29 para 0,67%, ficando abaixo da meta de redução anual em 0,78% até 2015, preconizada pela OMS na Conferência dos Objetivos para Desenvolvimento do Milênio.
12/05/2012 – Cólera no Haiti: registradas 30 mortes em abril
Resumo: Pelo menos 30 pessoas morreram de Cólera no Departamento Central do Haiti. Neste mês, foram registrados cerca de 150 casos por dia. As principais cidades atingidas são: Rhode, Rincon, The Palm, Abricot, Abriot-Decidir, Bouhouc e Lady. A situação foi agravada pelas chuvas e inundações que afetaram o país na semana passadas. Além dos prejuízos econômicos, as enchentes e deslizamentos resultaram em 10 mortes e mais de 10 mil desabrigados.
12/05/2012 – Registrados 46 casos de Leptospirose nas províncias equatorianas de Los Rios e Guayas
Resumo: Mesmo após o período de fortes chuvas, a permanência de águas estagnadas contribuiu para o aumento do número de casos nas províncias de Los Rios e Guayas, no Equador. As cidades mais atingidas são: Babahoyo e Montalvo, localizadas em Los Rios, além de Jujan e Simón Bolivar, em Guayas. Até semana passada, haviam sido registrados 46 casos da doença, dos quais 43 ocorreram apenas em Babahoyo. Até o momento, nenhum óbito associado à Leptospirose foi registrado nestas províncias.
12/05/2012 – Hantavirose nas Américas: registrados surtos nos estados de Minas Gerais (Brasil) e Montana (Estados Unidos)
Resumo: A Hantavirose continua sendo um dos principais problemas de saúde nas Américas. Na semana passada, dois casos fatais foram registrados na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. As mortes ocorreram em março e abril, porém os resultados dos exames laboratoriais foram liberados nesta semana. Já no condado de Cascade, localizado no estado norte-americano de Montana, o Departamento de Saúde confirmou o segundo casos de Síndrome Pulmonar por Hantavírus (HPS) neste ano. Até o momento, foram registrados 04 casos de Hantavirose no estado. Desde que a doença passou a ser notificada em 1993, foram registrados 35 casos de HPS em Montana.
13/05/2012 – Ministério da Saúde e Assistência Social da Índia divulga balanço dos óbitos por Ofidismo e por Raiva no ano passado
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde e Assistência Social da Índia divulgou um relatório a respeito dos óbitos por Ofidismo e por Raiva registrados no país, em 2011. Um total de 1.440 pessoas morreram por acidentes com serpentes e 223 por Raiva no ano passado. Bengala Ocidental foi estado que registrou a maior mortalidade, sendo 380 por acidentes ofídicos e 73 por Raiva. De acordo com as autoridades sanitárias locais, superar as dificuldades de acesso por parte da população aos soros anti-ofídico e anti-rábico, bem como da vacina contra à Raiva, é o principal desafio das políticas públicas para os próximos anos.
13/05/2012 – Malária na Índia
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde e Assistência Social da Índia, foram registrados 28 casos de Malária este ano em Bantwal, cidade localizada no estado de Karnataka Para as autoridades sanitárias locais, a situação pode piorar com a chegada do período das monções, o qual facilita a reprodução dos mosquitos vetores. Já em Jamshedpur, dois óbitos causados pela doença foram detectados neste mês. Apenas no Hospital Memorial Mahatma Gandhi, em média, 15 pacientes têm sido diagnosticados com a doença por dia, nas últimas semanas. Em 2011, foram registrados mais de 4 mil casos de Malária, incluindo 20 óbitos.
13/05/2012 – Surto de Coqueluche em Yukon (Canadá)
Resumo: Autoridades de saúde canadenses estão investigando um Surto de Coqueluche na cidade de Yucan. Até o momento, foram notificados cinco casos da doença, os quais haviam frequentado um evento esportivo conhecido como “Yukon Hockey Tournament”, o maior torneio de hockey da cidade. O Departamento de Saúde local disponibilizou um telefone gratuito para que a população possa esclarecer dúvidas, além de preparar a emergência do Hospital Geral Whitehorse para atender os possíveis sintomáticos.
13/05/2012 – Coqueluche na Argentina: MS convoca gestantes, crianças e adolescentes para se vacinarem
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Argentina divulgou uma campanha convocando gestantes, crianças e adolescentes para tomarem a vacina contra a Coqueluche. No ano passado, foram registrados mais de 1.594 casos, quando 70 crianças menores de 1 ano perderam a vida em consequência da doença. Neste ano, o consolidado até a 16ª semana epidemiológica (22/04) contabilizava 2.207 casos, dos quais 568 foram confirmados. Estima-se que existam 50 milhões de casos da doença no mundo, incluindo 350 mil mortes por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
13/05/2012 – Sarampo mata 25 crianças em acampamento de refugiados no Sudão
Resumo: Nas últimas semanas, pelo menos 25 crianças morreram em um Surto de Sarampo que vem atingindo um acampamento de refugiados em Gereida, no Sudão. Lideranças do acampamento pediram ajuda à Organizações Humanitárias e à Organização Mundial de Saúde (OMS) à fim de evitar a propagação da doença. Ainda não se sabe quantas crianças permanecem doentes no local.
13/05/2012 – Surto de Coqueluche em Washington (Estados Unidos)
Resumo: Neste ano, foram registrados 1.132 casos confirmados de Coqueluche no estado norte-americano de Washington, segundo dados do Departamento Estadual de Saúde. Embora não tenha sido registrado nenhum óbito até o momento, esta é a maior incidência anual da doença registrada nas últimas sete décadas. Além disso, pelo menos 20 crianças permanecem hospitalizadas em estado grave. Ao longo de 2011, foram notificados 961 casos, incluindo duas mortes infantis.
14/05/2012 – HFMD preocupa no Vietnã: 35 mil casos notificados, 63 províncias atingidas e 18 óbitos
Resumo: Autoridades Sanitárias vietnamitas estão em alerta perante o aumento significativo na incidência de HFMD (Hand, Foot and Mouth Disease – Doença de Mão, Pés e Boca) no país. Neste ano, foram registrados mais de 35 mil casos, incluindo 18 óbitos, atingindo 63 províncias em todo o país. Somente na última semana de abril foram registrados mais de 3.100 casos. A doença consiste em uma síndrome causada por vírus intestinais da família Picornaviridae, sendo os mais comuns o Vírus Coxsackie A e o Enterovírus 71 (EV-71), os quais podem ser transmitidos pelo contato com muco, saliva e fezes de um indivíduo contaminado. A doença é bastante comum em crianças em idade escolar e pré-escolar.
14/05/2012 – Incidência de Diarreia Aguda em Buriram (Tailândia)
Resumo: Autoridades sanitárias da província de Buriram, na Tailândia, informaram a ocorrência de 8.702 casos de Diarreia Aguda este ano. O monitoramento e prevenção das doenças diarreicas constituem um verdadeiro desafio para as políticas de saúde locais. Para tentar minimizar o problemas, especialistas estão orientando à população frente ao manejo da água e dos alimentos para prevenção da doença.
14/05/2012 – Surto de Rubéola nas Ilhas Salomão: autoridades de saúde solicitam vacinação aos viajantes
Resumo: Nesta semana, um Surto de Rubéola nas Ilhas Salomão fez com que as autoridades de saúde locais emitissem um alerta aos viajantes que pretendem visitar o arquipélago. Na ocasião, seis casos da doença foram registrados, sendo o primeiro na última terça-feira e outros cinco no dia seguinte. Em julho, está sendo aguardada a visita de muitos estrangeiros por conta do Festival de Artes do Pacífico, o qual se configura em importante evento de massa na região.
15/05/2012 – Estudo retrata os impactos econômicos da Dengue em Porto Rico
Resumo: Neste mês de maio, um estudo publicado na revista científica American Journal of Tropical Medicine and Hygiene sugeriu um grande impacto econômico associado à Dengue em Porto Rico. Pesquisadores do Instituto Schneider de Políticas de Saúde da Universidade de Brandeis, em Waltham (Massachusetts – Estados Unidos), verificaram que o custo anual para tratar/lidar com a doença é de aproximadamente 38 milhões de dólares. Como desdobramento, a pesquisa apontou ainda que a população financia quase metade deste custo (47%), seguido pelo governo (24%), pelas companhias de seguros (22%) e empresas privadas (7%). Somente em 2010, foram registrados mais de 22 mil casos da doença em todo o país.
15/05/2012 – Leishmaniose Visceral Canina em Indaiatuba-SP
Resumo: Na semana passada, um inquérito sorológico em 140 cães revelou a presença de Leishmaniose em Indaiatuba, município localizado no interior de São Paulo. O inquérito foi proposto à partir da detecção de animais suspeitos nos bairros de Videira, Vale das Laranjeiras e Itaici. Ao todo, 18 cães apresentaram teste laboratorial positivo para a doença. Em março deste ano, um inquérito entomológico já havia constatado a presença de flebotomínios, mosquito transmissor da doença, na região.
15/05/2012 – Surto de Hepatite A em Mangaratiba-RJ
Resumo: Nas últimas duas semanas, um importante aumento no número de casos de Hepatite A tem sido registrado no município de Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Autoridades de saúde locais se reuniram com representantes da CEDAE, empresa responsável pelo abastecimento de água na região, para tentar identificar o motivo do problema. A principal suspeita recai sobre a contaminação dos reservatórios de água. Há duas semanas, técnicos das Vigilâncias Ambiental e Sanitária, juntamente com funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, realizam coleta de água nas fontes naturais do município e no sistema de captação e distribuição de água fornecida pela Cedae para tentar elucidar a causa do surto.
15/05/2012 – Leishmaniose Visceral Canina na Argentina
Resumo: De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram registrados 110 casos de Leishmaniose Visceral em cães este ano na província de Nossa Senhora da Pompéia. Este número representa mais que o dobro do total de casos registrados em relação ao mesmo período de 2011. Até o momento, 49 cães apresentaram testes positivos para a doença.
15/05/2012 – Surto de Norovirose em Nova Orleans – Estados Unidos: governo proíbe venda de ostras procedentes do Golfo do México
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde norte-americanas proibiram a coleta de ostras na região costeira do Golfo do México, após constatar que tais iguarias oferecem risco à saúde. No mês passado, um Surto de Gastroenterite por Norovírus associado ao consumo destes frutos do mar foi registrado em Nova Orleans, cidade localizada no estado de Louisiana. Na ocasião, 14 pessoas foram acometidas por sintomas de náuseas, vômitos e diarreia. Pelo menos 1.141 sacos do marisco oriundos do Golfo do México foram retirados do comércio, dos quais 80 abasteceriam a região de Nova Orleans, e os demais 1.061 seriam vendidos em Maryland, na Geórgia e no Texas.
15/05/2012 – Surto de Sarampo em Morona Santiago (Equador): mais de 20 casos confirmados neste ano
Resumo: Nesta semana, o Diretório de Saúde Regional confirmou um Surto de Sarampo na província de Morona Santiago, no Equador. Até o momento, 20 casos foram confirmado e nenhum óbito foi registrado. Além disso, quatro casos ocorreram em indivíduos maiores de 14 anos.
16/05/2012 – Surto de Caxumba na Sérvia
Resumo: Desde o início do ano até o final da primeira quinzena de abril, foram registrados 119 casos de Caxumba em Novi Sad, província autônoma de Vojvodina, na Sérvia. Aproximadamente 75% dos casos ocorreram entre alunos de escolas locais. Autoridades sanitárias locais afirmaram que o surto está se espalhando por toda a província, onde já foram registrados 209 casos da doença, incluindo os ocorridos em Novi Sad.
16/05/2012 – Autoridades Sanitárias suspendem a venda de recheio de esfirras em lojas de rede de comida árabe em Porto Alegre
Resumo: Nesta semana, a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre suspendeu a venda de recheio usado na produção de esfirras por uma famosa rede de restaurantes de comida árabe. A decisão foi tomada como consequência da investigação de um surto de toxinfecção envolvendo três consumidores. Os laudos das análises bromatológicas (do alimento) revelaram a presença de três tipos de bactéria patogênicas: Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Bacillus cereus.
16/05/2012 – Óbito suspeito de Raiva na China: mais de 700 cães abatidos em Mucheng
Resumo: Nesta semana, mais de 700 cães foram abatidos na província de Sichuan, na China. A medida foi tomada em virtude da ocorrência de um óbito suspeito de Raiva na cidade de Mucheng, mais precisamente em uma mulher de 64 anos moradora da aldeia de Taiping. Autoridades sanitárias provinciais informaram que este foi o primeiro óbito por suspeita de Raiva registrado nos últimos cinco anos.
16/05/2012 – Surto de Criptosporidiose em Cardiff (País de Gales – Reino Unido)
Resumo: Autoridades sanitárias britânicas identificaram um Surto de Criptosporidiose em Cardiff (País de Gales – Reino Unido). Até o momento, um caso foi confirmado e quatro estão sob investigação. Medidas de educação em saúde estão sendo desenvolvidas junto à população, com o intuito de prevenir e combater a doença. Trata-se de um tipo de infecção intestinal, causada pelos parasitas unicelulares Criptosporidium parvum e Criptosporidium hominis, a qual é uma das causas mais comuns de diarreia aguda em crianças. A doença é transmitida por água ou alimentos contaminados.
16/05/2012 – Surto de Malária mata sete pessoas em Madagascar
Resumo: Neste ano, um Surto de Malária matou sete pessoas na Ilha de Madagascar, segundo dados do Ministério da Saúde local. Além disso, 60 pessoas permanecem internadas em unidades hospitalares no país. Desde 2009, o país vem passando por um período de conflito entre liderança políticas, o que fez com que investidores se afastassem cada vez mais, resultando na crise na economia e no emperramento das políticas de combate à doenças emergentes, tais como a Malária.
16/05/2012 – Surto de Malária mata sete pessoas em Madagascar
Resumo: Neste ano, um Surto de Malária matou sete pessoas na Ilha de Madagascar, segundo dados do Ministério da Saúde local. Além disso, 60 pessoas permanecem internadas em unidades hospitalares no país. Desde 2009, o país vem passando por um período de conflito entre liderança políticas, o que fez com que investidores se afastassem cada vez mais, resultando na crise na economia e no emperramento das políticas de combate à doenças emergentes, tais como a Malária.
17/05/2012 – Surto de Gastroenterite por E. coli O157:H7 na Carolina do Sul (EUA)
Resumo: Nesta semana, o Departamento de Saúde e Controle Ambiental da Carolina do Sul (EUA) confirmou a ocorrência de um Surto de Gastroenterite por Escherichia coli cepa O157:H7. Na ocasião, 11 pessoas desenvolveram sintomas de dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia algumas horas depois de comer no restaurante Spartanburg. A principal preocupação é com as infecções por E. coli produtora da toxina de shiga, a qual pode causar quadros graves da doença, sobretudo, na forma de diarreia sanguinolenta e insuficiência renal graves.
17/05/2012 – Caso de Raiva em Cusco (Peru)
Resumo: Nesta semana, uma menina de 12 anos morreu vítima de Raiva por vírus silvestre em Cusco, no Peru. A menina teria sido mordida por um morcego no dia 22 de abril, sendo internada durante oito dias em uma Unidade de Terapia Intensiva antes de falecer. O vírus foi isolado em amostras de tecido cerebral da vítima, as quais foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Saúde.
17/05/2012 – Surto de Diarreia Aguda em campo de refugiados na República de Myanmar (ex-Birmânia)
Resumo: De acordo com grupos de assistência humanitária, um surto de Gastroenterite tem sido registrado, nas últimas semanas, em um acampamento de refugiados situado no estado de Kachin, na República de Myanmar (ex-Birmânia). A região é palco de um conflito armado entre forças nacionais e grupos militares de independência da região desde junho do ano passado. Aproximadamente 10 casos de Diarreia Aguda são registrados todos os dias na região.
21/05/2012 – Registrados três óbitos por Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo em Kastamonu (Turquia)
Resumo: De acordo com autoridades sanitárias turcas, três pessoas morreram em decorrência de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo em Kastamonu, província situada no norte do país. Trata-se de uma doença viral transmitida por carrapatos. No país, sete pessoas em cinco diferentes províncias morreram vítimas da doença nas últimas duas semanas. Desde 2002, a doença tem sido registrada na Turquia.
21/05/2012 – Cresce a incidência de Gastroenterite por Salmonella paratyphi B em Bucombe (Carolina do Norte – EUA)
Resumo: Na última semana, houve um aumento de 59 para 62 no número de casos de gastroenterite por Salmonela paratyphi B em Bucombe, condado localizado no estado da Carolina do Norte (Estados Unidos). Trata-se de um tipo raro de Salmonela, a qual tem um período de incubação de 30 dias, ao invés dos 10 dias, período comumente observado nas demais cepas.
21/05/2012 – Alerta para o Sarampo na Irlanda e no Paquistão
Resumo: Nas últimas quatro semanas, foram registrados 25 casos de Sarampo em West Cork, na Irlanda. A maioria dos casos ocorreu na faixa etária de 12 a 18 anos. No Paquistão, um surto da doença provocou a morte de 12 crianças e um adulto nas últimas três semanas no noroeste do país. Além disso, mais de 70 casos foram confirmados em hospitais da região. A região, na fronteira com o Afeganistão, é conhecida como o principal refúgio de grupos rebeldes extremistas islâmicos, sendo frequentemente atacada por forças militares ocidentais, o que contribui ainda mais para a fragilização da população. Frente a isto, as principais consequências resultantes dos ataques são a falta de acesso aos medicamentos e a pobreza extrema.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
Maio 2014 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031