Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

09/04/2013 – Sudeste do Panamá notifica provável óbito por Hantavirose
Resumo: Nesta semana, uma mulher de 47 anos morreu com suspeita de Hantavirose no Sudeste do Panamá. A paciente estava internada no Hospital Rafael Estévez, em Aguadulce, distrito agrário localizado na província de Coclé, onde estava internada em estado grave. O Departamento de Saúde de Coclé anunciou que ainda aguarda o laudo das amostras encaminhadas para análise laboratorial para confirmar o caso. No início do ano, uma mulher de 39 anos foi diagnosticada com a doença em Veraguas, província localizada no Centro-Oeste do país.
09/04/2013 – H5N1 no Vietnã: menino de 04 anos é a primeira vítima fatal do vírus em 14 meses
Resumo: No Vietnã, um menino de quatro anos se tornou a primeira vítima fatal do Vírus Influenza H5N1 - causador da Gripe Aviária - em 14 meses. No país, a última morte provocada pelo vírus havia ocorrido em janeiro do ano passado. O menino pertencia a uma família de agricultores e morava na província de Dong Thap - Região Sudoeste, exatamente na fronteira com o Camboja, país onde pelo menos 10 pessoas já foram infectadas pelo vírus, neste ano. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Vietnã responde por uma das maiores taxas de mortalidade associadas ao vírus H5N1, dentre os países do Sudeste Asiático. Desde 2003, quando o primeiro caso foi detectado, 62 vietnamitas morreram em decorrência da doença.
09/04/2013 – Mais de 09 mil indígenas são vacinados contra a Raiva na Amazônia Peruana
Resumo: Neste ano, mais de 09 mil indígenas foram vacinados contra a Raiva em Cusco, departamento localizado na Amazônia Peruana – sudeste do país. Segundo o chefe do Departamento de Zoonoses do Diretório Regional de Saúde, Ruben Bascopé, a campanha teve por objetivo garantir a proteção dos povos nativos contra a Raiva Silvestre transmitida por morcegos. Ainda segundo o coordenador, a campanha deve durar até maio e se estender para outras regiões onde já houve registro de casos da doença. No ano passado, sete crianças indígenas morreram vítimas de Raiva Silvestre transmitida por morcegos na comunidade de Machiguenga, em Cusco.
09/04/2013 – Doença febril não identificada acomete 130 pessoas em uma aldeia no norte da Índia
Resumo: Na aldeia de Kambar, localizada no estado indiano de “Jammu e Kashimir” – extremo norte do país, um surto de doença febril aguda, cuja etiologia ainda não foi estabelecida, deixou em alerta as autoridades de saúde. Segundo informações oficiais, pelo menos 130 moradores procuraram as unidades de saúde locais com sintomas da doença, nos últimos três dias. A doença atingiu principalmente crianças na faixa etária de 2 a 12 anos. As vítimas desenvolveram febre, vômitos, dores abdominais, náuseas e, em alguns casos, vermelhidão nos olhos. Além disso, 12 crianças na faixa etária de 5 a 10 anos permanecem internados, em estado grave, em um hospital no distrito de Baramulla, segundo informou o Superintendente de Medicina Distrital, Ahmad Chalkoo. Ainda segundo o superintendente, as investigações foram iniciadas a partir de uma escola secundária em Kambar, onde 50 estudantes adoeceram.
09/04/2013 – Angola realiza capacitação de professores para abordagem da “Prevenção de Desastres Naturais” nas escolas
Resumo: Em Cunene, província localizada no sul da Angola, quinze professores do ensino primário, oriundos de três municípios (Namacunde, Ombadja e Kwanhama), participaram de um seminário de capacitação para abordagem do tema “Prevenção de Desastres Naturais” nas escolas. O evento ocorreu na última segunda-feira (08/04) no município de Ondjiva – antiga Vila Pereira d’Eça, em Cunene. Segundo a coordenadora do Seminário, Célia da Conceição Couto, o objetivo do projeto é inserir o conteúdo nos currículos escolares, capacitando a população para a atuar em situações de emergência por calamidades naturais ou tecnológicas. Inicialmente, o projeto será desenvolvido com alunos da 4ª, 5ª e 6ª séries matriculados nas escolas de Cunene – cerca de 600 alunos. A ideia é expandir o projeto, em breve, para outras províncias, dentre elas, Benguela, Moxico e a capital Luanda.
10/04/2013 – China confirma 9ª vítima fatal do Vírus Influenza H7N9
Resumo: Nesta quarta-feira (10/04), autoridades de saúde chinesas confirmaram a 9ª vítima fatal do Vírus Influenza H7N9, o mesmo que causa a Gripe Aviária. Ao todo, já foram registrados 33 casos, todos no leste do país, de acordo com dados da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar. Na terça-feira (09/04), a Organização Mundial de Saúde anunciou que está investigando duas famílias na China que podem ter sido infectadas pela nova cepa viral, potencialmente a primeira evidência de transmissão entre humanos. A origem exata da infecção ainda é desconhecida, apesar dos resultados positivos em amostras testadas de algumas aves nos mercados aviários nas províncias de Jiangsu e Zhejiang.
10/04/2013 – Surto de Leishmaniose Cutânea atinge o norte da Venezuela
Resumo: Desde janeiro deste ano, um surto de Leishmaniose Cutânea vem atingindo o estado de Sucre, no norte da Venezuela. Até o momento, mais de 70 moradores já foram diagnosticados com a doença, sobretudo no município de Arapo, considerado o epicentro do surto. Nesta semana, moradores da região protestaram diante da falta de medicamentos necessários ao tratamento da doença. Por sua vez, o Coordenador da Fundação de Saúde de Sucre, Simon Decena, pediu paciência a população em virtude dos obstáculos criados pelo Ministério do Poder Popular para a Saúde no processo de aquisição destes insumos.
10/04/2013 – Fiocruz promoverá “1° Fórum da Rede BVS Brasil” entre os dias 25 e 26 deste mês
Resumo: A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoverá, entre os dias 25 e 26 deste mês, o “1° Fórum da Rede de BVS Brasil”. Aberto ao público, o evento acontece em comemoração aos 15 anos da Biblioteca Virtual em Saúde, celebrado em 27 de março, e será realizado no Museu da Vida. Na ocasião, os representantes da Rede BVS Brasil vão analisar o cenário atual da rede no país e debater as perspectivas em prol de seu fortalecimento e da autossustentabilidade. O objetivo é promover o avanço das BVS’s por meio de maior integração, troca de experiências e trabalho colaborativo. A programação já está disponível on-line, e pode ser acessada através do segundo link abaixo.
10/04/2013 – Norte da Índia registra 38 mortes por Encefalite Japonesa neste ano
Resumo: Embora a maior parte dos casos de Encefalite Japonesa na Índia seja registrada durante o período de Monções – entre junho e outubro, pelo menos 118 notificações já foram relatadas desde o início do ano em Uttar Pradesh, estado localizado no norte do país. Desse total, 38 casos resultaram em morte. Frente a isto, equipes de saúde anteciparam a realização de medidas preventivas dentro distritos mais atingidos, conforme informou o coordenador do Departamento Estadual de Saúde, Jawed Usmani.
11/04/2013 – Cólera matou 18 pessoas em Angola no primeiro trimestre deste ano
Resumo: No primeiro trimestre deste ano, 18 pessoas morreram vítimas de Cólera em Angola. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (11/04), em comunicado à agência de notícias Angop. Ao menos, 1050 casos foram notificados em todo o país, desde o início de janeiro até o último dia 07/04. Segundo o comunicado, as províncias mais atingidas foram Cunene (339), Uíge (286), Luanda (170) e Benguela (149). Já em relação à mortalidade, a capital Luanda liderou a lista com sete óbitos.
11/04/2013 – Eutanásia em cães por LV cai 16,6% em Três Lagoas (MS)
Resumo: Nos últimos meses, houve uma queda de 16,6% no número de eutanásias de cães diagnosticados com Leishmaniose Visceral (LV) em Três Lagoas (MS). De acordo com o médico veterinário Antônio Luiz Teixeira Empke, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2012, a média mensal de eutanásias em cães infectados era de 350, já neste ano o número baixou para 300. Para Empke, a queda está relacionada ao sucesso do trabalho desenvolvido pelo CCZ no município, em parceria com demais departamentos da Secretaria Municipal de Saúde, dentre os quais o setor de Endemias. Segundo o veterinário, a LV em gatos vem preocupado cada vez mais as autoridades de saúde do município. Em 2011, pela primeira vez, foram encaminhadas 54 orelhas direitas de felinos para exames laboratoriais na Faculdade de Medicina Veterinária de Botucatu (Unesp). Desse total, 32 amostras deram positivas para a doença. Já em 2012, foram encaminhadas 100 orelhas, divididas em dois lotes de 50 cada, sendo um lote em julho e outro em dezembro. Mas, até o momento, a faculdade não enviou os resultados.
11/04/2013 – Surto de Conjuntivite atinge município no noroeste da Espanha
Resumo: Nas últimas semanas, um surto de Conjuntivite tem se espalhado entre os moradores de Vigo, município localizado no noroeste da Espanha – província de Pontevedra. Segundo o chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Urgência Povisa, Ramon Vasquez, houve um aumento expressivo no número de atendimentos associados à enfermidade ainda no primeiro trimestre. Desde então, a unidade tem registrado cerca de 5 a 10 casos por semana, onde 30 a 50% dos destes desenvolvem quadros graves com padrão de infecção disseminada, o que reflete a circulação de uma variante altamente contagiosa.
11/04/2013 – Bauru (SP) confirma mais três casos de LVA
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP), através do Departamento de Saúde Coletiva, anunciou a confirmação de mais três casos de Leishmaniose Visceral Americana (LVA) no município, neste ano. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, as vítimas são: uma mulher de 44 anos, moradora de Jardim Vânia Maria, a qual foi tratada no Hospital Manoel de Abreu; uma criança de 12 anos, moradora de Jardim Bela Vista, tratada no Hospital Estadual de Bauru e; um homem de 42 anos, morador de Jardim redentor, também tratado no Hospital Manoel de Abreu. Com estes, chegou a sete o total de casos de LVA registrados no município em 2013. Em 2012, foram notificados 35 casos, incluindo três óbitos, sendo dois com sintomas iniciados em 2011 e um com início em 2012.
12/04/2013 – Agências humanitárias da ONU anunciam novo plano para reduzir a mortalidade infantil por Pneumonia e Diarreia Aguda
Resumo: Nesta sexta-feira (12/04), duas agências humanitárias da ONU – a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – anunciaram um novo “Plano de Ação” para reduzir a mortalidade infantil (entre crianças menores de 05 anos) por Pneumonia e Diarreia Aguda. O novo plano luta tem por objetivo erradicar até 2025 dois dos agravos mais mortais que atingem a população infantil. Juntos, os dois males são responsáveis por 29% das mortes entre crianças menores de 05 anos, o equivalente a 2 milhões de vítimas infantis, segundo informações divulgadas pela própria ONU. Além disso, cerca de 90% das mortes infantis relacionadas com estas duas doenças ocorrem na África Subsaariana e na Ásia Meridional.
12/04/2013 – CCZ registra segundo caso positivo de LVC em Presidente Prudente-SP
Resumo: Nesta sexta-feira (12/04), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou o segundo caso positivo de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em Presidente Prudente, município localizado no interior paulista. De acordo com o órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um animal que vive no bairro Jardim Alto da Boa Vista, mas que teria sido infectado em Campo Grande (MS). Segundo Célio Nereu Soares, médico veterinário do CCZ, o proprietário do animal já foi notificado e concordou em entregá-lo na próxima segunda-feira (15/04) para que seja realizada a eutanásia, segundo preconiza o Ministério da Saúde (MS). O CCZ destacou o envio de 500 correspondências a população para comunicar a coleta de sangue realizada para identificar a doença. Quem receber a notificação tem até 30 dias para levar o animal ao centro ou apresentar exame atestando sorologia em clínica veterinária particular. O proprietário que não tomar providências será multado em 180 Unidades Fiscais do Município, equivalente a R$ 477,84.
12/04/2013 – Surto de gastroenterite atinge município na costa oeste da Índia
Resumo: Nas últimas duas semanas, um surto de gastroenterite vem atingindo o município de Ahmedabad, localizado na costa oeste da Índia – estado de Gujarat. Até o momento, pelo menos 31 crianças desenvolveram sintomas da doença - dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia. Além disso, uma das crianças morreu no último dia 07/04, e outras 08 crianças permanecem hospitalizadas. Amostras das vítimas foram encaminhadas ao laboratório de referência de Gujarat. A principal suspeita é de que o município esteja enfrentando um surto de Cólera.
12/04/2013 – São Luís (MA) e São José do Ribamar (MA) promovem campanha de vacinação contra Raiva
Resumo: No último sábado (13/03), os municípios maranhenses de São Luís e São José do Ribamar promoveram uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, cuja meta foi vacinar mais de 130 mil animais com idade a partir de três meses, independente do estado vacinal. Após 20 anos sem ocorrência de casos de Raiva Humana na Região Metropolitana de São Luís, dois casos foram registrados no ano passado em São José do Ribamar. Além disso, 55 casos de Raiva Canina foram registrados na região em 2012.
12/04/2013 – Mulher morre vítima de Meningite no Guarujá (SP)
Resumo: Na manhã desta terça-feira (15/04), uma mulher, cuja idade não foi revelada, morreu vítima de Meningite no Guarujá (SP), município localizado na Baixada Santista. De acordo com informações da Prefeitura Municipal, a vítima estava internada há 15 dias na UTI do Hospital Santo Amaro e teve complicações da doença. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que foi realizado todo o atendimento necessário à paciente, desde sua chegada a uma unidade de saúde ao encaminhamento para a UTI. Desde o início do ano, este foi o terceiro óbito por Meningite registrado na Baixada Santista. Em janeiro, uma criança de 11 anos, moradora de Santos, foi a primeira vítima fatal da doença e, no dia 07 de março, uma estudante de 14 anos, moradora do Guarujá, também sucumbiu à patologia.
12/04/2013 – Menina de 1 ano e 11 meses morre com suspeita de H1N1 em Cáceres (MT)
Resumo: No último dia 04/04, uma menina de 1 ano e 11 meses morreu com suspeita de Gripe A H1N1 em Cáceres, município localizado a 204 km de Cuiabá – Sudoeste de Mato Grosso. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que iniciou imediatamente uma investigação para apurar se a criança faleceu por complicações da doença. De acordo com o órgão, a vítima deu entrada no hospital regional da cidade ainda no dia 04/04, vindo a falecer 03 horas após a admissão. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, amostras biológicas da vítima foram colhidas e encaminhadas ao laboratório de referência do Estado. “O resultado do exame só será divulgado nos próximos 15 dias”, acrescentou a assessoria.
15/04/2013 – Campanha de Vacinação contra Gripe começa nesta segunda-feira em 65 mil postos pelo país
Resumo: A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa nesta segunda-feira (15/04) e se estenderá até o dia 26/04, vai oferecer imunização gratuita à população-alvo em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Em sua 15ª edição, a campanha tem como público-alvo gestantes, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, portadores de doença crônica, idosos com 60 anos ou mais e crianças na faixa etária de 06 meses a 02 anos. Mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina. Neste ano serão distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus Influenza: A H1N1, A H3N2 e B. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar cerca de 32 milhões de pessoas inseridas no público-alvo.
15/04/2013 – Forte terremoto atinge Papua-Nova Guiné
Resumo: Neste domingo (14/04), um forte terremoto de magnitude 6,6 (Escala Richter) atingiu uma região oceânica a 74 km (46 milhas) a oeste da ilha de Bougainville, em Papua-Nova Guiné. O epicentro ocorreu às 11h32 locais (22h32 no horário de Brasília), a 40 km de profundidade, no entanto, não houve relatos imediatos de danos e feridos, segundo a Defesa Civil do país. De acordo com o Centro de Alerta do Pacífico, não foi emitido qualquer “Alerta de Tsunami”. No início de fevereiro, um terremoto de magnitude 7,9 (Escala Richter) atingiu o vizinho arquipélago das Ilhas Salomão, provocando a formação de um Tsunami que resultou na morte de pelo menos cinco pessoas.
15/04/2013 – Nove pessoas morrem e sete permanecem desaparecidas após inundações em Luanda (Angola)
Resumo: Na manhã do dia 06/04, fortes chuvas e inundações resultaram na morte de nove pessoas em Luanda, capital da Angola. Até o último dia 08/04, pelo menos sete pessoas permaneciam desaparecidas, sendo seis crianças e um adulto. De acordo com o Segundo Comandante de Proteção Civil e Bombeiros, Benção Cavila, foram disponibilizados todos os recursos possíveis para desempenhar as ações de busca aos desaparecidos e assistência aos desabrigados. Pelo menos quatro residências foram destruídas após um desabamento em Kiaxe, bairro carente localizado na periferia da capital. Além das nove mortes, quatro adultos e cinco crianças, cinco pessoas foram gravemente feridas e doze famílias ficaram desabrigadas em consequência da enxurrada.
15/04/2013 – Porto Alegre (RS) confirma primeiro caso de Gripe A H1N1 no ano
Resumo: Nesta segunda-feira (15/04), a Secretaria Estadual de Saúde de Porto Alegre (RS) confirmou o primeiro caso de Gripe A H1N1 no ano. A vítima é uma mulher de 26 anos que, segundo informações da própria secretaria, está hospitalizada em tratamento com Oseltamivir e faz parte de um dos grupos de risco, sendo portadora de doença crônica. Desde o início do ano, já foram investigados 57 casos no Estado envolvendo pessoas internadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave. Diante do fato, o Secretário Adjunto de Saúde de Porto Alegre, Jorge Osório, reforçou a importância da imunização contra a doença por parte das pessoas que estão inseridas no grupo prioritário. Com mais de 140 pontos de vacinação, a capital gaúcha iniciou neste segunda-feira os trabalhos da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
15/04/2013 – China já registra 14 mortes e 61 infectados pelo Vírus Influenza H7N9
Resumo: Em um novo comunicado, emitido no último domingo (14/04), autoridades de saúde chinesas informaram que chegou a 14 o número de mortes em decorrência do vírus Influenza H7N9, causador da Gripe Aviária. De acordo com a nota, até o momento, 61 pessoas foram infectadas em todo o país. Até o sábado (13/04), a presença do vírus H7N9 continuava oficialmente circunscrita a três províncias do leste do país (Jiangsu, Zhejiang e Anhui), e ao município de Xangai, a grande metrópole da região leste. Já o novo comunicado revela que o vírus havia se propagado para a província de Henan, região central do país, após o registro do primeiro caso humano em Pequim. Segundo informações do jornal Global Times, a indústria de aves de curral chinesa perdeu mais de 10 bilhões de iuanes (1,24 bilhão de euros) desde o anúncio do primeiro caso de infecção humana pela cepa viral.
15/04/2013 – Autoridades de saúde ganesas investigam surto de Febre Amarela no noroeste do país
Resumo: Na última quarta-feira (10/04), autoridades de saúde de Gana confirmaram o andamento das investigações acerca do surto de Febre Amarela que vem atingindo o distrito de Jirapa, localizado na Região Noroeste do país. Desde o dia 07 de fevereiro, quando o primeiro caso foi detectado, pelo menos 11 notificações foram registradas no distrito. As amostras dos casos suspeitos foram encaminhadas no dia 17 do mês passado ao laboratório de referência do Instituto Nacional de Saúde Pública. Dentre os suspeitos, três pessoas morreram antes mesmo da divulgação dos laudos das amostras, os quais ficarão prontos nos próximos dias.
15/04/2013 – Município de Vermelho Novo (MG) registra óbito por Meningite
Resumo: No último domingo (14/04), um homem morreu vítima de Meningite em Vermelho Novo, município localizado no sudeste de Minas Gerais. O homem, que não teve nome e idade revelados, estava internado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga – município vizinho. Segundo Gilmar Fernandes, Secretário Municipal de Saúde de Vermelho Novo, a confirmação laboratorial da doença ocorreu na última sexta-feira (11/04). O secretário destacou que todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde foram realizados para prevenir a ocorrência de novos casos.
16/04/2013 – Forte terremoto mata 45 pessoas na fronteira entre o Irã e o Paquistão
Resumo: Nesta terça feira (16/04), um forte terremoto matou ao menos 45 pessoas na fronteira entre o Irã e Paquistão. O tremor de magnitude 7,8 (Escala Richter) deixou um total de 40 mortos no Irã e 05 no vizinho Paquistão. As informações foram captadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e confirmadas pela TV estatal iraniana. Segundo a emissora, a cidade de Saravan sofreu fortes danos. Além disso, a transmissão de energia e os serviços de comunicação foram interrompidos na província do Sistão-Baluchistão. O tremor ocorreu no território iraniano, próximo à fronteira com o Paquistão, às 15h44 locais (07h44 no horário de Brasília), cujo epicentro foi localizado a uma profundidade de 15 km, e a 86 km da cidade de Khash, em uma área de montanhas e deserto. Segundo testemunhas, o abalo também foi sentido no Golfo Pérsico, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em Nova Déli (Índia).
16/04/2013 – Interior de SP já registra duas mortes por Gripe A H1N1
Resumo: Até agora, os municípios do interior paulista já registraram duas mortes por Gripe A H1N1. O primeiro caso de óbito pela doença foi confirmado na última sexta-feira (12/04), em Catanduva. A vítima era uma mulher de 52 anos que havia procurado atendimento no Hospital Padre Albino, e faleceu no dia 08 deste mês. Já a segunda vítima fatal era um homem de 54 anos, morador de São José do Rio Preto, o qual estava internado desde o dia 08/04 na UTI da Santa Casa de Misericórdia.
16/04/2013 – Casos de LV aumentam nos últimos dois anos em Corumbá (MS)
Resumo: Nos últimos dois anos, a Vigilância Epidemiológica de Corumbá, município situado no noroeste do Mato Grosso do Sul, registrou um aumento no número de casos de Leishmaniose Visceral (LV). Em 2012, foram notificados 04 casos ao longo de todo o ano. Em comparação, nos primeiro trimestre deste ano, o número de notificações já chegou a 05, segundo informou a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Mariângela Capurro. Ainda segundo a coordenadora, dos cinco casos registrados neste ano, quatro ocorreram em crianças.
17/04/2013 – Jaguaquara (BA) decreta estado de calamidade após fortes chuvas
Resumo: Nesta quarta-feira (17/04), a prefeitura de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, decretou estado de calamidade após as fortes chuvas que há duas semanas vem atingindo o município. Segundo a prefeitura, em apenas três dias, pelo menos 10 casas desmoronaram e outras 50 correm risco de desabamento. Cerca de 180 famílias estão em situação de risco. Na tarde de terça-feira (16/04), uma hora de chuvas foi o suficiente para alagar a principal via da cidade. Apesar das chuvas, Jaguaquara é um dos 96 municípios que enfrentam o racionamento de água no estado por conta da baixa vazão nos reservatórios que atendem à região sudoeste da Bahia.
17/04/2013 – MS do Egito confirma terceira morte do ano por vírus Influenza A H5N1
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Egito confirmou a terceira morte do ano em decorrência do vírus Influenza A H5N1, causador da Gripe Aviária. A vítima era um jovem de 26 anos morador de Daqahliya, distrito localizado no norte da capital - Cairo. Segundo o porta-voz do ministério, Yahya Moussa, a população está sendo orientada em todo o país a procurar atendimento médico em caso de qualquer suspeita da doença. Ainda segundo Moussa, um relatório oficial aponta que, desde 2006, houve um total de 168 casos no país, incluindo 60 mortes, em virtude da doença.
17/04/2013 – Sul da Guatemala tem 193 casos de gastroenterite por E. coli com três mortes
Resumo: Em Santo Domingo Xenacoj, município localizado no sul da Guatemala, autoridades de saúde confirmaram 193 casos de gastroenterite por E. coli, incluindo três mortes. Segundo o Diretor Municipal de Saúde, Francisco Bermudez, pelo menos 12 dos 20 alimentos consumidos pelas vítimas, em um mercado da cidade, estavam contaminados pela bactéria. No local, reservatórios de água também foram analisados, porém não apresentaram evidências de contaminação.
17/04/2013 – Febre Q na Argentina: estudo sugere presença de Coxiella burnetii em Córdoba
Resumo: Um estudo ecológico desenvolvido por um grupo de cientistas brasileiros e argentinos demonstrou a prevalência de carrapatos portadores da bactéria Coxiella burnetii, causadora da Febre Q, na província de Córdoba, na Argentina. Os carrapatos das espécies Amblyomma parvum e Amblyomma tigrinum foram isolados em mamíferos roedores silvestres, sobretudo preás “de dentes amarelos comum” (Galea musteloides). Embora a doença afete principalmente caprinos e ovinos, mais de 4.000 foram diagnosticadas com a doença desde que foi implementada sua vigilância. Surtos da doença começaram a ser registrados em 2007, o que levou ao abate de mais de 40.000 caprinos nos últimos anos. A Febre Q é considerada uma das doenças mais infecciosas do mundo, visto que um indivíduo pode ser acometido por uma única bactéria. O estudo foi publicado na seção Emerging Infectious Disease (Doenças Infecciosas Emergentes) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês).
17/04/2013 – Brasil registra aumento dos casos fatais de intoxicação por agrotóxicos na última década
Resumo: De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento significativo do número de casos fatais de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, ao longo da última década. Em 2010, ao menos 171 pessoas morreram intoxicadas por venenos de uso agrícola no País. No mesmo ano, foram registradas 4.789 ocorrências desta natureza. Nos últimos dez anos, foram notificados 86.700 casos de envenenamento por diversos agentes, como agrotóxicos, animais peçonhentos, raticidas e domissanitários. Segundo o próprio ministério, os casos notificados levam muito tempo para chegar ao Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (SINITOX), o que faz com que os dados mais recentes sejam referentes à 2010. O órgão destacou ainda que, enquanto o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93% durante o período, no Brasil este aumento chegou a 190%, saltando de R$ 2,5 bilhões em 2002 para R$ 8,9 bilhões em 2010.
17/04/2013 – IDARON detecta caso de Raiva Bovina em propriedade rural de Porto Velho (RO)
Resumo: Nesta semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (IDARON) confirmou um provável surto de Raiva Bovina em uma propriedade rural de Porto Velho (RO), distante 30 km da capital. Ao todo, nove animais morreram e, segundo a agência, uma das mortes já foi confirmada. A suspeita da doença se confirmou com o resultado de dois exames feitos a partir de amostras coletadas do animal infectado e analisadas no Laboratório Nacional Agropecuário, em Belém (PA). Além disso, houve demora na notificação dos casos, uma vez que o produtor resolveu procurar ajuda do órgão somente depois da morte de sete animais. O último caso de Raiva Bovina detectado na região de Porto Velho (RO) ocorreu em 2010, conforme destacou o órgão. Nos últimos dois anos, foram registrados quatro casos da doença no estado, notificados nos municípios de Vale do Paraíso, São Miguel, Santa Luzia e Porto Velho.
17/04/2013 – OMS afirma que nem todas as vítimas do vírus H7N9 na China tiveram contato prévio com aves
Resumo: Nesta quarta-feira (17/04), a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que nem todas as vítimas do vírus H7N9 na China tiveram contato prévio com aves, aumentando ainda mais o mistério acerca da doença. O anúncio foi feito pelo porta-voz da entidade, Gregory Hartl, após um renomado cientista chinês declarar que cerca de 40% das pessoas que contraíram o vírus não tinham histórico de contato com aves. A declaração de Zeng Guang, cientista-chefe encarregado de epidemiologia no Centro de Controle e Prevenção de Doenças Doenças (CDC, sigla em inglês) da China causou grande repercussão na comunidade científica internacional, uma vez que atenta para a possível transmissão do vírus entre humanos. Por outro lado, uma análise da Reuters (agência de notícias) sobre as infecções, com base em relatos da mídia estatal, mostrou que apenas 10 dos 77 casos confirmados até a última terça-feira (16/04) teriam tido contato com aves. O número de mortos pela cepa viral já chegou a 17 no país, segundo balanço oficial divulgado nesta quinta-feira (18/04).
18/04/2013 – Adolescente de 15 anos morre vítima de Hantavirose no Centro-Oeste da Bolívia
Resumo: Nesta semana, uma adolescente de 15 anos morreu vítima de Hantavirose em Cochabamba, município localizado no Centro-Oeste da Bolívia. Segundo informações do chefe do Departamento Municipal de Saúde, Arturo Quiñones, Cochabamba já soma quatro casos confirmados e quatro casos suspeitos da doença, desde o início do ano, fato que motivou um alerta geral no município. Equipes de saúde já estão monitorando as áreas de transmissão do município, cuja taxa de infestação por roedores é elevada, desenvolvendo as ações de prevenção e controle da doença.
18/04/2013 – Secretaria de Saúde confirma segundo caso de Influenza A H1N1 no RS
Resumo: Nesta quinta-feira (18/04), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) confirmou o segundo caso de Gripe A H1N1 em 2013 no estado. A vítima era moradora do município de São Gabriel. De acordo com o Secretário de Saúde de São Gabriel, Daniel Ferrony, outros dois casos da doença já foram confirmados no município, totalizando três casos neste ano – uma mulher, um homem e um adolescente de 17 anos. As três vítimas já receberam alta do hospital e estão sendo tratados com Oseltamivir. Ainda segundo o secretário, o município já vacinou mais de 40% das pessoas inseridas no grupo de risco. Outros 16 casos da doença estão sendo investigados no estado.
18/04/2013 – Malária preocupa moradores da Região Metropolitana de Belém (PA)
Resumo: Nas últimas semanas, um surto de Malária na Região Metropolitana de Belém (PA) vem preocupando moradores e autoridades públicas de saúde. Segundo as autoridades de saúde paraenses, a doença se espalhou rapidamente pela região. Em apenas uma semana, 33 pessoas foram infectadas em uma comunidade em Ananindeua, na Grande Belém. Em resposta, agentes de saúde distribuíram medicamentos e aplicaram inseticidas em todo o bairro. Apesar do surto, a Secretaria de Saúde do Pará afirmou que nos últimos três anos houve redução de quase 50% nos casos de Malária no estado. No entanto, o número de pessoas infectadas ainda é alto: em 2012, foram mais de 95 mil casos em todo o estado.
18/04/2013 – Surto de Sarampo mata 36 crianças no norte da Nigéria
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde nigerianas promoveram um acirrado debate com parlamentares federais acerca do atual surto de Sarampo que já matou 36 crianças no norte do país. Até o momento, 3.588 crianças já foram hospitalizadas na região por conta do agravo. Na ocasião, o presidente do Senado, David Mark, destacou a baixa cobertura vacinal no país em relação à prevenção de doenças evitáveis, com o Sarampo e a Poliomielite, motivada por interesses políticos e religiosos locais. Como exemplo, o parlamentar lembrou a morte de 10 vacinadores na província de Kano, perpetradas por um grupo radical islâmico que atua no norte do país e rigorosamente se posiciona contra a vacinação.
19/04/2013 – Pesquisa traça história evolutiva do DENV-2 no Brasil
Resumo: Uma pesquisa publicada nesta semana na revista PloS One teve como proposta o mapeamento, no Brasil, da história evolutiva do sorotipo 2 do vírus da Dengue (DENV-2), uma das quatro espécies transmitidas ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Os resultados apontaram para a circulação simultânea de diferentes linhagens de DENV-2 no país, o que pode estar associado a maior recorrência de surtos e de manifestações graves da doença, quando comparado aos demais sorotipos virais. Por outro lado, a existência de uma maior variedade genética entre o DENV-2 também tem sido apontada como causa principal do insucesso em testes para desenvolvimento de uma vacina eficaz.
19/04/2013 – Núcleo de Zoonoses de Itajaí (SC) receberá apoio da VE-SC para detectar cães com LV
Resumo: Nesta semana, a Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (VE-SC) anunciou que auxiliará o Núcleo de Zoonoses de Itajaí (SC) a realizar as ações de detecção de cães com Leishmaniose Visceral (LV). O levantamento será realizado em um bairro onde, nas últimas semanas, um animal foi diagnosticado com a doença. Procedente do Rio Grande do Sul, o cão infectado era da raça Rottweiler e havia chegado há cerca de oito meses no município. Segundo a técnica da Gerência de Zoonoses de Santa Catarina, Maria Ernestina Makowiecky, o animal precisou ser abatido para evitar a contaminação de outros cães na região. Ainda segundo a funcionária, o trabalho de varredura será iniciado na próxima semana.
19/04/2013 – Dakota do Sul notifica surto de Salmonelose associado ao contato com pintinhos (EUA)
Resumo: Na semana passada, o Departamento de Saúde de Dakota do Sul (Estados Unidos) notificou ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) a ocorrência de um surto de Salmonelose associado ao contato com pintinhos. Pelo menos quatro casos foram confirmados, sendo uma criança de 04 anos e três adultos. Segundo comunicado do próprio departamento, foram detectados três casos na Região Sudeste e um caso na Região Sudoeste do Estado.
19/04/2013 – Sudeste do Paquistão registra mais de 3 mil casos de Sarampo
Resumo: Em Sindh, província localizada no sudeste do Paquistão, mais de 3 mil casos de Sarampo foram registrados desde o início do ano. As informações divulgadas são oriundas de um relatório encomendado pelo recém-nomeado Secretário Provincial de Saúde, Ijaz Muhammad Chaudhry. Ainda segundo o levantamento, durante o período, foram registradas 120 mortes em decorrência da doença, a maioria envolvendo crianças.
19/04/2013 – Confirmado surto de Hepatite A em Bodocó (PE)
Resumo: Em Bodocó, município localizado no noroeste de Pernambuco, a Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a ocorrência de um surto de Hepatite A no distrito de Feitoria. Na ocasião, seis pessoas, entre adultos e crianças, foram infectadas pelo vírus. Além disso, outros dez casos suspeitos estão sendo investigados, segundo informou Lislene Rodrigues, Coordenadora de Endemias do Município. Ainda segundo gestora, providências já estão sendo tomadas para combater a doença: um mutirão foi promovido na comunidade afetada, com palestras preventivas nas escolas, visitas de agentes de saúde nas residências e distribuição de cloro para tratamento da água.
19/04/2013 – Menino de 1 ano e meio morre após ser picado por escorpião em creche do DF
Resumo: Um menino de um ano e meio morreu após ser picado por um escorpião em uma creche de Guará, distrito localizado no entorno de Brasília. A criança brincava em um parquinho da creche quando foi picado pelo animal. Ele foi socorrido pelos funcionários da escola, chegou a ser internado em uma UTI, mas teve uma parada cardíaca e não resistiu. Após o acidente, técnicos da Vigilância Ambiental encontraram na escola onze escorpiões amarelos (Tityus serrulatus), o tipo mais venenoso encontrado na região. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-DF), em 2011, foram notificados 792 acidentes envolvendo animais peçonhentos no Distrito Federal (DF). Em mais da metade dos casos, o animal agressor era um escorpião.
19/04/2013 – Rondônia lança Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
Resumo: Começou no último dia 15/04 a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Rondônia. Neste ano, a meta do governo local é imunizar mais de 4,8 milhões de animais – mesma quantidade do ano passado – dentre rebanhos de bovinos e bubalinos. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), este número representa 40% do rebanho no Estado com até dois anos de vida. Nesta edição da campanha, o período de imunização vai até 15 de maio. Rondônia tem o sétimo maior rebanho nacional de bovinos e bubalinos: 12 milhões de cabeças. No Estado, existem 17 frigoríficos com inspeção federal e 06 com inspeção estadual, sendo estes últimos responsáveis pelo abate anual de mais de 2 milhões de animais – quarto maior exportador de carnes do País. O último caso de Febre Aftosa no Estado foi registrado em 1999 na cidade de Cerejeiras. Em 2003, o Estado conquistou junto a Organização Internacional de Epizootias (OIE) o status de “Área Livre de Febre Aftosa”.
19/04/2013 – Inundações deixam ao menos onze mortos na Indonésia
Resumo: O último fim de semana, pelo menos onze pessoas morreram por conta das inundações que atingiram a ilha de Java, na Indonésia. A maior parte das vítimas foi arrastada pelas fortes correntezas e cerca de 23 mil moradias foram inundadas nas províncias central e oriental de Java, segundo informações da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes. “Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas”, complementou a agência.
20/04/2013 – Terremoto deixa pelo menos 160 mortos e milhares de feridos na China
Resumo: Na manhã de sábado (20/20), um terremoto de magnitude 6,6 (Escala Richter) atingiu o sudoeste da China deixando pelo menos 160 mortos e mais de 6,7 mil feridos de feridos. O tremor ocorreu na base do planalto tibetano, na província de Sishuan, uma região de intensa atividade sísmica que já havia sido devastada em 2008 em virtude de um forte terremoto – 87 mil mortos e desaparecidos. Sichuan é uma das províncias mais povoadas da China, com 80 milhões de habitantes. Mais de dois mil militares foram enviados ao local para fortalecer as operações de resgate.
20/04/2013 – Sarampo mata 12 crianças em menos de uma semana no nordeste do Paquistão
Resumo: Em menos de uma semana, 12 crianças morreram vítimas de Sarampo em Lahore, província localizada no nordeste do Paquistão. Apenas no último dia 18/04, 55 crianças foram diagnosticadas com a doença na província, sendo 23 admitidas no Hospital Mayo e 22 no Hospital Pediátrico de Lahore. Deste total, pelo menos três crianças morreram em decorrência da doença. Já no distrito de Jhang, 10 crianças morreram por causa do Sarampo nos últimos três meses, enquanto que em Multan, 195 foram afetadas.
21/04/2013 – Sobremesa contaminada por Listeria pode ter sido distribuída para 13 hospitais públicos de Sydney (Austrália)
Resumo: Um paciente morreu e outros dois estão internados em estado grave em hospitais públicos de Sydney, na Austrália, após terem sido infectados pela bactéria Listeria monocytogenes, causadora da Listeriose. As vítimas foram infectadas a partir de uma sobremesa contaminada conhecida como “profiteroles” – feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas. Segundo o Departamento de Saúde local, a sobremesa pode ter sido fornecida para 13 hospitais públicos da cidade.
21/04/2013 – Colégio peruano registra surto de gastroenterite
Resumo: Na última quinta-feira (18/04), um surto de gastroenterite foi confirmado no Colégio Esteban Pavletich, localizado em Huánuco – Região Central do Peru. Na ocasião, 17 estudantes entre 07 e 10 anos desenvolveram dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia, após consumir alimentos servidos no Programa de Nutrição Escolar Qali Warma, do Ministério de Desenvolvimento e Inclusão Social. Segundo as investigações, os estudantes consumiram ponche à base de leite, feijão e batata-doce durante um almoço. Por outro lado, esta não foi a primeira vez que o programa de nutrição do governo foi questionado. Em pouco mais de 15 dias, responsáveis e alunos em pelo menos três reclamaram após ter recebido alimentos estragados, oriundos do programa.
22/04/2013 – ISP chileno confirma 18 casos de Listeriose neste ano
Resumo: Nesta semana, a coordenadora do Instituto Nacional de Saúde Pública (ISP) chileno, Rosa Oyarce, anunciou o fortalecimento das ações de vigilância nos estabelecimentos comerciais, para prevenir a ocorrência de novos casos de Listeriose na Região Metropolitana de Santiago. Do início de janeiro até a segunda quinzena de abril, pelo menos 18 pessoas foram infectadas, na região, pela bactéria Listeria monocytogenes - causadora da doença, segundo dados do próprio ISP. Na maioria das vezes, a bactéria é transmitida ao homem através do consumo de alimentos contaminados.
22/04/2013 – China registra 21 mortes por Vírus Influenza H7N9 e 104 infectados
Resumo: Nesta segunda-feira (22/04), o governo chinês divulgou um balanço do surto de Influenza H7N9 que a atinge a porção central e leste do país. Até o momento, foram registrados 104 casos, incluindo 21 mortes. As informações foram divulgadas pela rede estatal de notícias Xinhua, mediante comunicado da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar. Embora não esteja claro o modo como as pessoas estão sendo infectadas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que não há nenhuma evidência de um cenário mais preocupante, isto é, de transmissão sustentada entre pessoas comprovada.
23/04/2013 – Jovem de 19 anos com Gripe A H1N1 segue internada em estado grave em Santos (SP)
Resumo: Em Santos, no litoral paulista, uma jovem de 19 anos permanece internada em estado grave na UTI do Hospital Ana Costa, com diagnóstico confirmado de Gripe A H1N1. Moradora de Vicente de Carvalho – distrito de Guarujá (SP), a paciente deu à luz logo após ter sido internada no último dia 15/04. O bebê, de apenas 28 semanas, também está internado, na UTI Neonatal. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica do Guarujá (SP), a vítima havia iniciado os sintomas no dia 09/04. O laudo do exame comprovando a infecção foi divulgado somente nesta segunda-feira, pelo Instituto Adolfo Lutz. Em nota, a direção do hospital onde a vítima segue internada informou que “todas as medidas de notificação, prevenção e terapia foram tomadas e não há razão para pânico ou temor”.
23/04/2013 – Menina de 04 anos é internada com Febre Tifoide em Belém (PA)
Resumo: Em Belém do Pará (PA), uma menina de 04 anos segue internada em um hospital particular no bairro cremação, com diagnóstico confirmado de Febre Tifoide. Embora a criança tenha sido internada há nove dias na unidade, somente nesta segunda-feira (22/03) a Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) tomou conhecimento do caso. Em 2013, foram registrados três casos da doença no Estado, sendo dois em Oriximiná e um em Breves. No entanto, técnicos da SESPA acreditam que este número pode estar subestimado. “O número pode ser maior por conta das condições de saneamento e hábitos de higiene da população”, afirmou Ana Lúcia Ferreira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESPA.
23/04/2013 – Menina de 12 anos morre vítima de Gripe A H1N1 no Vietnã
Resumo: Na manhã desta terça-feira (23/04), uma menina de 12 anos morreu vítima de Gripe A H1N1 na província central de Thanh Hoa, no Vietnã. O anúncio foi feito pelo vice-diretor do Hospital Central de Doenças Tropicais de Hanoi, Nguyen Hong Ha. Segundo as autoridades de saúde locais, a vítima iniciou os sintomas no último dia 16/04, apresentando febre, tosse e falta de ar. Após internação, a paciente desenvolveu quadro de Pneumonia Grave, sendo transferida para a UTI. Exames laboratoriais comprovaram a infecção pela cepa viral. Além disso, outras duas pessoas da família também foram infectadas pelo vírus, porém já se recuperam.
23/04/2013 – Nordeste do México registra 32 casos de Rickettsiose
Resumo: Em Coahuila de Zaragoza, estado localizado no nordeste do México, pelo menos 32 casos de Rickettsiose foram detectados desde o início do ano. De acordo com o diretor do Serviço Estadual de Saúde, Marco Antonio Ruiz Pradis, os casos foram notificados nos seguintes municípios: Saltillo (19 casos), Parras (06 casos), Ramos Arizpe (02 casos), Ciudad Acuña (02 casos), San Pedro (02 casos) e Monclova (01 caso). O diretor lembrou ainda que a região vem enfrentando a seca e o calor há algumas semanas, o que favorece a proliferação do vetor da doença. Nesta semana, o diretor viajou para a Cidade do México para participar do “III Encontro Nacional dos Serviços de Saúde”. A ideia colocar em discussão, junto ao Ministério da Saúde, a situação da doença no estado, buscando novos projetos e apoio para fortalecer as estratégias de prevenção e controle do agravo na região.
23/04/2013 – Casos de Coqueluche aumentam em Minas Gerais
Resumo: Nos últimos anos, o número de casos de Coqueluche aumentou consideravelmente em Minas Gerais. Em 2011, foram notificados 82 casos junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) e, em 2012, o número chegou a 300. Durante estes dois anos, houve um aumento de 365% no total de casos da doença. Já neste ano, a incidência segue a mesma tendência verificada em 2011. Até a última quinta-feira (18/04), pelo menos 106 casos haviam sido notificados em todo o Estado. Apenas na capital Belo Horizonte, 17 pessoas foram confirmadas com a doença neste ano. De acordo com a secretaria, a principal causa para esse aumento é a falta de reforço na vacinação. Neste ano, o Ministério da Saúde anunciou que irá incluir a vacina contra Coqueluche no Calendário Básico da Gestante, já que estas são consideradas a principal fonte de transmissão da doença aos bebês.
23/04/2013 – Enchentes deixam 56 mortos em La Plata (Argentina)
Resumo: Na Argentina, o grupo jornalístico ambiental conhecido como Tinta Verde divulgou um relatório acerca do impacto das inundações que atingiram a cidade de La Plata – a 50 km da capital, Buenos Aires, no início do mês. Em meio a irreparáveis perdas materiais e humanas, o texto colocou em foco a fragilidade estrutural do país frente à prevenção de catástrofes naturais, valorizando a urgente necessidade de repensar o planejamento estratégico da cidade para enfrentar eventos desta natureza. Durante as cheias, pelo menos 56 pessoas morreram na cidade. Em questão de minutos, a água subiu 80 centímetros, transbordando rios e destruindo moradias. Após dois dias de chuvas torrenciais, ao menos 3 mil pessoas ficaram desabrigadas.
24/04/2013 – Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 10 de maio
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde prorrogou a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe” até 10 de maio. A previsão inicial era que a campanha terminasse nesta sexta-feira (26/04). Segundo o próprio ministério, o prazo maior é necessário para dar mais tempo para as pessoas se imunizarem. Até o momento, a vacinação atingiu mais de 40% do público-alvo de 39,2 milhões de pessoas, número considerado satisfatório, conforme informou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. “Estamos fazendo uma recomendação para os municípios que estejam com baixa procura para que abram os postos de saúde para vacinação no sábado”, afirmou o secretário. O novo prazo vale para todo o país, mas municípios e estados que tiverem atingido suas metas não precisam adotá-lo, ressaltou Barbosa.
25/04/2013 – Casos de Chikungunya se espalham por Papua-Nova Guiné
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde locais lançaram um alerta diante do aumento do número de casos de Chikungunya em Papua-Nova Guiné. Os primeiros casos surgiram registrados em junho do ano passado, inicialmente em Sandaun, e logo se espalharam para outras províncias como Madang, West New Britain, East New Britain, Morobe e Eastern Highlands. Recentemente, casos suspeitos também foram descritos em províncias mais afastadas ao sudeste, como Oro e Nova Irlanda. De acordo com o chefe da Unidade de Doenças Ambientais e Emergentes do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas, Drº Paul Horwood, foram registrados 633 casos em todo o país, entre junho e outubro do ano passado.
25/04/2013 – Baixada Santista investiga cinco casos suspeitos de Gripe A H1N1
Resumo: Pelo menos cinco casos suspeitos de Gripe A H1N1 estão sendo investigados em municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Dois dentre os casos suspeitos estão sendo investigados no município de Santos, onde nesta quinta-feira (25/04), uma jovem de 19 anos morreu vítima de complicações da doença. Os demais casos foram notificados em São Vicente, Praia Grande e Cubatão. Diante deste cenário e da pouca procura pela vacina da Gripe, autoridades de saúde locais estão convocando os moradores que se enquadram na definição de público-alvo a aderir a campanha. A meta neste ano é imunizar cerca de 411 mil pessoas na Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), este número ainda está longe de ser alcançado. Até agora, quase 158 mil pessoas receberam a dose da vacina, o que representa menos de 40% do contingente estimado. A meta é atingir 80% do público-alvo.
25/04/2013 – Confirmado primeiro caso de Leptospirose no ano em Uberaba (MG)
Resumo: Nesta quarta-feira (24/04), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro, confirmou o primeiro caso de Leptospirose no ano. A vítima é uma mulher de 35 anos, moradora do bairro Fabrício, a qual foi internada no dia 08/03 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), porém já recebeu alta e está fora de perigo. Segundo o assessor da Secretaria de Saúde, Paulo Ricardo, Equipes da Vigilância Epidemiológica estão fazendo visitas periódicas para monitorar o estado de saúde da vítima.
25/04/2013 – Enchentes deixam 20 mortos no norte do Afeganistão
Resumo: Pelo menos 20 pessoas morreram e cerca de 1,9 mil casas foram destruídas por enchentes que atingem o norte do Afeganistão. Segundo o porta-voz do governo da província de Balkh, Ahmad Munir Farhad, os distritos de Kanshandah, Sholgar, Nahre Shayee e Mazar Sharit foram os mais castigados. Em meio aos enormes prejuízos, cerca de mil animais morreram e vários hectares de plantações foram destruídos por conta das inundações. As precárias condições de infraestrutura e das casas no país, sobretudo nas zonas mais remotas, fazem com que eventos desta natureza exerçam forte impacto sobre a população afegã.
25/04/2013 – CNPq regulamenta casos em que pesquisador pode acumular bolsas
Resumo: Foi publicada nesta terça-feira (23/04), no Diário Oficial da União (DOU), a regulamentação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que do acumulo de bolsas de apoio à pesquisa pesquisadores concedidos pela instituição. Segundo o texto, estudantes que recebem auxílio do CNPq para desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas poderão acumular bolsas em três casos específicos: se atuarem como coordenador de programa de pós-graduação, como professor do Sistema Universidade Aberta Brasil (UAB) ou no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Em nota, o CNPq afirmou que o regulamento não permite o acúmulo de bolsas de agências públicas quando relacionadas à mesma atividade. No último dia 1º, o Ministério da Educação reajustou em cerca de 10% as bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo CNPq. A bolsa de mestrado passou de R$ 1.350 para R$ 1.500, e a de doutorado de R$ 2.000 para R$ 2.200. Estudantes de pós-doutorado tiveram a bolsa reajustada de R$ 3.700 para R$ 4.100.
25/04/2013 – Alerta em Taiwan: confirmado primeiro caso de Influenza H7N9 fora da China Continental
Resumo: Nesta quinta-feira (25/04), autoridades de saúde asiáticas confirmaram o primeiro caso de Influenza H7N9 fora do território chinês. A vítima é um empresário taiwanês que manifestou os primeiros sintomas da doença três dias após ter regressado da China. O empresário contou que, durante a viagem, não teve nenhum contato com aves. No aeroporto de Taiwan, passageiros que chegam da China devem passar por um sensor de temperatura. O governo do país informou ainda que vai intensificar a fiscalização em mercados, granjas e até em locais onde as aves migratórias costumam se abrigar. Ao menos 139 pessoas que tiveram contato com o empresário, incluindo passageiros do mesmo voo, estão sendo monitoradas. A confirmação do caso ocorreu no mesmo dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que o vírus H7N9 é um dos “mais letais” da Gripe vistos nos últimos anos. Até o momento, foram registrados 109 casos na China, incluindo 22 mortes.
25/04/2013 – Fortaleza (CE) registra aumento de 78% nos casos de Coqueluche
Resumo: Entre 2011 e 2012, o número de casos de Coqueluche teve um aumento de 78% em Fortaleza (CE), segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante os dois anos, o total de notificações saltou de 41 para 73. Neste ano, entre janeiro e março, foram registrados 08 casos. Segundo a secretaria, o incremento observado na incidência da doença não esteve limitado apenas ao município, seguindo inclusive uma tendência nacional. Dados do governo federal indicam que, em 2011, foram registrados 2.258 casos em todo o país. Desse total, 70% ocorreram em menores de 1 ano. Já em 2012, o número passou para 4.453 casos – aumento de 97%, sendo que 85% dos registros foram em crianças menores de seis meses.
25/04/2013 – Casos de Coqueluche crescem em Campo Grande (MS)
Resumo: Em Campo Grande (MS), o número de casos confirmados de Coqueluche no primeiro trimestre deste ano já atinge quase metade do total de notificações ao longo de 2012. No ano passado, A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) haviam registrado 52 casos. Apenas até a primeira semana de abril deste ano, o total de notificações da doença já chega a 21, o que deixa em alerta as autoridades de saúde do município. Não apenas em Campo Grande, mas em todo o país, o número de casos da doença aumentou consideravelmente nos últimos anos, conforme ressaltou a gerente técnica de doenças imunopreviníveis do Serviço de Vigilância Epidemiológica da SESAU. No Brasil, segundo registro do Ministério da Saúde, o número de casos de Coqueluche aumentou 97% em 2012.
25/04/2013 – Menina de 09 anos morre vítima de Meningite em São Bernardo (SP)
Resumo: Na última semana, uma menina de 09 anos morreu vítima de Meningite em São Bernardo (SP), município localizado na Região do ABC Paulista. Segundo as investigações, a vítima era moradora do bairro Jardim Orquídeas e estudava na mesma escola onde outra criança de 07 anos foi diagnosticada com a doença. A Prefeitura confirma a ocorrência dos dois casos, porém pais e responsáveis continuam afirmando que pelo menos quatro alunos da instituição já teriam sido diagnosticados com Meningite. Em nota, a Vigilância Epidemiológica de São Bernardo informou que os dois casos registrados tiveram procedências diferentes, uma vez que foi confirmada Meningite Bacteriana na menina de 09 anos e Meningite Viral na de 07 anos.
25/04/2013 – Leptospirose: jovem de 19 anos é internada em estado grave no nordeste da Argentina
Resumo: Uma jovem de 19 anos, diagnosticada com Leptospirose, foi internada em estado grave no Hospital José María Cullen, na província de Santa Fé – nordeste da Argentina. De acordo com o Diretor Provincial de Promoção da Saúde, Andrea Uboldi, a vítima é moradora do bairro Roma e trabalha em atividades de pesca nas ilhas situadas às margens da província. Entretanto, as investigações ainda não esclareceram o local onde teria ocorrido a infecção. Este foi o décimo sétimo caso de Leptospirose confirmado este ano na província.
25/04/2013 – Instituto Oswaldo Cruz lança vídeo-aulas sobre o Aedes aegypti
Resumo: O Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) acaba de lançar o projeto vídeo-aulas “Aedes aegypti – Introdução aos Aspectos Científicos do Vetor”. O projeto foi idealizado para ajudar a população a conhecer um pouco mais sobre o mosquito, a doença e seus impactos, de forma simples e objetiva, incluindo informações capazes de contribuir com a rotina de diversos públicos, como professores, estudantes e profissionais de comunicação, tornando-os verdadeiros multiplicadores de conhecimento e colaborando para a prevenção da doença. As vídeo-aulas são disponibilizadas em dez módulos temáticos, que podem ser assistidos separadamente ou em versão integral, com duração entre 2 e 15 minutos cada, os quais podem ser acessados através do segundo link abaixo.
26/04/2013 – Ceará registra mais uma morte por Gripe A H1N1
Resumo: Na última quarta-feira (24/04), o Estado do Ceará registrou mais uma morte em decorrência do vírus Influenza A H1N1. O óbito ocorreu no interior do Estado, uma semana após o registro do primeiro caso fatal do ano, envolvendo um homem de 52 anos, morador do município de Baturité – no norte do Estado. Até o último dia 13/04, haviam sido confirmados 19 casos de H1N1 e nove por outros tipos de vírus respiratórios, como Adenovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Influenza A Sazonal. O segundo caso fatal do vírus H1N1 foi confirmado no mesmo dia em que outra pessoa morreu em consequência do subtipo sazonal da doença. Diante destas circunstâncias, o Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Manoel Fonsêca, ressaltou a importância da adesão à “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe”, por parte dos grupos de risco preconizados pelo Ministério da Saúde. A cobertura vacinal do Estado é de 38,22%. Já na capital, o percentual é de 21%. Neste ano, a meta é imunizar 80% das pessoas inseridas nos grupos prioritários, em todo o Estado.
26/04/2013 – Municipalização dos serviços de saúde contribui para redução dos casos de Malária em Angola
Resumo: Durante a celebração do “Dia Mundial de Combate à Malária”, na última quinta-feira (25/04), autoridades de saúde angolanas ressaltaram a importância da municipalização dos serviços de saúde para a redução dos casos de Malária no país. Segundo o administrador adjunto do município de Namacunde – província de Cunene, Judas Tadeu, este modelo de atenção permite que os serviços de saúde estejam mais perto dos cidadãos. Como consequência, esta organização favoreceu a construção de mais postos de saúde no interior das vilas e aldeias, redobrando o abastecimento e distribuição de medicamentos e profissionais de saúde.
26/04/2013 – Secretaria de Saúde de Patos de Minas (MG) investiga casos suspeitos de Influenza H1N1
Resumo: A Secretaria de Saúde de Patos de Minas (MG), no Alto Parnaíba, confirmou que está investigando dois casos suspeitos de Influenza A H1N1 no município. Segundo Erivaldo Rodrigues Soares, funcionário da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, amostras das vítimas já foram colhidas para a realização de exames confirmatórios, os quais devem ficar prontos em até 30 dias. Ainda segundo o funcionário, uma das vítimas já recebeu alta e a outra permanece internada em um hospital conveniado.
26/04/2013 – Detectado surto de Raiva Bovina no leste da Guatemala
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde da Guatemala detectaram um surto de Raiva Bovina no norte do Departamento Estadual de Izabal – Região Leste do país. De acordo com informações oficiais, pelo menos uma centena de animais foi acometida pela doença na semana passada, em uma propriedade local, o que motivou a execução de um plano de vacinação imediata. “Até agora, 50 animais morreram e outros 50 desenvolveram sintomas compatíveis com a doença”. O Departamento de Izabal localiza-se 250 km ao norte da capital (Cidade da Guatemala) e, constitui uma região de intensa atividade pecuária, sendo um dos principais exportadores de gado para diversos países da América Central.
27/04/2013 – Baixada Santista registra segunda morte do ano por Influenza H1N1 (SP)
Resumo: Nesta sábado (27/04), foi enterrada em Santos, no litoral paulista, a segunda vítima fatal do vírus Influenza A H1N1 neste ano, na Baixada Santista. A vítima era um bebê que não teve a idade revelada. Porém, as investigações constataram que a criança frequentava uma creche em Santos, o que deixou em alerta as autoridades de saúde locais devido à possibilidade de outras crianças também terem sido infectadas. Segundo o Secretário de Saúde da cidade, Marcos Calvo, sete crianças que tinham sintomas respiratórios foram afastadas da unidade. Conforme esclareceu o gestor, “a Vigilância Epidemiológica vai ficar atenta e acompanhará todos os casos que surgirem nessa creche”, concluiu. O primeiro caso fatal havia sido registrado no último dia 18/04, envolvendo uma jovem de 19 anos no Guarujá. Além das duas mortes, um morador do bairro Vila Natal, em Cubatão, está internado com Gripe A no Hospital Municipal da cidade. Ainda há mais seis casos suspeitos da doença na região, sendo cinco em Santos e um em Praia Grande.
29/04/2013 – Confirmados três casos de Chikungunya em Nova Caledônia (Oceania)
Resumo: Em Nova Caledônica, arquipélago francês localizado na Oceania, autoridades de saúde confirmaram três casos de Chikungunya. De acordo com o chefe de Saúde Pública da ilha, Dr° Jean Paul Grangeon, uma moradora de Poindimié, no extremo norte, foi detectada como caso-índice do surto. A vítima teria se infectado em Nouméa, cidade localizada no sul do arquipélago, e disseminado a doença pela Região Norte. Em resposta, as autoridades emitiram um alerta à população solicitando colaboração para eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença.
29/04/2013 – IDARON realiza captura de morcegos hematófagos para controle da Raiva em Porto Velho (RO)
Resumo: Nesta semana, técnicos da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) iniciaram a captura de morcegos hematófagos em Porto Velho (RO), dando continuidade às estratégias de controle da Raiva. Recentemente, um produtor rural notificou o Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) do distrito de Boa Vista do Pacarana acerca da morte de seus animais, os quais estariam com sinais de mordeduras, provavelmente por morcegos hematófagos. Diante da notificação, equipes técnicas das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal de Pimenta Bueno foram deslocadas para a localidade para proceder as investigações e recolhimento dos animais.
29/04/2013 – China registra 24ª morte causada pelo vírus Influenza H7N9
Resumo: Nesta segunda-feira (29/04), autoridades de saúde chinesas registraram a 24ª morte causada pelo vírus Influenza H7N9 que atinge o leste do país. De acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, a vítima era um morador de Xangai, que morreu 12 dias após o início do tratamento. Até o momento, foram registrados mais de 120 casos da doença, incluindo uma vítima em Taiwan, com história prévia de infecção durante uma viagem à China. Especialistas no mundo todo temem uma mutação do vírus para uma forma facilmente transmissível entre humanos, o que poderia resultar em uma pandemia. Todavia, um estudo publicado na última quinta-feira (25/04), na revista médica britânica The Lancet, confirmou que o vírus H7N9 se originou em aves, e que até agora não há nenhuma evidência de transmissão do mesmo entre humanos. O resumo do trabalho pode ser acessado através do segundo link abaixo.
29/04/2013 – Registrado caso fatal de CCHF no norte da Turquia
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde turcas confirmaram a morte de um homem em consequência de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês). A vítima era moradora deTokat, província localizada no norte do país, e trabalhava em uma área rural cuidando de animais. Este foi o primeiro caso da doença registrado na Turquia, neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde turco, foram registrados 174 casos no país entre 2002 e 2012. Especialmente comum na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
30/04/2013 – Contaminação de frutas congeladas pode ter provocado surto de Hepatite A na Suécia
Resumo: Na Suécia, a Agência Nacional de Alimentos anunciou que a contaminação de frutas congeladas pode ter sido a causa do surto de Hepatite A que atinge o país. Desde dezembro do ano passado, pelo menos 56 casos foram registrados em diversas regiões da Suécia. Este valor ultrapassa em mais de 10 vezes a incidência anual da doença verificada nos últimos anos. “Acreditamos que a fonte de contaminação seja um grande lote de frutas congeladas de um produtor que se espalhou por toda a região nórdica.” Em resposta, autoridades de saúde suecas, dinamarquesas e finlandesas estão alertando seus mercados consumidores sobre o risco de infecção ligado ao produto.
30/04/2013 – Surtos de sarampo entre refugiados sírios levam UNICEF a promover vacinação em massa no Oriente Médio
Resumo: Nesta semana, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revelou que está coordenando um programa de vacinação em massa contra o Sarampo em diversos países no Oriente Médio. A ação ocorre em resposta a vários surtos da doença que têm sido registrados entre refugiados oriundos da Síria, os quais não estão restritos apenas ao território sírio, sendo verificados também na Jordânia, no Líbano e na Turquia. Esses países abrigam 1,4 milhão de refugiados sírios. A porta-voz do UNICEF, Marixie Mercado, afirmou que a preocupação é real. “O grande movimento da população na Síria e a falência dos serviços de saúde no país exigem precauções extras para garantir que as crianças sejam vacinadas contra o Sarampo”.
30/04/2013 – Casos de Coqueluche aumentam em Uberlândia (MG)
Resumo: Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, autoridades de saúde fizeram um alerta diante do crescente número de casos de Coqueluche nos últimos anos. Neste ano, em apenas quatro meses, 15 casos da doença foram confirmados no município, em comparação com os 16 casos notificados ao longo de todo o ano passado. No entanto, este incremento na incidência do agravo tem acompanhado um padrão nacional. No Brasil, 2.258 casos foram confirmados em 2011, número que praticamente dobrou no ano seguinte – 4.453 confirmações. Todavia, a situação ainda pode piorar, segundo afirmou o médico Marcelo Sinicio, técnico da Vigilância Epidemiológica de Uberlândia. De acordo com o funcionário, o clima frio e seco do inverno, que começa somente no dia 21 de junho, facilita ainda mais a dispersão dos agentes infecciosos das doenças respiratórias, como a Coqueluche, por exemplo.
30/04/2013 – LVC em Portugal: estudo revela que doença é mais prevalente no interior do país
Resumo: Em Portugal, um estudo realizado pelo Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLeish) revelou que a Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é mais prevalente no interior do país. Intitulado “Fatores de risco para a Leishmaniose Canina numa região endêmica do Mediterrâneo”, o trabalho teve por objetivo traçar a prevalência da LVC em regiões até então consideradas livres de circulação da doença. De acordo com um dos autores, o pesquisador Lucas Cardoso, três regiões revelaram elevada proporção de cães infectados: Castelo Branco, Portalegre e Beja – todas no interior.
30/04/2013 – Universidade no Egito sofre novo surto de intoxicação alimentar
Resumo: No início da semana, mais de cem estudantes da famosa universidade islâmica Al-Azhar, localizada no Cairo (Egito), foram vítimas de um novo surto intoxicação alimentar. Segundo informações do Ministério da Saúde egípcio, ao menos 161 pessoas foram hospitalizadas em decorrência da doença que, aparentemente, teria sido causada por uma salada de atum contaminada servida na última segunda-feira (29/04), na cantina de uma das cidades universitárias. No início do mês, mais de 500 estudantes da mesma universidade precisaram ser hospitalizados depois de uma intoxicação alimentar, o que motivou diversas manifestações estudantis.
30/04/2013 – Paraguai já registra 52 mortes por Dengue neste ano
Resumo: Até o momento, pelo menos 52 pessoas morreram vítimas de Dengue no Paraguai. Neste ano, o país vive a pior epidemia da doença em sua história. Segundo o último Boletim Epidemiológico da Direção Nacional de Vigilância em Saúde, foram notificados 109.514 casos neste ano, dos quais 69,8% foram confirmados. Além disso, 13,9% dos casos relatados necessitaram de hospitalização, segundo consta no boletim. Nos primeiros quatro meses, a maioria dos casos foi detectada em Assunção (13,49%) e região metropolitana vizinha (69,76%), o que representa cerca de 40% da população do país. No ano passado, a doença matou 70 pessoas em todo o país.
30/04/2013 – SES-PE investiga cinco casos confirmados de Sarampo
Resumo: Durante a semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou que está investigando cinco casos confirmados de Sarampo em cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR). Duas crianças foram diagnosticadas com a doença em Paulista, outras duas em Cabo Santo Agostinho, e uma em Olinda, nos meses de março e abril. A faixa etária das crianças acometidas variou de 10 meses a três anos. De acordo com a Coordenadora de Doenças Imunopreviníveis da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Ana Antunes, desde o ano 2000 o Estado não registra transmissão autóctone da doença. “Os casos desse período foram importados de pessoas que viajaram ou tiveram contato com alguém que saiu do Brasil”, afirmou. Segundo a coordenadora, é provável que o mesmo tenha acontecido novamente.
01/05/2013 – MS do Panamá confirma sexto caso de Hantavirose em Sona
Resumo: Nesta quarta-feira (01/05), o Ministério da Saúde do Panamá confirmou o sexto caso de Hantavirose em Sona, distrito localizado na província de Veraguas. Segundo o porta-voz do ministério, Belén Hernández, a vítima é um homem de 45 anos morador da comunidade de La Zumbona, uma área endêmica para a doença. Além disso, todos os casos confirmados na província de Veraguas foram detectados em Sona. Dos seis casos confirmados neste ano, somente um resultou em óbito.
01/05/2013 – Ceará já registra 14 casos de Meningite Meningocócica neste ano
Resumo: Pelo menos 14 casos de Meningite Meningocócica foram registrados no Estado do Ceará, nos quatro primeiros meses do ano. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESA), seis casos foram detectados na capital Fortaleza e os demais no interior do Estado. Nesse período, foram contabilizados seis óbitos, distribuídos entre os municípios de Pacatuba, Frecheirinha e Juazeiro do Norte. Em 2011, foram confirmados 75 casos, incluindo 20 óbitos, em 17 municípios. Já em 2012, o número de confirmações chegou a 86, incluindo 18 mortes, em 23 municípios.
01/05/2013 – Jogos Escolares são suspensos no Paraná após surto de gastroenterite
Resumo: Nesta semana, as últimas competições dos Jogos Escolares Paranaenses foram suspensas após um surto de intoxicação alimentar que atingiu atletas e dirigentes na noite de segunda-feira (29/04). Ao menos 130 pessoas foram acometidas durante as competições da fase regional realizadas em Santa Helena, no oeste do Estado. A maioria precisou ser internada. De acordo com o coordenador dos jogos, Neuri Celso Weide, a suspensão teve como objetivo garantir o bem-estar e a integridade física dos cerca de 1,4 mil estudantes e professores de 15 municípios que participavam das disputas. Amostras de água e alimentos foram recolhidas por técnicos da 20ª Divisão Regional de Saúde e encaminhadas a um laboratório de referência em Toledo.
02/05/2013 – China confirma 27 mortes em decorrência do vírus H7N9
Resumo: Em Hunan, província localizada na Região Central da China, um homem de 55 anos se tornou a 27ª vítima fatal do vírus Influenza H7N9. A ocorrência foi divulgada nesta quinta-feira (02/05) pela agência estatal de notícias Xinhua. De acordo com as investigações, a vítima vendia porco cozido em um mercado da província e havia sido diagnosticada com a doença no último dia 26/04. No país, 127 pessoas foram infectadas pela cepa viral, segundo noticiado na imprensa chinesa. Até agora, 26 pessoas se recuperam depois de contrair o vírus.
02/05/2013 – Novo Coronavírus mata cinco pessoas na Arábia Saudita
Resumo: Nos últimos dias, cinco pessoas morreram na Arábia Saudita vítimas da nova cepa do Coronavírus (nCoV), segundo informações do Ministério da Saúde saudita. Com o anúncio, chegou a 16 o número de vítimas fatais do vírus no mundo, num total de 23 casos. Detectado pela primeira vez em meados de 2012, o nCoV já infectou nove pessoas na Arábia Saudita. Além disso, duas pessoas infectadas com o vírus permanecem internadas no reino. De acordo com o ministério, todas as cinco pessoas que faleceram nos últimos dias eram moradoras de Al-Ihsa, província localizada no leste do país.
02/05/2013 – Ministério da Agricultura chinês detecta surto de Febre Aftosa no Tibete
Resumo: Nesta quinta-feira (02/05), o Ministério da Saúde chinês detectou um surto de Febre Aftosa no Tibete, território localizado no sudoeste da China. Até o momento, mais de 140 cabeças de gado foram afetadas na aldeia de Dagze – município de Lhansa. Amostras dos bovinos foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Nacional de Referência para Febre Aftosa, o qual confirmou a doença. Durante o fim de semana, mais de 520 animais foram sacrificados e uma quarentena foi instalada na propriedade afetada, visando conter a propagação do agravo.
02/05/2013 – Lote de queijo contaminado provoca surto de Listeriose no Chile
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde chilenas identificaram a fonte de contaminação que provocou um grande surto de Listeriose no país, no final do mês passado. O produto contaminado era um lote de queijo da marca Santa Rosa®, com validade até o próximo dia 23/05, no qual foram distribuídas mais de 2 mil unidades em todo o país, o que provocou a grande dispersão dos casos. Até a semana passada, pelo menos 34 casos haviam sido registrados, incluindo cinco mortes. Notadamente, a capital Santiago concentra a maioria das notificações, sendo 18 casos, dos quais 04 foram fatais.
02/05/2013 – MS do Sudão do Sul confirma surto de Meningite na Região do Alto Nilo
Resumo: No início do mês, o Ministério da Saúde do Sudão do Sul confirmou a existência de um surto de Meningite na Região do Alto Nilo – nordeste do país. Até agora, pelo menos 38 casos foram registrados, incluindo duas mortes no município de Malakal. “O Ministério da Saúde coletou até agora 11 amostras de CSF (Líquido Cefalorraquidiano, sigla em inglês), dos quais oito testaram positivo para a bactéria Neisseria meningitis”, informou Kariom Makur, Subsecretário de Saúde do Ministério. Além disso, o órgão anunciou que planeja realizar uma campanha de vacinação em massa contra a doença nos próximos meses, tendo como alvo mais de 260 mil pessoas que vivem nos municípios mais atingidos.
02/05/2013 – SMS de Campos dos Goytacazes (RJ) confirma caso de Dengue Congênita
Resumo: No último dia 1º, a Secretaria de Saúde de Campos dos Goyatacazes, no Norte Fluminense, confirmou um caso de Dengue Congênita no município. Exames realizados a partir de amostras de sangue da mãe - uma menor de 16 anos - e do bebê revelaram que a infecção ocorreu no último trimestre da gestação. O bebê nasceu de parto normal no último dia 30 de março na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa de Campos, e recebeu alta hospitalar dois dias depois do parto. Com quatro dias de vida, já em casa, apareceram os primeiros sintomas da doença. De acordo com o Drº Luiz José de Souza, Coordenador do Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos, este é o segundo caso de Dengue Congênita registrado no Brasil – o primeiro teria sido em 2008 no município de Angra dos Reis. “Na literatura médica, temos apenas seis casos no mundo. É um caso raríssimo”, acrescentou o coordenador.
02/05/2013 – Ministério da Saúde afirma que proporção de mortes por Malária é maior fora da Amazônia
Resumo: Apesar de a Amazônia responder por 99% dos casos de Malária no Brasil, a proporção de mortes associada à doença é comparativamente mais elevada em outros estados do país, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2011, a cada grupo de mil casos detectados na Amazônia foi registrada menos de uma morte. Todavia, fora da Região Amazônica, a taxa de letalidade atingiu até 21 mortes para cada grupamento de mil casos. Em meio a esta discrepância, o diagnóstico tardio tem sido o principal fator responsável pela alta taxa de letalidade em localidades onde a doença não é vista como ameaça. Por não ser comum em regiões do país afastadas da Amazônia, como no Sul e no Sudeste, os sinais e sintomas passam despercebidos pelos profissionais de saúde ou são confundidos com os de outras doenças endêmicas no local, tais como a Dengue e a Gripe.
02/05/2013 – Epidemia de Sarampo já atingiu mais de 2 mil pessoas na Geórgia (Leste Europeu)
Resumo: Na Geórgia, país localizado no Leste Europeu, uma Epidemia de Sarampo já afetou mais de duas mil pessoas neste ano. Até o momento, o número de infectados no país atingiu um patamar crítico, segundo alertaram as autoridades de saúde locais. Para Paata Imnadze, presidente do Conselho Científico do Centro Nacional de Controle de Agravos, a maior prevalência dos casos em adultos, verificada na atual Epidemia, é reflexo de falhas na cobertura vacinal em anos anteriores. Em 2008, a partir de uma campanha de vacinação em massa, o governo havia planejado imunizar mais de 1 milhão de jovens, no entanto, apenas metade deste contingente foi contemplado. Até o momento, foram registrados dois óbitos em virtude da doença – uma crianças de 11 meses e um rapaz de 19 anos.
02/05/2013 – Ministério da Saúde da Turquia intensifica vacinação contra o Sarampo após o registro de mais de 3 mil casos
Resumo: No início do mês, o Ministério da Saúde da Turquia anunciou que irá intensificar a vacinação contra o Sarampo em todo o país a partir deste mês. A iniciativa ocorre em resposta ao incremento na incidência da doença, que há cerca de um ano vem sendo verificado. Desde maio do ano passado, mais de 3 mil casos foram notificados em todo o país. Em 2011, foram contabilizados 110 casos. Segundo o vice-diretor da Agência Nacional de Saúde Pública, Mehmet Ali Torunoğlu, a atual cepa viral circulante no país foi introduzida há pouco mais de um ano, a partir de uma companhia de músicos oriunda da Romênia. Assim que os primeiros casos foram detectados em Istambul, a doença logo se espalho para outras grandes cidades, tais como Ancara, Gaziantep, Sanliurfa e Adana.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930