Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

30/05/2013 – Rússia registra cinco casos WNF próximo à fronteira com o Cazaquistão
Resumo: Na Rússia, ao menos cinco casos de Febre do Nilo Ocidental (WNF, sigla em inglês) foram confirmados nas regiões de Astrakhan, Volga e Kamyzyaksky - próximo à fronteira com o Cazaquistão. Apenas uma mulher permanece internada em estado grave em uma UTI de Astrakhan. Segundo as autoridades de saúde locais, a principal hipótese é a de que o vírus tenha chegado a esta porção do território a partir de aves migratórias.
30/05/2013 – ISP chileno confirma novo caso de Meningite por sorotipo W-135
Resumo: Na última quinta-feira (30/05), o Instituto Nacional de Saúde Pública (ISP) chileno confirmou um novo caso de Meningite por sorotipo W-135. Segundo um porta-voz da entidade, a vítima é um rapaz de 24 anos que está internado em estado grave em uma clínica privada na Região Metropolitana de Santiago. Com este, o país soma agora 21 confirmações da doença, somente neste ano. Destes, seis casos resultaram em morte. Quanto à distribuição dos casos, quinze foram registrados na Região Metropolitana, três em Bío-Bío, e os demais em Atacama, Valparaíso e Los Lagos – cada um destes com apenas um caso.
30/05/2013 – Surto de Leptospirose atinge moradores em três municípios do Tocantins
Resumo: Na última quarta-feira (29/05), a diretora-geral de Vigilância em Saúde do Tocantins, Ruth Paranaguá, confirmou a ocorrência de casos de Leptospirose em três municípios do estado: Centenário, Recursolândia e Lizarda. Segundo a diretora, o surto teria se iniciado em uma fazenda no município de Recursolândia, onde no último dia 04/05, cerca de 100 pessoas teriam ingerido água contaminada durante um velório. Deste total, pelo menos 37 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Ainda segundo a gestora, das 12 amostras encaminhadas ao laboratório, duas testaram positivo para a doença. No entanto, esse número pode aumentar, uma vez que o laudo das demais amostras ainda está sendo aguardado. Por outro lado, amostras de água da região foram coletadas e encaminhadas à análise na FIOCRUZ, no Rio de Janeiro.
31/05/2013 – CDC investiga surto de gastroenterite por E. coli sorotipo O121 nos Estados Unidos
Resumo: No último dia 29/05, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) divulgou o balanço final da investigação de um surto de gastroenterite por E. coli sorotipo O121 envolvendo 35 casos em 19 estados norte-americanos. Os casos foram detectados entre os dias 01 de julho de 2011 e 29 de março deste ano. Segundo as investigações, a infecção coletiva foi provocada pelo consumo de gêneros alimentícios congelados da empresa Farm Rich®, cuja principal unidade de produção se localiza em Waycross, na Geórgia. Segundo representantes do CDC, embora a investigação tenha sido encerrada, é necessário que as autoridades de saúde permaneçam em alerta, uma vez que os produtos contaminados têm prazo de validade estendido, e podem ter sobrevivido ao recolhimento determinado pela FDA – Food and Drug Administration, órgão responsável pela Vigilância Sanitária no país.
31/05/2013 – Gana detecta novo surto de Cólera na Grande Região de Accra
Resumo: Pouco tempo depois de anunciar o controle do surto de Cólera que recentemente atingiu a capital, autoridades de saúde ganesas confirmaram a detecção de novos casos da doença na Grande Região de Accra. Segundo o Serviço de Saúde de Gana (GHS, sigla em inglês), foram confirmados mais dois casos da doença no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o diretor do GHS, Drº Ebenezer Appiah-Denkyira, em dezembro de 2012, o país somava 2.487 casos de Cólera, incluindo 26 mortes. No entanto, na época, este número representava um importante avanço na luta contra o agravo, uma vez que em dezembro do ano anterior, o país totalizou 6.882 casos, com 48 mortes.
31/05/2013 – Agências Humanitárias da ONU anunciam medidas para controlar surto de Pólio no maior campo de refugiados do mundo
Resumo: Nesta sexta-feira (31/05), Agências Humanitárias da ONU anunciaram um pacote de medidas para controlar o surto de Poliomielite que atinge a população infantil no complexo de Dadaab – no nordeste do Quênia, considerado o maior campo de refugiados do mundo. Segundo comunicado da OMS e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCR, sigla em inglês), dentre as várias medidas, uma campanha de vacinação está sendo implementada no local, cujo objetivo é imunizar cerca de 288 mil indivíduos menores de 15 anos. Após a confirmação laboratorial do primeiro caso, no último dia 17/05, mais quatro caso testaram positivo para a doença. Atualmente, a Poliomielite é considerada endêmica em apenas três países – Paquistão, Afeganistão e Nigéria.
31/05/2013 – IPEC diz que Estado do RJ registou 04 mil casos de Esporotricose nos últimos 15 anos
Resumo: No final do mês passado, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), informou que, nos últimos 15 anos, o Estado do RJ totalizou 04 mil casos de Esporotricose. Segundo o órgão, a maioria dos casos ocorreu entre moradores dos municípios da Baixada Fluminense e, mais recentemente, a doença tem acometido a população da Zona Oeste. De acordo com o médico Antonio Carlos Francesconi-do-Valle, pesquisador da FIOCRUZ, a doença já foi considerada rara no estado, mas nos últimos anos o IPEC constatou um número elevado de gatos contaminados. “A equipe do IPEC verificou que cerca de 85% dos pacientes não contraíram a doença pela forma clássica e, sim, por meio de mordidas, arranhões ou outros contatos com gatos doentes. O dado chama a atenção, porque durante muito tempo a esporotricose felina foi considerada rara. Porém, nos últimos sete anos, foram diagnosticados no IPEC mais de 1.500 gatos com Esporotricose provenientes do Rio”, afirmou.
31/05/2013 – Governo etíope lança campanha de vacinação após surto de Febre Amarela
Resumo: O Ministério da Saúde da Etiópia anunciou que lançará uma Campanha de Vacinação em Massa, a partir do próximo dia 10 de junho, em resposta a um recente surto de Febre Amarela. O objetivo da campanha é imunizar mais de 527 mil moradores em seis distritos de Jinka: South Ari, North Ari, Benatsemay, Selamago, Hammer e Gnangatom. No último dia 07 de maio, seis casos foram confirmados em Jinka, cidade localizada no sudoeste do país. Os casos foram identificados por meio das ações do Programa Nacional de Vigilância da Febre Amarela. As confirmações foram realizadas pelo Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal, laboratório de referência da OMS.
31/05/2013 – Encefalite Japonesa matou oito crianças no nordeste da Índia
Resumo: No mês passado, oito crianças morreram vítimas de Encefalite Japonesa em Bihar, estado localizado no nordeste da Índia. Somente na última quinta-feira, dois óbitos infantis foram registrados no estado. A primeira morte associada à doença havia sido notificada na última semana de abril, em Muzambinho – a 70 km de distância da capital. No ano passado, a doença matou cerca de 240 crianças em Muzambinho e no distrito de Gaya.
31/05/2013 – CDC investiga surto de Hepatite A nos EUA associado ao consumo de frutas congeladas
Resumo: Nesta semana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) norte-americano anunciou que está investigando um surto de Hepatite A associado ao consumo de frutas congeladas nos Estados Unidos. Na ocasião, trinta pessoas em cinco estados – Colorado, Novo México, Nevada, Arizona e Califórnia - foram diagnosticadas com a doença. Pelo menos nove pessoas necessitaram de hospitalização por conta da doença. Além disso, a investigação de 17 casos revelou que 65% destes haviam consumido o produto congelado a base de romã da marca Townsend Farms Organic Anti-Oxidant Blend®. Análises moleculares evidenciaram tratar-se da cepa bacteriana 1B, a qual é raramente encontrada nas Américas. Segundo a entidade, a circulação deste patógeno ocorre principalmente no norte da África e no Oriente Médio. Ainda segundo o CDC, o produto incriminado apresenta, em sua composição, ingredientes provenientes de quatro países: Estados Unidos, Argentina, Chile e Turquia..
01/06/2013 – Autoridades de saúde investigam casos de Chikungunya no sudoeste da Índia
Resumo: Em Bangalore, capital do estado indiano de Karnataka – sudoeste do país, autoridades de saúde estão investigando 14 casos de Chikungunya. Segundo o chefe do Departamento de Saúde local, Drº SB Nagaraj, medidas de prevenção e controle contra Dengue, Malária e Chikungunya começaram a ser tomadas há pelo menos duas semanas. No total, oito equipes de saúde estão percorrendo os bairros mais atingidos a fim de eliminar focos de proliferação de vetores. Já em Venkatagiri Kote, um pequeno vilarejo ao norte de Bangalore, foram notificados mais de 100 casos suspeitos de Chikungunya. Segundo a agência de notícias indiana Deccan Herald, hospitais públicos e privados da redondeza estão superlotados de pacientes com suspeita da doença. Para completar, neste sábado (01/06), mais oito casos foram notificados em quatro aldeias de Hukkeri Taluk, distrito localizado no noroeste de Karnataka. As aldeias sob alerta são: Gejapati, Guthugutti, Rajagatti e Yellapur.
01/06/2013 – Itália confirma três casos de infecção por nCoV
Resumo: Neste sábado (01/06), o Ministério da Saúde da Itália confirmou mais dois casos de infecção humana pelo Novo Coronavírus (nCoV) - nomeado pela OMS como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS). Segundo o órgão, ambas as vítimas tiveram contato com um homem infectado – primeiro caso confirmado no país, no dia anterior – recém-chegado da Jordânia. De acordo com o próprio ministério, autoridades de saúde da região da Toscana, na costa oeste do país, que as vítimas são uma menina de dois anos, membro da família do homem doente, e um de seus colegas de trabalho. As autoridades sanitárias italianas afirmaram que os três casos “contraíram a foram clínica de infecção respiratória que não parece grave até o momento”, mas foram colocados em “observação sanitária, pois tiveram contato direto com o primeiro caso de contaminação pelo Novo Coronavírus”.
02/06/2013 – Penitenciária boliviana enfrenta surto de Meningite
Resumo: Nesta semana, um adulto e uma criança morreram vítimas de Meningite em uma penitenciária de La Paz, na capital boliviana. Segundo as autoridades de saúde locais, o principal objetivo é afastar as crianças do local, as quais convivem com seus pais por não terem outra família na qual possam ser inseridas. A Unidade Prisional de San Pedro abriga pouco mais de 2,3 mil prisioneiros, a maioria sem julgamento (80%), além de 250 crianças, que são filhos dos detentos. O governo boliviano anunciou que está transferindo as crianças para abrigos provisórios nas imediações de La Paz.
02/06/2013 – Dengue já matou 15 crianças no Camboja neste ano
Resumo: Quinze crianças morreram vítimas de Dengue no Camboja, nas primeiras 19 semanas deste ano. Durante o período, foram registrados 2.527 casos em todo o país, segundo informou o diretor do Programa Nacional de Controle da Dengue (NDCP, sigla em inglês), Ngan Chantha, em entrevista à agência de notícias The Cambodia Daily. No entanto, houve uma redução no número de casos e óbitos infantis em comparação com o ano passado, quando foram contabilizados 3.651 casos e 17 mortes. Durante a epidemia de 2007, nada menos que 57 crianças morreram em decorrência do agravo nas primeiras 19 semanas do ano.
03/06/2013 – Ministério da Saúde da RDC descarta surto de Ébola no nordeste do país
Resumo: Nesta segunda-feira (03/06), o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) descartou a ocorrência de um surto de Ébola no nordeste do país. A suspeita havia sido levantada na última quarta-feira (29/05) por funcionários de Agências Humanitárias das Nações Unidas que atuam no país. “Havia seis casos, incluindo quatro crianças menores de cinco anos e dois adultos, que sofriam de Febre e sintomas hemorrágicos. Efetuamos análise no INRB (Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica) e os resultados foram negativos, portanto, o surto está descartado”, segundo informou Benoit Kabela Ilunga, diretor do Departamento de Doenças Contagiosas, do ministério. Kabela acrescentou ainda que novos testes foram realizados para determinar a causa destas infecções.
03/06/2013 – Poliovírus Selvagem 1 é detectado em amostras de esgoto em Israel
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde israelenses confirmaram a detecção de Poliovírus Selvagem 1 em amostras de esgoto coletadas no dia 09 de abril, em Rahat – sul do país. O evento foi prontamente notificado à Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual confirmou que o sequenciamento genético e a realização de estudos epidemiológicos estão em andamento para determinar a origem do vírus. Segundo a OMS, análises preliminares indicam que o vírus detectado difere da cepa que atualmente tem atingido a região conhecida como “Chifre da África”. Segundo o governo israelense, o índice de cobertura vacinal na população de Rahat está estimado em 94 por cento.
03/06/2013 – Relatório do ECDC descreve o perfil epidemiológico do Sarampo e da Rubéola na Europa no último ano
Resumo: Nesta semana, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, sigla em inglês) divulgou um relatório acerca do perfil epidemiológico do Sarampo e da Rubéola no continente europeu, nos últimos doze meses. O trabalho contou com a colaboração dos Centros de Vigilância em Saúde de 30 países para monitoramento do Sarampo, e de 27 nações para o monitoramento da Rubéola. Entre abril de 2012 e março de 2013, foram registrados 8.127 casos de Sarampo e 12.958 casos de Rubéola. Durante o período, seis países (França, Alemanha, Itália, Romênia, Espanha e Reino Unido) responderam por 95% dos casos de Sarampo; enquanto que Polônia e Romênia totalizaram 99% dos casos de Rubéola.
04/06/2013 – Epidemia de Rubéola se espalha pelo Japão
Resumo: Atualmente, o Japão enfrenta uma grave epidemia de Rubéola. Inicialmente detectada em Tóquio e em cidades no entorno da capital, a doença logo se espalhou por quase todo o país. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, até o momento, foram registrados 8.507 casos em todo o país, sendo 672 ocorrências desde o último dia 25/05. A partir do dia 10/05, também foram diagnosticados cinco casos de Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). No ano passado, o país totalizou 2.392 casos de Rubéola.
04/06/2013 – Menina de cinco anos morre vítima de Raiva em San Miguel de Velasco (Bolívia)
Resumo: Nesta semana, uma menina de cinco anos se tornou a primeira vítima fatal da Raiva na Província de Santa Cruz, no sudeste da Bolívia. De acordo com o diretor de saúde da província, Joaquim Monasterio, a vítima era moradora do município de San Miguel de Velasco e havia sido mordida no rosto por um cão infectado. No fim de semana, equipes de saúde foram acionadas para dar sequência às medidas de controle na região. Dentre elas, está sendo realizada uma campanha de vacinação cujo objetivo é imunizar 476.962 animais, sendo 414.750 cães e 62.212 gatos. Desse total, 95.392 animais vivem soltos pelas ruas. Além disso, as autoridades de saúde locais também determinaram o sacrifício de animais com suspeita da doença. Desde o início do ano, Santa Cruz já totalizou 51 casos de Raiva Canina.
05/06/2013 – Ministério e CNPq vão liberar R$ 28 milhões para pesquisas sobre saúde
Resumo: Nesta quarta-feira (05/06,) Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram quatro chamadas públicas para receber, até 22 de julho, projetos de pesquisa na área da saúde. Entre as dez linhas temáticas propostas, estão incluídas: medicina tradicional chinesa/acupuntura, homeopatia, plantas medicinais, remédios e avaliação de programas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para financiar tais projetos, serão destinados R$ 28 milhões do Fundo Setorial da Saúde. Até o final do ano, também está previsto um investimento de mais de R$ 150 milhões para estudos sobre agravos como câncer, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade, diabetes e medicina regenerativa em transplantes.
05/06/2013 – Secretaria de Saúde de Porto Velho (RO) capacita profissionais de saúde para atendimento de vítimas de animais peçonhentos
Resumo: Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (RO) promoveu a “III Capacitação para Multiplicadores em Diagnóstico e Manejo Clínico do Paciente Vítima de Acidente por Animais Peçonhentos”. O treinamento, coordenado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), foi direcionado a cerca de 40 profissionais entre médicos e enfermeiros inseridos no quadro de servidores municipais. Segundo o coordenador do Programa de Animais Peçonhentos, José Santos, a cidade de Porto Velho está localizada em uma região de alta incidência, tanto no meio rural quanto no urbano. Esta foi a terceira edição do treinamento, que está previsto para acontecer duas vezes por ano.
05/06/2013 – População denuncia extermínio de cães em cidade do Pará
Resumo: Uma iniciativa da prefeitura de Santa Cruz do Arari, localizada no arquipélago de Marajó, no Pará, tem causado revolta na população. Segundo os moradores, o órgão estaria oferecendo recompensa para quem capturar cães e removê-los das ruas da cidade - R$ 5 por machos e R$ 10 por fêmeas. No entanto, a medida fugiu ao controle. Somente entre os dias 28 e 29 de maio, mais de 300 cães foram exterminados, incluindo animais domésticos retirados de dentro das casas. De acordo com o prefeito, Marcelo Pamplona, a medida visa reduzir o índice de sujeira e a incidência de zoonoses no município. Um inquérito foi instaurado na Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) após denúncia dos moradores.
06/06/2013 – Paraíba tem 15 suspeitas de Sarampo e um caso confirmado na capital
Resumo: De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB), foram registrados 15 casos suspeitos de Sarampo em todo o Estado, sendo que um deles já foi confirmado. Apenas uma das suspeitas é do município de Lucena, distante 43 km da capital. Todas as outras, incluindo o caso confirmado, são de moradores da capital. Nesta quinta-feira (06/06), a SES promoverá uma reunião estratégica para traçar medidas de ação para investigação dos casos e estratégias de prevenção, incluindo a imunização. Segundo a Coordenadora de Imunização da SES, a vacinação é a única forma de prevenir a doença e os estoques das Unidades de Saúde da Família (USF) já foram abastecidos. Paralelamente, a SES, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, encaminhou uma nota técnica às Gerências Regionais de Saúde, com orientações de vigilância epidemiológica e com recomendações sobre a necessidade de intensificar as ações de vigilância junto aos municípios, no intuito de evitar a reintrodução viral do Sarampo no Estado, tendo em vista o surgimento de casos importados. Conforme apontou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, apenas 36% dos 81 municípios paraibanos apresentam coberturas vacinais adequadas, conforme recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI).
06/06/2013 – Motorista de 38 anos morre com suspeita de Meningite em Sorocaba (SP)
Resumo: No último dia 27/05, um motorista de 38 anos morreu com suspeita de Meningite em Sorocaba, município do interior paulista. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda o laudo do Instituto Adolfo Lutz para confirmar a suspeita. Segundo parentes, a vítima iniciou os sintomas no dia 25/05 - com dores na nuca, que no dia seguinte foram agravados por febre, vômitos, náuseas, dores musculares e manchas roxas na pele. De acordo com o laudo da necrópsia, solicitada pela família, foram encontrados indícios de “coágulos intravasculares disseminados, hemorragia bilateral de artérias e provável meningococcemia aguda”. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que fará as ações de bloqueio no bairro Aparecidinha, onde a vítima morava.
06/06/2013 – Malária matou 12 crianças no primeiro trimestre do ano em Luanda Norte (Angola)
Resumo: De janeiro a março deste ano, pelo menos 12 crianças morreram vítimas de Malária no Hospital Pediátrico de Luanda Norte, província situada no nordeste de Angola. As crianças tinham idade entre 0 e 4 anos, segundo informações contidas no relatório trimestral da instituição, repassado à agência de notícias Angop. Além disso, a unidade registrou ainda 10 óbitos infantis por Anemia e 04 por Doenças Respiratórias Agudas.
06/06/2013 – Homem de 40 anos é internado com LV no nordeste da Argentina
Resumo: Em Bonpland, cidade localizada no nordeste da Argentina, autoridades de saúde confirmaram um caso de Leishmaniose Visceral (LV). A vítima é um homem de 40 anos que está internado há cerca de um mês no Hospital Madariaga. Em resposta, o Ministério da Saúde Pública do Distrito Sul anunciou que vem desenvolvendo ações de controle da doença no município, incluindo o tratamento químico de focos do vetor, além do rastreamento de cães infectados.
06/06/2013 – Mato Grosso registra 27 focos de Raiva Bovina em cinco meses
Resumo: Entre os meses de janeiro e maio deste ano, foram registrados 27 focos de Raiva Bovina em Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Defesa Agropecuária (INDEA). No final do mês passado, mais dois focos da doença foram identificados no estado. Desta vez a detecção ocorreu no perímetro da cidade de Chapada dos Guimarães, na região Centro-Sul do estado. Conforme o INDEA, os casos da doença diminuíram nos últimos dois anos. Em 2011, foram contabilizadas 86 ocorrências, contra 68 notificações em 2012, o que representa uma queda de 20%. Todavia, este valor é muito próximo da incidência média dos últimos sete anos, de 76,7 casos. De acordo com Hernani Machado de Lima, médico veterinário do INDEA, as cidades mais atingidas são: Poconé, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião, Cáceres e Água Boa.
06/06/2013 – Brasil recebe certificado de país livre da EEB e da Peste Equina
Resumo: No último dia 28/05, duas resoluções favoráveis ao Brasil foram anunciadas durante a reunião da 81ª Sessão Geral da Assembléia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OiE, sigla em inglês). A primeira (N° 20) manteve o status de risco insignificante para Encefalite Espongiforme Bovina (EEB) – mais conhecida como “mal da vaca louca”, enquanto que a segunda (N° 21), conferiu ao país o certificado de área livre da Peste Equina. O encontro, sediado em Paris – França, terminou no último dia 31/05. O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Guilherme Marques, afirmou que as duas resoluções são novas demonstrações de confiança da comunidade internacional nos sistemas de prevenção adotados pelo Brasil. “A qualidade do sistema de defesa implementado no país foi reafirmada pelas medidas aprovadas pelas nações que fazem parte da OIE”, afirmou.
06/06/2013 – Exame confirma primeiro caso de H1N1 do ano em Roraima
Resumo: Na última quarta-feira (05/06), a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima confirmou o primeiro caso de H1N1 do estado, neste ano. A vítima é um venezuelano de 62 anos, inicialmente internado em Santa Elena do Uairén, o qual foi transferido no último dia 15/05 para a UTI do Hospital Geral de Roraima. O caso foi confirmado mediante laudo dos exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará. Desde 2009, quando houve a pandemia da doença, o Estado registrou 82 casos de Gripe por H1N1, sendo o último foi em 2012. Não houve registro da doença no Estado nos anos de 2010 e 2011.
06/06/2013 – Alagoas registrou mais de 02 mil casos de Diarreia Aguda nas últimas quatro semanas
Resumo: Nos últimos quatro meses, mais de 02 mil casos de Diarreia Aguda foram notificados em Alagoas. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), muitos moradores da zona urbana e de várias cidades – principalmente do Agreste e do Sertão, já foram internados. Há dez anos a SESAU não registrava um número tão expressivo de ocorrências do agravo, conforme afirmou o órgão. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Maria Elisabeth Vieira da Rocha, o órgão esperava um aumento no número de infecções para este período do ano, o que é comum, segundo ela, mas não nesta proporção. Ainda segundo a diretora, 40% dos casos de diarreia registrados em Alagoas foram associados ao surto misterioso, o qual tem sobrecarregado as unidades de saúde das cidades de Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Cacimbinhas e toda a região que, no período de um mês, teve registros crescentes de casos de diarreia. Até o momento, tanto o agente etiológico quanto a fonte de contaminação ainda não foram identificados.
06/06/2013 – Casos de Malária caem 70% no Pará
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde do Pará afirmou que houve uma queda de 70% nos casos de Malária em todo o estado, comparando o período de janeiro a maio deste ano e do ano passado. Em números absolutos, o total de ocorrência caiu de 56 mil para 13 mil entre os dois períodos. Em 2012, mails de 240 mil pessoas contraíram a doença no Pará. O município de Anajás, na região de Marajó, é um dos que estão vencendo a luta contra a doença. Segundo as autoridades de saúde locais, de janeiro a maio, a cidade registrou 1.400 casos da doença, o que representa uma queda de 85% em relação ao mesmo período de 2012.
06/06/2013 – UNICEF lançou campanha de vacinação para combater surto Sarampo na RCA
Resumo: No final do mês passado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros promoveram uma campanha emergencial de vacinação para combater um surto de Sarampo que atinge a República Centro-Africana (RCA). A ação ocorreu entre os dias 22 e 26 de maio na capital Bangui, onde em abril oito crianças foram diagnosticadas com a doença. Para tal, foram disponibilizadas mais de 246 mil doses da vacina. Desde dezembro do ano passado, o país está mergulhado em conflitos armados, o que resultou no colapso dos serviços básicos de saúde e aumentou o risco de surtos de doenças infecto-parasitárias em todo o país. Aliada às más condições de vida e uma taxa de vacinação historicamente baixa contra a doença – em média, 62%, conforme afirmou Souleymane Diabate, representante do UNICEF no país.
06/06/2013 – Epidemia de Febre Tifoide se propaga pelo extremo norte da Índia
Resumo: Nas últimas semanas, uma epidemia de Febre Tifoide se espalhou pelo extremo norte da Índia, preocupando tanto a população quanto às autoridades de saúde. O epicentro da epidemia foi identificado na localidade conhecida como Wagoora, a qual faz parte do distrito de Baramulla – estado de Jammu e Kashmir (Caxemira). Até o momento, mais de 300 casos já foram diagnosticados. Segundo as autoridades de saúde indianas, o principal agravante é a contaminação do rio Nalla Ningli, o qual abastece diversas aldeias paupérrimas da região. Estima-se que mais de 100 banheiros improvisados tenham sido construídos às margens do rio nos últimos anos.
06/06/2013 – Coqueluche volta a assustar população e autoridades de saúde no país
Resumo: Um recente relatório do Ministério da Saúde acerca dos casos de Coqueluche no país foi motivo de grande preocupação tanto por parte da população, quanto das autoridades de saúde. Segundo o órgão, crianças menores de 1 anos são as mais suscetíveis a contrair a doença, as quais totalizaram 2.924 casos no ano passado – 65% das ocorrências da doença em 2012. Dentre os casos envolvendo crianças menores de 1 ano, cerca de 85% são bebês com menos de 6 meses, segundo destacou o texto. O relatório da pasta também aponta que, em 2012, houve 72 mortes em função da doença, refletindo um aumento de 32% em relação ao ano anterior. Em 2011, foram registrados 2.258 casos da doença no Brasil. Já em 2012, o número total passou para 4.453 casos, o que representa um incremento de 97%.
06/06/2013 – Surto de Hepatite A atinge mais de 150 moradores em Umán (México)
Resumo: Em Umán, município localizado no sul do México – Península de Yucatán, mais de 150 moradores foram diagnosticados com Hepatite A nas últimas semanas. Até agora, 75 pessoas foram tratadas no Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS, sigla em espanhol), 75 em Centros Municipais de Saúde, conforme informou o Diretor de Saúde e Ecologia de Umán, Justo Sierra Paredes. Além disso, as localidades com maior número de casos foram Poxilá, Bolon e Tanil, esta última, onde fora identificado o caso índice - uma vendedora ambulante que mantinha uma pequena barraca de alimentos na calçada de uma escola.
06/06/2013 – Surto de Hepatite A atinge mais de 150 moradores em Umán (México)
Resumo: Em Umán, município localizado no sul do México – Península de Yucatán, mais de 150 moradores foram diagnosticados com Hepatite A nas últimas semanas. Até agora, 75 pessoas foram tratadas no Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS, sigla em espanhol), 75 em Centros Municipais de Saúde, conforme informou o Diretor de Saúde e Ecologia de Umán, Justo Sierra Paredes. Além disso, as localidades com maior número de casos foram Poxilá, Bolon e Tanil, esta última, onde fora identificado o caso índice - uma vendedora ambulante que mantinha uma pequena barraca de alimentos na calçada de uma escola.
06/06/2013 – Casos de Febre Q se espalham pelo sul da Hungria
Resumo: A partir do último dia 07 de maio, diversos casos de Febre Q têm sido registrados no município de Barany, no sul Hungria. Segundo o Instituto Distrital de Saúde de Vokány, até o momento foram registrados 91 casos, sendo que 22 permanecem internadas com quadro de Pneumonia Grave. A doença é causada pela bactéria Coxiella bumetii, sendo considerada uma das doenças mais infecciosas do mundo, visto que um indivíduo pode ser acometido por uma única bactéria. A transmissão ocorre através da inalação de partículas contaminadas do ar e de contato com muco vaginal, leite, fezes, urina ou sêmen de animais infectados. Em resposta, autoridades de saúde distritais iniciaram um inquérito epidemiológico tanto em humanos, quanto em ruminante, na tentativa de detectar portadores do patógeno e impedir a propagação da doença.
06/06/2013 – Moradores denunciam surto de Leishmaniose Cutânea no noroeste da Síria
Resumo: Em Aleppo, cidade localizada no noroeste da Síria, moradores denunciaram a existência de um surto de Leishmaniose Cutânea, o qual vem sendo verificado desde o início do ano. Embora a doença seja considerada endêmica no país, tem sido cada vez mais frequente a ocorrência de casos tanto no interior quanto nas imediações da antiga cidade. A situação do agravo no país já havia sido descrita recentemente mediante um artigo publicado na revista científica PloS One, segundo informaram lideranças locais. Nos últimos anos, a cidade histórica de Aleppo tem sofrido com a grande quantidade de lixo e resíduos de construções civis espalhados pelas ruas e bairros, o que associado às condições de pobreza de grande parte da população, contribui para a proliferação da doença.
07/06/2013 – Governo venezuelano confirma 724 casos de H1N1 apenas no mês de maio
Resumo: Apenas no mês de maio, 724 casos de Gripe A H1N1 foram registrados na Venezuela, segundo informou o governo venezuelano na última quinta-feira (06/06). Segundo boletim epidemiológico mensal divulgado pelo Ministério da Saúde, entre os dias 1º e 25 de maio, 1.553 amostras foram analisadas no país, das quais 84,19% das positivas corresponderam ao vírus Influenza A H1N1 – ou seja, 724 ocorrências. Paralelamente, representantes da Sociedade Venezuelana de Infectologia (SVI) afirmaram que o vírus afeta todo o país, o que reflete uma epidemia com pelo menos 23 mortes. Neste ano, casos foram registrados em 20 dos 23 estados da federação, os quais abrangem praticamente todos os grupos etários, conforme ressaltou Luis Echezuría, chefe da catedral de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Central da Venezuela (UCV) e representante da SVI.
07/06/2013 – Sobe para 31 o número de mortos pelo nCoV (MERS)
Resumo: Na última sexta-feira (07/06), a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a 31ª morte em decorrência do Novo Coronavírus (nCoV) – recentemente nomeado pela entidade como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS). O óbito ocorreu na Arábia Saudita e envolveu um homem de 31 anos, o qual adoeceu no dia 27/05 e faleceu no dia 31/05. Até agora foram confirmados 55 casos em todo mundo, dos quais 31 foram fatais, segundo último balanço divulgado pela OMS. Os países do Oriente Médio são os mais atingidos pelo vírus. De acordo com a entidade, a primeira morte ocorreu em junho de 2012, também em território saudita. Outros casos foram registrados no Catar, na Jordânia, na Tunísia e nos Emirados Árabes. Fora da região, também houve casos na Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e França, onde uma pessoa morreu no último dia 28/05.
07/06/2013 – SMS de Curitiba (PR) confirma morte de criança por H1N1
Resumo: Na última quinta-feira (06/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (PR) confirmou a morte de uma criança de 06 meses vítima de Gripe A H1N1, ocorrida no dia 31 de maio. Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia, Moacir Pires Ramos, desde o início do ano, foram verificados 266 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no município. Destes, quatro casos foram de Influenza, sendo dois pelo sorotipo viral H1N1. “Estamos numa época do ano em que ocorre aumento na ocorrência de doenças respiratórias”, afirmou o diretor. De acordo com ele, nos dois primeiros meses do ano, 8% dos atendimentos na rede pública municipal de saúde estiveram relacionados a esse tipo de doença. O percentual vai subindo gradativamente no município, conforme o frio se aproxima, e atualmente é de 21%. “São percentuais esperados para uma cidade como Curitiba e que estão dentro da média histórica”, afirmou.
07/06/2013 – Casos de LV em humanos crescem em Teresina (PI)
Resumo: De janeiro a maio deste ano, foram registrados 15 casos de Leishmaniose Visceral em Teresina (PI), incluindo duas mortes, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Em relação ao mesmo período do ano passado, foram contabilizados no máximo 12 casos, conforme informou o Gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito. Porém, durante todo o ano passado, foram confirmados 76 casos, com três mortes. Em 2013, o bairro de maior incidência da doença foi Santa Maria da Codipi, com três ocorrências. Todavia, alguns bairros estão sob alerta, já que apresentam elevado índice de infestação de vetores, segundo informações da FMS. Com relação aos casos em cães, segundo o coordenador da Gerência de Zoonoses de Teresina, João Pereira, no ano de 2012, foram coletadas 21.244 amostras de sangue de cães com suspeita de LV nos chamados bairros com maior incidência. Destes, pelo menos 2.174 foram positivos.
09/06/2013 – Pesquisadores na Bahia trabalham no desenvolvimento de nova vacina e método diagnóstico para LV
Resumo: Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (FIOCRUZ/Centro Gonçalo Moniz) anunciaram que estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova vacina e método diagnóstico contra a Leishmaniose Visceral (LV). Este último, em fase final de desenvolvimento, permite maior eficácia para identificação da doença em cães assintomáticos. Segundo dados da OMS, o país registrou mais de 270 mil casos de LV no período de 2002 a 2011. Estatísticas do Ministério da Saúde apontam ainda que o Nordeste está entre as regiões com maior incidência do agravo. Apenas em 2011, o Nordeste apresentou 1.832 casos de LV, sendo 539 somente no estado do Ceará. Em seguida, vêm as regiões Norte (834 casos) e Sudeste (592 casos). O levantamento mostra ainda que a LV foi responsável por 2.704 mortes em todo o país, e os estados brasileiros com maior índice de óbitos foram: Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
10/06/2013 – Gripe A H1N1 deixa ao menos 08 mortos na Argentina somente em Maio
Resumo: Pelo menos 08 pessoas morreram vítimas de Influenza A H1N1 na Argentina, no mês passado. Além disso, mais de 90 pessoas em diversas cidades do país contraíram o vírus, conforme divulgaram as autoridades de saúde locais. Em entrevista à agência de notícias Efe, o diretor de Atendimento Primário de Saúde da província de Buenos Aires, Luis Crovetto, explicou que, apenas nessa região, “até o momento foram registradas sete mortes e cerca de 50 casos confirmados” da doença. Ao mesmo tempo, a porta-voz do Ministério da Saúde de Córdoba, Yamila Zubán, afirmou que, nessa província, “uma pessoa faleceu na semana passada vítima de Gripe A”, e acrescentou que no total foram confirmados “40 casos da doença, dos quais dois pacientes estão em estado delicado”.
10/06/2013 – Ventos fortes e chuvas de monção matam 27 pessoas no Sri Lanka
Resumo: Subiu para 27 o número pessoas mortas neste fim de semana, em virtude dos ventos fortes e chuvas de monções que atingem o litoral do Sri Lanka. Segundo Pradeep Kodippili, porta-voz do Centro de Gerenciamento de Desastres Naturais, a marinha do país está em busca de 29 pescadores e mais de 32 embarcações desaparecidas durante as tempestades. Ao todo, mais de 35 pessoas ficaram feridas, sobretudo pescadores. Até o momento, mais de 20 pessoas foram resgatadas do mar, em uma operação que envolveu três navios e dois helicópteros.
10/06/2013 – Região Andina na Bolívia já registra quatro mortes por Gripe A H3N2 em junho
Resumo: Desde o começo do mês, quatro pessoas morreram vítimas de Gripe A H3N2 na Região Andina da Bolívia, segundo informou o Departamento de Saúde do Serviço Estatal (SEDES). De acordo com o Diretor de Epidemiologia do SEDES, René Barrientos, a última vítima fatal foi um homem de 65 anos que estava internado no Hospital do Tórax em La Paz. Ele informou ainda que os demais casos foram registrados na cidade vizinha de El Alto, no Altiplano, uma área castigada pelo frio antes da chegada do inverno. “O primeiro casos ocorreu em 31 de maio, envolvendo um jovem de 19 anos; a segunda vítima foi uma idosa de 64 anos, cujo óbito ocorreu no dia 02/06; e o terceiro foi um idoso de 84 anos, falecido no dia 05 deste mês”, acrescentou. Em todo o país, foram registrados 27 casos de Gripe A (H3N2) neste mês, a maioria em municípios da Região Andina, tais como El Alto, La Paz, Oruro e Potosí.
11/06/2013 – Itaberaba (BA) registra três casos e uma morte por Meningite Viral em 2013
Resumo: Em Itaberaba, município localizado no interior da Bahia – Região da Chapada Diamantina, autoridades de saúde confirmaram o registro de três casos de Meningite Viral neste ano, incluindo uma morte. A vítima fatal foi uma criança de três meses de idade, moradora do bairro Rio Vermelho, a qual estava internada no Hospital Pediátrico de Feira de Santana. Segundo a responsável pelo Programa de Meningite da Vigilância Epidemiológica de Itaberaba, da 18ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), Marileide Gonçalves de Oliveira, uma criança de dois anos que estava internada com a doença já recebeu alta e passa bem. Na capital Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde já confirmou 15 casos de Meningite Meningocócica nos cinco primeiros meses de 2013.
11/06/2013 – Morre criança internada com Meningite em Campos (RJ)
Resumo: Nesta terça-feira (11/06), a direção do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes (RJ), confirmou a morte da criança que estava internada com Meningite Bacteriana desde o dia 07/06 na unidade. A confirmação laboratorial da doença havia sido divulgada um dia antes do óbito. Segundo a imprensa local, a escola particular onde a criança estudava chegou a cancelar uma festa junina que ocorreria no domingo, porém as aulas aconteceram normalmente na segunda-feira. Mesmo assim, equipes de saúde estiveram no local para implementar as ações de prevenção e detecção de novos casos. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está prevista para hoje a visita de uma equipe de saúde à escola para colocar em dia a caderneta vacinal das crianças, sem atrapalhar o andamento das aulas.
11/06/2013 – Surto de Brucelose ameaça 350 milhões de habitantes na China
Resumo: Um surto de Brucelose entre populações de animais em toda a China está se espalhando vertiginosamente e ameaça mais de 350 milhões de habitantes. A doença infecta bovinos, suínos e ovinos, e pode ser transmitida ao homem através do consumo de produtos lácteos e da exposição a animais infectados. “Esta epidemia é a mais grave já registrada até o momento”, segundo informou Wang Dali, especialista do Centro de Pesquisa da Brucelose no Centro Chinês para o Controle e Prevenção de Doenças (CCCD). Em resposta, equipes de saúde foram enviadas no dia 14 de maio à província de Huann, para tentar controlar a doença. No país, o número de casos da doença aumentou cerca de 30 vezes ao longo da última década, segundo dados oficiais.
11/06/2013 – Número de mortes por Meningite triplica em Pernambuco
Resumo: Em Pernambuco, nove pessoas morreram vítimas de Meningite neste ano. O número representa o triplo de mortes registradas no mesmo período do ano passado, quando três pessoas sucumbiram à doença. Em 2013, os casos foram notificados nos municípios de Abreu e Lima, Olinda, Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Até o momento, foram contabilizados 55 casos de Meningite em todo o estado, sendo 41 confirmados.
11/06/2013 – República de Myanmar promove mobilização nacional contra a Dengue após morte de criança de 2 anos
Resumo: Nesta semana, uma verdadeira mobilização nacional em prol da luta contra a Dengue está sendo promovida na República de Myanmar – antiga Birmânia – após a morte de uma criança de 02 anos no último dia 24/05, em Nay Pyi Taw. O caso deixou a população do país perplexa e levou autoridades de saúde distritais, municipais e do Conselho Nacional de Saúde a organizar um amplo pacote de medidas, a ser desenvolvido junto à comunidade, para eliminar focos do mosquito transmissor. Apenas em Nay Pyi Taw, ao menos 212 pessoas já foram hospitalizadas em virtude do agravo neste ano.
12/06/2013 – Casos de Sarampo se espalham pelo “Cinturão Bíblico Holandês”
Resumo: Ao menos 30 casos de Sarampo foram registrados neste ano na região conhecida como “Cinturão Bíblico Holandês”, que se estende na faixa diagonal ligando o sudoeste ao nordeste da Holanda. Trata-se de uma região habitada por comunidades protestantes conservadoras, cujas escolas ortodoxas têm sido os principais locais de circulação viral. O último surto de Sarampo na Holanda havia sido registrado entre os anos 1999 e 2000. Na ocasião, foram registrados 3.300 casos, incluindo a morte de três crianças.
12/06/2013 – Imigrante ilegal da Guatemala morre vítima de Raiva nos Estados Unidos
Resumo: Um homem de 28 anos, imigrante ilegal procedente da Guatemala, morreu em consequência do vírus da Raiva nos Estados Unidos. O óbito ocorreu na última terça-feira (11/06) no Hospital Memorial Christus Spohn, em Corpus Christi, condado localizado no estado do Texas. A vítima havia sido presa pela polícia norte-americana, no último dia 09 maio, tentando cruzar ilegalmente a fronteira do país na altura do condado de Hidalgo, no Texas. A confirmação da doença ocorreu no dia 24/05 mediante laudo emitido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês). A entidade revelou ainda tratar-se de uma variante do vírus da Raiva Canina, comum na América Central, o que afasta a possibilidade de ter sido um caso autóctone. Segundo o CDC, o consulado da Guatemala no país já foi notificado acerca do caso.
12/06/2013 – Morte de animais com Raiva Bovina causa apreensão em Rio Pardo (RS)
Resumo: Em pouco menos de um mês, pelo menos 40 animais morreram em consequência de Raiva Bovina na fazenda Gilberto Ferro Zago, em Rio Pardo, município localizado no interior do RS. O proprietário da fazenda, que tem cerca de 850 cabeças de gado, pediu ajuda às autoridades sanitárias locais para tentar conter o avanço da doença. “Nos dez anos em que trabalho na criação de bovinos na localidade de Passo do Adão, Rio Pardo, nunca vi nada parecido”, afirmou. Após o contato do pecuarista, o Núcleo de Controle da Raiva dos Herbívoros, ligado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), desenvolveu um trabalho de monitoramento de esconderijos de morcegos hematófagos, principais transmissores da doença aos bovinos. Segundo Wilson Hoffmeister Júnior, veterinário da SEAPA, uma furna foi encontrada a 06 Km da propriedade. No local, foram capturados 103 morcegos, sendo 67 fêmeas e 36 machos. Neste ano, cerca de 4 mil animais – entre bovinos e equinos – morreram em função da Raiva em todo o Estado.
13/06/2013 – Cólera mata 16 pessoas na República do Congo (Brazzaville)
Resumo: Em Pointe-Noire, cidade localizada no sudoeste do Congo (Brazzaville), pelo menos 16 pessoas morreram vítimas de Cólera desde novembro do ano passado. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pelo Departamento de Saúde local, a cidade totalizou 1.054 casos ao longo deste período. Conforme divulgado pela agência de notícias Afriquejet, trata-se de uma área endêmica para a doença, onde prevalece a falta de saneamento básico e a falta de acesso à água potável. Ainda segundo a agência, a situação se agravou muito após as chuvas torrenciais que atingiram a região nos dias 17 e 18 de novembro do ano passado, o que resultou em dezenas de mortos, feridos e desabrigados.
14/06/2013 – Mortes por Gripe A H1N1 triplicam em uma semana em MG
Resumo: Na última sexta-feira (14/06), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou um boletim epidemiológico que totaliza, neste ano, 12 mortes por Gripe em todo o estado, sendo 11 por vírus A H1N1 e 01 por vírus B. O número representa o triplo de vítimas fatais registrado até a semana anterior, quando apenas quatro mortes constavam nas estatísticas do governo estadual. Dentre elas, oito tinham idade entre 30 e 59 anos. As mortes foram registradas nos seguintes municípios: Belo Horizonte (2), Alterosa (1), Andradas (1), Brumadinho (1), Curvelo (1), Extrema (1), Ouro Branco (1), Pouso Alegre (1), Ribeirão das Neves (1), Sacramento (1) e Uberaba (1). Em 2012, o estado somou 47 óbitos associados às diversas cepas do vírus Influenza.
14/06/2013 – OMS divulga panorama dos casos de CCHF este ano no Paquistão
Resumo: Nesta semana, a OMS divulgou um balanço dos casos de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês) registrados no Paquistão, neste ano. Entre 1º de janeiro e 09 de junho deste ano, foram detectados 16 casos suspeitos no país, dos quais seis resultaram em óbito, o que representa uma letalidade de 37,5%. Até agora, sete destes casos foram confirmados em laboratório. Em 2012, o país totalizou 61 casos suspeitos de CCHF, incluindo 17 óbitos – taxa de letalidade de 27,8%. A maioria dos casos ocorreu nas províncias do Baluchistão, Sindh, Khyber Pakhtunkhwa e Punjab. A doença é endêmica no Paquistão e casos vêm sendo relatados esporadicamente desde o ano 2000. Muitas vezes, são detectados surtos localizados com focos específicos.
15/06/2013 – Secretaria Municipal de Saúde investiga casos de Febre Q em Belo Horizonte (MG)
Resumo: Recentemente, a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (MG) anunciou que esta investigando um surto de Febre Q no município. Entre junho de 2010 e fevereiro de 2013, ao menos 81 casos suspeitos foram notificados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e, em abril deste ano, seis pacientes tiveram sorologia positiva para a doença. Considerada rara no Brasil, a doença é causada pela bactéria Coxiella bumetii, sendo considerada uma das patologias mais infecciosas do mundo, visto que um indivíduo pode ser acometido por uma única bactéria. A transmissão ocorre através da inalação de partículas contaminadas do ar e de contato com muco vaginal, leite, fezes, urina ou sêmen de animais infectados. Em casos crônicos, a taxa de mortalidade chega a 65% dos pacientes. No último dia 11/06, toda a rede pública de saúde de Minas foi notificada pela Secretaria Estadual de Saúde com orientações para identificação de casos suspeitos, os quais devem ser encaminhados ao Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.
16/06/2013 – Samoa Americana já registra 08 casos de Febre Tifoide
Resumo: Pelo menos 08 casos de Febre Tifoide foram registrados neste ano em Samoa Americana, arquipélago norte-americano situado na Polinésia – nordeste da Nova Zelândia. Embora as autoridades de saúde locais insistam em negar a existência do surto, profissionais de saúde, sobretudo pediatras, permanecem em alerta em virtude da detecção de novos casos no mês passado. “Estamos aproveitando a oportunidade para lançar um alerta à população. Estamos tentando cortar o mal pela raiz e identificar a fonte comum de infecção para que possamos evitar uma possível epidemia”, afirmou o Dr° Mike Favassa, pediatra do Centro Médico LBJ.
17/06/2013 – Nova York tem surto de gastroenterite por Campylobacter após festival de comidas típicas
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde norte-americanas detectaram um surto de gastroenterite por Campylobacter entre participantes de um festival de comidas típicas no condado de Westchester, em Nova York (NY). Popularmente conhecido como Burger and Beer Bash, o evento foi realizado ao ar livre próximo à represa de Kensico Dam Plaza. Embora o Departamento de Saúde de Westchester não tenha divulgado o total de casos notificados até agora, exames laboratoriais realizados em vários participantes identificaram a bactéria Campylobacter como a causadora da infecção coletiva. Mas, as autoridades de saúde locais ainda não determinaram a fonte comum de infecção, uma vez que durante o evento foram servidos alimentos oriundos de mais de 30 fornecedores. Como medida de controle, cada uma destas empresas será notificada quando à necessidade de revisar suas práticas sanitárias, à fim de garantir a segurança na manipulação dos alimentos.
17/06/2013 – Malária em Angola: doença já matou 566 pessoas em Uíge neste ano
Resumo: Nos últimos cinco meses, pelo menos 566 pessoas morreram vítimas de Malária em Uíge, município localizado no norte de Angola. O número é 4,5 vezes maior do que o total de mortes registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 125 óbitos. Desde o início do ano, foram notificados 125.756 casos de Malária no município, segundo informou o supervisor provincial do Programa de Controle da Malária em Uíge, Manuel Bunga. Em resposta, o gestor anunciou a criação de seis equipes técnicas de saúde para atuar na prevenção e controle da doença no município.
18/06/2013 – Surto de Influenza Aviária H7N7 se espalha por mais cinco fazendas em Cidade do Cabo (África do Sul)
Resumo: Pelo menos cinco propriedades rurais foram atingidas por um surto de Influenza Aviária por vírus H7N7 em Cidade do Cabo, na África do Sul. Após a detecção do primeiro foco em uma fazenda nos arredores de Oudtshoorn, a doença logo se espalhou para as demais propriedades da região. Desta vez, criações de peru foram atingidas pelo vírus que, apesar da baixa patogenicidade, determinou a instalação de quarentena nestes locais. “O vírus se espalhou entre aves selvagens na região, porém não constitui grande ameaça (...) isso acontece na indústria de avestruz a cada inverno”, afirmou Pieter Koen, vice-diretor do Departamento de Agricultura e Saúde Animal de Cidade do Cabo.
18/06/2013 – Casos de gastroenterite por E. coli aumentam no condado de Du Page (Estados Unidos)
Resumo: Em Du Page, condado localizado no estado norte-americano de Illinois, autoridades de saúde lançaram um alerta diante do aumento do número de casos de gastroenterite por E. coli. Até o momento, o condado totaliza 09 casos confirmados e 08 prováveis. Além disso, pelo menos 06 casos necessitaram de hospitalização. No condado, o principal alvo das investigações tem sido o restaurante Los Burritos Mexicanos, no distrito de Lombard, onde foi detectada a maioria dos casos. O estabelecimento permanece temporariamente interditado, conforme informou o Departamento de Saúde local.
18/06/2013 – Japão já registra mais de 10 mil casos de Rubéola neste ano
Resumo: A epidemia de Rubéola que atinge o Japão parece não ter fim. Segundo dados do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, foram registrados 10.102 casos da doença desde 1° de janeiro até o último dia 09/06 deste ano. O número é quatro vezes maior que o total de ocorrências do ano passado, quando foram registrados 2.392 casos. O instituto informou ainda que cerca de 05 mil casos foram notificados nos quatro primeiros meses do ano, e o restante desde o início de maio – mais da metade das notificações em 2013. Apenas na semana passada, foram detectados 129 casos em Osaka e 82 na capital Tóquio. A maior prevalência ocorreu ainda em indivíduos inseridos na faixa etária entre 20 e 40 anos, os quais respondem por 75% das notificações.
18/06/2013 – Epidemia de Sarampo se espalha pelo norte da Síria
Resumo: Uma epidemia de Sarampo está se espalhando pelo norte da Síria. Até o momento, mais de 7 mil casos já foram registrados. A doença vem se propagando desde que a Guerra Civil interrompeu os programas de vacinação que eram implementados na região, segundo informações da iniciativa de ajuda humanitária “Médicos Sem Fronteiras”, que atua no país. Assim, a cobertura vacinal entre crianças caiu de 80% para quase zero, acrescentou a entidade. Em 2010, houve apenas 13 casos de Sarampo no país e, no ano passado, foram detectadas 26 ocorrências, segundo dados da OMS.
18/06/2013 – Desastres Naturais: chuvas de monção provocam dezenas de mortes na Índia
Resumo: Desde o início da semana, as fortes tempestades decorrentes das precoces chuvas de monção provocaram dezenas de mortes e prejuízos incalculáveis em Uttarakhand, estado localizado no norte da Índia. Neste ano, o período de chuvas começou mais cedo. Até o momento, mais de 60 pessoas morreram ou são consideradas desaparecidas e cerca de 50 mil estão ilhadas na região. Vários helicópteros militares foram mobilizados para resgatar moradores e peregrinos isolados no estado, ao pé do Himalaia, onde as inundações destruíram casas e estradas. Milhares de peregrinos que seguiam para locais de culto hindus estão bloqueados. “Não podemos confirmar o número de mortos porque as linhas de comunicação estão cortadas em todo o estado”, anunciou Yashpl Arya, Ministro das Situações de Emergência.
18/06/2013 – Uberaba (MG) decreta emergência no combate à Gripe A H1N1 após o registro de três mortes
Resumo: Nesta semana, a prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, decretou estado de emergência no combate à Gripe A H1N1 após a confirmação de três mortes. A última vítima foi um homem de 43 anos. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Paulo Piau emitiu o decreto para que providências como compra de medicamentos e contratação de recursos humanos possam ser tomadas imediatamente. Ainda segundo o órgão, um Comitê Permanente de Combate à Crise, formado por vários integrantes da administração municipal, foi criado para monitorar de perto a situação. A prefeitura considera ainda cancelar eventos para evitar aglomerações de pessoas e já negocia o adiantamento das férias escolares de 5 de julho para 30 de junho.
18/06/2013 – Surto de diarreia aguda por Salmonella acomete 386 estudantes na China
Resumo: Na última quinta-feira (13/06), pelo menos 386 alunos de uma escola situada na província chinesa de Sichuan – sudoeste do país - foram atendidos com quadro de intoxicação alimentar nas unidades de saúde locais. Exames laboratoriais realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) chinês comprovaram a presença da bactéria Salmonella spp. na comida servida no refeitório da instituição. Ao menos 278 alunos permanecem internados em cinco hospitais da região, afirmou Meishan Yingtian, diretor da escola. Medidas de controle sanitário já estão sendo realizadas na instituição privada de ensino que atende a cerca de 1.300 alunos com idades entre 02 e 17 anos.
18/06/2013 – Detectado o segundo caso de Encefalite Japonesa em Taiwan
Resumo: Nesta terça-feira (18/06), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) de Taiwan confirmou o segundo caso de Encefalite Japonesa no país. A vítima é um jovem de 17 anos, morador do município de Pintung – sul do país, o qual recebeu alta hospitalar no último dia 08 de junho. O primeiro caso havia sido detectado no início do mês nas proximidades de Kaohsiung, também no sul do país. Neste caso, a vítima foi um homem de 52 anos, o qual ainda permanece hospitalizado. Embora o número de infecções tenha diminuído desde 1998, quando a doença foi relatada pela primeira vez no país, ainda são registrados, anualmente, de 20 e 30 casos da doença, além de duas mortes.
19/06/2013 – Surto de diarreia aguda atinge mais de 400 pessoas no nordeste da Inglaterra
Resumo: Nos últimos três dias, mais de 400 pessoas foram acometidas por sinais e sintomas de diarreia aguda após participar de um evento gastronômico em Newcastle, no nordeste da Inglaterra. Segundo as autoridades de saúde locais, a fonte comum de infecção foi um condimento asiático denominado Curry, o qual participou da composição de diversos pratos servidos durante o “Festival Gastronômico da Rua Spice”. Além de 29 casos confirmados de infecção por Salmonella spp., outros patógenos também foram isolados no produto, tais como E. coli e Shigella. Estima-se que mais de 12 mil pessoas tenham participado do evento.
19/06/2013 – Venâncio Aires: Secretarias de Saúde e Educação se reúnem para traçar medidas de prevenção à Gripe nas escolas
Resumo: Em Venâncio Aires, município localizado no centro-leste do RS, as Secretarias de Saúde e Educação se reuniram nesta quarta-feira (19/06) para traçar medidas de prevenção à Gripe nas escolas. A ação conjunta acontece em resposta ao aumento do número de casos da doença em todo o Estado. Apesar de ter garantido boa cobertura vacinal e não ter registrado nenhum óbito em razão da Gripe a, o município já possui três casos confirmados da doença neste ano. Ao final do dia, uma nota oficial foi enviada aos educandários da cidade reforçando a necessidade de medidas preventivas nestas instituições.
19/06/2013 – Surto de Hepatite A atinge 11 pessoas no sudeste da Nova Zelândia
Resumo: Em Canterbury, cidade localizada no sudeste da Nova Zelândia, autoridades de saúde anunciaram a confirmação de 11 casos de Hepatite A nas últimas quatro semanas. Pelo menos quatro destes ocorreram em crianças menores de cinco anos. Cerca de 300 adultos e crianças já foram vacinados em três clínicas de saúde pública locais. Em entrevista a agência de notícias “Radio New Zeland News”, o médico-especialista Ramon Rosa reforçou a lavagem correta as mãos como uma das medidas fundamentais para prevenir a propagação da doença..
19/06/2013 – Mortes por Meningite assustam moradores de um bairro em Manaus (AM)
Resumo: Moradores do bairro da Glória, na Zona Oeste de Manaus (AM), estão assustados com um suposto surto de Meningite no local. Somente neste ano, três moradores da região morreram em decorrência do agravo, sendo duas ocorrências na semana passada – ambas por Meningite Meningocócica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), equipes de saúde já foram enviadas ao local para implementar as medidas de prevenção e controle, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com órgão, no ano passado foram registrados 146 casos de Meningite na capital. Neste ano, já são 82 confirmações. Por conta desse número, uma reunião entre a SEMSA e a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) está marcada para discutir estratégias e avaliar os casos da doença que já foram registrados nesse ano.
19/06/2013 – Epizootia em foco: vírus mortal que atinge suínos se espalha por 13 estados norte-americanos
Resumo: Um vírus mortal que atinge suínos, inédito na América do Norte, está se espalhando rapidamente pelos Estados Unidos. Desde que foi detectado pela primeira vez no país, em maio deste ano, o vírus já infectou mais de 100 animais em fazendas e abatedouros de 13 estados norte-americanos. Segundo Montserrat Torremorell, especialista em saúde de suínos e pesquisador da Universidade de Minnesota, o vírus não tem a tendência de matar animais mais velhos, porém, a mortalidade entre os animais jovens infectados no país é de cerca de 50%, podendo chegar a 100%. A cepa do vírus, conhecido como Vírus Suíno de Diarreia Epidêmica (PEDV, na sigla em inglês), é 99,4% similar a estruturas genéticas do vírus que atingiu rebanhos chineses no ano passado. Na ocasião, a doença matou mais de 1 milhão de leitões na China em 2012.
19/06/2013 – Em quatro anos Meningite já matou mais de 560 pessoas na Nigéria
Resumo: Nos últimos quatro anos, mais de 560 morreram vítimas de Meningite na Nigéria. Os dados foram divulgados durante entrevista do diretor da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA, sigla em inglês), Apolo Jediel, em entrevista à agência de notícias Nigeria Daily Post, durante a celebração do “Dia Nacional da Luta contra Meningite, Sarampo, Cólera e Febre de Lassa”. O diretor explicou ainda que os estados nigerianos da Região Norte, tais como Bauchi, Jigawa, Kano, Yobe e Katsina, estão entre os mais atingidos pela doença.
20/06/2013 – Estudo norte-americano aponta letalidade de 65% do nCoV (MERS)
Resumo: Nesta semana, pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista New England Journal of Medicine que atesta uma letalidade de 65% nas infecções pelo Novo Coronavírus (nCoV) – recentemente nomeado pela entidade como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS). O grupo de cientistas chefiado por Trish Perl, epidemiologista da Escola de Medicina Johns Hopkins (Maryland, leste dos EUA), revelou que dos 23 casos estudados em abril, em hospitais sauditas, 15 resultaram em óbito. Além disso, dos 23 casos estudados, 21 foram por transmissão direta pessoa a pessoa. As últimas cifras anunciadas nesta semana pela OMS contabilizam 49 casos, incluindo 32 mortes. Desde o primeiro caso na Arábia Saudita, em abril de 2012, a entidade registrou 64 casos no mundo, dos quais 38 sucumbiram à doença – mortalidade de 59%.
20/06/2013 – RDC promove campanha de vacinação para controlar surto de Febre Amarela no sudeste do país
Resumo: No último dia 14/06, o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) promoveu uma campanha de vacinação em massa na tentativa de controlar um surto de Febre Amarela que atinge o sudeste do país. A partir do dia 06/06, seis casos foram confirmados laboratorialmente em três distritos sanitários: Lubao (04 casos), Kamana (01 caso) e Ludimbi-Lukula (01 caso). Os casos foram identificados por meio de monitoramento de rotina ligado ao Programa Nacional de Vigilância da Febre Amarela. Os exames foram processados pelo Instituto Pasteur em Dakar, no Senegal, laboratório da OMS que é referência na região. Investigações posteriores identificaram um jovem de 16 anos, morador da aldeia de Lisengua, em Lubao, como sendo o caso índice. No total, foram detectados 51 casos suspeitos nos três distritos sanitários, incluindo 19 óbitos.
20/06/2013 – Criança de sete anos é diagnosticada com LV em Santarém (PA)
Resumo: No último dia 14/06, a Divisão de Vigilância em Saúde de Santarém, no oeste do Pará, confirmou o diagnóstico de Leishmaniose Visceral (LV) em uma criança de sete anos. Segundo a médica veterinária Alessandra Camila, da Coordenação de Vigilância em Saúde do município, a vítima segue internada no Hospital Municipal de Santarém. Em resposta, equipes de saúde foram até a casa da criança, situada no bairro São Cristovão, na grande área do Santarenzinho, e realizaram coleta de sangue dos animais da redondeza. Familiares e vizinhos da vítima também passaram por exames. A previsão é que os resultados sejam divulgados em até 10 dias.
20/06/2013 – Concórdia (SC) registra segunda morte por Meningite em menos de 7 dias
Resumo: No último dia 18/06, um homem de 58 anos se tornou a segunda vítima fatal de Meningite em menos de sete dias no município de Concórdia, região oeste de Santa Catarina. A vítima era moradora do município de Lindóia do Sul, também na região oeste, e contraiu a forma viral da doença. Ele estava internado desde o dia 5 de junho no Hospital São Francisco. Na semana anterior, um estudante de 16 anos também faleceu em consequência da doença no mesmo hospital. Ele residia em Ipumirim, na região oeste, e contraiu a forma bacteriana, considerada mais grave.
20/06/2013 – Polônia enfrenta epidemia de Rubéola
Resumo: Desde o início do ano até o último dia 19/06, mais de 26 mil casos de Sarampo foram registrados na Polônia. Embora casos tenham sido detectados em todo o país, a maioria das notificações se concentra na região oeste, sobretudo, nas províncias de Malopolskie e Wielkopolskie. Outras províncias com elevado número de casos são Lublin, Lubusz, Kuyavian-Pomeranian, Podkarpackie, Pomeranian e Zachodniopomorskie. Em nota, o CDC norte-americano reforçou a recomendação da vacina para viajantes que pretendem ingressar na Polônia.
20/06/2013 – Uruguai registra primeira morte do ano por vírus Influenza A H1N1
Resumo: No último dia 11/06, o Ministério da Saúde Pública (MSP) do Uruguai registrou a primeira morte do ano em decorrência do vírus Influenza A H1N1 no país. A vítima era um homem de 49 anos, portador de obesidade mórbida, o qual residia na cidade de Artigas, localizada no extremo norte do país - fronteira com o município brasileiro de Quaraí (RS). Em entrevista ao jornal El Observador, a diretora do Departamento de Saúde de Artigas, Teresa Laens, afirmou que mais um caso grave de H1N1 está sendo acompanhado pelo MSP, desta vez no município de Durazno.
20/06/2013 – Alerta para Malária no norte do Piauí
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde piauienses emitiram um alerta diante do crescente número de casos de Malária no norte do estado. Do dia 20 de maio até agora, pelo menos 50 casos já foram notificados, sobretudo nos municípios de Campo Largo do Piauí e Porto. Cidades como Esperantina, Matias Olímpio, Luzilândia e Barras também apresentam potencial risco de infecções, dada a elevada incidência de lagoas e açudes, consideradas áreas de proliferação do mosquito transmissor. O último caso confirmado na região envolveu uma jovem de 18 anos, grávida de três meses.
20/06/2013 – Alerta para Malária no norte do Piauí
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde piauienses emitiram um alerta diante do crescente número de casos de Malária no norte do estado. Do dia 20 de maio até agora, pelo menos 50 casos já foram notificados, sobretudo nos municípios de Campo Largo do Piauí e Porto. Cidades como Esperantina, Matias Olímpio, Luzilândia e Barras também apresentam potencial risco de infecções, dada a elevada incidência de lagoas e açudes, consideradas áreas de proliferação do mosquito transmissor. O último caso confirmado na região envolveu uma jovem de 18 anos, grávida de três meses.
20/06/2013 – Prefeitura de Pradópolis (SP) confirma a morte de duas crianças por Meningite Meningocócica
Resumo: Na semana passada, a prefeitura de Pradópolis, no interior paulista (315 km de São Paulo), confirmou a morte de duas crianças por Meningite Meningocócica no município. As vítimas eram procedentes do Maranhão e haviam chegado no município há 21 dias. O primeiro caso fatal ocorreu no dia 08/06, envolvendo uma criança de quatro anos. Já a segunda vítima, uma crianças de dois anos, faleceu no último dia 15/06. Ambas não tinham caderneta vacinal em dia. Segundo o secretário de saúde, Onildo Passafaro, pelo menos 22 pessoas que vieram com as crianças estão sendo mantidas em quarentena para evitar a proliferação da doença. O grupo é oriundo de Coroatá, nordeste do Maranhão, e está instalado há cerca de dois meses em Dumont, cidade vizinha a Pradópolis.
20/06/2013 – Venezuela contabiliza mais de 1,5 mil casos de Gripe A H1N1
Resumo: Segundo o 23º Boletim Epidemiológico divulgado na última quinta-feira (20/06) pelo Ministério da Saúde da Venezuela, foram registrados 1.538 casos de Gripe A H1N1 em todo o país, no período de 1° de janeiro a 08 de junho. Ainda segundo o texto, em apenas sete dias – durante a última semana de maio -, houve o registro de mais de 400 casos novos. Além disso, a infecção atinge os 24 estados do país, com destaque para a região central do território, tais como: Mérida (867 casos), Táchira (230 casos), Distrito Federal (222 casos), Zuila (192 casos) e Lara (168 casos). Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha divulgado números oficiais acerca da mortalidade da doença, estima-se que até o momento tenham ocorrido pelo menos 55 óbitos.
20/06/2013 – Bauru (SP) já registra dez casos de LV com duas mortes
Resumo: Neste ano, Bauru aparece como um dos municípios do Estado de São Paulo com maior número de casos de Leishmaniose Visceral. Até agora, o município totaliza dez ocorrências, incluindo dois óbitos. No ano passado, foram contabilizados 35 casos da doença com três mortes. “É uma doença que pode evoluir com prazo de semanas a meses e é uma doença grave”, explica o médico infectologista Marcelo Pesce.
20/06/2013 – Epidemia de Sarampo atinge mais de 4 mil pessoas no norte da Nigéria
Resumo: Uma epidemia de Sarampo que atinge o norte da Nigéria já deixou um saldo de 36 mortes de crianças e mais de 4 mil infectados. Os dados são da Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA). Segundo Mohammed Abdulsalam, coordenador do órgão, a epidemia está diretamente associada às péssimas condições de saúde da população e saneamento básico da região. Além disso, a situação foi agravada pelo período de chuvas e inundações que recentemente atingiu o norte do país. Em meados de abril, autoridades de saúde nigerianas promoveram um acirrado debate com parlamentares federais acerca da situação da doença na região. Na ocasião, o presidente do Senado, David Mark, destacou a baixa cobertura vacinal no país em relação à prevenção de doenças evitáveis, com o Sarampo e a Poliomielite, motivada por interesses políticos e religiosos locais. Como exemplo, o parlamentar lembrou a morte de 10 vacinadores na província de Kano, perpetradas por um grupo radical islâmico que atua no norte do país e rigorosamente se posiciona contra a vacinação.
20/06/2013 – Surto de Cólera atinge penitenciária na costa oeste da Índia
Resumo: Há duas semanas, um surto de Cólera foi detectado em uma penitenciária de Goa, estado localizado na costa oeste da Índia. Na ocasião, ao menos 128 detentos foram atendidos com quadro de intoxicação alimentar, cuja causa só foi identificada no último dia 16/06. Além disso, 15 presos desenvolveram quadros mais graves, necessitando de internação no Goa Medical College and Hospital, em Bambolim. Segundo as autoridades de saúde locais, a principal suspeita é de contaminação da água que abastece a unidade prisional.
20/06/2013 – Surto de Cólera atinge penitenciária na costa oeste da Índia
Resumo: Há duas semanas, um surto de Cólera foi detectado em uma penitenciária de Goa, estado localizado na costa oeste da Índia. Na ocasião, ao menos 128 detentos foram atendidos com quadro de intoxicação alimentar, cuja causa só foi identificada no último dia 16/06. Além disso, 15 presos desenvolveram quadros mais graves, necessitando de internação no Goa Medical College and Hospital, em Bambolim. Segundo as autoridades de saúde locais, a principal suspeita é de contaminação da água que abastece a unidade prisional.
21/06/2013 – Agência de notícias cubana reporta 30 casos de Malária no país
Resumo: No início da semana, a agência de notícias cubana Hablemos Press anunciou a detecção de 30 casos de Malária este ano no país. De acordo com o jornalista Jaime Leygonie, os casos foram relatados na aldeia de Guayo, localizada no município de Cabaiguán – no centro da ilha. Apesar de a notícia não ter sido confirmada pelo governo, autoridades de saúde locais emitiram um alerta à população reforçando a necessidade da adoção de medidas para a prevenção da doença.
21/06/2013 – Nordeste da Tailândia soma mais de 3,5 mil casos de Dengue
Resumo: O número de casos de Dengue nas províncias do nordeste da Tailândia aumentou quatro vezes em relação ao ano passado, segundo informou o diretor do Escritório Regional de Saúde, Sarayuth Uttamangkapong. De 1° de janeiro a 31 de maio deste ano, foram registrados 3.544 casos da doença, em comparação com as 1.086 ocorrências relatadas no mesmo período de 2012. Ainda segundo Uttamangkapong, neste ano, a região já totaliza nove mortes em decorrência do agravo. Atualmente, a Tailândia ocupa a segunda posição entre os países da ASEAN – Associação das Nações do Sudeste Asiático - de maior incidência para a doença, ficando atrás apenas de Cingapura.
21/06/2013 – Taiwan registra primeiro caso de infecção humana pelo vírus H6N1
Resumo: Na última sexta-feira (21/06), a OMS confirmou o primeiro caso de infecção humana por vírus H6N1. A vítima foi uma jovem taiwanesa de 20 anos, moradora de Taipé, região central da ilha. “Trata-se do primeiro caso humano identificado com este subtipo do vírus”, declarou a agência sanitária da ONU. Sobre a possibilidade de contágio, a organização internacional revelou que as investigações realizadas entre as pessoas próximas da vítima não mostraram nenhuma evidência de transmissão. Ao contrário do H7N9, que é considerado altamente patogênico, o H6N1 é pouco infeccioso quando circula entre populações de aves.
21/06/2013 – SESPA investiga surto de Toxoplasmose no município de Ponta de Pedras (PA)
Resumo: Na última sexta-feira (21/06), a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA) deslocou uma equipe de saúde para o município de Ponta de Pedras, no arquipélago de Marajó, com o intuito de investigar um surto de Toxoplasmose que atinge os moradores da região. Até a presente data, haviam sido confirmados 14 casos da doença, sobretudo, envolvendo jovens e crianças. No momento, a principal preocupação da SESPA é que ocorram novos casos confirmados da doença. Na próxima segunda-feira (24/06), duas novas equipes serão enviadas para o município – uma delas formada por pesquisadores do Instituto Evandro Chagas. Eles irão inspecionar o matadouro municipal e as hortas na zona rural. Segundo o coordenador de endemias da SESPA, Bernardo Cardoso, o levantamento começará a ser feito a partir desta sexta-feira (21/06). “Nós iremos fazer uma análise epidemiológica na cidade a fim de encontrar a origem da contaminação. Iremos esgotar todas as possibilidades de causa de contaminação”, afirmou.
21/06/2013 – Interior de MG registra mais três mortes por vírus H1N1
Resumo: Nesta sexta-feira (21/06), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro, confirmou a morte de mais três pessoas em decorrência do vírus H1N1. As pacientes estavam internadas em hospitais da cidade. De acordo com o órgão, as vítimas são uma mulher de 56 anos, de Sacramento, que morreu no dia 03/06; uma idosa de 83 anos, de Conquista, que morreu no dia 13/06; e uma jovem de 26 anos, moradora de Uberaba, que morreu no dia 16/06. No último dia 10, um caso envolvendo um homem de 43 anos já havia sido confirmado. Além disso, exames de outros sete casos suspeitos também estão em andamento. Destes, três resultaram em óbito. No último dia 20/06, o Comitê de Gerenciamento de Crise da cidade promoveu uma reunião com participação de vários órgãos da secretaria de saúde. Na ocasião, o secretário de saúde de Uberaba, Fahim Sawan, ressaltou a importância de ter decretado a situação de emergência no município. Neste ano, foram confirmados 110 casos da doença em todo o estado, incluindo 21 mortes.
22/06/2013 – Surto de Raiva mata mais de 4 mil bovinos no RS
Resumo: Desde 2011, mais de 4 mil bovinos morreram em consequência da Raiva nos municípios gaúchos de São Lourenço do Sul, Cristal e Camaquã. Frente a isto, a falta de prevenção por parte de criadores tem sido apontada como a principal causa da disseminação do vírus entre os rebanhos da região Centro-Sul do estado. “Temos problemas na região. Por isso, nós precisamos que os criadores vacinem os animais, por que a raiva vem avançando. Já estamos com a doença próxima a Bagé, Cachoeira do Sul e Rio Pardo”, afirmou o coordenador do Núcleo de Controle da Raiva da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), Udo Erhardt. A dose da vacina contra a Raiva custa cerca de R$ 0,70 no RS e os animais devem receber uma dose de reforço 21 dias após a primeira aplicação. A orientação é para a vacinação de bovinos, bubalinos e equinos, ou seja, animais mais expostos a ataques de morcegos. Criadores que identificarem pontos de refúgio de morcegos devem realizar a notificação imediata destes ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
22/06/2013 – Especialistas sinalizam para provável epidemia de Malária nas áreas de mineração de Bolívar (Venezuela)
Resumo: Na última quinta-feira (20/06), especialistas da Sociedade Venezuelana de Infectologia lançaram um alerta diante de uma provável epidemia de Malária nas áreas de mineração de Bolívar, estado localizado no sudeste do país. Somente neste ano, 33.663 casos foram notificados no Estado, dos quais 90% ocorreram entre trabalhadores ligados à exploração de minérios. “Trata-se de um evento ligado a atividade ocupacional, neste caso a mineração”, conforme afirmou a pesquisadora Ana María Santos, da Escola de Medicina da Universidade do Leste, durante uma Conferência em Caracas. No ano passado, o Estado contabilizou 16.487 casos da doença. Até agora, foram notificados 37.835 casos em todo o país, comparado aos 19.598 casos registrados em relação ao mesmo período de 2012.
24/06/2013 – Inundações e deslizamentos matam mais de mil pessoas na Índia
Resumo: Em Uttarakhand, estado localizado no norte da Índia, mais de mil pessoas morreram em consequência das enchentes e deslizamentos de terra que, desde o início da semana passada, vem castigando diversas aldeias da região. Segundo o Ministro do Interior, Sushikumar Shinde, militares estão atuando na busca por desaparecidos, que já somam mais de 10 mil pessoas – a maioria na cidade de Badrinath. Todavia, as condições climáticas na região não têm favorecido o trabalho das equipes de resgate. Neste ano, com o início precoce do período de Monções, a previsão é de que ocorram mais chuvas para os próximos dias na região, segundo dados do Observatório de Meteorologia do Estado. Uttarakhand constitui um popular destino de férias para turistas que procuram escapar do forte calor das planícies, além de ser um local de intensa atividade de peregrinação religiosa, onde se localizam quatro famosos templos budistas ao longo de uma enorme cadeia de montanhas – conhecida como Garhwal -, na base do Himalaia.
25/06/2013 – Estudo descreve surto de Febre Q no norte da Guiana Francesa
Resumo: Um estudo publicado nesta semana na revista Emerging Infectious Diseases descreveu um recente surto de Febre Q que atingiu a cidade de Cayenne, no norte da Guiana Francesa. No ano passado, a bactéria Coxiella burnetti, causadora da doença, foi isolada em amostras de cinco pacientes que estavam sendo tratados no instituto nacional de referência para a doença, o qual recebe inclusive amostras oriundas da França e de outros países de ascendência francesa. Dentre os casos, um paciente de 60 anos estava tratando Endocardite Infecciosa, com história de cirurgia prévia em um hospital de Martinica, e outros quatro pacientes (dois homens e duas mulheres) desenvolveram quadro de Pneumonia Grave. A doença foi descrita pela primeira vez no país em 1996. Nos últimos anos, a incidência da Febre Q na capital Cayenne cresceu substancialmente e, atualmente, é uma das elevadas do mundo – entre 1996 e 2005 aumentou de 37 para 150 casos/100 mil habitantes.
25/06/2013 – Homem de 52 anos procedente do Haiti é diagnosticado com Raiva na Holanda
Resumo: Nesta semana, as autoridades de saúde holandesas notificaram a OMS acerca de um caso de Raiva envolvendo um homem de 52 anos procedente do Haiti. Segundo as investigações, a vítima havia sido mordida na mão direita por um cão supostamente infectado. Após a agressão, ocorrida no dia 06/05 na capital Porto Príncipe, a vítima não procurou atendimento médico. Trinta e quatro dias depois do incidente surgiram os primeiros sintomas, com febre, mal-estar, cefaleia e dor no braço direito. No dia seguinte, o paciente desenvolveu complicações neurológicas graves. A confirmação do vírus foi obtida mediante biópsias de pele do pescoço, líquor e saliva, processada no Centro Médico Eramus, em Roterdam. A vítima permanece internada em estado grave no Academic Medical Center, em Amsterdam, sendo tratada a partir de uma derivação do Protocolo Milwaukee.
25/06/2013 – Homem de 52 anos procedente do Haiti é diagnosticado com Raiva na Holanda
Resumo: Nesta semana, as autoridades de saúde holandesas notificaram a OMS acerca de um caso de Raiva envolvendo um homem de 52 anos procedente do Haiti. Segundo as investigações, a vítima havia sido mordida na mão direita por um cão supostamente infectado. Após a agressão, ocorrida no dia 06/05 na capital Porto Príncipe, a vítima não procurou atendimento médico. Trinta e quatro dias depois do incidente surgiram os primeiros sintomas, com febre, mal-estar, cefaleia e dor no braço direito. No dia seguinte, o paciente desenvolveu complicações neurológicas graves. A confirmação do vírus foi obtida mediante biópsias de pele do pescoço, líquor e saliva, processada no Centro Médico Eramus, em Roterdam. A vítima permanece internada em estado grave no Academic Medical Center, em Amsterdam, sendo tratada a partir de uma derivação do Protocolo Milwaukee.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930