Você está aqui: Página Inicial / SUBPAV / Vigilância em Saúde / CIEVS / Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

Clipping - Captura de notícias na mídia de importância para saúde pública

26/06/2013 – Criança de 02 anos é diagnosticada com LV em San José (Argentina)
Resumo: Nesta semana, uma criança de 02 anos foi diagnosticada com Leishmaniose Visceral (LV) no município de San José, localizado no sul da província de Buenos Aires - Argentina. A vítima estava internada desde o início do mês no Hospital Pediátrico de Posadas, na capital. “Sem dúvida, nesta localidade coexiste o mesmo cenário observado em muitas partes da província, com presença maciça de reservatórios e vetores, configurando uma zona de elevada população de cães infectados”, afirmou o prefeito de San José, Carlos Rodriguez. Em resposta, técnicos do Núcleo de Controle de Zoonoses estão percorrendo o município para realizar a detecção de animais infectados, além de outros casos humanos. Esta é a segunda notificação da doença no município, sendo a primeira envolvendo criança.
26/06/2013 – Sorocaba (SP) registra 7ª morte por Gripe A H1N1 neste ano
Resumo: Em Sorocaba, no interior paulista, uma menina de 03 anos se tornou a sétima vítima fatal da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus Influenza A H1N1 este ano, no município. A causa da morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na última quarta-feira (26/06), a qual ressaltou ainda que a criança não fazia parte de qualquer grupo de risco. Em Itu, cidade vizinha, duas mortes ocasionadas pelo vírus foram confirmadas nesta segunda-feira (24/06). As vítimas eram homens de 43 e 51 anos. No mesmo dia, uma jovem de 14 anos se tornou a primeira vítima fatal do vírus em Votorantim. Em resposta, um alerta sanitário foi disparado na região.
26/06/2013 – Oito cidades paranaenses decretam situação de emergência após fortes chuvas
Resumo: Nesta quarta-feira (26/06), oito municípios do Paraná decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que há cinco dias atingem a região. Os municípios afetados são: Dois Vizinhos e Sulina, no sudoeste; Imbituva e Teixeira Soares, no sudeste; Irati, São João e Tibagi, na região central; e Santa Tereza do Oeste, no oeste. Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, pelo menos 165.939 pessoas foram afetadas em 62 cidades do estado. Ao todo, 12.602 pessoas ficaram desalojadas. Além disso, 6.899 residências foram danificadas e 18 ficaram totalmente destruídas pela chuva que começou na quarta-feira (19/06), deu uma trégua no final de semana, e voltou a cair na segunda-feira (24/06). Após um deslizamento de terra, duas pessoas morreram em Laranjeiras do Sul, na região central.
26/06/2013 – MAPA lança cartilhas de prevenção da Gripe Aviária
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançou duas cartilhas na internet para alertar passageiros em aeroportos e produtores sobre os riscos da Gripe Aviária. O material traz informações sobre sintomas da doença em aves, além de reforçar medidas importantes para prevenir a ocorrência de surtos. Em caso de dúvida, o produtor pode entrar em contato com a ouvidoria do ministério pelo telefone 0800 704 1995. De acordo com o MAPA, o Brasil ocupa a posição de maior exportador mundial de carne de frango. Em 2012, foram vendidos US$ 7,2 bilhões do produto para mais de 140 países.
27/06/2013 – Casos graves de Gripe causam nove mortes no Ceará em 2013
Resumo: Segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA), referente ao último dia 14/06, nove pessoas morreram vítimas do vírus Influenza este ano, no estado. Desse total, oito óbitos foram causados pelo sorotipo H1N1 e um pelo vírus H3N2. Dentre as mortes por H1N1, duas foram em Fortaleza e as demais em Baturité, Acarape, Boa Viagem, Iguatu, Milhã e Horizonte. A maioria dos óbitos ocorreu no mês de maio e nenhuma das vítimas fatais do vírus H1N1 eram vacinadas. Cinco delas apresentavam fatores de risco, como doenças hereditárias e imunossupressoras. Durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o Ceará imunizou 1,11 milhão de pessoas, segundo informações da própria secretaria. A cobertura do público-alvo chegou a 86,6%.
27/06/2013 – João Pessoa (PB) intensifica vacinação contra o Sarampo em diversos bairros
Resumo: Nesta quinta-feira (27/06), a Secretaria de Saúde de João Pessoa (PB) iniciou uma ação para alertar a população acerca da necessidade de vacinação contra o Sarampo. Agentes de saúde irão percorrer diversos bairros da capital captando pessoas que ainda não foram imunizadas. Segundo o órgão, a ação acontece em resposta à confirmação de dois casos da doença na capital que, ao todo, já totaliza 50 casos suspeitos. O trabalho começou nos bairros Alto do Céu, Mandacaru e Ipês - todos do Distrito Sanitário IV -, e será estendida para os demais distritos da capital durante a semana.
27/06/2013 – Surto de Cólera preocupa autoridades de saúde no noroeste da Libéria
Resumo: Em Montserrado, município situado no noroeste da Libéria, autoridades de saúde demonstraram preocupação diante do surto de Cólera que atinge o povoado de Samukai. Até o momento, três casos foram confirmados, incluindo uma morte – um homem de 40 anos. Dentre as vítimas, está uma crianças de 07 anos. Inicialmente representado como um importante campo de refugiados durante as duas guerras civis do país (1989-1996 e 1999-2003), atualmente o povoado abriga mais de 1,8 mil pessoas vivendo em condições precárias de higiene e moradia.
27/06/2013 – VE de Rio Claro (SP) confirma 08 casos de Gripe A H1N1
Resumo: Na última quinta-feira (27/06), a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou o registro de 08 casos positivos de Gripe A H1N1 no município, neste ano. Segundo o órgão, outras 119 pessoas foram diagnosticadas com sintomas fortes de Gripe e medicadas com Tamiflu, no entanto, sem necessidade de hospitalização. Ainda segundo a VE, o número de confirmações poderá aumentar nos próximos dias, uma vez que nove pessoas ainda aguardam o resultado de exames. Nesta mesma semana, as prefeituras de Vargem Grande do Sul e de Araras, municípios vizinhos à Rio Claro, confirmaram um caso fatal cada em decorrência do vírus. Em Araraquara, duas mortes já foram registradas neste ano.
27/06/2013 – Casos de Meningite são detectados em diversas localidades da Rússia
Resumo: Na Rússia, diversas localidades já anunciaram que estão enfrentando aumento do número de casos de Meningite nas últimas semanas. Em Voronezh, província localizada no sudoeste do país, cinco crianças já foram diagnosticadas com a doença. As vítimas, que têm entre 03 e 14 anos de idade, estão numa situação de gravidade média, mas não correm risco de morte. Já em Rostov do Don, também no sudoeste, pelo menos 185 crianças foram acometidas, incluindo um óbito. Surtos de Meningite foram relatados em diversas outras cidades, tais como: Astrakhan, Lipetsk e na região de Moscou.
27/06/2013 – Toxoplasmose acomete 40 moradores em Ponta de Pedras (PA)
Resumo: Especialistas do Instituto Evandro Chagas e do Grupo Técnico de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA) estão percorrendo o município de Ponta de Pedras, no arquipélago de Marajó, no Pará, para investigar um surto de Toxoplasmose. Nos últimos dois meses, pelo menos 40 moradores foram diagnosticados com a doença. Os técnicos irão fazer coleta de sangue de indivíduos com suspeita do agravo, analisar hábitos alimentares das famílias com registro de caso e ouvir a população nos bairros atingidos. A doença tem afetado principalmente crianças e jovens. “Só após essa análise é que poderemos dizer que medidas devem ser tomadas para combater a doença”, afirmou o médico e pesquisador Nelder Wesley, do GT de Zoonoses.
27/06/2013 – Embaixada norte-americana no Kosovo alerta para surto de CCHF no país
Resumo: Nesta semana, a embaixada norte-americana no Kosovo emitiu um alerta aos viajantes que pretendem adentrar no país que, atualmente, enfrenta um surto de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês). Até o momento, cinco casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do Kosovo (NIPH). Segundo o órgão, os municípios com registro de casos são: Malisheva, Rahovec e Gjakova. Especialmente comum na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%.
27/06/2013 – Região Sul do Guiné-Bissau já registra 144 casos de Cólera
Resumo: Nos últimos três meses, ao menos 13 pessoas morreram vítimas de Cólera em Tombali, província localizada no sul do Guiné-Bissau. Somente nos distritos de Komo e Catio, 144 casos já foram detectados. Em entrevista à agência de notícias Portugueses News Network (PNN), representantes do UNICEF que atuam no país afirmaram que as localidades mais atingidos são: Catungo, Catabam, Ilhéu de Infanda, Komo e a capital da província, Catio. Conforme divulgação da entidade, trata-se de uma região de extrema pobreza, carente de condições de infraestrutura sanitária e serviços de saúde.
28/06/2013 – Governo mexicano lança alerta para LV em 12 estados do país
Resumo: Na última sexta-feira (28/06), o Ministério da Saúde mexicano lançou um alerta diante do surto de Leishmaniose Visceral (LV) que já atinge 12 estados do país – Sinaloa, Nayarit e Jalisco - na região central da bacia do rio Balsas -, Puebla, Guerrero, Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Veracruz, Tabasco, Chiapas e Oaxaca. Segundo o coordenador do Departamento de Doenças Transmitidas por Vetores e Serviços de Saúde de Oaxaca, Ivan Santibanez Matus, a partir de 1990, ao menos 743 casos da doença foram confirmados no estado. Na atual situação, os municípios mais afetados são: Santa Maria Chimalapa, San Juan Mazatlán, Petapa Santo Domingo, San Juan Guichicovi, Matías Romero, Santa Maria Guenagati, e Juchitan de Zaragoza. Em resposta, o departamento de saúde local anunciou que está investindo no fortalecimento da rede de laboratório para favorecer o diagnóstico precoce da doença e o monitoramento ampliado de casos suspeitos, bem como em ações voltadas para a educação em saúde junto à população, sobretudo, envolvendo crianças e adolescentes nas escolas.
28/06/2013 – MS argentino confirma 38 casos de Influenza em Santa Fé
Resumo: Na última semana, o Ministério da Saúde da Argentina divulgou um boletim epidemiológico no qual atesta 38 casos confirmados de Influenza apenas na província de Santa-Fé – nordeste do país -, desde o início do ano. Deste total, 12 casos foram ocasionados pelo sorotipo viral H1N1, 16 por H3N2 e 03 pelo tipo B, além de 07 por Influenza A com subtipagem indefinida. Segundo o próprio ministério, as províncias mais atingidas do país são Santa Fé, Buenos Aires, San Miguel e Tucumán.
28/06/2013 – Município de Venâncio Aires (RS) antecipa férias escolares para prevenir novos casos de Gripe A
Resumo: Na última sexta-feira (28/06), a prefeitura de Venâncio Aires (RS) anunciou que antecipará as férias escolares neste meio de ano, em virtude do aumento do número de casos de Gripe A na região do Vale do Taquari, no centro-leste do estado. A decisão foi oficializada através de um decreto municipal publicado pelo prefeito Airton Artus. Com 12 ocorrências confirmadas pelo sorotipo viral H1N1, incluindo um óbito, e 03 pelo vírus B, a situação permanece controlada, segundo nota divulgada pela própria Secretaria Municipal de Saúde. As férias nas escolas municipais de ensino fundamental (EMEFS), que iniciariam no dia 17 de julho, serão antecipadas para a próxima quarta-feira e seguirão até 29 de julho. No período, também estão suspensas quaisquer atividades festivas programadas pelos educandários.
28/06/2013 – Vírus da Gripe já matou 28 pessoas em Minas Gerais neste ano
Resumo: Neste ano, ao menos 28 pessoas morreram em Minas Gerais vítimas do vírus da Gripe. O boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (28/06) pela Secretaria Estadual de Saúde atesta que sete pessoas morreram na última semana em todo o estado, em virtude da doença, o que equivale a uma morte por dia. Em 2013, o número de vítimas fatais representa 59,57% do total registrado durante todo o ano passado. A secretaria registra 118 infecções, contra 189 nos doze meses de 2012. Além disso, os gráficos evidenciam um aspecto inesperado: os grupos normalmente atingidos, idosos e crianças, representam seis mortes. Ao todo, 13 adultos entre 20 e 49 anos morreram. Do total, 23 mortes foram causadas pelo sorotipo viral H1N1.
28/06/2013 – Sul da Bulgária registrou dois casos de CCHF nesta semana
Resumo: Em Kurdzhali, província situada no sul da Bulgária, autoridades de saúde registraram dois casos de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês) apenas nesta semana. Os dados foram divulgados através de um boletim epidemiológico publicado pelo Departamento Regional de Doenças Infecciosas, o qual atesta ainda que ambos os pacientes permanecem internados no Hospital Plovdiv. Segundo a Drª Magdalena Marinova, chefe do departamento, o número de notificações da doença têm aumentado nas últimas semanas devido à intensidade do período de chuvas que atinge a região. Endêmica na África Ocidental e Oriental, a doença representa uma importante zoonose, transmitida por carrapatos, que acomete animais domésticos e silvestres, a qual pode ser transmitida aos seres humanos, com uma taxa de mortalidade de quase 30%. De acordo com a OMS, apenas quatro países reportam mais de 50 casos da doença por ano: Irã, Rússia, Uzbequistão e Turquia.
28/06/2013 – Gestante de 40 anos é a segunda vítima fatal do vírus H1N1 no Uruguai
Resumo: Na última semana, uma gestante de 40 anos se tornou a segunda vítima fatal do vírus Influenza A H1N1 no Uruguai. A paciente residia no departamento de Rocha - nordeste do país, nos arredores da capital Montevidéu. A administração de Serviços Sanitários do Estado (ASSEIE, sigla em espanhol) iniciou uma investigação para determinar se a mulher recebeu o tratamento adequado na instituição onde esteve internada. No último dia 11/06, autoridades de saúde uruguaias já haviam confirmado o primeiro óbito do ano associado à doença. A vítima foi um homem de 49 anos morador do departamento de Artigas – norte do país. Em resposta, o Ministério da Saúde Pública recomendou que a população se vacine contra a Gripe, especialmente os considerados grupos de risco: crianças de até quatro anos, gestantes, idosos a partir dos 65 anos e portadores de doenças crônicas, como Obesidade e Diabetes.
30/06/2013 – Mais de 80 restaurantes serão avaliados em Cuiabá (MT) para a Copa de 2014
Resumo: Mais de 80 restaurantes serão avaliados em Cuiabá (MT) para a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto lançado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o intuito de atestar e classificar a qualidade sanitária dos estabelecimentos que fornecem serviços de alimentação, tais como, restaurantes, lanchonetes, buffets e padarias. Para auxiliar a fiscalização municipal de cada cidade-sede, foram liberados R$ 5 milhões pelo Governo Federal, que deverão ser investidos na capacitação dos fiscais municipais da Vigilância Sanitária e na compra de equipamentos que auxiliem na fiscalização dos estabelecimentos selecionados. O projeto, que é inédito no Brasil, já vem sendo desenvolvido há alguns anos na Dinamarca e nos Estados Unidos.
01/07/2013 – Aumento da população de escorpiões preocupa moradores de Jaú (SP)
Resumo: Nesta semana, moradores de Jaú (SP), no interior paulista, manifestaram preocupação diante do aumento da população de escorpiões no município. Paralelamente, o número de acidentes envolvendo estes artrópodes cresceu significativamente em todo o município, em relação ao ano passado, segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Biólogos do CCZ explicam que a espécie encontrada na cidade se proliferou no estado de Minas Gerais e hoje já se espalhou por quase todos os estados brasileiros. Nos primeiros quatro meses deste ano, o órgão registrou aumento de 20% nas notificações de escorpiões em residências. Ao todo, foram 69 registros em 2012 contra 82 em 2013. Além disso, dez pessoas foram picadas este ano.
01/07/2013 – ADEPARÁ investiga mais um caso de Raiva Bovina no estado (Pará)
Resumo: Nesta segunda-feira (01/07), a Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA) confirmou mais um caso de Raiva Bovina no estado. Desta vez, o evento ocorreu no município de Prainha, Região Oeste do estado. Segundo o órgão, uma equipe composta por membros da própria secretaria e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) já está no município para investigar o caso e tentar conter o avanço da doença. Além disso, técnicos da secretaria irão vacinar pessoas que tiveram expostas aos animais contaminados. Somente em 2013, a SESPA confirmou 15 casos de morte de bovinos em decorrência da doença no município de Prainha.
02/07/2013 – Menina de seis anos morre vítima do vírus influenza A H5N1 no Camboja
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde cambojanas confirmaram mais uma morte ocasionada pelo vírus influenza A H5N1, o mesmo que causa a Gripe Aviária. Desta vez, a vítima foi uma menina de seis anos moradora da província de Kampot, no sudeste do país, que estava internada desde o dia 28 do mês passado em um Hospital Infantil na capital Phnom Penh. Com este, subiu para 09 o total de casos fatais envolvendo humanos, associados a este sorotipo viral, neste ano. De 2003 a 2012, o país já registrou 34 casos humanos do novo vírus, sendo que seis eles foram mortais.
02/07/2013 – Autoridades de saúde declaram epidemia de Chikungunya na costa oeste das Filipinas
Resumo: Ao menos dois municípios da costa oeste das Filipinas enfrentam grave uma epidemia de Chikungunya, conforme declararam as autoridades de saúde locais. Ambos os municípios – Maltana e Kipalbig - se localizam na província de Cotabato do Sul, região de Tampakan. Até o momento, mais de 180 moradores já foram diagnosticados com a doença. Para o coordenador de saúde da província, Dr° Rogelio Aturdido, a situação é preocupante, uma vez que os dois primeiros casos da doença foram detectados em Cotabato do Sul há três semanas. Até então, não havia qualquer registro de circulação do vírus Chikungunya na província.
02/07/2013 – Centro-Oeste da Escócia notifica mais dois casos de Legionelose
Resumo: Nesta semana, mais dois casos de Legionelose foram detectados na localidade de Renfrew, no Centro-Oeste da Escócia - região metropolitana da capital Glasgow. Outros três casos já haviam sido confirmados na semana passada pelo Conselho Regional de Saúde. Dentre as cinco vítimas, duas são moradoras de Renfrew e três haviam recentemente visitado a região, segundo informou a Drª Gillian Penrice, consultora do National Health Service Greater Glasgow e Clyde (NHSGGC). Ainda segundo a gestora, a principal suspeita é de contaminação das torres de resfriamento de água da cidade, localizadas num raio de 4 km de Renfrew.
03/07/2013 – País totaliza 339 mortes por Gripe A no 1° semestre de 2013
Resumo: Entre 1° de janeiro e 25 de junho deste ano, o Ministério da Saúde registrou 339 mortes por Gripe A em todo o país, sendo a maioria no estado de São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o estado notificou 1.307 casos da doença durante o primeiro semestre deste ano, incluindo 259, número que representa 76,4% das mortes em todo o país. Em contrapartida, a secretaria ampliou as reservas do remédio Tamiflu® na rede pública. Paralelamente, o Ministério da Saúde orientou as demais secretarias regionais a garantir o estoque desse medicamento durante a atual temporada de inverno.
03/07/2013 – Piracicaba (SP) registra primeira morte por Febre Maculosa
Resumo: O município de Piracicaba, no interior paulista, registrou a primeira morte por Febre Maculosa neste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima era um homem de 73 anos que costumava pescar no Rio Piracicaba. O local é reconhecido como uma área de elevada infestação de carrapatos-estrela (Amblyomma cajennense), transmissor da doença, em função da grande população de capivaras que circulam às margens do rio. No ano passado, o município totalizou 11 casos da doença. Em resposta, a Secretaria de Saúde lançou um alerta para a cidade reforçando as medidas de prevenção da doença nas áreas e risco.
04/07/2013 – Estudo revela que ser humano evoluiu para resistir à Cólera
Resumo: Um estudo publicado recentemente na revista científica Science Translational Medicine revelou que a elevada incidência de Cólera na região do Delta do Rio Ganges, no sul da Ásia, situação que se perpetua a centenas de anos, levou a uma adaptação genética da população local para resistir à doença. Se em um dado momento do passado a mortalidade por Cólera atingiu 50%, atualmente a doença continua a matar, porém, cerca de 5% a 10% dos infectados. A pesquisa foi idealizada por cientistas da Universidade de Harvard, em Massachusetts – EUA, em parceria com membros do Centro Internacional para Pesquisa de Doenças Diarreicas, em Bangladesh. Além disso, o estudo foi desenvolvido entre populações que residem nas favelas de Daca, capital de Bangladesh, onde a doença afeta anualmente 4 a cada mil moradores. Estima-se que aos 15 anos de idade, mais da metade da população do país já teve pelo menos um quadro infeccioso associado à doença.
04/07/2013 – Três Lagoas (MS) tem confirmação de quatro casos de H3N2
Resumo: Neste ano, dos 07 casos de Influenza A H3N2 confirmados no Mato Grosso do Sul, quatro ocorreram no município de Três Lagoas - nordeste do Estado -, segundo boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (03/07), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Os outros casos foram registrados nos municípios de Campo Grande (7) e Maracaju (1). Conforme publicado no site da SES, em Campo Grande já houve 02 óbitos confirmados por H1N1, 01 por H3N2 e 05 em investigação. Além ainda de mais uma morte em Nova Andradina que também está sendo investigada. O texto informa ainda que a capital soma 130 notificações de Influenza A, sendo 04 por H1N1, além de mais 18 casos de Influenza A em Três Lagoas – nenhum por H1N1.
04/07/2013 – Pesquisadores da USP desvendam mecanismo de defesa contra Leishmaniose
Resumo: Nesta semana, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, publicaram um artigo na revista científica Nature Medicine descrevendo um importante mecanismo de defesa contra a Leishmaniose. A equipe liderada pelo professor Dario Simões Zamboni desenvolveu um trabalho elucidando os processos intracelulares ocorridos em células de defesa dos hospedeiros em resposta à infecção pelo parasita Leishmania, causador da doença. “Existe uma plataforma molecular que reconhece a Leishmania no interior dos macrófagos e sinaliza para o sistema imunológico, informando que se trata de uma infecção por um patógeno que pode causar danos ao organismo”, explicou o pesquisador. O macrófago então ativa essa plataforma, conhecida como inflamossoma, que é composta por várias proteínas, induzindo a produção de interleucina 1-beta que, por sua vez, condiciona a produção de óxido nítrico pelo macrófago, cuja função é destruir o patógeno.
04/07/2013 – Leptospirose assusta moradores de Vila Torres (Curitiba-PR)
Resumo: O registro de um óbito com suspeita de Leptospirose, ocorrido há duas semanas, deixou em alerta os moradores da comunidade de Vila Torres, em Curitiba (PR). Somente nos seis primeiros meses deste ano, foram notificados 420 casos da doença na capital. Deste total, 65 já foram confirmados e 10 resultaram em óbito. Embora a maior prevalência da doença seja verificada na periferia, diversos focos de contaminação têm sido identificados nas regiões centrais das cidades paranaenses, uma vez que o lixo reciclável não costuma ser lavado antes de ser jogado fora. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido um trabalho de prevenção à doença nas áreas de risco, junto aos trabalhadores que atuam na coleta de materiais recicláveis e na construção civil.
05/07/2013 – Alagoas tem aumento de 77% dos casos de diarreia neste ano
Resumo: No primeiro semestre deste ano, o Estado de Alagoas registrou um aumento de 77% no número de casos de diarreia, em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, 66.849 pessoas foram diagnosticados com diarreia no Estado, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU). Em audiência pública que ocorreu nesta quinta-feira (04/07), na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, o Departamento de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informou que, em menos de dois meses, 37 pessoas morreram por complicações de diarreia em Alagoas. Dos 102 municípios do Estado, 25 estão enfrentando epidemia da doença e 46 estão em situação de alerta. De acordo com a SESAU, o principal problema é a contaminação das fontes alternativas de água que costumam abastecer a população.
05/07/2013 – OMS cria comitê contra possível agravamento do Novo Coronavírus
Resumo: Na última sexta-feira (05/07), a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a formação de um comitê de emergência diante de um possível agravamento dos casos de infecção pelo Novo Coronavírus (nCoV) – recentemente nomeado pela entidade como Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio (MERS). O anuncio foi feito pelo porta-voz da entidade, Keiji Fukuda, durante entrevista concedida à agência de notícias Reuters. Segundo a OMS, o vírus já matou 40 pessoas em todo o mundo. Ainda que o cenário atual não seja de emergência máxima ou pandemia, especialistas afirmaram que irão propor novas estratégias de enfrentamento da doença caso o número de notificações cresça subitamente.
05/07/2013 – Cidade portuária na Coréia do Sul segue em alerta para Encefalite Japonesa
Resumo: Em Busan, cidade portuária localizada no Sul da Coréia do Sul, autoridades de saúde emitiram um alerta sanitário diante do possível aumento no número de casos de Encefalite Japonesa. Em um levantamento entomológico de rotina, mais da metade (64%) dos mosquitos testados na cidade eram portadores do Vírus da Encefalite Japonesa, o que levou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) sul-coreano a efetuar o alerta na semana passada. Segundo o órgão, as mudanças climáticas têm sido fatores decisivos na propagação do vetor da doença, sobretudo, entre as estações de verão e outono.
05/07/2013 – Surto de Leptospirose preocupa autoridades de saúde em Acrelândia (AC)
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde locais manifestaram preocupação diante de um surto de Leptospirose que atinge o município de Acrelândia, no sudeste do Acre. Nos últimos 15 dias, pelo menos 18 casos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, 10 casos ainda seguem aguardando resultado de testes laboratoriais e 18 casos já foram descartados. No ano passado, nenhum caso da doença foi detectado no município, conforme destacou o secretário municipal de saúde, Tião Rita. Segundo o gestor, comerciantes e órgãos públicos devem aderir à Campanha de Combate aos Roedores, iniciada no começo da semana, e realizar a desratização em seus espaços. “Demos um prazo de 15 dias para que cada um apresente seu laudo de desratização”, afirmou.
05/07/2013 – Surto de Sarampo acomete município no norte de Angola
Resumo: Desde o começo de junho, menos 12 casos de Sarampo foram registrados em quatro aldeias do município de Songo, no norte de Angola. As informações foram divulgadas durante entrevista do chefe da Coordenação Regional de Saúde Pública e Controle de Grandes Endemias, Baya Bernardo Teca, à agência de notícias Angop. “Com a vigilância epidemiológica, detectamos 12 casos, dos quais 08 já receberam alta e 04 permanecem internados”, esclareceu. Segundo o coordenador, equipes de saúde estão na localidade realizando atividade de bloqueio vacinal, no intuito de conter a propagação da doença.
05/07/2013 – Gripe A H1N1 já matou 215 pessoas este ano em SP
Resumo: Desde o começo do ano, 215 pessoas morreram vítimas de Gripe A H1N1 no Estado de São Paulo (ESP), de acordo com levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP). O óbito mais recente no ESP foi confirmado no último dia 1º de julho pela Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí, a 60 km da capital paulista. No município, esta foi a sexta morte confirmada neste ano, em decorrência do agravo. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, referente até 25 de junho, foram registrados 1.754 casos da doença em todo o país. Somente no ESP, o número de confirmações chegou a 1.367, sendo 60% destas apenas na Grande São Paulo.
05/07/2013 – Sobe para 32 o número de mortes causadas pelo vírus da Gripe em Minas Gerais neste ano
Resumo: Na última sexta-feira (05/07), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou um boletim epidemiológico totalizando 32 mortes em decorrência do vírus a Gripe este ano, no Estado. Em apenas uma semana, quatro pessoas morreram em consequência de complicações da doença. As mortes foram atribuídas aos três sorotipos virais circulantes no Estado: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. No entanto, o H1N1 foi responsável pelo maior número de mortes, sendo 28 no total. Ao todo, foram registrados 153 casos de Gripe em Minas Gerais, desde o início do ano. Em 2012, 189 casos da doença foram confirmados e o número de mortes chegou a 47. Segundo levantamento da secretaria, as faixas etárias mais atingidas são as de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Pouso alegre, no sul do Estado, é o município com mais mortes – quatro no total. Já a capital Belo Horizonte e Uberaba, no Triângulo Mineiro, registraram três mortes cada.
05/07/2013 – DF anuncia duas mortes por Gripe A (H1N1 e H3N2)
Resumo: No Distrito Federal (DF), duas pessoas morreram vítimas de Gripe A, sendo uma em decorrência do vírus H1N1 e outra do vírus H3N2, segundo informações a Secretaria de Saúde. Até a última terça-feira (09/07), o DF já totalizava 164 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total, 08 testaram positivo para o vírus H1N1 e 02 para o Influenza A Sazonal (H3N2). Ainda segundo a secretaria, o óbito por H1N1 ocorreu em junho e envolveu uma mulher de 54 anos, moradora de Taguatinga, que era portadora de imunodeficiência. Já a morte provocada pelo vírus H3N2 aconteceu em abril e vitimou jovem de 19 anos, morador de Planaltina. O DF teve ainda uma terceira morte por Gripe, em decorrência do vírus respiratório sincicial (VSR). Desta vez, a vítima foi uma menina recém-nascida, moradora de Samambaia, cujo óbito foi registrado em maio.
05/07/2013 – Haiti totaliza mais de 4,7 mil casos de Cólera neste ano
Resumo: Mais de 4,7 mil casos de Cólera já foram registrados no Haiti, somente neste ano. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde Pública haitiano. Apenas entre os meses de maio e junho, o total de notificações saltou de 3.357 para 4.713, o que representa um aumento de 40% em relação ao primeiro mês. Desde que a doença foi reintroduzida no país, após o grave terremoto em janeiro de 2010, pelo menos 651.250 casos foram registrados, incluindo 8.136 mortes. Conforme apontaram diversos estudos, a principal suspeita é de que o patógeno tenha entrado na ilha a partir da chegada de soldados infectados procedentes do Nepal, durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH, sigla em inglês).
06/07/2013 – Secretaria de Saúde confirma 2ª morte do ano por Gripe A H1N1 em Curitiba
Resumo: Em Curitiba, uma mulher de 44 anos se tornou a segunda vítima fatal do vírus Influenza A H1N1 neste ano. A vítima faleceu no dia 27 de junho, porém a informação só foi confirmada e divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SES-PR) na última sexta-feira (05/07). Além desta, a secretaria também confirmou a morte de um homem de 40 anos, ocorrida no dia 29 de junho, em decorrência do vírus Influenza B. Em relação à Gripe A H1N1, a primeira morte já havia sido confirmada no início de junho. Na ocasião, um bebê de seis meses teve a morte atribuída à doença.
08/07/2013 – Agricultor é diagnosticado com CCHF na África do Sul
Resumo: Em Mpumalanga, província localizada no nordeste da África do Sul, um agricultor foi diagnosticado com Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês). Segundo a coordenadora do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD), Lucille Blumberg, o laudo dos exames foi divulgado na última sexta-feira (05/07) e a vítima segue internada em estado grave em Pretória. Outros três casos de CCHF já haviam sido confirmados no país, neste ano – um homem de 44 anos, morador de North West; e outro de 31 anos, que reside em Free State. Ambos foram detectados no mês de janeiro.
08/07/2013 – Incremento no número de casos de Dengue preocupa as autoridades de saúde mexicanas
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde mexicanas divulgaram um aumento no número de casos de Dengue no país. Com a chegada do período de chuvas, o número de confirmações da doença aumentou 65%. Pelo menos 10 dos 31 estados mexicanos decretaram situação de emergência para o agravo – Guerrero, Chiapas, Oaxaca, Yucatán, Quintana Roo, Campeche, Veracruz, Tabasco, Nayarit e Colima. Destes, a maioria localiza-se nas regiões sul e sudeste. Segundo o último boletim epidemiológico, publicado no dia 1° de julho, o país contabilizou um total de 10.574 casos neste ano.
08/07/2013 – Vírus da Raiva já matou quatro pessoas em município no noroeste de Angola
Resumo: No primeiro semestre deste ano, ao menos quatro pessoas morreram vítimas do vírus da Raiva em Mussende, município situado no noroeste de Angola. Ao todo, foram registrados 40 casos de agressões por animais transmissores da doença, durante o período. As informações foram divulgadas no início da semana pelo chefe do Departamento Municipal de Agricultura, Domingos Faustino, o qual destacou a falta de adesão às recomendações do Ministério da Saúde, por parte dos moradores, nos casos que envolvem agressão animal. Nos últimos seis meses, pelo menos 50 cães foram vacinados em Mussende.
08/07/2013 – Vírus da Raiva já matou quatro pessoas em município no noroeste de Angola
Resumo: No primeiro semestre deste ano, ao menos quatro pessoas morreram vítimas do vírus da Raiva em Mussende, município situado no noroeste de Angola. Ao todo, foram registrados 40 casos de agressões por animais transmissores da doença, durante o período. As informações foram divulgadas no início da semana pelo chefe do Departamento Municipal de Agricultura, Domingos Faustino, o qual destacou a falta de adesão às recomendações do Ministério da Saúde, por parte dos moradores, nos casos que envolvem agressão animal. Nos últimos seis meses, pelo menos 50 cães foram vacinados em Mussende.
09/07/2013 – Governo reforça ações de combate ao Sarampo na Paraíba
Resumo: Nesta semana, o governo da Paraíba anunciou que irá reforçar as ações de combate ao Sarampo devido ao aumento do número de casos suspeitos da doença verificado no Estado. Dados do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (NDTA/SES-SP) apontam 67 notificações de casos suspeitos do agravo na Paraíba, no período de 1º de janeiro a 27 de junho deste ano. Segundo o relatório, dois casos já foram confirmados, ambos em João Pessoa. Os municípios com casos suspeitos foram: Lucena (01), Cabedelo (01), Cruz do Espírito Santo (01), Bayeux (03) e João Pessoa (61). Até o momento, não houve registro de morte.
09/07/2013 – Bahia registra 15º óbito por Meningite Meningocócica no ano
Resumo: Nesta semana, a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) confirmou a 15º morte em decorrência de Meningite Meningocócica este ano, no Estado. Desta vez, a vítima foi uma estudante de 28 anos, moradora do bairro Pirajá, na capital Salvador. Dos 48 casos registrados no Estado durante o primeiro semestre deste ano, 31,25% resultaram em mortes. Porém, em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma redução de 16% na mortalidade da doença, quando haviam sido contabilizadas 18 mortes. Neste ano, a capital já totaliza 22 casos, incluindo oito mortes. Porém, para a coordenadora do Grupo Técnico de Meningite (GT Meningite), Maria Elisa de Oliveira, o número de mortes este ano ainda é considerado elevado.
09/07/2013 – Futebolista brasileiro morre vítima de Malária em Sorocaba (SP)
Resumo: Na madrugada desta segunda-feira (08/07), um jogador de futebol brasileiro, que atuava pela Seleção do Guiné Equatorial, morreu vítima de Malária em Sorocaba, no interior paulista. A vítima tinha 33 anos e estava internada desde a semana passada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Outros três jogadores brasileiros que também atuam pela seleção guiné-equatoriana também foram diagnosticados com a doença: dois com teste positivo, sendo um em estado grave e outro estável; e um que ainda aguarda exames confirmatórios.
09/07/2013 – Catástrofes naturais geraram US$ 45 bilhões em danos no primeiro semestre
Resumo: Segundo a empresa de resseguros alemã Munich Re, os danos provocados por catástrofes naturais atingiram a ordem de US$ 45 bilhões no primeiro semestre deste ano. Por outro lado, o que mais surpreende é que este valor representa pouco mais da metade dos US$ 85 bilhões em prejuízos registrados nos últimos 10 anos. Do total em 2013, os custos que as seguradoras foram obrigadas a assumir no período chegaram a US$ 13 bilhões, contra US$ 22 bilhões contabilizados no mesmo período da última década. Do ponto de vista financeiro, as inundações que ocorreram na Alemanha e em vários países da Europa Central nos meses de maio e junho foram as piores catástrofes naturais no primeiro semestre do ano. Nestes países, os prejuízos chegaram a US$ 16 bilhões, dos quais pelo menos US$ 3,9 bilhões estavam cobertos por seguros. No total, 460 desastres naturais foram registrados nos seis primeiros meses do ano, isto é, acima da média verificada no período na última década – 390 catástrofes.
09/07/2013 – MSF contabilizam mais de 74 mil casos de Malária na RCA
Resumo: Segundo a agência internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteira, foram diagnosticados mais de 74 mil casos de Malária na República Centro Africana (RCA), somente no primeiro trimestre deste ano. Logo, houve um aumento de 33 por cento na incidência da doença, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme destacou Cristina Falconi, chefe de missão da entidade que atua no país. Para a representante, a atmosfera de instabilidade política e insegurança que assola o país, sobretudo na capital Bangui, tem sido o principal desafio para o desenrolar das ações de controle da doença.
10/07/2013 – Confirmado segundo caso de Hantavirose em Coconino (EUA)
Resumo: Em Cocorino, condado localizado no sudoeste dos Estados Unidos – estado do Arizona, autoridades de saúde confirmaram o segundo caso de Hantavirose neste ano. Segundo o Departamento de Saúde do Arizona, a vítima, uma mulher que não teve seu nome, idade e local de residência revelados, já está em processo avançado de recuperação. No mês passado uma mulher faleceu por complicações da doença no condado. Desde 2006, foram confirmados 23 casos de Hantavirose no Arizona, dos quais 11 deles foram fatais.
10/07/2013 – Governo chileno anuncia 33 mortes e 428 infectados pelo vírus Influenza A H1N1 no país
Resumo: Nesta quarta-feira (10/07), o governo chileno confirmou a morte de 33 pessoas vítimas do vírus Influenza A H1N1. Além desses, 428 pessoas foram infectadas. De acordo com o ministro da saúde, Jaime Mañalich, a situação está controlada, sobretudo, na região de Tarapacá – norte do país, considerada o epicentro do surto. “Não temos novos casos graves. Temos apenas três pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital de Iquique por precaução”, explicou. Nessa região, a 1.800 km de Santiago, 12 pessoas morreram por causa da doença. Depois de declarar estado de emergência, começou a ser aplicado um estrito controle sanitário na região para impedir a chegada de pessoas que não se vacinaram à Festa de La Tirana, realizada no próximo dia 16 de julho. Trata-se de uma festa folclórica e religiosa, realizada todos os anos na mesma data no povoado de La Tirana. Cerca de 250 mil pessoas são esperadas para prestar homenagens a imagem de Nossa Senhora de vários séculos de antiguidade que é guardada em uma Igreja local.
10/07/2013 – Casos de Legionelose se espalham pelo estado de Michigan (EUA)
Resumo: Nos Estados Unidos, autoridades de saúde anunciaram que estão investigando um surto de Legionelose na localidade conhecida como Metro-Detroit, em Michigan – nordeste do país. Somente no mês de junho, 35 pessoas já foram diagnosticadas com a doença, segundo informou Angela Minicuci, coordenadora do Departamento de Saúde Comunitária da cidade. Já no condado de Wayne, localizado nos arredores de Detroit (sudeste de Michigan), outros 15 casos também foram detectados neste ano. As informações são da porta-voz do Departamento de Saúde Pública de Wayne, Maria Mazur. Apesar do andamento das investigações nas duas localidades, nenhuma fonte comum de contaminação foi identificada até o momento.
10/07/2013 – Cientistas utilizam aplicativo de celular para ajudar a prever terremotos
Resumo: Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (CALTECH), nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo de celular com capacidade de ajudar a prever terremotos. Na prática, o dispositivo transforma o acelerômetro de smartphones em um sismógrafo e bolso, com o objetivo de alertar sobre terremotos. Segundo Richard Guy, pesquisador que gerencia a Rede Comunitária Sísmica do CALTECH, o dispositivo está sendo testado com a ajuda de voluntários na região de Passadena, na Califórnia. Ainda segundo o pesquisador, o principal desafio é fazer com que o smartphone consiga distinguir entre movimento normal e vibrações de um terremoto.
10/07/2013 – Surto de Salmonelose acomete 36 participantes de um funeral no Alabama (EUA)
Resumo: Ao menos 36 pessoas foram acometidas por sintomas de diarreia aguda por Salmonella spp. após comparecer a um funeral no estado norte-americano do Alabama – sul do país. Na ocasião, mais de 100 pessoas compareceram a cerimônia realizada na Igreja Batista Estrela do Oriente, localizada no condado de York, no último dia 06/07. Exames preliminares realizados pelo Alabama Bureau of Clinical Laboratories isolaram a bactéria em amostras de alguns pacientes. No entanto, os laudos das análises dos alimentos servidos durante o evento ainda estão sendo aguardados, segundo informou a Drª Mary Mclntyre, diretora-assistente do Escritório do CDC (Center for Disease Control and Prevention) no estado.
10/07/2013 – Governo libera R$ 419 milhões para construção de UBSs.
Resumo: Nesta semana, o governo federal anunciou a liberação de uma verba de R$ 419 milhões destinados à construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país. O investimento foi divulgado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (10/07). A verba faz parte do programa PAC 2 e será aplicada na construção de 805 unidades em 171 municípios de 23 estados. Além do Distrito Federal, as unidades da federação que não foram contempladas foram Roraima, Rio Grande do Norte e Alagoas. A portaria assinada pelo ministro da saúde Alexandre Padilha entrou em vigor a partir da publicação, nesta quarta.
11/07/2013 – Dilma sanciona lei do Ato Médico com vetos
Resumo: Nesta quinta-feira (11/07), a presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que disciplina o exercício da Medicina no País. Também conhecida como “Ato Médico”, a lei determina que são privativas do médico atividades como indicação e execução de intervenções cirúrgicas, execução de sedação profunda, e a indicação da execução de procedimentos invasivos, tais como biópsias e endoscopias, por exemplo. Contudo, com os vetos presidenciais, outros profissionais de saúde poderão formular diagnóstico e respectiva prescrição terapêutica, indicar o uso de órteses e próteses e prescrever órteses e próteses oftalmológicas. Assim, a presidente justificou o veto afirmando que “da forma como foi redigido, o inciso impediria a continuidade de inúmeros programas do Sistema Único de Saúde que funcionam a partir da atuação integrada dos profissionais de saúde, dentre outros, contando, inclusive, com a realização do diagnóstico nosológico por profissionais de outras áreas que não a médica”, explicou.
11/07/2013 – Panamá anuncia vacinação de cavalos para controlar surto de Encefalite Equina
Resumo: Nesta quinta-feira (11/07), o Ministério do Desenvolvimento Agropecuário (MIDA) do Panamá anunciou que começará, a partir do próximo domingo (14/07), uma campanha de vacinação de cavalos para controlar um surto de Encefalite Equina que atinge diversas províncias do país. Pelo menos 88 casos foram detectados em todo o país, dos quais 20 já estão confirmados, segundo informações do Departamento Nacional de Saúde Animal (DNSA). Durante a iniciativa serão vacinados animais entre 6 meses e 3 anos de idade em 12 pontos estratégicos definidos em uma dada “área de risco”, a qual agrega as províncias de Clocle, Darien, Bocas del Toro e Veraguas.
11/07/2013 – Mais nove casos de Poliomielite são detectados na Nigéria
Resumo: Após duas semanas sem qualquer registro, autoridades de saúde nigerianas detectaram nove casos novos de infecção por Pólio Vírus Selvagem (PVS) no país. O anuncio foi feito na última quinta-feira pelo assessor-especial do Departamento Nacional de Atenção Primária, Ibrahim Jibril Sokoto. Com estes, subiu para 108 o total de casos de Poliomielite registrados este ano em todo o mundo. Em 2013, a lista de notificações da doença por país tem sido encabeçada pela Somália, que já totaliza 41 casos, seguida pela Nigéria (35 casos). Além destes, Paquistão (18 casos), Quênia (07 casos) e Afeganistão (03 casos) completam a lista.
11/07/2013 – Sarampo na Alemanha: aumento de casos gera debate sobre exigência da vacina
Resumo: O aumento do número de casos de Sarampo na Alemanha, verificado nos últimos meses, têm motivado acirrados debates sobre a exigência da vacina nas escolas do país. Na Alemanha, o vírus tem se espalhado principalmente pelas regiões de Berlim e da Baviera. Mais de 900 casos foram registrados pelo Ministério da Saúde, apenas no primeiro trimestre deste ano. Segundo especialistas em Saúde Pública, o incremento na incidência da doença é decorrente da redução da cobertura vacinal, sobretudo, a partir dos anos 90. “Por conta disso, especialmente adolescentes e adultos, que hoje têm entre 15 e 30 anos, estão correndo risco”, explicou Annette Mankertz, diretora do Centro Nacional de Referência para o Sarampo, Caxumba e Rubéola do Instituto Robert Koch.
11/07/2013 – Epidemia de Cólera já matou 18 pessoas em Guiné-Bissau
Resumo: Uma epidemia de Cólera já provocou a morte de 18 pessoas em Guiné-Bissau, segundo representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que atuam no país. De acordo com a entidade, a situação tem sido mais preocupante na região de Tombali – sul do país, considerado o epicentro do surto. Desde o início de março, pelo menos 156 casos já foram diagnosticados, conforme divulgado pela agência de notícias AFP. Estima-se que mais de 70% da população do país não tenha acesso a água potável.
11/07/2013 – Foco de Raiva determina campanha de vacinação de animais no sudeste da Espanha
Resumo: Em Toledo, município situado no sudoeste da Espanha – província de Múrcia, autoridades de saúde lançaram uma campanha de vacinação contra Raiva destinada à população de animais das localidades mais atingidas. Desde a última semana, mais de 100 mil proprietários de cães e gatos estão sendo convocados a levar seus animais aos locais de vacinação espalhados pela cidade. A ação preventiva acontece em resposta à detecção de um cão infectado, procedente do Marrocos. Ao menos quatro crianças foram mordidas pelo animal em menos de uma semana. As vítimas receberam profilaxia pós-exposição ao vírus e permanecem sob vigilância em uma unidade de saúde de Múrcia.
11/07/2013 – Projeto de Gestão de Riscos e Desastres começa a apresentar resultados positivos no Paraná
Resumo: No Paraná, o Projeto de Gestão de Riscos e Desastres, desenvolvido pelo Governo do Estadual, já começa a apresentar resultados positivos para a população. Durante as fortes chuvas ocorridas no mês de junho, as famílias situadas às margens do rio Marrecas, no município de Francisco Beltrão – sudoeste do Estado, puderam ser avisadas três horas de que o nível da água do rio iria subir. “Entre os dias 19 e 26 de junho, foram 250 milímetros de chuva em Francisco Beltrão, enquanto a média histórica para o mês não passava de 160 milímetros”, ressaltou o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes. Em maio deste ano, um volume de chuvas de 145 milímetros provocou o alagamento de dezenas de moradia.
12/07/2013 – Inglaterra tem 1.168 casos confirmados de Sarampo nos cinco primeiros meses do ano
Resumo: Desde o início do ano, 1.168 casos de Sarampo foram confirmados na Inglaterra. Deste total, apenas 188 confirmações ocorreram no mês de maio. No entanto, este é o menor valor mensal registrado desde novembro do ano passado. Os dados constam no relatório da Agência de Proteção à Saúde (HPA, sigla em inglês) sobre a doença. Segundo o texto, os condados localizados nas regiões nordeste e noroeste do país, além da capital Londres, continuam respondendo pela maioria dos casos. Dentre o total de casos registrados no país, 231 (20%) foram relatados entre alunos de escolas secundárias.
12/07/2013 – Detectado surto de Catapora em uma unidade prisional no Oregon (EUA)
Resumo: No estado norte-americano do Oregon – noroeste do país, o Departamento de Saúde confirmou a ocorrência de um surto de Catapora em uma prisão estadual de Umatilla, condado situado no extremo norte do estado. Segundo a porta-voz do departamento, Liz Craig, os casos foram registrados na penitenciária Two Rivers Correctional Institution. Como medida de prevenção, a visitação aos detentos foi provisoriamente suspensa até que a situação esteja sob controle.
12/07/2013 – Sorocaba (SP) já soma 31 casos de Gripe A (H1N1)
Resumo: Neste ano, o município de Sorocaba, no interior paulista, já totaliza 31 casos de Gripe A (H1N1). Conforme boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (11/07), três novas ocorrências foram registradas entre os dias 29 de junho e 06 de julho. Dos registros, dois são referentes ao vírus Influenza B e um ao Influenza A H1N1. Nenhum óbito foi registrado no período. Do total de notificações deste ano, 163 ocorreram entre pessoas que residem em Sorocaba. Segundo consta no boletim, desta leva de casos suspeitos, 35 (21,5%) foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Trinta e um são do sorotipo viral A H1N1 e 04 do tipo B. Desde o início do ano, foram registrados 10 óbitos por H1N1 na cidade.
13/07/2013 – Peru confirma primeira morte causada pela Gripe A (H1N1)
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde peruano confirmou a primeira morte provocada pela Gripe A (H1N1) no país. Segundo Martín Yagui, diretor de Epidemiologia do Ministério, a vítima era moradora da cidade de Callado, vizinha a capital lima, e estava inserida em um grupo de risco, por ser portadora de Asma, Diabetes e Insuficiência Hepática. Desde o início do ano, o país já contabilizou 46 casos. “No ano passado foram 141 casos, em 2011 foram 135, e neste ano são 46. A maioria foi registrada em Lima”, explicou o diretor de Epidemiologia.
15/07/2013 – Iniciativa conjunta de combate à Malária vai apoiar dez nações africanas
Resumo: Uma iniciativa conjunta de combate à Malária foi lançada no último sábado (14/07) durante a Cimeira da União Africana sobre Epidemias Globais, em Abuja, na Nigéria. De acordo comunicado divulgado pela rede Roll Back Malária, a ação vai prestar “apoio urgente e estratégico a dez países amplamente afetados” pela epidemia – Nigéria, República Democrática do Congo, Tanzânia, Moçambique, Uganda, Gana, Costa do Marfim, Burkina Faso, Camarões e Níger. Segundo o texto, estes dez países – que juntos respondem por 70 por cento dos casos de Malária registrados anualmente no mundo – ainda não alcançaram o “ambicioso” Objetivo de Desenvolvimento para o Milênio (ODM), cuja meta pactuada era de reduzir 75 por cento da incidência e zerar o número de mortes provocadas pela doença até 2015.
15/07/2013 – Vietnã têm mais de 14 mil casos de Dengue
Resumo: De acordo com o Departamento de Medicina Preventiva do Ministério da Saúde do Vietnã, mais de 14 mil casos de Dengue foram registrados no país, desde o início do ano. Durante o período, dez pessoas morreram por complicações da doença. Segundo as estatísticas do ministério, a maioria dos casos relatados ocorreu em nativos das regiões central, dos planaltos e sudeste da república. Notoriamente, a situação crítica tem sido observada nas províncias de Khanh Hoa e Phu Yen. Enquanto a primeira registrou 3,5 mil casos, incluindo duas mortes, a segunda totalizou mais de 1,2 mil notificações. Já nos próximos meses a situação poderá piorar ainda mais, uma vez que a incidência da doença tem seu período de pico durante os meses chuvosos – no país, entre julho e setembro.
15/07/2013 – CCHF mata sete pessoas no noroeste da Índia
Resumo: Em Gujarat, estado localizado no noroeste da Índia, o departamento de saúde confirmou a morte de sete pessoas, apenas na semana passada, em decorrência de Febre Hemorrágica da Criméia e do Congo (CCHF, sigla em inglês). Deste total, quatro testaram positivo para a doença e outras três seguem aguardando laudo dos exames, segundo nota divulgada pelo Instituto Nacional de Virologia de Pune. As vítimas eram moradoras da aldeia de Kariyana, no distrito de Amreli. Após as mortes, dezenas de famílias abandonaram a região com medo de contrair a doença. A aldeia abriga cerca de 5 mil habitantes, cuja atividade econômica principal é a agricultura e a pecuária. Trata-se de uma área com elevada infestação por carrapatos, transmissor da doença.
15/07/2013 – Poliovírus selvagem tipo 1 é isolado em amostras de esgoto em Israel
Resumo: Nesta segunda-feira (15/07), o Ministério da Saúde de Israel notificou a OMS acerca do isolamento do Poliovírus selvagem tipo 1 (WPV1) em 30 amostras de esgoto coletadas em 10 localidades do país. Segundo as autoridades de saúde, o material foi coletado entre os dias 03 de fevereiro e 30 de junho deste ano. De acordo com a OMS, a detecção do WPV1 no país sugere um aumento da extensão geográfica de circulação viral durante um período de tempo prolongado. Frente a isto, a entidade avalia o risco de propagação internacional do WPV1 israelense como moderado a elevado.
15/07/2013 – Ministério da Saúde do Tadjiquistão confirma surtos de Antraz no noroeste do país
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde do Tadjiquistão confirmou a ocorrência de surtos de Antraz em dois distritos no noroeste do país. Em Ayni, quatro pessoas foram diagnosticadas com a doença, enquanto que em Panjakent, outros dois casos foram confirmados. O anúncio foi feito pelo vice-diretor do Centro de Atenção Epidemiológica e Sanitária, Nasibjon Ikromov, em entrevista à agência de notícias Ásia-Plus.
15/07/2013 – Centro-Oeste de Minas confirma novo caso de Febre Maculosa
Resumo: Nesta semana, mais um caso de Febre Maculosa foi confirmado na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Desta vez, a confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, a qual anunciou ainda que outros dois casos estão sendo investigados. A vítima é um estudante de 20 anos, de Belo Horizonte, que recentemente visitou a comunidade rural do Choro, entre Divinópolis e Nova Serrana. Trata-se de uma área onde se verifica elevado índice de infestação por carrapatos-estrela, transmissor da doença. Há 15 dias, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, um menino de 10 anos foi internado em decorrência da doença. Depois de confirmar a presença do carrapato-estrela, até as capivaras estão serão vistoriadas. Na próxima segunda-feira (22/07), técnicos da Vigilância Sanitária e do IBAMA irão ao local para recolher os animais para exames. “No ano passado tivemos 24 pessoas com Febre Maculosa, agora temos sete casos”, ressaltou Francisco Lemos, coordenador da área de zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde.
16/07/2013 – Município no sul de Angola registra mais de 3 mil casos de Malária no primeiro semestre
Resumo: Em Cuíto Cuanavale, município localizado no sul de Angola – província de Cuando Cubango, pelo menos 3.863 casos de Malária foram registrados apenas no primeiro semestre deste ano. A informação foi divulgada na última terça-feira (16/07) pelo chefe do Departamento Provincial de Saúde, Antônio Boma, em entrevista à agência de notícias Angop. Segundo o gestor, de janeiro a junho, a doença fez 58 vítimas fatais, sendo 48 crianças e 10 adultos. Além disso, o município registrou 20 casos novos de Sarampo durante o período.
16/07/2013 – Febre Tifoide mata duas pessoas no sul da Tailândia
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde tailandesas confirmaram a morte de duas pessoas em decorrência de Febre Tifoide no sul do país. As vítimas foram dois membros da comunidade Sakai, minoria étnica nômade que atualmente está instalada no distrito de Thung Wa, na província de Satun – fronteira com a Malásia. Segundo as autoridades, outros três integrantes da comunidade seguem internados em estado grave por complicações do agravo. Em resposta, o vice-governador de Satun, Utarn Pichyaporn emitiu um alerta à comunidade pedindo aos seus integrantes que provisoriamente evitem o deslocamento para outras regiões, a fim de bloquear a propagação da doença.
16/07/2013 – Sobe para três o número de mortos por Gripe A H1N1 no Peru
Resumo: Subiu para três o número de mortes em decorrência de Gripe A H1N1 no Peru, neste ano. Mais uma vez a vítima foi uma moradora da província de El Callao – oeste do país, que faleceu no último dia 08 de julho, no Hospital San José. “De 15 casos infectados pelo H1N1, temos três casos que faleceram pela doença”, afirmou Aldo Lama, diretor de saúde do governo regional de El Callao. Até o momento, todos os óbitos deste ano associados à doença ocorreram em El Callao.
17/07/2013 – Equipes de saúde intensificam combate à Leishmaniose em Aracaju (SE)
Resumo: Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SE), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou as ações de combate à Leishmaniose no bairro Farolândia – sul do município, onde recentemente um caso humano foi detectado. Na última sexta-feira (19/07), equipes de saúde foram enviadas ao local para espalhar armadilhas para verificar a presença do mosquito flebótomo, inseto transmissor da doença. De acordo com o coordenador do Programa de Combate a Leishmaniose, Wilson Oliveira Santos, os mosquitos capturados foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado (LACEN-SE) para análise no Departamento de Entomologia, à fim de identificar a espécie envolvida. Paralelamente, agentes de endemias do CCZ estão visitando cerca de 900 moradias na região do Mosqueiro, Zona de Expansão de Aracaju.
17/07/2013 – Sobe para 20 o número de crianças mortas por intoxicação alimentar em escola no norte da Índia
Resumo: Nesta quarta-feira (17/07), subiu para 20 o número de crianças mortas em decorrência de intoxicação alimentar em uma escola de Bihar, estado localizado no norte da Índia. As vítimas tinham entre 08 e 12 anos de idade e começaram a se sentir mal após consumir alimentos em mal estado de conservação, oferecidos gratuitamente pelo governo local a uma escola na cidade de Masrakh, distrito de Saran. Outros 35 alunos foram hospitalizados, sendo que 10 deles ainda permanecem em estado grave. Em entrevista à agência de notícias Lans, o secretário de educação local, Amarjeet Sinha, declarou que vestígios de inseticida foram encontrados nos alimentos servidos na merenda escolar. A intoxicação coletiva revoltou os moradores da cidade que se reuniram em frente a delegacia de polícia para protestar à favor de punição para os responsáveis pelo evento.
18/07/2013 – Epidemia de Febre Amarela mata 80 refugiados no sul do Sudão
Resumo: Pelo menos 80 pessoas morreram vitimadas pela Febre Amarela em campos de refugiados instalados na região conhecida como “Nilo Azul”, no sul do Sudão – fronteira com a Etiópia. Os dois acampamentos atingidos (um em Doro e o outro em Batil) abrigam pessoas oriundas das regiões de conflito ao norte, marcadas pelas lutas entre as forças do governo Khartoum e os rebeldes do Movimento para Libertação do Povo Sudanês (SPLM, sigla em inglês). Em pronunciamento a uma rádio local, o oficial de segurança alimentar da região, Simawi Adlan, fez um apelo aos movimentos de ajuda humanitária para que auxiliem no fortalecimento das ações de prevenção e combate à doença nas estalagens.
18/07/2013 – Surto de Sarampo atinge a região da Catalunha (Espanha)
Resumo: Desde o início do mês, um surto de Sarampo vem atingindo a região da Catalunha, no nordeste da Espanha. Pelo menos 15 pessoas estão hospitalizadas de um total de 29 infectados, segundo informações do Departamento de Saúde local. Conforme divulgado pela agência de notícias Efe, os primeiros casos diagnosticados tinham relato de ter participado de um festival de música em Barcelona, o que pode ter favorecido a propagação do vírus. Ainda segundo o departamento, a maioria dos casos ocorreu entre jovens e adultos entre 25 e 44 anos de idade. Desde 2000 a doença é considerada erradicada na Catalunha. Todavia, nos últimos anos, dois grandes surtos provocados por casos importados acometeram a região: um em 2006, afetando aproximadamente 400 moradores; e outro em 2010, que vitimou cerca de 300 habitantes.
18/07/2013 – Sul da China enfrenta epidemia de Febre Tifoide
Resumo: Atualmente, o município autônomo de Du’an Yao, no sul da China (província de Guangxi) enfrenta uma epidemia de Febre Tifoide. Desde o último dia 07 de junho, quando o primeiro caso foi detectado, pelo menos 60 casos já foram notificados. Felizmente, nenhum óbito foi registrado até o momento. Segundo as autoridades de saúde locais, as principais vítimas foram alunos de uma escola no centro do município. Equipes do CDC chinês (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) estão no local para tentar identificar a fonte de contaminação, além de desenvolver ações de prevenção junto aos moradores. Inicialmente, a principal suspeita é de contaminação da água fornecida para o consumo da população.
19/07/2013 – MG tem 18 mortes por Gripe A em menos de uma semana
Resumo: Em menos de uma semana, pelo menos 18 pessoas morreram vítimas de Gripe A em Minas Gerais, segundo boletim epidemiológico divulgado no último dia 19/07, pela Secretaria Estadual de Saúde. Neste ano, o Estado já totaliza 56 óbitos em decorrência de complicações dos vírus Influenza. Deste total, 42 foram associados ao sorotipo A H1N1. Outros subtipos do vírus Influenza A provocaram quatro mortes, enquanto o Influenza B matou duas pessoas. A capital Belo Horizonte é a cidade mais afetada, com 64 casos confirmados, incluindo sete óbitos. Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou oito óbitos e Pouso Alegre, no sul do Estado, totalizou seis mortes. Ao todo, já foram contabilizados 253 casos de Influenza em Minas Gerais, neste ano.
19/07/2013 – Peregrino africano é diagnosticado com Malária no RJ
Resumo: Nesta semana, um peregrino africano, procedente do Guiné-Bissau, foi diagnosticado com Malária no Rio de Janeiro. A vítima havia chegado ao Rio no último dia 10/07 para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 deste mês. O peregrino estava hospedado em uma paróquia em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. “Ele apresentou sintomas de febre alta, calafrios e sudorese, típicos de Malária, e logo foi encaminhado para a internação. A doença leva de 07 a 14 dias para se manifestar, por isso, quando passou pela triagem do aeroporto, assim que chegou, ainda não apresentava nenhum sintoma”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância e Saúde do Trabalhador, Guilherme Franco Neto.
19/07/2013 – Autoridades de saúde argentinas fazem alerta após caso suspeito de Botulismo
Resumo: Nesta semana, autoridades de saúde argentinas emitiram um alerta sanitário após detectar um caso suspeito de Botulismo. A suspeita foi identificada na cidade de Quilmes – província de Buenos Aires, porém a contaminação teria ocorrido na província de Corrientes – norte do país. Na ocasião, a vítima consumiu uma marca de picles em conserva supostamente contaminado, proveniente de uma pequena fábrica na região da Patagônia – sul do país. Em resposta, o Departamento Nacional de Comércio determinou a proibição tanto da comercialização quanto da produção do alimento. As amostras do produto seguem em análise no laboratório do Instituto Malbrán, referência em Saúde Pública no país.
20/07/2013 – Uberaba (MG) já soma seis casos de Hantavirose
Resumo: Pelo menos 06 casos de Hantavirose foram notificados neste ano no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os dados foram divulgados pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, a qual já totaliza 11 casos da doença detectados nos 27 municípios sob sua jurisdição – portanto, mais da metade dos casos em Uberaba. Dos seis casos notificados no município, quatro foram descartados, um foi confirmado e um segue aguardando laudo dos exames. Já em Araxá, dos cinco casos notificados, três foram confirmados para a doença. Dos quatro casos confirmados pela SRS de Uberaba, dois resultaram em óbito.
20/07/2013 – Surto de HFMD atinge creche no nordeste da Tailândia
Resumo: Autoridades de saúde tailandesas anunciaram que estão investigando um surto de HFMD (“Doença de Mão, Pé e Boca”, do inglês, “Hand, Foot and Mouth Disease”) em uma creche no distrito de Sri Songkham, província de Nakhon Phanom – nordeste do país. Até o momento, 08 crianças foram diagnosticadas com a doença. Como medida preventiva, todas as atividades foram suspensas na instituição, onde será iniciado um processo sistemático de desinfecção. A doença caracteriza-se como uma síndrome intestinal acompanhadas por lesões bolhosas em regiões como pé, mão e boca, a qual pode ser transmitida pelo Vírus Coxsackie A e Enterovírus 71 (EV-71). Comumente, são registrados surtos em creches e jardins de infância.
20/07/2013 – Promotoria apura surto de diarreia aguda em Alagoas
Resumo: Nesta sexta-feira (19/07), o Ministério Público (MP) Estadual de Alagoas informou que formará uma força-tarefa para investigar o surto de diarreia que atinge o Estado. Até o momento, foram contabilizados 77.727 casos, incluindo 48 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado no último dia 06/07. Apenas em Palmeira dos Índios, a 135 km de Maceió, foram registrados 10 óbitos, fazendo com que a cidade ocupe o topo da lista dos municípios onde ocorreram mais mortes. O MP anunciou ainda que vai apurar as responsabilidades dos órgãos envolvidos no transporte e abastecimento de água que é fornecida à população. Em entrevista à Agência Brasil, a superintendente de Vigilância Sanitária de Alagoas, Sandra Canuto, afirmou que o principal fator responsável é a estiagem no sertão e agreste do Estado. “Com os reservatórios secos, a população procurou outros sistemas de captação de água já contaminados”, explicou. “Encontramos a bactéria Escherichia coli e alguns vírus em sistemas de captação de água, rios e em carros-pipa”, acrescentou.
20/07/2013 – Ponta de Pedras (PA) já soma 67 casos confirmados de Toxoplasmose
Resumo: Nesta semana, a Coordenação Estadual de Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (SESPA) informou que, até o momento, foram notificados 148 casos suspeitos de Toxoplasmose em Ponta de Pedras – no arquipélago de Marajó. Deste total, 67 casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), em conjunto com o Instituto Evandro Chagas (IEC). Segundo relatório divulgado pela SESPA, foram identificados casos confirmados em todas as faixas etárias, de ambos os sexos, tanto na área urbana, quanto na zona rural do município.
20/07/2013 – Município chinês confirma 37 casos de Dengue
Resumo: Em Zhongshan, município localizado no sul da China – província de Guangdong, autoridades de saúde confirmaram 37 casos de Dengue. Na cidade, a situação é considerada crítica em cinco distritos. Assim, o repentino aumento do número de casos motivou as autoridades de saúde a lançar um alerta à população pedindo reforço nas ações de prevenção e controle da doença.
20/07/2013 – Casos de Sarampo se multiplicam em comunidades religiosas na Holanda
Resumo: Recentemente, autoridades de saúde holandesas verificaram um aumento no número de casos de Sarampo entre comunidades religiosas que habitam a região conhecida com “Cinturão Bíblico”, que se estende por uma faixa diagonal ligando as regiões sudoeste e nordeste do país. Trata-se de uma região onde predominam comunidades protestantes conservadoras, cujas escolas ortodoxas têm sido os principais locais de circulação viral. Por conta da influência de lideranças religiosas, ocorre ainda uma forte resistência à vacinação por parte destas comunidades, o que amplia substancialmente o risco de acometimento pela doença. Até o momento, 466 crianças foram diagnosticadas com a virose, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Pública (RIVM, sigla em holandês).
20/07/2013 – Surto de Malária em Acrelândia (AC) preocupa gestão municipal
Resumo: Em Acrelândia, no extremo leste do Acre, um surto de Malária tem assustado a gestão municipal. Desde o início do ano, mais de 300 casos foram confirmados. Na Unidade Mista de Saúde do município são registrados até 10 casos da doença por dia. Porém, a situação tem sido mais preocupante no projeto de assentamento Porto Luiz, local onde há maior incidência. Apenas no mês de julho, 75 casos de Malária foram confirmados na zona rural de Acrelândia. Além disso, os funcionários que há anos trabalham no combate a doença no município estão revoltados com a falta de estrutura de trabalho.
20/07/2013 – Macedônia registra primeiro caso de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental neste ano
Resumo: Nesta semana, o Ministério da Saúde da Macedônica confirmaram o primeiro caso de Febre Hemorrágica do Nilo Ocidental neste ano. A vítima é uma mulher de 57 anos, sem história de viagem recente para o exterior. Segundo especialistas do ProMEDmail, casos de infecção pelo vírus do Nilo Ocidental são esporádicos na Macedônia e em países vizinhos, como a Grécia. No país, circulam 04 sorotipos capazes de infectar humanos, 02 equinos e 07 aviários.
20/07/2013 – Meningite mata três homossexuais masculinos na capital alemã
Resumo: Em Berlim, um surto de Meningite resultou na morte de três homossexuais masculinos no início de junho. No último dia 04/06, um casal de homossexuais foi diagnosticado com a doença após ter frequentado, com um grupo de amigos, uma boate GLS (acrônimo de gays, lésbicas e simpatizantes) em Friedrichshain-Kreuzberg. Exames laboratoriais atestaram a presença da bactéria Neisseria meningitidis. Na mesma semana, um terceiro jovem homossexual, que também fazia parte do grupo, faleceu vítima da doença. A situação levou o governo alemão a recomendando a vacinação para homossexuais de ambos os sexos no país. Em Berlim, tal grupo de risco é estimado em aproximadamente 80 mil pessoas.
20/07/2013 – Surto de Febre Amarela atinge o oeste da RDC
Resumo: Desde meados de junho, um surto de Febre Amarela vem atingindo a província de Bandundu, na faixa oeste da República Democrática do Congo (RDC). Ao todo, 13 casos foram notificados no território de Kasongo-Lunda. Até o momento, apenas um caso foi confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas (INRB, sigla em inglês). Os demais casos seguem aguardando resultado dos exames. Segundo as autoridades sanitárias locais, uma campanha de vacinação será lançada nos próximos dias na província, a exemplo do que ocorreu na semana passada no distrito de Cabinda, em Kasai Oriental – província localizada na Região Central do país. Recentemente, 51 casos suspeitos de Febre Amarela foram detectados na província, incluindo 19 mortes.
20/07/2013 – Chuvas fortes e enchentes destroem mais de 500 casas em Nayla (Sudão)
Resumo: Pelo menos 500 casas foram destruídas após as chuvas torrenciais e enchentes que atingiram o município de Nayla, no leste do Sudão, na última quarta-feira (17/07). Segundo noticiado na rádio Dabanga, a localidade mais atingida foi o campo de refugiados de Dreige, onde centenas de pessoas vivem em moradias improvisadas, convivendo com péssimas condições sanitárias e sem oferta de alimentos. No momento, a principal preocupação das autoridades de saúde locais é com a disseminação de doenças infecto-parasitárias, tendo em vista a ampliação dos criadouros de vetores devido ao alagamento do terreno.
20/07/2013 – Novo caso de Gripe A H7N9 é identificado na China
Resumo: Neste sábado (20/07), autoridades de saúde chinesas identificaram um novo caso de infecção humana pelo vírus Influenza A H7N9. Segundo comunicado através da agência de notícias Xinhua, a vítima é uma mulher de 61 anos procedente do norte do país. Desde que o primeiro caso humano foi detectado no final de março, foram confirmadas 132 notificações, dos quais 43 resultaram em morte.
20/07/2013 – Índia registra 2º surto de intoxicação alimentar associado à merenda escolar em uma semana
Resumo: Nesta sexta-feira (20/07), autoridades de saúde registraram um novo surto de intoxicação alimentar associado à merenda escolar contaminada. Desta vez, 23 crianças foram hospitalizadas com quadro de diarreia aguda em Goa, estado localizado na costa oeste do país. O evento ocorreu menos de uma semana após a detecção de um surto semelhante em uma escola de Bihar – norte do país. Na ocasião, 23 crianças morreram e 25 pessoas foram hospitalizadas após o almoço da última terça-feira (16/07). A tragédia provocou protestos em várias partes do país, alguns marcados por atos de vandalismo, com ônibus escolares depredados.
20/07/2013 – Casos de Chikungunya se espalham por diversas províncias das Filipinas
Resumo: Diversas províncias das Filipinas têm relatado surto de Febre do Chikungunya. Em Negros Ocidental, província localizada no Centro-Oeste do arquipélago, pelo menos 56 casos da doença já foram notificados. Assim como a Dengue, com 3.304 casos notificados desde o início do ano, a doença tem sido alvo de preocupação por parte das autoridades de saúde locais. Já em Camarines, província situada no nordeste do país, mais de 300 casos de Chikungunya foram registrados neste ano. Em resposta, o Departamento de Saúde local informou que irá reforçar a vigilância e monitoramento do agravo na província.
20/07/2013 – Surto de Diarreia Aguda mata 47 crianças e 18 gestantes em acampamento de refugiados no Sudão
Resumo: Durante o segundo trimestre deste ano, pelo menos 47 crianças e 18 gestantes morreram com quadro de Diarreia Aguda em um acampamento de refugiados em Nayla, leste do Sudão. Em entrevista à rádio Dabanga, o porta-voz da estalagem, Sheik Bakhit Hamid, informou que a situação é de difícil controle no acampamento de Kalma. Segundo o representante, desde que os grupos de ajuda humanitária suspenderam o fornecimento de alimentos e medicamentos no local, por conta da recente onda de violência em Darfur do Sul, diversos casos de doenças transmitidas por água e alimentos. Na última quinta-feira (18/07), uma reunião de emergência foi realizada entre representantes de todas as agências humanitárias que atuam na região para discutir a situação, conforme citou Hussein Abu Sharati, porta-voz da Associação de Refugiados de Darfur.
21/07/2013 – Surto de Legionelose preocupa autoridades de saúde no norte dos Estados Unidos (Milwaukee)
Resumo: Em Milwalkee, condado localizado no estado norte-americano de Wiscosin, autoridades de saúde fizeram um alerta sanitário diante do aumento do número de casos de Legionelose. Desde o início do mês passado, ao menos 31 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Segundo o alerta, a principal suspeita é a de contaminação das torres de refrigeração instaladas no topo dos grandes edifícios da cidade. Ainda segundo a nota, é provável que a disseminação do patógeno tenha sido potencializada pelo início tardio do verão, inesperadamente em meados de junho. A Doença dos Legionários (Legionelose) é uma forma de pneumonia atípica causada pela bactéria Legionella pneumophila, podendo ser transmitida ao homem inalação de gotículas contendo estas bactérias.
22/07/2013 – Governo de Sergipe alerta para os cuidados com a Meningite
Resumo: Nesta semana, o governo sergipano divulgou um alerta a população frente aos cuidados com a Meningite. Tendo em vista o aumento da incidência do agravo nesta época do ano, o médico infectologista Marco Aurélio Góes, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SE), responde a um roteiro de perguntas contendo informações básicas sobre a doença, a ser divulgado entre a população. O projeto teve participação ainda da Assessoria de Comunicação da SES (ASCOM). Até o momento, o Estado totalizou 10 casos da doença neste ano, incluindo três mortes. No ano passado, ocorreram 72 casos, dos quais 17 resultaram em óbito.
Navegação
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930